Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Noite diferente para os alunos da UEPR/Fecilcam Imprimir
01/04/2011
Poesias declamadas num barzinho perto da universidade conquistam o público
“A poesia não está na prateleira, está no meio de nós”, afirma o assessor cultural da Universidade Estadual do Paraná (UEPR/Campus Campo Mourão-Fecilcam), Cícero Souza. Por acreditar nessa perspectiva, Cícero organizou uma noite diferente, misturando poesia e barzinho, onde os estudantes da universidade costumam se reunir.
De acordo com Cícero, o objetivo do evento, intitulado ‘Poesia e Resistência – A cultura mourãoense não se cala’, foi criar um cenário para outros momentos artísticos que construam linguagens alternativas, inovadoras e provocadoras. “E que tenham reflexos além das fronteiras do óbvio, da banalidade e da barbárie", destaca.
A noite de poesias contou com a presença do escritor, cronista, poeta e artista multi-mídia, Jorge Barbosa Filho, de Curitiba. O público também podia fazer sua interferência e várias pessoas da plateia se dirigiram até o palco para declamar poemas de diversos autores, inclusive textos de autoria própria. Mayra Cristina F. da Mota Silva, que costuma frequentar o bar, gostou das apresentações. Ela diz que nunca tinha visto um evento assim no local. Como gosta de poesias, acredita que poderia haver mais atividades desse tipo. “É bem legal, e esse barzinho aqui combina com isso”. Para os estudantes do Campus Campo Mourão da UEPR, a noite foi uma oportunidade de se expressarem, sobretudo, de participarem de uma intervenção cultural diferenciada.
‘Poesia e Resistência – A cultura mourãoense não se cala’ faz parte do projeto Teatro a Primeira Caminhada, coordenado pelo assessor cultural da UEPR/Fecilcam. O projeto percorre a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), buscando a inserção artística não como entretenimento, mas como ferramenta atuante, política e organizacional, que possa ser transformadora, impulsionando uma nova perspectiva social, cultura e artística. “A arte, a poesia, o teatro, a música, a dança, todas essas manifestações são inerentes ao homem”, garante Cícero. O projeto é vinculado à Secretaria do Estado, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), ao Fundo Paraná e à Fundação Araucária.
enfrentamento_ao_crack__noite_da_poesia_e_economia_31.03.11_047.jpg
 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online