Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Obra interdisciplinar é apresentada ao público Imprimir
22/04/2010

A Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), através da Editora Fecilcam, lançou nesta terça-feira, 20 de abril, o livro Estudos Regionais: enfoque socioeconômico, ambiental, educacional e da paisagem.
A obra é parte do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa de Estudos Regionais: Geo-Histórico, Sociocultural, Econômico, Educacional e Ambiental (Gera), que agrega professores e pesquisadores dos departamentos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Geografia, Pedagogia e Turismo e Meio Ambiente.
Segundo uma das organizadoras da obra, professora Dr. Rosangela Maria Pontili, o livro retrata, sob vários aspectos, a região da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), dividindo-se em 10 capítulos. Para a professora, os resultados das pesquisas contidas na obra visam contribuir com o desenvolvimento da região citada.
A professora Me. Ana Paula Colavite, também organizadora do livro, ressaltou a interdisciplinaridade da publicação, assim como a importância da mesma, que buscou diagnosticar problemas regionais com o intuito de propor políticas públicas nas áreas administrativa, econômica, geográfica, turística e da educação. Na ocasião, a professora falou sobre a história do grupo de pesquisa, que possui mais de 10 anos de trajetória. Após as exposições a respeito do livro, houve a palestra com o professor Pós-Doutor Marcos Aurélio Saquet, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), ‘Desenvolvimento territorial como práxi de transformação social’. O professor, além de ser um dos autores do livro, contribuiu para a consolidação do grupo de pesquisa, auxiliando na escolha das linhas de pesquisas a serem adotadas pelo Gera.

Gera - Grupo de Pesquisa de Estudos Regionais: Geo-Histórico, Sociocultural, Econômico, Educacional e Ambiental
O Gera está cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq) desde 2001, possui três linhas de pesquisas: Educação ambiental: aspectos educacionais e psicossociais; Estudos de Elementos da Paisagem  e Gestão dos Recursos Ambientais, Trabalho e Sociedade. Atualmente o grupo faz pesquisas no município de Corumbataí do Sul, realizando trabalhos que possam contribuir para a melhoria do seu desenvolvimento humano com o enfoque territorial.

livro_estudos_regionais_20.04.10_019.jpg

 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online

Nós temos 1 visitante online