Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Encontro sobre Movimento e Espacialidade comemora o Dia do Turismólogo Imprimir
27/09/2010

A Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam) promoveu nesta segunda-feira, 27 de setembro, através do grupo de pesquisa Movimento e Espacialidade, o II Evento Nacional do Grupo de Pesquisa Movimento Espacialidade, com o tema Turismo Sustentável de Base Comunitária.
O II Evento Nacional do Grupo de Pesquisa Movimento Espacialidade, além de objetivar a integração e divulgação das pesquisas científicas multidisciplinares desenvolvidas pelos cursos de Geografia e Turismo e Meio Ambienta da Fecilcam com os estudos da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade de São Paulo (USP), foi realizado com o intuito de comemorar o Dia do Turismólogo (27 de setembro).
Segundo a coordenadora do curso de Turismo e Meio Ambiente da Fecilcam, professora Annamaria Artigas, a data é comemorada em várias instituições de ensino superior como forma de refletir a profissão. “A prática de refletir a profissão deve ser constante”, recomendou. Sobre o tema do encontro, Turismo Sustentável de Base Comunitária, a professora ressaltou que se trata de um novo olhar sobre o Turismo.
“[O Turismo Sustentável de Base Comunitária] vê o Turismo não só como atividade econômica, mas também como uma atividade social. Requer pouco investimento, as hospedagens, por exemplo, são em casas”, complementou. Annamaria explicou que o Caminho do Peabiru tem sido realizado nessa perspectiva, onde cada comunidade visitada oferece um serviço, como hospedagem, alimentação, entre outros. “É uma organização comunitária”, frisou.
Para debater sobre o tema, a professora a educadora e filósofa Elisabeth Carlucci Sbardelini, assessora do Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata, uma iniciativa que pretende utilizar o potencial humano para a conservação da biodiversidade, conversou com os estudantes e professores sobre as atividades do Centro, que visam a valorização dos povos originários, como os índios, integrando os conhecimentos dos mesmos com membros universitários, governamentais e membros da sociedade civil.
Também, Elisabeth destacou o trabalho que o Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais realiza no Brasil nos demais países que integram a Bacia do Prata: Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. “Buscamos o diálogo entre os diferentes saberes e uma educação ambiental capaz de promover as mudanças necessárias para se criar sociedades sustentáveis”, afirmou.
O professor Rubens Lei Pereira de Souza também falou sobre o Turismo sustentável em unidade de conservação. Também, durante o dia, os participantes discutiram sobre o turismo de Campo Mourão, a importância da revitalização do Caminho do Peabiru e acerca do desenvolvimento turístico regional da Comunidade dos Municípios da Região
dsc03507_site.jpg

 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online

Nós temos 1 visitante online