Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Fecilcam agora é universidade: UEPR Imprimir
21/10/2010

dsc01244_site.jpgNesta quarta-feira, 20 de outubro, a Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam) se tornou Campus da Universidade Estadual do Paraná (UEPR). O governador do Estado, Orlando Pessuti, juntamente com o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke, e o presidente da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, Zeferino Perin, assinou o projeto de implantação da UEPR.
A Fecilcam fará parte da UEPR com mais seis faculdades: Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa), Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar) e Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv).
O presidente da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, Zeferino Perin, salientou o trabalho dos diretores e professores das faculdades para constituir o estatuto da nova universidade, respeitando as diferenças regionais e institucionais de cada uma. Para o presidentes  a UEPR será referência em desenvolvimento regional. O o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke, também ressaltou a interferência da nova universidade nas comunidades. “A UEPR é um instrumento do Estado para o desenvolvimento regional. É a socialização do saber, geração de renda e emprego”, destacou.
O diretor da Fecilcam, professor Antonio Carlos Aleixo, representou os diretores das faculdades que compõem a UEPR e agradeceu a implantação da nova universidade, afirmando se tratar de um momento histórico. “A criação da UEPR representa o avanço do Ensino Superior, é um momento histórico para a educação brasileira e para o Estado. O interior do Paraná agradece”, finalizou.
Para a assinatura de autorização da UEPR estavam presentes, também, o vice-diretor da Fecilcam, professor Éder Rogério Stela, o diretor de Extensão e Cultura, professor Amauri Ceolin, o diretor de Planejamento e Orçamento, professor João Marcos Borges Avelar, a assessora de Assuntos Comunitários, Ingresso e Permanência, professora Áurea Andrade Viana Andrade, a agente universitária e diretora adminsitrativa, Elisabete Teodoro, e o estudante de Matemática, Guilherme Fernando Ribeiro, representante do Diretório Central do Estudantes (DCE).
UEPR
A UEPR é a sétima universidade pública do Estado. As sete faculdades que a compõem vão se transformar em Centros Universitários, atendendo 12 mil estudantes. A UEPR nasce com 800 professores e 200 agentes universitários, torna-se a terceira maior universidade do Paraná. A sede funcionará em Curitiba e, entre dois e três anos, haverá eleição direta para reitor, que no momento será temporário e escolhido pelos diretores.

 

 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online