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PAINEL

 

UM TRABALHO DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA COLETIVA: TRATAMENTO DOS AUTOS DA VARA CIVIL DA COMARCA DE CAMPO MOURÃO

Bruna Flora Martins dos Santos, ICJ-Fecilcam/Fundação Araucária, Colégio Estadual de Campo Mourão, bruninhamartins_s@hotmail.com
Frank Antonio Mezzomo (OR), Fecilcam, frankmezzomo@gmail.com

A pesquisa desenvolvida procurou registrar a documentação, ou seja, os processos de terceira idade que estão sob a guarda da FECILCAM. Os objetivos gerais foi desenvolver uma prática voltada à preservação da memória histórica criando condições para estudos, debates e conscientização em torno de questões como preservação, memória e patrimônio histórico. Os procedimentos metodológicos foram pautados em leituras, discussões e orientações teóricas e técnicas. Além destes, o procedimento se norteou na organização ordenada e na catalogação dos autos correspondentes aos anos de 1961 a 1962. Através de fichas elaboradas para esta finalidade específica foi extraída informações dos processos civis que, na sequência, foi digitada a fim de ser disponibilizada on line para que a população e pesquisadores afetos a esta temática tenham acesso ao conteúdo dessas ricas fontes históricas.

 

AS REMINISCÊNCIAS DO COLÉGIO VICENTINO SANTA CRUZ: UM OLHAR PELO VIÉS DA MEMÓRIA.

Bruno Geovany Soares, IC, Colégio Vicentino Santa Cruz
Gustavo Mantuan Cerqueira Alves, IC, Colégio Vicentino Santa Cruz
Ana Makohim Kozelinski, (OR), Colégio Vicentino Santa Cruz

O estudo tece algumas reflexões sobre a história do Colégio Vicentino Santa Cruz de Campo Mourão, Paraná, especificamente nas décadas de 1950 e 1960. Esta instituição de ensino chegou ao município com o objetivo de prestar serviços educacionais às crianças e adolescentes que ainda não haviam concluído o Curso Primário. Diante disso, a história dessa instituição escolar será reconstituída por meio da fonte oral, a fim de compreendermos a educação vicentina nas reminiscências dos ex-alunos Mourãoense. A fonte oral permite recordar vivências e experiências a partir de memórias preservadas no presente. A abordagem metodológica terá na fonte oral os mecanismos de ação que permitirão tornar mais dinâmico e vivo os elementos que por outro meio talvez não fossem acessíveis. Dessa forma, desenvolveremos uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas semi-estruturadas. A reconstituição da história se fará por meio da memória coletiva dos ex-alunos e uma das irmãs que vive no Rio Grande do Sul. Para tanto, utilizaremos, também, outras fontes primárias disponíveis na instituição escolar e no município que tratam sobre as décadas de 1950 e 1960. Assim, estaremos proporcionando aos estudantes e a sociedade construir no presente um projeto de vida sonhado no passado.

 

O TRABALHO DE PRESERVAÇÃO DAS FONTES DOCUMENTAIS: O CASO DOS PROCESSOS CÍVEIS DA COMARCA DE CAMPO MOURÃO – PR (1974-1976)

Cinthian Aparecida Baia IC-Fecilcam/CNPq, Geografia, Fecilcam, cinthianbaia@hotmail.com
Fábio André Hahn (OR), Fecilcam, fanhahn@hotmail.com
Frank Antonio Mezzomo (CO-OR), Fecilcam, frankmezzomo@gmail.com

As atividades humanas no decorrer dos tempos têm produzido e acumulado um grande número de registros que testemunham e indicam os caminhos trilhados, possibilitando seu conhecimento e reavaliação. Esses registros da atividade humana no decorrer dos tempos é o que chamamos de documento, sendo definido como o conjunto de informação e seu suporte. É documento o livro, a carta, o cartaz de um evento, o vídeo de uma conferência, os objetos utilizados, entre outros. Portanto, a preservação documental é o agir em procedimentos que visam ao retardamento ou à prevenção de deterioração ou dos estragos nos documentos, contribuindo assim, ao esclarecimento de nossa origem e ao enriquecimento do patrimônio cultural. Tendo presente este entendimento, a primeira etapa para a realização desse trabalho é a organização dos processos cíveis da comarca de Campo Mourão referente ao período de 1974 a 1976. Essa organização refere-se ao ato de separar os processos e mantê-los de forma acessível para a realização das etapas seguintes. A segunda etapa é composta pela descrição e catalogação das informações contidas nos processos. Nessa etapa é necessário a utilização de fichas descritivas para a extração de dados tais como: cidade, estado, data de atuação, requerido, requerente, sentença, data da sentença e uma descrição circunstanciada do documento contendo as principais informações do mesmo. As informações contidas na ficha mencionada serão disponibilizadas em um banco de dados, com objetivo de facilitar o acesso mais rápido e em maior escala ao conteúdo dos processos. Deste modo, os procedimentos adotados refletem a importância da preservação do patrimônio histórico, bem como a disponibilização e acesso adequado a esse material para que resulte em diferentes instrumentos de pesquisa.

 

HIGIENIZAÇÃO DOS AUTOS CÍVEIS DA COMARCA DE CAMPO MOURÃO (1961-1962)

Dayana Kelly Barreto dos Santos ICJ-Fecilcam/Fundação Araucária,
Colégio Estadual de Campo Mourão, daykb@hotmail.com
Me. Fábio André Hahn (OR), Fecilcam, fabioandreh@gmail.com

O objetivo deste painel é apresentar as atividades desenvolvidas no projeto de Iniciação Científica Junior intitulado Higienização dos Autos Cíveis da Comarca de Campo Mourão (1961-1962). Esse projeto por objetivo preservar a memória e o patrimônio histórico de Campo Mourão, por meio da organização e higienização dos processos judiciais doados ao grupo de pesquisa Cultura e Relações de Poder. Para viabilizar isso, houve participação em um curso de formação técnica no Núcleo de Documentação, Informação e Pesquisa (NDP) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Toledo. Após essa etapa inicial, se definiu um local adequado para o tratamento dos processos e iniciou-se a organização dos mesmos. Na terceira etapa, depois de organizados, os processos foram higienizados permitindo a preservação adequada dessa documentação.

 

ORGANIZAÇÃO, CATALOGAÇÃO E DESCRIÇÃO DOS AUTOS DA VARA CIVIL DA COMARCA DE CAMPO MOURÃO (1972-1974)

Fernanda Cristina Ferro IC–Fecilcam/CNPq, Pedagogia, Fecilcam, fer-crisferro@hotmail.com
Frank Antonio Mezzomo (OR), Fecilcam, frankmezzomo@gmail.com
Fabio André Hahn (CO-OR), Fecilcam, fanhahn@hotmail.com

Todo documento é elaboração das sociedades históricas, vestígio das escolhas e sinal do poder de segmentos destas sociedades sobre a perpetuação da memória coletiva. Assim, documento é um monumento, herança do passado, uma montagem que representa a forma como os que detinham o poder enxergava sua sociedade (LE GOFF, 1996). O acesso às informações presentes nos documentos permite a recuperação para a sociedade de acontecimentos passados, cabendo ao historiador usá-lo de maneira crítica analisando seus dados para construir o conhecimento histórico (CHAUÍ, 1992). Seguindo a noção de documento apresentado, o presente projeto tem por objetivo promover a organização, catalogação e descrição dos autos da vara civil da Comarca de Campo Mourão entre os anos de 1972 a 1974. A partir de referencial teórico definido, busca-se fazer a leitura e catalogá-los em fichas desenvolvidas para este fim, retirando dos autos elementos que os identifique quanto a sua causa, sentença e os representados judicialmente. Na seqüência busca-se disponibilizar essas informações em banco de dados apropriado a fim de dar acesso ao público das informações extraídas. As tecnologias são produções sociais e seu uso pode garantir o acesso democrático a fontes históricas, além de assegurar a preservação física dos documentos originais. Entre os resultados esperados busca-se catalogar e digitar as informações de aproximadamente 1.500 autos e contribuir para os estudos e debates em torno da preservação da memória e do patrimônio histórico. Essas medidas permitirão o conhecimento e acesso a fontes histórica da mesorregião Centro Ocidental do Paraná desvelando conflitos e relações de poder existente entre grupos sociais.

 

AFETIVIDADE E JUVENTUDE: UM ESTUDO SOBRE OS SENTIMENTOS E EMOÇÕES A PARTIR DA REPRESENTAÇÃO DE JOVENS ESTUDANTES DE ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO

Fernanda Prestes Almeida IC-Fecilcam/Fundação Araucária, Pedagogia, Fecilcam, fer_prestes@yahoo.com.br
Ms. Cristina Satiê de Oliveira Pátaro (OR), Fecilcam, crispataro@yahoo.com.br

A pesquisa tem como temática o estudo da dimensão afetiva do ser humano, a partir da representação de jovens estudantes. Busca-se considerar a relevância tanto de aspectos cognitivos quanto afetivos do sujeito, vistos de forma inter-relacionada. Isso significa pressupor que os sentimentos, emoções e valores possuem tanta importância para o sujeito quanto aspectos como a inteligência, a razão e a lógica. Uma vez que nossos pensamentos, conhecimentos, ações e relações são orientados tanto por elementos cognitivos quanto afetivos, defende-se que a educação deve contemplar ambas as dimensões. Neste sentido, o objetivo da investigação é identificar as representações que sujeitos jovens estudantes de escola pública no município de Campo Mourão-PR possuem acerca dos sentimentos e emoções que vivenciam diante de suas atividades cotidianas e de suas aspirações para o futuro. A pesquisa propõe a aplicação de um questionário escrito a 30 jovens de 15 a 18 anos, que será analisado com base na Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. Portanto, a intenção será a de investigar de que forma os jovens representam seus sentimentos diante das diferentes situações. Em que medida possuem de fato consciência de seus próprios sentimentos e emoções? De que forma os expressam e quais os significados a eles atribuídos? Estas são algumas das questões que se colocam como pano de fundo para a pesquisa aqui proposta, que está ainda em andamento.

 

IDENTIFICAÇÃO E CATALOGAÇÃO DOS FIXOS RELIGIOSOS NA CIDADE DE CAMPO MOURÃO–PARANÁ

Gabriela Lasta, ICJ- Fecilcam/ Fundação Araucária, Colégio Estadual de Campo Mourão, gabriela_lasta@hotmail.com
Frank Antonio Mezzomo (OR), Fecilcam, frankmezzomo@gmail.com

Esta pesquisa buscou promover ações em torno da catalogação dos fixos religiosos (igrejas, escolas e estabelecimentos comerciais) da área central do município de Campo Mourão. O propósito foi coletar informações acerca da formação histórica e como esses fixos religiosos marcam a paisagem. O centro da cidade de Campo Mourão possui uma área de 4.30 Km² e está delimitado ao Norte pela Avenida Jorge Walter, ao Sul pela Avenida José Custódio de Oliveira e Rua Miguel Luis Pereira, a Leste pela Avenida Afonso Botelho e Rua Vila Rica e a Oeste pela Avenida João Xavier. Para tomar conhecimento das informações dos fixos religiosos da área central foram realizadas entrevistas com seus representantes (padres, pastores, diretores e donos de lojas) com o objetivo de coletar informações sobre a criação, objetivos da entidade, inserção social, além de leitura de textos e livros que versam sobre a história da mesorregião Centro Ocidental. As entrevistas foram realizadas no período de fevereiro a setembro de 2008. Após isso foram digitadas as entrevistas e fotografadas todas as instituições identificadas na área de estudo. Como resultado pode-se apresentar a identificação de 55 fixos religiosos e a elaboração de um mapa (croqui) cujo propósito é a localização dos fixos que compõem o centro da cidade de Campo Mourão.

 

HIGIENIZAÇÃO DOS AUTOS CÍVEIS DA COMARCA DE CAMPO MOURÃO (1962-1963)

Gislaine Maria Vaz de Oliveira ICJ-Fecilcam/Fundação Araucária,
Colégio Estadual de Campo Mourão, gi_2299@hotmail.com
Me. Fábio André Hahn (OR), Fecilcam, fabioandreh@gmail.com

O objetivo deste painel é apresentar as atividades realizadas no projeto de Iniciação Científica Junior Higienização dos Autos Cíveis da Comarca de Campo Mourão (1962-1963). O projeto foi desenvolvido em três etapas. A primeira etapa foi constituído pela formação técnica e teórica sobre a preservação documental e importância do patrimônio histórico na região de Campo Mourão. Essa etapa foi marcada inicialmente por um curso de formação técnica no Núcleo de Documentação, Informação e Pesquisa (NDP) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Toledo. Assim como, seguida de discussões temáticas e teóricas juntamente com os demais alunos bolsistas do grupo de pesquisa: Cultura e Relações de Poder. A segunda etapa foi marcada pela organização primária da documentação, classificando a documentação em local adequado para a higienização. A terceira etapa seguiu com a realização da higienização dos processos cíveis demarcados para esse projeto. Essa etapa foi composta pela limpeza do processo com pincel, retirada de grampos e colagem de nova capa de proteção com objetivo de conservação dos processos. A quarta e última etapa do projeto foi a organização secundária dos processos, com intuito de facilitar o trabalho das etapas seguintes não previstas nesse projeto.

 

JUVENTUDE E IDENTIDADE: UM ESTUDO A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DE JOVENS ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO

Graciela Aparecida Garcia Neves IC-Fecilcam/Fundação Araucária, Pedagogia, Fecilcam, graci_gn@hotmail.com
Ms. Cristina Satiê de Oliveira Pátaro (OR), Fecilcam, crispataro@yahoo.com.br

Partindo do campo da psicologia e da educação, e no intuito de compreender a constituição da subjetividade humana, a presente pesquisa tem como temática o estudo da juventude, compreendendo os jovens como sujeitos sociais e históricos. Parte-se do princípio de que a juventude não pode ser vista como uma categoria que atende a parâmetros rígidos, mas que se fundamenta em critérios sociais, culturais e históricos. Tem-se, portanto, a intenção de dar voz aos sujeitos jovens, buscando recuperar sua diversidade, suas especificidades e as diferentes formas de ser jovem na sociedade contemporânea. Neste contexto, o objetivo da investigação é o de identificar as representações que sujeitos jovens estudantes de escola pública no município de Campo Mourão-PR possuem acerca de si mesmos, de sua identidade, das atividades que realiza em seu cotidiano e de suas aspirações e planos para o futuro. Para atender a estes objetivos, a pesquisa propõe a aplicação de um questionário escrito a 30 jovens de 15 a 18 anos, que será analisado a partir da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. A pesquisa está ainda em andamento, tendo sido realizados até o momento os primeiros estudos bibliográficos da temática em questão.

 

EVASÃO ESCOLAR NO CURSO DE SEGURANÇA DO TRABALHO DO NRE DE CAMPO MOURÃO: ASPECTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EJA

Isabel Cristina Santos IC-Fecilcam/Fundação Araucária, Pedagogia, Fecilcam,
cris-bel18@hotmail.com
Simone Sandri (OR), Fecilcam, simsandri@yahoo.com.br

Este resumo trata de uma proposta de pesquisa, intitulada “A Implementação do Curso de Segurança do Trabalho do PROEJA no Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão: um estudo sobre a evasão escolar”, pesquisa esta que se iniciou em meados do corrente ano, portanto não existem dados e resultados para serem publicados nessa oportunidade. Esta proposta de pesquisa tem por objetivo principal investigar a evasão escolar do Curso de Segurança do Trabalho ofertado no Núcleo Regional de Campo Mourão, sendo que este curso está integrado ao PROEJA. Tal proposta de investigação se justifica pelos seguintes aspectos: o PROEJA é um Programa de formação do trabalhador que está em processo de implementação; necessidade de produção de conhecimento sobre o PROEJA; o estudo sobre a evasão escolar do curso em questão, permite a compreensão de elementos da implementação. A investigação apresenta a seguinte problemática: Quais as causas da evasão escolar dos alunos das 1ª e 2ª turmas do Curso de Segurança do Trabalho, oferecido pelo Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, no ano letivo de 2008? E para responder a esta problemática, a pesquisa será feita com base nos seguintes procedimentos metodológicos: levantamento e análise de documentos referências e dados sobre a temática; discussão sistematizada entre orientanda e orientadora; entrevistas com alunos desistentes das 1ª e 2ª turmas do curso, coordenação do curso e direção da escola; análise dos dados coletados nas entrevistas; disseminação dos resultados da investigação por meio da elaboração de artigos, resumos e dos relatórios parcial e final, a serem apresentado junto ao NUPEM.

 

PRESENÇA DAS RELIGIÕES NAS ELEIÇÕES PROPORCIONAIS DE CAMPO MOURÃO EM 2008

Lara de Fátima Grigoletto Bonini, IC-Fecilcam/CNPq,Turismo e Meio Ambiente, Fecilcam, larascs@hotmail.com
Frank Antonio Mezzomo (OR), Fecilcam, frankmezzomo@gmail.com.br

O projeto é pautado sobre algumas reflexões acerca das transformações que o campo religioso brasileiro tem sofrido nas últimas décadas. Uma variante interessante desta recomposição é a dilatação das fronteiras entre os campos político e religioso, sendo possível verificar que, a cada nova eleição que ocorre no país, assiste-se a presença de candidatos que reivindicam e afirmam a sua condição de agentes ou líderes religiosos. Neste contexto, o objetivo primordial desta pesquisa é analisar o desempenho e as estratégias utilizadas pelos atores religiosos na eleição proporcional do município de Campo Mourão/PR no ano de 2008. Os critérios para definir os chamados agentes, atores ou candidatos religiosos referem-se às campanhas dos que mantém, oficial ou oficiosamente, algum tipo de vínculo com a religião. Pretende-se, então, abordar as particularidades que cada candidato imprime a sua narrativa em torno das imbricações entre religião e política. De forma a reconstituir, textualmente, o entrelaçamento da trajetória pessoal, da dimensão religiosa e da dimensão política que cada candidato articula, tecendo o ponto em que estas narrativas revelam uma diversidade de percepções, tanto político-ideológicas quanto religiosas. No que se refere ao recorte têmporo-espacial, a pesquisa pretende empiricamente coletar, selecionar, produzir e interpretar criteriosamente fontes como entrevistas, gravações de programas eleitorais, jingles e demais materiais de campanha a fim de compreender a participação das religiões no cenário político mourãoense.

 

AS IMPLICAÇÕES DO CONSUMO DE DROGAS LÍCITAS NO ORÇAMENTO DAS FAMÍLIAS DO BAIRRO LAR PARANÁ DE CAMPO MOURÃO - PR

Mayara Aparecida da Silva IC-Colégio Estadual Dom Bosco, Mayara.ap@grupointegrado.br
Gislaine Simão Rupphental IC-Colégio Estadual Dom Bosco
Juliana Souza Santos IC-Colégio Estadual Dom Bosco, jull.yann@hotmail.com

Nos últimos anos, o consumo de drogas lícitas vem ganhando mais espaço em nossa sociedade. Observamos, assim, a extensão dessa prática, cada vez, mais precoce entre os adolescentes, não raro, incentivada no seio da própria família. Investigar as implicações dessa prática no orçamento familiar mensal é o objetivo deste trabalho. A partir desse enfoque nos apoiamos na literatura de LIMA (2003), HANG (2003), PENNY (2003), entre outros, que tratam dessa questão. Procuramos, também, compreender os motivos que levam ao consumo de bebidas alcoólicas e tabacos entre os membros das famílias. Para tanto, definimos como espaço de investigação o bairro Lar Paraná, no período compreendido do segundo semestre de 2008 e o primeiro semestre de 2009. Como aporte metodológico optamos pelo trabalho com questionário aberto, aplicados a noventa e seis famílias. Os resultados preliminares indicam que 60% dos entrevistados fazem uso esporádico de drogas lícitas em sua rotina diária, todavia, o gasto mensal analisado não ultrapassa 4% da renda familiar.

Nota
Orientador Prof.  Ms. Ed Carlos da Silva / Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão.

 

A QUADRA DESENCANTADA: UM ESTUDO DE COMO O PROCESSSO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PRODUZ O DESINTERESSE DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Marcos Antonio Tomadon, PDE, Uem, marcosantonio_tomadon@hotmail.com

Nas últimas décadas temos observado uma mudança no comportamento dos estudantes da Educação Básica em relação às aulas de Educação Física. O interesse que os estudantes do Ensino Fundamenta I demonstravam pelas práticas lúdicas sofre uma perda significativa ao longo do percurso do Ensino Fundamental II. Segundo Almeida (2007) os procedimentos didáticos pedagógicos do professor influenciam na qualidade das aulas e, consequentemente, na motivação dos alunos. Tal fato implica na qualidade insatisfatória das aulas de Educação Física, que apresentam baixo rendimento. Investigar os fatores pertinentes à perda de interesse dos estudantes do Ensino Fundamental II pela aula de Educação Física e pela atividade física é o objeto de nosso interesse. Para tanto, definimos alguns procedimentos metodológicos que nos fornecem os subsídios necessários para a investigação que propomos. O espaço de investigação é o Colégio Estadual Unidade Pólo de Campo Mourão no período de 2009 e 2010. O trabalho de campo ocorrerá com 25% do número total de aproximadamente 600 alunos desse seguimento. Também, entrevistaremos os professores de Educação Física, Pedagogos e professores de outras disciplinas que atuam na instituição a fim de compreendermos a consciência desses profissionais em relação às práticas desportivas. As entrevistas estão sendo realizadas com questionário fechado perscrutando aspectos que respondam aos objetivos da investigação. Os resultados preliminares indicam aspectos que pedem a releitura dos procedimentos metodológicos utilizados pelos professores de Educação Física, objetivando recobrarmos a motivação dos estudantes em relação à prática desportiva.

 

ESTUDO ACERCA DO PERFIL DOS ALUNOS DO CURSO DE SEGURANÇA DO TRABALHO/PROEJA DO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO MOURÃO

Nathielly Daiany Oliveira Santos IC-Fecilcam, Pedagogia, Fecilcam, nathy_osantos@hotmail.com
Me. Simone Sandri (OR), Fecilcam, simsandri@yahoo.com.br

A Proposta central dessa pesquisa consiste em conhecer o perfil dos alunos matriculados na terceira turma (primeiro semestre de 2009) do curso de Segurança do Trabalho/PROEJA ofertado pelo Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão. A presente proposta de investigação se encontra em fase inicial e se justifica, principalmente, pela necessidade de se produzir conhecimento sobre o processo de implementação do referido curso, uma vez de que o PROEJA é um programa recente na educação nacional, criado em 2005 pelo governo federal, tendo como um de seus objetivos o rompimento da histórica dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual no processo de formação do trabalhador. Para tanto, acredita-se ser fundamental a identificação do percurso escolar e do perfil sócio-econômico dos alunos que frequentam o curso. Esse projeto dará continuidade aos trabalhos de coletas e análises de dados realizados em 2008 em outra pesquisa, pesquisa esta que levantou as características dos alunos das primeira e segunda turmas do curso em questão. Para conhecimento do perfil dos alunos serão realizadas entrevistas para saber sobre a profissão, a jornada de trabalho, as causas que levaram à evasão escolar em períodos anteriores, o tempo disponível para os estudos, entre outras. Agregam-se às entrevistas os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento e análise de referências bibliográficas e documentais sobre o PROEJA.

 

PRESERVAÇÃO DOCUMENTAL: AUTOS DA VARA CIVIL DA COMARCA DE CAMPO MOURÃO (1967-1970)

Paula Évile Cardoso IC-Fecilcam/Fundação Araucária,
Pedagogia, Fecilcam, paulaevile@gmail.com
Me. Fábio André Hahn (OR), Fecilcam, fabioandreh@gmail.com
Dr. Frank Antônio Mezzomo (CO-OR), Fecilcam, frankmezzomo@gmail.com

O objetivo é apresentar a proposta do projeto de iniciação científica que visa à preservação dos autos da Comarca de Campo Mourão entre os anos de 1967 a 1970. A proposta é fazer a organização primária dos processos em ordem cronológica, a higienização que é composta pela retirada do pó, grampos e clipes e, por fim, o tratamento que é o arquivamento dos processos em caixas arquivo específicas com identificação.