Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Projeto prevê cultura de preservação de documentos históricos Imprimir
07/10/2010

Mais de R$ 18 mil serão investidos para a conservação desses textos

O projeto do grupo de pesquisa Cultura e Relações de Poder, que pretende organizar, catalogar, descrever e digitalizar os processos da vara civil da Comarca de Campo Mourão dos anos de 1962 a 1976, foi aprovado pela Fundação Araucária (FA) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que investirá mais de R$ 18 mil para o desenvolvimento da pesquisa.
Segundo o líder do grupo de pesquisa Cultura e Relações de Poder, professor Frank Antonio Mezzomo, o conteúdo desses processos é de interesse de sociólogos, geógrafos, historiadores, antropólogos, entre outros, que buscam entender as relações de poder, a ocupação geográfica, os códigos de comportamentos, os valores e moralidades de uma determinada época. O professor considera importante desenvolver cultura de preservação de documentos históricos.
“Eles são potenciais fontes de compreensão de um determinado período histórico. Os documentos com os quais trabalhamos são fontes produzidas pelo poder judiciário materializados nos processos judiciais da vara civil da comarca de Campo Mourão, abrangendo o período de 1962 a 1976", ressalta.
Com a aprovação pela FA e pelo CNPq, o grupo de pesquisa Cultura e Relações de Poder da instituição irá fazer as leituras dos documentos com a finalidade de compreensão temática, para posteriormente iniciar o trabalho de organização, catalogação, descrição, além da digitalização dos documentos em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM). A digitalização vai permitir aos pesquisadores e interessados um manuseio mais prático, ágil e adequado dos processos. Ao final, o grupo pretende elaborar um livro catalogo com informações sobre cada um dos processos.
O projeto também pretende ofertar, como já realizou no mês de abril durante o I Colóquio Cultura e Relações de Poder, curso de oficinas de higienização e conservação de fontes documentais para o curso de Turismo e Meio Ambiente e aos servidores municipais de Campo Mourão ligados ao Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira e a Biblioteca Municipal Professor Egydio Martello. Além dos professores que integram o grupo de pesquisa, estudantes da graduação também participarão do projeto.

 

 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online

Nós temos 1 visitante online