Apresentação

Programação

Trabalhos

Realização

Organização/Equipes

Ficha Catalográfica

Ajuda

 

COMUNICAÇÃO

 

REDES SOCIAIS: UMA BUSCA PELA TEMÁTICA NA ÁREA DA GEOGRAFIA.

Alves, Larissa de Mattos. TIDE/FECILCAM, larissamattosalves@hotmail.com

O presente artigo tem por objetivo verificar a produção científica voltada ao estudo das redes sociais. Nesse sentido, o trabalho foi estruturado em duas partes principais. Na primeira, uma breve contextualização sobre redes, perpassa pelas discussões sobre redes geográficas e direciona-se ao debate às redes sociais. A segunda trata das pesquisas sobre redes sociais realizadas pelos programas de pós-graduação em geografia. O banco de teses da USP e do site Domínio Público indicaram um pequeno número de pesquisas dessa natureza e estes mostram-se muito mais presentes na psicologia, administração, comunicação e informação. Os geógrafos, e demais estudantes de geografia, têm ficado às margens desse debate. Ainda que em pequena quantidade, os estudos se mostraram bastante diversificados, alcançando variadas abordagens e recortes para análise das redes sociais. Dentre esses trabalhos, uma pequena amostra foi selecionada, na qual se buscou verificar em quais características das redes geográficas (Corrêa, 2005) mais se enquadram. Quanto aos agentes sociais, foi possível notar que nenhuma pesquisa se restringe a um ou outro agente. Da mesma forma, é errado ignorar as interações escalares das redes. Quanto à origem da rede, apenas um estudo trata de uma rede de origem planejada, as demais redes originaram-se de forma espontânea. Quantos aos principais fluxos, dois trabalhos tratavam sobre o fluxo de pessoas, e dois sobre o fluxo de informações. Todas as redes estudadas podem ser consideradas de longa duração e de frequência permanente. Aproveitou-se também para traçar um breve olhar sobre as bibliografias utilizadas pelos autores de tais estudos.

 

MICRORREGIÃO DE CAMPO MOURÃO – EDUFRUTI

ANDRADE, Áurea A. Viana de. USF/FECILCAM, Geografia, aureavgeo@yahoo.com.br
SALVADORI, Dirce Bortotti. USF/ FECILCAM, Pedagogia, dbsalvadori@brturbo.com.br
SUTIL, Nair. USF/ FECILCAM, Ciências Sociais, nsutil@gmail.com

O Projeto de Extensão Educação, Formação Técnico/Pedagógico da Fruticultura nos Assentamentos da Microrregião de Campo Mourão – EDUFRUTI, vinculado ao Programa Universidade Sem Fronteiras, tem como objetivo implantar ações que cooperem com o desenvolvimento integral, humano e social nos assentamentos, por meio de alfabetização de jovens e adultos e orientações técnico-pedagógicas para o cultivo e manejo da fruticultura, especialmente nos pré-assentamentos Irmã Doroty e Nossa Senhora do Carmo, do município de Barbosa Ferraz. A Microrregião compreende 14 municípios, dos quais sete abarcam dezesseis assentamentos (oito deles vinculados ao MST). Nesta região, até a década de 1970, havia o predomínio das lavouras tradicionais, voltadas para a subsistência, porém com o avanço do capital no campo, que promoveu, não apenas um novo modo de produzir a riqueza, mas, também um novo modo de produzir a miséria. Na região essa é uma constante, visto que compreende grandes extensões de áreas mecanizadas voltadas para o agronegócio, porém, há áreas constituídas por camponeses, que necessitam de ações mais efetivas por parte do Estado. Inicialmente realizamos o levantamento do índice de analfabetismo, organizamos e implantamos um programa de alfabetização de jovens e adultos, na perspectiva de Paulo Freire, nos pré-assentamentos Irmã Doroty e Nossa Senhora do Carmo. Para difusão do zoneamento agrícola, da fruticultura, buscamos parceira com o IAPAR e estamos implantando duas Unidades Demonstrativas das culturas de maracujá e melancia. 

 

GESTÃO DE COOPERATIVAS POPULARES: ESTUDO DE CASO NA COOPERATIVA VALE DO RIO CANTU – COOVRCAN

AVELAR, Kattia A. B. USF/FECILCAM, Administração, ka-ndhressa@hotmail.com
MAYBUK, Sérgio Luiz (OR) FECILCAM, sergiomaybuk@yahoo.com.br
AVELAR, João Marcos Borges (CO-OR) FECILCAM, jmavelar@yahoo.com.br
SOUZA, Adalberto Dias de (CO-OR) FECILCAM, adalbertods@yahoo.com.br

As cooperativas populares são criadas, entre outros objetivos, para fornecer um subsídio aos seus membros, elas permitem a união de seus sócios para que eles trabalhem buscando os mesmos resultados e, entre outras conquistas, aumentem a sua renda. O presente artigo visa analisar o modelo de gestão utilizado em uma cooperativa popular existente em ambiente virtual, que comporta 5 municípios do centro-ocidental do Paraná com Baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), a Cooperativa Vale do Rio Cantu – Coovrcan.Essa cooperativa, criada em agosto de 2009, por pequenos produtores dos municípios de Altamira do Paraná, Roncador, Iretama, Mato Rico e Nova Cantu, foi fundada para auxiliar na comercialização de produtos produzidos pelos seus sócios, bem como a criação de um mercado do pequeno produtor, auxiliando na geração de renda dessas pessoas. Contudo os sócios não possuem formação técnica para a gestão da cooperativa, sendo necessário buscar um auxílio junto à Fecilcam, através de projetos do programa Universidade Sem Fronteiras, dessa forma o presente artigo busca analisar o atual modelo de gestão da Coovrcan e oferecer sugestões que possam auxiliar na sua melhoria. Para a realização do artigo foram utilizadas fontes primárias, através de conversas com a diretoria da cooperativa e fontes secundárias, através de pesquisas em livros, artigos e revistas sobre temas relacionados ao cooperativismo, cooperativas populares, cooperativas virtuais e ações bem sucedidas em outras cooperativas do ramo.

 

DICOTOMIAS ENTRE A INTEGRAÇÃO EUROPÉIA E A INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA: UMA BREVE COMPARAÇÃO

BASTOS, Luciana Aparecida, Economia, Fecilcam. singerlu@gmail.com

O objetivo deste trabalho é realizar uma breve exposição das importantes dicotomias existentes entre os processos de integração da Europa e da América Latina, que culminarão em criar, similarmente, diferenças importantes nos rumos dos processos de integração nessas duas regiões distintas. Será demonstrado no decorrer do mesmo, como se deu a condução do processo de integração europeu, no âmbito da União Européia, e da América Latina, no âmbito da ALALC e ALADI, destacando suas similaridades e, sobretudo, suas discrepâncias. Isto porque, na América Latina, de forma inversa à Europa, o processo de integração pós década de 1980, através do TM-80-Tratado de Assunção de 1980 -, permitiu a existência de um processo paralelo de integração sub-regional na região, criando blocos econômicos dentro da ALADI, como, pro exemplo, o G3, o Pacto Andino e o Mercosul.


EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SUA INFLUÊNCIA NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO MERCADO DE BENS E SERVIÇOS

BORGES, Paulo Roberto Santana. TIDE/FECILCAM, Economia, paulorsb@yahoo.com.br

O tema consumo e a administração financeira pessoal abordam a relação dos indivíduos com o consumo de produtos e serviços. O objetivo desse trabalho é de apurar se os conhecimentos aprendidos com a educação financeira pessoal fazem com que os indivíduos se tornem mais conscientes sobre suas decisões financeiras; e, principalmente, se isso se traduz em suas atitudes e comportamentos como  consumidores perante o mercado de bens e serviços que é cada vez mais competitivo e apelativo. O referencial teórico apresentado é bastante abrangente e fundamental para o entendimento das técnicas relacionadas. As análises aqui descritas, apuradas em uma metodologia quantitativa, qualitativa e descritiva, têm como propósito contribuir para o estudo do comportamento de compra do consumidor e o reflexo nas finanças pessoais. Os resultados mostram que a educação financeira é fundamental na gestão das finanças pessoais principalmente no tocante ao acompanhamento e controle do planejamento financeiro elaborado, pois como nas empresas o uso de técnicas auxiliares e de suas demonstrações forma um sistema de informações altamente completo, mas também vêm suscitar-lhe alguns desafios: demonstrar o benefício de se fazer o acompanhamento das finanças. Na conclusão do artigo pode-se afirmar que a educação financeira influencia no comportamento do consumidor no mercado de bens e serviços, evidenciando de fato ser uma ferramenta indispensável para dar equilíbrio financeiro e econômico para as pessoas, famílias e empresas.

 

UM ESTUDO DA DINÂMICA DAS ATIVIDADES INDUSTRIAIS QUE ENVOLVEM O SETOR DE ELETROELETRÔNICO E DE INFORMÁTICA NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO, NO PERÍODO DE 2006 A 2009

Elizabete Cristina Bueno. PICV, Economia, FECILCAM, bel_ecb@hotmail.com
Ms. Rosangela Maria Pontili (OR) FECILCAM, rpontili@yahoo.com.br

Nas teorias clássicas do pensamento econômico, o governo tem por função apenas o fornecimento de serviços básicos à população (BRUE, 2006). A presença do governo como um agente investidor é recente e foi viabilizada por John Mayanard Keynes, como solução para a Grande Depressão da década de 1930, segundo o qual o governo poderia assumir o papel de investidor direto na economia, promovendo obras públicas que contribuiriam com a geração de empregos e com o conseqüente crescimento econômico (HEILBRONER, 1992). Em vista disso, o presente trabalho pretendeu contribuir com as discussões na área de finanças públicas fazendo um levantamento das receitas e despesas públicas de Campo Mourão, no período 2001 a 2007, comparando-se os mandatos dos prefeitos Tauillo Tezelli e Nelson Tureck. Para isto fez-se uma análise estatística descritiva das informações do Banco de Dados do Estado (BDE). Nos resultados percebeu-se que as receitas e despesas correntes participam com o maior percentual no montante total de receitas e despesas, respectivamente. As transferências correntes foram responsáveis pelo maior montante de receitas correntes (em média 70%), nos dois mandatos analisados. Também nos dois mandatos, o município tem apresentado superávit primário, o qual cresceu ao longo do período. Neste trabalho, percebeu-se a importância de conhecer e divulgar as finanças municipais, pois todos os impostos e taxas são pagos com a certeza de retorno em obras e benefícios à população.

 

MERCADOS FORMAL E INFORMAL DE TRABALHO DE CAMPO MOURÃO-PR: UM ESTUDO SOBRE A FORMA DE INSERÇÃO E AS PRINCIPAIS OCUPAÇÕES EXERCIDAS PELOS TRABALHADORES

CARVALHO, Sandra Bengozi de. TCC, Economia, FECILCAM, carvalhonbrit@gmail.com
PONTILI, Rosangela Maria (OR) Economia, FECILCAM, rpontili@yahoo.com.br
LOPES, Janete Leige (CO-OR) Economia, FECILCAM, j_llopes@yahoo.com.br

A década de 90 é considerada um divisor de águas nas trajetórias dos principais indicadores da situação do trabalho no Brasil. Isto porque, após 50 anos de progressivo aumento no trabalho formalizado, houve drástica regressão desse mercado, com o aumento de todas as formas de desemprego, dentre elas o crescimento dos vínculos de trabalhos vulneráveis [(SABADINI e NAKATANI, 2002); (COSTANZI, 2004)]. Com isso, o objetivo deste trabalho foi o de analisar os mercados formal e informal de trabalho, do município de Campo Mourão-PR, com foco nas principais ocupações exercidas pelos trabalhadores. Além disso, observaram-se os setores de atividade nos quais estes trabalhadores estão inseridos. Para tanto, fez-se uma análise estatística descritiva dos dados do Censo Demográfico, 2000. A análise mostrou que, no ano 2000, a população ocupada (PO) de Campo Mourão-PR era formada por 46,97% de trabalhadores formais e 53,03% de trabalhadores informais. Viu-se, também, que a maioria dos trabalhadores formais (8%) estava inserida no serviço de “gerentes de produção e operações”. Do mesmo modo, 12% dos trabalhadores informais estavam ocupados como “trabalhadores dos serviços domésticos em geral”. Por fim, o setor de atividade que mais empregou a PO de Campo Mourão-PR, no ano 2000, foi o setor serviços, com 39% dos trabalhadores. Concluindo, sugeriu-se a realização permanente de pesquisas científicas locais para que as autoridades governamentais, tendo conhecimento do perfil dos trabalhadores, consigam aplicar com mais precisão as políticas públicas relativas à este mercado.

 

GESTÃO PÚBLICA NA COMCAM: ESTUDO DAS TRANSFERÊNCIAS GOVERNAMENTAIS CONSTITUCIONAIS

CAVALCANTI, Alessandra. TCC, Ciência Contábeis, FECILCAM, cavalcanti_ale@hotmail.com
VITTI, Igor José. TCC, Ciências Contábeis, FECILCAM, perigor88@hotmail.com
FERREIRA, Jorge Leandro Delconte (OR) FECILCAM, jorge.leandro.professor@gmail.com

O objetivo central desse artigo é comparar e analisar a evolução dos repasses das receitas constitucionais para os municípios da região da COMCAM nos últimos dez anos. As transferências constitucionais, dentre as quais o FPM, o FUNDEB e o ICMS, constituem a maior parcela de recursos destinados aos governos municipais. Cada um desses repasses tem relação direta com a dinâmica demográfica, econômica e social dos municípios. Para discutir as relações entre os repasses federais e estaduais para os municípios, optamos por trabalhar na escala regional. Metodologicamente falando, esta pesquisa é descritiva, de caráter quantitativo, levada a cabo por meio de pesquisa documental, a partir de dados secundários, a saber, os relatórios de receitas constitucionais dos municípios, disponível na rede mundial de computadores. Com esse artigo pretendemos contribuir com a discussão de um tema pouco abordado pela contabilidade, mas que tem importância ímpar na construção de políticas governamentais na escala municipal e regional. As principais conclusões deste artigo são que: i – os municípios que apresentaram melhor evolução das receitas de transferências constitucionais federais no período foram: Campo Mourão, Goioerê, Ubiratã e Campina da Lagoa; ii – quanto às receitas estaduais, destacam-se Campo Mourão, Mamborê, Ubiratã, Goioerê, Luiziania e Engenheiro Beltrão, indicando maior dinamismo econômico nessas cidades; iii – o fator crescimento populacional é elemento chave no acompanhamento das receitas constitucionais para os municípios; iv – quanto menores os municípios, maior o volume per capita de receitas de federais e estaduais.

 

CAMPO MOURÃO, PÓLO NACIONAL DE ALIMENTOS

DENKER, Nelson. TIDE/FECILCAM, ndenker@fecilcam.br

A Teoria dos Pólos de Crescimento foi desenvolvida por François Perroux, em 1955, a partir de observações acerca da concentração industrial na França e na Alemanha. A teoria conclui, em síntese, que os pólos industriais surgem em aglomerações urbanas importantes, próximas à matéria prima, fluxos comerciais e em torno de grandes áreas agrícolas. Pólo industrial não se trata, entretanto, em simples aglomeração de indústrias próximas, mas também acompanhada de três elementos: a) indústria-chave; b) regime não concorrencial; e c) o fato da aglomeração territorial. Ademais, os pólos industriais devem modificar os meios geográficos imediatos e, dependendo do tamanho, modificar inclusive a estrutura da economia regional por meio da acumulação de recursos e de capital. Dentro da concepção de pólo industrial editado por Perroux, as indústrias motrizes atraem empresas fornecedoras e/ou compradoras de insumos, proporcionando o crescimento regional. O município de Campo Mourão abriga diversas empresas do setor de produção de alimentos, dais quais destacam-se a Coamo Agroindustrial Cooperativa, a Cooperativa C. Vale e a Tyson Foods, gerando inúmeros empregos e atraindo o investimento de empresas fornecedoras e compradoras de insumos. O objetivo deste projeto é analisar se concentração destas empresas do gênero alimentício no município, somados aos dados de crescimento econômico de local, permitem concluir que Campo Mourão se efetivou, de fato, em um pólo brasileiro de alimentos.

 

A PRODUÇÃO DE LEITE COMO ALTERNATIVA PARA MELHORAR A RENDA DE PEQUENOS PRODUTORES RURAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE A REALIDADE OBSERVADA NO MUNICÍPIO DE CORUMBATAÍ DO SUL-PR

COLAVITE, Mariana. USF/Pró-DEPPEC, FECILCAM, mary_colavite@hotmail.com
GODOI, Leiry Josielen. USF/Pró-DEPPEC, FECILCAM, leirygodoi@gmail.com
ALVES, Daniely Bueno. USF/Pró-DEPPEC, FECILCAM, daniely_bueno@hotmail.com

A pecuária de leite e derivados é uma importante atividade, tanto do ponto de vista econômico, quanto social, tendo um papel relevante na geração de empregos e renda para a população. Inserido neste contexto está o município de Corumbataí do Sul, onde a atividade leiteira é realizada para complementar a renda do pequeno produtor. Diante disso, o objetivo deste estudo foi o de apresentar os resultados obtidos pelo projeto intitulado: “Apoio a pecuária leiteira: diversificação da propriedade através da ampliação e melhoria genética e de produção”. Este é um Projeto de Extensão Universitária, ligado ao programa Universidade Sem Fronteiras (USF), criado pela SETI (Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior). Dentre as principais mudanças ocorridas nas propriedades, desde o início do projeto citam-se: melhora no que diz respeito a aspectos produtivos e reprodutivos, padrões de sanidade do rebanho, tratamento de parasitoses, adoção de técnicas agronômicas, como o manejo intensivo das pastagens, resultando em alimentação de qualidade durante todo o ano para os animais, treinamentos com os produtores a respeito de Boas Práticas na Ordenha, entre outras. Além das considerações sobre o projeto, fez-se um breve relato sobre a produção de leite nacional e estadual, apresentando a sua evolução nos últimos anos. Também foram apresentados alguns dados inerentes à Corumbataí do Sul, município em que se sobressai a agricultura familiar, a qual tem a pecuária leiteira como uma de suas principais atividades produtivas.


A DIMENSÃO FISCAL E AMBIENTAL DO ICMS ECOLÓGICO NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO

DIAS, Ricardina. TIDE/FECILCAM, Ciências Econômicas, ricardina_dias@yahoo.com.br

O ICMS ecológico, incentivo fiscal intergovernamental, compensa municípios que possuem em seus territórios unidades de conservação ou mananciais de abastecimento público.  Esta pesquisa tem como objetivo a  investigação e análise do ICMS Ecológico no Município de Campo Mourão, sob os aspectos fiscais e ambientais. O procedimento metodológico que a orientará apresentará uma discussão teórico-conceitual sobre Instrumentos Econômicos e Meio Ambiente e o ICMS Ecológico. Neste Estudo de Caso recorreu-se à abordagem descritivo-quantitativa para apresentação do ICMS Ecológico  no Município. Os dados serão obtidos por meio de análise documental da legislação e fontes secundárias oficiais disponíveis no site do Instituto Ambiental do Paraná. Os resultados se propõem a apresentar o ICMS Ecológico no Brasil, no município de Campo Mourão, bem como a sua dinâmica fiscal: evolução dos recursos repassados no período de 2005 a 2010 e ambiental: total de áreas protegidas em função do ICMS Ecológico, representatividade das mesmas em relação a área municipal e evolução quantitativa e qualitativa no período abordado.  Por se tratar de um Instrumento Econômico aplicado antes do dano causado, com base no princípio protetor beneficiário de apoio à sustentabilidade, esta pesquisa, contribuirá para a avaliação do ICMS Ecológico no município, fornecendo subsídios para políticas de conservação de longo prazo.

 

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO MERCOSUL PARA O DESENVOLVIMENTO DO COMÉRCIO INTRA-BLOCO NO PERÍODO DE 1991 A 2000

FAVRO, Jackelline. Economia , FECILCAM,Jack@minage.com.br
BASTOS,Luciana A. Economia, FECILCAM,singerlu@gmail.com

O processo de integração econômica iniciado após a II Guerra mundial surge a necessidade do fortalecimento do sistema multilateral do comércio ocasionando assim o processo de integração regional. Na America Latina inicia-se através da ALADI e ALALC, mais este processo não obteve êxito. Com isso, em 1979, Argentina e Brasil iniciam através da assinatura do Acordo de Itaipu Corpus o processo de integração regional no qual culminou com a formação do bloco do Mercosul através da assinatura do Tratado de Assunção em 1991, o qual possuía a finalidade de instituir um mercado comum entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, que passou a vigorar em1995. Este estudo verificou, através de dados extraídos de fontes fidedignas como, ALADI e CEPAL, que o Brasil é o principal país importador intra-bloco, além de apresentar o maior valor no PIB corrente durante o período em analise, que se estende de 1991 a 2000. Em seguida, em nível de importância, está a Argentina, Uruguai e Paraguai. Outro fator importante da análise a observação dos dados que demonstram a importância das reduções tarifárias intra-bloco para a expansão do comércio regional, pós integração do bloco, em 1994. Esta análise demonstrou que as relações comerciais entre os países membros do bloco já vinham se intensificando antes mesmo da formalização do Mercosul e que, essa intensificação comercial pré-implantação do Mercosul foi decisiva para o bom funcionamento do mesmo. Desta forma, a integração do Mercosul foi de fundamental importância tanto para intensificar as relações intra quanto extra-bloco, pois o bloco obteve maior poder de barganha, devido ao mercado regional ampliado e à redução de custos, e à geração de economias de escala.

 

A CONTRIBUIÇÃO DO SEGMENTO INDUSTRIAL DE ABATE E FABRICAÇÃO DE PRODUTOS DA CARNE, PARA O MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO, NO PERÍODO DE 2000 A 2008

GONÇALES, Juliana Cristina. PICV, Economia, FECILCAM, jcgoncales@brturbo.com.br
PONTILI, Rosangela Maria (OR) FECILCAM, rpontili@yahoo.com.br

O surgimento do setor industrial, no Brasil, data do século XIX, quando a economia brasileira dependia basicamente da exportação de certos produtos-chave de natureza primária [(LUZ, 1978); (BAER, 1988)]. Na atualidade, a indústria no estado do Paraná tem uma participação de 29,1% em relação ao PIB de 2006, na Mesorregião Centro-Ocidental Paranaense participa com 14,9% e, no município de Campo Mourão com 23,5% (IPARDES, 2009). Dentre os segmentos que compõem o setor industrial tem-se a fabricação de produtos alimentícios e, mais especificamente, o abate e fabricação de produtos da carne. Conforme dados do MDIC (2009), tem-se que hoje o Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina e carne de aves e o quarto maior exportador de carne suína, atingindo a marca histórica de US$ 11 bilhões em exportações em 2007. Para Espíndola (2009), a porção Sul do território brasileiro vem constituindo-se em um dos maiores pólos de frigorificação de carne suinícola e avícola do país. Em vista do exposto, o objetivo deste resumo é apresentar dados do segmento industrial de abate e fabricação de produtos da carne, comparando algumas características da mão-de-obra contratada neste setor entre os anos 2000 e 2008, em Campo Mourão. Para tanto, serão feitas análises estatísticas descritivas dos dados da RAIS – Relação Anual de Informações Sociais. Assim, em 2000 o número de trabalhadores empregados era bem inferior a 2008. Também em 2000, 100% desta população era masculina, comparando-se a 71,81% em 2008. O grau de instrução dos trabalhadores, em 2000, era inferior a 2008. A renda média, em 2000, não atingia mais que três salários mínimos, chegando a dez em 2008. Pode-se dizer, assim, que houve um crescimento deste setor ao longo do período.

 

A ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL E A EDUCAÇÃO PARA O LAZER NOS TEMPOS DE HIV/AIDS

HEROLD, Patrícia. PG
PIMENTEL, Giuliano Gomes de Assis (OR) FECILCAM
PUPULIN, Áurea Regina Telles (CO-OR) FECILCAM, aureavgeo@yahoo.com.br

O HIV/AIDS constitui um dos grandes problemas de saúde pública no plano mundial. Além dos sintomas fisiológicos, verifica-se o enfraquecimento das práticas de lazer, as quais se perdem com a descoberta da contaminação. O objetivo deste trabalho é compreender as concepções e práticas de lazer das pessoas vivendo com HIV/AIDS, analisando possibilidades e limites da Animação Sociocultural de fomentar o acesso ao lazer por parte de pessoas vivendo com HIV/AIDS. Inicialmente, foi elaborada uma entrevista semi-estruturada, a qual foi realizada com 37 pessoas que são atendidas no Departamento de Ciências Básicas da Saúde da UEM, em Maringá-PR, e na 15º Secretaria Regional de Saúde da cidade de Londrina-PR. Posteriormente, aplicou-se uma técnica de Diagnóstico Rápido Participativo, por meio do qual um grupo de 22 pessoas foi dividido em 4 grupos para a confecção de cartazes. Neles teriam que simular se convidando a participar de atividades (escolhidas por eles, bem como o lugar e horário de interesse). Com essa dinâmica, foi possível perceber que atividades físicas de lazer estiveram na maioria dos cartazes, dentre elas dança, caminhada, esportes. O interesse em realizar tais práticas em locais públicos apresentou a necessidade do resgate do lazer vivido antes da descoberta da contaminação. Sendo assim, buscaremos ampliar as discussões sobre as vivências de lazer e a importância do apoio mútuo entre essas pessoas e os grupos. A Animação Sociocultural nos conteúdos do lazer será tratada como uma dimensão da vida e um direito social das pessoas que vivem com HIV/AIDS.

 

ANÁLISE SOCIOECONÔMICA DA ÍNDUSTRIA DE ÓLEOS E GORDURAS VEGETAIS E ANIMAIS: UM COMPARATIVO ENTRE AS MESORREGIÕES PARANAENSES NOS ANOS DE 2006 A 2008

JACINTO, Francielle Cataneo. PICV, Ciências Econômicas, FECILCAM, f_cataneo@hotmail.com
LOPES, Janete Leige (OR) FECILCAM, j_llopes@yahoo.com.br
DENKER, Nelson (CO-OR) FECILCAM, n.denker@yahoo.com.br

Ao longo dos anos 90, o Brasil passou por profundas transformações estruturais que abriram caminho para um novo tipo de inserção internacional do país [Malan (1998)], obrigando as industriais a se reestruturarem dentro de uma nova ordem mundial, visando à eficiência e o poder de competitividade. Nesse sentido, a dinamicidade do setor industrial passa a depender de esforços no sentido de se detectar potencialidades possibilitando novos estímulos. Sendo assim, este estudo tem como objetivo fazer uma análise socioeconômica da Indústria de Óleos e Gorduras Vegetais e Animais traçando um comparativo entre as Mesorregiões Paranaenses no período de 2006 a 2008. O intuito de verificar a dinâmica ocorrida neste setor no período especificado, os dados obtidos foram retirados da RAIS. Os principais resultados obtidos mostraram que houve um aumento no número de estabelecimentos relativos às essas atividades, existia concentração de trabalhadores na Mesorregião Metropolitana de Curitiba e a maiorias dos trabalhadores nos três segmentos analisados recebem remuneração média de maior que 2 até 3 salários mínimos , entre outros resultados obtidos por meio deste estudo.

 

IMPACTO DA CRISE FINANCEIRA DE 2008/2009 NOS PRINCIPAIS BANCOS DE CAPITAL ABERTO NO BRASIL

JUNIOR, Wilson Mouro Rodrigues. IC, Ciências Contábeis, FECILCAM, wilsonrojunior@hotmail.com
SANTOS, Marcelo Costa dos. IC, Ciências Contábeis, FECILCAM, marcelocosta1210@hotmail.com
FERREIRA, Jorge Leandro Delconte (OR) FECILCAM, agroferrer@gmail.com

Esse trabalho tem o objetivo de verificar o impacto da crise financeira de 2008/2009 nos principais bancos de capital aberto no Brasil. São eles: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander. Para a realização dessa pesquisa foram analisados alguns indicadores financeiros extraídos das demonstrações contábeis destes bancos no site da BOVESPA. A metodologia utilizada se divide em três pontos principais: quanto ao objetivo, sendo uma pesquisa descritiva; quanto à coleta de dados, onde se adotou a pesquisa documental e a pesquisa bibliográfica; e quanto à abordagem do problema, tratando-se de uma pesquisa qualitativa. Os resultados revelam que, enquanto os bancos analisados não sofreram grandes impactos em sua estrutura patrimonial e na lucratividade durante o período da crise, o valor de suas ações caiu durante o ano de 2008, fruto de especulação e falta de confiança no mercado financeiro.

 

QUAL É A FACE DA POBREZA E DA INDIGÊNCIA DO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO-PARANÁ?

LOPES, Janete Leige. TIDE/FECILCAM, j_llopes@yahoo.com.br
PONTILI, Rosangela. FECILCAM, rpontili@yahoo.com.br

Há mais ou menos três décadas atrás, um dos temas que mais preocupavam os pesquisadores era o desenvolvimento econômico. Hoje, o tema que requer maior atenção é o da pobreza e da exclusão social. (SCHWARTZMAN, 2004:1). Em 2004, o Brasil possuía 13,9 milhões de pessoas passando fome e tem, atualmente, 50 milhões de pessoas vivendo em condições de indigência, com renda inferior a 80 reais por mês, ou seja, 29,26% da população do país não conseguem atender minimamente a suas necessidades diárias. Inserindo-se neste contexto, o presente estudo tem como objetivo apresentar uma análise sócio-econômica da pobreza e da miséria (indigência) no Município de Campo Mourão. Utilizando-se a base de dados do Censo Demográfico 2000, foi possível verificar que de um total de 80.476 habitantes do Município de Campo Mourão, 14% são pessoas pobres e 10% indigentes, sendo que: o maior percentual de pessoas pobres e indigentes é composto por mulheres; o número de anos de estudo dessas populações é de no máximo 4 anos; a faixa etária predominante entre pobres e indigentes são de pessoas entre 25 e 44 anos; no momento da pesquisa, a grande maioria da população pobre e indigente não estavam trabalhando e nem estudando e, por fim, a maior parte destes declarou-se ser da cor branca. Em função disso, sugere-se políticas públicas de desenvolvimento que promovam a inclusão social, principalmente no que diz respeito à distribuição da renda e da riqueza.

 

A FONTE ORAL COMO RECURSO METODOLÓGICO: FORMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PEABIRU-PR

MACHRY, Carine. USF/SETI, Geografia, FECILCAM, carinemachry@hotmail.com
RODRIGUES, Rosana. USF/SETI, Geografia, FECILCAM, rosanac416@gmail.com
MEZZOMO, Frank (OR) FECILCAM, frankmezzomo@gmail.com

Ao utilizar a fonte oral como um dos recursos metodológicos de pesquisa, este trabalho busca compreender o processo de formação do município de Peabiru/Pr. Esta opção metodológica decorre da possibilidade de contribuir para a recuperação da narrativa e da tradição oral por meio de relatos das memórias dos sujeitos sociais envolvidos no processo de construção da história regional. As memórias, dotadas de sua visão de mundo, são influenciadas pelas idéias e discursos de época. Assim, as fontes orais podem explorar as histórias/memórias subjetivas, confinadas aos sujeitos que as viveram, para um público mais vasto, além de permitir entender como se deu o processo de construção da história. Salienta-se a importância da memória por ser ela essencial a um grupo, pois a mesma está atrelada à construção da própria identidade. Objetiva-se com este trabalho verificar de que forma a sociedade se organizou em suas múltiplas relações no contexto histórico do município e ainda sua formação e desenvolvimento. O critério utilizado na seleção dos sujeitos para a pesquisa decorreu da busca de indivíduos presentes desde a municipalização do município. As entrevistas foram produzidas observando os seguintes passos: identificação e conversa informal, realização e transcrição. Foram realizadas oito entrevistas, totalizando aproximadamente dez horas de gravação, transcritas na sequência, para serem encaminhadas aos respectivos entrevistados e, assim, descritas e analisadas. Pretende-se até o término do trabalho, levantar e produzir um acervo documental sobre a história do desenvolvimento do município e dos atores sociais participantes deste contexto.

APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES ESTADUAIS DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ.

FERREIRA, Marcelo Marchine. TIDE/FECILCAM, mmarchine@yahoo.com.br

A pesquisa a que se refere o presente resumo está vinculada ao regime de trabalho TIDE do pesquisador e também ao GEPETTS – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Trabalho e Tecnologias. Possui, ainda, vinculo com o NUPEM – Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar da Fecilcam por intermédio do desenvolvimento do projeto de iniciação científica Aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino em Ciências Contábeis: um estudo comparado entre duas instituições Estaduais de ensino superior. Está em sua fase inicial de execução e tem como problematização investigar as implicações da aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC’s – na formação em Ciências Contábeis oferecida em nível de graduação nas instituições estaduais de ensino superior do Paraná. Como objetivo principal estabeleceu-se identificar quais elementos das TIC’s estão presentes e em que contexto estão sendo aplicados no ensino-aprendizagem dos cursos de graduação em Ciências Contábeis das instituições objeto da pesquisa, buscando compreender que condições são mais ou menos determinantes para sua efetividade no aprendizado e formação dos estudantes. A metodologia a ser utilizada para sua condução prevê abordagem quantitativo-qualitativa, com adoção das estratégias de pesquisa bibliográfica, documental e levantamento e com o uso das técnicas de coleta de dados através da pesquisa documental, entrevistas e questionários. Como a pesquisa será conduzida por meio de avaliações qualitativas e quantitativas, será necessário o tratamento estatístico de dados. Espera-se que, com os achados da pesquisa, seja possível expandir reflexões críticas e contribuir, em alguma medida, no estabelecimento de práticas referentes ao uso das TICs na educação contábil, proporcionando o re-pensar e o re-posicionamento nas e das práticas docente e discente para que aconteça uma aprendizagem contextualizada e condizente com a realidade do mundo do trabalho contábil.

 

PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS PRODUTORES RURAIS DE CORUMBATAÍ DO SUL-PR

MAYBUK, Sérgio Luiz. GERA/CNPq, FECILCAM, sergiomaybuk@yahoo.com.br
FERNANDES, Alessandra Rodrigues. GERA/CNPq, FECILCAM , alessandra@yahoo.com.br

O presente trabalho tem por objetivo divulgar e analisar o perfil socioeconômico dos produtores rurais da agricultura familiar do município de Corumbataí do Sul-PR, a fim de fazer uma análise comparativa entre os associados e não associados à Aprocor (Associação de Produtores Rurais de Corumbataí do Sul). Os dados analisados dizem respeito as principais características dessas famílias, para indicar avanço econômico e diferenciação no nível de renda, a escolaridade,a saúde e bem estar dessas famílias, bem como a relação consumo e renda por parte das mesmas comparando seu consumo por bens duráveis, bens essenciais e/ou supérfluos entre outros gastos, observando-se a situação das famílias pré e pós associarem-se a Aprocor. Observou-se considerável melhoria na qualidade de vida e nível de renda dos agricultores familiares do Município de Corumbataí do Sul, principalmente para aqueles que apostaram na diversificação de culturas destacando-se aqueles que se associaram à APROCOR.  Constatou-se que apenas 2,38% das famílias tinham uma renda entre dois ou mais salários mínimos, enquanto 51,19% obtinham renda inferior a um salário, porém atualmente são 32,14% das famílias obtendo uma renda superior a dois salários, apenas 23,80% das famílias ainda possuem renda inferior a um salário mínimo mensal. Constatou-s que 45,23% dessa população deixou de receber o benefício do Programa Bolsa Família. Isso indica que essas famílias tiveram melhoria de renda por isso deixaram de receber o benefício.

 

A SELEÇÃO DE PROJETOS EM UM PROGRAMA SEIS SIGMAS APLICADO À UMA INDÚSTRIA DE FRANGOS

MAZZUCHETTI, Roselis Natalina, Administração, FECILCAM, profbibi@hotmail.com

O crescimento no mercado avícola encontra-se num cenário caracterizado pelo aumento de exportações e entradas de novas indústrias. Respondendo a este cenário, as indústrias de abate de frangos estão rediscutindo seus processos visando atender as necessidades deste novo mercado. Para contribuir no desenvolvimento de processos, novos métodos tem sido implantados, onde destaca-se o programa Seis Sigma. Este estudo apresenta a seleção de projetos pela aplicação do programa Seis Sigma em um abatedouro de frangos com o objetivo de demonstrar as melhores práticas na busca da melhoria da qualidade dos processos. A aplicação do programa é demonstrada em três fases (definição do problema, identificação e seleção dos principais problemas e seleção do projeto), por meio de coleta de dados que são analisadas por meio de técnicas estatísticas. O resultado é a priorização dos projetos que levam em conta a gravidade, a urgência, a solução e a tendência da gravidade do problema.

 

CONTABILIDADE AMBIENTAL: CUSTO BENEFÍCIO DA CULTURA DO MARACUJÁ PARA AS PEQUENAS PROPRIEDADES DE CORUMBATAÍ DO SUL.

MOREIRA, Bruno Fernando. Ciências Contábeis, FECILCAM, bfm.900@hotmail.com
SALONSKI, Ingridt Maiante Affonso. Ciências Contábeis FECILCAM, ingridtma@gmail.com
LIMA, Mario de (OR) FECILCAM, mlima10@gmail.com

Este trabalho tem por finalidade analisar o custo benefício da cultura do maracujá, como meio de diversificação agrícola para pequenas propriedades rurais do município de Corumbataí do Sul - PR. A implantação da fruticultura como uma alternativa de diversificação agrícola tem por finalidade viabilizar a permanência dos agricultores no campo e com isso diminuir o êxodo rural, beneficiando as pequenas propriedades. Procura-se com este estudo incentivar a adesão de novos produtores no município, aumentando o conhecimento da cultura do maracujá. Nesse sentido a APROCOR - Associação de Produtores de Corumbataí do Sul, fornece orientação quanto a implantação, assistência técnica no cultivo e auxílio na comercialização. Para delimitar a pesquisa e aprofundar-se no assunto, foram analisados os custos de implantação, custo de produção do maracujá e o retorno financeiro.

 

REPRESENTAÇÕES DO LAZER NO INTERIOR DO PARANÁ

NAGABE, Fabiane. GP Estudos Regionais: Geo-Histórico, Socio-cultural, Econômico, Educacional e Ambiental/CNPq, TIDE/FECILCAM, fabi.foganca@gmail.com

A presente pesquisa se propõe a apreender às representações do lazer presentes na paisagem de Corumbataí do sul – PR e aquelas expressas na memória dos seus moradores. Buscamos comparar as imagens atuais do município e as representações de seus moradores sobre tal temática, a fim de identificar elementos que compõe o lazer destes moradores na paisagem atual. Nesses termos, nosso principal objetivo voltou-se para a compreensão das formas de lazer realizadas por esses sujeitos. Tal processo implica também a percepção das alterações nas dinâmicas culturais e nas práticas instituídas no local. Com o propósito de tornar viável e coerente as análises de um conjunto diversificado de fontes, partimos do pressuposto de que um dos procedimentos metodológicos cruciais deveria se centrar na análise de documentos orais e imagéticos, respeitando as peculiaridades de cada um dos documentos.Procuramos aliar conhecimentos do campo da História que nos ajudassem a pensar soluções que viabilizem a organização e registro de acervos orais para a preservação e valorização de antigos costumes e tradições ainda presentes nas memórias e nas práticas cotidianas das populações que viveram no espaço rural.

 

O CLIMA EM FUNÇÃO DA ESTRUTURA:
UM ESTUDO ORGANIZACIONAL EM REDES DE VAREJO

NOVAIS, Mayra G. Ribeiro. PICV, Administração, FECILCAM, mayragrnovais@yahoo.com.br
BISPO, Cristiano Molinari (OR) FECILCAM, cristianobispo@uol.com.br

O objetivo deste estudo é verificar a influência que a estrutura organizacional perfaz sobre o clima organizacional de redes varejistas de Campo Mourão, Paraná, mais especificamente verificando se a estrutura organizacional pode interferir de modo positivo ou negativo sobre o clima organizacional. A justificativa centra-se na possibilidade de provocar intervenções mais efetivas nestas organizações se houver conhecimento sistematizado sobre o tema, visto que este pode ter influencia direta no desempenho da empresa. A hipótese central da pesquisa pressupõe que haja relação significativa e negativa das variáveis centralização, padronização e formalização sobre a percepção do clima organizacional. Para tanto, utiliza-se um delineamento quantitativo com aplicação de questionários tratados com a utilização de técnicas estatísticas, como correlação, análise fatorial e análise de regressão múltipla. As principais conclusões apontam impacto significativo e negativo da centralização sobre clima, corroborando com a teoria e uma das hipóteses do estudo; relação de independência entre a formalização e o clima, desta forma ela não interfere na percepção do clima; e impacto moderado e positivo da formalização sobre o clima, que se mostra contrário à teoria.

 

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE PEABIRU-PR POR MEIO DA FOTOGRAFIA

OLIVEIRA, Michelli. USF/FECILCAM, Geografia, michellialvares@hotmail.com
BENEDITO, Lidiane. USF/FECILCAM, Pedagogia, lidianealmeida@hotmail.com
HAHN, Fábio André (OR) FECILCAM, fabioandreh@gmail.com

Esta comunicação apresenta como tema central a análise e interpretação do contexto sócio cultural, do município de Peabiru-Pr, por meio das fotografias sobre a região. Parte-se do príncipio de que o registro fotográfico é um instrumento de leitura das construções e representações da história, na qual estimula a lembrança, a reflexão, a reconstituição de determinado momento vivido, seja individual ou coletivo. Cabe salientar que a fotografia não é apenas uma representação da realidade, mas uma importante fonte de pesquisa, com múltiplas possibilidades de interpretação. Objetiva-se assim, por meio das fotografias, conhecer e interpretar algumas facetas da história do município de Peabiru, procurando entender o papel social dos agentes ligados as instituições escolares. A pesquisa está vinculada ao programa Universidade Sem Fronteiras, mais especificamente ao projeto intitulado: História, Memória e Educação no Município de Peabiru/Pr.

 

O POTENCIAL ECONÔMICO DOS RESÍDUOS RECICLÁVEIS DESTINADOS AO ATERRO NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO

ROSA, Tatiana Diair Lourenzi Franco. TIDE/FECILCAM, tatianalourenzi@gmail.com

Um dos principais problemas sociais e ambientais provocados pelo processo de produção capitalista está associado à geração de uma grande quantidade de resíduos e sua disposição incorreta, causando poluição do ar, dos solos, dos rios e saturando os aterros sanitários. No contexto do processo de gestão ambiental municipal, a questão da Gestão de Resíduos é pauta de grandes discussões e preocupação por parte dos gestores públicos. O conhecimento do quadro atual existente no município de Campo Mourão, a esse respeito, é de suma importância para que, a partir de então, possam ser propostas medidas de melhora e maximização da utilização desses resíduos. Esse trabalho tem como objetivo fazer uma caracterização do atual sistema de gerenciamento dos resíduos sólidos e recicláveis no município de Campo Mourão. A partir disso, pretende-se identificar o potencial econômico dos resíduos recicláveis que atualmente são destinados ao aterro sanitário. Para tal será feito levantamento bibliográfico a respeito do tema proposto, e a investigação de dados junto à prefeitura de Campo Mourão, associações e empresas que possam estar envolvidas nesse contexto. Serão utilizados dados primários por meio de entrevistas semi-estruturadas com representantes do município e empresas envolvidas, e dados secundários obtidos de fontes oficiais. Percebe-se que, apesar do município de Campo Mourão possuir um sistema de coleta seletiva, este se mostra incipiente, havendo a necessidade de se ampliar a exploração econômica dos materiais potencialmente recicláveis.

 

ESTUDO DA MORTALIDADE DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPE’S): COMPARATIVO DA REGIÃO DE CAMPO MOURÃO VERSUS MORTALIDADE DAS MPE’S BRASILEIRAS

SILVA, Juliano D. PICV, Ciências Econômicas, FECILCAM, juliannodomingues@yahoo.com.br
LEONELLO, João Carlos (OR) FECILCAM, jleonello@uol.com.br

O presente trabalho apresenta um estudo comparativo acerca da mortalidade das micro e pequenas empresas (MPE’s) da região de Campo Mourão versus a mortalidade auferida no Brasil, identificando os fatores de influência e perfil dos empresários. Para fins de delimitação, foi definido como universo de pesquisa as empresas que foram registradas no período de 2004 a 2008 na junta comercial do município de Campo Mourão, o qual faz parte da Mesorregião Centro Ocidental Paranaense. Na pesquisa pretende-se demonstrar os fatores causadores da mortalidade das MEP’s em âmbito nacional e local, tendo em vista a hipótese de que o processo de mortalidade na região pesquisada evidencia-se diferenciado do que é encontrado no âmbito nacional, em virtude de sua economia apresentar-se dependente do setor agrícola, além dos aspectos culturais intrínsecos da região.

 

VANTAGENS DA UTILIZAÇÂO DO BIODIESEL COMO ESTRATÉGIA AMBIENTAL EM EMPRESAS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO: ESTUDO DE CASO.

SOARES, Karina Aparecida. Turismo e Meio Ambiente, FECILCAM,
ka-mirna@hotmail.com
PEGORARO, Mariele Fernandes (OR) FECILCAM, marielepegoraro@hotmail.com

A evolução do turismo deu-se paralelamente à dos transportes, possibilitando viagens para lugares cada vez mais distantes e em menos tempo, uma vez que turista ou não, irão utilizar um ou mais meios de transportes no decorrer da sua viagem. Sendo assim, o transporte representa uma acessibilidade maior aos destinos turísticos. Porém sendo o transporte um facilitador nas viagens turísticas, ele também pode provocar impactos ambientais, como poluição, degradação da vegetação e desgaste do solo. Mas hoje com algumas alternativas existentes podemos diminuir esse prejuízo ao meio ambiente, utilizando os combustíveis alternativos, como o biodiesel, que produzido de diversas matérias-primas como gordura de animais e óleos vegetais, reduz as emissões de poluentes na atmosfera, trata-se de um produto não tóxico e ainda biodegradável. Diante deste contexto o objetivo desta pesquisa é analisar as vantagens da utilização do Biodiesel na linha Curitiba à Campo Mourão de uma empresa de transporte rodoviário de Campo Mourão – PR. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados recursos metodológicos como pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica pertinente aos temas da pesquisa, para coleta de dados questionários, entrevistas, tendo a pesquisa uma perspectiva qualitativa e quantitativa. Com os resultados obtidos considera-se que o Biodiesel no país é produzido em pequena quantidade, o que geraria empecilhos de compra, acondicionamento e até mesmo utilização de tal na empresa pesquisada, contudo torna-se viável ambientalmente, porque poluem menos que os combustíveis derivados do petróleo, promovendo desta forma a empresa sócio ambientalmente.

 

ASPECTOS ECONÔMICOS DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA DE CORUMBATAÍ DO SUL E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO

SOUZA, Edicléia Lopes da Cruz. PG/UNIOESTE, edycleya@yahoo.com.br
PONTILI, Rosangela Maria. Ciências Econômicas, FECILCAM, rpontili@yahoo.com.br
LEONELLO, João Carlos. Ciências Econômicas, FECILCAM, jleonello@uol.com.br

O objetivo desse trabalho foi o de verificar e relatar alguns aspectos sobre a produção agrícola praticada no município de Corumbataí do Sul - Paraná. Atualmente, no Brasil, os pequenos e médios agricultores representam a maioria dos produtores rurais, os quais são responsáveis por grande parte da produção nacional de produtos básicos. Corumbataí do Sul é um município situado na mesorregião Centro Ocidental paranaense, com metade de sua população residente e ocupada na área rural do município, apresentando características de pequena propriedade rural. Dentre as culturas, destaque para a participação da produção de maracujá no montante total ali produzido. Para tanto, fez-se uma análise estatística descritiva de dados obtidos do Censo Agropecuário, realizado pelo IBGE em 2006.  Percebeu-se, assim, que o maracujá tem grande participação na produção agrícola de culturas permanentes e a área colhida deste produto tem crescido anualmente. Por fim, destaca o importante papel da APROCOR no crescimento econômico do município, sendo este condição necessária ao desenvolvimento do mesmo. Ademais, sugere-se a verticalização da produção agrícola dos produtores, a partir da implantação de uma agroindústria de processamento de frutas, que poderá melhorar a renda e o bem-estar dos produtores a ela associados tornando-se propulsor para alcançar o desenvolvimento socioeconômico do município.

 

A DINAMICA DO SETOR DE SERVIÇOS NO MUNICÍPIO DE CORUMBATAÍ DO SUL: SUA PARTICIPAÇÃO NO EMPREGO DO MUNICÌPIO

SOUZA, Edinéia. Membro do GERA, IC/CNPQ, Economia, FECILCAM, edyeconomista@yahoo.com.br
SOUZA, Edicléia. PG/UNIOESTE, GERA, FECILCAM, edycleya@yahoo.com.br
FAVRO, Jackeline. Economia, FECILCAM, jackminage.com. br

O setor de serviços compõe uma parcela importante do produto agregado de um lugar, uma vez que reflete o grau de desenvolvimento de uma região. No Paraná, mais de 60% do PIB é composto pelas atividades de serviços, que revela a dinâmica de desenvolvimento do estado com base nas atividades da indústria e agricultura. Em municípios com baixo IDH-M, a situação é diferente, pois, ainda que as atividades de serviços representem bastante do que é gerado no município, os setores como a indústria são pouco desenvolvidos e há predomínio de atividades agrícolas. Com base nisso, este estudo verificou o número de estabelecimentos do setor de serviços no município de Corumbataí do Sul, bem como o número de trabalhadores que o setor empregou no período de 2006 a 2009. Para isso utilizou-se da base de dados da Relação Anual de Informações Sociais-RAIS por meio da estatística descritiva. Os resultados obtidos mostraram que, em Corumbataí do Sul, os serviços são responsáveis por mais de 49,7% do PIB, contudo, existem poucas empresas no ramo e as que existem contratam poucos funcionários, em geral até quatro trabalhadores. A administração pública do município foi a que gerou o maior número de empregos, que eram 216 em 2009. O comércio é pouco desenvolvido, pois apesar ter o maior número de empresas, absorve pouca mão-de-obra, o que acaba contribuindo para o baixo desenvolvimento local. Sendo assim, sugeriram-se políticas de incentivo a formação de agroindústrias para agregar valor aos produtos agrícolas do município. Tal iniciativa permitiria a geração de renda aos pequenos produtores rurais. Assim, o comércio local e as demais atividades de serviços ficariam mais aquecidos e também gerariam mais empregos.

 

A DINAMICA DO SETOR DE SERVIÇOS NO MUNICÍPIO DE CORUMBATAÍ DO SUL: SUA PARTICIPAÇÃO NO EMPREGO DO MUNICÌPIO

SOUZA, Edinéia. Membro do GERA, IC/CNPQ, Economia, FECILCAM, edyeconomista@yahoo.com.br
SOUZA, Edicléia. PG/UNIOESTE, GERA, FECILCAM, edycleya@yahoo.com.br
FAVRO, Jackeline. Economia, FECILCAM, jackminage.com. br

O setor de serviços compõe uma parcela importante do produto agregado de um lugar, uma vez que reflete o grau de desenvolvimento de uma região. No Paraná, mais de 60% do PIB é composto pelas atividades de serviços, que revela a dinâmica de desenvolvimento do estado com base nas atividades da indústria e agricultura. Em municípios com baixo IDH-M, a situação é diferente, pois, ainda que as atividades de serviços representem bastante do que é gerado no município, os setores como a indústria são pouco desenvolvidos e há predomínio de atividades agrícolas. Com base nisso, este estudo verificou o número de estabelecimentos do setor de serviços no município de Corumbataí do Sul, bem como o número de trabalhadores que o setor empregou no período de 2006 a 2009. Para isso utilizou-se da base de dados da Relação Anual de Informações Sociais-RAIS por meio da estatística descritiva. Os resultados obtidos mostraram que, em Corumbataí do Sul, os serviços são responsáveis por mais de 49,7% do PIB, contudo, existem poucas empresas no ramo e as que existem contratam poucos funcionários, em geral até quatro trabalhadores. A administração pública do município foi a que gerou o maior número de empregos, que eram 216 em 2009. O comércio é pouco desenvolvido, pois apesar ter o maior número de empresas, absorve pouca mão-de-obra, o que acaba contribuindo para o baixo desenvolvimento local. Sendo assim, sugeriram-se políticas de incentivo a formação de agroindústrias para agregar valor aos produtos agrícolas do município. Tal iniciativa permitiria a geração de renda aos pequenos produtores rurais. Assim, o comércio local e as demais atividades de serviços ficariam mais aquecidos e também gerariam mais empregos.

 

O COMPORTAMENTO DA FUNÇÃO CONSUMO AGREGADO NA ECONOMIA BRASILEIRA NO PERÍODO DE 1980 A 2008

SOUZA, Edinéia Lopes. PICV, Ciências Econômicas, FECILCAM, edyeconomista@yahoo.com.br
BASTOS, Luciana Aparecida (OR) FECILCAM, singerlu@gmail.com
VIEIRA, Douglas Tadeu, Ciências Econômicas, FECILCAM, vieiradouglastadeu@yahoo.com

Para Keynes, o consumo depende principalmente da renda disponível, observada pelo consumidor no tempo presente. Entretanto, seus sucessores argumentam que os consumidores estejam diante de uma decisão intertemporal. Em vista disso, o presente estudo teve como objetivo verificar a aplicabilidade das teorias de consumo agregado para a realidade brasileira no período de 1980 a 2008. Para tanto, fez uso da análise de regressão linear múltipla, a partir de informações obtidas na base de dados do IPEADATA. Neste modelo, aplicaram-se os testes de raiz unitária de Dickey-Fuller, de co-integração de Engle e Granger e o mecanismo de correção de erro. O estudo apontou para a parcial aplicabilidade das teorias de consumo agregado, no caso brasileiro, durante o período estudado, visto que foi demonstrado o fato de o consumo agregado ser influenciado somente pela renda disponível. Sugeriu-se, assim, que o Governo Federal adote políticas fiscais de redução do nível de impostos, se tem como objetivo aumentar o consumo agregado das famílias brasileira.

 

REFLEXÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO E OS PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FECILCAM

SOUZA, Lúcia Aparecida Lozano. TIDE/FECILCAM, llozanosouza@hotmail.com

As investigações e proposições teóricas acerca da sociologia da educação levam a uma maior compreensão de nossa realidade histórica e social, bem como a reflexão no campo educacional, além de estimular uma visão pluralista e sensível aos desafios da contemporaneidade. As instituições de ensino rígidas e tradicionais, já não comportam mais os indivíduos ágeis, instáveis e mutantes, moldados pelas variações culturais e sociais oriundas da transformação da sociedade pós-moderna (COSTA, 2009). A necessidade de compreensão do processo de transformação das instituições escolares tem sido um grande desafio, que acaba por afetar diretamente nas formas de produção de conhecimento que assumem uma velocidade intensa, e que influenciam e ao mesmo tempo são influenciadas por características sócio-econômicas de uma sociedade. A construção do processo educacional de cada escola, mesmo imersa em um movimento social mais amplo, de maior alcance, deve sempre observar a versão local e particular neste movimento (BUENO e SOUZA, 2009). Portanto, diante deste contexto, surge como insight a compreensão acerca dos processos de transformações ocorridos no curso de Administração da Fecilcam, constantes nos projetos políticos pedagógicos. Se tais transformações são oriundas de um comprometimento pedagógico, cultural e sociológico consolidando um processo de transformação ou apenas de um comprometimento baseado em tendências impostas pelo mercado fortalecendo o conhecimento a curto prazo.

 

ANÁLISE SÓCIO-ECONÔMICA DA INDÚSTRIA DE LATICÍNIO DO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO: UM COMPARATIVO COM O PARANÁ E A MESORREGIÃO

TRINDADE, Anieli. PICV,Economia, FECILCAM, anielitrindde@yahoo.com.br
LOPES, Janete Leige (OR) FECILCAM, j_lopes@yahoo.com.br
PONTILLI, Rosangela Maria (CO-OR) FECILCAM, Rosangela@yahoo.com.br

A indústria de laticínios do Paraná vem sofrendo importantes transformações, devido à abertura econômica e a não indexação dos preços, desde a década de 1990. As dificuldades enfrentadas para se destacar na produção, devido à concorrência, motivam cada vez mais os produtores em busca de formas de desenvolvimento. O estado do Paraná destaca-se como grande produtor na indústria de laticínios quando comparados com os outros Estados nacionais. Sendo assim, este estudo teve como objetivo fazer uma análise sócio-econômica da indústria de laticínio de Campo Mourão, traçando um comparativo com o Paraná e a Mesorregião, no período de 2000 a 2008, com a finalidade de verificar a dinâmica desempenhada pelo setor. Para atingir o objetivo proposto, este estudo utilizará os dados da RAIS, disseminados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

 

SIG – SUGESTÃO VIÁVEL, PRÁTICA E OBJETIVA – ANÁLISE E IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA SIG NO CENSE – CENTRO DE SÓCIO EDUCAÇÃO DE CAMPO MOURÃO

VERSORI, Amanda, FECILCAM, amada.verso@bol.com.br
HESSMANN, Juliana de Oliveira, FECILCAM, julianahessmann@hotmail.com
JUNIO, Marcos (OR), FECILCAM, marcos_junio@hotmail.com

Considerando que o espaço público nem sempre é assistido com o devido arcabouço tecnológico que merece, ou mesmo que quando este o é, se faz tão raro que nem mesmo é notado com o devido valor. Levando esta reflexão a um espaço de motivação e estímulo ao ser humano, se faz presente este estudo, cuja característica vital é estimular a criação de um Sistema Informacional (SI), no Centro de Sócio educação de Campo Mourão-Pr. Para tanto, partiu-se de um estudo das necessidades ambientais vigentes, no que é pertinente ao SI, e em contrapartida, foram investigados alguns teóricos que corroboraram para a condição desta proposta, que pretende ir ainda mais longe, com o próprio SI implantado e sendo utilizado para a melhoria organizacional do Centro. Partiu-se assim de uma pesquisa bibliográfica e a posteriore uma entrevista informal com as pessoas mais ligadas ao Centro, para determinar a real importância de um SI a ser utilizável. Este artigo assim, se delimita a ser um investigador de necessidades, e por assim ser pretende defender a importância, através dos mais diversos contextos, de uma política de adaptações tecnológicas, quiçá de oportunidade de negócios.


UMA APLICAÇÃO DO TESTE DE RAIZ UNITÁRIA PARA DADOS EM SÉRIES TEMPORAIS DO CONSUMO AGREGADO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS

VIEIRA, Douglas Tadeu. TCC, Ciências Econômicas, FECILCAM, vieira.douglast@gmail.com
PONTILI, Rosangela Maria (OR) FECILCAM, rpontili@yahoo.com.br
BASTOS, Luciana Aparecida (CO-OR) FECILCAM, singerlu@gmail.com

Segundo Keynes, o consumo depende principalmente da renda corrente (renda atual). Entretanto, seus sucessores argumentam que os consumidores estejam diante de uma decisão intertemporal. Isto é, a decisão de consumir refere-se à escolha entre gastar dinheiro agora ou retê-lo para financiar o consumo futuro. Em vista disso, o presente estudo teve como objetivo verificar a aplicabilidade das teorias de consumo agregado para a realidade brasileira no período de 1980 a 2008. Para tal verificação utilizou-se como ferramenta a análise de regressão linear múltipla, colocando-se o consumo das famílias em função da renda disponível e da taxa de juros, a partir de informações anuais obtidas na base de dados do IPEADATA. Neste modelo, aplicaram-se os testes de raiz unitária de Dickey-Fuller, de co-integração de Engle e Granger e o mecanismo de correção de erro. O estudo apontou para a parcial aplicabilidade das teorias de consumo agregado, no caso brasileiro, durante o período estudado, visto que foi demonstrado o fato de o consumo agregado ser influenciado somente pela renda disponível. Dessa forma, conclui-se que as políticas monetárias afetam o consumidor brasileiro somente no médio prazo.