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MESA REDONDA

 

A TEORIA HISTÓRICO CULTURAL EM DEBATE: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

DOMINGUES, Analéia. Pedagogia, FECILCAM, analeia2504@gmail.com
MEDEIROS, Dalva Helena. Pedagogia, PG/FECILCAM, dalva-helena@uol.com.br
PEREIRA, Maria José. PG/FECILCAM, majopereira2@hotmail.com

Este trabalho tem como propósito promover um debate sobre a Teoria Histórico Cultural através de seus principais pesquisadores como Vigostki, Luria e Leontiev, mais especificamente sobre as suas contribuições para a educação. Para tanto, a princípio busca situar esta Teoria da Psicologia no contexto da crise do Capital e mais especificamente da crise da Psicologia na primeira metade do século XX.  Esse contexto histórico é de fundamental importância para a compreensão desta teoria que tem no Materialismo Histórico Dialético de Marx e Engels sua fundamentação principal.  A Teoria Histórico Cultural se apropriou do Método Marxista e a partir dele procurou entender como se forma e se estrutura as capacidades Psíquicas Superiores próprias do homem como atenção, memória, raciocínio entre outras. Para esta Teoria, essas capacidades são de base histórico e social isto é, só se formam nas e a partir das relações sociais que os homens estabelecem entre si num determinado espaço e tempo. Nesse sentido, busca-se discutir também os conceitos de aprendizagem, desenvolvimento e mediação derivados dessa teoria já que esses são fundamentais para o entendimento da constituição do homem enquanto homem. Para finalizar, a partir da compreensão da fundamentação teórica da Teoria Histórico Cultural e de seus conceitos principais é possível explicitar as contribuições que os teóricos dessa teoria deixaram para a educação.

 

EM DEBATE: POSSIBILIDADES E LIMITES DO ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NO TERCEIRO E QUARTO NÌVEL DO ENSINO FUNDAMENTAL

RODRIGUES, Evaldina. TIDE, PG/UEM, Fundação Araucária, FECILCAM, ava.rodrigues@hotmail.com
ALVES, VALDIR. Matemática, FECILCAM, valves@fecilcam.br
OLIVEIRA, Antônio Paulino. Pedagogia, FECILCAM, antonjunior@gmail.com
LIBÂNIO, Rita de Cássia Zamoro. Pedagogia, FECILCAM, ritazamoro@gmail.com

A constatação da baixa pontuação relacionada ao conhecimento matemático, nos exames nacionais e nos vestibulares, motiva nossa participação no EPCT, do corrente ano, para discutir em mesa redonda, um pouco da prática desse ensino e suas conseqüências no processo do desenvolvimento individual e social dos alunos do terceiro e quarto nível do ensino fundamental. O debate terá início com a apresentação de um panorama geral do desempenho matemático, em seguida, procuraremos demonstrar a preocupação das universidades com a preparação do educador dessa ciência, nas licenciaturas; e na seqüência, discutiremos o ideal pretendido pelas Diretrizes Curriculares do Ensino da Matemática com os resultados obtidos nos exames.