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COMUNICAÇÃO

 

LEMBRANÇAS DE ANINHA NO UNIVERSO POÉTICO DE CORA CORALINA

ARENDT, Marlize. PG/FECILCAM, lizearent@gmail.com
FERNANDES, Mônica L. Socio (OR), FECILCAM, msociofernandes@gmail.com

Esta pesquisa tem como objetivo o estudo da polifonia existente na obra poética de Cora Coralina, especialmente na distinção entre as vozes da infância, assumidas por Aninha, e a voz da própria autora, isto é, quando esta materializa sua eudade, termo utilizado por Saturnino para descrever o eu interior no sentido freudiano. Para tanto, tomaremos por base os pressupostos da teoria e crítica literária de Antônio Candido (1989) e as noções de polifonia conceituadas por Bakhtin (1997) e sistematizadas por Ducrot (1987), entendendo a poesia em uma perspectiva dialógica. Buscando conhecer um pouco mais sobre a vida e a poesia de Cora Coralina, pretendemos traçar um percurso aproximativo entre sua poética e sua existência. Para isto, buscamos apoio nas pesquisas feitas por Saturnino (2003), Denófrio (2006) e os estudos sociológicos de Britto (2007) sobre a vida da poetisa. O estudo se ocupa em revisitar a obra de Cora Coralina, principalmente os poemas inseridos nos livros: Poemas dos Becos de Goiás e Estórias mais; Vintém de cobre, meias confissões de Aninha e Meu livro de Cordel no sentido de sustentar as análises descritas na pesquisa, que até o momento, confirmam as distintas vozes da poética de Cora Coralina.

 

“EU NÃO VOU CONSEGUIR...”- FATORES SUBLIMINARES INTERFERENTES NA PRÁTICA DOCENTE DE LE

BASSO, Edcleia Aparecida. GP/CNPq, FECILCAM. edcleia@hotmail.com

Pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa intitulado PLE: O professor de Língua Estrangeira: contextos, saberes e práxis (BASSO, 2008, 2009) têm revelado grande insatisfação no ensino de língua inglesa (LI) nas escolas públicas e as causas principais apontadas podem ser agrupadas em três eixos basilares: falta de apoio, suporte e recursos pela parte administrativa (SEED, NRE, direção das escolas); a formação inadequada dos professores; e o grande desinteresse e desmotivação dos alunos pela aprendizagem de de LI, que gera indisciplina, apatia ou agressividade. Com esta pesquisa ora apresentada, quisemos investigar uma situação inversa, ou seja, analisar criticamente o trabalho desenvolvido durante a regência de um aluno-professor de Letras, bem preparado discursiva e profissionalmente, em um contexto físico e estrutural adequado, com uma turma considerada boa e com suporte teórico-prático oferecido pela professora-orientadora. O objetivo principal era procurar por outros fatores, não mencionados na pesquisa, que pudessem estar interferindo na prática docente de língua inglesa. O tipo de pesquisa foi a pesquisa-ação e os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram de cunho qualitativo, a saber: diário do professor, gravações, filmagens, transcrições das aulas, orientações feitas, e assistência às aulas. O aluno-professor, sujeito primário da pesquisa, foi especificamente selecionado por apresentar alto nível de competência/capacidade discursiva e competência/formação profissional. Os alunos de um primeiro ano diurno do Ensino Médio, de uma escola pública, situada na periferia de uma cidade do interior do Paraná foram os sujeitos secundários. As aulas foram elaboradas na linha sócio-discursiva, proposta pelas DCE do Paraná (2009). O suporte teórico para análise dos dados adveio principalmente de Vygotsky (1989a, 1989b) e de Basso (1998, 2008a, 2008b). Além de revelar sucessos e insucessos, facilidades e percalços encontrados durante a regência, o estudo conseguiu elencar fatores subliminares altamente interferentes que parecem estar concorrendo em muito para dificultar a prática docente de LE nas escolas públicas, tais como os de ordem social, afetiva, cognitiva e biológica, característicos da adolescência, que parecem quase sempre impossibilitar um trabalho sério e compromissado na disciplina de língua inglesa com alunos nessa faixa etária.

 

AS IMAGENS DA REVISTA NOVA ESCOLA E A CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES DO PROFESSOR

BELOTI, Adriana. PG/UEM, dribeloti@gmail.com

Norteados pela concepção de mídia como superfície de práticas discursivas, isto é, como espaço de produção e de circulação de efeitos de sentidos na sociedade, tomamos como objeto de análise a Revista Nova Escola, que se caracteriza, nesse sentido, como um dos mais significativos mecanismos de produção de subjetividades para o sujeito professor. Para proceder a nossa análise, nos apoiamos teórica, metodológica e analiticamente no aporte da Análise do Discurso enunciada pelo filósofo Michel Foucault (2007) e em algumas linhas de estudos que discutem sobre a teoria da imagem, em especial Dubois (2000) e Barthes (1984). Propomos, neste trabalho, uma análise discursiva do texto imagético que compõe as páginas do nosso corpus para discutirmos como esse veículo midiático constrói identidades para o sujeito professor. Para tanto, os Estudos Culturais, cujos autores, entre eles Stuart Hall (2000; 2005) e Zygmunt Bauman (2001; 2005) argumentam que está havendo na sociedade moderna uma “crise de identidades”, também nos direcionam para tais análises.

 

MODELO DIDÁTICO DO GÊNERO BIOGRAFIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

CARVALHO, Aliny Marinho de, GP/CNPq, PG/FECILCAM, alinycarvalho30@hotmail.com
SILVA, Luis Carlos Santos, GP/CNPq, FECILCAM, lcssilva34@yahoo.com.br
SILVA, Alessandra Augusta Pereira da, GP/CNPq, FECILCAM, alessandrafecilcam@yahoo.com.br

Este trabalho é constituído de resultados parciais de um projeto desenvolvido no Grupo de Pesquisa Linguagem, Desenvolvimento, Educação e suas Relações (CNPq/FECILCAM), coordenado pela Profª. Dra. Maria Izabel Rodrigues Tognato, na linha de pesquisa Linguagem e Ensino. Os participantes da pesquisa são duas professoras do curso de Letras, um aluno de graduação e uma aluna do curso de pós-graduação em Estudos da Linguagem. Para seu desenvolvimento, primeiramente, foi realizado um estudo bibliográfico sobre o gênero biografia e, após foram selecionados e analisados cinco textos do referido gênero para a elaboração de seu modelo didático. O modelo foi desenvolvido a partir do quadro teórico e metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo e da proposta de Sequências Didáticas, tendo Bronckart (1999/2003/2007/2009), Shneuwly e Dolz (2004) e Cristovão (2006) como principais referenciais teóricos. O modelo didático foi elaborado no primeiro semestre de 2010 com o intuito de se sistematizar uma sequência didática em um segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública de uma cidade do noroeste do Paraná no segundo semestre de 2010. Após a análise das biografias e da sistematização de sua sequência didática, pesquisadores e estudantes trabalham no processo de produção e reescrita a fim de compreender o que esse gênero contempla.

 

O PAPEL DO UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS RECÉM-FORMADOS

CARVALHO, Aliny Marinho de, USF/FECILCAM, alinycarvalho30@hotmail.com

Este trabalho tem por objetivo apresentar resultados parciais de reflexões e de atividades desenvolvidas por meio do programa Universidade sem Fronteiras. As atividades que a professora egressa desempenha dentro do projeto estão ligadas à Letras, Matemática e Pedagogia. Para tal acompanhamento necessita-se de leitura e reflexão acerca do trabalho dos professores, da direção, da equipe pedagógica, etc. O que está relacionado ao trabalho com gêneros textuais (DCE, 2008; Bakhtin, 1997), com o fazer pedagógico desempenhado pelos funcionários da escola e com a proposta de reforço escolar, desempenhada pelas bolsistas de matemática, auxilia no desenvolvimento humano e intelectual da profissional recém-formada, visto que essa está em constante contato com tais áreas. Por se tratar de pesquisa-ação, conforme postula Thiollent (2003), a relação que se estabeleceu entre bolsista e escola e o papel que o segundo representa e desempenha no primeiro, é uma forma de contribuição na formação continuada. Durante a graduação, há intensa pesquisa e discussões sobre o fazer pedagógico; no entanto o contato que os graduandos têm com a escola durante o período de estágio é muito curto em relação ao trabalho que o profissional recém-formado pode desempenhar, já que se dedica integralmente a proposta do projeto no qual se insere. Dessa forma os resultados dizem respeito às novas práticas e novas discussões acerca do trabalho que o professor pode desenvolver dentro de uma escola, além do que já desenvolve em sala de aula, pois há maior entrosamento entre os demais funcionários que direta ou indiretamente contribuem na formação científica e de caráter dos estudantes.

 

AS METÁFORAS DA SOCIEDADE PATRIARCAL NO ROMANCE DE RACHEL DE QUEIROZ: O PERCURSO DA NARRADORA PROTAGONISTA MARIA MOURA

COQUEIRO, Wilma dos Santos. Letras/Fecilcam, wilmacoqueiro@ibest.com.br

Esse estudo, orientado por uma perspectiva sociocrítica, analisa o último romance de Rachel de Queiroz – escritora singular na literatura brasileira cujo centenário de nascimento é celebrado nesse ano – Memorial de Maria Moura, publicado em 1992.  No romance em análise o relacionamento da protagonista feminina com os espaços para ela mais carregados de valor simbólico - a terra e a casa – revela e interpreta a evolução paradoxal da mulher na sociedade patriarcal  que se enraizou vigorosamente no Brasil rural, sobretudo no nordeste do país.  A análise das várias casas descritas no romance como espaços simbólicos e metafóricos da sociedade patriarcal, no seu auge no século XIX, respalda-se sobretudo nos estudos  teóricos de Antonio Candido (1951), de Heloísa Buarque de Hollanda (1997), e de Gilberto Freyre (2000\2001).

 

A HETEROGENEIDADE DISCURSIVA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO COLÉGIO ESTADUAL MACHADO DE ASSIS

DANCINI, Alex de Novais. PIC/FECILCAM, alexdancini@hotmail.com
FONSECA, Valéria (OR) FECILCAM, val.fon@uol.com.br

Este relatório apresenta o resultado final das reflexões em torno da pesquisa intitulada “A heterogeneidade discursiva no Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Machado de Assis”. Como resultado final, apresentamos uma breve reflexão sobre a teoria que fundamenta nossa pesquisa e algumas análises com o intuito de demonstrar algumas considerações iniciais acerca das vozes que perpassam o discurso do referido PPP. Fundamentados pela teoria da Análise do Discurso, esperamos problematizar, a partir do conceito de heterogeneidade constitutiva e heterogeneidade mostrada, a coerência discursiva de um projeto que é político, pois defende uma concepção de ver e agir no mundo, e que é pedagógico na medida em que propõe ações educativas a serem desenvolvidas em uma instituição de ensino.

 

A GOVERNAMENTALIDADE E A PRÁTICA DOCENTE

DORETTO, Shirlei Aparecida. PG/UEM, sdoretto@gmail.com

Tomando como base teórica algumas noções cunhadas pelo filósofo francês Michel Foucault, entre elas as de enunciado, vontade de verdade e governamentalidade, discutidas nas obras Microfísica do Poder (1979), especificamente no capítulo XVII – A Governamentalidade, A Arqueologia do Saber (2009) e A Ordem do Discurso (2009), procuro, a partir de uma série de enunciados recortados das Diretrizes Curriculares de Ensino da Educação Básica para o ensino de língua portuguesa e da revista Nova Escola, especializada em assuntos escolares, os quais compõem o corpus de análise deste trabalho e referem ao arcabouço teórico metodológico para o processo de ensino aprendizagem através de gêneros textuais, compreender como os micro poderes são organizados em nossa sociedade e como essa controla, seleciona e organiza a “vontade deverdade de uma época”. Os enunciados retirados das DCE’s tomam a teoria como uma prática de ensino moldada pelas relações de saber e poder, portanto, temos um documento governando a práxis do professor. Em relação à revista Nova Escola essas relações também direcionam a prática pedagógica e temos, especificamente, o “como fazer” atuando como ferramenta de auxilio ao professor em sua práxis.

 

CONFLITANDO COMANDOS DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM “LE” COM A PERSPECTIVA DE GÊNEROS DO DISCURSO: A PROPÓSITO DO MATERIAL AMERICAN ENGLISH FILE 1

FÁVARO, Maria Helena. PG/FECILCAM, marifavaro84@gmail.com
VOSS, Jefferson. CNPq/UEM (OR), jeffersonvoss@yahoo.com.br

O livro didático é um dos principais materiais de apoio do professor de língua inglesa – quando não o único. Assim, é de grande importância observar e analisar a metodologia/abordagem contemplada pelos livros didáticos adotados para o ensino. Apoiando-se no que versam as Diretrizes Curriculares (GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ, 2008), reconhece-se que essa checagem procurará averiguar a relação das práticas de sala de aula com as práticas sociais cotidianas de nossos estudantes. Teoricamente, essa prática didática coincide com o trabalho a partir da perspectiva dos Gêneros do Discurso – o que exige o conhecimento de uma série de outros conceitos, como os de dialogismo, interação verbal, enunciação, responsividade, etc. Assim, norteados pelo conceito bakhtiniano de dialogismo, objetiva-se, no presente trabalho, averiguar a perspectiva teórica adotada pelo material American English File 1, da editora Oxford University Press, em seus comandos de produção textual escrita. Aparentemente, o material adota a perspectiva dos gêneros do discurso. Contudo, há pontos problemáticos em relação à artificialidade dos textos que serão produzidos a partir do material.

 

A REITERAÇÃO DO LABIRINTO EM POEMAS DE MARIO QUINTANA

FERNANDES, Mônica Luiza Sócio. GP/CNPq, TIDE/Fecilcam, msociofernandes@gmail.com

Este trabalho tem por objetivo apresentar a proposta e o início da pesquisa vinculada ao regime de trabalho (TIDE/FECILCAM) e ao Grupo de Pesquisa em Estudos da Literatura, na linha Estudos do poema. Tem como foco principal a investigação de um elemento arquetípico, o labirinto. Um símbolo antigo e universal que atravessa o tempo como um desafio à imaginação, suscitando várias interpretações. Diante de seus inúmeros caminhos e combinações, muitos escritores se detiveram aos seus sentidos relacionados à perplexidade humana diante dos mistérios e dificuldades da vida. Assim, explorar as bifurcações e os caminhos tortuosos dessa metáfora tornou-se inspirador para esta pesquisa, na tentativa de descobrir quais sentidos existem nas reiterações do elemento labirinto na poética de Mario Quintana. A base teórica será a crítica temática de Bachelard (1990) que considera os pensamentos subjetivos e a imaginação no estudo das imagens da criação poética; os estudos sobre a simbologia, desenvolvidos por Chevalier e Gheerbrant (1999); também auxiliarão as análises as noções histórico-literárias de Antonio Candido (1999) e (2006), dentre outros.

 

ENSINO DE LEITURA: O PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO E O APARATO TEÓRICO-METODOLÓGICO

FONSECA, Valéria Sanches. TIDE/FECILCAM, val.fon@uol.com.br

A problemática acerca da qualidade da leitura dos estudantes do ensino básico certamente está relacionada à orientação de leitura feita pelo professor de Língua Portuguesa em suas aulas. A práxis docente pressupõe conhecimento teórico-metodológico para que o professor tenha um norte de trabalho. Trata-se de ter conhecimento de como a leitura se processa, de como o sentido é produzido, de que não basta ao sujeito leitor conhecer a língua para ler um texto. Este trabalho objetiva discutir essa relação entre leitura, professor e saber teórico, tomando as pesquisas em Análise do Discurso de linha francesa que tematizam a questão.

 

O CONTEXTO DE PRODUÇÃO NA LEITURA DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS

FRIEDRICH, Daniele. GP/CNPq, USF/FECILCAM, daniele_5@msn.com
LEITE, Mirian Pereira. GP/CNPq, USF/FECILCAM, myryanpl@hotmail.com
TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues (OR). GP/CNPq, USF/FECILCAM, belinhatog@yahoo.com.br

Este estudo insere-se na linha de Pesquisa Linguagem e Gêneros Textuais do Grupo de Pesquisa Linguagem, Desenvolvimento, Educação e suas Relações (CNPq/FECILCAM), coordenado pela Profa. Dra. Maria Izabel Rodrigues Tognato, grupo este vinculado ao grupo de pesquisa Linguagem e Educação-UEL, coordenado pela Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão, bem como ao grupo ALTER-PUC/SP, coordenado pela Profa. Dra. Anna Rachel Machado. Seu objetivo é apresentar as possíveis contribuições de um trabalho com diferentes gêneros textuais no contexto da Escola Pública, como parte de uma proposta inserida no Programa Universidade Sem Fronteiras (USF), desenvolvido pela FECILCAM junto a uma escola pública do município de Campo Mourão. Este trabalho justifica-se na medida em que contribui para o desenvolvimento humano e social do aluno em seu processo de educação básica e tem como foco o aprofundamento da leitura no contexto de Ensino Fundamental e Médio. A perspectiva teórica, aqui adotada, considera que o contexto de produção é um elemento fundamental para que haja um melhor entendimento das relações entre as representações apontadas nos textos e a realidade social do leitor. Para tanto, tomamos por base os pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1999/2003/2007/2009) e do ensino de gêneros (SCHNEUWLY E DOLZ, 2004; MACHADO E CRISTOVÃO, 2006). Para a apresentação das contribuições deste estudo delimitamos o foco de análise em um dos gêneros trabalhados no sentido de exemplificar os procedimentos desenvolvidos na leitura dos textos. Por fim, mostraremos algumas das representações dos alunos da escola pública, participantes da oficina de leitura, bem como de alguns participantes responsáveis pelo projeto por meio de dados coletados em questionários.

 

O DESENVOLVIMENTO DO FUTURO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA PELO TRABALHO COM O GÊNERO ORAL ENTREVISTA DE EMPREGO

JASNIEVSKI, Celia Carrião/GP. GP/CNPq, FECILCAM, celia_cj@hotmail.com
TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues, GP/CNPq, FECILCAM, belinhatog@yahoo.com.br

Este trabalho na linha de Pesquisa Linguagem e Gêneros Textuais do Grupo de Pesquisa Linguagem, Desenvolvimento, Educação e suas Relações (CNPq/FECILCAM),  e tem por objetivo apresentar uma proposta de seqüência didática com o gênero oral entrevista, mais especificamente, entrevista de emprego, envolvendo tanto o gênero oral como o texto escrito, ou seja, a transcrição desse gênero oral, no sentido de se discutir as possibilidades de desenvolvimento do futuro professor de língua inglesa a partir de tal perspectiva, bem como apontar resultados de análise parciais. Esta proposta tem sido desenvolvida em uma turma do segundo ano de Letras de uma faculdade estadual do interior do Paraná. Para isto, tomamos por base os pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1999/2003/2007/2009; 2006; MACHADO, 2004; 2005; SCHNEUWLY e DOLZ, 2004; CRISTOVÃO, 2002; 2007; MACHADO E CRISTOVÃO, 2006; 2009), que considera a linguagem como elemento central e decisivo para o desenvolvimento humano. Com isso, acreditamos que o gênero oral entrevista, com foco na situação de emprego, possa ser um instrumento de interação que possibilita a compreensão e o uso de textos do entorno social necessários ao desenvolvimento de sua formação profissional. Este estudo enfatiza a importância de se elaborar uma seqüência didática, pois esta prática pode nortear o trabalho em sala de aula, tomando por base os problemas diagnosticados a partir de uma produção inicial. Além disso, os resultados apontam a necessidade de se elaborar e aplicar um trabalho dessa natureza, pois revelam possibilidades de desenvolvimento.

 

MÚSICA: UM TERRITÓRIO COMUM EM AMAR, VERBO INTRANSITIVO DE
MÁRIO DE ANDRADE

JESUS, Bruna Kely de. GP/FCNPq, FECILCAM, brunna_kellyy@hotmail.com
MOURA, Wilson Rodrigues (OR), FECILCAM, wilsonromoura@hotmail.com

O presente trabalho insere-se no Grupo de Pesquisa em Estudos Literários – GP - ELIT e tem por objetivo estudar como a música contribui para o enriquecimento da linguagem literária no romance Amar, Verbo Intransitivo, de Mário de Andrade. O autor, romancista e músico soube conjugar uma vida de intensa criação literária com estudo apaixonado pela música.Esta conjugação está evidente nas personagens e nas situações dramáticas desse romance. Para essas análises, tomamos por base o dialogismo postulado por Bakhtin, como também, as orientações de Roland Candé sobre a história da música e Max Heindel sobre as óperas. Com relação às personagens, a música está presente em todas as suas ações, na forma como elas falam e são configuradas pelo autor. Quanto às situações dramáticas, ela corrobora na elaboração da narrativa, tecendo o tema de uma ópera.  Sendo assim, a música é utilizada como metáfora e onomatopéia ao longo da narrativa, de modo que essas figuras expressam pela linguagem o efeito literário esperado pelo autor.

 

O ENSINO DE GÊNEROS EM LÍNGUA MATERNA E LEM PELA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

KOZIELSKI, Selma Ferreira da Silva. PDE-2009/GP/CNPq, FECILCAM, projetomundoencantado@hotmail.com
TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues (OR), FECILCAM, belinhatog@yahoo.com.br

Este trabalho tem por objetivo apresentar um recorte de um estudo com resultados parciais de uma proposta de formação continuada para professores de Língua Portuguesa e de Língua Estrangeira Moderna sobre o ensino de gêneros textuais por meio do procedimento de sequência didática. Este estudo faz parte de um projeto de Intervenção pedagógica em andamento e justifica-se na medida em que contribui para um maior aprofundamento do trabalho com gêneros textuais no ensino de línguas no processo de formação continuada de professores. Para tanto, tomamos por base os pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1999/2003/2007/2009, 2006, 2008), bem como do ensino de gêneros (BAKTHIN, 2003; SCHNEUWLY E DOLZ, 2004; MACHADO & CRISTOVÃO, 2006; CRISTOVÃO, 2007; 2008; 2009) por meio do procedimento da seqüência didática proposta por Schneuwly e Dolz (2004). Como objeto de análise deste estudo, focamos nos dados  coletados na produção inicial de uma seqüência didática aplicada em um curso de formação de professores no sentido de identificar as representações apontadas pelos professores participantes sobre alguns conceitos de base em relação aos pressupostos teórico-metodológicos para o ensino de línguas. Os resultados apontam para a importância da formação de professores, bem como a necessidade do aprofundamento teórico de forma mais efetiva com vistas à melhoria da prática pedagógica.

 

SEDUÇÃO MACHADIANA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO GÊNERO CONTO

KRENSKI, Marilda. PDE, FECILCAM, marikrenski@hotmail.com
ALEIXO, Antonio Carlos (OR), FECILCAM, carlosaleixo9@yahoo.com 

Esta comunicação faz parte do projeto de intervenção a ser realizado no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) e pretende proporcionar uma reflexão sobre os fundamentos teórico-práticos do ensino-aprendizagem da leitura, das sequências didáticas e do texto literário de Machado de Assis. Apresenta ainda, um modelo didático em que o gênero textual conto, da esfera literária, seja objeto de ensino da leitura, compreensão e análise linguística. Com isso, busca-se entender como os estudantes podem agir e interagir nas práticas sociais, bem como desenvolver suas capacidades de linguagem por meio do gênero de texto escolhido. Os aportes teóricos utilizados, neste estudo, partem das contribuições bakhtinianas (2003), sobre gêneros discursivos; da abordagem histórico-cultural dos processos de aprendizagem e de apropriação de conhecimentos, desenvolvida por Vigotsky (2006). Além disso, toma-se por base os pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), proposto por Bronckart (2007); do ensino de gêneros e sequência didática (DOLZ e SCHNEUWLY, 2004).  Este estudo mostra como resultado parcial a elaboração de um caderno pedagógico que tem como objetivo fornecer suporte teórico e metodológico para a organização de uma “Sequência Didática para a leitura” com o gênero Conto. Espera-se assim, contribuir para que haja mudança nas práticas pedagógicas do ensino aprendizagem de língua materna.

 

O PAPEL DO GÊNERO TEXTUAL TABELA NO LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO

LIMA, Eliane. PG,FECILCAM, eliane.let@hotmail.com
SANTOS, Mônica Hiedrich. PG, FECILCAM, nicadrich@hotmail.com

Este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir os resultados parciais de um estudo que é parte uma pesquisa em desenvolvimento para conclusão do curso de Pós-Graduação em Estudos da linguagem da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão - Fecilcam. Como subsídio teórico-metodológico, utilizamos os pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1999/2003/2007/2009, 2006, 2008) e do ensino de gêneros textuais (BAKTHIN, 2003; SCHNEUWLY E DOLZ, 2004; MACHADO & CRISTOVÃO, 2006; CRISTOVÃO, 2007; 2008; 2009). Durante muito tempo, a maioria dos professores do Estado desaprovou os livros didáticos produzidos por empresas privadas, alegando que esses se distanciavam da realidade dos alunos e que suas unidades eram previsíveis por apresentarem características semelhantes: formais, textuais e estilísticas. Com o intuito de combater tal situação, alguns professores do estado elaboraram o livro didático público de Língua Estrangeira Moderna. No que diz respeito ao conteúdo de Língua Inglesa no livro didático público, constatamos uma predominância do gênero textual tabela. Por essas razões, pensamos em analisá-las, selecionando aleatoriamente quatro tabelas no sentido de verificarmos suas condições de produções e o seu plano global. Os resultados deste estudo mostram que o uso do gênero tabela no livro didático investigado tem um papel fundamental  para a compreensão das suas relações com os textos.

 

HERMIONE E A SUBVERSÃO DE PADRÕES CULTURAIS FEMININOS NA COLEÇÃO HARRY POTTER:DESCONSTRUINDO O “ETERNO FEMININO”

LOURENÇO, Daiane da Silva. PG/UEM, dailourenco4@hotmail.com

Nas obras literárias de autoria feminina, ainda é constante a representação da mulher estereotipada, isto é, a mulher indefesa, incapaz, anjo, ou, a sedutora, perigosa, megera (ZOLIN, 2009a). Subvertendo tais “padrões”, a escritora J. K. Rowling, um pseudônimo de Joanne Rowling, criou a personagem Hermione. Hermione é uma personagem feminina adolescente que aparece ao lado de Harry e Rony como mulher determinada, independente e com traços feministas. Propomos, neste trabalho, baseando-nos na crítica literária feminista, apresentar os resultados da análise da personagem Hermione que contraria os “padrões culturais” como representação da mulher, apesar de em algumas situações demonstrar características do “eterno feminino” (BEAUVOIR, 1986).

 

A LEITURA NA SALA DE AULA

MAGIROSKI, Cristina. TCC/G/FECILCAM, cris_magiroski@hotmail.com
FERNANDES, Mônica L. S. (OR), FECILCAM, msociofernandes@gmail.com

Durante o período do estágio realizado nesse ano, em uma escola pública de Campo Mourão, na disciplina de língua portuguesa, em uma 6ª série do ensino fundamental, percebemos a necessidade de se trabalhar a leitura na sala de aula, pois percebemos que os alunos apresentam muitas dificuldades em suas produções escritas, principalmente no de se refere à dificuldades de nível linguístico, gramatical e semântico. Nosso objetivo foi falar sobre a importância do trabalho com leitura como um dos meios de minimizar tais problemas contribuindo para a formação intelectual e lingüística dos alunos. Para isso, coletamos 21 textos produzidos pelos alunos para analisar e comentar os principais casos, a fim de propor um trabalho com a leitura em sala de aula, de modo que ela venha a contribuir para a formação dos alunos e professores.

 

ESCRAVIDÃO, HOMOSSEXUALISMO E MORALISMO VISTOS SOB A ÓTICA DIFERENCIADA DE UM NARRADOR NATURALISTA: ANÁLISE DE BOM-CRIOULO DE ALDOLFO CAMINHA

MAGIROSKI, Cristina. TCC/PG/CIES, cris_magiroski@hotmail.com
FERNANDES, Mônica L. S. (OR), Fecilcam,msociofernandes@gmail.com

No presente trabalho sobre Bom-Crioulo, obra naturalista de Adolfo Caminha, apresentaremos o resultado de um estudo sobre comportamentos e ideias que contrariam a realidade da época: período que antecede a abolição no Brasil. Com base em leituras a respeito do período escravocrata brasileiro e sobre o naturalismo no Brasil explicaremos os prováveis motivos que podem ter levado o narrador a construir uma narrativa diferente do esperado (um negro sofrendo discriminação racial e sexual), quase que perfeita se não fosse pelo fato de ter dado tratamento especial um personagem, valorizando o individualismo e contrariando a proposta naturalista que era o estudo do coletivo. Assim, foi possível entender que o comportamento diferenciado do personagem se deve ao fato de que o próprio narrador o construiu dessa maneira, livre de qualquer tipo de preconceito e recebendo tratamento diferenciado, que seria impossível fora da ficção se levar em consideração o tradicionalismo da sociedade da época.

A CONSTITUIÇÃO DO SERTÃO TRÁGICO E METAFÓRICO NA OBRA SARGENTO GETÚLIO DE JOÃO UBALDO RIBEIRO

MATIA, Kátia Caroline de.PIC/Letras, Fecilcam, katmat_19@hotmail.com
MOURA, Wilson Rodrigues de (OR), Fecilcam, wilsonromoura@hotmail.com

De acordo com Chiappini (1995), uma obra literária, sendo regionalista, carrega uma história que sempre surgiu e se desenvolveu em conflito com a modernização, a industrialização e a urbanização. Este trabalho objetiva analisar a relação metafórica constituída entre o espaço-sertão e o personagem Getúlio da obra Sargento Getúlio, de João Ubaldo Ribeiro, como elementos constituintes do conflito trágico que se estabelece na narrativa. Por meio da perspectiva do narrador personagem, Sargento Getúlio, a obra ambientada no nordeste brasileiro que, conforme estudos de Schüler (1989), configura todo o esplendor do Sertão, existente em oposição ao avanço do Litoral, desenvolvido, que adquiriu tanto na etimologia quanto na Literatura uma conotação mítica. Tal conotação que, na obra torna-se metafórica, na trajetória da narrativa apresenta o conflito existente entre os espaços: Sertão e Litoral. Em ambos transita o personagem Getúlio incumbido de uma ordem que, por sua atitude de heroi trágico moderno decide cumprir mesmo que a ordem se inverta e deixe de existir. A função trágica de tratar de problemas de ordem universal, referentes a todo e qualquer ser humano se revela ao trazer à tona um herói dono do seu próprio destino. Ser dono do seu próprio destino, é ter sua própria identidade, é ser humanizado pelo seu meio, e a partir dos pressupostos de Lins (1976), é a partir daí que entendemos o meio, o espaço Sertão, como uma metáfora identificada pela diferenciação espacial e de formação de identidade por meio do conflito social, econômico, cultural, histórico, ideológico e trágico existente.

 

EFEITOS DA DESTACABILIDADE DA FÓRMULA “O BRASIL PODE MAIS” EM TEXTOS MIDIÁTICOS SOBRE A CAMPANHA DE JOSÉ SERRA

MELNISKI, Vanda de Oliveira, PG/FECILCAM, vandamelniski@hotmail.com
VOSS, Jefferson, (OR) CNPq/UEM, jeffersonvoss@yahoo.com.br

Esse trabalho objetiva apresentar resultados de análises de textos midiáticos em geral (postagens em blogs, textos jornalísticos, notícias, etc.) que comentem o discurso de lançamento da candidatura de José Serra e seu slogan de campanha, “O Brasil pode mais – isso já tendo em vista as relações intertextuais que este enunciado estabelece com o slogan de campanha de Barack Obama nas eleições americanas de 2008, a saber, “Yes We Can”. Pretende-se apresentar, na análise desses textos, um levantamento das relações intertextuais e polifônicas que atravessam o funcionamento textual (formas de citação e, em especial, formas de destacabilidade dadas por sobreasseveração) e que trabalham como mecanismos discursivos na determinação de efeitos de sentido específicos. O embasamento teórico emergencial se dará a partir de Bakhtin (1990) e de seu primado sobre as relações dialógicas pressupostas em toda enunciação; de Authier-Revuz (1990) e a diferenciação entre heterogeneidade mostrada e constitutiva; de Ducrot (1987) e as suas considerações sobre polifonia de locutores e de enunciadores; Benites (2002) e suas análises sobre formas de citação e uso de verbos delocutivos; e de Maingueneau (2008) e sua discussão sobre fórmulas e destacabilidade. Os resultados mostram o modo como a recuperação dos textos nas relações de intertextualidade flagra mudanças do estatuto do outro no fio do discurso, na medida em que atende a objetivos específicos dados na própria enunciação e na mudança da cena enunciativa.

 

A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO INSTRUMENTO PARA O TRABALHO COM OS GÊNEROS DE TEXTO NO ENSINO FUNDAMENTAL

MIQUELANTE, Marileuza Ascencio. PDE/FECILCAM, mikelante@gmail.com
ALEIXO, Antonio Carlos (OR) FECILCAM, carlosaleixo9@yahoo.com.br

Este estudo faz parte do projeto de intervenção a ser realizado no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) e insere-se nos trabalhos desenvolvidos pela autora, vinculada ao grupo de pesquisa Linguagem, Desenvolvimento, Educação e suas Relações, coordenado pela Profa. Dra. Maria Izabel Rodrigues Tognato, pela FECILCAM/CNPq (Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão), também no Estado do Paraná. Ele objetiva apresentar e discutir a elaboração e aplicação de uma Sequência Didática (SD) com o gênero de texto resumo escolar, como uma experiência de duas docentes da rede pública de ensino, integrantes do GETISD – Grupo de Estudo e Trabalho em Interacionismo Sociodiscursivo. Para tanto, tomou-se como eixo norteador das práticas pedagógicas desenvolvidas, os pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1997/2003/2007/2009; 2006; 2008; 2009) e do ensino de gêneros (SCHNEUWLY E DOLZ, 2004; MACHADO, 2004). Esse trabalho foi realizado com duas turmas de língua portuguesa (uma 5ª série e uma 7ª série), de uma escola pública de Campo Mourão, com o intuito de desenvolver nos estudantes as práticas de linguagem necessárias para a produção de um bom resumo escolar. Os resultados obtidos, a partir da análise dos textos produzidos pelos alunos, na produção inicial e produção final, apontam que essa perspectiva de ensino pode ser um rico instrumento para a efetivação da proposta das Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa.


O ENSINO DE LITERATURA COM TEXTOS FRAGMENTADOS VERSUS FORMAÇÃO DO ESTUDANTE/LEITOR, NO ENSINO MÉDIO

MOURA, Wilson Rodrigues de. TIDE/Fecilcam. wilsonromoura@hotmail.com

A presente comunicação visa discutir os resultados parciais do projeto de pesquisa: Compreensão da práxis de professores de literatura: uma proposta de pesquisa no Ensino Médio, inscrito no Programa Multidisciplinar de Formação Continuada para Professores da Rede Pública da Educação Básica – FECILCAM/NRE e Grupo de Pesquisa Estudos Literários – GP ELIT. Partindo da constatação de que as Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa/Literatura tem sido objeto de exaustivos estudos e pesquisas por parte dos professores e de pesquisadores das principais Universidades do Paraná, curiosamente, pouca coisa tem, de fato, alterado no ensino de Literatura. Este, na maioria das escolas que estão no Programa de Formação, tem-se limitado a um enfadonho e desgastante desfilar de nomes, datas, características, escolas e obras. Ou seja, o ensino de literatura resume-se a fragmentos de textos que estão no livro didático, sem haver qualquer preocupação com a especificidade do discurso literário como tal. Observamos também, que a Estética da Recepção e a Teoria do Efeito, postuladas pelas Diretrizes para o ensino de literatura, não são conhecidas pela maioria dos professores. Assim, os resultados obtidos até o presente momento são preliminares porém,  já apontam alguns aspectos importantes que tendem a deixar a literatura relegada a um plano secundário, compreendida quase sempre como mero pretexto ou ponto de partida para atividades pedagógicas, que não considera o texto literário como meio para formação do estudante/leitor.

 

A TEMÁTICA DAS GUERRAS SEGUNDO GOYA, PICASSO, DELACROIX E DRUMMOND

NASCIMENTO, Claudineia Aparecida. PG/Integrado, claudinei.marido@ibest.com.br.
FERNANDES, Mônica Luiza Sócio (OR.) FECILCAM, msociofernandes@gmail.com

Este trabalho tem por objetivo apresentar resultados de análises de diferentes linguagens verbal e não-verbal e identificar as marcas que justifiquem os intertextos, bem como, analisar os aspectos dialógicos entre as telas e os poemas que confluem para a temática da guerra, observando seus diferentes períodos e contextos históricos. A primeira tela analisada será A liberdade guiando o povo, de Delacroix, que tem como contexto histórico A Revolução de Julho de 1830; a segunda, será O fuzilamento em 3 de maio , de Goya, está tem como pano de fundo a Revolução Espanhola de 1808; já a terceira, intitulada Guernica, é a famosa obra de Picasso, inspirada na Guerra Civil Espanhola. Fortalecendo a temática escolhida, em outra linguagem, destacamos os poemas Cidade prevista e Telegrama de Moscou, ambos do livro A Rosa do Povo, de Carlos Drummond de Andrade. Estabelecer as relações entre os impactos provocados pelas guerras e a postura ética de resistência e utopia, explicitamente marcadas nas diferentes linguagens, é necessário para a melhor compreensão das obras aqui selecionadas. A linha de trabalho procederá pela investigação das guerras, classes sociais, fenômenos ou fatos, com vistas a ressaltar as diferenças e similaridades entre esses elementos envolvidos com o contexto de cada uma das obras. A fundamentação teórica terá como ponto de partida a linguagem como processo de interação verbal, postulada por Bakhtin. Para as análises, utilizaremos os estudos de Candido (1993) e Bosi (1977) e (2000).

 

O GÊNERO TEXTUAL SCRAP NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

NASCIMENTO, Glacielle Aparecida Papait do. PG/FECILCAM, glacipapait@hotmail.com
NASCIMENTO, Renato do Carmo. PG/FECILCAM, teacherrenato@hotmail.com

Este estudo visa a apresentar as características ensináveis do gênero textual scrap a ser trabalhado em aulas de Língua Inglesa, no contexto de uma 8ª série do Ensino Fundamental, de uma escola particular do interior do Paraná. Para tanto, apoiamo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1999/2003/2007/2009, 2004, 2006, 2008; MACHADO E BRONCKART, 2009), que atribui ao agir e à linguagem um papel central no desenvolvimento humano. Procuramos analisar o contexto de produção em que esses alunos vivem, ficando evidenciado o envolvimento dos mesmos com as ferramentas de comunicação virtuais após aplicação de um questionário. Por isso, pensamos em desenvolver uma proposta de introdução ao trabalho com o gênero textual Scrap no ensino de língua inglesa, a ser ampliado posteriormente.

 

ESCRITA COMO PRÁTICA SOCIAL: DO ENUNCIADO A REFACÇÃO

POLATO, Adriana Delmira Mendes. TIDE/FECILCAM, ampolato@gmail.com

Esta pesquisa, de natureza qualitativa e observacional busca perscrutar, pela observação de aulas de produção textual ocorridas em duas escolas do Município de Campo Mourão-Pr, as condições de produção de textos e os encaminhamentos metodológicos adotados pelo professor. Objetiva, portanto, investigar como, na escola, têm-se encaminhado as propostas de escrita. Do enunciado à refacção, tem-se dado suficiente enfoque para uma escrita como prática social? Essa questão inquietante move este trabalho em prol de um ensino que dê às atividades de produção escrita, o real sentido que têm para a formação do cidadão e para suas atividades na sociedade.  Para tanto, adotamos como base teórica, a perspectiva interacionista da linguagem, buscando nos estudos de Bakhtin, a fonte principal para reflexões filosóficas e em Geraldi, Sercundes, Menegassi, Orlandi e outros, as fontes necessárias à análise teórico-metodológica.  Interagir pela linguagem significa realizar uma atividade discursiva. O discurso é realizado de acordo com as circunstâncias, com as finalidades e intenções do locutor, do grau de familiaridade, da posição social e hierárquica que as pessoas envolvidas ocupam, sendo o texto, o produto material da atividade discursiva oral ou escrita que forma um todo significativo. É na e pela escrita que o sujeito formaliza sua atitude responsiva e age dialogando com seu(s) interlocutor(es). Cabe-nos apontar perspectivas didáticas para que o trabalho com a produção textual na escola se dê numa que valorize a prática social e discursiva da escrita.

 

DIAGNOSTICO SOBRE O ENSINO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IRETAMA-PR

RIBEIRO, Daiele Flores. TCC, Pedagogia, Faculdade Integrado de Campo Mourão, daieleflores@gmail.com
LEONARDO, Devalcir. (OR), devalcirleonardo@pop.com.br
AGUIAR, Sirlei Maria de. (CO-OR), Faculdade Integrado de Campo Mourão,sirlei@grupointegrado.br

Esse trabalho é resultado de pesquisas para o Trabalho de Conclusão de Curso que tem como tema o “Variação Linguística – teoria e prática: sob o olhar docente no Ensino Fundamental do Município de Iretama – PR” Para nortear o mesmo foram utilizados alguns métodos para o levantamento de dados, como o método hipotético dedutivo, o qual auxiliou no levantamento das hipóteses para saber o porque do problema, método histórico o qual nos deu base em um breve resgate da Sociolinguística em nosso meio, a pesquisa bibliográfica que contribuiu na obtenção de dados necessários para fornecer a resposta desejada. O objetivo desse trabalho era verificar a formação e a atuação do professor no que se refere ao trabalho com a Variação Linguística, detectando falhas no processo de ensino da Língua Materna, mas principalmente investigar se os professores conhecem o que é a Variação Linguística, como as Diretrizes norteiam seu trabalho em sala de aula. Os resultados dos estudos realizados mostram que a Língua Portuguesa não é uniforme, mas sim constituída por muitas variedades que são marcadas pelos meios rural e urbano. Outro ponto encontrado durante a pesquisa é que os professores, por mais que falem que conheçam as Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa do Estado do Paraná, muitos não conhecem, e também não sabem como trabalhar com a Variação Linguística em sala de aula com seus alunos.

 

A TECITURA DA PERSONAGEM LÓRI NA OBRA UMA APRENDIZAGEM OU O LIVRO DOS PRAZERES DE CLARICE LISPECTOR

ROMERO, Patrícia Lopes PG/Integrado,patricialopesromero@yahoo.com.br
FERNANDES, Mônica Luiza Socio (OR), FECILCAM, msociofernandes@gmail.com

As obras e personagens da Clarice Lispector, em sua maioria, são incógnitas, e desvendá-las são expectativas de vários pesquisadores, pois Clarice é um ícone na Literatura Brasileira, e, também, na Literatura Universal. Existem poucos trabalhos explorando a obra Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres, principalmente, trabalhos literários, portanto essa pesquisa dará subsídios para novas pesquisas no âmbito literário. O objetivo é discutir como é feita a construção da personagem Lóri, levando em conta a influência da sociedade e também da vivência da autora nessa construção. Também é importante aspecto da pesquisa, a maneira como o narrador constrói a personagem Lóri no decorrer da narrativa. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico. Tomamos por base os estudos de Candido (1977, 1985, 1998), Brait (1987), Nolasco (2007), Pontieri (1999), Trindade (2007) entre outros, a fim de analisar a construção da personagem nesse romance. Lóri teve que aprender a ser e a viver para que tivesse Prazeres reais. Prazeres esses em viver, em amar, em ajudar, entre outros. Portanto, o romance deixa uma reflexão importante, temos que nos atentar para que as máscaras não sobressaiam à nossa essência.

 

GÊNERO TEXTUAL, CONTO, PARA ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE: O PAPEL DO EDUCADOR NA MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM.

SENKO, Mônica Vieira. PICV/FECILCAM, teacher_monica_pio@yahoo.com.br
MEDEIROS, Dalva Helena de (OR) FECILCAM, dalva-helena@uol.com.br
Aleixo, Antonio Carlos (CO-OR) FECILCAM, carlosaleixo9@yahoo.com.br

O trabalho objetiva apresentar resultados finais de um projeto de iniciação científica desenvolvido de agosto de 2008 a agosto de 2009. Baseou-se em pesquisa bibliográfica de autores da Teoria Histórico-Cultural e da Concepção de Linguagem comoforma de interação, coleta de dados de uma turma de 5ª série do ensino fundamental com enfoque no gênero textual e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Prova Brasil. Por meio da coleta de dados foi possível constatar que a maioria dos estudantes apresentou dificuldade em redigir textos.  Realizou-se encontro com professores de Língua Portuguesa e demais áreas da educação básica, como forma de socialização da pesquisa. Conclui-se que o ensino de leitura, envolvendo a linguagem verbal e não-verbal, bem como de produção escrita, seja aprimorado nas escolas públicas para que seja realmente compreendida como forma de interação e desenvolvimento das funções psíquicas superiores.

 

UM ESTUDO DO CONTO “A CINDERELA” SOB A PERSPECTIVA DOS ELEMENTOS DA NARRATIVA

SENKO, Mônica Vieira GP/CNPq, Fecilcam, teacher_monica_pio@yahoo.com.br
FERNANDES, Mônica Luiza Socio (OR) Fecilcam, msociofernandes@gmail.com

Este trabalho está vinculado ao Grupo de Pesquisa em Estudos Literários, da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão/FECILCAM, na linha de Literatura e Ensino. Tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa de campo que investigou como os estudantes, de uma turma de 5ª série, inseriram e articularam em suas produções do gênero conto os elementos da narrativa: tempo, espaço, narrador e personagens. O conto selecionado para o estudo foi A Cinderela, compilado da tradição popular pelos Irmãos Grimm, numa adaptação do filme A Nova Cinderela, dirigido por Mark Rosman. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida no Ensino Fundamental, de uma turma em questão, de um colégio estadual pertencente ao núcleo de Goioerê-Pr. Para realização das análises, buscou-se apoio em alguns autores, dentre os quais destacam-se Moisés (1973), Leite (1987), Gancho (2006).

 

TRABALHO PRESCRITO: OS DOCUMENTOS QUE PRESCREVEM A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

SILVA, Alessandra Augusta Pereira da, GP/CNPq, TIDE/FECILCAM, alessandrafecilcam@yahoo.com.br

Este trabalho é apenas uma introdução a um projeto de TIDE iniciado em 2010 e tem como objetivo geral discutir documentos oficiais que prescrevem a formação docente. Para tanto, propomos, primeiramente, um aprofundamento teórico sobre a Clínica da Atividade ao focar a conceituação e implicações do Trabalho Prescrito, conforme Clot (1999/2006). Em seguida, delimitamos os documentos a serem analisados, dentre os quais estão as Diretrizes para os Cursos de Letras e Diretrizes para a Formação de Professores, subsidiados pelo quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo/ISD (BRONCKART 1999/2003/2007/2009; MACHADO 2004; 2005; 2007; MACHADO E CRISTOVÃO 2005). Por fim, as análises dos documentos tomam corpo ao discutirmos a identidade da formação docente no Brasil, tomando como base os documentos oficiais prescritivos da formação docente e norteados por outros instrumentos que poderão nos auxiliar na análise das condições de produção destes documentos. Este trabalho justifica-se na medida em que as análises sobre as prescrições feitas ao professor de línguas estrangeiras implicam também na discussão dos papéis do curso de Letras na formação docente, especificamente, na formação do professor de línguas estrangeiras. Esperamos como resultado geral uma maior compreensão sobre o papel do curso de Letras na formação docente.

 

A ESTRUTURA FAMILIAR REMANESCENTE DO SISTEMA PATRIARCAL EM LAVOURA ARCAICA

 SILVA, Haline da. GP/CNPq, Fecilcam, halinens@hotmail.com
MOURA, Wilson, Rodrigues de. TIDE/Fecilcam, wilsonromoura@hotmail.com

Esta comunicação objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa que se vincula ao Grupo de Pesquisa em Estudos Literários – GP Elit, da Fecilcam. Estes resultados, aqui apontados têm por objetivo explanar sobre as marcas delimitadoras do patriarcalismo em Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar (1975). Ao longo do texto percebemos a força que o pai, patriarca exerce na constituição da vida e ações das personagens, membros da família, impedindo-os de serem sujeitos autônomos.
Porém, neste grupo de entes familiares passivos, André se sobressai fugindo da fazenda que para ele era um mundo asfixiante, onde o passar do tempo parecia consumir as gerações, no qual a rigidez moral mantinha as estruturas sociais análogas às da Idade Média, ou seja, a família configurava-se num sistema patriarcal rígido. Um mundo obscuro que negava o seu relacionamento amoroso com sua irmã Ana, para ir morar em uma vila, migrando para a luz do mundo, luz esta que aos olhos do patriarca não existia. Para Iohána, o pai, a única luz saudável advinha da vida doméstica na Lavoura, em comunhão com os seus ensinamentos provenientes dos sermões que eram direcionados à família, a fim de receberem sua porção diária de justiça e sabedoria para trilhar um caminho honroso, longe das trevas que circundavam o externo à Lavoura Arcaica. Assim, o patriarca escolhe à morte ao ter que ver a nova ordem ideológica defendida por André se estabelecer, dentro dos estreitos cercos que Iohána, ao longo de décadas cingiu, para que as “trevas” do mundo não contaminassem a claridade pura de sua Lavoura.

 

O PAPEL DA AVALIAÇÃO NA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PELAS LENTES DO ISD

SILVA, Janislei Dala Rosa. GP/CNPq, GETISD/FECILCAM, janislei@gmail.com
TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues (OR), GP/CNPq, Fecilcam, belinhatog@yahoo.com.br

O objetivo desta apresentação é discutir um estudo desenvolvido por meio de uma experiência realizada por docentes da rede pública de ensino, integrantes do GETISD – Grupo de Estudo e Trabalho em Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), enfatizando-se o papel da avaliação inserida nas produções inicial e final de uma Sequência Didática (SD). Ancoramos nosso estudo nos pressupostos teórico-metodológicos do ISD (BRONCKART, 1999/2003/2007/2009, 2006, 2008; SCHNEUWLY E DOLZ, 1998, 2004; MACHADO, 2002; 2009). Com isso, procuramos discutir o papel da avaliação formativa na elaboração da produção inicial do aluno e da avaliação somativa na elaboração da produção final, considerando-se que a avaliação é um elemento constitutivo da formação do aluno na Educação Básica. Este trabalho também procura confrontar aspectos teóricos alicerçados nos estudos de alguns autores, tais como Perrenoud (1999) e Vasconcelos (2000). Os resultados deste estudo mostram que, para que uma SD possa ser uma ferramenta pedagógica mais efetiva, devemos compreender a natureza da avaliação no processo da SD e a valoração dos meios avaliativos discutidos neste estudo, como elementos essenciais ao processos de aprendizagem.

 

A CONDIÇÃO DA MULHER EM O QUE A GENTE NÃO DISSE, DE LYA LUFT

SILVA, Luís Cláudio Ferreira. PG/UEM, luismaringa@hotmail.com

Durante muito tempo a mulher foi vista como “o outro”, contra o qual o homem impunha seu poder, devendo ser subserviente nas sociedades patriarcais e falocêntricas, o que descreve a nossa e as sociedades de modelo eurocêntrico em geral. É comum mesmo em uma época que se auto-intitula moderna ouvir frases como “lugar de mulher é na cozinha”, “ser mãe é padecer no paraíso”, “tem coisas que só os homens podem fazer” etc. O rompimento de muitas barreiras nos campos econômico, tecnológico e medicinal – só para citar alguns – parece não ter tido muito reflexo no que tange à condição feminina. Simone de Beauvoir, em Segundo Sexo, teoriza sobre as origens desse fenômeno, numa obra fundamental para entender a situação feminina. Após, ela outras grandes autoras teorizaram sobre a questão da representação feminina na literatura, bem a como a literatura produzida por mulheres. No presente trabalho, foi escolhida a escritora brasileira Lya Luft e o seu conto O Que a Gente Não Disse do livro de contos O Silêncio dos Amantes para análise. Por meio desta pesquisa, portanto, pretende-se discorrer sobre a teoria da crítica feminista e seus efeitos na literatura, como a mulher foi representada na literatura até os dias de hoje e como se deu a escrita feminina. A escrita de Lya Luft discute as questões feministas ou é simplesmente uma repetição dos moldes masculinos? Suas personagens são libertas do jugo masculino ou elas são representativas no que tange à situação de submissão da mulher perante ao homem na sociedade? Sua obra é sinônimo de denúncia da situação das mulheres ou discute também outros temas?

 

DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO POLÍTICA: ESTUDO SOBRE UM PROJETO DE OFICINA DE LEITURA ALTERNATIVA EM CAMPO MOURÃO

STALL, Elaine Martins. USF/FECILCAM, lainestall@hotmail.com
PEREIRA, Alessandra Augusta (OR) FECILCAM, alessandrafecilcam@yahoo.com.br

Este trabalho é parte do projeto Rede de Formação Cultural e Sistema Próprio de Comunicação, pertencente ao Programa Universidade Sem Fronteiras. O projeto tem sido desenvolvido com jovens, adolescentes e comunidade no entorno do Colégio Estadual Ivone Soares Castanharo de Campo Mourão, que por morarem em um bairro, considerado de IDH baixo, segundo dados do IBGE, pouco acesso à leitura de textos alternativos eram lhes dados, prejudicando, desta forma, a formação desses sujeitos e fazendo com que não assumissem uma posição política que influenciasse no reconhecimento dos mesmos como sujeitos agentes de transformação do espaço social onde estavam inseridos. Assim, apresentamos um estudo sobre uma das oficinas realizadas no colégio: a oficina de leitura, cujo objetivo foi o de discutir a participação dos alunos e a conceituação de desenvolvimento, segundo a teoria histórico-cultural (VYGOSTKY, 1991). Para discutir a participação dos alunos durante as oficinas de Leitura, nos utilizamos de relatos feitos ao término das oficinas realizadas no primeiro semestre de 2010. O estudo, de forma geral, revelou que ao inserir uma nova prática social, cria-se uma espécie de resistência ao novo, o que faz com que os agentes participantes do processo demorassem a convencer-se da necessidade de tal prática. Por outro lado, percebeu-se também, ainda que minimamente, o desenvolvimento dos alunos ao referir-nos às leituras alternativas. Assim concluímos que esta prática poderia ser instrumento de formação política, não em contraturno como foi feito, mas dentro do período de aulas dos alunos, como parte do currículo escolar.

 

UMA PROPOSTA DE LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS LITERÁRIOS

STALL, Elaine Martins. TCC/G/FECILCAM, lainestall@hotmail.com
MOURA, Wilson Rodrigues (OR) FECILCAM, wilsonmoura@hotmail.com

O presente trabalho está vinculado ao Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura do Curso de Letras da FECILCAM que será desenvolvido em uma turma do segundo ano do Ensino Médio, em um colégio do município de Campo Mourão. Após realizar uma série de observações na referida turma, percebemos que nas aulas de Língua Portuguesa os textos apresentados aos alunos são os que estão elencados no livro didático, isto é, fragmentos de textos com exercícios estruturais e a sua relação com a Escola Literária.  Além disso, o contexto escolar também não apresenta uma proposta para o incentivo à leitura, o que dificulta o prática em sala de aula com obras na integralidade. Desta Forma, objetivamos compreender porque o texto literário não é ensinado conforme as recomendações feitas pelos documentos que oficializam o ensino de literatura  no ensino básico.Assim, a partir dessa compreensão propor-se-á uma metodologia de leitura e análise de textos literários, pautada na teoria da Estética da Recepção, de Hans Robert Jauss 1994, nos estudos de Antonio  Candido 1972, que ressalta a importância da Literatura na Formação Humana, e nos níveis de leitura  apresentados por Platão e Fiorin e  Cândida Vilares Gancho.Diante  das dificuldades  de se trabalhar a Literatura na escola, propomos uma   aplicação de uma  metodologia  de leitura  na integralidade dos textos literários que possa contribuir com a práxis do professor e o aprendizado do aluno.

 

PRESCRIÇÕES SOBRE O OBJETO DE ENSINO NAS DIRETRIZES CURRICULARES DO CURSO DE LETRAS

TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues, GP/Letras, FECILCAM, belinhatog@yahoo.com.br
SILVA, Alessandra A. P. da, GP/Letras, FECILCAM, alessandrafecilcam@yahoo.com.br

Este estudo foi desenvolvido como trabalho final da disciplina Políticas Educacionais e o Ensino de Língua Estrangeira, ministrada pela profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina e insere-se nos trabalhos desenvolvidos pelas autoras vinculados ao grupo de pesquisa Linguagem e Educação, coordenado pela Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão, pela UEL/CNPq (Universidade Estadual de Londrina), no Estado do Paraná, bem como ao grupo de pesquisa Linguagem, Desenvolvimento, Educação e suas Relações, coordenado pela Profa. Dra. Maria Izabel Rodrigues Tognato, pela FECILCAM/CNPq (Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão), também no Estado do Paraná. A presente pesquisa tem por objetivo apresentar e discutir as prescrições apontadas nas Diretrizes Curriculares para os cursos de Letras (2001) no que diz respeito ao objeto de ensino no contexto de formação inicial. A partir disso, temos como intuito discutir as perspectivas teórico-metodológicas que constitui o documento e suas possíveis implicações no trabalho do professor-formador segundo referenciais teóricos advindos da Ergonomia da Atividade francesa (SAUJAT, 2004) e da área da educação (NÓVOA, 1992; 1995), (PIMENTA E ANASTASIOU, 2005). Este estudo justifica-se na medida em que percebemos, pelo contexto em que atuamos, uma necessidade de maiores esclarecimentos em relação ao que é prescrito, tanto aos professores formadores quanto aos futuros professores no que se refere ao objeto de ensino. Com isso, a partir do estudo do documento analisado e da elaboração deste texto, acreditamos que uma análise mais cuidadosa acerca do processo de formação de professores no ensino superior se faz necessária.

 

A ABRANGÊNCIA DO CONCEITO DE FORMAÇÃO DISCURSIVA EM FOUCAULT: APONTAMENTOS METODOLÓGICOS PARA A ANÁLISE DE DISCURSO

VOSS, Jefferson. PG/UEM, PLE, CNPq, jeffersonvoss@yahoo.com.br

Resultante das discussões empreendidas na dissertação intitulada Reoperacionalizando o Conceito de Formação Discursiva de Michel Foucault no Tratamento de Objetos Midiatizados, em desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e subsidiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), esta comunicação visa a apresentar alguns caminhos metodológicos para a análise de discurso a partir da leitura da obra A Arqueologia do Saber, de Michel Foucault (2008). Sabendo-se que este texto de Foucault figura um esclarecimento metodológico sobre suas análises históricas e define linhas programáticas para a descrição daquilo que o autor nomeia formação discursiva, o objetivo de nosso trabalho é mostrar apontamentos para a operacionalização desse conceito na análise de discurso (AD). Tanto tecemos críticas a leituras que transferem e adaptam os conceitos de Foucault à AD, como o trabalho que Courtine (2009) desenvolveu em 1981, quanto trazemos algumas leituras que mostram os problemas suscitados por estas transferências, como a da entrevista concedida por Courtine (2010) a Fernandes. O resultado das discussões mostra que algumas ressalvas devem ser feitas quando fazemos análise de discurso tomando o trabalho de Foucault (2008), principalmente porque os conceitos de discurso, prática discursiva e formação discursiva adquirem, na obra desse filósofo, uma peculiaridade que não é tratada pelos analistas de discurso e que é apontada por Possenti (2009): eles se referem aos saberes que imprimem vontade de verdade e que recaem, principalmente, sobre a episteme científica.