Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
  • Bom_negoio
  • Matematica_2017
  • pic_2017
  • especializoca
Unespar pleiteia novos programas de mestrado Imprimir
24/07/2015
Sete propostas de programas de pós-graduação em nível de mestrado da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) foram avaliadas e aprovadas pelo Conselho Universitário (COU). Com a decisão, as propostas estão em fase de submissão para análise da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável pela autorização de todos os programas stricto sensu do país, respeitando o calendário da agência.

Quatro das avaliações do COU são de mestrados profissionais. Todos são voltados para graduados em cursos de licenciatura que atuam, sobretudo, em escolas básicas públicas. O objetivo é a formação continuada stricto sensu de professores e um dos focos é a melhoria da educação básica. As propostas são em História, Filosofia, Ensino e em Meio Ambiente Costeiro para os campi de Campo Mourão, União da Vitória, Paranavaí e Paranaguá, respectivamente.

A diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Capes, Carmem Moreira de Castro Neves, salienta que os mestrados profissionais possibilitam o diálogo entre teoria e prática. “Promove uma formação continuada do professor em nível crescente de complexidade, ao mesmo tempo em que permite a esse professor já interferir positivamente em sala de aula”, explica.

Os outros três projetos analisados são de mestrados acadêmicos e também já haviam sido aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), em março. Trata-se dos mestrados em Geografia com ênfase em análise de bacias hidrográficas e em História com ênfase em práticas culturais e relações de poder, vinculados ao campus de Campo Mourão. Já o terceiro é em Música, organizado pelo campus de Curitiba I.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unespar, professor Frank Antonio Mezzomo, além das aprovações na instância de cada campus as propostas também foram endossadas por consultores externos. “Antes da aprovação pelos conselhos superiores internos, a pró-reitoria teve a preocupação em recorrer aos pareceristas ad hoc especializados que auxiliaram com correções e apontamentos para melhoria dos projetos”, explica.

Para Mezzomo, as aprovações são reflexos da política da reitoria da Unespar e da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) que visa, entre outras ações, a criação de programas de pós-graduação stricto sensu. “Isso demonstra a maturação que as propostas sofreram nos últimos anos junto aos grupos de trabalho responsáveis por ajudar a universidade”, completa.

A aprovação aconteceu em reunião foi realizada no campus de Campo Mourão, no início do mês, quando o COU também discutiu a instituição das câmaras de Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-graduação e a Administrativa do COU, bem como a implantação de quatro comissões especiais.
 
< Anterior   Próximo >

Links

Online