Apresentação

Programação

Trabalhos

Realização

Organização/Equipes

Ficha Catalográfica

Ajuda

 

PAINEL

 

A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE FILMES NA FORMAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DA JUVENTUDE

ALMEIDA, Valéria da Silva. Pedagogia, FECILCAM, valeria_peda@hotmail.com
FERREIRA, Erica Keila. PG, Pedagogia, FECILCAM, ericakeilaa@gmail.com
NASCIMENTO, Arlete Delesporte. Pedagogia, FECILCAM, arletimdn@hotmail.com

O presente trabalho apresenta parte dos resultados do projeto em andamento intitulado “Juventude e Cinema: Metodologias de Produção e Análise de Filmes em Escolas de Campo Mourão”, vinculado ao Programa de Extensão Universidade Sem Fronteiras. Nesta pesquisa de cunho educativo priorizou-se o uso do cinema na sala de aula nos processos educativos voltados para jovens do segundo ano do Ensino Médio de duas Escolas Estaduais do município de Campo Mourão – PR. Para tanto, foram realizadas exibições e análises de três filmes: “O Sorriso de Mona Lisa” (2003) e os documentários: “Pro dia nascer feliz” (2006) e “Migrantes” (2007). O principal objetivo deste painel é apresentar resultados parciais deste trabalho, focalizando as discussões coletivas, debates, atividades escritas dos alunos, e comentários desenvolvidos a partir da exibição e análise dos referidos filmes. Ao desenvolver esta pesquisa, esperamos contribuir para formação e socialização da juventude por meio de um trabalho que articula o cinema com os conteúdos escolares e as questões sociais. Além disso, foi possível identificar alguns conflitos vivenciados pelos jovens; conhecer a realidade histórico/social dos alunos e suas expectativas e projetos de futuro através da análise de filmes e produção de cartazes. Os três filmes possibilitaram a discussão de várias questões sociais, como as diferenças entre gêneros, a relação entre a juventude e a escola, a questão da migração e a necessidade de trabalho na vida dos jovens estudantes. A experiência possibilitou refletirmos sobre as necessidades de se repensar sobre a importância do papel da escola na formação e socialização da juventude em decorrência da nova condição juvenil na sociedade contemporânea.

 

SENTIMENTOS E EMOÇÕES DE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS ENVOLVENDO PERSPECTIVAS DE FUTURO

ANJOS, Adriana de C. dos. PIBIC/Fundação Araucária, Pedagogia, FECILCAM, adriana_dosanjjos@hotmail.com
PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira (OR) Pedagogia, FECILCAM, crispataro@yahoo.com.br

A pesquisa busca investigar de que forma os sujeitos jovens expressam seus sentimentos e emoções diante de conflito relacionado a perspectivas de futuro. Considera-se que a dimensão afetiva, assim como a cognitiva, fundamenta o raciocínio dos sujeitos na resolução de conflitos, e que as perspectivas de futuro dos jovens estão relacionadas a diferentes sentimentos e emoções que balizam as escolhas, as vivências e os projetos da juventude. Pretende-se verificar as representações que os jovens estudantes possuem acerca dos sentimentos e emoções na resolução de conflitos que envolvem as aspirações para o futuro. A pesquisa propõe a apresentação de um conflito envolvendo as perspectivas de futuro da juventude, a partir do qual os sujeitos devem se posicionar quanto a seus pensamentos, sentimentos e ações. O instrumento será aplicado junto a 40 jovens entre 15 e 17 anos, estudantes de Ensino Médio do município de Campo Mourão-PR. Os dados serão analisados com base na Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento.

 

A MEDIAÇÃO DO PEDAGOGO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES, LIMITES  E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO HUMANA DO ALUNO DO CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE EM ENFERMAGEM

COLEDAN, Maria Neco da Silva Coledan. (PDE) manesico@hotmail.com
MEDEIROS, Dalva Helena de. (OR) FECILCAM dalvahelena@uol.com.br

Este trabalho de Implementação Pedagógica é parte integrante do projeto PDE-2009 (Programa de Desenvolvimento Educacional), ofertado a professores do quadro próprio da Rede Pública do Estado do Paraná. O objetivo é Promover a elaboração de um quadro de referências que norteie as práticas pedagógicas metodológicas dos professores atuantes no Curso Profissionalizante: Enfermagem. A intenção é buscar junto aos professores, alternativas que fundamentem o Plano de Trabalho Docente a partir de análise de ”pseudo teorias” que permeiam o trabalho desses profissionais, com seus fundamentos políticos, pedagógicos e metodológicos. A metodologia adotada é da pesquisa-ação crítico-colaborativa por sua natureza participativa e dialética com abordagem qualitativa. As técnicas utilizadas são a observação participante, entrevista aberta e curso de extensão. O público envolvido são professores, pedagogos, coordenadores de curso e direção. O projeto de Intervenção Pedagógica acontecerá nos meses de julho a dezembro de 2010. Ao final desta intervenção espera-se reelaborar os Planos de Trabalho dos docentes da educação técnica profissional com vistas à formação humana de jovens e adultos trabalhadores. O projeto encontra-se em fase de coleta de dados com a aplicação das entrevistas a professores e alunos e observação e registros de aulas. O tema do primeiro encontro de estudos no Projeto de Extensão foi “Diretrizes da Educação Profissional”. Os resultados do projeto serão socializados em forma de artigo científico.

 

A ORGANIZAÇÃO DO USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EXPRESSA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICíPIO DE CAMPO MOURÃO

CARDOSO, Paula Évile. PICV, Pedagogia, FECILCAM, paulaevile@gmail.com
RODRIGUES, Divania Luzia. (OR) FECILCAM, divaniar@ibest.com.br

O presente trabalho apresenta uma proposta inicial de estudo, vinculada ao Programa de Iniciação Científica. O objetivo principal do estudo está em investigar a organização pedagógica de uso das tecnologias educacionais, disponíveis em uma escola pública de Educação Básica, do município de Campo Mourão, Estado do Paraná. Na pesquisa, destaca-se, dentre outros elementos significativos de investigação, o estudo e a análise do Projeto Político Pedagógico e da Proposta Pedagógica Curricular. A pesquisa ampara-se na compreensão de que a organização do trabalho pedagógico constitui-se pelas ações constantes de planejar, executar e avaliar as questões pertinentes ao processo de ensino-aprendizagem (VILLAS BOAS, 2005). Desse modo, o Projeto Político Pedagógico, que expressa a própria organização do trabalho pedagógico da escola (VEIGA, 2005; VASCONCELLOS, 2002a; VASCONCELLOS, 2002b), deve lançar para diante um plano geral que venha a romper com o presente, buscando ações possíveis que colaborarem para uma educação crítica, reflexiva e autônoma. Entende-se que o trabalho didático atual precisa incorporar as condições objetivas já produzidas e assentar-se sobre novas bases, que “[...] não são outras que não as constituídas pelos recursos tecnológicos de nossa época” (ALVES, 2005). Portanto, acredita-se que a educação do cidadão, do trabalhador, deve passar pelo domínio dos recursos tecnológicos dessa época, uma vez que, é o que permite a ascensão e inserção cultural, nesta sociedade, o que implica repensar uma nova forma de realizar o trabalho didático, fruto dos recursos tecnológicos produzidos pelo homem.

 

VILLA RICA DEL ESPIRITU SANTO: ESTUDO HISTÓRICO DE UMA CIDADE NA AMÉRICA ESPANHOLA (1570-1632)

CARDOSO, Suellen Andrade. PICV, Geografia, FECILCAM, suellen_andradecardoso@hotmail.com
HAHN, Fábio André (OR) FECILCAM, fabioandreh@gmail.com

A proposta é apresentar o projeto de pesquisa de iniciação científica que tem por objetivo desenvolver um estudo histórico sobre o processo da colonização da América Espanhola, em especial a cidade espanhola Villa Rica del Espiritu Santo localizada na Província del Guayrá, mais especificamente na região que compreende o atual município de Fênix/Pr. Villa Rica foi fundada no final do século XVI pelo Capitão Ruy Diaz Melgarejo, em área situada entre os rios Ivaí e Piquiri, acreditando que ali existiam minas de ouro. Villa Rica foi a terceira comunidade fundada pelos espanhóis, na então Província Del Guairá. No ano de 1592, houve a transferência de Villa Rica por ordem do Capitão Guzman para junto da foz rio Corumbataí, no Ivaí. No entanto, esta mudança não agradou os habitantes da cidade tendo em vista que no primeiro local existiam mais recursos naturais e mais índios que trabalhavam sob o sistema de encomienda. Em 1632, com a bandeira paulista, houve o cerco de Villa Rica e sua destruição. Posto isso, cabe ressaltar que o tema é de fundamental importância histórica, no entanto ainda pouco investigado. A produção historiográfica está centrada nas discussões sobre o papel dos jesuítas na província do Guairá, assim como nas edificações e na estrutura administrativa/organizacional das reduções jesuíticas.

 

O CONSUMO CINEMATOGRÁFICO DENTRO E FORA DA ESCOLA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS DARCY RIBEIRO E DOM BOSCO

CARVALHO, Jaqueline C. USF/FECILCAM, ninhadt@hotmail.com
MIMO, Carla M. USF/FECILCAM, michellimimo@hotmail.com
NAGABE, Fabiane (OR) USF/FECILCAM, fabianenagabetur@hotmail.com

Objetivo deste trabalho é apresentar e discutir o perfil do consumo cultural cinematográfico dos alunos dos colégios Darcy Costa e Dom Bosco. Para tanto foi aplicado um questionário escrito para 103 jovens em idade entre 15 e 23 anos, matriculados nos 2ª anos do ensino médio. Esta amostragem representa 94% do total dos alunos dos segundos anos do período matutino do colégio Dom Bosco e 68% do Colégio Darcy Costa. Cada questionário continha dez questões, entre elas cinco abertas e cinco fechadas, sendo que as primeiras referiam-se a preferência dos entrevistados quanto aos filmes consumidos fora da escola e as demais perguntas questionavam os mesmos a respeito da utilização de filmes nas escolas. Observamos em nossa pesquisa que 40% dos entrevistados assistem filmes com freqüência, sendo que 77% deles preferem o gênero comédia. Ainda percebemos que 98% dos alunos já assistiram filmes nas escolas, sendo que 56% foram na disciplina de português. A maioria dos alunos 86% relatou que gostam deste tipo de atividade e 79% afirmam que aprenderam assistindo filmes em sala de aula. Segundo eles, as atividades desenvolvidas após a exibição dos filmes são na maioria das vezes resumo (34%) e relatório (28%). Fora da escola 79% dos entrevistados assistem filmes em suas residências. Em relação aos filmes nacionais apenas 89% afirma já ter assistido, entre os citados estão às comédias: “O auto da Compadecida” e “Se eu fosse você”. Assim foi possível conhecer o hábito de consumo cinematográfico dos entrevistados complementando uma pesquisa mais ampla, vinculada ao projeto “Juventude e Cinema” integrante do Programa Universidade Sem Fronteiras.

 

DIGITALIZAÇÃO, CATALOGAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO JORNAL FOLHA DO NORTE DO PARANÁ

FRANÇA, Amanda, PICJ/FECILCAM, Fundação Araucária, amandapereira_franca@yahoo.com.br
MEZZOMO, Frank Antonio (OR), FECILCAM, frankmezzomo@gmail.com

O projeto está vinculado à linha de pesquisa “Religião, sociedade e cultura” pertencente ao grupo de pesquisa “Cultura e Relações de Poder”. Dada a vastidão do acervo documental do jornal Folha do Norte do Paraná definiu-se trabalhar, a princípio, com o recorte temporal de 1962 à 1973.O estudo do jornal, que está sob a guarda do Centro Paranaense de Documentação e Pesquisa (CPDP), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), se justifica por tratar da principal mídia impressa da Igreja Católica na diocese de Maringá, entre as décadas de 1960 a 1980. Identificar os discursos eclesiásticos (bispos, presbíteros/pastores/irmãos, congregações religiosas, etc.) presente, sobretudo nos editoriais/artigos, é uma possibilidade de compreender os posicionamentos políticos da Igreja Católica na região e no Brasil.Entre os resultados parciais pode-se citar: orientações indicando leituras e fichamento de textos, três visitações ao CPDP a fim de iniciar o processo de digitalização dos jornais (atividade inconclusa), leitura das imagens digitalizadas a fim de registrar, catalogar conteúdos ligados ou que expressam/manifestam a religião/religiosidade da época. Os assuntos que se destacam até o momento versão sobre o Concílio Ecumênico Vaticano II, guerra do Vietnã e assuntos cotidianos como missas, cultos e festas comunitárias. Espera-se, ao final, compreender as prioridades, as posições e os silêncios eclesiásticos.

 

1950 A 1960: UM ESTUDO SOBRE A CONSTITUIÇÃO E INSTITUIÇÃO DO COLÉGIO VICENTINO SANTA CRUZ

GRIPPA, Deborah. IC. deborahgrippa@hotmail.com
BERTOLDI, Luana. IC. lulu_bertoldi@hotmail.com
KOZELINSKI, Ana. (OR) anamakohimk@gmail.com

Este trabalho tem  como objeto a história do Colégio Vicentino Santa Cruz em Campo Mourão no período de 1950 a 1960. A chegada das irmãs, o surgimento do Instituto, primeira escola, internato, e a educação escolar serão evidenciadas por meio das trajetórias e vivências peculiares de ex-estudantes que guardam marcas, traços e lembranças da educação vicentina vividas no Instituto. Para tanto, a base teórica fornecerá subsídios para compreendermos memória partir do campo das ciências biológicas e da psicologia, abarcando posteriormente os conceitos ligados à memória histórica, social, individual e coletiva discutida por Le Goff (2003). A  obra de Halbwachs (2006) consiste na afirmação de que a memória individual existe sempre a partir de uma memória coletiva. Além disso, consultaremos os documentos a respeito da instituição, que irão fornecer elementos para reconstruir parte dessa história. A metodologia terá na fonte oral as narrativas que serão reconstruídas à  percepção dos ex-alunos, bem como, o entendimento da própria cultura, sociedade e fatos que ocorreram naquela época. Dessa forma, serão entrevistados 6 alunos, uma professora e  uma irmã que trabalhou nesse mesmo ano, com idade variando de 69 a 80 anos. Porém, a particularidade das entrevistas estará nos membros que estudaram ou trabalharam na instituição em 1950 e que estarão presente durante a investigação. Essas representações coletadas pelos depoentes, refletirão determinado grupo que tem suas experiências, vivências passadas e atuais que fornecerão elementos para a reconstrução dessa história.

 

PROJETO DE PESQUISA: UMA ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA DE ALUNOS CEGOS E COM BAIXA VISÃO MATRICULADOS NO ENSINO REGULAR DA REGIÃO DE CAMPO MOURÃO

JUNIOR, Antônio Paulino de O. PICV, Pedagogia, FECILCAM, antonjunior@gmail.com
RODRIGUES, Evaldina. (OR) FECILCAM, ava.rodrigues@hotmail.com

No Brasil tem se intensificado estudos acerca de alunos que, por causa de alguma insuficiência física ou de sentidos, necessitam de educação especializada. Muitos destes se iniciaram em virtude do Art. 205º, da Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 2007), que dispõe da educação como direito de todos, incluindo os deficientes, assegura o Art. 208º.  Deste modo, propomos apresentar nosso projeto de pesquisa, no qual procuraremos analisar o contexto histórico e social dos alunos com deficiência visual, matriculados no Ensino Fundamental (5ª-8ª séries) e Médio, cujas instituições apresentam diferentes contextos de inserção social e de aprendizagem. Para isto, indagamos: por que alunos com a mesma deficiência apresentam necessidades diferentes e resultados escolares distintos? Como eles são atendidos pela escola, dentro e fora da sala de aula? O levantamento de dados, por meio de observação direta e de instrumentos como questionário e entrevista, será utilizado para averiguar os contextos sócio-históricos e econômicos, que nos permitirá, por meio de uma análise histórica e comparativa fundamentada no Materialismo Histórico Dialético, o qual de acordo com Meksenas (2002) proporciona uma análise do objeto de pesquisa nas suas contradições, negação, afirmação e nova afirmação. Desta forma, buscaremos identificar motivos de defasagem educacional, bem como necessidades e possibilidades de aprendizagem. Assim, levantamos a população de alunos matriculados nas escolas referentes à região de abrangência do Núcleo Regional de Educação do município de Campo Mourão, em que localizamos um total de 18 alunos entre cegos e com baixa visão.

 

PATRIMÔNIOS, ÍNDIOS E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE: AS DINÂMICAS SÓCIO-CULTURAIS EM GUAÍRA (PR)

LEMES, Aline Rafaela Portílio. IC, História, UEM alinerafaelapl@hotmail.com
ASSIS, Valéria Soares de (OR) UEM valeria.uem@gmail.com

A partir de uma noção antropológica de cultura, o trabalho irá investigar a dinâmica sócio-cultural presente na construção de identidade vinculada ao patrimônio cultural no município de Guaíra (PR) focando especialmente na figura do indígena Guarani. Para isso, se realizará uma análise do acervo etnográfico, histórico e arqueológico do Museu de Guaíra. Buscaremos conhecer e compreender a ocupação territorial da região desde o período pré-colonial até os dias atuais, observando a dinâmica sócio-cultural presente nesse processo. Procuraremos, também, conhecer as representações que a população atual possui sobre a história local e qual o seu vínculo identitário com a região. Serão analisadas, ainda, as políticas públicas e como se realiza a discussão acerca da educação patrimonial, no município, vinculada ao museu. A partir dos conceitos de identidade, memória, educação patrimonial e patrimônio será realizado o trabalho, procurando articulá-los com a questão patrimonial de Guaíra.

 

PARQUE MUNICIPAL GRALHA AZUL: UM “FRAGMENTO VERDE” ENCRAVADO NO JARDIM TROPICAL EM CAMPO MOURÃO/ PR

LISBOA, Rosana S. IC, rosanastphanie@bol.com.br
ALVES, Raiana. IC, raiana-alves2010@bol.com.br
KOZELINSKI, Ana M. (OR) anamakohimk@gmail.com

O Parque Municipal gralha Azul, localizado no Jardim Tropical, Campo Mourão/PR é o objeto do nosso estudo. Essa unidade  é uma área verde urbana, que tem preocupado a Escola, a Comunidade e o Poder Público, em virtude do abandono, falta de cuidados dos  moradores e o descaso das políticas públicas. Isso ocasionou a construção de barragens, depósito de resíduos, esconderijos para ações ilícitas e exploração por meio da retirada da lenha, cipós e adubo orgânico. Nota-se, que as conseqüências sofridas pelo Parque teve como sujeito principal a ação humana. O estudo teórico teve por base no levantamento de dados bibliográficos locais e regionais sobre áreas verdes e parques urbanos. A parte prática consistiu no levantamento de dados em campo sobre a situação atual da área em estudo. Por meio de visitas técnicas, foram coletados dados primários, que possibilitaram elementos fundantes para sistematizar parte do trabalho. Diante disso, foram entrevistadas 20 pessoas que moram no entorno do Parque que forneceram subsídios para reconstruir a história local, averiguar a situação socioeconômica, e avaliar o grau de comprometimento da comunidade. O resultado parcial da pesquisa revelou um distanciamento entre escola, comunidade e órgãos públicos. Para tanto, uma ação conjunta de políticas públicas e a fiscalização das Instituições possibilitarão o cumprimento da legislação quanto à conservação e a manutenção do Parque.

 

JORNAL FOLHA DO NORTE DO PARANÁ EM FOCO: IDENTIFICAÇÃO E ELABORAÇÃO DE LISTAGENS TEMÁTICAS

LUZ, Jean C.S. PICJ/Fundação Araucária, FECILCAM, jean.carlos.santos.luz@gmail.com
MEZZOMO, Frank Antonio. (OR) FECILCAM, frankmezzomo@gmail.com

A proposição desse trabalho, vinculado à linha “Religião, sociedade e cultura” do grupo de pesquisa “Cultura e Relações de Poder”, tem como objetivo digitalizar e catalogar parte do acervo do jornal Folha do Norte do Paraná que está sob a guarda do Centro Paranaense de Documentação e Pesquisa (CPDP), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tendo iniciado em junho de 2010, atividades desenvolvidas até o presente momento foram: leitura e fichamento de textos sobre a história regional e história da imprensa, três visitações ao CPDP a fim de digitalizar os jornais e leitura e catalogação de aproximadamente trezentas fotos. Como resultado parcial pode-se citar: o jornal, ao que parece, tinha grande circulação nas décadas de 1960 e 1970, era composto entre quinze a vinte páginas cuja circulação era diária, noticiava assuntos ligados à realidade local, regional, nacional e internacional e, temas ligados a religião. Sobre a presença de temáticas ligadas a religião/religiosidade, aspecto principal dessa pesquisa, destaca-se a inserção da Igreja Católica manifestando-se sobre diversos assuntos como: paz mundial, os perigos da guerra nuclear, ordenamento moral da sociedade, além de noticiar assuntos prosaicos da diocese de Maringá e região como missas, festas religiosas, quermesses, ordenações diaconais/sacerdotais, entre outros. Ao explorar os conteúdos das matérias publicadas pelas lideranças eclesiásticas é possível compreender o universo valorativo e as prioridades de um dado momento histórico.

 

DIFERENÇAS DE GÊNERO NA JUVENTUDE: UM ESTUDO A PARTIR DAS VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO

LUZ, Lucimar. PIBIC/CNPq, Pedagogia, FECILCAM, lukaluz24@hotmail.com
PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira (OR) Pedagogia, FECILCAM, crispataro@yahoo.com.br

A presente pesquisa em desenvolvimento tem como objetivo identificar e analisar de que modo as diferenças de gênero se manifestam nas experiências, expectativas, escolhas e metas protagonizadas pelos jovens, tendo por base relatos de estudantes de Ensino Médio acerca de suas vivências, identidade, preocupações, necessidades e aspirações para o futuro. Parte-se do pressuposto de que as diferenças de gênero exercem grandes influências nos processos educativos, e, consequentemente, na constituição dos sujeitos, conduzindo os/as jovens a significar de modo diferenciado suas preocupações, escolhas e projetos de futuro. A intenção é, portanto, investigar as possibilidades e/ou restrições que se impõem em função do gênero, e que se fazem presentes nas vivências e projetos dos jovens. A pesquisa propõe a análise de dados provenientes de entrevistas realizadas junto a 30 jovens de 15 a 17 anos, estudantes de Ensino Médio do município de Campo Mourão (PR). As entrevistas, a serem transcritas e analisadas, fazem parte de instrumento de pesquisa mais ampla, na qual este projeto se insere, e foram realizadas durante o primeiro semestre de 2010. Em vista dos objetivos propostos, a presente investigação visa contribuir para a compreensão da juventude contemporânea, mais especificamente para a influência exercida pelas diferenças de gênero em suas vivências.

 

ACOMPANHAMENTO DO TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DAS SACOLAS OXIBIODEGRADÁVEIS

MARINI, Beatriz de Castro. IC, Colégio Vicentino Santa Cruz, bia_marini_@hotmail.com
BATHKE Victor (OR) Colégio Vicentino Santa Cruz, victor_bathke@hotmail.com

A associação entre o modelo de produção em série, adotado peIas indústrias, e a popularização do consumo caracteriza uma nova sociedade: a sociedade de consumo. Esse termo designa a atual sociedade moderna, urbana e industrial, dedicada à produção e aquisição crescentes de bens de consumo cada vez mais diversificados. Tudo, desde os bens de primeira necessidade até as notícias vinculadas na mídia, é desenhado no formato use e descarte. Assim ao longo dos anos, os resíduos passaram a ser questão de interesse global e os problemas são os mesmos de um lado a outro do globo: o destino do lixo e seu acondicionamento inadequado que têm trazido graves problemas a todas as nações. Para tentar amenizar o problema no campo local. Em 2005 teve início a distribuição em diversos supermercados do Brasil uma nova sacola plástica confeccionada com materiais intitulados oxibiodegradaveis, deste modo o referente estudo, visando contribuir com informações a respeito do tempo de degradação desse novo tipo de material, três amostras de sacolas foram recolhidas em supermercados da cidade de Campo Mourão, Paraná, e colocadas em uma área arborizada, localizada nos fundos do Colégio Vicentino Santa Cruz, para o acompanhamento do tempo de degradação dos referidos matérias que possui prazo de 18 meses, conforme anunciado pelo fabricante RES Brasil. O presente trabalho apresenta, também, os dados obtidos durante os nove meses e vinte e sete dias em que as amostras foram expostas às intempéries.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E TECNOLOGIAS: A VISÃO DOS PROFESSORES ACERCA DE DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS NA DISCIPLINA

MELO, Sergio Corrêa. sergiomelloscm@gmail.com

Na sociedade contemporânea, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) oportunizam novas maneiras de viver, de organizar a informação, o conhecimento e as formas de aprender. Inúmeros são os recursos que nos permitem criar, distribuir, receber, consumir e digerir diferentes informações. Vivemos em uma era, onde os alunos/adolescentes sentem-se muito a vontade ao conversar com amigos pelo celular ou internet, acessar sítios, receber todos os tipos de informação, interagir com naturalidade utilizando ferramentas, coisas que há vinte anos eram desconhecidas da grande maioria da sociedade. Desta forma, o presente projeto de pesquisa intenciona constatar como os professores de educação física se apropriam da utilização das TIC nos seus encaminhamentos metodológicos para sala de aula, constatando dessa maneira, como está à formação desses professores e de que maneira vêem as TIC no contexto da educação física escolar. Assim, utilizar-se-à  pesquisa de campo, por meio de um questionário para uma amostra de 20 (vinte) professores da rede estadual de ensino pertencentes ao Núcleo Regional de Campo Mourão, sendo 10 (dez) professores do sexo masculino e 10 (dez) professores do sexo feminino e posteriormente os dados obtidos serão tabulados, analisados, discutidos a luz do referencial teórico.

DIÁLOGOS PELA FÉ: ESTUDO DO ANTIJUDAÍSMO NA OBRA DE JOÃO DE BARROS (1496-1570)

MONTEMEZZO, Amanda Marinho. PICJ/CNPq, FECILCAM, amandynhamarinho@hotmail.com
HAHN, Fábio André. (OR), FECILCAM, fabioandreh@gmail.com

O imaginário social português no século XVI foi marcado por uma série de questões que envolveram primeiramente o judeu e depois os seus descendentes cristãos-novos. No entanto, nenhum fato marcou mais do que a implantação da Inquisição regida pelo Estado em 1536, que apurou com método radical os desvios da fé praticados pelos cristãos-novos, cujos bens foram confiscados em favor do governo, o que contribuía acintosamente para a manutenção da empresa mercantil. Essa perseguição por parte do Tribunal Inquisitorial gerou uma série de mudanças no contexto português, fato que levou eruditos como João de Barros a propor algumas soluções, como é exemplar na sua obra intitulada Diálogo Evangélico sobre os artigos da fé contra o Talmud dos judeus, objeto de estudo. A obra foi escrita, ao que parece, entre o terceiro e quarto autos-de-fé celebrados em Lisboa, possivelmente iniciado próximo ao fim de 1542. Dedicado ao Infante D. Henrique, irmão do rei D. João III, a quem cabia a fiscalização da publicação das obras, recusando prontamente a impressão da obra – não se sabe ao certo o motivo da recusa – talvez para não estimular ainda mais os questionamentos dos dogmas e, com isso, criar uma consequente inflamação antijudaica, ou para evitar que se ensinasse aos cristãos-novos as crenças e práticas judaicas já esquecidas. Por fim, cabe ressaltar que essa é uma pesquisa que iniciou a pouco tempo e que está vinculada ao grupo de pesquisa Cultura e Relações de Poder cadastrado junto ao CNPq.


O PROCESSO HISTÓRICO DE COLONIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE MAMBORÊ/PR (1930-1960)

MORIGI, Josimari de Brito. PIBIC/Fundação Araucária, Geografia, FECILCAM, josimorigi@gmail.com
HAHN, Fábio André (OR) FECILCAM, fabioandreh@gmail.com

O presente painel tem por objetivo apresentar a proposta de pesquisa submetida ao Programa de Iniciação Científica da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, que visa desenvolver um estudo do processo de colonização do município de Mamborê. O recorte temporal se estende da década de 1930, momento da migração de um grande número de famílias para a região, até a década de 1960, quando Mamborê consegue sua emancipação político-administrativa, desmembrando-se do município de Campo Mourão. O objetivo principal é investigar os aspectos culturais e políticos das migrações e do processo de ocupação do território do município em questão, por meio de uma variada malha documental, como: registros em órgãos públicos, livro Tombo da Igreja Católica, entrevistas com migrantes e acervos fotográficos dos moradores do município.

 

O CORPO E SEUS MOVIMENTOS NA HISTÓRIA E NAS CELEBRAÇÕES RELIGIOSAS CONTEMPORÂNEAS

OLIVEIRA, Maria Aparecida. TCC, Educação Física, UNINGÁ, mariaapmo@hotmail.com
MARRONI, Paula Carolina. Teixeira (OR) Uningá, paulamarroni@hotmail.com

Esta pesquisa tem como objetivo a análise das manifestações corporais através da dança e ginástica nas celebrações religiosas contemporâneas na cidade de Maringá, Paraná. A população foi constituída por integrantes de três grupos de danças e coreografias em igrejas cristãs sendo uma histórica, uma pentecostal e uma neo-pentecostal, que responderam a questionário, aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa envolvendo seres humanos, aplicado durante os ensaios e também foram observadas. A amostra foi constituída por 9 participantes, sendo todas do gênero feminino, com faixa etária entre 13 e 32 anos. Os dados avaliados revelaram que a maioria possui grau de instrução em nível de Ensino Médio; não praticam atividades físicas; vêem o corpo como templo do Espírito santo e tem como objetivo glorificar a Deus; vêem a dança como forma de expressão de sentimentos; consideram a dança na igreja como forma de adoração; nunca sofreram preconceitos por causa da dança; e têm como base das suas coreografias a inspiração divina. Conclui-se que, ainda existe entre os religiosos, o conceito originado na Idade Média, do corpo como sendo causa do pecado, mas são cada dias mais comuns as danças nos cultos das igrejas cristãs contemporâneas e, as expressões corporais para o louvor e adoração a Deus estão em constante expansão.

 

CORPO E CONSUMO: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

OLIVEIRA, Valdiney Marques. IC, Educação Física, CESUMAR, valdiney31@hotmail.com
DELCONTI, Wesley Luiz (OR) CESUMARr, >wdelconti@cesumar.br

O consumismo é o foco da sociedade capitalista na atualidade e a mídia é seu veículo. O objetivo desta pesquisa foi identificar a influência da mídia na relação corpo e consumo e suas implicações para a Educação Física Escolar a partir de análise bibliográfica. Existem diversos autores que abordam o assunto e dão conta de que o efeito da difusão do consumismo da sociedade capitalista assume um papel influenciador no que diz respeito à formação do indivíduo e da sociedade. Fato este que trouxe conseqüências para a Educação Física Escolar, sobretudo no que tange a visão de corpo. A estética ditada pela mídia e a competição mercadológica ditam padrões de beleza que influenciam os ideais de educação, saúde e inclusão, aspectos estes importantes para a Educação Física Escolar enquanto componente curricular. A ideologia do senso comum presente na prática cotidiana dos alunos revela os ideais de consumismo ditados pela mídia a serviço do mercado capitalista. O grande desafio é que por outro lado, a escola deve formar cidadãos críticos e não vê-los apenas como produto do meio. Conclui-se que, por meio das aulas de Educação Física, é possível contribuir para a promoção de educação, saúde, inclusão e qualidade de vida, a partir de uma problematização crítica dos padrões de beleza e competitividade ditados pela mídia. Para tanto, os professores de Educação Física devem estar comprometidos com a melhoria de suas aulas, embasando teoricamente a ação docente e unir a teoria e a prática.

 

CORPO E RELIGIÃO: ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DOS DOGMAS RELIGIOSOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

OLIVEIRA, Valdiney Marques. TCC, Educação Física, Cesumar, valdiney31@hotmail.com
DELCONTI, Wesley Luiz (OR) Cesumar, wdelconti@cesumar.br

O professor de Educação Física na atualidade possui diversos desafios. Entre eles a diversidade religiosa. A religião ocupa um importante espaço na sociedade atual e isso influencia diretamente a sua manifestação corporal por questões ligadas a dogmas. Este trabalho teve como objetivo identificar as práticas corporais que apresentam dificuldades para a ação docente nas aulas de Educação Física em virtude de influencias de dogmas religiosos. O instrumento foi um questionário validado cientificamente com perguntas abertas e fechadas. A população foi professores de Educação Física. A amostra constou de 59 professores de Educação Física que atuam na Cidade de Maringá Paraná, em escolas municipais, estaduais e particulares, dos quais 29 são do gênero masculino e 30 do gênero feminino. Foram apontadas pelos professores as influências de religiões evangélicas e algumas seitas que dificultam o trabalho do professor de Educação Física, principalmente as práticas que envolvem danças, competições, festas juninas e contato físico. Porém não ficaram de fora as aulas teóricas que envolvem cultura popular e a cultura afro-brasileira. A descrição desta pesquisa consta de dados quantitativos, os quais apontam as influencias negativas dos dogmas religiosos para a Educação Física Escolar. Conclui-se que existem muitas práticas na Educação Física que se chocam com dogmas religiosos. A Bíblia Sagrada e o pensamento de Deus ali revelado valorizam o homem, os cuidados com o corpo e as competições. A religião medieval atribuiu ao corpo em movimento e as artes o mal e o pecado. Há um grande avanço no diálogo religioso e sugere-se a continuidade da pesquisa para averiguar se os professores que não apontaram dificuldades com nenhuma prática lançam mão de todas elas em sua ação docente.

 

PROJETOS DE FUTURO DE JOVENS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO

PINZAN, Mariele Eloísa. PIBICJ/Fundação Araucária, FECILCAM, eloizapinzan@hotmail.com
PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira (OR) Pedagogia, FECILCAM, crispataro@yahoo.com.br

O presente trabalho tem como objetivo investigar e discutir os projetos de futuro da juventude na contemporaneidade. Insere-se em pesquisa mais ampla, que visa compreender a organização do pensamento de sujeitos jovens quanto a suas vivências e projetos de vida. Entende-se que, na sociedade contemporânea, vêm se modificando os critérios que delineiam a categoria juventude, bem como as vivências, os significados e as aspirações dos jovens. Ao mesmo tempo, compreende-se a importância de que os jovens se engajem em projetos de futuro, realizando escolhas, planos e ações em função dos objetivos que almeja alcançar e atribuindo maior significado às suas atividades no presente. Para atender aos objetivos propostos, a pesquisa prevê a análise de entrevistas realizadas com jovens do 2º ano do Ensino Médio, estudantes de escola pública do município de Campo Mourão. As entrevistas foram realizadas no início do ano letivo de 2010, e fazem parte da pesquisa mais ampla à qual este projeto se vincula. Visando atender aos objetivos aqui especificados, serão analisadas as questões relativas à representação e aos sentimentos dos jovens com relação a seus projetos de futuro. Os resultados da investigação possibilitarão uma maior aproximação com as vivências e aspirações dos sujeitos jovens, contribuindo para os estudos acerca da juventude na contemporaneidade.

 

TRABALHANDO COM FONTES HISTÓRICAS: O JORNAL FOLHA DO NORTE DO PARANÁ DE MARINGÁ

RITA, Taise Caroline. PIBIC-J/Fundação Araucária,taise.flor@hotmail.com
MEZZOMO, Frank Antonio (OR) FECILCAM, frankmezzomo@gmail.com

A pesquisa, vinculada ao Programa de Iniciação Científica Júnior do NUPEM, tem como objetivo iniciar uma ação voltada para organização, catalogação e digitalização do Jornal Folha do Norte do Paraná. O jornal, que foi fundado em 1962 pela iniciativa do bispo de Maringá Dom Jaime Luiz Coelho, faz parte do acervo do Centro Paranaense de Documentação e Pesquisa (CPDP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O trabalho, ainda na sua fase inicial, consiste no registro fotográfico de cada exemplar do jornal, na transferência e armazenamento da imagem, em extensão JPG, para computador, na leitura do conteúdo e, finalmente, na catalogação das informações em planilha do Excel. A atenção durante a leitura é para os registros acerca de toda e qualquer notícia que verse sobre temas ligado ao campo religioso ou pronunciado por agentes religiosos. Das trezentas fotos lidas até o momento pode-se perceber constantes referências a Maringá e região, ao Estado do Paraná e Brasil e aqueles oriundos do Vaticano. Os conteúdos das matérias tratam de nomeações de padres, inaugurações de igrejas, crismas e conscientização da importância do dízimo, mensagem do papa Paulo VI em favor da paz no Vietnã, publicação na íntegra da Carta Encíclica Humanae Vitae, citações e reflexão bíblicas, entre outros. Espera-se, ao final, elaborar uma radiografia dos principais temas e inserções eclesiásticas por meio do jornal Folha do Norte do Paraná.

 

QUANTIFICAÇÃO DE CENAS DE INTIMIDAÇÃO, ASSÉDIO E DISCRIMINAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

ROSA, Priscila Gomes Dala. IC, Colégio Estadual Professora Ivone Soares Castanharo
DONATO, Renato Ortiz. IC, Colégio Estadual Professora Ivone Soares Castanharo
SILVA, Janislei Dala Rosa (OR) Colégio Estadual Professora Ivone Soares Castanharo, janislei@gmail.com

A incidência de atitudes de agressividade tem chamado atenção de professores, pais e alunos, para a crescente demanda de atos violentos relacionados ao ambiente escolar. Partindo dessa constatação, pretendeu-se mensurar as cenas de intimidação, assédio e discriminação recorrentes, dentro do ambiente escolar e em período letivo. Buscou-se, ainda, incidência de envolvidos no fenômeno, quantificando os autores, vítimas e testemunhas. Para o desenvolvimento deste estudo, apoiou-se nos aportes teóricos oriundos das contribuições de Constantini (2004), Cury (2003), Fante (2005), Neto (2004) e Tiba (2002). Com isso, será apresentado um recorte de uma análise parcial de dados coletados por meio de um questionário com onze questões, entre 302 alunos, do período vespertino, do Colégio Estadual Professora Ivone Soares Castanharo. Tais dados foram transformados em gráficos para maior compreensão no momento da exposição dos resultados. Os resultados apontam para um número reduzido de autores inseridos no processo de intimidação, assédio e discriminação, sobre os quais o processo educativo deve ser direcionado.

 

CURSO DE SEGURANÇA DO TRABALHO/PROEJA E OS CASOS DE DESISTÊNCIAS DE ALUNOS NO ANO LETIVO DE 2009

SANTOS, Isabel Cristina. PIBIC/Fundação Araucária, Pedagogia, FECILCAM,
cris-bel18@hotmail.com
SANDRI, Simone (OR) FECILCAM,simsandri@yahoo.com.br

O presente resumo visa apresentar a pesquisa “A evasão escolar no Curso de Segurança do Trabalho/PROEJA: um estudo das turmas do ano letivo de 2009”, pesquisa esta que se iniciou em meados do corrente ano e, portanto, não possui resultados para serem publicados nessa oportunidade. A referida investigação tem como objetivo principal de identificar as causas da evasão escolar nas turmas que iniciaram, no ano de 2009, o de Curso de Segurança do Trabalho. Tal pesquisa se justifica nos seguintes aspectos: o curso de Segurança do Trabalho está em conformidade com o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos - PROEJA, que é uma proposta de formação de trabalhadores relativamente nova, pois foi instituída pelo Decreto 5.840 em julho de 2006, e, portanto, é necessário produzir conhecimento sobre o mesmo, além do que o estudo da evasão escolar, torna-se uma questão fundamental para se compreender aspectos da implementação do PROEJA, assim como, essa investigação prosseguirá com os estudos realizados com as turmas de 2008. Deste modo, a investigação apresenta a seguinte problemática: Quais as causas da evasão escolar no Curso de Segurança do trabalho/PROEJA, oferecido pelo NRE de Campo Mourão, nas turmas que ingressaram no ano letivo de 2009? Com o intuito de responder a essa problemática, a investigação abarcará as seguintes etapas: levantamento e análise de documentos, referências e produções científicas sobre o objeto de pesquisa, entrevistas com os alunos desistentes das turmas de 2009 e coordenação do curso; tabulação e análise dos dados coletados nas entrevistas.

 

PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DOCUMENTAL: O TRABALHO DE ORGANIZAÇÃO, DESCRIÇÃO, CATALOGAÇÃO E ANÁLISE DOS PROCESSOS CÍVEIS DA COMARCA DE CAMPO MOURÃO (1967-1970)

SANTOS, Karoelen Ramos. PIBIC/Fundação Araucária, Pedagogia, FECILCAM, karoelenrs_@hotmai.com
HANH, Fábio André (OR) FECILCAM, fabioandreh@gmail.com
MEZZOMO, Frank Antonio (CO-OR) FECILCAM, frankmezzomo@gmail.com

A preservação documental é uma preocupação que tem se destacado nas pesquisas em todo cenário nacional, O objetivo deste painel é apresentar a proposta de pesquisa de iniciação científica que visa desenvolver um estudo e um tratamento documental dos processos cíveis da Comarca de Campo Mourão entre os anos de 1967-1970. Para a realização desta pesquisa foram propostas duas metas: A primeira é composta pelas atividades de ordenação, descrição e catalogação dos processos cíveis. A segunda meta contempla a análise documental com o auxílio das fichas de catalogação. Este projeto de pesquisa faz parte de um estudo maior desenvolvido pelo grupo de pesquisa Cultura e Relações de Poder, que visa promover investigações sobre a história local.

 

A FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE SEGURANÇA DO TRABALHO/PROEJA DO NRE DE CAMPO MOURÃO: TURMA CONCLUINTE DO ANO LETIVO DE 2010

SANTOS, Nathielly Daiany Oliveira. PICV, Pedagogia, FECILCAM, nathy_osantos@hotmail.com
SANDRI, Simone (OR) FECILCAM, simsandri@yahoo.com.br

A proposta central dessa pesquisa consiste em identificar aspectos presentes no processo de formação dos alunos que concluirão o curso de Segurança do Trabalho/PROEJA no segundo semestre de 2010. Tal proposta de investigação se justifica pela necessidade de se produzir conhecimento sobre o processo de implementação do referido curso. O PROEJA - Programa Nacional de Integração da educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos-, instituído no ano de 2005, pautado na LDBEN 9.394/96 e no Decreto n. 5.154/04, possibilita a integração entre Educação Básica, Educação Profissional e EJA – Educação de Jovens e Adultos. A princípio esse programa se restringia à rede federal e a partir de 2006, por meio do Decreto 5.840/06, a oferta de cursos do PROEJA se estendeu em âmbito nacional. Para tanto acredita-se ser fundamental identificar as características que permearam a formação desses alunos, visto que uma das propostas do Programa é romper com histórica dicotomia entre a formação intelectual e manual. Nesta pesquisa a turma que será investigada é a segunda turma a ser formada por esse curso.  Esse projeto continuará o trabalho de coleta e análise de dados sobre o perfil dos alunos do curso de Segurança do Trabalho. Em 2008 e 2009, levantaram-se, por meio de outras pesquisas, os perfis dos alunos das primeira, segunda, terceira e quarta turmas desse curso. Assim, a pesquisa tomará como procedimentos metodológicos o levantamento e análise de referências e documentos, assim como de dados sobre o processo de formação dos alunos concluintes, este por meio de entrevistas com os alunos.

 

LEVANTAMENTO E ANÁLISE DA PRESENÇA DAS RELIGIÕES NO LEGISLATIVO MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO

SANTOS, Paula R. Q. PIBIC/CNPq, Pedagogia, FECILCAM, paula_obr@hotmail.com
MEZZOMO, Frank Antonio (OR) FECILCAM, frankmezzomo@gmail.com

Este projeto tem por finalidade identificar e analisar a participação de agentes religiosos (ORO, 2001, p. 10) na composição do legislativo municipal de Campo Mourão no período de 1947 a 1982. O recorte temporal é justificado por remontar o início das atividades da Câmara Municipal e a última constituição do legislativo do período do regime militar. A dilatação do campo religioso sob/com o campo político, a multiplicação de instituições religiosas e a participação na religiosa na esfera pública motiva o desenvolvimento dessa pesquisa: na composição histórica do legislativo mourãoense houve, entre os eleitos, agentes religiosos? No desenvolvido da pesquisa serão utilizadas, após revisão bibliográfica sobre a Mesorregião Centro Ocidental, fontes oriundas de entrevistas, atas e pronunciamentos no legislativo, projetos de lei elaborados e recortes de jornais de época. Com isso espera-se compreender os jogos de poder na constituição política da sociedade e contribuir para ampliar os estudos históricos sobre a Comunidade dos Municípios da região de Campo Mourão (COMCAM).

 

LEITURA E TEMATIZAÇÃO DE FONTES PRIMÁRIAS PERTENCENTES À CÚRIA METROPOLITANA DE CURITIBA

SILVA, Rhaíssa Souza da. PIBICJ/Fundação Araucária, FECILCAM, aissa_souza@hotmail.com
MEZZOMO, Frank Antonio (OR) FECILCAM, frankmezzomo@gmail.com

A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Religião, sociedade e cultura” pertencente ao grupo de pesquisa “Cultura e Relações de Poder”. A Cúria Metropolitana de Curitiba possui um vasto e centenário acervo documental. Entre essa documentação consta: correspondências expedidas/recebidas, jornais e boletins produzidos/recebidos pela hierarquia eclesiástica, panfletos e flyers, atas, relatórios e dossiês de estudos, entre outros. Parte dessas fontes foi digitalizada e para estar acessível à pesquisa requer um trabalho de elaboração de listagens temáticas. As atividades de pesquisas iniciaram em junho de 2010 e, entre os resultados pode-se destacar: leitura do material (Boletim Eclesiástico da Arquidiocese de Curitiba), catalogação e elaboração de listagem dos principais assuntos veiculados. Espera-se, ao final, compreender as principais temáticas que envolviam o fazer dos agentes do sagrado da Cúria Metropolitana de Curitiba.