Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Professores da região concluem participação no PDE Imprimir
11/12/2014
Professores da rede básica estadual que iniciaram as atividades no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) em 2013, por meio da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), concluíram a participação no programa. A coordenação do programa no campus de Campo Mourão realizou o seminário de encerramento, na sexta-feira, no salão social do Clube Recreativo 10 de Outubro.

O evento contou com a participação de representantes da universidade e dos Núcleos Regionais de Educação de Campo Mourão e Goioerê. No total, 64 professores dos núcleos de Goioerê, Umuarama, Cianorte e Campo Mourão finalizaram as atividades. A programação contou com palestra que discutiu a importância da formação continuada como precursora de novas ações no espaço escolar ministrada pela professora doutora Marta Sforni. Também foi reservado espaço para análise do trabalho desenvolvido no PDE e entrega dos certificados.

No seminário, o diretor do campus da Unespar, professor Eder Rogério Stela, enalteceu o comprometimento dos professores orientadores mesmo com as dificuldades enfrentadas durante o trabalho e a responsabilidade dos formandos. “Os professores da Unespar são todos batalhadores e lutadores pela educação. Os professores formandos devem se comprometer e estender o conhecimento não só nas comunidades em que estão inseridos. Além disso, devem se unir na luta pela manutenção do programa”, disse.

Representando o Núcleo de Educação, a professora Ivete Sakuno Carlos, comentou que a educação do Paraná ganha mais uma vez com a formatura dos professores. “A educação tem salvação, sim. Os professores devem pensar na formação transformadora dos nossos alunos porque a educação é vida e cabe a nós a formação dos futuros cidadãos que vão dirigir nosso município, estado e país”, citou.

Lembrando a preocupação da Unespar em manter um diálogo e parceria com a educação básica, a coordenadora do PDE na Unespar e no campus, professor Edcleia Aparecida Basso, comentou que uma das primeiras portarias, após o credenciamento da instituição, foi a de nomeação da coordenação do programa. “Isso demonstra a nossa preocupação com a educação. Entendemos que somos todos professores, profissionais da educação, independente dos níveis. Portanto, nossa solicitação é que se preocupem não só em ensinar os conteúdos aos seus alunos, mas, sobretudo, aprendam com eles, ajudando-os a percorrer os caminhos em direção às suas próprias descobertas”, reforçou.

Concluintes – A Unespar já atendeu mais de 1.300 professores paranaenses por meio do PDE. Os campi de Campo Mourão, Curitiba, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória realizam atividades desde o início do programa. Em 2013, o campus de Apucarana também aderiu ao programa oferecendo orientação. Para os trabalhos, a universidade conta com o envolvimento de mais de 300 docentes orientadores.

Novos caminhos – Em razão das dificuldades enfrentadas, a coordenadora do PDE informou aos formandos que as atividades do programa foram interrompidas nos campi de Campo Mourão e Curitiba II (FAP). Os campi se uniram às universidade estaduais de Maringá e Londrina, UEM e UEL, respectivamente, até que sejam resolvidas as pendências do governo. “Queremos que o governo apresente uma proposta que garanta não só o pagamento dos professores orientadores, mas para que o PDE continue como sempre foi. Queremos que seja seguido o que era determinado para que não mudem as datas. Além disso, que qualquer mudança seja discutida com as Instituições de Ensino Superior e representantes do programa”, enumerou as reivindicações.

Para Edcleia, os professores concluintes do PDE não podem se afastar por terem encerrado as atividades. A sugestão é para que se unam na luta pela manutenção do programa e outros docentes tenham a mesma oportunidade.

Confira as fotos em nosso Facebook: www.facebook.com/fecilcam
 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online