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COMUNICAÇÃO

 

AFETIVIDADE E JUVENTUDE: UM ESTUDO A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DE JOVENS ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO-PR

ALMEIDA, Fernanda Prestes. PIBIC/Fundação Araucária, Pedagogia, FECILCAM,
fer-prestes@hotmail.com
PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira (OR) Pedagogia, FECILCAM,crispataro@yahoo.com.br

Entendendo a juventude como categoria construída a partir de critérios sociais e culturais, este trabalho busca estudar os sentimentos e emoções dos jovens em suas atividades cotidianas e perspectivas de futuro. A dimensão afetiva, em geral associada ao gênero feminino, tem sido deixada de lado, trazendo implicações para o currículo e os conhecimentos escolares. Pressupondo a indissociabilidade entre afetividade e cognição, compreende-se que a educação dos jovens deve atentar para os aspectos cognitivos e também para o âmbito afetivo, referente aos sentimentos e emoções. O objetivo desta pesquisa é investigar as representações que jovens estudantes de Ensino Médio do município de Campo Mourão-PR possuem acerca dos sentimentos e emoções que vivenciam diante de suas atividades cotidianas e aspirações para o futuro. Para tanto, aplicou-se um questionário escrito a 32 jovens de 15 a 17 anos, estudantes da rede pública, sendo 16 jovens do sexo feminino e 16 do sexo masculino. Os resultados, analisados com base na Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento, indicaram uma influência das diferenças de gênero no modo como os jovens representam e expressam seus sentimentos e emoções, suas atividades cotidianas e projetos de futuro.

 

A FAMÍLIA NA GESTÃO DA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE PARCERIA PARA OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

ALMEIDA, Franciele Jaqueline. USF/FECILCAM,
MEDEIROS, Dalva Helena (OR) Pedagogia, FECILCAM, dalva-helena@uol.com.br

Analisando a escola na atualidade, percebe-se que ainda há grande distância entre a realidade e o discurso teórico-prático proposto pelas diretrizes curriculares e LDBEN. Neste caso, vale questionar o motivo pelos quais os educadores não conseguem atuar sob os preceitos de uma educação baseada na aprendizagem e na formação de sujeitos críticos e conscientes do papel da escola na sua vida e na sociedade. Ao revisar a trajetória histórica do ensino e das políticas públicas para este, encontra-se períodos em que a educação era vista como forma de dominação, ou seja, educar para enquadrar o indivíduo ao sistema imposto pela nobreza. No entanto, não é o que ocorre nos dias atuais, ou pelo menos, não é o que deveria acontecer, pois, a escola está amparada por uma concepção de educação libertadora e crítica, cujo foco é desalienar para transformar. Em termos de gestão democrática a participação dos pais na escola torna-se obrigatoriedade em âmbito legal, os pais têm o direito de participar das decisões na resolução de problemas e do planejamento escolar.

 

JUVENTUDE E CINEMA: REFLEXÕES A PARTIR DO DOCUMENTÁRIO ”PRO DIA NASCER FELIZ”

ALMEIDA, Valéria da Silva. Pedagogia, FECILCAM,valeria_peda@hotmail.com
FERREIRA, Erica Keila. PG/FECILCAM, ericakeilaa@gmail.com
PÁTARO, Cristina Saitê de Oliveira (OR) Pedagogia, FECILCAM, crispataro@yahoo.com.br

Este trabalho apresenta resultados parciais de projeto mais amplo, que tem como objetivo desenvolver atividades escolares voltadas para a juventude, tendo como base o trabalho com o cinema. Para tanto, foram realizadas atividades, conjuntamente com os professores e alunos de duas escolas estaduais de Ensino Médio, utilizando filmes que possibilitassem discussões acerca dos conflitos, da realidade histórico-social e dos projetos de vida dos jovens. O objetivo desta comunicação é apresentar resultados parciais deste trabalho, enfocando as discussões, debates, questões e comentários desenvolvidos a partir da exibição do filme “Pro dia nascer feliz”, documentário brasileiro dirigido por João Jardim. Por intermédio dessas discussões, pudemos conhecer as aspirações, insatisfações, conflitos e projetos manifestados pelos estudantes, relacionados às questões escolares e a outros problemas que afetam a educação no Brasil, de modo geral. O filme também permitiu abordarmos questões referentes ao comportamento juvenil, à família, a relações interpessoais dentro e fora da escola, que expressam o posicionamento destes jovens sobre questões como violência, tráfico, fracasso, exclusão, desigualdades sociais e outros. A experiência possibilitou refletirmos sobre as especificidades da juventude contemporânea e a formação voltada para estes sujeitos.

 

OS JOVENS DO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO: UM ESTUDO A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

ANJOS, Adriana de C. dos. PIBIC/Fundação Araucária, Pedagogia, FECILCAM, adriana_dosanjjos@hotmail.com
Cristina Satiê de Oliveira Pátaro (OR) Pedagogia, FECILCAM, crispataro@yahoo.com.br

A pesquisa tem como temática o estudo da juventude, compreendendo os jovens como sujeitos sociais e a juventude como categoria que se fundamenta em critérios sociais, culturais e históricos. Partindo do campo da Psicologia e também da Sociologia, e no intuito de compreender a constituição da subjetividade humana, o objetivo deste trabalho é investigar os projetos de vida de sujeitos jovens estudantes, a partir das representações que possuem de seus interesses pessoais, das atividades que realizam em seu cotidiano e de suas aspirações para a vida adulta. Para tanto, foi aplicado um questionário escrito a 32 jovens de 15 a 18 anos, estudantes de escola pública de Ensino Médio do município de Campo Mourão-PR. A análise dos dados, realizada com base na teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento, permitiu verificar que os jovens em sua maioria não demonstram significativa preocupação em relação à elaboração de um projeto futuro, mas sim em viver o presente. Além disso, verificamos uma estreita relação dos jovens com a sua família, trabalho e formação educacional, demonstrando a influência de tais aspectos em suas vivências e escolhas futuras.

 

A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

BELINE, Edna Ribeiro. TCC, Pedagogia, FECILCAM, ednaribeiro_geo@hotmail.com
FRANÇA, Fabiane Freire (OR) FECILCAM, fabianefreire@ibest.com.br

Este trabalho relata a prática de estágio que foi desenvolvida na sala da 4ª série do ensino fundamental de uma escola pública do município de Campo Mourão. Após as observações realizadas na escola, a professora solicitou que trabalhássemos o conteúdo do planejamento anual. O principal objetivo deste estudo foi possibilitar aos alunos o conhecimento sobre os hábitos de uma higiene saudável, com ênfase no cuidado com os alimentos, a higiene física, mental e social, destacando a importância destes para a melhoria da qualidade de vida.  Nesta direção, buscamos realizar uma prática que envolvesse as várias disciplinas do currículo escolar, ou seja, desenvolvemos um trabalho de maneira contextualizada. A partir disso, utilizamos de exposição oral, pesquisas, vídeos e atividades que evidenciasse a importância da higiene para a saúde do homem. O desenvolvimento do estágio baseou-se nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica, que apresenta procedimentos ao desenvolvimento do trabalho pedagógico, levando os alunos a entenderem o conteúdo relacionando com sua realidade. E como método de abordagem teórica o apropriou-se do Materialismo Histórico Dialético. A pesquisa justifica-se pela necessidade de levar as crianças a desenvolver hábitos de higiene desde pequenos, podendo assim, contribuir para que muitas doenças sejam evitadas. Em vista disso, considera-se que o estágio possibilitou o entendimento dos alunos no que se refere aos hábitos de higiene, para que as pessoas tenham uma melhor qualidade de vida.

 

RAZÃO EMANCIPADORA: EM BUSCA DA AUTONOMIA DO INDIVÍDUO PELO PROCESSO EDUCACIONAL

BIDO, José Mateus. PG/UNIOESTE, profmateus1@hotmail.com

A razão contemporânea vive a dicotomia real entre o efetivo e o eficaz. Esta dicotomia provoca, pelas condições impostas pelo capitalismo, o fortalecimento do efêmero. Pensar esta dicotomia a partir da compreensão de T. W. Adorno é descortinar a incoerência necessária do sistema de produção. Esta situação diacrítica necessita ser pensada, a partir de Adorno, tendo em vista a formação individual do sujeito para a consciência crítica, pela educação. Como, então, pensar uma razão emancipadora? A razão torna-se emancipadora na medida em que ela passa a ser a referência para a configuração de um processo educacional que aponte, a partir dos problemas reais que afligem a pessoa existente, para a formação contínua e permanente do sujeito, visando a consciência da sua individualidade e de sua importância na construção do social. É na formação do sujeito para a significação de sua individualidade que se torna possível a constituição da crítica. É exatamente por esta significação que cada sujeito passa a ser indivíduo de racionalidade, ampliando as condições de análises sobre si mesmo, sobre o meio social e sobre a sua relação com a natureza. Sendo assim, a constituição de um processo educacional que estimule a individualidade significativa, isto é, o caráter próprio de cada um, a forma própria de inquirir sobre problemas reais e postura pessoal para o diálogo coletivo, passa a ser determinante para a solidificação da emancipação da razão na contemporaneidade em vista da transformação social.

 

REFLEXÕES ACERCA DA PRESENÇA DE ATORES RELIGIOSOS NAS ELEIÇÕES PROPORCIONAIS DE CAMPO MOURÃO (2008)

BONINI, Lara G. PIBIC/CNPq, Turismo, FECILCAM, larascs@hotmail.com
MEZZOMO, Frank Antonio. FECILCAM, frankmezzomo@gmail.com.br

Nas eleições proporcionais do município de Campo Mourão, em 2008, constatou-se a presença de atores religiosos que apresentaram-se como candidatos a ocupar uma das vagas para vereador na Câmara Municipal. Destarte, o estudo objetivou a análise do desempenho eleitoral, o perfil, apoio institucional e as estratégias de campanha adotadas pelos candidatos que mantêm vínculos religiosos. Metodologicamente foram utilizadas fontes como ‘santinhos’ dos políticos religiosos, matérias publicadas em jornais, gravação dos programas eleitorais e duas entrevistas pré e pós-eleição, que permitiram registrar o evento do pleito eleitoral no ritmo frenético da busca de votos. A pesquisa ainda diagnosticou as opções ideológicas, o desempenho articulado, as projeções objetivadas, enfim, falas e compreensões dos atores religiosos. Analisaram-se campanhas midiáticas com iconografias e performances que utilizaram mensagens simbólicas, a fim de produzir efeitos de sentido junto aos eleitores, evocando um sentido a mais ao ato de votar, não restrito a motivação cívica e sim pela defesa de princípios cristãos, contextos que engrossam a retórica política tão desencantada e vilipendiada. Sendo possível detectar e corroborar quanto às formas de reconhecimento da religião por meio de dispositivos jurídicos, como a inserção de agentes religiosos em processos eleitorais, tornando visível a presença das religiões em contextos públicos. Por meio da inter-relação religiosa e política há a influência mútua com acionamento de sistemas de crenças e de valores políticos, sendo pertinente, então, levantar e explorar hipóteses explicativas a respeito da configuração do campo religioso e suas intersecções na vida social, cultural e política.

 

UM ESTUDO DO CONFRONTO PARADIGMÁTICO ACERCA DA ORIGEM DO UNIVERSO

CALDERAN, Sidival Antonio. PICV, Geografia, FECILCAM, sidivalcalderan@hotmail.com
PAROLIN, Eloísa da Silva de Paula (OR) FECILCAM, eloisaparolin@gmail.com

Na pesquisa que desenvolvemos no Programa de Iniciação Científica Voluntária da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, Paraná, cujo objetivo central fora reconstruir a história dos paradigmas cosmológicos relativos à origem e ao funcionamento do Universo: o Big Bang e a Teoria do Universo infinito no espaço e no tempo, nos utilizamos de referências específicas produzidas na e sobre a Cosmologia e de fontes bibliográficas de outras áreas do conhecimento, em especial, da História e da Filosofia da Ciência. Nesta reconstrução, ao mesmo tempo em que buscamos verificar os fundamentos teóricos que sustentam ambas as Teorias, discutimos a pertinência da qualificação da Teoria do Big Bang como “ciência normal”, conceito em relação ao qual seguimos o que foi proposto por Thomas Kuhn (1998). Como resultado de nossa pesquisa, verificamos que a Teoria do Big Bang vem sendo contestada por astrônomos como Halton Arp (2001), que, por meio de suas observações, descobriu uma discrepância na usual explicação do desvio para o vermelho em galáxias ligadas a quasares. Contudo, a Teoria do Big Bang ainda é aceita pela comunidade científica e continua sendo aprovada pela sociedade. Tal fato nos remete novamente à concepção kuhniana, que parece definir confortavelmente a situação da Teoria do Big Bang em seus esforços para superar qualquer crise paradigmática, e nos indica duas questões importantes: o paradigma ainda oferece uma explicação convincente para a origem e funcionamento do Universo ou a retaliação a outros modelos continua também sendo bem sucedida pelos partidários deste modelo, o que mostra ao mesmo tempo a sua força política no meio acadêmico e os seus limites enquanto teoria científica.

 

PROJETO: HISTÓRIA, MEMÓRIA E EDUCAÇÃO NO MUNICIPIO DE PEABIRU: O USO DO CINEMA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO EM SALA DE AULA

COPATTI, Gislaine. USF/FECILCAM, Pedagogia, ie_copatti@hotmail.com
POESCHKE, Luiza. USF/FECILCAM, Pedagogia, lcpoeschke@yahoo.com.br
RODRIGUES, Divania. FECILCAM, divaniar@ibest.com.br

Este trabalho é fruto de reflexões e de ações que ocorreram no desenvolvimento do Projeto “História, Memória e Educação no município de Peabiru”, em que o cinema foi tomado como uma das principais referências no trabalho de formação com professores e alunos dos Colégios da Rede Estadual de Ensino. A partir desse trabalho foi possível compreender que o cinema, como objeto de pesquisa, apresenta-se como documento de investigação e de análise de um determinado contexto histórico ou temática. Entende-se que o cinema e a produção fílmica são resultados da atividade humana, os quais se denominam como um fazer artístico, mas que, ao mesmo tempo, são produtos de conhecimentos, de culturas, que expressam as ideologias dos sujeitos sociais de uma determinada época e/ou lugar (NOMA, 2006). Na escola, o cinema (os filmes) nos permite criar possibilidades de entender e de valorizar a escola como um espaço de formação e informação (SILVA, 2007), e apresenta-se, aos professores, como fonte de pesquisas, de registros e de conhecimentos, o que possibilita ampliar o conceito de ensino, para além do que se denomina de cotidiano escolar (NOMA, 2006). Pensar no trabalho com o cinema em sala de aula implica repensar o papel do professor como mediador, que precisa dispor de conhecimentos que orientem as escolhas, o modo de apresentação e a definição de objetivos e, especialmente, que tenha algum conhecimento de cinema orientando suas escolhas (DUARTE, 2009). Neste trabalho, objetiva-se discutir a utilização do cinema, não como possibilidade de entretenimento, mas entendê-lo como instrumento pedagógico que pode contribuir em um bom processo de formação crítica dos sujeitos.

 

A PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL

DOMINGUES, Analéia. G, FECILCAM, analeia2504@gmail.com
SOUZA, Osmar Martins de. (OR) FECILCAM, msouza.32@gmail.com

O presente texto é parte da pesquisa realizada no Mestrado em Educação pela Uem. Após a defesa da dissertação a pesquisa teve continuidade, dado os resultados que não foram positivos. O trabalho tem como propósito discutir o ensino e a aprendizagem a partir de produções de textos de alunos do Ensino Fundamental, na área de língua portuguesa em escolas públicas. Para realizá-lo foram recolhidas produções de textos de alunos de 4ª e 5ª série do Ensino Fundamental de 10 escolas de Maringá/Pr e região. Na seqüência, tendo como fundamentação a Teoria Histórico-Cultural reúne elementos no sentido de entender os conceitos de ensino, aprendizagem, desenvolvimento e mediação, para posteriormente, valendo-se dos textos recolhidos, analisar como esses conceitos aparecem. Os resultados da pesquisa indicam que há muito por ser feito no campo da educação e, mais especificamente, no trabalho com a língua portuguesa. É preciso repensar a forma como se tem trabalhado, o que se está ensinando, como os conteúdos estão sendo ensinados e qual o tipo de formação que se está promovendo.

 

O CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO E PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS

FERREIRA, Erica Keila PG. Pedagogia, FECILCAM, ericakeilaa@gmail.com
PÁTARO, Cristina Saitê de Oliveira (OR) FECILCAM, crispataro@yahoo.com.br

Este artigo focaliza a relação entre a juventude e a escola, a partir da discussão e análise dos resultados parciais de pesquisa realizada em uma escola do Ensino Médio no município de Campo Mourão – PR. A referida pesquisa tem como objetivo investigar possíveis contribuições do uso do cinema em sala de aula nos processos educativos voltados para os jovens, bem como contribuir para a formação e socialização da juventude no âmbito escolar, por meio de um trabalho que articula o cinema com as questões sociais. Para tanto, foram realizadas exibições e análise critica de filmes com temáticas voltadas para a relação entre a juventude e a escola, gênero e migrações. A principal finalidade desta prática educativa é motivar os jovens estudantes a problematizar e a questionar sobre sua realidade histórico-social, por meio de temáticas que contemplem suas vivências e condição juvenil, e os levem a refletir sobre seus projetos de futuro por meio da linguagem cinematográfica em sala de aula. Desta forma, a pesquisa procura discutir e refletir com os alunos do segundo ano do Ensino Médio, sobre as contradições sociais, as desigualdades entre homens e mulheres na sociedade contemporânea, e a questão das migrações dos jovens cortadores de cana no mundo do trabalho. Ao desenvolver esta pesquisa, busca-se contribuir para o aprendizado da juventude nos aspectos cognitivo, afetivo e social. Ao mesmo tempo, espera-se que a comunidade escolar valorize as culturas juvenis no atual contexto social, passando a considerar o jovem como sujeito social, capaz de agir e interferir no meio em que vive.

 

CAPITALISMO MONOPOLISTA: DESAFIOS OU PERSPECTIVAS PARA O CAMPESINATO NO MUNICÍPIO DE QUINTA DO SOL

FERREIRA, Fabiana. PIBIC/Fundação Araucária, Geografia, FECILCAM, geo.fabi@hotmail.com
HARACENKO, Adélia Aparecida de Souza (OR) FECILCAM, haracenko@gmail.com

A presente pesquisa científica desenvolveu um estudo abordando o processo de territorialização praticado por meio da agroindústria canavieira, no município de Quinta do Sol. Centralizando os esforços analíticos no entendimento das conseqüências do adentramento das relações de produção especificamente capitalistas no campo, para o modo de vida do lavrador camponês. Constituindo assim, a questão central a ser respondida neste estudo, cujo recorte geográfico é o território agrário do município de Quinta do Sol pertencente à Mesorregião Centro-ocidental Paranaense. Neste sentido, no bojo da questão central, nos propusemos a investigar o modo de vida do lavrador camponês quintasolense, e pesquisar a estrutura organizacional das agroindústrias canavieiras, territorial e economicamente no espaço agrário da área abrangente desta pesquisa. Utilizando para tanto, entrevistas com fontes orais, ou seja, entrevista com os próprios sujeitos constituinte da realidade em análise. Bem como, Levantamentos documentais junto a EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) local, Prefeitura Municipal e Usina Canavieira SABARÁALCOOL situada no distrito de Ivailândia em Engenheiro Beltrão. Concluindo, foi possível constatar o fenômeno de monopolização e inflação das terras agricultáveis no município, dificultando a sobrevivência do Camponês que por sua vez, tem adequado seu modo de vida desenvolvendo estratégias de resistência à pressão do capital monopolista.

 

LEVANTAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE FONTES HISTÓRICAS: PROCESSOS DA VARA CIVIL DA COMARCA DE CAMPO MOURÃO

FERRO, Fernanda. PIBIC/CNPq, Administração, FECILCAM, fer-crisferro@hotmail.com
MEZZOMO, Frank Antonio (OR) FECILCAM, frankmezzomo@gmail.com
HANH, Fábio André (CO-OR) FECILCAM, fanhahn@hotmail.com

Não é estranho à cultura contemporânea ações voltadas à preservação documental como um instrumento de conhecimento do passado e compreensão da memória e cultura coletiva. Ainda, há de se considerar segundo a literatura historiográfica, que os documentos são criações do homem que exprimem seu fazer em um determinado período histórico. A partir desta concepção a pesquisa em pauta busca, a partir de referencial teórico definido, fazer a leitura e catalogar os processos civis da Comarca de Campo Mourão, no período de 1972 e 1973, retirando, em fichas desenvolvidas para essa finalidade, informações que os identifique quanto a sua causa, sentença e os representados judicialmente. Entre os resultados alcançados pode-se citar a organização, catalogação e digitação das informações extraídas de 1.041 autos. Com isso, viabiliza-se o acesso ao conteúdo dos autos por meio dos arquivos digitais, permitindo o conhecimento sem danificar o original, contribui-se com a preservação física do documento e, finalmente, que surjam novas pesquisas e interpretações sobre a história regional.

 

ANTIJUDAÍSMO E LITERATURA ANTIJUDAICA EM PORTUGAL NO SÉCULO XVI

HAHN, Fábio André. TIDE/FECILCAM, fabioandreh@gmail.com

O objetivo desta comunicação é analisar o antijudaísmo em Portugal durante o século XVI e a consequente produção literária. O século XVI português foi marcado por uma série de acontecimentos, no qual se destacaram dois fatos: a chacina de judaizantes em 1506 e o processo de instalação e ação do Tribunal do Santo Ofício em 1536. Nesse contexto de conflitos antijudaicos, surgiu um grande número de obras de apologética contra as práticas judaizantes, fator que acelerou as representações sobre o judeu na mentalidade da população portuguesa, contestando, dessa forma, interpretações historiográficas que defendem uma mudança de mentalidade lenta sobre o judeu entre o final da Idade Média e o início dos Tempos Modernos. Portanto, é necessário analisar as mudanças de discursos sobre o antijudaísmo escritas e impressas por portugueses no século XVI, procurando entender os motivos e razões perenes dessa produção literária que apresentam características próprias ao contexto em que surgiram.

 

O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO UCRANIANA NO MUNICÍPIO DE ARARUNA - PR: ESTUDO DE CASO DA COLÔNIA UPÁ

KURMANN, Junior. PIBIC, Geografia, FECILCAM, junior.kurmann@hotmail.com
HARACENKO, Adélia Aparecida de Souza (OR) FECILCAM, haracenko@gmail.com

Este ensaio, que ora resulta, propôs realizar um estudo sobre a o processo de colonização ucraniana no município de Araruna, tendo como ponto de partida e recorte geográfico principal, a colônia de descendentes ucranianos denominada de Colônia UPÁ. Buscando resgatar a saga um povo que a procura por uma vida melhor, escolheu o município de Araruna para construir suas historias, e trouxeram consigo seu modo de vida, sua rica cultura que sempre esteve auxiliada pela religião, pois através desta, os costumes foram e ainda são mantidos, assim como eram realizados pelos seus descendentes. Junto de si também trouxeram seu apego a terra, pois sua base estava estruturada na agricultura familiar. Este, no entanto, o principal motivo por todo o processo de imigração. Inicialmente buscamos compreender teoricamente o conceito de colonização, fazendo um elo de ligação com o processo ocorrido na Colônia UPÁ. Logo após iniciamos os trabalhos de campo, realizando entrevistas, investigando os fatores que influenciaram a vinda dos ucranianos para o município de Araruna. Também fizemos uma análise da adaptação dos mesmos à região, pois eram grandes as dificuldades encontradas pelos desbravadores, que mesmo assim contribuíram amplamente com o desenvolvimento do município.

 

ANÁLISE DA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS TURÍSTICOS PELA AGÊNCIA DE VIAGENS E TURISMO DAYANE TUR DA CIDADE DE CAMPO MOURÃO – PR

KRUGER, Leticia Rafaela. TCC, Turismo, FECILCAM, leticiark@hotmail.com
NAGABE, Fabiane (OR) FECILCAM, fabi.foganca@gmail.com

A presente investigação se propôs a analisar o perfil dos produtos turísticos comercializados na Agência de Viagens e Turismo Dayane Tur, da cidade de Campo Mourão – PR, por meio de informações coletadas em 146 contratos de pacotes turísticos, sendo 84 vendidos no ano de 2008 e 62 do ano de 2009. Como recurso metodológico utilizou-se a pesquisa bibliográfica, a qual deu suporte para discorrer sobre os aportes teóricos. Também fez-se uso da técnica de entrevista, consistindo esta, em uma forma de coleta de informações necessárias para o presente estudo, no que diz respeito ao conteúdo histórico da empresa analisada. E ainda foi aplicado a pesquisa documental (DENCKER, 1998) para coletar informações em arquivos conservados no interior da agência. Por fim, utilizou-se da representação gráfica de dados (SCHÜTER, 2003) para apresentar os resultados. Observamos, assim, como resultado parcial, que as operadoras de viagens mais utilizadas foram: a CVC e a New Line, as quais juntas representam 85% das vendas durante os dois anos analisados. Os destinos mais visitados pelos clientes da agência foram em sua maioria a região nordeste brasileira que conta com 27% das vendas no ano de 2008 e 41% em 2009. O tipo de acomodação mais utilizada foi a acomodação dupla com 62% em 2008 e 72% em 2009, seguida da acomodação individual que somou 17% e 8% respectivamente. Por meio desta investigação foi possível delimitar o perfil dos produtos turísticos comercializados na Agência de Viagens e Turismo Dayane tur.

 

GRÊMIO ESTUDANTIL E GESTÃO DEMOCRÁTICA DO PROCESSO ESCOLAR

LEAL, Wanessa Cristhina Castilho: USF/FECILCAM, wanessacastilho@hotmail.com
MEDEIROS, Dalva Helena de (OR) USF/FECILCAM, dalva-helena@uol.com.br

O presente trabalho tem por objetivo expor a pesquisa e a prática do projeto desenvolvido em dois colégios da rede estadual no municipio de Iretama-Pr, onde visa construir um espaço de participação dos estudantes, pois, pouco se discute acerca da Gestão Democrática, que se refere a participação efetiva de toda a comunidade escolar num projeto educacional, nada mais justo que o grêmio estudantil, que representa os estudantes esteja presente e participativo nas questões educacionais, sendo o fator principal a descrença da possibilidade dessa participação, associada a ausência de participação da comunidade na escola, seja por meio de colegiados, Associações e outros. O trabalho objetivou desenvolver o exercício da cidadania no espaço escolar, verificando o nível de participação dos alunos no grêmio estudantil e sua concepção de gestão, a fim de estreitar as relações entre família-escola-comunidade a fim de encontrar soluções para os problemas da realidade do cotidiano escolar. O desenvolvimento do projeto está se realizando por meio de reuniões, palestras, eleições para escolha dos membros do grêmio estudantil. Utilizou-se da metodologia da pesquisa-ação, embasada em Thiollent (2000), pelo mesmo ressaltar a importância da pesquisa com enfoque social, o trabalho apresenta resultados parciais, por estar em andamento.

 

A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO DE CONCEITOS

LIBANIO, Rita de Cássia Zamoro. PG/FECILCAM, ritazamoro@gmail.com
MEDEIROS, Dalva Helena de. PG/FECILCAM, dalva-helena@uol.com.br

Este trabalho contextualiza brevemente o surgimento da Educação Ambiental (EA) enquanto instância de defesa do Meio Ambiente (MA). Partindo dessa historicização faz breve análise das políticas públicas para EA por entender que as mesmas têm implicação direta na forma como essa será tratada no interior da escola. Por fim, se estabelece relação entre EA e Formação de Conceitos. A abordagem escolhida para tanto foi à revisão bibliográfica do tema em autores como: Capra (2002), Ferreira (2006) e Vigotsky (1991)) e o estudo dos documentos nacionais recentes relativos a essa. Objetivou-se compreender como o conceito de EA se desenvolveu a partir da década de 1960/70 e como o Brasil a oficializou em suas políticas públicas recentemente. Pois, o currículo escolar decorre desse entendimento e direciona para uma metodologia, o que remete diretamente a construção e aquisição dos conhecimentos escolares. O estudo revelou que a interação entre os seres humanos e o ambiente trouxe sérias conseqüências para o MA. Verificada a degradação ambiental, os organismos internacionais têm promovido discussões e documentos na tentativa de equilibrar a relação desenvolvimento econômico/conservação do MA. No Brasil a EA é trabalhada na perspectiva de um planejamento estratégico para o desenvolvimento sustentável. O conhecimento ao qual os educandos tem acesso traz uma visão fragmenta da questão ambiental desarticulado-a da questão social e histórica. O que implica na forma de aquisição dos conteúdos científicos, na aprendizagem e no desenvolvimento psíquico desse.

 

A IDENTIDADE CULTURAL COMO FATOR DE INTEGRAÇÃO ENTRE AS FAMÍLIAS UCRAÍNA-BRASILEIRAS NO DECURSO DA COLONIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE NOVA TEBAS – PARANÁ (1930-1960)

LUZ, Leandro Domingos. Geografia, FECILCAM, leandroluz07@gmail.com
HAHN, Fábio André. Ciências Sociais, FECILCAM, fabioandreh@gmail.com

Este ensaio é resultado parcial do projeto intitulado “O Processo de Colonização do Município de Nova Tebas – Paraná (1930-1960): Formação e a Configuração das Relações Sociais de Poder”, vinculado ao Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder cadastrado no CNPq pela FECILCAM, que tem por objetivo estudar a colonização do município em questão e, a partir desse processo, entender as complexas relações sociais de poder que foram sendo formadas. Destarde, buscamos investigar a formação dos laços identitários entre as famílias de origem ucraniana, pioneiras no processo de colonização, sendo que para tal finalidade, utilizamos como metodologia as entrevistas com as fontes orais, as quais propiciam, por meio da história de vida, a dimensão cultural e social em que o entrevistado está inserido, bem como a sua visão de mundo. Consideramos que a colonização do município, esteve intimamente relacionada com a reprodução das relações sociais que já eram estabelecidas nas colônias ucranianas tradicionais, ao entorno do município de Prudentópolis ao Sul do Estado, e a partir do referido processo de ocupação foram sendo reproduzidas e reafirmadas com o casamento entre as famílias descendentes consolidando a sua identidade coletiva.

 

O ESTUDO INTERDISCIPLINAR DA CIDADE: UMA PROPOSTA CRÍTICA PARA O ENSINO NOS ANOS INICIAIS

MACEDO, Eliane dos Santos. PG, esmacedo@yahoo.com.br
MEDEIROS, Dalva Helena de (OR) FECILCAM, dalva-helena@uol.com.br

Neste artigo propõem-se relatar a prática pedagógica, desenvolvida em uma escola municipal de uma cidade da região da Comcam (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão), com estudantes da 3º série do ensino fundamental, constituída como requisito curricular do 4º ano do curso de pedagogia noturno da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, na modalidade de conclusão de curso. O objetivo desta baseou-se na importância de direcionar procedimentos metodológicos, nas Séries Iniciais, fundamentadas em aspectos interdisciplinares, especificamente ao ensino das disciplinas de Geografia, História e Educação Física, tendo como conteúdo central, o estudo da cidade, e suas especificidades, e como método de abordagem teórica, os embasamentos da Pedagogia Histórico Crítica, com o propósito de tornar tal experiência, significativa e coerente aos elementos objetivados.

 

O ESTUDO DA PAISAGEM  E O PLANEJAMENTO AGRÍCOLA NO MUNICÍPIO DE CORUMBATAI DO SUL

MASSOQUIM, Nair Glória. TIDE,/FECILCAM. nmassoquim@usp.com

Corumbataí do Sul localiza-se na porção leste da Microrregião Centro Ocidental Paranaense e se constitui por um mosaico de paisagens de condições geoecológicas e socioeconômicas. A área de pesquisa faz parte da temática escolhida pelo Grupo de Pesquisa “Estudos Regionais”, linha, “Estudos de Elementos da Paisagem”. Nesta pesquisa  apresenta-se  à preocupação com os aspectos da fragilidade natural, incluindo o clima e socioeconômicos, ocupação humana e TUTs (tipos de uso da terra). O objetivo é analisar a paisagem natural e os tipos de uso da terra, para fins de planejamento agrícola. Litologicamente essa porção do território faz parte do Grupo São Bento da Formação Serra Geral, terrenos formados a partir da estrutura geológica basáltica. Geomorfologicamente pertence a sub-unidade morfoestrutural 2.4.5, planalto do Alto Médio Piquiri,  caracterizado por relevos dissecados, vales em V e formações com patamares e mesetas. Influenciadas por um clima do quaternário recente, as rochas eruptivas básicas originam solos argilosos e coesos (MAACK, 2002), mesclados entre Latossolos distroférricos e neossolos. Na  exploração econômica da terra, a fertilidade do solo se constituiu em um fator fundamental, visto que é no relevo e clima que a agricultura encontra suas limitações, desenvolve-se na categoria de pequena propriedade de produção mista e cultivo permanente do café seguido do maracujá,  ou  consorciado. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se o método sistêmico e empírico com analise integrada da paisagem,  apresentada por meio de concepções teóricas conceituais e práticas de campo. O modelo é adaptado de  Chaves (2008) com  análise de tabelas, gráficos, perfis e  mapas de Fragilidade Natural e dos TUTs para fins de planejamento. Resultados preliminares, indicam fragilidades de grau médio a forte,  com alerta para restrição dos usos da pratica da  mecanização agrícola.

 

ORGANIZAÇÃO, CATALOGAÇÃO, DESCRIÇÃO E DIGITALIZAÇÃO DOS PROCESSOS DA VARA CIVIL DA COMARCA DE CAMPO MOURÃO (1961 – 1976)

MEZZOMO, Frank Antonio.TIDE/FECILCAM, frankmezzomo@gmail.com

Com esta pesquisa, pretende-se desenvolver práticas de preservação e disponibilização em versão impressa (Catálogo) e digital (digitação para acesso on line) das fontes documentais oriundas da vara civil da Comarca de Campo Mourão. O fundo, sob a custódia do Grupo de pesquisa Cultura e Relações de Poder desde 3 de abril de 2008, é composto por aproximadamente seis mil processos já higienizados e parcialmente organizados, catalogados e descritos por meio de projetos de Iniciação Científica Júnior e Iniciação Científica vinculados ao Programa de Iniciação Científica do Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar (PIC/NUPEM). Para tanto objetiva-se organizar, digitalizar os processos e elaborar, imprimir e digitalizar, para acesso on line, um Catálogo da Coleção dos Autos Civis da Comarca de Campo Mourão (1961 – 1976). Por fim, como atividade de pesquisa e extensão, pretende-se desenvolver oficinas e cursos voltados para discussão em torno de questões como patrimônio histórico cultural, memória e preservação de documentos históricos.

 

RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FORMAL E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

MEDEIROS, Dalva Helena de. TIDE, GP/GERA, FECILCAM,

dalva-helena@uol.com.br

Este trabalho relata resultados parciais de projeto vinculado ao Grupo de Pesquisas: Estudos Regionais: geo-histórico, sócio-cultural, educacional e ambiental – GERA, filia-se a linha de pesquisa: Educação Ambiental: aspectos educacionais e psicossociais.  Vinculou-se ao TIDE (Tempo Integral de Dedicação Exclusiva) do ano de 2009 até agosto de 2010. Visa demonstrar cientificamente a importância da escolaridade formal e seus benefícios tanto para o desenvolvimento humano individual como para o desenvolvimento territorial. Utilizou-se para esta etapa, de revisão bibliográfica e levantamento e análise de dados secundários. Pretende compor parte de um banco de dados sobre o município de Corumbataí do Sul que será elaborado por todos os integrantes do grupo de pesquisa. Este diagnóstico poderá ser utilizado pelos órgãos públicos responsáveis pelas políticas educacionais locais e regionais.

 

EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO

OLIVEIRA JUNIOR, Antônio Paulino de. TCC, Pedagogia, FECILCAM, antonjunior@gmail.com
SCHERER, Cleudet (OR) FECILCAM, cleudet@yahoo.com.br

Objetivamos com este, socializar os resultados da execução do projeto de estágio supervisionado da Educação Não-formal, o qual realizamos em um Centro de Integração Municipal localizado na asa leste do município de Campo Mourão. O tema do nosso trabalho foi o Meio Ambiente, cujo título foi “Educação Ambiental: o papel do homem na relação natureza-sociedade”, o qual foi escolhido após observação e diálogo com as educadoras do Centro. A problemática originou-se da necessidade do educador formado em Pedagogia atuar na Educação Não-formal, bem como articular o tema “Meio Ambiente” e atividades que envolvessem poesias e produção de texto. Dessa forma indagamos: como trabalhar Educação Ambiental aliado ao resgate da leitura e utilização de poesias? Para responder essa questão traçamos os seguintes objetivos: contribuir com a compreensão dos educandos sobre Educação Ambiental; organizar atividades textuais, poesias, cartazes, leituras e interpretação de música enfocando a Educação Ambiental. Assim, utilizamos da concepção Histórico-Cultural como norteadora metodológica do trabalho desenvolvido, uma vez que, o desenvolvimento dos alunos por meio da ação planejada do docente é imprescindível para a conscientização ambiental. Nessa perspectiva, os alunos apresentaram nas atividades determinados avanços acerca da compreensão da Educação Ambiental, haja vista que seus conhecimentos foram ampliados ao constatarmos seus últimos trabalhos referentes aos cartazes e montagem do varal de poesias.

 

A INFLUÊNCIA DOS SENTIMENTOS E EMOÇÕES NO SIGNIFICADO DAS EXPERIÊNCIAS DE JOVENS ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR

PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira. TIDE/FECILCAM ,crispataro@yahoo.com.br

O presente trabalho corresponde a parte de pesquisa em andamento, a qual busca compreender as influências da dimensão afetiva na construção dos projetos vitais da juventude. A partir de análise de resultados parciais da investigação mais ampla, esta comunicação visa discutir de que forma as emoções e sentimentos configuram-se no raciocínio dos jovens, dimensionando o significado das experiências vivenciadas em seu cotidiano. Para tanto, são apresentados e analisados dados provenientes de entrevista semi-estruturada realizada junto a 20 jovens, de 20 a 24 anos, estudantes de instituição de Ensino Superior do interior do Paraná. A análise, com base na teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento, demonstrou relações entre a natureza dos interesses e preocupações dos jovens e o raciocínio implicado nos sentimentos e emoções comentados. Tendo em vista a compreensão das relações entre as dimensões cognitiva e afetiva no funcionamento psíquico, são traçadas considerações acerca da indissociabilidade entre afetividade e o raciocínio humano, e as implicações para os processos educativos voltados para a juventude.

 

MUSICALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE: UMA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PAULA, Mery Helen Felizari de. meeryhelen@hotmail.com
SCHERER, Cleudet de Assis. FECILCAM, cleudet@yahoo.com.br

O objetivo deste relatório é discutir a prática pedagógica a partir dos resultados do projeto de Estágio Curricular Supervisionado I, proposto pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM), em docência na Educação Infantil, realizado em um centro de Educação Infantil, com crianças de três a cinco anos do nível II, no município de Ubiratã PR. O referido projeto teve como tema “A importância da música no desenvolvimento da oralidade na criança”. Deste modo, para a melhor compreensão será abordada a história da Educação Infantil, bem como se dá o aprendizado por meio da música. Consequentemente discutiremos sobre os diversos sons que há em nosso meio, bem como eles são produzidos e assim sucessivamente os sons da natureza, dos animais, os sons de dentro de casa e por fim os sons dos meios de transportes. Utilizamos como metodologia nessa prática de docência a perspectiva Histórico Cultural, com o intuito de fazer com que por meio da mediação do professor, consigamos proporcionar o aprendizado e delinear na zona de desenvolvimento proximal da criança, sendo que a mesma define as funções psíquicas que ainda não amadureceram, mas que estão no processo de maturação.  Uma vez que o sujeito é um ser social que aprende de acordo com sua interação com o meio.  A música auxilia o educador no estímulo da aquisição da linguagem da criança, sendo que, o envolvimento sonoro da criança começa ainda no ventre materno e a mesma faz parte de sua relação com o mundo e favorece o desenvolvimento afetivo cognitivo.

 

A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

PAULA, Mery Helen Feleizari de. meeryhelen@hotmail.com
SHERER, Cleudet de Assis (OR) FECILCAM, cleudet@yahoo.com

O objetivo deste texto é discutir a prática pedagógica a partir dos resultados do projeto de Estágio Curricular Supervisionado II, proposto pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM), de docência em Gestão, baseado nos princípios de uma gestão democrática, realizado em um centro de Educação Infantil, com professoras do nível I e pré-escola no município de Ubiratã PR. O referido projeto teve como tema “A importância da musicalização para a formação continuada de professores da Educação Infantil”. Deste modo, para a melhor compreensão das professoras abordamos primeiramente a história da Educação Infantil e como deve ocorrer o ensino por meio da música. Nessa perspectiva, discutimos com o grupo sobre os diversos sons que existem em nosso meio, bem como são produzidos, entre eles: e os sons da natureza, dos animais, de dentro de casa e os sons dos meios de transportes. Utilizamos como metodologia nessa prática de docência a perspectiva Histórico-Cultural, que prioriza serem as relações entre os sujeitos primordial para seu desenvolvimento. Com essa compreensão, também, realizamos algumas oficinas com o propósito de instrumentalizar as professoras para trabalhar com a musicalização na Educação Infantil e conscientizá-las sobre a importância da mediação do professor no processo de desenvolvimento da criança. Uma vez que o sujeito é um ser social que aprende de acordo com sua interação com o meio. A música pode auxiliar o educador no estímulo a aquisição da linguagem na criança, por fazer parte do seu contexto, uma vez que seu envolvimento com o mundo sonoro começa ainda no ventre materno.

 

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA DAS 8ª SÉRIES E AS DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ

PEREIRA, Maria José. TIDE/FECILCAM, PG/UEM, maze-2@bol.com.br
MORI, Nerli Nonato Ribeiro (OR) UEM, nnmori@uem.br

A presente comunicação tem por objetivo socializar pesquisa realizada em Escolas Públicas do Estado do Paraná, sobre a proposta curricular e a prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa das 8ª séries do Ensino Fundamental. Para o levantamento dos dados realizamos entrevistas com professores de Língua Portuguesa, analisamos os planos de ação, registros nos livros de chamada e simultaneamente os currículos disponíveis nas escolas, como: Currículo Básico para a Escola Pública do Estado do Paraná (PARANÁ, 1990); Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa (BRASIL, 1997) e as Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa para Educação Básica (PARANÁ, 2008). O aporte teórico que deu sustentação à análise dos dados pautou-se na abordagem Histórico-Cultural. Os resultados alcançados mostraram que os professores têm se empenhado em realizar uma prática condizente com a proposta curricular, mas esta não tem sido suficiente para instrumentalizar o aluno para fazer interpretação coerente dos textos que lhe são apresentados. É o que comprovam os resultados das avaliações em larga escala realizadas, tanto em nível internacional – Programa Internacional de Avaliação dos Alunos (PISA), como em nível nacional – Prova Brasil. Dos 57 países participantes no PISA em 2006, o Brasil ficou em 48º lugar em leitura (BRASIL, 2010). As médias obtidas pelas Escolas Públicas do Estado do Paraná, na Prova Brasil de 2007, ficaram polarizadas entre 173,67 a 289,03, em uma escala definida pelo Ministério de Educação (MEC) em níveis que variam entre 125 a 325. No geral as escolas paranaenses deixam muito a desejar em termos de aprendizagem esperada para o final da 8ª séries do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa.

 

HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE PEABIRU

POESCHKE, Luiza Cristina. USF/FECILCAM, Pedagogia, ecpoeschke@yahoo.com.br
COPATTI, Gislaine de Oliveira. USF/FECILCAM, Pedagogia, ie_copatti@hotmail.com
SANDRI, Simone (OR) Pedagogia, FECILCAM, simsandri@yahoo.com.br

Este trabalho apresenta como temática o estudo da Memória/História do Município de Peabiru articulada às memórias/histórias do Colégio Estadual Olavo Bilac e Colégio Estadual 14 de Dezembro. Tal trabalho se fundamenta nas atividades de pesquisa desenvolvidas no projeto “História, Memória e Educação no Município de Peabiru”, projeto este vinculado ao Programa Universidade Sem Fronteiras. Para discutirmos a relevância das instituições escolares no processo histórico do município e da própria história da educação, partimos do pressuposto de que a escola é um elemento integrante na formação de uma comunidade, sob esta ótica, “[...] as instituições são, portanto, necessariamente sociais [...] uma vez que se constituem como um conjunto de agentes que travam relações entre si e com a sociedade na qual servem” (SAVIANI, 2007, p.5). O referido projeto atua nas seguintes frentes: Formação de professores e alunos por meio do trabalho com cinema; realização de entrevistas com integrantes da comunidade; coleta e organização de fotografias e fontes escritas. Para a presente comunicação, apresentaremos aspectos históricos das instituições escolares acima mencionadas e as suas relações com a história de Peabiru. Para tanto, consideraremos como fontes de pesquisa as entrevistas realizadas com ex-professores, fotografias e documentos escritos dessas instituições.

 

ELEMENTOS DE LIBERDADE E CORRUPÇÃO EM MAQUIAVEL

POYER, Carlos Nilton. TIDE/FECILCAM, PG, poyer@fecilcam.br

Para Maquiavel a verdadeira política é guiada pela liberdade e pela igualdade, se conduzida no interior das instituições estruturadas e com capacidade de transformar o desejo de liberdade em desejo de participação na vida pública, respeitando os mecanismos legais de regulação dos conflitos. Metodologicamente, recorre à antiguidade e efetua a análise de um dos tesouros mais fecundos do passado, a obra de Tito Lívio, tendo como referência que a liberdade é o conceito chave de seu diálogo com o passado. Sua estratégia consiste em compreender a natureza dos fenômenos que estuda e relacioná-los com os problemas que atormentam sua cidade. São objeto de discussão dois aspectos fundantes: o da liberdade, que se insere no contexto dos conflitos, entre o povo e os grandes; e o da corrupção, em que Maquiavel aponta para a degradação dos costumes, o desrespeito às leis e a pouca aptidão à vida livre, que provêm da desigualdade existente em uma cidade, ainda aponta para a condição de virtù  de quem governa, se um ou se o povo como possibilidade de equacionamento da problemática que envolve a liberdade e a corrupção.

 

A LOGÍSTICA DOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS NO CONTEXTO DA RECONQUISTA IBÉRICA

PRESSINATTE, Carlos Rossine. PIC, História, UEM, crpressinatte@hotmail.com.br
GIMENEZ, Jose Carlos (OR) UEM, jcgimenez@uem.br

A logística empregada pelos cavaleiros da Ordem do Templo, durante seu engajamento no conflito intitulado Reconquista Cristã da Península Ibérica, pode ser analisado, dentre outros, a partir de uma abordagem diferenciada das fontes já trabalhadas pela História Militar. Desta forma, aplicando uma nova abordagem historiográfica ao tema, questões concernentes à estratégia militar, situação da fronteira entre cristãos e islâmicos, composição dos exércitos, choque entre duas ideologias distintas, formas de financiamento e abastecimento destas hostes, entre outras, possibilitam uma análise comparativa da logística empregada pelos monarcas cristãos em relação à utilizada pelas Ordens Militares, notadamente a do Templo. Para tanto, elencando como exemplo a batalha mais expressiva do período em que os templários estiveram em contato direto com a Península Ibérica – séculos XII ao XIV –, Las Navas de Tolosa (1212) e todo o seu contexto político, ideológico e econômico, serão os responsáveis por fornecer os dados referentes à logística militar medieval, responsável por determinar os movimentos bélicos durante o movimento chamado Reconquista Ibérica.

 

QUEM NÃO TEM MEMÓRIA NÃO TEM HISTÓRIA: O TRABALHO DE ORGANIZAÇÃO, DESCRIÇÃO E CATALOGAÇÃO DOS PROCESSOS CÍVEIS DA COMARCA DE CAMPO MOURÃO (1974-1976)

SANTOS, Bruna Srutkowiski. PIBIC/CNPq, Geografia, FECILCAM, srutkowiski@hotmail.com
HAHN, Fábio André (OR) FECILCAM, fabioandreh@gmail.com
MEZZOMO, Frank Antonio (CO-OR) FECILCAM, frankmezzomo@gmail.com

Esta comunicação visa apresentar os resultados finais das atividades desenvolvidas durante o período de pesquisa de Iniciação Científica. O objetivo é tratar sobre a importância da preservação da memória, apresentando discussões mais específicas sobre o patrimônio histórico e sobre os dados coletados nos trabalhos de organização, descrição e catalogação dos processos cíveis da Comarca de Campo Mourão entre os anos de 1974-1976. Foram estudados e catalogados 478 processos, no qual se destacaram os processos de ação executiva e alvará de assistência judiciária. A pesquisa faz parte de um estudo maior desenvolvido pelo grupo de pesquisa Cultura e Relações de Poder, que visa promover investigações sobre a história local.

 

PRESSUPOSTOS DO TRABALHO PEDAGOGICO JUNTO À COMUNIDADE ESCOLAR E NÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA

SANTOS, Elisabete Schefer. USF/FECILCAM, Pedagogia, schefer2006@hotmail.com
HÜBNER, Ceres América Ribas (OR) USF/FECILCAM, Pedagogia, chubner@pop.com.br

Este trabalho apresenta resultados das atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Dr. Osvaldo Cruz em Campo Mourão. Temos por objetivo acompanhar o trabalho pedagógico no que se refere à mediação do Pedagogo no contexto escolar e não escolar, a fim de desenvolver mecanismos de efetivação da Gestão Democrática. Partindo do que é proposto por Meksenas (2002), desenvolvemos estudos sobre a importância da pesquisa na formação do pedagogo, levando-os a assumir o papel de construtores do conhecimento, associando o ensino e a pesquisa. Buscamos envolver a comunidade nas atividades escolares, que, segundo Paro (2000), não deve atender aos interesses ideológicos, mas conhecer a instituição a fim de que possam avaliar e reivindicar seus próprios interesses, visando sempre o desenvolvimento da aprendizagem que é o objetivo fim da escola. Procuramos desenvolver com os alunos o conceito de cidadania, que, conforme salienta Duarte (2003) acontece pela apropriação dos conhecimentos historicamente construídos pelos homens. Nosso trabalho se dá através de estudos e discussões com as pedagogas; contribuição às atividades do Grêmio Estudantil; realização de palestras com a comunidade escolar e não escolar; desenvolvimentos de trabalhos artesanais para a comunidade não escolar; levantamento e análise de referências que abordam a temática em questão. Alguns resultados já foram observados como: a efetivação do Grêmio Estudantil; a participação da comunidade não escolar nas atividades desenvolvidas; o envolvimento dos alunos na mobilização contra o uso de drogas e vandalismo na escola.

 

CONVERSANDO COM OS ALUNOS SOBRE AS CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR

SANTOS, Isabel Cristina. PIBIC/Fundação Araucária, Pedagogia, FECILCAM

cris-bel18@hotmail.com
SANDRI, Simone (OR) FECILCAM, simsandri@yahoo.com.br

O presente resumo visa apresentar os resultados obtidos por meio da pesquisa de iniciação científica “Implementação do Curso de Segurança do Trabalho/PROEJA no Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão: um estudo sobre a evasão escolar” e desenvolvida no período de agosto de 2009 a janeiro de 2010, na Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão - FECILCAM. A pesquisa pautou-se no pressuposto teórico-metodológico do materialismo histórico dialético e teve por objetivo principal identificar as causas da evasão escolar presentes no curso de Segurança do Trabalho/PROEJA – NRE/Campo Mourão, curso este que está em consonância com o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos – PROEJA. Esse programa, instituído pelo governo federal, por meio do Decreto 5.840/06, permitiu às instituições municipais, estaduais e privadas de ensino oferecer o PROEJA, visando à integração do Ensino Médio e Educação Profissional com a Educação de Jovens e Adultos - EJA. Para o desenvolvimento da presente pesquisa, foram realizados os seguintes procedimentos teórico-metodológicos: levantamento e análise de documentos, referências e produções científicas sobre a temática; entrevistas com os alunos desistentes da 1ª e 2ª turmas do Curso e análise dos dados coletados nas entrevistas. A pesquisa revelou que as principais causas para evasão escolar são as seguintes: dificuldades para acompanhar o curso e trabalhar; necessidades familiares que impediam as freqüências nas aulas; distância entre a residência a escola e o tempo de duração do curso, tempo este considerado extenso se comparado aos outros para a EJA.

 

ARQUIVOS DA MEMÓRIA: ORDENAÇÂO, HIGIENIZAÇÂO, E TRATAMENTO DOS AUTOS DA VARA CIVIL DA COMARCA DE CAMPO MOURÃO (1974 -1976)

SANTOS, Karoelen Ramos. PIBIC/Fundação Araucária, Pedagogia, FECILCAM, karoelenrs_@hotmai.com
HANH, Fábio André (OR) FECILCAM ,fabioandreh@gmail.com
MEZZOMO, Frank Antonio (CO-OR) FECILCAM, frankmezzomo@gmail.com

Esta comunicação visa divulgar os resultados da pesquisa de iniciação científica que trata da higienização e do tratamento dos processos da vara civil da Comarca de Campo Mourão 1974-1976. O trabalho foi desenvolvido com aproximadamente 917 processos que foram devidamente tratados e higienizados utilizando técnicas apropriadas, a fim de promover estudos e discussões a cerca da importância da história local e da preservação de um acervo documental. Com isso posto, ressalta-se que a pesquisa faz parte de um projeto maior desenvolvido pelo grupo de pesquisa Cultura e Relações de Poder, que visa promover investigações sobre a história local.

 

CONTEXTO SOCIOECONÔMICO E ESCOLAR DOS ALUNOS DO PROEJA

SANTOS, Nathielly Daiany Oliveira. PICV, Pedagogia, FECILCAM, nathy_osantos@hotmail.com
SANDRI, Simone (OR) Pedagogia, FECILCAM, simsandri@yahoo.com.br

O objetivo principal do presente resumo é apresentar os resultados finais obtidos na pesquisa intitulada “Um estudo acerca do perfil dos alunos matriculados no curso de Segurança do Trabalho – PROEJA – do NRE de Campo Mourão” – e realizada no período de agosto de 2009 a agosto de 2010. Nessa pesquisa foi proposta a investigação do perfil socioeconômico e da trajetória escolar dos alunos matriculados na terceira turma do curso em questão. Justificamos a realização dessa investigação, pois entendemos que a identificação desse perfil permite relacionar os interesses educacionais dos alunos com os fatores socioeconômicos que contribuem para o acesso e a permanência desses alunos no curso em questão. O curso de Segurança do Trabalho se articula com o PROEJA - Programa Nacional de Integração da educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Programa que foi instituído no ano de 2006 pelo Decreto 5.840/06. Tal decreto se fundamenta na LDBEN 9.394/96 e no Decreto n. 5.154/04, que possibilitam a integração entre Ensino Médio, Educação Profissional e EJA. Para a configuração da pesquisa, consideramos os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento e análise de referências documentais e bibliográficas sobre o PROEJA; levantamento de dados sobre o perfil socioeconômico e aspectos da trajetória escolar dos alunos. Foram entrevistados 14 alunos e os principais resultados da investigação são os seguintes: a maioria dos alunos trabalha no mercado formal e já deixou a escola em períodos anteriores para trabalhar e o principal interesse dos alunos, no curso em questão, diz respeito aos conhecimentos da área técnica.

 

A PSICOMOTRICIDADE E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

SANTOS, Sabrina Dayane. TCC, Pedagogia, FECILCAM, sabryna_pedagogia@yahoo.com.br
OLIVEIRA, Valdiléia Xavier de (OR) FECILCAM

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o resultado da prática de estágio, desenvolvido em uma escola da rede municipal de ensino do município de Campo Mourão – Paraná, com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. O trabalho teve por objetivo principal proporcionar o desenvolvimento das Funções Psíquicas Superiores das crianças por meio de atividades psicomotoras, a fim de contribuir com o processo de alfabetização e letramento. Para tanto, o mesmo procurou dar continuidade no trabalho desenvolvido pela professora regente da turma. O trabalho desenvolvido visou à compreensão de que a aprendizagem deve ser significativa e contextualizada para as crianças, a fim de que elas façam uso das atividades escolares em suas ações e práticas do cotidiano. Durante o desenvolvimento da prática de estágio, usou-se como referencial teórico metodológico a proposta da Pedagogia Histórico – Crítica, a qual visa a instrumentalização e transformação da sociedade com o propósito de humanização e emancipação dos indivíduos. O trabalho partiu de atividades psicomotoras articuladas às demais áreas do conhecimento como a Arte, a Matemática e aquisição da escrita e da leitura possibilitando à criança o desenvolvimento da manifestação expressiva, o conhecimento do próprio corpo, o estabelecimento da lateralidade e da coordenação, o desenvolvimento da linguagem escrita e falada, bem como da socialização com o meio social, por entender que estes são os aspectos básicos para que a criança participe ativamente da sociedade.

 

SANTO AGOSTINHO: ENTRE A PROMISCUIDADE E A ASCESE

SALINAS, Walmir Ruis. TIDE/FECILCAM, walmir.salinas@gmail.com
MELO, José Joaquim (OR) FECILCAM

O século V é marcado por profundas mudanças na Europa. O Império Romano, que até então mostrava-se imponente e imbatível, vai sendo, gradativamente, tomado pelos chamados bárbaros. Santo Agostinho tem toda sua vida constituída em meio a essas transformações. Não foi só na política e economia que o Império ruía, os costumes também foram se alternando. No campo da sexualidade, a promiscuidade tornou-se, não inédita, mas corriqueira. Como membro da sociedade romana, Santo Agostinho usufruiu das permissividades de seu tempo até o momento de sua conversão, quando promove uma mudança radical em sua vida. A base de sua teoria paira em questões como livre arbítrio e a ascese do corpo para o fortalecimento da alma. Por essa razão, o Santo de Tagaste acaba se constituindo um elo entre a promiscuidade e o controle do corpo, prática exigida pela Igreja na Idade Média. Esse trabalho visa mostrar esse papel que Santo Agostinho cumpre como protagonista dos dois lados da sexualidade, em sua vida e no meio em que ele teve influência dentro da Igreja de Roma.

 

A IMPORTANCIA DA UNIVERSIDADE DA TERCEIRA IDADE - UNATI PARA O ALUNO IDOSO

SCHMIDT, Rosane Doralice Lange. Pró-DEPPEC, Ciências Sociais, FECILCAM, rosane_415@hotmail.com

Na sociedade moderna, o valor do homem, por muitas vezes, se dá por sua produção e sua virilidade e, quando a fase idosa chega, o homem acaba perdendo seu papel na sociedade, uma vez que toda a sua experiência de vida acaba sendo desconsiderada e ele é visto como um ser desprovido de atividades sociais. Neste contexto, a Universidade da Terceira Idade – UNATI - procura inserir o indivíduo que se encontra na fase da Terceira Idade, em um universo de tecnologia, ludicidade, cultura e até mesmo da própria escrita. Parte, assim, do princípio que alguns destes indivíduos produziram conhecimento durante toda a sua vida, mas nunca tiveram a chance de ao menos se sentarem em um banco escolar. Projetada em forma de atividades e transformada em um projeto de extensão, a Universidade da Terceira Idade, da Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão – FECILCAM - está a dezessete anos, abrilhantando a vida de muitos idosos, dando a eles a chance de se socializarem e viverem uma vida plena perante a sociedade em que estão inseridos, a partir da auto-valorização. Promove, assim, um melhor relacionamento intergeracional, pois permite que estes indivíduos se adaptem às transformações rápidas que ocorrem na sociedade. Portanto, o mesmo pode ser visto como um projeto solidário, e não deve ser encarada somente como mais um projeto de extensão, mas sim, um projeto de âmbito acadêmico, pois nele não se produz apenas conhecimentos intelectuais, mas ajuda seus participantes a se reencontrarem socialmente.

 

A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO

 SILVA, Haline Nogueira da. G. Pedagogia, FECILCAM, halinens@hotmail.com
SOUZA, Maria Aparecida (OR) FECILCAM, msou23@yahoo.com.br

Este resumo tem por objetivo elucidar algumas questões importantes referentes à apropriação da linguagem escrita durante o período de alfabetização. Segundo Sforni e Galuch (2009), autoras do texto “Apropriação da linguagem escrita: uma aprendizagem conceitual”, a escola tem  garantido a alfabetização de milhares de crianças na educação infantil ou no primeiro ano do Ensino Fundamental, mas raramente tem lhes garantido a apropriação do conhecimento efetivo da linguagem escrita. As práticas escolares alfabetizadoras têm sofrido profundas mudanças no processo de ensino da linguagem escrita, ou seja, as cartilhas e os exercícios de caligrafia e ortografia foram banidos das práticas de sala de aula, em detrimento às práticas com gêneros textuais, dispensando o aspecto estrutural da língua portuguesa que é tão necessário ainda em determinadas situações da linguagem escrita, principalmente na fase da alfabetização. Assim, a alfabetização tem extrapolado o primeiro ano do Ensino Fundamental, desviando do professor desta série, a responsabilidade de alfabetizar estas crianças nesta etapa do desenvolvimento escolar, pois subentende-se que esse processo de alfabetização será continuado no ano seguinte e assim sucessivamente, sem que de fato a escola busque alternativas para reverter este quadro, oportunizando condições pedagógicas para que os professores compreendam o processo da escrita como essencial para o desenvolvimento da linguagem escrita da criança.

 

UMA EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PRÉ-ASSENTAMENTO IRMÃ DOROTHY EM BARBOSA FERRAZ-PR

SALVADORI, Dirce Bortotti. USF/FECILCAM, dbsalvadori@hotmail.com
LOPES, Claudinéia Pereira. USF/SETI, FECILCAM, claudineiapedagoga@yahoo.com.br
ZACHETKO, Carolina Bombana. USF/FECILCAM, karoll_cm@hotmail.com

Este resumo se refere a uma das metas do Projeto: “Educação, Formação Técnico/Pedagógico da Fruticultura nos Assentamentos da Microrregião de Campo Mourão” – EDUFRUTI, vinculado ao Programa Universidade Sem Fronteiras (USF) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI, do Governo do Estado do Paraná, objetivando a organização de um Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos no pré-assentamento Irmã Dorothy, situado na cidade de Barbosa Ferraz-Pr. No pré-assentamento Irmã Dorothy, vivem cerca de 60 famílias, que tem como renda principal a venda da mandioca para as farinheiras da região. Também plantam alimentos de subsistência como hortaliças, arroz, feijão, milho, entre outros. Após levantamento e avaliação in loco elaboramos, organizamos e implantamos o programa de alfabetização de jovens e adultos, na metodologia de Paulo Freire. Para a implantação do programa de Alfabetização de Jovens e Adultos, inserimo-nos na comunidade do pré-assentamento, vivenciando a realidade do grupo, visitando as famílias para conhecê-las e organizar a historicidade de cada uma, incluindo levantamento sobre o real estado de escolarização de todos os membros desta comunidade, constatando que mais de 50% dos jovens e adultos não possuem escolarização.  De posse dos dados realizamos os encontros pedagógicos, a partir dos quais resultou a formação de um grupo de alfabetizandos, com as atividades em andamento e no encaminhamento de quinze estudantes para cursar as séries finais do ensino Fundamental (5ª a 8ª) e Ensino Médio, no Colégio Estadual Luzia Garcia Villarde em Barboza Ferraz-Pr. Esperamos com a finalização do projeto contribuir para a erradicação do analfabetismo no pré-assentamento Irmã Dorothy.

 

DA MANUFATURA À MAQUINARIA MODERNA: CONSOLIDAÇÃO DO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA

SOUZA, Osmar Martins. PG, FECILCAM, msouza.32@gmail.com
PEREIRA MELO, José Joaquim. FECILCAM

O presente texto tem como intento discutir o processo de transformação que ocorreu na sociedade capitalista com a passagem da manufatura à indústria moderna. Para entender essa modificação, recorreu-se à análise que Karl Marx desenvolveu em sua principal obra: O Capital. Nessa obra, o autor escreveu dois capítulos intitulados: Divisão do trabalho e manufatura e A maquinaria e a indústria moderna, nos quais procurou explicar historicamente a importância da transição da manufatura à indústria moderna para a consolidação do modo capitalista de produção. A partir desse quadro, o sistema capitalista consolidou-se como modo de produção hegemônico, pois teve condições materiais para aumentar a produtividade, o lucro e remover os entraves que a produção manufatureira impunha à sua expansão.

 

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

VIEIRA, Larissa de Souza. Pedagogia, FECILCAM, lary_vieira@hotmail.com
OLIVEIRA, Valdiléia Xavier de (OR), FECILCAM

Este trabalho é resultado da prática de estágio desenvolvida em uma Escola Municipal de Campo Mourão, no 1° ano do Ensino Fundamental. Por meio das observações, pôde-se constatar que as atividades pedagógicas eram desenvolvidas de forma descontextualizada, não considerando a função social dos conteúdos trabalhados e a importância das atividades lúdicas no processo de aprendizagem. Assim, desenvolveu-se o projeto intitulado “A Importância dos Jogos e Brincadeiras para o Processo de Alfabetização e Letramento”, objetivando propiciar às crianças o conhecimento sobre o uso social da leitura e da escrita, estimular a sensibilidade, a percepção e a análise crítica por meio da Arte e desenvolver o raciocínio lógico e o pensamento abstrato através de atividades matemáticas. Dessa forma, as atividades lúdicas foram articuladas aos conteúdos de Arte, Língua Portuguesa e Matemática, possibilitando o desenvolvimento de habilidades físicas, cognitivas, afetivas e sociais dos alunos. Para tanto, o embasamento teórico utilizado durante a prática de estágio foi a perspectiva Histórico-Cultural. Esta linha teórica enfatiza a importância da mediação para o processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, ao término da prática educativa, percebeu-se que o brincar e o jogar constituem-se como importantes fontes de desenvolvimento e aprendizagem, possibilitando ao aluno apropriar-se de conhecimentos e habilidades no âmbito da linguagem, da cognição, dos valores e da sociabilidade, permitindo a criança constituir-se como agente de sua experiência social, organizando com autonomia suas ações e interações.

 

OS EYIGUAYEGUI-MBAYÁ-GUAICURU: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS DA ANTROPOLOGIA

WEBER, Astor. História, CTESOP, astor@unimeo.com.br

A comunicação procura mostrar que a antropologia tem uma importância fundamental para amparar teórica e metodologicamente o historiador no estudo de grupos indígenas. Essa pesquisa refere-se ao encontro e confronto dos luso-brasileiros com os Eyiguayegui-Mbayá-Guaicuru na Capitania de Mato Grosso. Uma das primeiras dificuldades foi solucionar o problema em torno da denominação Guaicuru (que compreende a família de tronco lingüístico Guaicuru composta pelos Mbayá, Pilagá, Abipon, Mocovi, Toba, Paiaguá). Essa denominação causou grande confusão histórica entre os vários autores dos relatos do período colonial. Os Mbayá autodenominavam-se Eyiguayegui. Esses índios também foram conhecidos como índios cavaleiros. No século XVIII, o grupo começou a habitar ambas as margens do rio Paraguai e, mais tarde, passou a habitar definitivamente a região dos pantanais, sul da Capitania de Mato Grosso. Com a descoberta do ouro em Cuiabá (1719), esses índios passaram a se tornar um obstáculo para as pretensões de riqueza da Coroa Portuguesa. Várias expedições punitivas foram mandadas para combater o grupo. Porém, essas expedições foram ineficazes e eles continuavam a “investir” contra os moradores da região. A partir de 1750, em vez de obstáculo, o governo colonial começou a ver nesse índio a possibilidade dele se tornar a barreira, a muralha, a fronteira viva, os guardiães da fronteira sul da Capitania de Mato Grosso. A aliança com o grupo foi consolidada no Tratado de Paz em 1791. Com a aliança, o governo estava acabando com o problema Guaicuru e criando soldados na fronteira. Os remanescente desse grupo indígena hoje são os Caduveo.