Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
UEPR consegue apoio político para construção do novo Campus Imprimir
25/02/2011
A Universidade Estadual do Paraná (UEPR/Campus Campo Mourão-Fecilcam) conversou nesta sexta-feira, 25, com a deputada estadual, Marla Tureck, e com os presidentes das associações de bairros de Campo Mourão, a respeito do novo Campus da instituição, localizado na BR-369.
O objetivo foi apresentar e entregar o projeto do novo Campus para garantir recursos. O diretor da UEPR/Campus Campo Mourão, professor Antonio Carlos Aleixo, retomou, novamente, toda a história da instituição, desde a sua estadualização até hoje. Aleixo ressaltou que a atual estrutura física da instituição não acompanhou o seu crescimento interno. “Desde 1997, a vida interna da Fecilcam tem se preparado para se tornar universidade. Esse esforço resultou em um corpo docente composto por 80% de professores mestres. Em breve a instituição terá 50% de seus professores doutores”, afirmou.
 “Nós sabemos que a estrutura dessa meia quadra não dá mais, já que temos condições internas muito fortalecidas, como a Editora Fecilcam e o Nupem”, declarou acerca do prédio da instituição. Para o diretor, a construção do novo Campus é fundamental não só para a UEPR mas para a comunidade. “Enriquecemos a região com mais professores mestres e doutores, por exemplo, que podem trazer mais recursos, mais pesquisas, mais desenvolvimento”.
A deputada Marla Tureck, diz que compreende a necessidade e que vê o projeto como algo da região. “Eu me comprometo a colocar esse projeto em pauta, como prioridade em todos os setores. Tenho certeza que o deputado Douglas também vai ajudar nesse processo, podemos formar uma frente parlamentar em busca desse projeto para a Comcam”, afirmou, parabenizando a instituição pela iniciativa.
O prefeito de Campo Mourão, Nelson Tureck, que acompanhou a deputada, enfatizou o apoio da prefeitura para a construção. “Temos que levar esse projeto para os deputados federais também, temos bons argumentos para defender e conseguir a aprovação e execução”.
Ainda, a professora Rircardina Dias, que atua junto à comissão de construção do Campus, explicou que o projeto é um dos maiores do Estado em questão de região e desenvolvimento econômico-social. “É um grande empreedimento institucional, um dos maiores no nível de Ciência e Tecnologia”. Para que a deputada e os presidentes de associações de bairro tivessem a noção da amplitude do novo Campus, o professor Amauri Ceolin, presidente da comissão de construção do Campus, explicou que no futuro Campus cabem 10 Fecilcam. “É um projeto feito para a comunidade, para a cidade crescer. É também uma forma de atender à sociedade”, completou.
O novo Campus da UEPR
A UEPR/Fecilcam vai investir R$ 1,3 milhões, através do Programa de Melhoria da Infraestrutura das Instituições Estaduais de Ensino Superior da Seti/Fundação Araucária e Unidade Gestora do Fundo Paraná, na construção do primeiro bloco na BR-369. A licitação já foi concluída e agora a construtora aguarda a liberação do Governo do Estado para iniciar as obras. Também para este ano, estão orçados mais R$ 2 milhões destinados para a construção.
O primeiro bloco terá 7 salas de aulas, além de sanitários, uma área destinada ao setor administrativo e anfiteatro. O projeto do novo Campus ainda prevê a construção de espaços destinados à cultura, como teatro e locais de exposição; áreas esportivas, com quadras de tênis, ginásio de esporte, piscina e academia de ginástica; espaço para a casa do estudante e do professor; restaurante universitário; entre outros. O campus vai ter capacidade para atender 20 mil estudantes.
 
deputada_marla_25.02.11_113.jpg
 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online