Atenção: este site/dominio não será mais atualizado, para acessar o conteúdo do site da Unespar - Campus Campo Mourão, acesse: campomourao.unespar.edu.br

Skip to content
Você está aqui: Início
Trabalho de professoras de Economia é premiado no Conccepar Imprimir
25/05/2011
Intitulado “A caracterização sócio-econômica do trabalhador pobre e indigente do município de Campo Mourão”, o trabalho produzido pelas professoras Janete Leige Lopes e Rosangela Maria Pontili do departamento de Economia da Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão/Fecilcam) recebeu o prêmio de melhor resumo da área de Ciências Sociais Aplicadas.

O prêmio faz parte das atividades do Congresso Científico da Região Centro-Ocidental do Paraná – Conccepar e foi entregue na abertura do evento, dia 23. De acordo com Janete, a pesquisa é resultado das atividades do grupo de pesquisa “Desenvolvimento Econômico e Social sob a Perspectiva Regional e Urbana” realizado pela Fecilcam. “Os assuntos não surgem do nada, são pesquisas que iniciam dentro da Universidade e também dos projetos de iniciação científica dos acadêmicos”, explica.

O objetivo do estudo foi verificar a realidade de Campo Mourão analisando as características das classes selecionadas identificando onde estão, quem são e qual o percentual representam no município. O levantamento de dados levou em consideração o Censo Demográfico de 2000 e apresentou que na época de um total de 80.476 habitantes, 14% (11.265 pessoas) viviam em situação de pobreza e outros 10% (7.921 pessoas) em situação de indigência.

Segundo a professora, a expectativa agora é com relação a divulgação dos dados do Censo 2010 para fazer um novo comparativo do que pode ter mudado no período. Para ela, a premiação mostra a capacidade da Fecilcam na produção de conhecimento e também representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido na instituição.

O Conccepar acontece a cada dois anos e está na quarta edição. Neste ano o tema é “Inovação e Ciência para Sustentabilidade” e outras seis áreas também tiveram resumos premiados - Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas, Ciências Humanas e Educação.
 
< Anterior   Próximo >

Links

Eventos/Cursos

Online