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COMUNICAÇÃO

 

CONSIDERAÇÕES DA ESCRITA DOS ALUNOS DE SALAS DE RECURSOS REDE PÚBLICA

Aline Pedro Feza IC-UEM/CNPq, Pedagogia, UEM, alinefeza@ig.com.br
Drª. Nerli Nonato Ribeiro Mori (OR), UEM

Este texto consiste no resultado final do Projeto de Iniciação Cientifica denominado Sala de Recursos e escrita: um estudo com alunos da rede pública. A presente proposta de Iniciação Científica está relacionada ao subprojeto Salas de Recursos, o qual integra o Projeto de Pesquisa Desenvolvimento conceitual e experiência formativa: a linguagem como elemento mediador no ensino de conteúdos escolares (Processo 1228/2005), integrante a Universidade Estadual de Maringá. O estudo proposto teve como objetivo analisar o nível de textualidade do aluno de Sala de Recursos (SR). Nesta perspectiva buscamos saber como esta à escrita do aluno que freqüentou a SR por um período igual ou superior a três anos. Como a SR contribuiu para o desenvolvimento da escrita desses alunos? Para desenvolver este estudo e alcançar os objetivos realizaremos uma fundamentação teórica a acerca dos atendimentos SR, como um serviço de apoio pedagógico especializado, de caráter diversificado, assim como um breve levantamento da legislação deste serviço oferecido pela escola regular. Durante a retomada da legislação verificaremos que as pessoas com Necessidade Educacional Especiais (NEE) têm assegurado pela Constituição Federal (BRASIL, 1988), o direito à educação realizada em classes comuns e ao atendimento educacional especializado complementar ou suplementar à escolarização, que deve ser realizado preferencialmente em SR na escola onde estejam matriculados.  A análise dos dados de campo que será textos de alunos de SR ( com mais de dois anos freqüentando) será feita conforme os pressupostos da teoria Histórico-Cultural e as Diretrizes da Língua Portuguesa para a Educação Básica.

 

O PAC SANTA FELICIDADE E O CONTROLE SOCIAL

Angela Mierro IC-PIBIC, Ciências Sociais, UEM, angelamierro29@hotmail.com
Celene Tonella (OR)
Ana Lúcia Rodrigues (CO-OR)

Esta pesquisa analisou a atuação dos múltiplos agentes que se mobilizaram para dar a direção aos recursos oriundos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, em parceria com o governo do Estado do Paraná, Prefeitura Municipal de Maringá e destinado à revitalização do bairro Santa Felicidade em Maringá. O bairro é caracterizado como um espaço de estrutura precária e habitado pela população de baixa renda. O projeto de revitalização desse espaço prevê a remoção de cerca de 55% das famílias residentes. O impacto do investimento dos recursos (25 milhões) colocou em movimento os interesses do capital imobiliário, hegemônico na estruturação da ocupação urbana na Região Metropolitana de Maringá, e os interesses políticos. A mobilização dos moradores contra a remoção, bem como as suas motivações e os grupos que se organizaram para apoiar o movimento foram objeto de análise da presente pesquisa. Além de ter sido discutido também a função social da cidade e do urbano e a importância dos movimentos sociais e da participação popular, na tentativa democrática de implementação das políticas públicas, no caso habitacionais.

 

CONTEXTO HISTÓRICO E POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO SÉCULO XXI: APONTAMENTOS INTRODUTÓRIOS

Belmiro Marcos Beloni, UTFPR – Campus Campo Mourão, belmiro@utfpr.edu.br
Ester Cristiane Wonsik, UTFPR – Campus Campo Mourão, wonsik@utfpr.edu.br
Arcelo Luis Pereira, UTFPR – Campus Campo Mourão, alpereira@utfpr.edu.br

Este estudo tem a intenção de mostrar de maneira objetiva, a trajetória da Educação Profissional no Brasil, enfatizando especificamente o embate de interesses entre as iniciativas do setor privado e das políticas públicas pensadas para esta modalidade de ensino, muitas vezes contrárias às necessidades e desejos daqueles a quem a Educação Profissional mais interessa, a classe trabalhadora. Serão analisadas as políticas que vêm sendo formuladas ou propostas para os trabalhadores. Pretende-se ainda, demonstrar que de um modo geral, as políticas propostas para a Educação Profissional, não conseguiram suprir as reais necessidades do trabalhador, tanto no que se refere aos cursos ofertados, quanto à qualidade da formação escolar.

 

ORGANIZAÇÃO, CATALOGAÇÃO E DESCRIÇÃO DOS AUTOS DA VARA CIVIL DA COMARCA DE CAMPO MOURÃO (1963 – 1965)

Bruna Mantuan Ferro IC-Fecilcam/Fundação Araucária, Turismo e Meio Ambiente, Fecilcam, brunaferro13@msn.com
Frank Antonio Mezzomo (OR), frankmezzomo@gmail.com
Fabio André Hahn (CO-OR), fanhahn@hotmail.com

Os documentos são essenciais para a compreensão histórica de modo a serem utilizados com freqüência pelos pesquisadores que se debruçam para entender o modus vivendi de uma sociedade. Considerando tal importância e ampliando a noção de documento, o projeto desenvolveu práticas de organização, catalogação e descrição dos autos da vara civil da Comarca de Campo Mourão empreendendo ações coordenadas na preservação documental. Seguindo procedimentos como a descrição em fichas, observando a ordem de ano de execução dos processos, a execução da pesquisa propiciou debates em torno de noções conceituais como memória, patrimônio histórico cultural e preservação. Além dessas ações, figuram como resultados a disponibilização dessas fontes para outros estudos, assim como provocar o surgimento de debates em torno da conservação da memória histórica na mesorregião Centro Ocidental do Paraná.

 

HIGIENIZAÇÃO E TRATAMENTO DOS PROCESSOS CÍVEIS DA COMARCA DE CAMPO MOURÃO (1961-1963)

Cinthian Aparecida Baia IC-Fecilcam/Fundação Araucária, Geografia, Fecilcam, cinthianbaia@hotmail.com
Fábio André Hahn (OR), Fecilcam, fanhahn@hotmail.com
Frank Antonio Mezzomo (CO-OR), Fecilcam, frankmezzomo@gmail.com

A conservação de documentos em suporte de papel tem nos preocupado devido a sua fácil deterioração e pela precariedade com que são arquivados. Embora com toda a tecnologia atual, o papel ainda representa a maior parte das informações contidas em bibliotecas e arquivos. Portanto, o papel necessita de cuidados especiais para que possa ser preservado, assegurando a integridade das informações nele contidas, permitindo escrever e reescrever a história local e regional. Na esteira dessas colocações, o objetivo do presente resumo é divulgar o trabalho de higienização e tratamento dos processos cíveis da comarca de Campo Mourão referente ao período de 1961 a 1963, relatando as ações de higienização e preservação desses documentos. Com isso posto, primeiramente foi realizada uma ordenação primária, etapa que permitiu ter uma noção geral dos processos, além de proporcionar uma organização cronológica e temática, a fim de higienizar os processos. A partir desse processo, iniciou-se o trabalho de higienização, nesta etapa o aluno é devidamente protegido com luvas, máscaras, jalecos e óculos – equipamentos de proteção individual indispensável nessa atividade. Dessa forma, os processos referentes ao período de 1961 a 1963, totalizando uma quantia de 162 processos, entre eles sendo, 42 do ano de 1961, 72 processos de 1962 e 48 do ano de 1963, foram devidamente higienizados. Concluído o trabalho de higienização, os processos foram todos adequadamente tratados a fim de possibilitar instrumentos de pesquisa, que permitam o acesso e manuseio correto dos documentos. Portanto, a higienização dos processos cíveis da comarca de Campo Mourão, viabiliza a prática de preservação da memória e representa um significativo apoio e incremento ao desenvolvimento da atividade de pesquisa na FECILCAM e região.

 

O PAPEL SOCIAL DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM CORUMBATAÍ DO SUL-PR.

Claudinéia Pereira Lopes IC-Fecilcam, Pedagogia, Fecilcam, claudineiapedagoga@yahoo.com.br
Áurea Andrade Viana de Andrade (OR), Fecilcam, aureavgeo@yahoo.com.br
Dirce Bortotti Salvadori (CO-OR), Fecilcam, dbsalvadori@hotmail.com

Esta pesquisa de Iniciação Cientifica buscou conhecer e analisar os resultados sociais da utilização do Programa Bolsa Família (PBF), a relação Bolsa Família/criança na escola com qualidade de aprendizagem e o impacto social desse Programa em um município de baixo IDH, como é o caso de Corumbataí do Sul. Esta é uma das metas do projeto “Educação como Prática Social”, vinculado ao Programa “Universidade Sem Fronteiras” desenvolvido no município em questão. Nesta se preocupou em desvelar os resultados qualitativos nas relações ensino/aprendizagem para as crianças inseridas no PBF. Do mesmo modo, buscou conhecer as categorias: matéria, consciência e prática social, utilizadas tanto pelas famílias, quanto pelos professores das escolas públicas Municipal e Estadual para analisar o Programa. Tendo em vista as questões propostas norteou-se por uma abordagem qualitativa da pesquisa, por meio de um enfoque histórico-estrutural, empregando o método dialético de interpretação da realidade visto que se constitui no imperativo do modo produção da vida material e social. A metodologia proposta visava a pesquisa bibliográfica para aprofundamento de conhecimento sobre o PBF e pesquisa empírica para o reconhecimento da realidade social das famílias receptoras do Bolsa Família, bem como pesquisa empírica visando entender as categorias de análise utilizadas pelos dois grupos envolvidos (famílias – professores), por meio de entrevistas e aplicação de questionários.

 

AFETIVIDADE E PROJETOS VITAIS DA JUVENTUDE BRASILEIRA

Cristina Satiê de Oliveira Pátaro TIDE, Pedagogia, Fecilcam, crispataro@yahoo.com.br

A presente pesquisa tem como objetivo analisar a função psíquica dos sentimentos e emoções no raciocínio humano e de que forma subsidiam os projetos de vida almejados pelos sujeitos jovens, tendo em vista a elaboração e realização de projetos que sejam significativos para o sujeito e que possuam, ao mesmo tempo, implicações e conseqüências que envolvam o mundo, as pessoas e as relações ao seu redor. Parte-se do conceito de Projetos Vitais (purpose) e da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. O estudo insere-se no âmbito da psicologia e da educação, e tem como proposta contribuir com as discussões acerca do funcionamento psíquico e mental, das relações entre cognição e afetividade, e também do processo de educação e socialização dos jovens brasileiros. Defendendo uma formação em valores e a elaboração de projetos vitais nobres, que busquem metas eticamente desejáveis, compreende-se que a educação e formação dos jovens brasileiros devem contemplar não apenas aspectos cognitivos, mas também o âmbito afetivo – referente aos sentimentos, emoções, valores. Para atender aos objetivos propostos, faz-se uso de entrevista semi-estruturada, a ser analisada segundo os pressupostos dos referenciais teóricos utilizados. Até o momento, realizou-se, como estudo piloto, uma primeira coleta de dados, bem como análise parcial dos mesmos.

 

O USO DAS SALAS DE INFORMÁTICA EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Divania Luiza Rodrigues TIDE, Pedagogia, Fecilcam, divaniar@hotmail.com

O presente trabalho apresenta resultados iniciais acerca de um estudo sobre o uso e o funcionamento das Salas de Informática de escolas públicas de Educação Básica. A pesquisa é parte das atividades desenvolvidas no projeto de pesquisa intitulado “Formação de Professores em Informática na Educação no Município de Campo Mourão”. A metodologia, com inspiração teórica na abordagem qualitativa, destaca sete escolas de Educação Básica, do município de Campo Mourão, para aplicação de entrevistas semi-estruturadas, com o objetivo de realizar um levantamento sobre a situação de uso e funcionamento das Salas de Informática, bem como, o que pensam e como planejam os gestores sobre o uso dos computadores nas escolas. Os dados descritos e analisados evidenciam a intencionalidade dos gestores na utilização dos ambientes informatizados nas escolas. Indicam, ainda, a necessidade de estudos e reflexões sobre o planejamento e a avaliação das ações pedagógicas desenvolvidas nas Salas de Informática e o uso de tecnologias na educação. Observou-se que os gestores, mesmo indicando tal necessidade, não esclarecem, em seus depoimentos, a relação entre o uso de computadores e o Projeto Político-Pedagógico das escolas. Acredita-se que o trabalho pedagógico está pautado na concepção, execução e avaliação das ações por parte dos profissionais que atuam na educação. Apenas a introdução de uma nova tecnologia não gera mudanças na educação que temos. O uso de tecnologias, presentes nas relações humanas e na educação, demanda uma redefinição nas práticas educativas, de uso e de análise das mesmas.

 

A CRENÇA NA CRUZ DA ESTRADA VELHA NA COMUNIDADE DE ALTO PALMITAL - PR: UM ESTUDO DE PRÁTICAS COLETIVAS A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO E INSTITUIÇÃO DE CRENÇAS LOCAIS

Me. Ed Carlos da Silva PG, UEM/PPH, UEM, ed1avlis@yahoo.com.br
Dr. Solange Ramos de Andrade (OR) DHI/PPH, UEM sramosdeandrade@gmail.com

A Vila de Alto Palmital, situada no Município de Boa Esperança, Mesorregião Centro Ocidental Paranaense, teve seu processo de formação iniciado na década de 1940. Nessa comunidade, no curso de seu desenvolvimento histórico, um universo fantástico foi constituído. Nesse lugar social, repleto de histórias e personagens maravilhosos, encontramos uma pluralidade de crenças coletivas, entre elas a Cruz na estrada velha, que permitiram a constituição de muitas práticas pelos seus moradores. Investigar como a crença na Cruz da estrada velha contribuiu para o desenvolvimento de práticas, entre os moradores dessa comunidade, no período de 1960 a 2008, foi um dos objetivos desse estudo. Para tanto, nos reportamos ao aporte teórico delineado por Roger Chartier (2002) ao tratarmos os conceitos de apropriação e representação coletiva, bem como as categorias conceituais consideradas por Michel de Certeau (2006) de lugar social e normalização de práticas instituídas. Como procedimento metodológico definimos a fonte oral como ferramenta de pesquisa. Desta forma, nos apoiamos na obra organizada por Janaina Amado e Marieta de Moraes Ferreira (2006), entre outras que defendem a utilização dessa fonte. No trabalho de campo foram entrevistados oitenta moradores, de um total de 725, com idade variando dos dez a oitenta e oito anos. Os depoimentos coletados atestam o caráter coletivo dessa crença e como as representações produzidas a seu respeito influenciaram o desenvolvimento de práticas que interferem efetivamente no cotidiano dos moradores dessa localidade.

 

O DESEMPENHO DE SURDOS NOS EXAMES VESTIBULARES DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PARTICULARES DO ESTADO DO PARANÁ

Evaldina Rodrigues TIDE, Pedagogia, Fecilcam, ava.rodrigues@hotmail.com

Pretendemos comunicar uma proposta de pesquisa em substituição ao projeto de TIDE/PG, intitulado Aquisição de Conceitos em Alunos Surdos inseridos no Ensino Superior concluído em 18 de agosto de 2009. Objetivamos, na proposta que ora se apresenta, pesquisar o desempenho de candidatos surdos no vestibular de universidades públicas e privadas do Estado do Paraná. A problemática origina-se na dificuldade apresentada por esses alunos diante de provas elaboradas para ouvintes e não ouvintes indistintamente. Não temos dados para informar o número de alunos que já se inscreveram em exames de vestibular e de quantos foram aprovados e do mesmo modo, quantos foram reprovados e onde estão seus maiores limites e suas possibilidades em relação aos conteúdos exigidos para o acesso ao ensino superior. 
Diante do exposto nos indagamos: como é o desempenho dos alunos surdos no vestibular? A metodologia da investigação pautar-se-á na identificação do problema mediante contato com as universidades por meio de entrevista semi-estruturada. Nessa procuraremos situar o desempenho dos alunos registrando a pontuação alcançada em cada prova. Terá como referência a análise de documentos oficiais de âmbito nacional e estadual, bem como de pressupostos da concepção materialista histórico-dialética da educação, especificamente Marx e Engels (2006, 1978,1979, 1964, 2007), Gramsci (1984, 1989), Saviani (1997, 2007)

 

CRISTÃOS-NOVOS EM PORTUGAL: DA CONVERSÃO À INSTAURAÇÃO DA INQUISIÇÃO

Fábio André Hahn, TIDE, Ciências Sociais, Fecilcam, fabioandreh@gmail.com 

Em 1497 os judeus portugueses foram forçados a se converterem em uma tentativa de integração na comunidade cristã, mas essa comunidade resistia à integração, batizando e isolando os novos conversos com o nome de cristãos-novos. O objetivo deste trabalho é analisar a conversão forçada em 1497, os levantes antijudaicos entre 1503-1506 e, em especial, a instalação do tribunal da Inquisição em 1536 como os três principais fatores que condicionaram as mudanças no contexto lusitano e afastaram as possibilidades de integração entre os novos conversos e cristãos velhos no final do século XV e na primeira metade do século XVI. Com isso, pondo fim a possibilidade de criar uma unidade religiosa no reino português, como garantia da unidade nacional.

 

REGIME MILITAR E RELIGIÃO CATÓLICA: INDÍCIOS DE DISTENSÃO

Frank Antonio Mezzomo, TIDE, Ciências Sociais, Fecilcam, frankmezzomo@gmail.com

As décadas de 1960 a 1980 foram particularmente marcantes para a Igreja Católica brasileira: aproximação/distanciamento do regime militar, consolidação da liberdade e secularização religiosa, a pluralização do contexto religioso e o encolhimento estatístico, conforme dados do IBGE, da Igreja Católica. Dentro desta problemática, esta comunicação lança como objetivo explorar, através de algumas fontes produzidas pelos órgãos de segurança e inteligência do Estado brasileiro (SNI, DOPs, DEOPs, DOI-CODI etc.) localizadas no Arquivo Público do Estado do Paraná, em Curitiba, e do Arquivo Público Nacional, em Brasília, como as Forças Armadas viam a ação dos membros da Igreja e porque reuniões, publicações, cartas e assembléias geralmente eram vistas como subversivas e perniciosas ao bem estar social.

 

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS: UM ESTUDO SOBRE O CURSO NORMAL SUPERIOR DO IESDE ENTRE OS ANOS DE 2003 E 2007

Ieda Geovana de Carvalho Gonçalves IC-Fecilcam/Imepe, Pedagogia, Fecilcam, igeov@ibest.com.br
Me. Céres América Ribas Hübner (OR), Fecilcam, chübner@pop.com.br

Com este estudo queremos possibilitar uma compreensão histórica e crítica acerca da concepção de Educação a Distância (EAD), principalmente para definir como é o funcionamento do Curso Normal Superior (CNS), explicitando suas características e elementos constituintes, algumas políticas públicas e diretrizes voltadas para esta modalidade de formação de professores. Assim, temos como objetivo norteador, verificar na perspectiva das políticas neoliberais, como se deu a formação dos professores que cursaram o Curso Normal Superior (CNS) à Distância. A discussão tem como foco o curso ofertado pelo “Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino” (IESDE BRASIL S/A), no período de 2003 a 2007, na cidade de Campo Mourão – Pr. O pressuposto teórico que norteia a pesquisa é o Materialismo-Histórico-Dialético. As categorias de análise são: formação de professores, qualificação, contradição, políticas neoliberais, trabalho docente e práxis. O método de procedimento consiste em: entrevistas semi-estruturadas, revisão bibliográfica e análise qualitativa dos dados. Os dados foram coletados junto a nove professores que freqüentaram o CNS no período de 2003 a 2007 e que estão atuando em escolas públicas e particulares de Educação Infantil e Ensino Fundamental da cidade de Campo Mourão. O trabalho justifica-se pela importância da formação qualificada dos professores para o exercício da docência.  Segundo Moraes (2003), Frigotto (2001) e Arce (2001) no âmbito das políticas educacionais, nas diretrizes e nas lutas históricas da Universidade pública brasileira, elevar o nível de formação e a qualificação de professores têm sido uma necessidade para melhorar a qualidade da educação no Brasil. 

 

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PARANÁ: ANÁLISE DO PLANO DE CURSO DO CURSO SEGURANÇA DO TRABALHO DO NRE DE CAMPO MOURÃO

Isabel Cristina Santos IC-Fecilcam/Fecilcam, Pedagogia, cris-bel18@hotmail.com
Simone Sandri (OR), Fecilcam, simsandri@yahoo.com.br

O resumo aqui apresentado tem como tema “Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos no Paraná: Análise do Plano de Curso do Curso Segurança do Trabalho”, e foi tratado na pesquisa de IC, desenvolvida no período de 2008-2009. Esta pesquisa teve por objetivo principal analisar a concepção de formação humana para o trabalho, presente no plano de curso do Curso de Segurança do Trabalho, oferecido pelo Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, no Colégio Marechal Rondon, curso este que está integrado ao PROEJA. Para o desenvolvimento dessa investigação utilizamos as seguintes etapas e procedimentos metodológicos: levantamento e análise de fontes, referências e documentos sobre a temática; análise do Plano de Curso do Curso de Segurança do Trabalho; discussão sistematizada com a orientadora; além da disseminação dos resultados da pesquisa, que ocorreu por meio de publicações e apresentações em alguns eventos. Pelo fato dessa investigação estar articulada com um projeto de pesquisa da orientadora, foi possível ir além das investigações programadas para a pesquisa, pois em visita ao Colégio campo de pesquisa, foram feitas entrevistas estruturadas que permitiram coletar dados sobre o perfil sócio-econômico e educacional dos discentes do Curso de Segurança do Trabalho.

 

EXPERIÊNCIAS ACERCA DA PRESERVAÇÃO E CATALOGAÇÃO DA MEMÓRIA COLETIVA

Lara de Fátima Grigoletto Bonini, IC-Fecilcam/CNPq,Turismo e Meio Ambiente, Fecilcam, larascs@hotmail.com
Frank Antonio Mezzomo (OR), Fecilcam, frankmezzomo@gmail.com.br
Fábio André Hanh (CO-OR), TIDE, Fecilcam  fanhahn@hotmail.com

A pesquisa possui preocupações basilares referentes à prática da preservação da memória e do patrimônio histórico. O objetivo primordial tratou de organizar, catalogar e descrever os autos da vara civil da Comarca de Campo Mourão (1961 – 1963), desenvolvendo a conservação destes documentos que retratam um período da história regional. Para tanto, seguiu-se os procedimentos das normas arquivísticas, a metodologia optada foi a utilização de fichas descritivas, contendo os principais dados do processo, as discordâncias entre pessoas físicas ou jurídicas e as causas originais para a reivindicação dos direitos através do Poder Judiciário. Os autos catalogados e repassados nas fichas tornam-se fontes com cidadania acadêmica e social, sendo possível visualizar o valor histórico destes patrimônios. Para o alcance dos objetivos estabelecidos, foram necessárias leituras e treinamentos com o intuito de garantir uma visão libertária e interdisciplinar sobre o pertencimento da memória na cidadania e também a contribuição dos sujeitos históricos sociais. A familiarização dos pesquisadores no manuseio de documentos históricos e com o uso adequado das técnicas de pesquisa de campo e arquivamento também foi um dos objetivos alcançados no desenvolvimento do projeto. Com a conclusão da pesquisa é possível refletir sobre a atividade multidisciplinar e enriquecedora, ressaltando a importância da conservação e do necessário acesso aos bens históricos e culturais pertencentes à sociedade, distante dos discursos intencionais e próximos da memória coletiva

 

BALLNESS: UMA NOVA TENDÊNCIA DE PRÁTICA CORPORAL ALTERNATIVA

Mariana Keiko Okumura, TCC, Educação Física, Faculdade Integrado, nana_edfisica@yahoo.com
Morgana Claudia da Silva (OR), Faculdade Integrado, morgana.silva@grupointegrado.br

O corpo vem sofrendo várias mudanças ao longo dos tempos, apresentando um acervo de técnicas corporais, estilos e comportamentos reproduzidos em uma determinada sociedade, definindo as diversas formas pelas quais se pode educar os indivíduos. As Práticas Corporais Alternativas (PCA’s) auxiliam na constituição do universo alternativo, sendo caracterizadas por um novo significado do corpo, prevenindo-o de problemas de agravo da saúde, proteção e reabilitação de uma maneira holística. Em face deste contexto buscou-se verificar os possíveis benefícios que a prática do Ballness pode proporcionar para a qualidade de vida dos participantes através de sua percepção corporal. Para desenvolver este trabalho, escolheu-se pela pesquisa qualitativa, tendo como objeto de estudo alunos das sessões de Ballness, de uma clínica de atendimento personalizado do município de Campo Mourão-PR. Utilizamos como instrumentos de pesquisa um gravador, uma fita cassete, um caderno de anotações para possíveis eventualidades que ocorressem nas aulas e uma entrevista semi-estruturada com roteiro fixo. Como técnica para a análise de dados utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontaram para uma melhora nos aspectos dos benefícios da prática assim como suas percepções. Como considerações finais, ficam que o Ballness pode proporcionar na melhoria da Qualidade de Vida dos praticantes, beneficiando-os para o bem-estar e melhoria na percepção corporal.

 

O MATERIALISMO-HISTÓRICO: UMA NOVA LEITURA DA FORMA DE SER DOS HOMENS

Me. Osmar Martins de Souza, Projeto de Pesquisa/Fecilcam, msouza.32@gmail.com
Me. Analéia Domingues, Uniandrade, analeia2504@hotmail.com

O presente texto tem como propósito discutir algumas questões fundamentais do Materialismo-Histórico proposto por Marx e Engels no século XIX. Para tanto, divide-se em dois momentos. No primeiro procura-se apontar as principais rupturas realizadas por esses teóricos e como Marx partindo das teorias sociais existentes, formula uma nova forma de interpretar a sociedade. Num segundo momento, o olhar se volta para os principais conceitos e categorias do Materialismo-Histórico. Discute-se os conceitos de homem, sociedade e história que são de extrema relevância para a compreensão desta Teoria, para finalmente chegar a categoria trabalho que é o princípio fundamental que explica toda a organização social. É através do trabalho que o homem se constituiu como homem e só através dele pode-se entender toda a sociedade humana.

 

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL 9.394/96: A INCLUSÃO DOS SUJEITOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE CAMPO MOURÃO - PR

Patrícia Alencar Freitas Reis IC-Fecilcam, Pedagogia, Fecilcam, patriciaf_reis@hotmail.com 
Me. Ceres América Ribas Hübner (OR), Fecilcam, chubner@pop.com.br

Nesta pesquisa, verificamos se a inclusão dos sujeitos com necessidades educacionais especiais estava ocorrendo, na Rede Estadual de Ensino do município de Campo Mourão – Pr., de acordo com o que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96. O foco desta pesquisa foi o mapeamento da inclusão dos sujeitos que apresentam necessidades educacionais especiais, além de analisar, brevemente, a história da inclusão escolar e os dados coletados. Assim, estivemos nas Escolas Estaduais da Rede de Ensino do referido município, no qual, segundo o Núcleo Regional de Educação, há 15 escolas ao todo. Nestas escolas, tínhamos por objetivos: levantar a quantidade e o sexo dos alunos com necessidades educacionais especiais; verificar a procedência destes alunos; identificar a deficiência que os acometem, dentre as Deficiências: Auditiva, Visual, Mental/Intelectual e Múltiplas; averiguar qual a formação dos professores que lecionam com estes alunos; investigar se antes da LDBEN 9.394/96, havia a inclusão escolar na instituição e, por fim, saber e analisar as opiniões dos orientadores pedagógicos sobre a inclusão.
Utilizamos como método de abordagem teórica o Materialismo-Histórico-Dialético, o qual, para Meksenas (2002), possibilita analisar os fenômenos ocorridos na sociedade, como históricos e dotados de materialidade, que se movem pela contradição, ou seja, pela luta de classes. Assim, as categorias da contradição e da totalidade, que usamos nesta pesquisa, nos possibilitaram a reflexão e a compreensão em torno da educação inclusiva. O método de procedimento foi a entrevista semi-estruturada que para Triviños (1987) é um dos principais meios para que o investigador desenvolva a coleta de dados com qualidade

 

PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA E DO PATRIMONIO DOCUMENTAL: AUTOS CIVIS DA COMARCA DE CAMPO MOURÃO (1963-1965)

Paula Évile Cardoso IC-Fecilcam/Fundação Araucária, Pedagogia, Fecilcam, paulaevile@gmail.com
Me. Fábio André Hahn (OR), Fecilcam, fabioandreh@gmail.com
Dr. Frank Antônio Mezzomo (CO-OR), frankmezzomo@gmail.com

O projeto de Iniciação Científica Ordenação, Higienização e Tratamento dos Autos da Vara Civil de Campo Mourão (1963-1965), atingiu todas as metas previstas no contemplando a ordenação, higienização e tratamento dos processos. Com isso, visando à preservação de parte da memória e do patrimônio documental de Campo Mourão e região, entre os anos de 1963 à 1965, totalizando 220 autos civis que estavam misturados em sua tipologia e cronologia.

 

ESPÍRITOS ERRANTES: SEPULTURAS JAPONESAS E APROPRIAÇÃO DO UNIVERSO RELIGIOSO BRASILEIRO

Richard Gonçalves André, PG, História, UNESP/Assis, richard_historia@hotmail.com

Percorrer diversos cemitérios na atualidade permite a percepção de complexos fenômenos culturais. No caso dos túmulos de japoneses e descendentes, isso se manifesta no sincretismo de representações religiosas, que combina elementos próprios à religiosidade oriental, sobretudo o Budismo, com aspectos relacionados às crenças ocidentais, como o Cristianismo. Assim, ao mesmo tempo em que se encontram os ihai – tabuletas em que são escritos os nomes dos entes falecidos, que se converteriam em protetores do lar –, verifica-se a presença de cruzes, estátuas de Cristo, faixas com o nome da Virgem, entre outros ícones do imaginário sagrado propriamente cristão. Quais são as razões e as origens dessas práticas sincréticas? Seriam características da religiosidade nipônica, propensa ao amálgama de influências distintas? Ou seria possível pensar em termos de negociação de identidades étnicas? Estas são as questões com as quais pretendo dialogar nesta comunicação.

 

PAC-ZEIS SANTA FELICIDADE: A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DA VIOLÊNCIA NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS

Silvio Bondezan PG, Ciências Sociais, UEM, silvio_nihon@hotmail.com
Tatiana Riccomini Munhoz PG, Ciências Sociais, UEM, tatianariccomini@gmail.com

O presente trabalho tem como objetivo analisar a assertiva encontrada no relatório de avaliação do PAC-ZEIS-Santa Felicidade do Ministério das Cidades que preconiza que o referido bairro é o mais violento da cidade, com pontos de tráfico de drogas, altas taxas de alcoolismo e casas bastante deterioradas. Desta forma, analisar-se-á teoricamente o conceito de violência, suas causas e questões históricas que envolvem o tema, extraindo qual indicador mais utilizado para a medição da violência em uma sociedade. Além disso, far-se-á uma contextualização da cidade de Maringá no que se refere à segurança e prosperidade, desde sua criação, abrangendo um pouco da história do bairro objeto de estudo.  Em seguida, demonstrar-se-á através de estatísticas de órgãos oficiais os números da violência no Santa Felicidade. Os dados obtidos através da Universidade Estadual de Maringá, Polícia Civil, Polícia Militar e Departamento Penitenciário do Paraná serão confrontados com o parecer ministerial de forma a entender a motivação dos técnicos para proceder a afirmação acima descrita.

 

O PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO E ESCOLAR DOS ALUNOS DOS CURSOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EJA: CASO DO NÚCLEO REGIONAL DE CAMPO MOURÃO

Simone Sandri TIDE, Pedagogia, Fecilcam, simsandri@yahoo.com.br

O presente resumo é oriundo da pesquisa intitulada “A implementação dos cursos de Segurança do Trabalho e de Administração do PROEJA: caso do Núcleo Regional de Campo Mourão. O Proeja é um programa do governo federal que articula Educação Profissional, Ensino Fundamental/Médio à Educação de Jovens e Adultos. O Paraná foi um dos primeiros estados brasileiros a discutir e agir no sentido de implementação dessa proposta de formação, sendo que o Estado, a partir de 2008, encaminhou a abertura de cursos de educação profissional para jovens e adultos em nível médio. A partir dessa realidade, levantou-se a seguinte problemática de investigação: quais as contradições e as possibilidades inerentes ao processo de implementação dos cursos de Segurança do Trabalho e de Administração da educação profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos, no NRE de Campo Mourão? Dentre os elementos identificados no processo de pesquisa serão apresentados, na comunicação oral, os dados pertinentes aos perfis sócio-econômico e educacional dos alunos das 1ª e 2ª turmas do curso de Segurança do Trabalho e da 1ª turma do curso de Administração. Os principais procedimentos metodológicos foram os seguintes: levantamento de documentos e bibliografias sobre o tema; entrevistas semi-estruturadas com os 69% dos alunos do curso de Segurança do Trabalho e com 35% dos alunos de Administração; sistematização e análise dos dados.