Apresentação

Programação

Trabalhos

Realização

Organização/Equipes

Ficha Catalográfica

Ajuda

 

COMUNICAÇÃO

 

DESENVOLVIMENTO DE MÉTODOS HEURÍSTICOS PARA A PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO EM FLOW SHOP PERMUTACIONAL com restrições E BI-CRITÉRIO DE FLOW TIME E MAKESPAN

BOIKO, Thays J. P.TIDE/FECILCAM, thaysperassoli@bol.com.br
MORAIS, Márcia de Fátima. TIDE/FECILCAM, marciafmorais@yahoo.com.br
TSUJIGUCHI, Lucas T. de A. GP/CNPq, GEPPGO/FECILCAM, l.tsujiguchi@hotmail.com

O foco de atuação da Engenharia de Produção (EP) é a gestão dos sistemas de produção (SP). Entre as Áreas de EP, a responsabilidade pela operação dos SP é do PPCP, que engloba o Planejamento Agregado, Planejamento Mestre da Produção (PMP), Programação da Produção (PP) e Controle da Produção. A PP, objeto da pesquisa aqui apresentada, é um conjunto de funções de tomada de decisão sobre alocação de recursos e seqüenciamento de itens (tarefas e/ou lote de tarefas) no tempo, para que o PMP seja atendido. A Área de EP que fornece modelos matemáticos para tomada de decisão é a Pesquisa Operacional (PO). Nesta pesquisa, integrante do Grupo de Pesquisa GEPPGO, trata-se a PP do ponto de vista da PO, ou seja, como um Problema de PP. O objetivo é estudar o desenvolvimento de método(s) heurístico(s) para a PP em SP Flow Shop Permutacional, make-to-stock com fluxo intermitente, restrições (R) e bi-critério de Flow Time e Makespan. A pesquisa classifica-se, quanto aos fins, como descritiva, explicativa e metodológica e, quanto aos meios, como bibliográfica e experimental (computacional). O referencial teórico conceitual do GEPPGO norteara o desenvolvimento da pesquisa. As R e hipóteses a serem consideradas no desenvolvimento de novos métodos serão determinadas a partir do exame da literatura, buscando-se suprir uma lacuna no conhecimento. Os métodos estudados serão analisados em função: das R consideradas; da estrutura e descrição do algoritmo; do delineamento da experimentação computacional realizada; de seu desempenho. O(s) método(s) desenvolvido(s) serão analisados em relação a porcentagem de sucesso, desvio relativo médio (%) e ao tempo médio de computação (ms).

 

ANÁLISE DE DESEMPENHO DE REGRAS DE PRIORIDADE PARA PROGRAMAÇÃO EM SISTEMAS FLOW SHOP HÍBRIDO E TEMPOS DE SETUP DEPENDENTES DA SEQUÊNCIA


CANTIERE. Patrícia Castoldi. PIBIC/CNPq, FECILCAM, patriciacantieri@hotmail.com
MORAIS. Márcia de Fátima. (OR), FECILCAM, marciafmorais@yahoo.com.br
BOIKO. Thays J. P. (CO-OR), FECILCAM, thaysperassoli@bol.com.br

Esta pesquisa integra o projeto de Iniciação Científica do PIBIC-NUPEM da FECILCAM, financiado pelo CNPq, e uma linha de pesquisa, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Processos e Gestão de Operações (GEPPGO), em Pesquisa Operacional. A presente pesquisa tem por objetivo o estudo de Regras de Prioridade que poderão ser utilizadas para o desenvolvimento de novos métodos de solução para o problema de Programação da Produção em Sistemas Flow Shop com Máquinas Múltiplas (também conhecido como Flow Shop Híbrido), com tempos de setup (preparação) dependentes da sequência e critérios de desempenho orientados ao Mean Flow Time (Tempo Médio de Fluxo). Inicialmente foi efetuado um estudo para definir a teoria de base norteadora desta pesquisa. Em seguida foi realizado um levantamento bibliográfico, em nível nacional e internacional, acerca dos trabalhos para a programação em ambientes de Máquinas Paralelas, Flow Shop Tradicional, Flow Shop Permutacional e Flow Shop Híbrido, com critérios de desempenho orientados ao tempo de fluxo com tempos de setup incluídos e separados dos tempos de processamento. As regras de prioridade utilizadas nos algoritmos dos trabalhos levantados na literatura foram identificadas e analisadas em relação ao desempenho para o critério de tempo de fluxo. As regras com os melhores desempenhos serviram de base para a elaboração de um novo método de solução para o problema de programação em ambientes Flow Shop Híbrido com tempos de preparação das máquinas dependentes da sequência. O método heurístico MM-FlowTimex proposto por Morais (2008), foi adotado como base para o desenvolvimento do novo método de solução.

 

TRATAMENTO DE EFLUENTES COM ALTAS CONCENTRAÇÕES DE MATÉRIA ORGÂNICA E NUTRIENTES UTILIZANDO MACRÓFITA AQUÁTICA

DIVENSI, Helizabett Fernanda do. IC, UTFPR, Fundação Araucária, Engenharia Ambiental, UTFPR, ferdivensi@gmail.com
LIMA, Sônia Barbosa de (OR) UTFPR, barbosadelimas@gmail.com
SOUZA, Dédora Cristina de (CO-OR) UTFPR, dcsouzacm@gmail.com

O crescimento da população humana e o acelerado desenvolvimento industrial vêm provocando uma degradação dos rios, através dos despejos de efluentes domésticos e industriais. No setor industrial destacam-se as agroindústrias como grandes poluidoras, onde seus despejos têm gerado problemas, ocasionando a eutrofização dos reservatórios, aumentando a carga de sedimentos depositados, bem como a concentração de metais pesados e outros elementos tóxicos. Uma das alternativas para a descontaminação ambiental é o uso da fitorremediação, definida como sendo o uso sistemas vegetais e de sua microbiota com o fim de remover, degradar ou isolar substâncias tóxicas do ambiente. Este trabalho realizou estudos utilizando a espécie Commelina nudiflora L. como espécie fitorremediadora no tratamento da água residuária de um frigorífico. Para a montagem do experimento utilizou-se 42 recipientes com capacidade de 2 litros, sendo que em 21 foram plantadas Commelina nudiflora L. e o restante apenas com areia e água residuária. O tempo de detenção dos experimentos foi de 10 dias. Os resultados obtidos mostraram que esse tratamento apresentou remoções de 75%, 73% e 68% de DQO, de 38%, 41% e 77% de Fósforo e de 51% e 32% de Nitrogênio, no entanto com remoção menor que outras espécies estudadas por outros autores, além disso, a constante cinética comprovou que a macrófita aquática contribui na redução de DQO e Nitrogênio, e não contribui na redução de Fósforo.

 

EFICIÊNCIA DO PROCESSO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES EM LAVANDERIA INDUSTRIAL

FENERICH, Amanda Trojan. PICV/FECILCAM, amanda.fenerich@gmail.com
SANTOS, Márcio Carvalho dos (OR) FECILCAM, marcasan@pop.com.br

Decorrente do alto consumo de água na etapa de lavagem é indispensável que as lavanderias tenham um sistema de tratamento de efluente, para lança-lo adequadamente no corpo receptor ou até mesmo reutiliza-lo no processo.  Esta pesquisa teve como objetivo principal avaliar a eficiência do processo de tratamento implantado em uma lavanderia situada na cidade de Peabiru-PR. Para isto, cinco amostras do efluente foram coletadas em diferentes etapas do processo, e submetidas às análises de cor e sólidos totais, realizadas no Laboratório de Química Aplicada da Fecilcam. O processo de tratamento na lavanderia é composto pelo tratamento preliminar (gradeamento e caixa de areia), tratamento primário (tanques de equalização e floco-decantação) e tratamento avançado (filtração). O resultado das análises demonstrou que o tratamento preliminar removeu cerca de 180 mg/l dos sólidos presente no efluente, e os tratamentos primário e avançado removeram juntos 330 mg/l dos sólidos, deixando o efluente tratado com apenas 290 mg/l de sólidos.  Assim, o processo retém aproximadamente 66,25% de sólidos totais do efluente bruto, e reduz a intensidade da cor, tornando-o adequado tanto para ser lançado no corpo receptor, quanto para ser reutilizado no processo. Mesmo que o processo apresente atualmente a eficiência esperada, deve-se manter o controle das variáveis do processo e também a periodicidade das análises, para que o efluente tratado esteja sempre dentro dos padrões estabelecidos.

 

PARÂMETROS OBSERVADOS PELOS CONSUMIDORES PARA A COMPRA DE CAFÉ – PESQUISA DE MERCADO

GROFF, Andréa Machado. TIDE, GP/CNPq, GEPPGO/FECILCAM, andrea_groff@hotmail.com
FENERICH, Amanda Trojan. GP/CNPq, GEPPGO/FECILCAM, FECILCAM, amanda.fenerich@gmail.com
LEIGUS, Alisson. GP/CNPq, GEPPGO/FECILCAM, alisson.leigus@gmail.com

Nas embalagens de café existem várias informações, utilizadas com intuito de oferecer ao consumidor um produto diferenciado, como o tipo de bebida (aroma, sabor e outras), a espécie de café (arábica e/ou robusta) e as certificações, porém, nem sempre o consumidor observa ou compreende essas informações. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo: identificar as informações presentes nas embalagens de café e os parâmetros considerados pelos consumidores para a compra do produto. O projeto teve início em fevereiro de 2010 com a pesquisa bibliográfica e o levantamento das informações presentes nas embalagens de cafés, torrados e moídos, vendidos nos supermercados de Campo Mourão. Entre as informações encontradas nas embalagens estão os selos de certificação da pureza, da qualidade e do perfil de sabor, todos da Associação Brasileira das Indústrias de Café (ABIC); O selo de qualidade da International Organization for Standardization (ISO 9001); o selo de origem Cafés do Brasil; e os selos de sustentabilidade ambiental: Cafés Sustentáveis do Brasil e Forest Stewardship Council (FSC). As informações relativas ao tipo de café (gourmet, especial, orgânico, tradicional ou descafeinado) também aparecem na embalagem de algumas marcas. Após a realização da pesquisa observou-se que há um número elevado de informações nas embalagens de café torrado e moído. Na próxima fase de execução do projeto será possível identificar o grau de conhecimento dos consumidores com relação a essas informações, bem como esclarecê-los quanto ao significado dessas e avaliar se esses parâmetros são considerados para a compra do produto.

 

RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS EM LAVANDERIA INDUSTRIAL

LEIGUS, Alisson. PIBIC/Fundação Araucária, FECILCAM, alisson.leigus@gmail.com
SANTOS, Marcio Carvalhos dos (OR) FECILCAM, marcasan@pop.com.br

Durante a fabricação de produtos, tem a geração de resíduos sólidos que podem contaminar o meio ambiente se descartados de maneira incorreta. Deste modo, a gestão ambiental vem sendo implantado nas empresas para que estes resíduos sólidos recebam o tratamento adequado e sejam dispostos de forma correta, cumprindo assim com a legislação estabelecida pelos órgãos ambientais. Esta pesquisa teve como objetivo determinar os resíduos sólidos que são gerados em uma lavanderia industrial. Para isto, foram realizadas análises de cinzas totais, solúveis e insolúveis, com amostras de lodo, conforme procedimentos descritos por Macedo (2005). O efluente bruto é tratado na própria empresa, onde passa por gradeamento, tanques de decantação e floculação, além de filtros para retirada da maioria dos sólidos decantados, dissolvidos e suspensos. Os sólidos retidos neste processo são secos e destinados ao aterro industrial. Os resultados das análises demonstrou que um quilo de lodo gerado é composto por 75,54 gramas de cinzas totais, destas 96% são solúveis e os restantes insolúveis. A lavanderia, operando em capacidade máxima, produz em torno de oito toneladas de lodo por mês, quantidade esta significativa para ocasionar a poluição de rios, se despejado incorretamente, ou gastos elevados, caso destinado ao aterro industrial. Por isso, a utilização das cinzas insolúveis na fabricação de tijolos torna-se uma solução para minimizar as despesas.  O sistema de tratamento mostrou-se eficiente na retirada dos sólidos totais, removendo 65% do total, porém o processo necessita de melhorias, como a implantação de cobertura nos tanques de lodo para dias de chuva, bem como o aumento destes tanques para que se tenha maior rapidez na secagem.

 

PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO EM AMBIENTES FLOW SHOPENVOLVENDO CONSIDERAÇÕES DE SETUP

MIYATA, Hugo Hissashi, PIBIC/CNPq, FECILCAM, hugomiyata7@hotmail.com
MORAIS, Márcia de Fátima (OR), FECILCAM, marciafmorais@yahoo.com.br
BOIKO, Thays J. P. (CO-OR), FECILCAM, thaysperassoli@bol.com.br

A presente pesquisa tem como objetivo investigar métodos heurísticos disponíveis na literatura especializada pra Problemas de Programação da Produção em Sistemas Flow Shop envolvendo considerações de Setup, de modo a identificar o atual estado da arte. A busca por trabalhos foram realizadas a nível nacional e internacional. Ao todo, métodos para o Problema de Programação da Produção (PPP) em Sistemas de Produção Flow Shop Híbrido (FSH) com tempos de setup dependentes e independentes da seqüência de execução de tarefas e/ou lotes de tarefas foram encontrados em 49 publicações. Métodos de solução para o PPP em sistemas de produção FSH com tempos de Setup dependentes da seqüência de execução de tarefas e/ou lote de tarefas foram encontrados em 30 publicações (61,3% do total de trabalhos investigados) dos quais 3 trabalhos, ou seja, 10% são a nível de Brasil. Métodos de solução para o PPP em sistemas de produção FSH com Tempos de Setup independentes da seqüência de execução das tarefas e/ou dos te de tarefas foram encontrados em 19 publicações (38,7% do total de trabalhos investigados), dos quais apenas 2 trabalhos, ou seja, 10,52% dos trabalhos são a nível de Brasil. Os resultados da pesquisa mostram que os estudos direcionados ao desenvolvimento de métodos para a Programação da Produção em sistemas de produção Flow Shop Híbrido cresceram consideravelmente no decorrer da última década. Porém, ainda é pequena quantidade de trabalhos disponíveis na literatura especializada, a nível de Brasil. Sugere-se o desenvolvimento de novos métodos de solução para PPP em sistemas de Produção FSH que consideram os tempos de setup separados dos tempos de processamento.

 

PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO Em flow shop híbrido com bicritério de makespan e MEAN flow time e restrições adicionais de tempos de setup

MORAIS, Márcia de Fátima GP/CNPq, GEPPGO/FECILCAM, TIDE, marciafmorais@yahoo.com.br
BOIKO, Thays J. P., GP/CNPq, GEPPGO/FECILCAM, TIDE, thaysperassoli@bol.com.br
VAROLO, Fernando William Rodrigues, GP/CNPq, GEPPGO/FECILCAM, fernandovarolo@hotmail.com

Este trabalho investiga o problema de programação da produção em Flow Shop Híbrido com considerações de tempos de setup e bicritério de Makespan e Mean Flow Time. O objetivo da pesquisa é desenvolver método(s) heurístico(s) para Programação da Produção para este tipo de sistema de produção, uma vez que até agora nenhum método de solução heurístico com função bicritério e considerações de setup foi encontrado na literatura especializa. O referencial teórico conceitual do Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos e Gestão de Operações (GEPPGO) norteará parte do desenvolvimento da pesquisa. As considerações acerca das especificações e restrições adicionais do problema para o desenvolvimento de novo(s) método(s) terão por base uma lacuna da literatura em programação da produção com ênfase nos sistemas Flow Shop Híbridos, verificada nos métodos disponíveis na literatura especializada. A revisão de literatura será realizada a nível nacional e internacional, considerando periódicos, eventos, teses, dissertações e livros das áreas de Gestão da Produção, Planejamento e Controle da Produção, Programação da Produção e Pesquisa Operacional. Como não foram encontrados na literatura métodos de solução para o problema investigado neste trabalho, a(s) heurística(s) proposta(s) será(ão) avaliada(s) em função de relações  entre  ordens de grandeza dos tempos de processamento e setup e as estatísticas obtidas serão usadas para avaliar a performance da(s) heurística(s) com base na porcentagem de sucesso, desvio relativo, desvio-padrão do desvio relativo e tempo médio de computação. Os resultados da experimentação computacional serão apresentados e discutidos.

 

REDES NEURAIS ARTIFICIAIS E ALGORITMOS DE BOOSTING PARA PREVISÃO DE SÉRIES TEMPORAIS

MOTA, Juliano Fabiano da. TIDE, FECILCAM, jfmota@fecilcam.br

Utilizar Redes Neurais na previsão de valores futuros em séries temporais, pode constituir uma área de estudo interessante e provavelmente a combinação de tal técnica com algoritmos de Boosting possa ser melhorada alterando os modelos já existentes bem como criando novos modelos. Embora sejam altamente difundidos, os métodos para previsão de séries temporais são consideravelmente complexos e a tarefa de identificar o melhor modelo a ser utilizado em cada tipo de série é relativamente difícil, como podemos ver em Souza (2006). A constante motivação em resolver este problema tem desencadeado o surgimento de novas técnicas, alternativas à metodologia baseada em Estatística, como por exemplo, a aplicação de Programação Genética em Iba e Sasaki (1999) e Souza (2006) e a aplicação de várias arquiteturas das Redes Neurais Artificiais como em Ballini et al (2003), Boné et al (2003), Faraway e Chatfield (1998) e Fernandes et al (1996). Ainda nas metodologias alternativas à Estatística, outra proposta interessante é a utilização da combinação de preditores para melhorar a acurácia nos resultados da aplicação das técnicas puras, como em Boné et al (2003) e Souza (2006), sendo esta a proposta norteadora desta pesquisa.

 

APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS NA ANÁLISE DOS TEMPOS DE ESCOAMENTO DAS PASTAS DE AMIDO

PARAGUAIO, Thairo. PIBIC/Fundação Araucária, GP/CNPq, MAGRO/FECILCAM, thairoparaguaio@yahoo.com.br
LUDEWIG, Dieter Randolf (OR) FECILCAM, dludewig@fecilcam.br
ASSAD FILHO, Nabi (CO-OR) FECILCAM, nabiassad@uol.com.br

Os amidos ou féculas são substâncias amiláceas comestíveis, extraídas de plantas variadas, sendo que os amidos podem ser classificados em amido nativo e modificado. Este artigo apresenta parte dos resultados finais obtidos no desenvolvimento do projeto de inciação cientifica, qual teve por objeto de estudo o amido modificado fosfatado, com foco de análise na viscosidade por meio da utilização de ferramentas estatísticas através da utilização do software MINITAB 14 (2003), sendo análisados neste trabalho o comportamento das pastas de amido, tanto nativo quanto modificado. A coleta de dados foi feita através da medição dos tempos de escoamento das pastas por meio do método do Copo Ford, sendo que as medições realizadas resultaram em 42 tempos de escoamento, obtidos a partir de 6 repetições de tomadas de tempo em 7 temperaturas diferentes. A principal conlusão que pode-se tirar a partir da análise dos dados é de ambas as pastas apresentam comportamento similar, à medida que a temperatura diminui os tempos de escoamento aumentam, sendo que isto foi comprovado estatisticamente nos resultados apresentados.

 

DETERMINAÇÃO DE VALORES DE IMÓVEIS URBANOS COM A UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTAIS DE GEOESTATÍSTICA

RONDI, Victor G. PIBIC/CNPq, FECILCAM, rondi_br@hotmail.com
LUDEWIG, Dieter R. (OR), FECILCAM, dludewig56@hotmail.com
COLAVITE, Ana P. (CO-OR), FECILCAM, apcolavite@hotmail.com

Este presente artigo apresenta um estudo na Determinação de Valores de Imóveis Urbanos com a Utilização de Instrumentais de Geoestatística em Campo Mourão, Paraná, assim como as ferramentas estatísticas empregadas no banco de dados levantado, o qual contem informações como tamanho, tipo de construção e finalidade do seu uso nas suas devidas coordenadas. Através de dois softwares, Geocac e Surfer 8, a malha de 23 pontos coletados foi interpretada, e assim acusando a real dependência espacial entre os valores dos imóveis urbanos desta cidade.

 

PROCESSAMENTO DO PÊSSEGO EM CALDA

ROSINA, Carlos Diego. FECILCAM, diegorosina_170@hotmail.com
FERREIRA, Etienne Tainá Damaceno. FECILCAM, eti_tayna@hotmail.com
SILVA, Thiago Anderson da. FECILCAM, tgoanderson@hotmail.com

A industrialização de matérias-primas decorrentes do campo são alternativas que as indústrias estão investindo mais tecnologia, a começar do seu processamento, em virtude da agregação de valores ao produto. Dentre as grandes variedades de frutas que são processadas atualmente, o pêssego é uma das preferidas, tanto para seu consumo in natura quanto para sua utilização em escala industrial, para produção de doces, sucos, iogurtes, etc., além de possuir um ótimo sabor, ele é uma fruta que possui um alto valor nutritivo. O pêssego é uma fruta delicada, que no estágio de maturação para colheita, é extremamente susceptível a danos mecânicos. Este fruto é muito apreciado no mundo, pelo sabor, pela aparência e pelo seu valor econômico no âmbito da cadeia produtiva, no Brasil, é possível produzir esta fruta, apenas nos estados do sul, onde predomina o clima temperado. Ele pode ser industrializado de várias formas, uma delas é o pêssego em calda. Suas fases dentro da indústria são a recepção do produto, corte e descaroçamento, pelagem, lavagem, inspeção e retoque, preparo da calda, enchimento/embalagem, exaustão, fechamento da embalagem ou recravação, esterilização e cozimento, resfriamento e armazenamento. Sua industrialização é, em geral, para se obter a otimização do processo produtivo, evitando assim as perdas e aumentando os lucros da indústria.

 

TEORES DE PROTEÍNA SOLÚVEL E AMINOÁCIDOS LIVRES EM FARINHA DE SOJA HIDROLISADA COM ENZIMAS

SANTOS, Rosimeire Expedita dos. PIBIC/FECILCAM, rosimeire_epa@yahoo.com.br
GROFF, Andréa Machado (OR) FECILCAM, andrea_groff@hotmail.com
ASSAD, Nabi Filho (CO-OR) FECILCAM, nabiassad@uol.com.br

A soja tem sido relatada como uma excelente fonte de aminoácidos, no entanto, a disponibilidade desses na dieta pode ser melhorada por meio da hidrólise enzimática das proteínas. O presente estudo teve como objetivo realizar a extração de aminoácidos do grão de soja por meio do processo de hidrólise enzimática. Além de determinar os teores de aminoácidos livres e de proteína solúvel presentes na farinha de soja hidrolisada com as enzimas α amilose, alcalose e flavourzyme. Devido à composição em aminoácidos, mostrou-se um alimento de excelente qualidade protéica, com quantidades elevadas de treonina, lisina, triptofano, leucina, ácido aspártico, arginina, prolina, ácido glutâmico e serina.

 

EXECUÇÃO DE MEDIDAS DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA UTILIZANDO O MAPLE 13: UMA FERRAMENTA FUNCIONAL E MOTIVACIONAL

SATO, Herily Pereira. Engenharia de Alimentos/UTFPR, satohp@hotmail.com
SILVA, Andressa Carla Cintra. Engenharia de Alimentos/UTFPR, dhecintra@gmail.com
MACOWSKI, Diogo Heron (OR), UTFPR, dmacowski@utfpr.edu.br

O uso do computador como ferramenta no ensino, é hoje bastante utilizado em quase todas as áreas. A informática é uma das alternativas mais poderosas no ensino moderno, principalmente aqueles que envolvem modelos matemáticos. Foram desenvolvidos vários softwares nessa direção, um deles é o Maple, que tem capacidade de lidar com os mais diversos conteúdos matemáticos. No que se refere ao processo ensino-aprendizagem, os softwares exercem grande influência no desenvolvimento intelectual dos alunos. Neste mundo globalizado, onde as relações mais profundas são baseadas num Capitalismo do Conhecimento, o Brasil tem que priorizar uma educação ágil. Facilitar a que as pessoas participem da Era do Conhecimento, por isto, tornou-se essencial ensinar Matemática dentro de uma modernidade tecnológica. A metodologia utilizada neste artigo visa unicamente trabalhar com o pacote Statistics do Maple 13, aonde se encontram todos os comandos estatísticos, em especial, comandos da estatística descritiva. O Maple 13 apresenta funções estatísticas cuja utilização é extremamente simples e pode ser utilizada por acadêmicos e pesquisadores. Ainda que existam muitos outros softwares estatísticos disponíveis no mercado, acreditamos que o Maple 13 seja diferenciado por, inicialmente, ser um software matemático muito completo, ou seja, um acadêmico, ao habituar-se a sua linguagem, pode adotá-lo como ferramenta poderosa para as diversas disciplinas envolvendo a matemática e também a estatística. E ainda fornece a possibilidade de escrever programas de forma que, com algum conhecimento de algoritmos e programação, é possível ampliar ainda mais os recursos deste software.

 

PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO EM FLOW SHOP PERMUTACIONAL COM RESTRIÇÕES ADICIONAIS E CRITÉRIO DE MAKESPAN

TSUJIGUCHI, Lucas T. A. PIBIC/Fundação Araucária, FECILCAM, l.tsujiguchi@hotmail.com
BOIKO, Thays J. P. (OR), FECILCAM, thaysperassoli@bol.com.br
MORAIS, Márcia de F. (CO-OR), FECILCAM, marciafmorais@yahoo.com.br

O presente trabalho teve objetivo apresentar alguns resultados da pesquisa, cujo objeto de estudo é o Problema de Programação da Produção (PPP) em Sistemas de Produção Flow Shop Permutacional (FSP), com restrições adicionais e critério de desempenho de Makespan. Está pesquisa fez parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da FECILCAM (PIBIC-FECILCAM) 2009-2010 e integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Processo e Gestão de Operações (GEPPGO), do Departamento de Engenharia de Produção (DEP), da FECILCAM. A pesquisa classifica-se quanto aos fins, como descritiva e explicativa, e, quantos aos meios, como bibliográfica. O foco inicial da pesquisa foi analisar os métodos existentes para a solução deste problema, sendo destacados os métodos heurísticos que trazem soluções próximas da solução ótima em tempo de solução aceitável e também os métodos de solução ótima, assim com o termino da pesquisa pode-se perceber que só se trabalha com métodos heurísticos, devido não se encontrar nenhum trabalho que aborde um método com solução ótima, o presente artigo está focado nas análises do delineamento da experimentação computacional.

 

PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO FLOW SHOP PERMUTACIONAL COM RESTRIÇÕES ADICIONAIS E CRITÉRIO DE FLOW TIME MÉDIO

VAROLO, Fernando William Rodrigues, PIBIC/Fundação Araucária, FECILCAM, fernandovarolo@hotmail.com
BOIKO, Thays J. P. (OR), FECILCAM,thaysperassoli@bol.com.br
MORAIS, Márcia de Fátima (CO-OR), FECILCAM, marciafmorais@yahoo.com.br

Apresenta-se aqui trabalho, participante do PIBIC-FECILCAM 2009-2010 e do Grupo de Estudo e Pesquisas em Processos e Gestão de Operações (GEPPGO), Linha de Pesquisa em Pesquisa Operacional. O objetivo é analisar os métodos existentes para a solução do Problema de Programação da Produção de Produção em Flow Shop considerando todos os tipos desse, com Restrições e Critério de Flow Time. Quanto à metodologia, classifica-se quanto aos fins como descritiva e explicativa e, quanto aos meios, como bibliográfica. O método de abordagem adotado foi o qualitativo-quantitativo. É focada a análise do delineamento da experimentação computacional dos métodos existentes para o problema investigado.