Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Biblioteca da Fecilcam dispõe de exemplares do primeiro jornal impresso no Paraná Imprimir
18/06/2009
Além do jornal Dezenove de Dezembro o acervo da Instituição conta com dicionários indígenas
biblioteca_1_jornal_do_paran_e_dicionrios_indgenas_17.06.09_015.jpg    A Biblioteca da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam) possui, em seu acervo bibliográfico, o primeiro jornal publicado no Estado do Paraná, Dezenove de Dezembro, o periódico oficial da Província do Paraná na época do Brasil Império.
    Os exemplares são dos anos de 1855 a 1857, que, de acordo com o professor do Departamento de Ciências Sociais, Frank Mezzomo, retratam a independência da Província do Paraná, desmembrada do estado de São Paulo nesse período. “Neste jornal constatamos as relações de poder, que permitem o pesquisador adentrar na época do Brasil Império, e, principalmente, no processo de civilização paranaense. Podemos compreender esta época, analisando as notícias acerca de política, economia e religião”, afirma.
O professor, líder do Grupo de Pesquisa “Cultura e relações de poder” que discute questões teóricas e metodológicas voltadas à organização de arquivos e sua consequente análise, diz que, além do valor histórico, o Dezenove de Dezembro é um importante objeto de estudo para projetos que visam a preservação e catalogação de publicações antigas. “Este tipo de material precisa ser adequadamente arquivado, higienizado e catalogado”, explica. “A divulgação de que possuímos este tipo de material, talvez impeça que os interessados no assunto se dirijam até Curitiba, por exemplo”, lembra o professor comentando sobre as dificuldades de se encontrar determinadas fontes.
Dicionários Indígenas
    Outra bibliografia rara de encontrar é a respeito dos dialetos indígenas. Para os interessados na cultura indígena, a Biblioteca da Fecilcam dispõe de dicionários, como as obras “O Vocabulário Guarani Português” e o “Dicionário Yanomani”. A Biblioteca é pública, destina a toda comunidade, seu horário de funcionamento é das 7h45 ás 22h30 (sem intervalo) de segunda a sexta-feira, e das 8h às 11h30 aos sábados.


 
 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online