Apresentação

Programação

Trabalhos

Realização

Organização/Equipes

Ficha Catalográfica

Ajuda

 

COMUNICAÇÃO

 

A SIGNIFICAÇÃO, O USO E A REPRESENTATIVIDADE SOCIAL DOS ESPAÇOS PÚBLICOS URBANOS: O CASO DAS PRAÇAS SÃO JOSÉ E GETÚLIO VARGAS EM CAMPO MOURÃO/ PR

ANDRADE, Thiago Bocon. PIBIC/CNPq, Geografia, FECILCAM, thiagobocon@bol.com.br
BOVO, Marcos Clair (OR) FECILCAM, mcbovo@yahoo.com

As praças configuram áreas verdes urbanas que guardam em si a ideia intrínseca de espaços de encontro e convivência dos diferentes grupos sociais que integram o espaço urbano. Embora a representatividade social e o grau de importância das mesmas oscilem com o tempo histórico, tais espaços ainda fazem parte da organização de toda e qualquer cidade, sendo um referencial tipicamente urbano, desde os tempos mais remotos. Se as praças ainda existem de fato, é porque possuem alguma utilidade, significado e representatividade social. Mas quais são esses usos? Que significados são atribuídos as praças? Por que e por quem são usados tais espaços públicos? As famílias ainda frequentam as praças? Nesse sentido, e tentando responder a essas e demais indagações, o presente trabalho teve como objetivo discutir as duas praças centrais de Campo Mourão/ PR – Praça São José e Praça Getúlio Vargas – buscando-se verificar como se dá o uso, a percepção e consequentemente o significado social atribuído pelos usuários a esses dois espaços públicos livres. Para isso realizaram-se observações in loco para averiguar a forma de uso e apropriação dos espaços das duas praças centrais. Simultaneamente foram aplicados 80 questionários com os usuários das praças centrais de Campo Mourão, alternando-os em igual número entre as duas praças.  As entrevistas foram realizadas em diferentes dias da semana, considerando-se variadas faixas etárias para que pudéssemos compreender a representatividade e o uso social das duas praças por seus usuários ou frequentadores.

 

ANÁLISE DE CONTEÚDO E OS SENTIDOS DO PROCEDIMENTO “VAI UM” NA OPERAÇÃO DE ADIÇÃO PARA FORMANDAS EM PEDAGOGIA

BELINE, Willian. Matemática, FECILCAM, wbeline@gmail.com

O objetivo dessa pesquisa foi compreender os sentidos da expressão “vai um” relacionados à operação da adição, para acadêmicas formandas do curso de Pedagogia da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM). Os questionários respondidos pelas participantes da investigação foram interpretados à luz da Análise de Conteúdo. Neste artigo apresentam-se as definições e os procedimentos do referencial analítico assumido – a Análise de Conteúdo – e os resultados da aplicação desse referencial nos dados coletados na busca de compreender os sentidos do “vai um” para as depoentes. As respostas apresentadas nos permitem inferir sobre a necessidade de aprofundamento epistemológico quanto ao algoritmo da adição e, por conseguinte, do sistema de numeração decimal, bem como de uma maior interação entre os departamentos de Pedagogia e Matemática nas instituições de ensino superior quanto à inserção da Matemática nos currículos de Pedagogia.

 

DIAGNÓSTICO DAS PRAÇAS CENTRAIS DE MARINGÁ (PR): PROPOSTA METODOLÓGICA COM ÊNFASE NA DISCUSSÃO DE ÁREAS VERDES URBANAS

BOVO, Marcos Clair. TIDE/FECILCAM, Geografia, mcbovo@yahoo.com

A presente pesquisa tem como propósito/intenção apresentar uma análise circunstanciada da Praça Deputado Renato Celidônio, da Praça Catedral, da Praça Raposo Tavares e da Praça Napoleão Moreira da Silva localizadas na cidade de Maringá-PR, destacando seus aspectos paisagísticos e sua infraestrutura a fim de compreender a qualidade ambiental desses espaços públicos e propor medidas que auxiliem no planejamento e gerenciamento destes logradouros. Para análise realizou-se trabalho de campo com base em dois formulários: o primeiro visa à avaliação qualitativa e quantitativa especificamente da vegetação; o segundo formulário teve como objetivo fazer o levantamento dos aspectos quantitativos e qualitativos dos equipamentos e estruturas existentes em cada logradouro. Para a avaliação dos equipamentos e estruturas das praças pesquisadas, estabelecemos parâmetros fixos de acordo com a metodologia desenvolvida por De Angelis (2000), que propõe critérios para a análise das condições de conservação, disponibilidade de uso, qualidade do material utilizado, manutenção, conforto, funcionalidade entre outros. Para a avaliação qualitativa adotou-se a metodologia desenvolvida por Bovo (2009), através do uso de uma simbologia própria para os equipamentos e estruturas. Os resultados obtidos na pesquisa proporcionam: o conhecimento da real situação de cada um desses espaços; a aquisição de informações que permitam a tomada de decisões para essas áreas públicas; a análise qualitativa das estruturas e equipamentos existentes nas quatro praças; e o levantamento dos aspectos da vegetação existentes nesses logradouros.

 

A DINÂMICA ATMOSFÉRICA E A INFLUENCIA DA MASSA POLAR ATLÂNTICA NAS TERMOISOPLETAS DO OUTONODE 2008 EM APUCARANA PR.

BORSATO, Victor da Assunção. FECILCAM, victorborsato@yahoo.com.br
BORSATO, Frank Helbert. UTFPR, frankhelbert@utfpr.edu.br

Para caracterizar a dinâmica climática no outono em Apucarana que é transpassada pelo paralelo de 24º, nas proximidades do trópico de Capricórnio, fez-se a o estudo das massas de ar e elaboraram-se as termoisopletas na escala horária para a estação. O principal sistema atmosférico a atuar na estação foi massa Polar atlântica, seguida pelo sistema frontal, massa Tropical continental e pela massa Tropical atlântica. O avanço da massa polar gera os sistemas frontais, responsáveis pelas chuvas frontais e pelas fortes quedas na temperatura. Os resultados das análises evidenciam que Apucarana apresenta nesse período as características típicas de áreas transição estacional e climática. Durante os períodos de atuação da massa Polar atlântica as características do tempo são as do inverno, dias ensolarados e com forte queda da temperatura noturna. Nos dias em que atua a massa Tropical continental ou a Tropical atlântica as temperaturas são mais elevadas, principalmente no período da tarde. A zona de transição é marcada pela sucessão na atuação da massa de ar Polar atlântica, da Tropical continental, da Tropical atlântica e pelas sucessivas passagens de sistemas frontais pela região. A Polar atlântica é o sistema responsável pelas fortes quedas na temperatura e a Tropical continental pelos dias mais quentes.

 

A MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE NORMAL EM NÍVEL MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA

BRAZ, Bárbara Cândido. USF/FECILCAM, Matemática babicbraz@hotmail.com
CEOLIM, Amauri Jersi. USF/FECILCAM, ajceolim@gmail.com

Esta pesquisa teve como objetivo abordar a Matemática por meio da Modelagem Matemática com alunos do terceiro ano do Curso de Formação de Docentes, em nível médio na modalidade normal, ofertado pelo Colégio Estadual José Sarmento Filho - Ensino Fundamental e Normal, situado no município de Iretama, tornando a Modelagem Matemática um subsídio para que professores e futuros professores envolvidos neste trabalho possam desenvolver novas formas de abordagem da Matemática enquanto professores nos anos iniciais da Educação Básica. Por meio da Modelagem foi possível envolver os alunos em atividades que julgavam não ter nenhuma relação com a Matemática, disciplina esta que consideravam abstrata e sem relação com outros temas sociais. A busca pela incorporação da Modelagem Matemática como estratégia de ensino na prática docente, justifica-se pelo fato de que ela apresenta contribuições significativas no processo de ensino aprendizagem no Curso de Formação de Docentes.

 

O USO DA FOTOGRAFIA COMO METODOLOGIA DE ANÁLISE DA TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO SOB A INFLUÊNCIA DA CULTURA UCRANIANA NA MESORREGIÃO CENTRO OCIDENTAL PARANAENSE

CARVALHO, Cíntia Silvia. USF/FECILCAM, cíntia.silvia-carvalho@hotmail.com
SILVA, Sandra Izabel. USF/FECILCAM, Sandra.ruizpr@hotmail.com
HARACENKO, Adélia Aparecida de Souza (OR), USF/UEM. haracenko@gmail.com

Este resumo é resultado de um trabalho vinculado ao projeto de pesquisa em andamento, intitulado: “A Geografia da Práxis da Cultura Camponesa Ucraniana na Colonização da Mesorregião Centro Ocidental Paranaense”. Neste estudo temos como objetivo fazer uma análise da fotografia como um instrumento metodológico que permite ao geógrafo analisar e entender as transformações espaciais que sofreram influência da ação da cultura dos descendentes do povo ucraniano. O espaço geográfico delimitado como recorte geográfico destacado no projeto são os municípios de Araruna; Campo Mourão, Farol, Juranda, Mamborê, Maringá, Mato Rico, Nova Cantu, Nova Tebas e Roncador os quais fazem parte da Mesorregião Centro ocidental Paranaense. Conforme destaca Turazzi (2005, p. 2) “Fotografar é escrever (grafar) com a luz (foto)”. Assim a fotografia torna-se um instrumento de análise para a compreensão das diversas relações ocorridas no espaço, sendo esta uma mensagem e testemunho direto ou indireto das influências culturais, econômicas e sociais que permearam no desenvolvimento do espaço geográfico. Desta maneira percebemos a importância da utilização da iconografia para realização de um diagnóstico sobre a influência cultural da comunidade ucraniana na produção do espaço materializado que compreende a mesorregião centro ocidental paranaense. Igualmente este estudo procura evidenciar o valor fundamental da fotografia como acervo documental, pois quando bem acervadas, além de retratar o fato histórico - pois a fotografia traz em si mesma a imagem das pessoas e dos locais - retratará também às gerações futuras a visualização do espaço geográfico transformado.

 

A MODELAGEM MATEMÁTICA EM QUESTÕES AMBIENTAIS

CEOLIM, Amauri Jersi. TIDE/FECILCAM, Matemática ajceolim@gmail.com
ROEDER, Simone. USF/FECILCAM, Matemática, mone-math@hotmail.com
BRAZ, Bárbara Cândido. USF/FECILCAM, Matemática,babicbraz@hotmail.com

O presente trabalho tem por finalidade apresentar os resultados e análises de algumas atividades de Matemática desenvolvidas junto ao projeto intitulado “Contribuições da Pesquisa Social, da Etnomatemática e da Modelagem Matemática como intervenção em projetos escolares” pertencente ao Programa “Universidade sem Fronteiras”, no município de Iretama - Pr. O projeto tem caráter interdisciplinar e é desenvolvido nas três escolas estaduais do município. Nos limitaremos nas ações desenvolvidas em uma das escolas estaduais com os alunos do segundo ano do Ensino Médio, abordando a Modelagem Matemática como alternativa pedagógica tendo como pressuposto que o ensino e aprendizagem da Matemática podem ser potencializados ao se problematizarem situações do cotidiano. A temática proposta para o estudo da Matemática foi meio ambiente e os projetos ambientais desenvolvidos pela cidade de Iretama.

 

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE REUNIÕES VIRTUAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DISTRIBUÍDO DE SOFTWARE

CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçales. TIDE/FECILCAM, rosefran@gmail.com

O desenvolvimento distribuído de software (DDS) se constitui no desenvolvimento de software realizado por diversas equipes dispersas. Tais equipes podem estar em locais próximos ou espalhados ao redor do mundo. Além dos desafios tradicionais relacionados ao desenvolvimento de software, a distribuição global traz aos gerentes de projetos diversos outros desafios socioculturais e de comunicação que são potencializados pela distância (CIBOTTO et al., 2009). Uma das dificuldades que merece destaque refere-se à comunicação à distância entre os diversos envolvidos nos projetos, pois o idioma, o fuso horário e tempo de viagem entre outros continentes são barreiras tradicionais à comunicação entre países diferentes (Hindle, 2001). Para sanar os problemas referentes à comunicação, este trabalho propõe um modelo de planejamento de reuniões virtuais para equipes de DDS.  Neste contexto o modelo proposto está dividido em quatro fases: i) geral, no qual foram agrupadas ações que englobam a maioria das reuniões, entretanto sem se preocupar com um encontro em específico; ii)fase de pré-existência da reunião que agrupa as ações a serem tomadas antes de sua existência; iii) fase de existência da reunião, em que estão agrupadas as ações que devem ser adotadas durante o encontro; e, iv) fase de conclusão da reunião, na qual estão as ações que devem ser tomadas junto à conclusão dos trabalhos e após o término da reunião. São ao todo 32 ações distribuídas nas quatro fases, das quais todas passaram por um processo de avaliação realizado por quatro equipes, sendo três no Brasil e uma em Angola.

 

PAPEL DA APROCOR NA INSERÇÃO DE CORUMBATAÍ DO SUL NA REDE URBANA DE PRODUÇÃO DA FRUTICULTURA E OLERICULTURA

COLAVITE, Ana Paula. PG/UEM, TIDE/FECILCAM, apcolavite@hotmail.com
PASSOS, Messias Modesto dos (OR) UEM, mmpassos86@gmail.com

O presente trabalho objetiva discutir como o município de Corumbataí do Sul tem adquirido centralidade na rede urbana de produção agrícola, com o desenvolvimento da fruticultura e da olericultura, organizadas através da APROCOR (Associação de Produtores de Corumbataí do Sul – PR) e da COAPROCOR (Cooperativa Agroindustrial dos Produtores de Corumbataí do Sul) que atuam incentivando os pequenos proprietários da região a trabalharem com a diversificação da produção agrícola. Investiga-se ainda de que forma estas ações tem interferido na formação socioespacial regional, adotando como base teórica especialmente trabalhos de Milton Santos e Roberto Lobato Corrêa, que discutem formação socioespacial, redes urbanas e centros de gestão do território. A pesquisa se estrutura na análise de dados estatísticos oriundos da APROCOR que demonstram a evolução do cultivo de produtos oriundos da olericultura e da fruticultura (em especial o maracujá), para o município de Corumbataí do Sul e arredores. Diante das breves análises apresentadas pode-se perceber que o município de Corumbataí do Sul tem adquirido centralidade na rede de produção de frutas e verduras, e através do associativismo e cooperativismo tem-se colocado no mercado com maiores possibilidades de concorrência com outras regiões produtoras. A rede, de diversificação da produção agrícola, evolui horizontal e verticalmente e tem produzido mudanças significativas na economia local, com aumento do PIB e melhorias na distribuição de renda, cuja tendência aponta para a constante ampliação de sua atuação, uma vez que muitos são os pequenos municípios que se encontram em situação decadente e necessitando de alternativas ao desenvolvimento econômico e social.

 

IMPLANTAÇÃO DA FRUTICULTURA NOS  PRÉ-ASSENTAMENTOS IRMÃ DOROTY E NOSSA SENHORA DO CARMO, DO MUNICÍPIO DE BARBOSA FERRAZ

CONCEIÇÃO ,Josiane Ferreira da. USF/ FECILCAM, Agronomia, agrojosi@hotmail.com
ANDRADE, Áurea A. Viana de. USF/FECILCAM/Geografia, aureavgeo@yahoo.com.br

O Projeto de Extensão Educação, Formação Técnico/Pedagógico da Fruticultura nos Assentamentos da Microrregião de Campo Mourão – EDUFRUTI, vinculado ao Programa Universidade Sem Fronteiras, tem como objetivo implantar ações que cooperem com o desenvolvimento integral, humano e social nos assentamentos. Uma de suas metas é a orientação técnico-pedagógica para o cultivo e manejo da fruticultura, especialmente nos pré-assentamentos Irmã Doroty e Nossa Senhora do Carmo, do município de Barbosa Ferraz. Inicialmente buscamos entrevistar os camponeses acampados e aplicamos um questionário com objetivo de levantar as frutas de preferência de todos, obtivemos como resultado a implantação da produção do maracujá, do abacaxi e da melancia. Após o resultado obtido, buscamos uma parceira com o IAPAR, para orientação e difusão dos conhecimentos sobre as condições viáveis para implantação das frutas indicadas.  Estamos organizando a implantação de duas Unidades Demonstrativas das culturas de maracujá e melancia nos pré-assentamentos, após sua implantação faremos dia de campo para que outros assentados da região possam conhecer o funcionamento dessas unidades.

 

O PARQUE URBANO NA INTERFACE DAS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NO ESPAÇO GEOGRÁFICO DA CIDADE DE CAMPO MOURÃO/PR

CONRADO, Denner. PICV, Geografia, FECILCAM, denner_axl@hotmail.com
BOVO, Marcos Clair (OR), Fecilcam, mcbovo@yahoo.com
Grupo de Estudos Urbanos da Fecilcam - GEURF

Os Parques urbanos conhecidos atualmente materializados em áreas verdes para o contexto das cidades têm sua gênese segundo Scalise (2002), na Inglaterra, juntamente com a Revolução Industrial, processo desencadeado naquele país no século XVIII. Contemporaneamente, os parques urbanos se constituem em exímios locais onde inúmeros benefícios se completam, ou seja, a grande maioria das áreas verdes urbanas caracterizadas pelos parques no contexto das cidades institui o lazer para grande parte da sociedade; atua na percepção ambiental das pessoas instituindo assim novos valores; contribui positivamente para a estética e consequentemente promove a imagem de determinada cidade. O Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira contempla este cenário benéfico para o contexto urbano e no caso da cidade de Campo Mourão tal espaço é uma das áreas verdes mais frequentadas e se consagrou ao longo dos anos como a “primeira” imagem da cidade. Um dos componentes deste parque, o lago, foi elaborado a partir da efetivação do Programa Cura, que tinha por objetivo segundo o urbanista Campos Fest (2005) “efetivar a ocupação de lotes urbanos ociosos” efetivando assim o fenômeno da urbanização, atestando que Campo Mourão na época em que fora implantado tal programa, possuía uma população urbana muito baixa. Consideramos o Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira para o contexto urbano de Campo Mourão, como um espaço legitimador de tais transformações e a consequente valorização do lote urbano.

 

NOTAS PRELIMINARES SOBRE A NOÇÃO DE MUNICÍPIOS PERIFÉRICOS NO ESTADO DO PARANÁ

COSTA, Fábio Rodrigues. TIDE/FECILCAM, fabiorcmestrado@bol.com.br

A presente pesquisa, em fase inicial de elaboração, tem como objetivo estudar as contradições presentes no espaço geográfico que conduziram à constituição de municípios dinâmicos e municípios periféricos a partir da década de 1970, através da reestruturação nas bases produtivas, especialmente a modernização da agricultura e a industrialização. O enfoque será em municípios com população inferior a cinco mil habitantes caracterizados pela: esvaziamento populacional, subordinação hierárquica, dependência econômica, predomínio do setor econômico tradicional e baixos indicadores sociais. O estudo se justifica em razão do número reduzido de trabalhos que discutem a temática e a necessidade de apontar novas possibilidades para o desenvolvimento social local. O método de interpretação utilizado será o materialismo histórico-geográfico e para o desenvolvimento serão utilizadas referências bibliográficas, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Economico e Social – IPARDES e pesquisa de campo.

 

AS ATIVIDADES DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA DA FECILCAM

COQUEIRO, Valdete dos Santos. TIDE/FECILCAM, vcoqueiro@yahoo.com.br
PAULA, Haiane Regina de. Matemática, FECILCAM, haiani_@hotmail.com
WAIDEMAN, Adriele Carolini. Matemática, FECILCAM, adrielew@yahoo.com.br

O presente artigo respalda-se nos estudos de Lorenzato (2006) para tratar dos objetivos e materiais do Laboratório de Ensino de Matemática – LEM – bem como da importância deste ambiente na formação inicial de professores de Matemática em uma instituição de Ensino Superior. Constitui-se também de um relato sobre como o projeto de funcionamento do LEM tem sido desenvolvido, por professores e acadêmicos do curso de Matemática da Fecilcam, de forma a atender os alunos da Educação Básica e professores em uma formação do tipo continuada. Nessa formação, busca-se proporcionar aos docentes oportunidades de aprofundamento de seus conhecimentos teóricos em atividades práticas e lúdicas de ensino de Matemática. Serão destacados ainda os objetivos do projeto, além das atividades desenvolvidas, as quais se caracterizam por desenvolver a capacidade do educando de aprender e conhecer mais concretamente os conteúdos matemáticos, por meio de jogos e materiais manipuláveis.

 

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE TECNOLOGIAS ÉTICA E ECOLÓGICAMENTE ADEQUADAS NA CASA FAMILIAR RURAL DO MUNICÍPIO DE IRETAMA – PR

CRISPIM, Jefferson de Queiroz. TIDE, CNPq, GP/GEMA, FECILCAM, jeffersoncrispim@yahoo.com.br
PAROLIN, Mauro. CNPq, GP/LEPAFE, FECILCAM
mauroparolin@gmail.com
ARAÚJO, Elba Priscila. CNPq, CIES,
elba_priscila@hotmail.com

Foram instaladas duas Estações de Tratamento de Esgotos por zona de raízes na Casa Familiar Rural no município de Iretama conforme o projeto CNPq 556116/2009-7 com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos alunos e professores da escola. A instalação das ETE’s proporcionou o tratamento de todo o esgoto de águas negras (banheiro) e águas cinzas (lavanderia e cozinha). O efluente tratado liberado na saída das estações possui uma purificação de 90% e está sendo utilizado na irrigação de bananeiras e limoeiros, sem a necessidade de confecção de sumidouros ou realizar despejo em corpos hídricos, além de proporcionar e melhorar a produção de frutas consumidas.  As Casas Familiares Rurais (CFR) tiveram origem na França em 1937, e no Brasil iniciaram em 1984 no Estado de Pernambuco e no Sul do país, com discussão dos agricultores e envolvimento das comunidades (VISBISKI e NETO, 2004). No município de Iretama, a Associação da Casa Familiar Rural foi Fundada em 06 de junho de 1992, é uma associação sem fins lucrativos, com sede no Centro de Produção Agropecuário. No desenvolvimento do projeto serão aplicadas mais três técnicas de gestão ambiental e posteriormente repassadas as famílias dos jovens que estudam na CFR por meio de palestras e acompanhamento técnico, visando desenvolver a conservação de nascentes a montante da CFR através da vegetação ripária e solo-cimento, com o intuito de preservar a qualidade das águas, apresentando alternativas de conservação e preservação ambiental. A terceira técnica será a captação da água da chuva utilizando equipamentos de baixo custo e aproveitamento desta em banheiros e irrigação da horta. A quarta tecnologia será a confecção de aquecedores ecológicos que auxiliará no aquecimento da água de banho. O trabalho interdisciplinar será importante e fará da CFR um projeto piloto e referencial em pesquisas socioambientais.

 

CONDIÇÕES HÍDRICAS EM ANOS CLASSIFICADOS COMO NEUTROS E A PRODUTIVIDADE DA CULTURA DO CAFÉ (COFFEA ARABICA) NO MUNICÍPIO DE CORUMBATAÍ DO SUL, PR

DOMINGUES, I.A.S. Pró-DEPPEC, FECILCAM, souzaivonetei@gmail.com

Esta pesquisa teve por objetivo verificar as condições hídricas em anos classificados como neutros e sua influência na produtividade da cultura do café no município de Corumbataí do Sul, PR. Município este pertencente à microrregião de Campo Mourão, PR, localizado nas coordenadas de 24º06’ S de latitude e longitude de 52º07’ W, com altitudes aproximadas de 650m. A cultura do café no município de estudo é base da economia local. Essa cultura exige para o seu bom desenvolvimento temperatura média anual de em torno 19ºC e 22ºC (mínima de 4 a 5ºC e máxima de 30 a 31ºC), chuva de aproximadamente 1500 a 1800mm anual e altitudes em torno de 400 a 1400m. Utilizou-se dados de chuva e de temperatura de 31 anos e de produção agrícola de 20 anos. Os dados de clima foram obtidos da ECPCM (Estação Climatológica de Campo Mourão) e os de produção por meio do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Outras variáveis hídricas utilizadas foram excedentes e deficiências hídricas, calculadas por meio do Balanço Hídrico Normal. Esses dados foram submetidos à análise estatística de regressão e correlação para verificação do relacionamento das variáveis do clima e a produtividade do café. A área se caracteriza com média de chuva de 1640,4mm e temperatura do ar média de 21,2ºC e produtividade média do café de 1.005 kg/ha. Por meio da análise estatística obteve-se correlação forte positiva e significativa para as variáveis chuva e excedente hídrico na produtividade, indicando que havendo aumento das variáveis hídricas há aumento de produtividade do café.

 

GEOMETRIA DO TÁXI: A MENOR DISTÂNCIA ENTE DOIS PONTOS NEM SEMPRE É COMO PENSAMOS

FUZZO, Regis Alessandro. PIBC/Fundação Araucária, FECILCAM, regisfuzzo@gmail.com
REZENDE, Veridiana (OR), TIDE/FECILCAM, rezendeveridiana@gmail.com
SANTOS, Talita Secorun dos (CO-OR), TIDE/FECILCAM, tsecorun@hotmail.com

Este trabalho visa divulgar a Geometria do Táxi em meio acadêmico e científico, pelo fato de ser uma geometria ‘um pouco diferente’ daquela que estamos habituados, a Geometria Euclidiana.  A ideia de estudar a Geometria do Táxi, que é uma Geometria Não-euclidiana, se deve ao fato dela ser mais adequada para descrever a distância entre dois pontos de uma cidade do que Geometria Euclidiana. Atento a isso, as Diretrizes Curriculares da Educação Básica Matemática do Estado do Paraná (DCE) traz o conteúdo estruturante geometrias se desdobrando em quatro conteúdos específicos entre eles noções básicas de Geometrias Não-euclidianas. Por conta disso, vemos a importância do estudo desta geometria no contexto escolar. Desta forma, encontra-se neste artigo um breve histórico sobre a Geometria do Táxi. Também são introduzidos conceitos iniciais sobre a métrica utilizada na Geometria Euclidiana e a métrica utilizada na Geometria do Táxi. Além disso, são relatadas algumas comparações entre estas duas geometrias em várias situações como a rotação e translação de eixos, a distância entre dois pontos e a desigualdade triangular, para que o leitor possa compreender algumas semelhanças e diferenças entre elas. Portanto, este trabalho pode ser de grande auxílio para estudantes de matemática, bem como professores da rede básica de ensino, além de todos os leitores interessados neste assunto, de modo a contribuir no seu conhecimento sobre a Geometria do Táxi.

 

O ÍNDICE DE CONFORTO AMBIENTAL EM MARINGÁ E CAMPO MOURÃO EM 2008 E OS SISTEMAS ATMOSFÉRICOS

JUNIOR, Samuel A. F. PIC, FECILCAM, samuelquerencia@hotmail.com
BORSATO, Victor da A. (OR) FECILCAM, victorborsato@yahoo.com.br

Os municípios de Campo Mourão e Maringá se localizam na zona de transição climática, entre o clima tropical e o subtropical. A distancia entre elas é de 90Km. Maringá é atravessada linha do trópico e Campo Mourão está a 0,5º ao sul dela. Nos meses de inverno predomina a atuação dos sistemas polares com temperatura amenas, nos meses de verão, os sistemas de baixa pressão prevalecem e impões suas características com altas temperaturas e Índice do Conforto Ambiental (ICA) na faixa do máximo desconforto. No ICA consideram-se mais três faixas: grande desconforto, nenhum desconforto e sensação de frio. Estudou-se o ano de 2008 para as duas localidades e os resultados mostram que na estação quente o índice grande desconforto se amplia e o nenhum desconforto que é o ideal se contrai. Nos meses mais frios a massa Polar atlântica se intensifica e causa queda na temperatura que se reflete no ICA, gerando o índice na faixa sensação de frio e na grande maioria das vezes ela também causa a ampliação da faixa nenhum desconforto. O objetivo principal da pesquisa foi a elaboração de histograma mensais para comparar o ICA nas duas cidades e os histogramas evidenciaram que Campo Mourão apresenta na faixa mais frio e mais agradável uma amplitude maior do que Maringá. O estudo mostra que na região o ICA também é conseqüência da circulação regional e os índices do conforto ambiental variam de acordo com o sistema atmosférico atuante.

 

INVESTIGAÇÃO EXPERIMENTAL DO EFEITO MAGNETO-ÓPTICO EM GLICERINA DOPADA COM FERROFLUIDO

LACZKOWSKI, Ivan Marcelo, PG/FECILCAM, laczkowski@ig.com.br
FERNANDES, Paulo Ricardo Garcia, OR, UEM,
pricardo@dfi.uem.br
MENDES, Renio dos Santos, CO-OR, UEM,
rsmendes@dfi.uem.br

            Neste trabalho, investigamos experimentalmente o efeito magneto-óptico em uma amostra de glicerina dopada com ferrofluido, enfatizando a sua relação com os processos birrefringência induzida e de relaxação (Odenbach, 2009).  Para auxiliar nossa pesquisa, realizamos uma montagem experimental de transmitância óptica de luz polarizada. O experimento funciona da seguinte forma: um feixe de luz laser atravessa a mistura que está entre polarizadores cruzados. Os ângulos do polarizador (P) e do analisador (A) estão a 45o e −45o, respectivamente, em relação as linhas de campo magnético e 90o entre si (Born, 1999). Esse feixe de luz é captado por um fotodiodo que está interfaceado a um microcomputador. A amostra fica encapsulada em uma cubeta de vidro de seção retangular no centro de um eletroímã com campo magnético pulsado em uma frequência de um 1.0 Hz, e intensidade de ≈ 500 Gauss. Por fim, fazemos uma discussão sobre os procedimentos matemáticos empregados para analisar os dados experimentais, e apresentamos esses procedimentos como um método para o estudo dos processos de birrefringência induzida dinamicamente.

 

INFLUÊNCIAS DO CAPITAL NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO E DINAMIZAÇÃO POPULACIONAL DO MUNICÍPIO DE RONCADOR/PR

LOCH, Solange Ap. PICV/FECILCAM, Geografia, FECILCAM, solangeloch@yahoo.com.br
COSTA, Fábio Rodrigues (OR), FECILCAM, fabiorcmestrado@bol.com.br

O presente trabalho aborda a dinamização populacional do município de Roncador/Pr. influenciada pelos interesses da expansão do capital. Como procedimentos metodológicos utilizou-se referencial teórico inerente ao tema pesquisado, dados oficiais do município disponibilizados por órgãos estatísticos, além de pesquisa de campo quantitativa e qualitativa. O município de Roncador apresenta uma economia predominantemente agrícola, população insatisfeita com a qualidade de vida e todos os indicadores sociais abaixo da média do estado do Paraná. Tais constatações podem ser explicadas pelo modo em que houve a dinâmica da população e a produção do espaço geográfico, ambas influenciadas pelo capital.

 

A IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO HÍDRICO: O CASO DO RIO DO CAMPO


MACHRY, Carine Letícia. G/FECILCAM, Geografia,
carinemachry@hotmail.com
SANTOS, Vanessa Cristina. G/FECILCAM, Geografia, cris_ness@hotmail.com
PAULA, Patrícia Fernandes (CO), Geografia, FECILCAM, patyfernandes@hotmail.com

A água é um dos recursos naturais mais importantes, tem usos múltiplos e sua demanda é crescente. Embora seja um recurso renovável, está cada vez mais difícil encontrá-la disponível com boa qualidade. Para o gerenciamento de Bacias Hidrográficas, diversos estudos se fazem importantes, entre eles o monitoramento da qualidade da água. O objetivo da pesquisa foi analisar as sub-bacias hidrográficas Água do Boldão e Água das Barras, pertencentes à Bacia Hidrográfica Rio do Campo. Foram analisadas suas características físicas, as atividades nelas desenvolvidas, os atores sociais e o tipo de manejo nelas empregados. A Bacia Hidrográfica Rio do Campo, manancial de abastecimento de onde a Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), faz a captação e tratamento da água para a população de Campo Mourão. As águas do Rio do Campo vêm apresentando crescimento nos índices de turbidez, o que sugere a entrada excessiva de sedimentos no rio. Essas informações foram obtidas, por meio de monitoramentos que geraram dados sobre variáveis que indicaram a quantidade disponível e a qualidade das águas nas sub-bacias. Segundo Braga et al (2006) a informação sobre a qualidade da água é necessária para que se conheça a situação dos corpos hídricos com relação aos impactos antrópicos na bacia hidrográfica. O monitoramento apresentou a necessidade de mudanças em algumas práticas de manejo, supervisionadas por técnicos responsáveis, para que os agricultores desenvolvam processos de preparo e conservação do solo, tais como: curvas de nível de acordo com o percentual de declividade, caixas de contenção ao longo das estradas e plantio em nível.

 

OS JOGOS NA SALA DE APOIO

MULLER, Andréia Paula. USF/FECILCAM, Matemática, andreiamiiller88@hotmail.com
TAVARES, Rodrigo da Silva, USF/FECILCAM, Matemática, digsnanet@hotmail.com
COQUEIRO, Valdete dos Santos (OR) FECILCAM, vcoqueiro@yahoo.com.br

A presente pesquisa está vinculada ao Projeto Universidade Sem Fronteiras: Formação Continuada para o Ensino da Matemática: Uso de Jogos e Materiais Didáticos que integra o subprograma de apoio às licenciaturas pertencentes ao Programa Universidade Sem Fronteiras, aplicado nos Colégios Estaduais Aníbal Khury e José Sarmento Filho no município de Iretama – PR. Inicialmente será feita uma reflexão com os professores da sala de apoio e regular sobre o uso de jogos matemáticos e materiais manipuláveis como alternativa metodológica que possa contribuir significativamente na aprendizagem dos  conteúdos de matemática.  Na sequência será realizada uma análise investigativa de como os jogos e materiais didáticos utilizados nas aulas da sala de apoio possam ter a mesma eficácia na aprendizagem nas aulas das salas regulares de 5ª série nestes colégios que está sendo desenvolvido o projeto.

 

O APORTE ORGANIZACIONAL E INSTITUCIONAL PARA O FORTALECIMENTO DA CADEIA TRITÍCOLA DO MUNICÍPIO DE PALOTINA, OESTE PARANAENSE

OSTROSKI, Diane, UFPR, dianeostroski@ufpr.br
VANZELLA, Edson, UFPR, edson.vanzella@hotmail.com
KRONBAUER, Eliane Schwingel, UFPR, elianekronbauer@yahoo.com.br

No Brasil o cultivo do trigo acontece desde o descobrimento, passando por fases de insucesso e outras de adaptação ao clima e solo, atingindo bons patamares produtivos até o final de 1990, quando as políticas governamentais que protegiam e incentivavam a produção deixaram de existir. Além disso, acordos em função do Mercosul facilitaram a entrada do grão argentino no país, dificultando ainda mais a comercialização interna do trigo. O estado do Paraná é o maior produtor nacional, prevendo 3,142 milhões de toneladas para 2010 (21,5% da produção nacional), segundo a SEAB-PR, sendo a microrregião de Toledo uma das maiores produtoras do Estado. O município de Palotina é foco deste estudo, onde se procurou analisar os principais programas voltados à atividade tritícola nacional e localmente, assim como, as principais instituições de suporte ao fortalecimento da cadeia local. O processo de transformação do cereal e sua influência para a produção no município também são fatores analisados neste estudo. Para tanto, utilizou-se pesquisa de campo, com entrevistas semi-estruturadas, direcionadas aos diversos elos da cadeia no município de Palotina. Os dados podem comprovar que nesta localidade é inexistente a participação do pequeno produtor. As instituições estão comprometidas com o setor, mas não conseguem por si só alavancar a atividade. O processamento local tem grande representação nacional, mas trabalha com a importação do produto, dificultando a ação local.

 

REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS DOS INDICADORES ESTATÍSTICOS DA MESORREGIÃO CENTRO OCIDENTAL PARANAENSE COM DESTAQUE PARA O CONTEXTO DE CORUMBATAÍ DO SUL

PAGLIARINI JR., Sérgio Norberto. PICV, FECILCAM,sehrggio@hotmail.com
COLAVITE, Ana Paula (OR), FECILCAM, apcolavite@hotmail.com

A execução deste projeto baseou-se na análise dos contextos econômico e social do município de Corumbataí do Sul frente aos demais municípios da Mesorregião Centro-Ocidental Paranaense, com base nos indicadores estatísticos: IDH-M,L,E,R (Índice de Desenvolvimento Humano – Municipal, Longevidade, Escolaridade, Renda); PIB per capta (Produto Interno Bruto por habitante); Taxa de Urbanização; Índice de GINI; Taxa de Pobreza; População e densidade demográfica. Tais índices foram representados em mapas temáticos através do software de Cartografia Digital: Philcarto, sob os métodos coroplético e círculos proporcionais, totalizando 09 mapas temáticos. Os mapas serviram de suporte para a análise da situação socioeconômica dos municípios componentes da área em estudo, onde fica evidente a discrepância econômica e social existente entre esses e a situação desfavorecida em que Corumbataí do Sul se encotra.

 

AVALIAÇÃO DAS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO POR ZONA DE RAÍZES INSTALADAS EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS

PAROLIN, Mauro. CNPq, FECILCAM, mauroparolin@gmail.com
CRISPIM, Jefferson  de Queiroz. CNPq, FECILCAM, jeffersoncrispim@hotmail.com
SANTOS, Manoel Serino dos. Bolsista ITI-A (CNPq), FECILCAM,
manoelguartela@hotmail.com

A busca por estruturas de saneamento mais sustentáveis e ao mesmo tempo mais baratas leva indubitavelmente ao sistema por zona de raízes que utiliza plantas para o  tratamento de águas residuais. Nesse sistema o esgoto bruto é lançado através de uma rede de tubulações perfuradas que é instalada logo abaixo da zona de raízes da área plantada (KAICK, 2002). Conforme recursos adquiridos do CNPq foram instaladas 20 Estações de Tratamento de Esgoto por Zona de Raízes (ETEZR’s) em pequenas propriedades rurais (10 no município de Campo Mourão e 10 no município de Rancho Alegre d’Oeste). O presente estudo avaliou a manutenção dessas Estações através de visitas mensais nas propriedades. As observações levaram em conta: i) entupimento; ii) lixo; iii) limpeza da caixa de gordura; iv) troca do carvão da bomba de lavanderia; v) reconstrução; v) cuidados na limpeza e envolvimento por parte dos moradores. Os resultados indicaram problemas em 40% das ETEZR’s. Em 50% dos domicílios os moradores vêm as Estações como experimento científico, não como um instrumento de tratamento de esgoto instalado em sua residência. É importante salientar que as ETEZR’s que apresentaram problemas estão localizadas nos domicílios em que os moradores vêm as Estações como experimento científico. As ETEZR’s apresentam uma excelente alternativa para o tratamento de esgoto domiciliar, principalmente para regiões em que o saneamento básico é inexistente, entretanto, é necessário que tal prática seja acompanhada por um amplo programa de conscientização ambiental.

 

MÉTODOS DE FILTRO PARA PROGRAMAÇÃO NÃO LINEAR: ESTUDO DE UM ALGORITMO GLOBALMENTE CONVERGENTE

PERIÇARO, Gislaine Aparecida. TIDE/FECILCAM, gpericaro@gmail.com

O problema matemático de minimizar uma função de várias variáveis com valores restritos a uma determinada região do espaço multidimensional, representada por restrições de igualdade e/ou desigualdade, surge frequentemente em situações práticas de tomada de decisões e pertence a uma classe de problemas matemáticos denominada Programação Não Linear. Para solucioná-lo nos deparamos com dois objetivos conflitantes: reduzir a função objetivo e obter viabilidade. Uma das formas de combinar esses critérios é fazer uso das funções de mérito, que possuem alguns inconvenientes como, por exemplo, a escolha do parâmetro de penalidade. Como alternativa aos métodos que utilizam essas funções, Fletcher e Leyffer (2002) introduziram os chamados Métodos de Filtro, que definem um critério de aceitação do passo, cujo objetivo é induzir a convergência interferindo o mínimo possível nos passos obtidos pelo algoritmo empregado no problema de otimização com restrições. O objetivo desse trabalho é discutir as idéias por trás dos métodos de filtro, bem como apresentar um algoritmo geral de filtro reto globalmente convergente, proposto por Ribeiro, Karas e Gonzaga (2008), que consiste basicamente em calcular um ponto não proibido pelo filtro a partir do ponto corrente, permitindo uma grande liberdade para o cálculo do passo. Faremos uma discussão acerca das hipóteses que devem ser satisfeitas para garantir a convergência do algoritmo.

 

AVALIAÇÃO DAS FORMAS DE FITÓLITOS PRESENTES EM Cyperus giganteus Vahl (Cyperaceae)

RASBOLD, Giliane Gessica. ITI-A/FECILCAM, CNPQ, Engenharia Ambiental/UTFPR, gily_giliane@hotmail.com
CAXAMBÚ, Marcelo Galeazzi. UTFPR, mgcaxambu@yahoo.com.br
PAROLIN, Mauro (OR) FECILCAM, mauroparolin@gmail.com

Os fitólitos são corpos micrométricos de opala silicosa precipitada ao longo da vida nos tecidos de plantas, cuja principal função é criar estruturas de sustentação, principalmente em gramíneas (Barboni et al., 1999). O fitólito é um dos registros fósseis terrestres mais duráveis, e, uma importante ferramenta de interpretação nos estudos paleoambientais e arqueológicos. Diante da resistência e potencial de preservação o uso fitólitos tem fornecido respostas positivas nas reconstruções paleoambientais, podendo confirmar informações polínicas ou até mesmo fornecer dados botânicos adicionais não acessíveis apenas com dados palinomórficos e/ou outros indicadores proxy. A pesquisa é inédita e mostra os tipos de fitólitos da espécie Cyperus giganteus Vahl que predominam na raiz adventícia, no rizoma, no caule, bráctea, bainha, espigueta e no fruto da espécie. As preparações de lâminas permanentes de microscopia foram operadas separando-se pequenas porções de tecido vegetal, que foram fervidas em ácido nítrico 65%, lavando-se o material em água destilada inúmeras vezes sendo a última com álcool 70% (via centrifugação). Terminada esta fase foram pingadas duas gotas do material em lâminas que posteriormente foram secas em chapa aquecedora, secas, as lâminas foram esfriadas e cobertas com Bálsamo do Canadá® e lamínula. Os tipos predominantes de fitólitos em C. giganteus são: i) na raiz adventícia - retangulares, lobado, trapézio ondulado e trapézio ondulado robusto; ii) no rizoma (raros) - retangulares; iii) na bainha e no fruto (raros) - equinata; iv) na bráctea trapézio ondulado; iv) no caule - retangulares, trapézio ondulado de um lado e sela; v) na espigueta - trapézio ondulado, trapézio ondulado robusto e retangular.

 

O ÍNDICE DE CONFORTO AMBIENTAL EM DEZEMBRO DE 2008 EM CAMPO
MOURÃO/PR E OS SISTEMAS ATMOSFÉRICOS.

ROSARIO, Daiani de Paula. daiani0507@gmail.com
Borsato, Victor da Assunção. FECILCAM, FAFIJAN, victorborsato@yahoo.com.br

A cidade de Campo Mourão no Noroeste do Paraná esta localizada nas proximidades do trópico de Capricórnio na zona de transição climática entre o clima tropical e o subtropical. Nos meses mais quentes predomina a atuação dos sistemas de baixa pressão, os quais impõem suas características, altas temperaturas e elevada umidade relativa com chuvas torrenciais. Como a temperatura é o principal elemento que influência no Índice do Conforto Ambiental (ICA), estudou-se o ICA para o mês de dezembro de 2008. Ele é um mês mais quente, por isso, prevalece os sistemas de baixa com a atuação das massas Tropical continental e/ou Equatorial continental. O objetivo principal da pesquisa foi a elaboração de um histograma para se analisar o comportamento do ICA e compara-lo com os sistemas atmosféricos atuantes. O histograma foi elaborado na escala horária e analisado, os resultados mostram que na zona de transição e na latitude do trópico de Capricórnio, o comportamento térmico é também consequência da circulação regional, ou seja, da dinâmica atmosférica. O histograma evidenciou também, que os índices do conforto ambiental oscilam conforme o comportamento térmico têmporo-espacial, consequência da atuação dos sistemas atmosféricos, principalmente o da massa de ar Tropical continental e o da Equatorial continental, responsáveis pelo elevado índice do grande desconforto ambiental.

 

DESENVOLVIMENTO DE ALGORITMOS MATEMÁTICOS APLICADOS A CONFIABILIDADE ESTRUTURAL

SANTOS, Solange Regina dos. PG /Fundação Araucária, TIDE/FECILCAM, solaregina@gmail.br
MATIOLI, Luiz Carlos (OR) UFPR, silva@fecilcam.br

Na engenharia diversos estudos têm sido desenvolvidos com o objetivo de analisar a capacidade de uma estrutura suportar a solicitação imposta durante a sua vida útil. O cálculo da probabilidade de falha de uma estrutura envolve um grande número de variáveis aleatórias e possui um grande custo computacional. Vários algoritmos foram desenvolvidos para a determinação da probabilidade de falha, sendo o mais conhecido o algoritmo HLRF desenvolvido em 1974 por Hasofer e Lind e aperfeiçoado em 1978 por Rackwitz e Fiessler. No entanto, diversas melhorias têm sido feitas no decorrer dos anos, pois na sua forma original o HLFR mostra-se instável podendo não convergir. Sob o enfoque da Otimização, o problema de convergência do algoritmo HLRF é um importante campo para pesquisas. Neste sentido, esta pesquisa propõe um algoritmo para o cálculo da probabilidade de falha de uma estrutura que consiste em duas fases: viabilidade e otimalidade. Na fase de viabilidade o objetivo é obter um ponto que reduz uma medida de inviabilidade e na fase de otimalidade procura-se reduzir o valor da função objetivo em relação ao ponto obtido na fase de viabilidade. Nesse algoritmo as fases são mais independentes em relação a outros e, além disso, não é necessária a manutenção da viabilidade a cada iteração. Estudos têm mostrado que a taxa de convergência do método proposto é da mesma ordem que o método do gradiente projetado. O desempenho do método é comparado com os resultados de funções de referência na literatura especializada, mostrando assim a aplicabilidade de tal pesquisa.

 

ESTUDO DAS RELAÇÕES SOCIAIS NO PRÉ - ASSENTAMENTO NOSSA SENHORA DO CARMO

SILVA,A Viviane. PICV /USF/FECILCAM, vivianeapsilva@yahoo.com.br
ANDRADE,V.A. Áurea (OR) FECILCAM, aureavgeo@yahoo.com.br

O presente ensaio discuti as relações sociais tecidas no pré-assentamento Nossa Senhora do Carmo no município de Barbosa Ferraz-PR. O Pré-assentamento esta vinculado ao Movimento dos Trabalhadores rurais Sem Terra (MST), os movimentos sociais e a luta dos camponeses fazem parte da historia do Brasil, desde a colonização, a ocupação e o uso do solo forjam disputas envolvendo diferentes atores sociais por território para diferentes fins. A classe dominada ainda resiste ao latifúndio, os assentamentos tornam se uma forma de resistência ao capital.  Em resumo a evolução histórica da estrutura fundiária brasileira sempre esteve atrelada a determinados grupos, levando a exclusão de outros. O Pré- assentamento Nossa Senhora do Carmo emergiu na região em 2002 por meio do processo de ocupação da Fazenda São Paulo, desde então oito famílias ocupam uma área estimada em oitenta alqueires e produzem nessa área feijão, mandioca e milho, além de criarem alguns animais como caprinos, suínos e bovinos. A pesquisa tem por objetivo analisar as territorialidades dos sem terras, na tentativa de compreender o território dos acampados na sua totalidade. Abordaremos a realidade vivenciada pelas famílias, suas relações internas, uso e ocupação da terra, bem como as relações com atores externos.  Para o desenvolvimento deste trabalho analisamos dados secundários, levantamento bibliográfico, elaboração questionários e realização de entrevistas junto aos pré-assentados, bem como entrevistas na Prefeitura Municipal, Cooperativas, Armazéns e escolas.

 

A IDEOLOGIA DO PLANEJAMENTO URBANO NA CIDADE DE MARINGÁ (PR) BRASIL, À LUZ DA ATUAÇÃO DO ESTADO

TÖWS, Ricardo Luiz, TIDE/FECILCAM, Geografia, ricardotows@gmail.com

A pesquisa tem por objetivo analisar a ideologia do planejamento urbano na cidade de Maringá, desde a sua gênese até os dias atuais. É neste contexto que buscamos identificar, os limites, as concretizações existentes, ou seja, como  os instrumentos de poder agem a  serviço da manutenção da classe dominante. A partir das informações obtidas nos planos e nos projetos já implementados/ executados e em outros que se quer sairam do “papel”, é possível entender o planejamento urbano como instrumento utilizado pelo Estado para sustentação da reprodução do capital na produção do espaço urbano. Diante do exposto a pesquisa na cidade de Maringá justifica-se pois o espaço urbano foi planejado pela iniciativa privada desde seu projeto inicial até as primeiras leis e ações aprovadas  referentes ao planejamento urbano. Dentre os exemplos analisados, destacamos os seguintes: a) alterações no projeto inicial de Jorge de Macedo Vieira; b) Centro Cívico (O projeto inicial de Vieira estabelecia uma área para o centro cívico); c) Projeto Ágora/ Novo Centro; d) Projetos no Eixo Monumental da cidade; e) Projeto de criação de novo centro cívico, sistema de transporte público e mudanças no sistema viário. Para a execução da pesquisa, utilizamos os seguintes referenciais: O referencial teórico-metodológico, o referencial técnico e o referencial empírico.

 

CLIMA E SAÚDE: ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DO TEMPO ATMOSFÉRICO NO NÚMERO DE NOTIFICAÇÕES DE DENGUE NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO – PR.

YOKOO, Sandra Carbonera. FECILCAM, sandracarbonera@ibest.com.br

A referida pesquisa trata de dados parciais dos números de notificações de dengue associado à pluviosidade no município de Campo Mourão. As condições do tempo atmosférico exercem grande influência sobre a população, bem como na saúde humana, especialmente as doenças virais como a dengue, haja vista ser um problema de saúde pública do mundo, especialmente nas regiões de clima tropical. O presente trabalho será desenvolvido na ótica: clima e saúde, neste caso, a associação do clima e a dengue no município de Campo Mourão, haja vista os trabalhos científicos relativos a essa temática no município, além de escassos, e, geralmente apoiarem-se em métodos estatísticos embasados em médias climatológicas mensais. Desse modo, a pesquisa objetiva contabilizar as notificações de Aedes Aegypti associada à precipitação. Para tanto, recorreu-se a Secretaria de Saúde município para coletar dados de notificações de dengue durante os anos de 2008 e 2009, para o período de janeiro a maio desses dois anos. Recorreu-se também a Estação Climatológica Principal de Campo Mourão para obtenção de dados de precipitação pluvial e temperatura para o mesmo período. Considerou-se nessa pesquisa que o maior número de notificações neste município ocorreu especialmente nos meses chuvosos, ou seja, entre janeiro, fevereiro e março.