Apresentação

Programação

Trabalhos

Realização

Organização/Equipes

Ficha Catalográfica

Ajuda

 

PAINEL

 

O USO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES

ALMEIDA, Maiara Cristina Siqueira. USF, mayara_2810@hotmail.com
Braz, Bárbara Cândido. USF, babicbraz@hotmail.com
CEOLIM, Amauri Jersi. USF, ajceolim@gmail.com

A presente pesquisa está vinculada ao Projeto intitulado Formação Continuada para o Ensino da Matemática: Uso de Jogos e Materiais Didáticos, pertencente ao Programa de Extensão Universitária UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS (USF) que se encontra em andamento nos Colégios Aníbal Khury e José Sarmento Filho, no Município de Iretama, o mesmo objetiva instalar Laboratórios de Ensino de Matemática nestes Colégios, configurando-se como um espaço destinado para a formação continuada dos professores de Matemática e para o uso em salas de aulas. Dessa forma pretende-se fornecer subsídios para que os docentes envolvidos desenvolvam um trabalho com o uso de jogos e materiais manipuláveis nas suas aulas contribuindo para um processo de ensino e aprendizagem significativo. As discussões sobre o uso e a confecção destes jogos e materiais manipuláveis estão sendo feitos no LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA – LEM instalado nos Colégios, por meio de grupos de estudos e na formação continuada dos professores que atuam nos estabelecimentos de ensino, e uma das metas é incorporá-lo ao constante uso nas aulas de matemática.

 

A MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM IRETAMA

BRAZ, Bárbara C. PIBIC/Fundação Araucária, FECILCAM, babicbraz@hotmail.com
CEOLIM, Amauri J. (OR) FECILCAM, ajceolim@gmail.com

Esta pesquisa pretende analisar como a forma em que se dá o processo de ensino e aprendizagem da Matemática na formação inicial de professores que ensinam Matemática interfere na prática destes mesmos professores. Além disso, ampliar as reflexões sobre as novas perspectivas de ensino da Matemática no âmbito da Educação Matemática no Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e Séries iniciais do Ensino Fundamental, na modalidade normal, oferecido pelo Colégio Estadual José Sarmento Filho - Ensino Fundamental e Normal, no município de Iretama, apresentando a Modelagem Matemática como uma alternativa pedagógica de ensino da disciplina. Na Educação Matemática, a Modelagem é um tema central na compreensão de problemas relacionados ao mundo real (BLUM et. al., 2002) e caracteriza-se como um ambiente de aprendizagem, no qual os alunos são convidados a indagar e/ou investigar, por meio da Matemática, situações provenientes de outras áreas (BARBOSA, 2001). Neste sentido, será abordada a Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem na prática destes docentes, com intuito de verificar possíveis contribuições no processo de ensino destes professores da educação básica, pois segundo Carvalho e Pirola (2004), a Modelagem Matemática apresenta uma abertura em relação à flexibilidade, curiosidade, criatividade e descoberta, proporcionando oportunidades para que as crianças realizem experiências e descobertas a partir das suas próprias interações, sendo motivadas desta forma a fazer proposições e apresentar soluções desde os primeiros anos da Educação Básica.

 

APLICAÇÕES DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS LINEARES EM MODELOS DE COMPARTIMENTOS

BRITO, Tiago Novello. PICV, FECILCAM, tiago-novello@hotmail.com
COQUEIRO, Valdete dos Santos (OR) FECILCAM, vcoqueiro@hotmail.com.br
GUEDES, Rosangela Teixeira (CO-OR) FECILCAM, rtguedes@utfpr.edu.br

O presente trabalho tem como o objetivo investigar e resolver um problema envolvendo um modelo de Difusão através de uma Membrana de uma Célula que caracteriza um sistema bicompartimental fechado. Neste caso a difusão corresponde ao movimento de partículas de onde elas estão mais concentradas para onde elas estão menos concentradas, a fim de igualar a concentração. Tais modelos de compartimentos consistem essencialmente de um número finito de subsistemas homogêneos interligados, chamados compartimentos, que trocam entre si e com o meio ambiente quantidades ou concentrações de materiais. O modelo de difusão que vamos abordar está inserido no estudo da Biomatemática, sendo esta uma área da ciência que utiliza-se de modelos matemáticos no estudo de problemas biológicos, os quais muitas destas modelagens são resolvidas via equações diferenciais. Portanto a finalidade deste trabalho é obter a solução do Sistema de Equação Diferencial do modelo de Difusão através de uma Membrana na Célula, bem como de outros modelos que aparecem na Biomatemática sobre modelos de compartimentos utilizando fundamentos matemáticos de Sistemas de Equações Diferenciais Lineares, assim como a teoria de Autovalores e Autovetores.

 

DISCUSSÕES PRELIMIRARES SOBRE O USO DOS SOFTWARES GOOGLE EARTH E WORLD WIND COMO FERRAMENTAS DE AUXILIO AO ENSINO DE GEOGRAFIA

BUENO, Ricardo Henrique. PIBIC/Fundação Araucária, Geografia, FECILCAM, bueno_ricardo_henrique@hotmail.com
COLAVITE, Ana Paula (OR)FECILCAM, apcolavite@hotmail.com

A presente pesquisa é apresentada com a intenção de analisar alternativas tecnológicas inovadoras aplicadas ao ensino de conteúdos da Geografia, evidenciando a importância dos mecanismos de visualização cartográfica e de cartografia multimídia neste processo de ensino/aprendizagem. Desta maneira, adota-se como objeto de análise os softwares livres Google Earth (produzido pela Google) e World Wind (produzido pela Nasa) para os quais pretende-se evidenciar como podem servir de ferramenta didática auxiliar nas aulas de Geografia do ensino básico, com enfoque de aplicação para o ensino dos conteúdos existentes nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná da 5ª série do ensino fundamental. O processo em que se realiza este estudo tem início na análise das necessidades estruturais para o seu funcionamento identificando a menor configuração necessária em termos de sistema operacional e sistema de hardware, partindo então para análise das funções e qualidade das imagens de satélite disponíveis em cada um dos softwares envolvidos na pesquisa, para então correlacioná-los com os conteúdos da 5º série do ensino fundamental em que podem ser aplicados (cartografia, meio ambiente, geografia urbana, dentre outros). Resultados preliminares demonstram que ambos os softwares necessitam de computadores com boa capacidade de processamento e visualização de imagens para funcionar em sua plenitude. Ademais a quantidade de aplicações possíveis a partir de suas funções é imensa, o que demandará a análise detalhada de cada função correlacionando-a ao conteúdo de Geografia em que poderá ser ferramenta auxiliar de ensino, dados estes que serão delineados em tutoriais explicativos.

 

A CONCEPÇÃO DE EVOLUÇÃO EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO, PARANÁ

CANDELARI, Bruno Augusto. PIBIC/CNPq, FECILCAM, xbruno@hotmail.com
PAROLIN, Mauro (OR) FECILCAM, mauroparolin@gmail.com

A pesquisa que estamos desenvolvendo se constitui em um estudo da concepção de evolução dos alunos do Ensino Médio das escolas do município de Campo Mourão, Paraná. Partindo do pressuposto inicial que a população em geral e mesmo os estudantes que recebem uma educação científica desconhecem a Teoria Sintética da Evolução, nosso objetivo principal é verificar como o conceito de evolução está delineado no imaginário coletivo de nossos estudantes, e em um sentido mais estrito, analisar em seus discursos as razões para as possíveis resistências/oposições a esta teoria científica. E, para atingirmos nossos objetivos dentro do prazo estabelecido, sistematizaremos nossas atividades em um conjunto de etapas que irão abranger: um levantamento de fontes; a leitura e o fichamento da bibliografia selecionada; realização de entrevistas com estudantes e professores de Biologia; e a participação em encontros coordenados pelo orientador, para que possamos por meio destes, aprofundar o debate sobre o tema e analisar os dados coletados. Nas entrevistas a serem realizadas, utilizaremos questionários com perguntas semi-estruturadas e gravador.

 

NOVA CANTU - PR: DO PROCESSO DE COLONIZAÇÃO ÀS SUAS CONTRADIÇÕES SOCIOECONÔMICAS

CORDEIRO, Geovania Cristina, PIBIC,/Fundação Araucária, FECILCAM, geovaniacristina@uol.com.br
BOVO, Marcos Clair (OR) FECILCAM, mcbovo@yahoo.com
TÖWS, Ricardo Luiz (CO-OR) FECILCAM, ricardotows@gmail.com

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo de colonização de Nova Cantu-PR, destacando algumas contradições socioeconômicas. O recorte temático de análise para a compreensão das referidas contradições se restringe ao diagnóstico do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), da taxa de alfabetização, do PIB (Produto Interno Bruto) e da renda per capita do município. É neste contexto que a pesquisa encontra-se estruturada em três etapas metodológicas: a pesquisa bibliográfica; o levantamento de dados estatísticos no IBGE e a pesquisa de campo. Na fase inicial da pesquisa será realizado o levantamento bibliográfico de dissertações, livros, artigos, revistas, jornais e internet, relacionada ao processo de colonização do município de Nova Cantu, com o intuito de buscar a fundamentação teórica para a elaboração da pesquisa. Na segunda fase da pesquisa serão levantados dados referentes ao Índice de Desenvolvimento Humano do município seguidos da confecção de gráficos e tabelas e, para a finalização da pesquisa, será realizada visita in loco com o propósito de levantar e avaliar equipamentos físicos do município. Esse diagnóstico será executado por meio da aplicação dos formulários, compreendendo dois levantamentos: Avaliação quantitativa e qualitativa dos equipamentos urbanos do município. O resultado do diagnóstico visa à contribuição para planejamento territorial bem como para a discussão científica da temática proposta.

 

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ALUNOS DE 5ª SÉRIE – UMA PROPOSTA DE ENSINO

DAMACENO, Daiane Santos, PICV, FECILCAM, damacenods@hotmail.com
SANTOS, Talita Secorun dos (OR) TIDE/FECILCAM, tsecorun@hotmail.com
FERREIRA, Luciano (CO-OR) TIDE/FECILCAM, lulindao66@hotmail.com

Este projeto pretende desenvolver um estudo sobre Resolução de Problemas envolvendo conteúdos de Geometrias Não euclidianas. Tal estudo se justifica pela inclusão, no final de 2006, das Geometrias Não euclidianas nas Diretrizes Curriculares para Educação Básica do Estado do Paraná (DCE). Sobre o ensino de Geometrias Não euclidianas no Ensino Fundamental as DCE destacam que neste nível o aluno deve conhecer noções de geometrias não-euclidianas tais como noções de geometria projetiva, noções de topologia e noção de geometria dos fractais. Desta maneira com base nas Geometrias Não euclidianas, focados na abordagem de Resolução de Problemas desenvolveremos este projeto com o objetivo de que o aluno desenvolva seu raciocínio, habilidades e passe a analisar e buscar maneiras de solucionar problemas a eles proposto com independência. Esse trabalho também tem a preocupação de elaborar atividades para auxiliar os professores da Educação Básica no trato com as Geometrias Não euclidianas em sala de aula, usando para isso Resolução de Problemas. Uma problemoteca será montada com problemas de Geometrias Não euclidianas e disponibilizada no Laboratório de Ensino Matemático (LEM).

 

CARACTERIZAÇÃO DOS COEFICIENTES DE VISCOSIDADE EM CRISTAIS LÍQUIDOS LIOTRÓPICOS COMO FUNÇÃO DA TEMPERATURA

LACZKOWSKI, Ivan Marcelo, PG, Engenharia de Produção Agroindustrial, FECILCAM, laczkowski@ig.com.br
FERNANDES, Paulo Ricardo Garcia (OR) UEM,
pricardo@dfi.uem.br

Neste trabalho, apresentamos uma caracterização do comportamento da viscosidade dos cristais líquidos liotrópicos, na fase isotrópica, como função da temperatura (Laczkowski, 2004). Assim, prosseguindo com nosso estudo, dizemos que um meio é considerado isotrópico quando suas propriedades físicas são as mesmas em qualquer direção no espaço. Se o meio não for isotrópico ele é denominado anisotrópica. A anisotropia é uma das propriedades físicas da matéria que, em geral, desafiam nossa compreensão sobre a natureza. Muitos materiais apresentam algum tipo de anisotropia. Dentre os materiais que têm propriedades anisotrópicas, destacamos os cristais líquidos (de Gennes, 1993). Os cristais líquidos são substâncias que se apresentam em um estado físico diferente dos três estados mais comuns conhecidos (sólido, líquido e gasoso). Esse estado físico corresponde a um grau de organização molecular intermediário entre a fase sólida cristalina e a fase líquida isotrópica . As moléculas dos cristais líquidos têm, geralmente, uma forma especial: pelo menos uma das suas dimensões é maior do que as outras. Essas moléculas são, em geral, alongadas (de formato cilíndrico). Entre as principais características dos cristais líquidos, enfatizamos a grande tendência que as moléculas têm de apontar ao longo de uma direção comum, tornando-os facilmente polarizáveis. Neste sentido, consideráveis esforços vêm sendo empregados no estudo dos cristais líquidos com intuito de chegar em uma teoria microscópica que descreva o comportamento dos coeficientes de viscosidade desses materiais. As teorias atuais indicam que a anisotropia observada em escala macroscópica dos cristais líquidos surgem da forma microscópica das moléculas  os constituem (Larson, 1999).

 

PARQUE DO LAGO DE MAMBORÊ/PR: UMA ANÁLISE INVESTIGATIVA DA PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO E EXECUÇÃO DAS OBRAS SOBRE A ÓTICA DOS MAMBOREENSES

LIMA, Jonas Henrique Moura de, PICV, FECILCAM, jonashenriquelima@yahoo.com.br
BOVO, Marcos Clair (OR) FECILCAM, mcbovo@yahoo.com
TÖWS, Ricardo Luiz (CO-OR) FECILCAM, ricardotows@gmail.com

A construção e gestão de parque urbano público envolve uma série de fatores, sociais, econômicos e ambientais que precisam ser analisados durante a sua implementação. O interesse pelo estudo dessa temática se deve à proposta de implantação do Parque do Lago em Mamborê–PR. Considerando a importância desse equipamento urbano, a pesquisa tem por objetivo analisar e avaliar a presente proposta destacando as contribuições para a melhoria da qualidade de vida população mamboreense. É neste contexto que iniciamos pesquisa por meio de retrospecto conceitual referente aos parques urbanos, seguido do resgate histórico, da evolução dos parques e de suas respectivas funções. Nesta análise buscamos autores como KLIASS (1993), BOVO e AMORIM (2009), BOVO (2009), MACEDO E SAKATA (2003), LOBODA e DE ANGELIS (2005). Na sequência serão analisados documentos da Prefeitura Municipal de Mamborê referentes à implantação do Parque, seguido de entrevistas com questões abertas a serem aplicadas aos habitantes da área urbana do município, bem como o registro fotográfico da obra que se encontra em execução. Todo esse conjunto  de atividades a serem realizadas tem a finalidade de detectar como os mamboreenses vêem a construção e implantação  desta área verde, além de propiciar um melhor uso  desta área por parte  dos setores público e privado. Unido à proposta, aos objetivos e a metodologia procuramos por meio do referido painel explorar algumas dimensões, buscando inter-relacionar os aspectos econômico, social, ambiental e o estético.

 

ESTUDO DA DINÂMICA DA POPULAÇÃO DO MUNICIPIO DE MATO RICO/PR A PARTIR DA PRODUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

LOCH, Solange Ap. PIBIC/Fundação Araucária, FECILCAM, solangeloch@yahoo.com.br
COSTA, Fábio Rodrigues (OR) FECILCAM, fabiorcmestrado@bol.com.br

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo estudar a dinâmica da população e a produção do espaço geográfico no município de Mato Rico, com o intuito de compreender as relações entre o modelo de desenvolvimento regional e a migração, bem como propor novas alternativas para o desenvolvimento e melhoria na qualidade de vida da população. O referido município está localizado na Mesorregião Centro-Sul Paranaense e possui população total de 4.205 habitantes e Índice de Desenvolvimento Humano – IDH de 0,640. Os baixos indicadores socioeconômicos apresentados pelo município e a necessidade de um modelo de desenvolvimento que melhor se encaixe nas condições do município, que promova melhoras significativas na distribuição da renda e qualidade de vida da população, justificam a realização da pesquisa. Assim, a pesquisa se propõe a analisar a produção do espaço, a dinâmica da população e os indicadores sociais e econômicos. Os procedimentos para realização da pesquisa são: estudo de bibliografia especializada na temática da produção do espaço e dinâmica da população, obtenção de dados primários, por meio de entrevistas quantitativas e qualitativas, obtenção de dados secundários junto aos orgãos do governo federal e estadual como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – IPARDES, e por fim, realizar uma análise crítica das informações obtidas a fim de apresentar uma hipótese coerente com o problema proposto.

 

APLICAÇÃO DAS REDES NEURAIS ARTIFICIAIS NA PREVISÃO DE PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA NA REGIÃO DE CAMPO MOURÃO COM BASE EM VARIÁVEIS METEOROLÓGICAS

MAEDA, Emerson Yoshio. PIBIC/Fundação Araucária, FECILCAM maeda.matematica@yahoo.com.br
MOTA, Juliano Fabiano da (OR) FECILCAM, jfmota@fecilcam.br
VITOR, Adriano (CO-OR) FECILCAM, tatavictormat@gmail.com

As RNAs - Redes Neurais Artificiais são um grupo de modelos matemáticos que simulam o sistema neurológico humano. Esta técnica tem sido utilizada em diversas áreas do conhecimento, nos mais diversos tipos de problema, tais como: o reconhecimento de padrões, a otimização e, até mesmo, a previsão de séries temporais, sendo que, na maioria dos casos, com uma eficácia igual ou superior em relação à outras técnicas. Nesta pesquisa esta técnica será utilizada na previsão do nível de precipitação pluviométrica na região de Campo Mourão. Para tanto, serão coletados dados históricos da estação climatológica, mantida pelo departamento de Geografia da FECILCAM – Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão, para calibrar os parâmetros das arquiteturas de Redes Neurais a serem testadas.  Espera-se que a o Perceptron de Múltiplas Camadas, que é um dos modelos de RNA,  possa fornecer previsões com uma alta probabilidade de acerto nas previsões, constituindo assim, um modelo matemático auxiliar à previsão já realizada na estação climatológica da FECILCAM.

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA FAMÍLIAS QUE POSSUEM ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO EFLUENTES DOMÉSTICOS POR MEIO DE ZONAS DE RAÍZES EM PROPRIEDADES NA BACIA HIDROGRÁFICA RIO MOURÃO, MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO – PR

NETO, Jorge Vitalino de Oliveira, PIBIC/CNPq, G/CIES, Agronomia, jnetto23@msn.com
SANTOS, Bruna Srutkowiski, PIBIC/CNPq, G/FECILCAM, Geografia, srutkowiski@hotmail.com
SECO, Márcia Aparecida de Oliveira (OR) UTFPR, marcia.o.a@gmail.com

Entre os problemas ambientais um dos maiores vem sendo a falta de tratamento de esgoto e o pouco acesso a informação sobre este assunto. Com finalidade de propor soluções técnicas e baixo custo para este problema, o projeto nº 573504/2008-3 do CNPq viabilizou o desenvolvimento de estações de tratamento de esgoto por meio de zona de raízes, para otimização deste trabalho foi trabalhada a educação ambiental informal com famílias residentes nas propriedades contempladas com as estações. As estações foram instaladas em 10 pequenas propriedades da Bacia Hidrográfica do Rio Mourão, no município de Campo Mourão - Pr. Este tipo de tratamento de esgoto doméstico utiliza sistema físico biológico onde um filtro constituído por raízes viabiliza processos aeróbicos e anaeróbicos do tratamento, de modo que os resíduos passam por uma estrutura de tratamento em que a solução previamente purificada vai para o solo diminuindo a agressão poluente ao lençol freático. O trabalho de sensibilização e informação famílias ocorreu por meio de conversas informais e demonstrativas de cuidados com o local, veiculação de doenças e manutenção das estações. O acompanhamento do trabalho de educação ambiental foi feito por observação da atuação das famílias durante a realização do projeto. Pode-se observar cuidados com as estações, menor quantidade de lixo no entorno das casas e preocupação em manter o funcionamento do tratamento por saberem quais as vantagens em não contaminar o solo e a água ao redor da residência por efluente doméstico não tratado, que pode conter agentes patogênicos, ovos e cistos de verminoses, e que influenciam negativamente à saúde das famílias rurais, podendo proporcionar uma qualidade de vida melhor. Desta forma a Educação ambiental mostrou instrumento de informação muito eficiente para veicular informação contextualizada ao cotidiano das famílias de tais propriedades.

 

NOTAS PRELIMINARES SOBRE O USO DA FOTOGRAFIA COMO REGISTRO DAS MUDANÇAS NA PAISAGEM EM CORUMBATAÍ DO SUL

OLAH, Giovana Longo. PICJ/Fundação Araucária, Colégio Estadual Professor João de Oliveira Gomes, giovanalongolah@hotmail.com
COLAVITE, Ana Paula (OR) FECILCAM, apcolavite@hotmail.com

Este projeto de Iniciação Científica Júnior vincula-se ao projeto de TIDE intitulado “As Transformações Históricas e a Dinâmica atual da Paisagem no Município de Corumbataí do Sul” e visa desenvolver atividades relacionadas ao registro fotográfico histórico das transformações da paisagem no município. Dentre as atividades previstas elenca-se: contato com antigos moradores do município para solicitar fotografias antigas que demonstrem aspectos da paisagem local; criar cadastro para as fotografias, contendo dados gerais de sua obtenção e cópia escaneada das imagens, que serão disponibilizadas ao setor de Cultura do município; quando possível relacionar a fotografia a sua localização espacial, determinada com receptor GPS, ou seja, georreferenciamento das fotos; ademais pretende-se fotografar as mesmas localidades contidas nas fotografias históricas para efeitos de comparação das mudanças ocorridas na paisagem. Além das saídas de campo o projeto é desenvolvido com base em leituras sobre análise da dinâmica da paisagem, geo-foto-cartografia e a importância das fotografias enquanto registro histórico. Através de contatos preliminares com alguns antigos moradores é perceptiva a grande quantidade de material fotográfico histórico que existe no município, acredita-se que com esta será possível criar banco de dados consistente que servirá como base para futuras pesquisas sobre paisagens e temas correlatos.

 

COAMO AGROINDUSTRIAL COOPERATIVA (COAMO) E COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL DE GOIOERÊ (COAGEL): ABERTURA DE UM NOVO TERRITÓRIO

OLIVEIRA, Dean Gomes de, PIBIC/Fundação Araucária, FECILCAM dean91118340@hotmail.com
ONOFRE, Gisele Ramos (OR), FECILCAM, giseleramos569@hotmail.com
AVELAR, João Marcos Borges (CO-OR), FECILCAM, jmavelar@yahoo.com.br

A pesquisa tem como objetivo analisar a incorporação de todo patrimônio da Cooperativa Agroindustrial de Goioerê (COAGEL) e todos os fatores que nortearam e estão sendo usados na expansão do território da Coamo Agroindustrial Cooperativa (COAMO). Para tanto a metodologia utilizada se dá por meio de uma análise materialista histórica e dialética da realidade estabelecida nessa integração. Essa análise será auxiliada por meio de técnicas e procedimentos como: pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica, análise das informações, construção de gráficos e tabelas, entre outras técnicas e procedimentos. Para a definição do objeto foram pensados diversos fatores que envolvem a organização cooperativista e suas particularidades geohistórica que tem desde sua gênese diferentes problemáticas relacionadas ao desenvolvimento da sociedade capitalista e seus princípios ideológicos que são diferentes dos princípios cooperativistas. Com essa pesquisa averiguaremos novas possibilidades para o avanço do conhecimento científico, conhecimento intelectual, planejamento e organização sócio- espacial. Isso porque de acordo com Lefebvre (1992) o modo de produção vigente em cada sociedade é determinante para a produção do espaço, levando os cientistas a se preocuparem com a organização social.

 

A MATEMÁTICA ATRÁVES DE BRINCADEIRAS E JOGOS: UMA PROPOSTA PARA ALUNOS DE 5° SÉRIES.

PAULA, Haiane Regina de. PIBIC/Fundação Araucária, FECILCAM, Haiani_@hotmail.com
SANTOS, Talita Secorun dos (OR) TIDE/FECILCAM, tsecorun@hotmail.com
FERREIRA, Luciano (CO-OR) TIDE/FECILCAM, lulindao66@hotmail.com

A proposta deste trabalho é desenvolver um estudo que visa a aplicação de jogos e atividades lúdicas, desenvolvendo o estudo de Geometria Não-euclidiana. A construção de jogos envolve em especial o uso de fractais, com foco voltado para o aprendizado do aluno, oferecendo-o novas oportunidades de descobertas diante do ensino matemático. Com o objetivo de explorarmos a matemática, especificamente conteúdos relacionados à geometria, de forma contextualizada e dinâmica, para mostrar aos alunos a importância do aprendizado englobaremos técnicas de construção e aperfeiçoamento de habilidades em seu conhecimento geométrico. Pretendemos também cobrir possíveis falhas no ensino de Geometria Euclidiana; trabalhar a confecção de jogos que envolvam o conceito de Geometria Euclidiana em especial os conceitos de Geometrias Não euclidianas; analisar a possibilidade de diminuir os bloqueios que os alunos têm em relação ao ensino matemático por meio destas atividades; desenvolver jogos que serão encaminhados para o Laboratório de matemática (LEM).

 

DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS A PARTIR DO JOGO DE XADREZ

PENTEADO, Lucas, PICV, Matemática, FECILCAM, lucas_penteado_@hotmail.com
COQUEIRO, Valdete dos Santos (OR) FECILCAM, vcoqueiro@yahoo.com.br
HERMANN, Wellington (CO-OR) FECILCAM, eitohermann@gmail.com

O jogo de xadrez, jogo de tabuleiro disputado por dois jogadores com peças pretas e brancas, pode ser um meio eficaz de desenvolvimento cognitivo. Como nos diz Souza, “O xadrez, segundo estudos já realizados, tem como objetivos, desenvolver no estudante sua capacidade de atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência e imaginação”. Um dos objetivos do presente trabalho é analisar as possibilidades do uso do jogo de xadrez como recurso didático. Assim, estamos investigando a articulação entre o jogo de xadrez e a educação matemática de alunos de uma quarta série de uma escola municipal da cidade de Roncador com o intuito de desenvolver metodologias para a utilização deste jogo em aulas de matemática. Esta pesquisa tem caráter qualitativo e se encontra em fase inicial, e devido tal caráter, ainda não temos condições para apresentar os dados que obtivemos até o momento, desta forma, este resumo se refere à apresentação de nosso projeto de pesquisa.

 

CONHECIMENTO POPULAR SOBRE FUNGOS: UM BEM OU UM MAL PARA A NATUREZA

PEREIRA, Luiza Prevedel. PIC, Colégio Vicentino Santa Cruz
GRIPPA, Deborah. PIC, Colégio Vicentino Santa Cruz
GRASSO, Gabriela. PIC, Colégio Vicentino Santa Cruz
OLIVEIRA, Arielly Cordeiro Pedroso da Silva (OR), Colégio Vicentino Santa Cruz
FABRO,Maria Natália MarquesCO-OR), Colégio Vicentino Santa Cruz

A pesquisa tem como objetivo mostrar o lado científico dos fungos, ou seja, a sua extrema importância para a natureza. Para isso, no 1º semestre de 2010 foi realizada uma pesquisa de campo, em Campo Mourão, cidade da Mesorregião centro-oeste paranaense, avaliando o conhecimento das pessoas entrevistadas em relação aos benefícios dos fungos para a natureza. Foi constatado que a maioria (57%) acha que os fungos são maléficos, embora saibam da participação dos fungos na decomposição. Dessa forma, para comprovar que os fungos não são maléficos fez-se necessário além da pesquisa cientifica, pesquisas laboratoriais de observação, para verificar o desenvolvimento dos fungos em um pedaço de carne bovina, e em duas frutas: uma maça e uma mexerica. Com isso viu-se que os fungos são organismos responsáveis pela decomposição de toda matéria orgânica (como por exemplo, alimentos, animais mortos, folhas, etc.). Além disso, são grandes responsáveis na formação do húmus, camada fértil do solo. Os resultados demonstram que se faz necessário estudos mais aprofundados a respeito dos benefícios dos fungos para a natureza, e, dessa forma, maior conscientização em relação ao lixo acumulado, uma preocupação do mundo moderno, e mais especificamente de nossa cidade. Os autores deixam como sugestão que o poder público da cidade de Campo Mourão volte sua atenção para esse problema e construa projetos de reciclagem da matéria orgânica, e um trabalho mais consciente seja feito com relação ao lixo produzido em Campo Mourão e seu destino.

 

CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA HIPERBÓLICA

RIBEIRO, Guilherme Fernando. PIBIC/Fundação Araucária, FECILCAM, guilherme.ribeiro91@hotmail.com
SANTOS, Talita Secorun dos (OR) TIDE/FECILCAM, tsecorun@hotmail.com
FERREIRA, Luciano (CO-OR) TIDE/FECILCAM, lulindao66@hotmail.com

No ano de 2006 o governo do Estado do Paraná divulgou as Diretrizes Curriculares de Matemática para a Educação Básica (DCE) contendo no conteúdo estruturante Geometria o tópico Noções de Geometrias Não-Euclidianas. A proposta deste projeto é a elaboração de atividades para colaborar com o ensino e aprendizagem destas geometrias, em especial a Geometria Hiperbólica, não apenas a elaboração como também a implementação dessas atividades em sala de aula. As atividades serão preparadas dentro das fases da Engenharia Didática, que é uma metodologia utilizada nas pesquisas em didática da matemática. O objetivo geral deste projeto é preparar atividades, ou seja, elementos para que o professor possa trabalhar com tarefas e técnicas para um bom estudo e uma boa compreensão de geometria hiperbólica, já que o tema foi inserido na proposta curricular sem maiores cuidados científicos e educacionais acerca da possibilidade de trabalho dentro do cronograma atual. O objetivo específico deste projeto é desenvolver uma textualização adequada a geometria hiperbólica, e também apresentar a construção do modelo do Plano hiperbólico de Poincaré para o ambiente de ensino informatizado da Rede Paraná Digital, utilizando como ferramenta didática o software Geogebra.

 

O BALANÇO HÍDRICO EM CAMPO MOURÃO

ROSARIO, Daiani de Paula. PICV, FECILCAM, daiani0507@gmail.com
Borsato, Victor da Assunção (OR), FECILCAM, victorborsato@yahoo.com.br


A água é transportada para a atmosfera na forma de vapor e de volta para a superfície através das chuvas. É um processo físico pelo qual o vapor d'água escapa de qualquer superfície de água livre ou superfície úmida a uma temperatura abaixo do ponto de ebulição. Em adição à perda por evaporação do solo, a água é também perdida pela transpiração de superfícies vegetadas (solo + vegetação ou superfície de água + vegetação). Esta perda combinada é conhecida como evapotranspiração. A contabilização da água que entra no sistema através da chuva e a que saem pela evapotranspiração é denominado de balanço hídrico. Esse estudo se dá através do balanço de energia e fluxo de vapor e das características climáticas. Para se determinar o balanço hídrico utilizam-se uma equação desenvolvido por Thornthwaite (1955) (ETP = T * 0,01 * Qo * N * K T = Temperatura média diária do ar OC  Qo = Radiação solar extraterrestre (milímetros equivalentes)  N = Número de dias  K = Fator de ajuste dependente de temperatura média do período), onde os dados são equacionados para se obter a estimativa da evapotranspiração que combina as relações de balanço de energia e fluxo de vapor. O Balanço avalia o solo como um reservatório fixo, no qual a água armazenada até o máximo da capacidade de campo. O objetivo da pesquisa é executar o balanço hídrico para a Estação climatológica de Campo Mourão para a série 2000 a 2010 (ROLIM et al 1999). E escala é decadal, ou seja, balanço anual com os dados médios de cada 10 dias. Para os anos que apresentar déficit hídrico investigar na dinâmica atmosférica as causas.

 

ANÁLISE DO DEBATE TEÓRICO EM GEOPOLÍTICA E GEOGRAFIA POLÍTICA NOS PERÍODOS DAS GUERRAS MUNDIAIS: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE OS CONCEITOS DE TERRITÓRIO, ESTADO E PODER

SANTOS, Danilo. O, PICV, FECILCAM, danilo.ci@hotmail.com
BOVO, Marcos Clair (OR), FECILCAM, mcbovo@yahoo.com

A presente pesquisa visa analisar o debate teórico entre Geopolítica e Geografia Política nos períodos das guerras mundiais discutindo os conceitos de Território, Estado e Poder segundo a concepção de diferentes teóricos. A pesquisa apresenta de forma sistemática as diferenças entre Geopolítica e Geografia Política tendo como base o pensamento de Ratzel sobre o Estado alemão. O termo Geopolíticafoi utilizado pela primeira vez em 1905 por Rudolf Kjéllen, porém é com Ratzel que a expressão ganha um novo significado, para ele o espaço é área ocupada pelo Estado. Desta forma Ratzel inicia-se o estudo sistemático da dimensão geográfica da política, no qual a espacialidade ou a territorialidade do Estado era o principal objeto de preocupações. Em contra partida a Geopolítica expansionista de Ratzel, surge à “Escola Francesa de Geografia Humana”, fazendo uma crítica a anterior. É neste contexto que buscamos um resgate dos principais debates de Geografia Política e Geopolítica e seus pensadores com suas ideologias no transcurso da Primeira e Segunda Guerra Mundial. A pesquisa é de caráter teórico e tem como apoio o levantamento bibliográfico de teses, dissertações, livros, artigos, revistas, jornais e artigos da internet relacionada à Geopolítica e Geografia Política dos períodos das grandes guerras mundiais.

 

A PERMANENCIA DO SETOR TRADICIONAL URBANO NO CENTRO COMERCIAL DE CAMPO MOURÃO: CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

SANTOS, Helison Elconides, PICV/FECILCAM, h.elconides@hotmail.com
COSTA, Fábio Rodrigues (OR) FECILCAM, fabiocmestrado@bol.com.br

A pesquisa se insere nos estudos geohistóricos, abordando as principais transformações que ocorreram no desenvolvimento do município de Campo Mourão (PR). A questão central é desvendar o processo de construção e permanência dos estabelecimentos comerciais que ao se fixarem no  município transformaram-se em rugosidades que continuam em atividade até o presente ano de 2010. Por intermédio de trabalhos teóricos com bibliografias especializadas, e trabalhos empíricos com coleta de dados e materiais, buscaremos entender quais foram as principais causas que possibilitaram aos primeiros comerciantes a permanência e resistência às constantes transformações socioeconômicas e culturais, e como se deu o processo de adaptação a esses diferentes períodos históricos. Por principio, através de trabalhos teóricos, buscaremos compreender o processo de ocupação da área central de Campo Mourão (PR), e quais fatores que contribuíram para a permanência de antigos estabelecimentos comerciais neste local, tendo em vista as mudanças que foram ocorrendo no espaço geográfico do município.  A questão que permeiam dentro da presente discussão é entender quais as causas e fatores que possibilitaram, ao setor tradicional urbano, a sua permanecia dentro de um cenário de constantes mudanças, tendo em vista que a lógica capitalista de expansão não permite que tais estabelecimentos consigam se sustentar sem que se enquadrem as novas necessidades geradas pelo sistema.

 

AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE ESPONJAS DE ÁGUA DOCE NA BACIA DO RIO MOURÃO.

SANTOS, João Cláudio A. dos. PIBIC/CNPQ, FECILCAM,joaoclaudio_19@hotmail.com
PAROLIN, Mauro (OR) FECILCAM, mauroparolin@gmail.com

A pesquisa dedicar-se-á ao levantamento da fauna de esponjas continentais na bacia hidrográfica do rio Mourão, dando continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório de Estudos Paleoambientais da Fecilcam (Lepafe), expandindo os levantamentos da fauna espongológica na bacia do rio Paraná, para afluentes do rio Ivaí. As lâminas para avaliação das espécies de esponjas atuais e aquelas presente no sedimento, serão preparadas no Lepafe, seguindo parâmetros metodológicos previstos na literatura Volkmer-Ribeiro (1985). Os registros que serão operados poderão indicar boa qualidade de água para a bacia hidrográfica e seus afluentes. As esponjas, ou poríferos, são os organismos mais simples do Reino Animal por não apresentarem estrutura tecidual, e serem desprovidos de órgãos ou tecidos celulares, tendo sido uma das primeiras formas pluricelulares de vida visto que são encontradas em águas continentais e marinhas, se reproduzem, de forma sexuada, ou assexuada, apresentando gêmulas abundantes, responsáveis pela dispersão a longas distâncias, não somente pelo fluxo e flutuação das águas, mas também por serem ingeridas por peixes ou levadas nas patas e plumagem de aves limnícolas, variando de acordo com o ambiente em que vivem (Volkmer-Ribeiro, 1999). As esponjas são organismos que vivem presos a um substrato firme e filtradores, por este motivo são considerados bioindicadores, uma vez que por serem filtradores, não toleram águas com grandes concentrações de sedimentos, podendo ocorrer desde a superfície até grandes profundidades.

 

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E OUTROS MATERIAIS DIDÁTICOS COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

SILVA, Rodrigo Tavares da, PIBIC/Fundação Araucária, FECILCAM, digsnanet@hotmail.com
COQUEIRO, Valdete dos Santos (OR) FECILCAM, vcoqueiro@yahoo.com.br
CEOLIM, Amauri Jersi (CO-OR) FECILCAM,ajceolim@gmail.com

A presente pesquisa tem como objetivo analisar como os materiais didáticos e jogos podem contribuir na formação dos professores do curso de Formação de Docentes em nível médio, na modalidade normal, do Colégio Estadual José Sarmento Filho, no município de Iretama (PR). Dessa forma pretende-se investigar como os jogos e materiais manipuláveis estão sendo trabalhados nas aulas desses estudantes, com intuito de verificar como os conteúdos matemáticos estão sendo explorados e se as mesmas alternativas pedagógicas tornam o processo de ensino e aprendizagem significativo. Autores, como Smole e Diniz (2008) consideram que os jogos propiciam uma construção e assimilação dos conteúdos e podem contribuir significativamente na aprendizagem dos conteúdos de matemática. Serão abordados na pesquisa jogos, material dourado, soroban, blocos lógicos, material cuisenaire, entre outros para explorar os conteúdos contemplados nas séries iniciais, além de propiciar aos alunos a reflexão e análise de regras de jogos, possibilitando a formulação de sínteses, procurando verificar a importância dos jogos para o raciocínio e o desenvolvimento do conhecimento científico. Ao final da pesquisa espera-se que os alunos do curso de Formação de Docentes possam ter uma visão crítica e inovadora com relação aos jogos.

 

O CONFORTO AMBIENTAL EM CAMPO MOURÃO NO ANO DE 2009

SOUZA, Yuri Leite de, PIBIC/Fundação Araucária, yurileit@hotmail.com
BORSATO, Victor da Assunção (OR) FECILCAM, victorborsato@yahoo.com.br

O município de Campo Mourão se localiza na zona de transição climática, entre o clima tropical e o subtropical. Ela está situada próximoao trópico de Capricórnio e em – 24,05° de latitude e – 52,37° de longitude. O clima de Campo Mourão, é classificado como Cfa: Clima subtropical úmido mesotérmico, com verões frescos e tendência de concentração das chuvas nos meses de verão. Nessa estação os sistemas atmosféricos mais atuantes são os de baixa pressão representados pelas massas de ar Tropical continental e pela Equatorial continental. No inverno os sistemas polares dominam os tipos de tempo e causam fortes quedas na temperatura. Esses tipos de tempo refletem no Índice do Conforto Ambiental (ICA) que será estudado para o ano de 2009 na cidade de Campo Mourão. É um índice que estabelece uma faixa de temperatura e umidade que agrada a grande maioria da população. Do ponto de vista físico, confortável é o ambiente cujas condições permitam a manutenção da temperatura interna sem a necessidade de serem acionados os mecanismos termos-reguladores, ou seja, é necessário que o organismo humano se encontre em balanço térmico com o meio ambiente. O ICA é mais um parâmetro na qualidade de vida da população e pouco estudado. Por isso a proposta desta pesquisa esta fundamentada em um estudo detalhado desse Índice para a cidade de Campo Mourão. Os resultados mostrarão em quais períodos do dia e em qual estação do ano o ICA mais se aproxima do ideal para uma população.

 

O PROCESSO DE DESTERRITORIALIZAÇÃO E (RE) TERRITORIALIZAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS PARANAENSES, UMA ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE TERRA BOA – PR.

VENTURA, Guilherme da Cunha. PIBIC/Fundação Araucária, FECILCAM, ilhermecventura@hotmail.com
ANDRADE, Áurea Andrade Viana de,(OR) TIDE/FECILCAM, aureavgeo@yahoo.com.br

A presente pesquisa de Iniciação Científica tem por objetivo abordar a articulação do Estado e do capital na gênese das Vilas Rurais. Projeto elaborado e divulgado pelo ex-governo do Estado do Paraná Jaime Lerner como modelo de reforma agrária. Nesta perspectiva, buscaremos desconstruir esta ideia do ex-governador, e mostrar seu verdadeiro significado, seu antagonismo, se em “benefício” aos trabalhadores  rurais expropriado e excluídos do campo, sobretudo a partir da modernização da agricultura e, ou a garantia de mão-de-obra para as agroindústrias, cooperativas e usinas. Analisaremos os aspectos da desterritorialização dos trabalhadores rurais e verificaremos as relações tecidas nas Vilas Rurais Nova Jerusalém e Recanto Verde, do município de Terra Boa - PR.
Para efetivação da pesquisa estruturemos em dois momentos. No primeiro, analisaremos os processos que culminou na desterritorialização dos trabalhadores rurais, bem como na sua reterritorialização nas Vilas Rurais, e para tratarmos destas questões, nos embasaremos teoricamente em, REFFESTIN (1993), SAQUET (2007, 2009), GRASIANO DA SILVA (1981, 1996), SERRA (1991), FREISCHFRESSER (1988), MORO (1991), ANDRADE (2005), FURSTENAU (1988). E no segundo momento trabalharemos com a pesquisa empírica por meio de questionários, entrevistas e depoimentos dos vileiros nas Vilas Rurais do município de Terra Boa.

 

COMPARAÇÃO DA ESTRUTURA POPULACIONAL DE CECROPIA (URTICACEAE) EM AMBIENTES DISTINTOS

WATANABE, Aline Yukie Minasse. PIC, Engenharia Ambiental, UTFPR, watanabe.aline@hotmail.com
CORREIA, Juliana Elisabete. PIC, UTFPR, juecorreia1@hotmail.com
BUENO, Paulo Agenor (OR) UTFPR, pauloagenor@yahoo.com

As espécies do gênero Cecropia, inclui árvores de crescimento rápido muito comuns em vegetações secundárias e em presença de clareiras. Popularmente conhecida como Embaúba, caracterizam-se por serem árvores perenifólias e heliófitas e seus frutos carnosos são apreciados por muitas espécies de aves e mamíferos (LORENZI, 2002). No interior de seu caule normalmente encontram-se colônias de formigas. O estudo de sua estrutura populacional é muito importante, pois estudará suas características genéticas e demográficas.Com o objetivo de analisar a situação populacional da Cecropia, foram feitas observações em três ambientes distintos: 1 na margem de uma estrada rural no município de Campo Mourão, local com grande influência antrópica caracterizada por apresentar pastagens e terras agrícolas; 2 em uma unidade de conservação no municio de Luiziana; e 3 na margem da BR 272, onde aparentemente fora afetada por uma queimada recente. As variáveis coletadas foram: o posicionamento geográfico, a circunferência na altura do peito (CAP), a altura e o número de ramificações de cada planta, para as futuras análises. Ao verificar as relações existentes entre essas variáveis observou-se o “status” de cada população.Com o teste de correlação linear entre a altura e o CAP, observou-se forte associação entre estas duas variáveis nos três ambientes. Para verificar a estrutura populacional das plantas nos ambientes utilizou-se a razão do (CAP/Altura)xNúmero de ramificações, esse resultado caracterizou-se o tamanho de cada indivíduo, não houve diferenças significativas do tamanho nos três ambientes. Quantificou-se a distribuição populacional de cada área de acordo com o tamanho de cada planta e assim classificando-a em pequena, média e grande.