Skip to content
Você está aqui: Início
  • mestre
Cinespar lança nova temporada nesta terça-feira, 06 Imprimir
06/10/2015
A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) inicia a partir desta terça-feira, 6, uma nova edição do projeto de cinema itinerante. O lançamento será às 19h30, em frente ao campus de Campo Mourão, repetindo o modelo já realizado nas edições anteriores. O evento é aberto ao público e a previsão é contar com a participação de alunos, professores, agentes universitários e mourãoenses em geral.

Para a abertura da nova temporada será exibido o filme “O Caminho das Nuvens”. A história baseia-se na realidade de um caminhoneiro desempregado que junto com a esposa e cinco filhos, pedalou da Paraíba até o Rio de Janeiro em busca de um emprego para propiciar vida digna à família. Durante os 3.200 quilômetros percorridos de bicicleta enfrentaram fome, calor, cansaço e violência. Os personagens principais são representados pelos atores Wagner Moura e Cláudia Abreu. O filme enquadra-se no gênero drama e possui a assinatura brasileira de Vicente Amorim na direção e a produção de Bruno Barreto e Ângelo Gastal.

Projeto – Conhecido até então como Cine Fecilcam, o projeto passa a ser chamado Cinespar. A novidade refere-se a também mudança da nomenclatura e do status da instituição. Agora, funcionando na universidade, o projeto terá a possibilidade de ampliar o alcance e chegar a mais municípios e regiões paranaenses.

A primeira edição foi lançada em 2011 com o objetivo de levar cultura para espaços públicos como praças e escolas. Desta forma, popularizar o cinema com exibições de filmes nacionais e documentários latino-americanos.

Para percorrer os municípios, o projeto conta uma van, telão, equipamento de som e cadeiras que foram adquiridos com recursos da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Fundação Araucária e Fundo Paraná.

 
< Anterior   Próximo >

Links

Online

Nós temos 5 visitantes online