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PAINEL

 

UM ESTUDO COMPARADO DE POEMAS DOS PERÍODOS BARROCO, ROMÂNTICO E MODERNO SOB A TEMÁTICA DA MORTE

ALVES, Émerson. PICV/FECILCAM, emersonsegur@yahoo.com.br
FERNANDES, Mônica Luiza Sócio (OR) FECILCAM, msociofernander@gmail.com

Este trabalho tem por objetivo apresentar o projeto de pesquisa desenvolvido no Programa de Iniciação Cientifica da FECILCAM. O foco central está voltado para a análise da temática da morte em três períodos: o Barroco, o Romântico e o Moderno, tratando as diferentes formas de pensar, agir e expressar destes períodos. A partir de poemas representativos destas três escolas literárias, pretende-se analisar a temática em questão na tentativa de compreender como a visão do homem, acerca do assunto, mudou de acordo com o momento e as condições de mundo nas quais viveu. Três poetas foram escolhidos para representar suas tendências literárias, a saber: Gregório de Matos Guerra, considerado maior poeta Barroco do Brasil; Manoel Antonio Álvares de Azevedo, escritor da segunda geração romântica e Manoel Carneiro de Sousa Bandeira Filho, poeta e crítico literário da estética moderna. A pesquisa se fundamenta em estudos da Literatura Comparada desenvolvidos por Candido, Carvalhal, Coutinho, Bosi, Nitrini, entre outros.

 

GÊNEROS TEXTUAIS COMO INSTRUMENTO E OBJETO DE ENSINO DA LÍNGUA INGLESA

ALVES, kamyla. PIBIC-J/Fundação Araucária, FECILCAM, s2kamyla@hotmail.com
Alessandra Augusta Pereira da. (OR) FECILCAM, alessandrafecilcam@yahoo.com.br

O presente trabalho é uma introdução a um estudo sobre os gêneros textuais a partir das Diretrizes Curriculares de Ensino de Línguas Estrangeiras (DCE/LEM) e a análise de textos coletados em aulas de uma turma do segundo ano do ensino médio em uma escola pública da periferia de Campo Mourão. Para o encaminhamento do mesmo, tem-se, primeiramente, o estudo da literatura voltada para os gêneros textuais ao procurar definir os gêneros textuais e estudos direcionados para o seu ensino. A seguir, delimitamos os gêneros a serem estudados a partir de dados oriundos de aulas de língua inglesa realizadas no segundo semestre de 2010 e, na sequência, a análise do gênero predominantemente estudado nas aulas de língua inglesa será analisado no projeto. A análise pautar-se-à nos referenciais teóricos e metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999/2003/2007; MACHADO 2005; CRISTOVÃO 2005) e como resultados, espera-se discutir o que pode ser ensinável nesse gênero e como ele pode se tornar um instrumento e objeto de ensino de língua inglesa e de formação humana, tomando como referência o estudo sobre as dimensões de formação profissional de Placco (2006) e Amigues (2004) e adaptando-o para a discussão acerca da formação humana.

 

TRABALHO PRESCRITO: ANÁLISE DE REPRESENTAÇÕES DA IDENTIDADE DO PROFESSOR NAS DIRETRIZES CURRICULARES DE LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS

ANDRADES, Géverson Areias de. PIBIC/CNPq, FECILCAM, gevekelpae@yahoo.com.br
SILVA, Alessandra Augusta Pereira da (OR) FECILCAM, alessandrafecilcam@yahoo.com.br

Partindo do pressuposto que as prescrições podem fazer parte dos elementos constitutivos da identidade docente e servir como desencadeadoras das atividades do professor (MACHADO, 2004), tem-se como objetivo geral investigar o trabalho prescrito na área de línguas estrangeiras modernas, problematizando as possíveis representações da identidade do professor nas DCE/LEM. Para tal, propõe-se, conforme o construto teórico e metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONKART, 1999/2003/2007), estudar as condições de produção da elaboração das diretrizes, por meio da coleta bibliográfica especializada e de algumas informações relevantes sobre os agentes produtores envolvidos no processo de produção das diretrizes, bem como proceder a análise organizacional e enunciativa, em busca dos termos e modalizações recorrentes no documento ao referir-se ao professor, com vistas a analisar como esse profissional é representado no referido documento. Esta pesquisa qualitativa, ainda em seu início, justifica-se, em primeiro lugar, pela necessidade de compreender como se dá a representação da identidade do professor em um documento prescritivo, colaborando para a compreensão do trabalho docente e, eventualmente, possibilitando práticas sociais mais conscientes em relação ao papel deste profissional da educação.

 

UMA ANÁLISE PAUTADA NA TEORIA DA ATIVIDADE SOBRE O TRABALHO COM GÊNEROS DISCURSIVOS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

BRITO, Pedro Augusto Pereira. PIC/FECILCAM, pedrobritoletras@hotmail.com
SONSIN, Soraia Teixeira (OR) FECILCAM, soraiasonsin@hotmail.com

A presente pesquisa pretende analisar o processo da atividade de docentes de Língua Inglesa (LI) da rede Estadual de Campo Mourão que se utilizam dos gêneros discursivos como metodologia de ensino, visto que este método tem sido foco de atenção de pesquisadores, tendo sido proposto como encaminhamento metodológico nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná. Para tal análise pautar-se-á na Teoria da Atividade (LEONTIEV, 1959) através da qual estão sendo realizadas entrevistas com os professores, analisando o processo de operacionalização das ações constituintes da Atividade, bem como os instrumentos utilizados para as práticas didáticas e as impressões docentes que apontam a eficácia de tais instrumentos para o sucesso do processo. Desse modo, através da análise das práticas aplicadas, procurar-se-á identificar nas mesmas os pontos que podem firmá-las como práticas eficazes para o ensino de LI.

 

AS METÁFORAS DA DECADÊNCIA DO SISTEMA PATRIARCAL E DO CICLO DA CANA-DE-AÇÚCAR EM FOGO MORTO DE JOSÉ LINS DO REGO

GARUTI, Francielle Aparecida. PIC/FECILCAM, francielle.andrade@hotmail.com
MOURA, Wilson Rodrigues de (OR) FECILCAM, wilsonmoura@hotmail.com

Esta apresentação propõe-se mostrar as metáforas da decadência do sistema patriarcal e do ciclo da cana-de-açúcar na obra Fogo Morto, de José Lins do Rego; tais como: Engenho, Chaminé, Piano e Cabriolé e seus personagens correspondentes. Essas metáforas representam a mudança de um período histórico do Sertão da Paraíba explanados por José Lins do Rego no conhecido ciclo açucareiro e que é composto por: Menino de Engenho, Doidinho, Bangüê, Usina e Fogo Morto. Assim, podemos dizer que o ciclo da cana-de-açúcar retrata a realidade de uma sociedade patriarcal em decadência. As metáforas acima citadas estão sendo estudadas com a finalidade de averiguar a intencionalidade do autor em utilizar-se desses significados para construir o cenário da obra, associando metaforicamente cada objeto com seu possuidor ficcional, fazendo deles sua projeção, contribuindo assim, para a derrocada do patriarcalismo rural e o fim do mundo do engenho.

 

UMA ANÁLISE CRÍTICO INTERPRETATIVA DO ENSINO DE GRAMÁTICA, A PARTIR DE TEXTOS, REALIZADO PELOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DA REDE ESTADUAL DO MUNICIPIO DE ENGENHEIRO BELTRÃO

GULHOTTI, Katie Emanoele de Lima. PIC/FECILCAM, keytiemanuele@yahoo.com.br
ALEIXO, Antonio Carlos (OR) FECILCAM, carlosaleixo9@yahoo.com.br

Esta pesquisa objetiva identificar e recuperar a historicidade do fenômeno conhecido como "ensino da gramática a partir de textos" realizado pelos professores de língua portuguesa da rede estadual de ensino no município de Engenheiro Beltrão. Objetiva, mais especificamente, buscar respostas para as condições de aparecimento de tais práticas pedagógicas e sua efetivação. Para tanto, utiliza o método histórico-dialético que pressupõe a destruição da verdade aparente do fenômeno pela busca da sua historicidade e pela identificação do lugar que o fenômeno ocupa nas relações sociais. Tal busca se dá com base na revisão teórica da literatura científica produzida após 1980 no que trata de ensino e texto e na metodologia de entrevista semi-estruturada com alguns professores efetivos, servidores das escolas públicas. A pesquisa busca, ainda, nos depoimentos dos informantes, levantar parte da história concreta da emergência do ensino a partir de textos na educação pública do Paraná. Os resultados aqui apresentados, do início da pesquisa, apontam para a conclusão parcial e temporária de que, invariavelmente, são apontados, na literatura pesquisada, como causa de tal mudança: o movimento de redemocratização do Brasil, após os anos de 1980; as pesquisas científicas no campo da lingüística e dos estudos da linguagem, especialmente oriundos das universidades européias e a disseminação de pesquisas a partir da pós-graduação, nas universidades brasileiras, sobre a temática do ensino de gramática e texto.

 

FORMAÇÃO EM PRÉ-SERVIÇO: ANÁLISE DO GÊNERO “ABSTRACT” PRODUZIDO POR ALUNOS DO CURSO DE LETRAS DA FECILCAM

LOURENÇO, Daiara da Silva. PIBIC/CNPq, FECILCAM, daiara_lourenco@hotmail.com
SILVA, Alessandra Augusta Pereira da (OR) FECILCAM, alessandrafecilcam@yahoo.com.br

O presente trabalho tem como objeto de pesquisa o gênero resumo acadêmico escrito em língua inglesa (abstract). Dessa forma, a coleta de dados (textos de alunos do quarto ano de Letras de uma instituição de ensino superior), será realizada no final do ano letivo de 2010. Nosso objetivo é o de identificar a apropriação ou não desse gênero pelos discentes, além de analisar, principalmente, o (s) discurso (s) que estarão veiculados nestes textos, a fim de compreender ideologicamente que pressupostos teóricos os sustentarão.  Esses abstracts são produzidos como parte de resultado do trabalho de estágio do quarto ano de Letras e sua análise implicará, por fim, na discussão das perspectivas teóricas e metodológicas que sustentam as orientações dos trabalhos de estágio do referido curso. A pesquisa está referenciada pelo arcabouço teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), tendo como principal teórico Bronckart (1999/2003/2007/2009). A necessidade de se estudar o agir humano em diferentes práticas sociais, neste caso, em uma instituição acadêmica, é necessariamente importante para sua compreensão, justificando, desta forma, esta pesquisa.

 

ENTENDENDO AS CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS TEXTUAIS RESUMO, RESENHA E TEXTO DE OPINIÃO

PEIXOTO, Ana Elisa. PIBIC-J/Fundação Araucária, FECILCAM, anapeixoto1@yahoo.com.br
TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues (OR) FECILCAM, belinhatog@yahoo.com.br

Este trabalho tem por objetivo apresentar resultados parciais de uma pesquisa bibliográfica sobre as características dos gêneros textuais resumo, resenha e texto de opinião, como parte de um projeto de iniciação científica júnior em andamento. Para o desenvolvimento deste estudo, fundamentamos nosso trabalho nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1999/2003/2007/2009; 2006; MACHADO, 2004; 2005; SCHNEUWLY e DOLZ, 2004; CRISTOVÃO, 2002; 2007; MACHADO E CRISTOVÃO, 2006; 2009), que aponta a linguagem como elemento central e decisivo para o desenvolvimento humano. Este estudo enfatiza a importância de se conhecer as características e os elementos que constituem os gêneros selecionados no sentido de contribuirmos para possibilidades de produções textuais mais efetivas.

 

QUANTIFICAÇÃO DE CENAS DE INTIMIDAÇÃO, ASSÉDIO E DISCRIMINAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

ROSA, Priscila Gomes Dala. IC/Colégio Estadual Professora Ivone Soares Castanharo
DONATO, Renato Ortiz. IC/Colégio Estadual Professora Ivone Soares Castanharo
SILVA, Janislei Dala Rosa (OR) Colégio Estadual Professora Ivone Soares Castanharo, janislei@gmail.com

A incidência de atitudes de agressividade tem chamado atenção de professores, pais e alunos, para a crescente demanda de atos violentos relacionados ao ambiente escolar. Partindo dessa constatação, pretendeu-se mensurar as cenas de intimidação, assédio e discriminação recorrentes, dentro do ambiente escolar e em período letivo. Buscou-se, ainda, incidência de envolvidos no fenômeno, quantificando os autores, vítimas e testemunhas. Para o desenvolvimento deste estudo, apoiou-se nos aportes teóricos oriundos das contribuições de Constantini (2004), Cury (2003), Fante (2005), Neto (2004) e Tiba (2002). Com isso, será apresentado um recorte de uma análise parcial de dados coletados por meio de um questionário com onze questões, entre 302 alunos, do período vespertino, do Colégio Estadual Professora Ivone Soares Castanharo. Tais dados foram transformados em gráficos para maior compreensão no momento da exposição dos resultados. Os resultados apontam para um número reduzido de autores inseridos no processo de intimidação, assédio e discriminação, sobre os quais o processo educativo deve ser direcionado.

 

O GENERO ORAL ENTREVISTA EM LÍNGUA INGLESA PELO PROCEDIMENTO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

SANTOS, Aline Cristina dos. PIBIC/FECILCAM, FECILCAM, allynnedeathapple@gmail.com
TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues. (OR) Fecilcam, belinhatog@yahoo.com.br

Este trabalho tem por objetivo apresentar resultados parciais de um levantamento bibliográfico sobre o papel dos gêneros orais no ensino de Língua Inglesa, mais especificamente, o gênero entrevista por meio de uma sequência didática que possa contribuir para o desenvolvimento da oralidade em Língua Inglesa, no sentido de discutir o papel do gênero e do procedimento investigados. Este estudo faz parte de um projeto de Iniciação Científica em andamento e justifica-se na medida em que contribui para um maior aprofundamento do trabalho com gêneros textuais orais no ensino de Língua Inglesa, considerando-se que este contexto de ensino dos últimos dez anos tem revelado uma efervescência em relação ao trabalho com gêneros textuais nas escolas públicas. Para tanto, tomamos por base os aportes teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1999/2003/2007/2009, 2006, 2008), bem como do ensino de gêneros (BAKTHIN, 2003; SCHNEUWLY E DOLZ, 2004; MACHADO E CRISTOVÃO, 2006; CRISTOVÃO, 2007). Para o desenvolvimento das investigações, focamos nas concepções apontadas por alguns autores sobre o ensino de gêneros, especificamente, sobre os gêneros orais como a entrevista, por exemplo, e a sequência didática como elementos fundamentais e geradores de desenvolvimento.

 

DA FORMAÇÃO CONTINUADA À SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES PARA O TRABALHO COM A LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

STURION, Marcelo Henrique. USF/FECILCAM, marcelosturion@hotmail.com
OLIVEIRA, Nayara. USF/FECILCAM, nayara_deoliveira@hotmail.com
SONSIN, Soraia Teixeira (OR) USF/FECILCAM, soraiasonsin@hotmail.com

Com este painel visamos apresentar resultados parciais de um projeto de pesquisa e extensão em um colégio estadual de uma área da periferia de Campo Mourão. A linha teórico-metodológica que adotamos é a pesquisa-ação, ou seja, pesquisa social, focando o trabalho com a comunidade escolar, baseando-o na concepção de língua/linguagem interacionista sócio-discursiva, postulada por Bronckart (1993). Nosso público-alvo é formado por estudantes de 5ª série do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio. Como objetivos específicos na escola nos propomos a: estudar a concepção de linguagem dos docentes de Língua Portuguesa e Língua Inglesa; desenvolver formação continuada com os professores de língua; pesquisar os textos que circulam na instituição toda, buscando-se assim entender com quais os gêneros textuais a comunidade escolar tem contato; propiciar maior aproximação dos pais ou responsáveis por os alunos na escola; auxiliar na formação do grêmio estudantil; grupos de estudos para formação continuada dos docentes de Língua Portuguesa e Língua Inglesa etc. Já é possível identificarmos os resultados positivos em todos os objetivos propostos ao passo em já é possível perceber mudanças como: uma maior participação dos pais e responsáveis nas atividades da escola; transposição daquilo que é debatido nos grupos para o trabalho em sala de aula; maior comprometimento por parte dos professores e mobilização de um número significativo de sujeitos nas atividades escolares.

 

PROCESSOS EDUCATIVOS RELACIONADOS AO COMBATE À AGRESSIVIDADE INSERIDOS NA REDE PRIVADA E PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO

ULLER, João Leonardo. PIC/Colégio Vicentino Santa Cruz
SILVA, Janislei Dala Rosa (OR) Colégio Vicentino Santa Cruz, janislei@gmail.com

A incidência de atitudes de agressividade tem chamado atenção de professores, pais e alunos, para a crescente demanda de atos violentos relacionados ao ambiente escolar. Por essas razões, pretende-se mostrar quantas escolas da rede privada e pública, do município de Campo Mourão, realizam ações pedagógicas direcionadas ao combate à agressividade no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa em andamento, por meio da qual serão apresentados os resultados parciais das análises dos dados coletados em relação às investigações realizadas em uma escola particular e uma escola pública do município de Campo Mourão. Ou seja, trata-se de um recorte de uma pesquisa em andamento a ser concluída no próximo ano. Para tanto, toma-se como aportes teóricos as contribuições de Constantini (2004), Cury (2003), Fante (2005), Neto (2004) e Tiba (2002).