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PAINEL

 

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE UM CONTO FANTÁSTICO NO ENSINO MÉDIO: A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR

Daiane da Silva Lourenço IC-Fecilcam, Letras, Fecilcam, dailourenco4@hotmail.com
Me. Wilson Rodrigues de Moura (OR), Letras, Fecilcam, wilsonromoura@hotmail.com

O presente projeto objetiva o estudo da literatura fantástica, gênero literário caracterizado pela inserção de fatos sobrenaturais na narrativa, e dos contos do escritor Murilo Rubião, dedicado a produção de contos fantásticos no século XX. Após conhecer melhor esse gênero literário e analisar alguns contos rubianos, procuramos compreender a importância da literatura fantástica na formação dos estudantes e de que forma os ajuda a refletir sobre a realidade que os cerca. Com tal propósito, realizamos um trabalho de leitura e interpretação do conto Os Dragões em um primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Campo Mourão. Utilizando a teoria da Estética da Recepção, percebemos como os alunos veem a literatura fantástica e a importância de textos literários em sua formação. Ainda, uma atividade de interpretação do conto nos permitiu entender como o trabalho com um texto literário pode fazer os alunos refletirem sobre os problemas da sociedade, estabelecendo uma relação entre a narrativa e a realidade.

 

CONDUTAS DISCRIMINATÓRIAS NO CIBERESPAÇO: UMA ANÁLISE DA LINGUAGEM COTIDIANA DOS ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Felipe Nakamura Bassani IC-Colégio Vicentino Santa Cruz
Janislei Dala Rosa Silva (OR), Colégio Vicentino Santa Cruz,

A linguagem, como instrumento dialógico, materializa-se e tem significação na constituição do pensamento e na formação do conhecimento do indivíduo. Desta forma, as condutas humanas, discriminatórias ou não, têm influência sobre estruturas sociais existentes sobre os agentes e atores, membros  de determinada sociedade. A  análise de diferentes usos da linguagem escrita, no chamado ciberespaço, possibilita a verificação de “modelos de agir”, descritos por Habermas (1987) e posteriormente por Bronckart (2003). Tais ações são verificadas e analisadas nas séries finais do Ensino Fundamental, como parte do chamado “Cyber bullying”. O presente trabalho apresenta o resultado de questionário lançado aos alunos das séries finais do Ensino Fundamental, analisando as marcas linguísticas de condutas discriminatórias ou “Cyber bullying”, no ambiente virtual, seja através de “Chats, Orkut, Twitter, Email, Blogs, Foto Log, My Space”, ou outro meio virtual, ou rede social.

 

SARGENTO GETÚLIO E SEU ESPAÇO: UMA RELAÇÃO DE SENTIDO METAFÓRICO

Kátia Caroline de Matia IC-Fecilcam, Letras, Fecilcam, katmat_19@hotmail.com
Wilson Rodrigues de Moura (OR), Fecilcam, wilsonromoura@hotmail.com

É propósito desta pesquisa identificar e analisar a relação de sentido constituída entre o espaço-sertão e o personagem, Sargento Getúlio, como metáforas, no romance Sargento Getúlio, de João Ubaldo Ribeiro,  conforme as concepções de metáfora e de espaço romanesco. Em Sargento Getúlio, podemos compreender as semelhanças entre o espaço e o personagem a partir do momento em que analisamos ambos como signos e símbolos que constituem entre si uma simbiose metafórica. Portanto, a proposta desta pesquisa é contribuir para a compreensão da metáfora do sertão e do espaço na constituição da personagem e da narrativa.