PALESTRA:

HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUAS

Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva (UFMG/CNPq/Fapemig)

RESUMO: Esta fala se divide em três partes. Na primeira, apresentarei uma breve descrição histórica da evolução das tecnologias no ensino de línguas desde o advento da imprensa até a atualidade com a constante emergência de ferramentas digitais. Discutirei as resistências sofridas pelo livro didático e também poroutras tecnologias que foram agregadas ao ensino de línguas. Primeiro foram as tecnologias de voz com o fonógrafo, depois a projeção de imagens, depois a junção de imagem e som até chegarmos as tecnologias digitais. Atualmente, o computador,com a reunião de inúmeras ferramentas em um só equipamento.e os aparelhos celulares e seus aplicativos estão à disposição dos professores e contam com a adesão dos alunos. No entanto, ainda há resistências à utilização das ferramentas digitais e muitos problemas com a infraestrutura nas escolas e a tendência a censurar inovações. Todas as inovações passam por etapas de difusão, resistência e graus diversos de aceitação. Segundo Bax(2003, p.24-25), existem estágios na difusão das inovações até que elas sejaminseridas na sociedade. A aceitação da inovação passa por primeiros adeptos, resistência ou ceticismo, medo ou expectativas exageradas, até que se integra em nossas atividades e se torna invisível ou normalizada. Não foi diferente com uso de tecnologias digitais, mas ao contrário de outras tecnologias que não tiveram muito adeptos, parece que as tecnologias de informação e comunicação chegaram para ficar, pelo menos no cotidiano de nossos alunos. Na segunda parte, discutirei o conceito de curadoria (seleção, classificação e apresentação de conteúdo encontrado na web) e apresentarei uma curadoria de ferramentas digitais classificadas de acordo com a proposta de Schneiderman (2003), agrupando-as em ferramentas que servem para coletar, relacionar, criar e doar. Na tereceira etapa, farei algumas considerações sobre aplicativos para telefones celulares, fazendo uma avaliação crítica de alguns aplicativos para a aprendizagem de inglês. Finalizo apresentando algumas reflexões e preocupações quanto à sofisticação tecnológica sem a devida evolução pedagógica.

Referências:
BAX, S. CALL—past, present and future.System. v. 31, p. 13–28, 2003.

SHNEIDERMAN, B. Leonardo's laptop: human needs and the new computing technologies. Cambridge, MA: MIT Press, 2003. (Edição Kindle).
Palavras-chave: Primeira palavra. Segunda. Terceira.