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Pesquisadora da UFRRJ ministra aula no PPGSeD Imprimir
16/05/2016
O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Campo Mourão visando à inserção acadêmica de profissionais de instituições de ensino superior do país ofereceu entre os dias 29 e 30 de abril e 02 de maio a disciplina Tópicos especiais em formação humana, processos socioculturais e instituições I: Religião no espaço público: considerações contemporâneas.
Na segunda etapa a disciplina foi ministrada pela professora Dra. Silvia Regina Alves Fernandes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF. A Professora Silvia realizou o seu pós-doutorado sênior pela Capes no Center For Latin American Studies and Departamento of Religion da Universidade da Flórida (Gainessville), é doutora em Ciências Sociais pela UERJ. Possui experiência na área de Sociologia da Religião e Sociologia Urbana.
Durante a sua trajetória acadêmica atuou no CERIS – Centro de Estatística Religiosa e Intervenções Sociais como coordenadora de pesquisas e, recentemente como consultora para o Pew Forum Religion and Public Lif –Survey Religion in Brazil. Também é líder do Grupo de pesquisa do CNPq: DT-CRETIG- Dinâmicas Territoriais, Cultura e Religião e membro do grupo de pesquisa Estudo do Cristianismo.
Dentre as principais publicações da pesquisadora, destacam-se: Jovens religiosos e o catolicismo - escolhas, desafios e subjetividades, publicados pela editoria Quartet, 2010; Desafios do catolicismo na cidade: pesquisa em regiões metropolitanas brasileiras. CERIS, RJ; Paulus, SP, 2002. Temas atuais de pesquisa: catolicismo; pentecostalismo; juventude; instituições; Igreja católica, estudos transnacionais, migração e religião. Além de vários artigos em periódicos científicos.
Para a professora e Diretora de Pesquisa da UNESPAR Cristina Satiê Pátaro “a inserção de professores de outras IES/PPGs é bastante importante tanto para os alunos quanto para os professores, pois permite diálogos com outras realidades, perspectivas e experiências. A professora Silvia já veio outras vezes a Campo Mourão, por iniciativa do nosso grupo de pesquisa, e temos desenvolvido alguns trabalhos em conjunto. Ela tem experiência de pesquisas no Brasil e no exterior, trabalhando com temas relacionados à sociologia da religião, juventude e instituições. Com sua disciplina, pôde compartilhar e discutir um pouco do seu trabalho com os alunos”.
Segundo a discente Ada Fontanella “As contribuições da professora Dra. Silvia foram extremamente importantes para a minha pesquisa. Ao compartilhar trabalhos de pesquisadores renomados que discorrem sobre religião e juventude e, também ao estimular a todo o momento o exercício da crítica e da reflexão em suas aulas”.
A discente Haline Nogueira afirma que a disciplina ministrada pela professora Silvia “foi uma experiência riquíssima [...], principalmente no que tange a temática de pesquisa”. Para a discente “a oportunidade de estudar sobre o tema religião e a forma como foi abordado e ricamente discutido, por meio da contribuição dos colegas que estão pesquisando este tema, acredito que descortinou uma série de reflexões e aprendizados, que certamente contribuirão para minha formação pessoal e acadêmica”
Já para a discente Christiane Spielmann a professora Silvia contribui para a formação acadêmica, pois possui ampla “bagagem teórica e experiência com envolvimento em pesquisas [...]”. Além disso, proporcionou no decorrer das aulas “discussão e reflexão a partir de nossas realidades enquanto profissionais de diferentes áreas e de nossas propostas de pesquisa”
O coordenador do PPGSeD Profesor Marcos Bovo questionou os pós-graduando quanto à opinião sobre a continuar buscando novos profissionais de centros de pesquisa e de PPGs para dar continuidade nas atividades que vem sendo desenvolvidas no programa.
Para a discente Christiane Spielmann “a vinda de professores de outros programas, julgo ser importante para a troca de experiências e reflexões a cerca de nossas pesquisas. Creio ser essencial para nosso amadurecimento enquanto pesquisadores o contato com pesquisadores de outras 'realidades' do país. Além da formação 'individual', entendo que a discussão com outros profissionais contribua para o fortalecimento de nosso programa”.
Já a discente Halline Nogueira enfatiza que “o PPGSeD deve continuar trazendo profissionais gabaritados, experientes e comprometidos com a formação dos mestrandos do curso. A vinda de professores pertencentes a outras instituições, com experiências internacionais, publicações e pesquisas relevantes só vem a  somar para o nosso desenvolvimento, enquanto sujeitos inseridos num movimento de busca e aperfeiçoamento intelectual e científico”.
 
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Texto organizado por: Marcos Clair Bovo
 
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