Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Encontro pedagógico sobre evasão e permanência Imprimir
09/03/2017

O Centro de Ciências Humanas e da Educação – CCHE- da UNESPAR – Campus de Campo Mourão promove encontros e reuniões de trabalho durante o mês de março como parte da programação de atividades pedagógicas de organização do ano letivo de 2017.

O encontro do dia 07 de março de 2017, contou com quatro palestrantes: Prof. Dr. Luciano Ferreira do colegiado

de Matemática; Prof. Me. Angelo Ricardo Marcotti, Diretor de Registros Acadêmicos da PROGRAD; Profa. Dra. Fabiane Freire França do Colegiado de Pedagogia e o Prof. Dr. Amauri Ceolim , Diretor do CCHE.

O prof. Luciano explanou aspectos mais gerais da evasão no Brasil, suas motivações institucionais e externas, apresentou dados e possíveis estratégias para amenizar a problemática. Posicionou-se quanto a desnaturalização da evasão, segundo seus fundamentos e dados estatísticos .

Prof, Angelo, apresentou como o SIGES, sistema de gestão dos dados da Secretaria Acadêmica pode concentrar e sistematizar dados estatísticos sobre o perfil socioeconômico dos estudantes e relacionar o número de ingressantes com o número de formandos por campus e por curso, fornecendo informações relevantes para a tomada de decisões pedagógico-administrativas.

Profa Fabiane apresentou resultado de pesquisa que contou com fomento externo, envolvendo docentes de todas as licenciaturas do campus de Campo Mourão, bem como estudantes de iniciação científica. A investigação teve como amostra os primeiros anos das licenciaturas e por meio de categorias de análise, levantou os motivos da Evasão, fornecendo também dados relevantes para tomada de decisões nos colegiados de curso.

O Prof. Amauri expôs dados colhidos em agosto de 2016, junto aos estudantes das licenciaturas, utilizou as categorias: causas da evasão, sugestões para diminuir a evasão e sugestões de atividades culturais e esportivas, propiciando aos graduandos elencarem as problemáticas vivenciadas e as possíveis soluções.

O próximo passo será, elaborar propostas, programas e projetos que possam contribuir para diminuição dos índices de evasão e retenção e melhoria da formação acadêmica. Está agendada uma reunião de trabalho dia 13-03-2017, às 14 h, com coordenadores de colegiados de cursos, professores e estudantes representantes dos colegiados.

Como parte das atividades pedagógicas, o CCHE, promove ainda, no dia 21-03-2017 às 14 h uma reunião de trabalho para encaminhamentos relacionados ao processo de reestruturação dos cursos, tais como: atividades interdisciplinares entre as licenciaturas, oferta de disciplinas optativas e eletivas comuns ao centro, concepções teórico-metodológicas das Propostas pedagógicas dos Cursos, Horas Complementares, Curricularização da Extensão e assuntos afins.

 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online