Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Curso de história é implantado na Fecilcam Imprimir
24/07/2010
O curso de história da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam) vai ser implantado este ano. O curso foi autorizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Para o vestibular de verão, geralmente entre outubro e novembro, serão oferecidas 40 vagas e a primeira turma iniciará as aulas no ano que vem.

O curso ocorrerá no período noturno, com duração de quatro anos. A Fecilcam já possui parte do corpo docente que constituíra o curso e haverá concurso público para contratação de mais professores. A instituição luta pela implantação do curso desde 2007, quando os professores fizeram uma pesquisa e constaram a falta de professores formados em história na região.

De acordo com o diretor da Fecilcam, Antonio Carlos Aleixo, o curso de história vai atender esta demanda da região, formando profissionais na área. Hoje mais de 50% dos professores da educação básica que ministram aulas de histórias não são formados na área.

“O curso de história é nosso 10º curso. Vamos ajudar a formar professores de história, abrir o campo de pesquisa que não tem na prática”, ressaltou o diretor. O curso, segundo Aleixo, já vai começar com uma boa estrutura, com professores qualificados e pesquisas na área. Para o diretor a conquista qualifica a Fecilcam como uma das melhores faculdades da Universidade Estadual do Paraná (UEPR).

O pró-diretor de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão da instituição, professor Frank Antonio Mezzomo, ressalta que a implantação do curso amplia o leque de atuação da Fecilcam na área de licenciatura, agregando à instituição mais alunos, mais projetos, mais atividades de extensão.

Frank lembra que a área da história é um campo importante e que o curso pode resgatar a identidade da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam). “A história tem como uma de suas finalidades despertar para a leitura crítica, possibilita uma inserção social mais definida, amplia a visão de mundo”, complementa. “É um momento de produzir novos conhecimentos”. Para daqui dois anos a instituição espera ofertar uma especialização gratuita em história, para a qual já possui projeto.

 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online