Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Editais incentivam a verticalização da pesquisa na Unespar Imprimir
03/08/2015
Soluções específicas para impulsionar a pesquisa fazem parte da política da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Nas últimas semanas, foram abertos editais que auxiliam na verticalização do trabalho que contemplam docentes e pós-graduandos e divulgado o resultado de chamada que atende aos acadêmicos dos diferentes campi.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Frank Antonio Mezzomo, argumenta que além de apoiar as pesquisas desenvolvidas na instituição, os editais visam inserir o docente na divulgação de pesquisas em eventos nacionais e internacionais, bem como a internacionalização de publicações.

Para acompanhar os editais, a comunidade universitária pode acessar a página da pró-reitoria em http://prppg.unespar.edu.br. Os documentos são separados de acordo com a especificidade e divididos em Iniciação Científica, Pesquisa e Pós-Graduação.

Editais – Entre os editais mais recentes, três estão em aberto. O edital 10/2015 tem como objetivo incentivar os professores na divulgação de resultados de pesquisas em eventos científicos de maior relevância que aconteçam entre setembro de 2015 e agosto de 2016. O trabalho precisa estar vinculado a pesquisas que o docente desenvolva e esteja registrada no âmbito da Divisão de Pesquisa do campus em que está lotado, ser da sua respectiva área de conhecimento e atender outros critérios específicos. A solicitação do auxílio deve ser encaminhada à Diretoria de Pesquisa via Sistema Urbem com no mínimo 40 dias de antecedência da realização do evento.

No edital 12/2015 está previsto o apoio à publicação de artigos de professores em periódicos científicos no período entre 15 de setembro de 2015 e 1º de dezembro de 2016. O edital prevê auxiliar nas despesas com tradução para língua inglesa e revisão de língua portuguesa de manuscritos. Uma das exigências é que as revistas sejam qualificadas nos estratos A1, A2 e B1 na área de conhecimento do requerente, tendo como referência o sistema Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em caso excepcional, poderão ser apoiadas publicações qualificadas como B2. Os proponentes a concorrer também precisam possuir titulação de doutor e constar como primeiro autor do trabalho.

Aos professores e alunos dos programas de pós-graduação stricto sensu da Unespar está aberto o edital 13/2015. A proposta é apoiar a participação e apresentação de trabalhos em eventos científicos nacionais a serem realizados entre 1º de agosto a 29 de abril de 2016. O trabalho a ser apresentado precisa estar vinculado a pesquisas desenvolvidas nos programas e quando apresentado pelo aluno deve estar em co-autoria com o orientador. O pedido deve ser encaminhado à coordenação do programa de pós-graduação no prazo mínimo de 40 dias do evento acompanhado da documentação exigida no edital.

Resultados – Pesquisas aprovadas para execução no biênio 2015/2016 por meio do Programa de Iniciação Científica (PIC) também são beneficiadas com as ações da PRPPG. A pró-reitoria divulgou o resultado da chamada que concede auxílio para a execução dos projetos de pesquisa. No total, foram deferidos 39 pedidos e 12 foram indeferidos por não atenderem especificações do edital que organiza a concorrência.

Em breve a PRPPG também divulgará o resultado do edital 03/2015 de apoio à pesquisa básica e aplicada. As propostas estão em análise e as temáticas a serem abordadas são Ingresso e permanência no Ensino Superior: causas, políticas e realidade da Unespar; e Universidade Estadual do Paraná: constituição histórica, marcos legais e inserção regional. Para a execução a reitoria disponibilizará R$ 200 mil.
 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online