Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Fecilcam vai pesquisar como era o clima há milhares de anos atrás na região de Guarapuava Imprimir
13/08/2010

A Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam) vai desenvolver pesquisas acerca do clima da região de Guarapuava e Ponta Grossa. A pesquisa foi recentemente aprovada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que investirá R$15 mil no projeto, desenvolvido pelo Laboratório de Estudos Paleoambientais da Fecilcam (Lepafe), pelos professores Mauro Parolin e Jefferson Crispin.
A proposta é estudar o paleoclima da região, ou seja, como era o cima há centenas/milhares de anos atrás, através dos pólens, das espículas de esponjas de água doce e dos fitólitos (estruturas silicosas presentes em plantas). De acordo com o professor Mauro, a equipe do projeto vai verificar as condições climáticas do passado e as interferências do homem no local.
O professor explica que atualmente as discussões a respeito do aquecimento terrestre são constantes e esta pesquisa do passado possibilita traçar um perfil do clima do futuro. “Vamos investigar para possibilitar a modelagem de cenários climáticos futuros, além de melhor compreendermos a participação do homem nas mudanças ambientais”, afirmou.
Segundo o pesquisador, com esse tipo de estudo se consegue saber quando o homem entrou na região, o que aconteceu com o ambiente após a entrada do mesmo e se houve alteração climática com ou sem a participação humana. Para Parolin o projeto é relevante, visto que existem poucas pesquisas acerca do tema na região.
Também vão integrar o projeto o professor José Cândido Stevaux da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o professor Sidney Kuerten da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS- Jardim) e um mestrando da Universidade Estadual Paulista (UNESP – Rio Claro). Parte do investimento do projeto também será destinado à bolsa de iniciação científica para estudantes do curso de geografia.

 

 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online