Apresentação

Programação

Trabalhos

Realização

Organização/Equipes

Ficha Catalográfica

Ajuda

 

PAINEL

 

PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO EM SISTEMAS COM MÁQUINAS PARALELAS COM TEMPOS DE SETUP SEPARADOS DOS TEMPOS DE PROCESSAMENTO: UM ESTUDO DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO COM MÁQUINAS PARALELAS

CANTIERE, Patrícia Castoldi. PIBIC/CNPq, FECILCAM, patriciacantieri@hotmail.com
MORAIS, Márcia de Fátima (OR) FECILCAM, marciafmorais@yahoo.com.br
BOIKO, Thays J. P. (CO-OR) FECILCAM, thaysperassoli@bol.com.br

Esta pesquisa integra o projeto de Iniciação Científica do PIBIC-NUPEM da Fecilcam, financiado pelo CNPq, intitulado Programação da Produção em Sistemas com Máquinas Paralelas com Tempos de Setup Separados dos Tempos de Processamento. No desenvolvimento de métodos de solução para o Problema de Programação da Produção (PPP) o tipo de sistema de produção por posicionamento do processo deve ser considerado. Assim, a primeira etapa desta pesquisa, aqui apresentada, consiste no estudo dos sistemas de produção com máquinas paralelas. Sistemas de Produção com máquinas paralelas são considerados uma generalização do caso de máquinas paralelas, em que são disponíveis mais de uma máquina em paralelo, para execução das mesmas operações. Em sistemas de produção com máquinas paralelas são produzidos n produtos, cujos processamentos consistem em apenas uma operação ou estágio de produção, no entanto, existem mais de uma máquina disponível para realizar esta operação (k = 1 e m ³ 2), sendo que cada produto é processado em apenas uma das máquinas. Estas máquinas podem ser iguais (idênticas) ou diferentes, sendo identificadas três categorias de máquinas paralelas: a) Máquinas Paralelas Idênticas; b) Máquinas Paralelas Uniformes; e c) Máquinas Paralelas Não Relacionadas. Em Sistemas de Produção com Máquinas Paralelas o Problema de Programação consiste em seqüenciar as tarefas e designar em quais máquinas elas serão executadas.  Metodologicamente, esta etapa da pesquisa classifica-se quanto aos fins como descritiva, e quanto aos meios como bibliográfica. O método de abordagem adotado foi o qualitativo.

 

A IMPLANTAÇÃO DA FERRAMENTA FAILURE MODE AND EFFECTS ANALYSIS (FMEA) NUMA EMPRESA ELETROMÉDICA

DIAS, Kathilin P. de A. PIBIC/Fundação Araucária, FECILCAM, dias_gatti@hotmail.com
MAZZUCHETTI, Roselis N. (OR) FECILCAM, profbibi@uol.com.br

Este trabalho tem como proposta a implantação da ferramenta Análise dos Modos de Efeitos de Falhas - FMEA (no inglês Failure Mode and Effects Analysis), no setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de uma empresa na área eletromédica, situada na cidade de Campo Mourão, Estado do Paraná. A implantação do FMEA será aplicada para controle dos riscos potenciais a ocorrer durante a construção de um protótipo e/ou após sua entrega ao cliente, proporcionando meio de prevenção e se necessária, a execução de ações corretivas para os possíveis riscos, elevando ainda os níveis de confiabilidade dos produtos a serem desenvolvidos neste setor. Para a implantação desta ferramenta utilizar-se-á dos fundamentos do PDCA – Plan Do Check Action, que consiste basicamente no ciclo contínuo em planejar, executar, verificar e agir. Neste primeiro momento o processo de implantação consiste num levantamento detalhado da situação e organização do setor de P&D, elaboração dos documentos e procedimentos necessários para utilização da ferramenta, bem como do planejamento de treinamento, inserção da ferramenta, acompanhamento e devidas medidas perante possíveis conflitos durante o processo de implantação. Assim, posteriormente coloca-se a ferramenta em funcionamento e realiza-se o seu monitoramento. Espera-se que com a implantação da ferramenta, ocorra a redução dos níveis de riscos potenciais e não conformidade, bem como elevar os níveis de confiabilidade dos projetos perante a empresa e aos consumidores.

 

APLICAÇÃO DO SISTEMA APPCC NO PROCESSO DE ENVASE DE ÁGUA MINERAL

FENERICH, Amanda Trojan, PICV, FECILCAM, amanda.fenerich@gmail.com
SANTOS, Márcio Carvalho dos (OR) FECILCAM, marcasan@pop.com.br

O APPCC (Análise de Perigos e Ponto Critico de Controle) se destaca por ser um sistema bastante usado no Controle de Garantia de Qualidade em indústrias, e é baseado na identificação dos perigos potenciais à saúde do consumidor, bem como nas medidas de controle das condições que geram estes perigos. Neste contexto, o projeto de Iniciação Científica, que será desenvolvido no período entre agosto de 2010 e julho de 2011, tem por objetivo principal avaliar a implantação do sistema APPCC no processo de envase de água mineral. A empresa onde será realizado o projeto está localizada na cidade de Moreira Sales – PR. Esta pesquisa enquadra-se como estudo de caso, e esta classificada como descritiva, explicativa e exploratória, quanto aos fins, e quanto aos meios a pesquisa será bibliográfica, documental e de campo. Com o desenvolvimento desta pesquisa, espera-se identificar os perigos potenciais à segurança do produto e também possíveis medidas de controle.

 

RISCOS AMBIENTAIS NO PROCESSO DE ABATE EM UM FRIGORÍFICO

LEIGUS, Alisson. PIBIC/Fundação Araucária, FECILCAM, alisson.leigus@gmail.com
SANTOS, Marcio Carvalhos dos (OR) FECILCAM, marcasan@pop.com.br
BELINE, Ederaldo Luiz (CO-OR) FECILCAM,lajesaltonia@hotmail.com

Risco é uma situação na qual um indivíduo esta na iminência do perigo, por isso é indispensável sua identificação e avaliação para proporcionar segurança e conforto aos funcionários. Neste contexto, o foco de estudo deste projeto de iniciação cientifica é avaliar e identificar os riscos ambientais presentes no processo de abate de um frigorifico situado na cidade de Campo Mourão, tendo como finalidade proteger as pessoas envolvidas no processo de abate. O presente projeto tem como objetivo a identificação e avaliação dos riscos ambientais, sendo eles os riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos, quantificando a temperatura, ruído e luz da empresa em estudo. Esta pesquisa enquadra-se como estudo de caso, e classificam-se quantos aos fins como descritiva, explicativa e exploratória, e quanto aos meios à pesquisa será bibliográfica, documental e de campo. Espera-se como resultado desta pesquisa, o reconhecimento quantitativo e qualitativo dos riscos ambientais presente na empresa, propor melhorias ao processo e propiciando maior segurança aos funcionários.

 

ANÁLISE DO TRATAMENTO DOS TEMPOS DE SETUP EM PROBLEMAS DE PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO EM SISTEMAS FLOW SHOP: MÉTODOS DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DE PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO

MIYATA, Hugo Hissashi. PIBIC/Fundação Araucária, FECILCAM, hugomiyata7@hotmail.com
MORAIS, Márcia de Fátima (OR) FECILCAM, marciafmorais@yahoo.com.br
BOIKO, Thays J. P. (CO-OR) FECILCAM, Thaysperassoli@bol.com.br">thaysperassoli@bol.com.br

Esta pesquisa integra o projeto de Iniciação Científica do PIBIC-NUPEM da Fecilcam, financiado pela Fundação Araucária, intitulado Análise do Tratamento dos Tempos de Setup em Problemas de Programação da Produção em Sistemas Flow Shop. No desenvolvimento de métodos de solução para o Problema de Programação da Produção (PPP) os tempos de Setups são hipóteses que podem ser consideradas. As variáveis a serem consideradas para análise dos tratamentos dos tempos de Setup em PPP são: o tipo de sistema de produção Flow Shop,quanto ao posicionamento do processo; o tipo de método de solução proposto; o critério de desempenho adotado e; o tipo de tratamento dado aos tempos de Setup separado dos tempos de processamento. Com exceção da variável tipo de método de solução proposto, todas as demais já foram investigadas e apresentadas em pesquisas anteriormente por meio do PIBIC-NUPEM e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos e Gestão de Operações (GEPPGO). Portanto, neste contexto, o presente trabalho visa apresentar um estudo acerca dos tipos de métodos de solução para o PPP, que são basicamente de dois tipos: métodos de solução ótima; e métodos heurísticos.  Métodos de solução ótima geram uma programação ótima de acordo com o critério de desempenho adotado, enquanto os métodos heurísticos buscam alcançar uma solução próxima da solução ótima, em um tempo computacional aceitável. Os métodos heurísticos são subdivididos em construtivos e melhorativos. A pesquisa aqui apresentada classifica-se quanto aos fins como descritiva e explicativa e, quanto aos meios, como bibliográfica. O método de abordagem adotado foi o qualitativo.


AGREGAÇÃO DE VALOR AOS VEGETAIS MINIMAMENTE PROCESSADOS – ESTUDO DE CASO

PARDO, Gilberto Frias. PIBIC/CNPq, FECILCAM, gilbertopardo@hotmail.com
GROFF, Andréa Machado (OR) FECILCAM, andrea_groff@hotmail.com
MORAIS, Márcia de Fátima (CO-OR) FECILCAM, marciafmorais@yahoo.com.br

Com a participação, cada vez maior, das mulheres no mercado de trabalho identificou-se a necessidade de serem oferecidos ao mercado produtos com maior conveniência e praticidade no preparo, assim, surgiram as hortaliças minimamente processadas, que nada mais são do que vegetais picados ou ralados e higienizados, prontos para consumo, que mantém suas características, sem perder a qualidade nutricional, com vida de prateleira suficiente para distribuição até o consumo (MELO et al., 2009). Para o produtor rural, o processamento mínimo de hortaliças, permite agregar valor ao produto, em função dos serviços prestados na transformação (OSAKI e MARQUES, 2001) promovendo, desta forma, maior rentabilidade. As hortaliças minimamente processadas tem um preço bem superior aos dos produtos comercializados sem processamento. O estudo de caso iniciou-se em agosto de 2010, em uma agroindústria rural no município de Campo Mourão, com o objetivo de identificar medidas que possibilitem agregar valor a alguns vegetais processados. Será realizada a observação de fatos referentes à cadeia produtiva de hortaliças. Para a coleta das informações serão utilizadas técnicas de observação direta intensa, de entrevistas, guiadas por um roteiro básico, acompanhamento da produção e visitas técnicas.