Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Professor chileno desenvolve atividades na Unespar Imprimir
22/09/2015
A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prograd) e dos programas de pós-graduação stricto sensu, realizou intercâmbio com o professor chileno, doutor Fernando Codoceo Ortiz. A ação é resultado de uma parceria com a Universidad de Los Lagos cujo um dos objetivos é a internacionalização da Unespar.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Frank Antonio Mezzomo, o professor veio ao Brasil para promover discussões com os alunos dos mestrados ofertados pela instituição nos campi de Campo Mourão e Paranavaí. “Com a vinda, também estabelecemos efetivamente parceria para que nossos professores e alunos possam estagiar e fazer intercâmbio com outras universidades”, acrescenta.

Durante o período em atividade na Unespar, Codoceo trabalhou com os problemas epistemológicos de intervenção social a partir de tópicos especiais que discutiram as relações com a formação humana, processos socioculturais e instituições. O conteúdo foi abordado como disciplina no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) e como curso no programa em Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR). Além disso, realizou trabalhos de campo e visitas a projetos de extensão e ensino que são desenvolvidos na instituição.

Essa foi a primeira experiência de Codoceo como docente fora do seu país de origem. Para ele, a experiência foi importante. “A universidade reforça a importância de trazer professor, coisa que não é muito comum. Essa experiência permite conhecer a realidade de perto e tornar o contato com os colegas mais significativo. Avalio ainda que permite cultivar uma relação para seguir trabalhando com a Unespar de alguma maneira seja com intercâmbio ou projetos juntos formando assim uma aprendizagem comum. Essa aproximação é muito interessante também para nossos estudantes virem ao Brasil”, comenta.

Mezzomo lembra que os contatos com a Universidad de Los Lagos foi iniciado ainda em 2014. A primeira atividade foi uma conferência com a presença do professor, Nelson Vergara Muñoz. “Foi o primeiro contato da PRPPG com uma universidade do exterior e que já tem gerado resultados significativos. Caso não tivéssemos iniciado esse trabalho, não poderíamos ter a presença do professor Fernando nos nossos campi”, completa.

O professor chileno permaneceu no Brasil por um mês. Ele é licenciado em Filosofía pela Universidad de Valparaíso, no Chile, e doutor em Ciências Políticas pela Universidade de Aachen, na Alemanha.

 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online