Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Semana de História de 2016 Imprimir
20/05/2016

Na última semana de abril, entre os dias 25 e 28, o Colegiado de História da Unespar e o Laboratório de Ensino de História, do campus de Campo Mourão, promoveram a Semana de História de 2016. Foi um evento direcionado aos acadêmicos e egressos do curso de História e aos professores da área matriculados no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE).

No primeiro dia (25), houve a abertura oficial do ano letivo e recepção aos calouros de 2016, com a apresentação do diretor do campus, do corpo docente, do funcionamento do PIBID, do PIC e do PROFHISTÓRIA, além de muitas atividades artísticas produzidas pelos próprios acadêmicos do curso, como recitação de poesia, encenação e apresentações musicais.

No segundo dia (26), ocorreu a primeira Mesa Redonda do evento, intitulada História: Universidade e Diversidade, com palestras da professora Dra. Claudia Priori, “A violência de gênero no ambiente universitário”, do professor Dr. Bruno Flávio Lontra Fagundes, “Como a universidade de História pode ter a ver com diversidade?”, e do professor Dr. Delton Aparecido Felipe, “Os impactos das ‘minorias sociais’ no espaço universitário brasileiro”.

No terceiro dia (27), tivemos a Mesa Redonda, com o título Ensino de História: desafios, possibilidades e alegrias, formada pelo representante do Núcleo Regional de Educação, professor Ms. Ed Carlos da Silva, dos professores da rede básica de ensino, Ms. Nair Sutil e Paulo Guerra, dos egressos do curso de História da Unespar de Campo Mourão, professor Austin Andrade e professora Aline Domingues e do professor Dr. Ricardo Marques de Mello, do Colegiado de História.

No quarto e último dia (28), o Evento ofertou sete minicursos:

  • Os arquivos da repressão no Brasil: Fontes e possibilidades de pesquisa nos períodos autoritários durante a ditadura Vargas (1930 – 1945) e a ditadura militar (1964 – 1985) – Professores Márcio José Pereira e David A. Castro Netto (UFPR);
  • História, identidade e cultura na literatura africana de língua portuguesa – Professor Delton Aparecido Felipe;
  • O mundo rural brasileiro: temas e problemas historiográficos – Professora Joana Medrado Nascimento e Professor Jorge Pagliarini Jr.;
  • Arte e Gênero: imagens e representações – Professora Claudia Priori;
  • Afeto, tempo, memória: História? – Professores Bruno Flávio Lontra Fagundes e Ricardo Marques de Mello;
  • História e Possibilidades nos Caminhos de Peabiru – Professores Astor Weber, Arléto Rocha e Jair Elias dos Santos;
  • Tecnologias educacionais no ensino de História: desafios e possibilidades – Professor Fábio André Hahn e Professora Adaiane Giovanni.

O balanço final da Semana de História é muito positivo: grande adesão de alunos e professores do PDE na abertura, nas Mesas Redondas e nas inscrições nos minicursos que, inclusive, extrapolaram as vagas inicialmente ofertadas. Além do saldo quantitativo, a qualidade das palestras e dos minicursos surpreenderam positivamente os participantes, instigando-lhes o desejo de um próximo evento com características similares.

Vale destacar que as palestras e minicursos foram produzidos majoritariamente por professores do Colegiado de História, demonstrando, uma vez mais, o potencial humano e intelectual do seu corpo docente.

A Coordenação do Colegiado de História agradece imensamente à Direção do campus, seus funcionários, professores, estudantes e tod@s que participaram do evento. Ano que vem tem mais!!!

Ricardo Marques de Mello
Coordenador do Colegiado de História.


iamgem.jpg
iiii.jpg
uuuu.jpg
qqqq.jpg
bbbbb.jpg
7bbb.jpg

 

 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online