Apresentação

Programação

Trabalhos

Realização

Organização/Equipes

Ficha Catalográfica

Ajuda

 

PAINEL

 

A DINÂMICA DOS SISTEMAS ATMOSFÉRICOS EM 2007 NA
REGIÃO DE CAMPO MOURÃO

RODRIGUES, Ligia Priscila, IC, CNPq, Geografia, Fecilcam, ligia.priscilapr@hotmail.com
BORSATO, Victor da Assunção (OR), Fecilcam, victorb@fecilcam.br

Estudar o clima de Campo Mourão é um fator importante, principalmente por essa região estar situada em uma zona de transição climática e com ampla variação interanual e estacional. As sucessões dos tipos de tempo são consequências da alternância da atuação dos sistemas atmosféricos em todo o Centro Sul do Brasil. No inverno, a massa Polar atlântica atua intensamente e avança pelo interior do continente, além de causar as chuvas frontais e quedas bruscas na temperatura. No verão a massa Equatorial continental se amplia e frequentemente atua na região, como é um sistema de baixa pressão e elevada umidade, as chuvas convectivas são abundantes. O trabalho tem como objetivo mostrar a dinâmica dos sistemas atmosféricos a partir da leitura de duas cartas sinóticas da Marinha do Brasil do ano de 2007, sendo uma para o dia 03 de janeiro que mostra os sistemas de baixa pressão com 1008 hPa, e outra para o dia 10 de julho, que mostra os sistemas de alta pressão atuando sobre o Centro Sul do Brasil. Os sistemas de baixa pressão ocorrem em dias de temperaturas elevada, nebulosidade variável e com intensa convectividade do ar, geradora das instabilidades atmosférica, ou seja, a chuva. A massa Polar atlântica é um sistema de alta pressão e atua mais intensamente no inverno. Esse trabalho é uma amostragem do projeto de pesquisa elaborado para estudar a dinâmica atmosférica no ano de 2007 em Campo Mourão.

Palavras-chave: Climatologia Dinâmica. Cartas sinóticas. Pressão atmosférica

 

A FOTOGRAFIA COMO REGISTRO DAS MUDANÇAS NA PAISAGEM DE CORUMBATAÍ DO SUL

SALATTA, Vinicius Aparecido, IC-JR (Fundação Araucária) – Colégio Unidade Polo, vi.salatta@bol.com
COLAVITE, Ana Paula (OR - Fundação Araucária) – Fecilcam, apcolavite@hotmail.com

O presente projeto teve como objetivo principal desenvolver atividades relacionadas ao registro fotográfico histórico e atual das transformações da paisagem no município de Corumbataí do Sul-PR. Dentre as atividades desenvolvidas elenca-se: contato com antigos moradores do município para solicitar fotografias antigas que demonstrassem aspectos da paisagem local; criação de cadastro para as fotografias com sua respectiva análise. Para sua execução foram realizadas saídas de campo e leituras sobre análise da dinâmica da paisagem, geo-foto-cartografia e a importância das fotografias enquanto registro histórico. Através do desenvolvimento da presente pesquisa pode-se concluir que a fotografia é uma importante ferramenta de analise da paisagem, tanto do contexto histórico em que foi obtida quanto das relações atuais, nestas existentes. Congregam em um quadro as relações físico-topográficas, o direcionamento econômico de uma região, bem como indícios culturais. Alguns dos elementos presentes em uma fotografia de paisagem são facilmente observáveis e outros devem ser analisados com pensamento critico, pois alguns tipos de uso do solo estão presentes em uma paisagem por conta da conjuntura econômica, política e social que transcendem os limites municipais, e nem sempre estão implícitos na imagem.

Palavras-chave: Fotografia. Paisagem. Corumbataí do Sul.

 

ANÁLISE DA IMAGEM DO CAMPO E DO LAZER DE CORUMBATAÍ DO SUL - PR

SANTOS, Tchaykovsky Vilela, IC-JR (Fundação Araucária) – Colégio Unidade Polo, tchay.10@hotmail.com
Ana Paula Colavite (OR - Fundação Araucária) – Fecilcam, apcolavite@hotmail.com

A presente pesquisa dedicou-se a análise das formas de lazer praticadas no campo, pelos moradores de Corumbataí do Sul - PR, por meio da análise de documentos iconográficos das famílias investigadas. Para tanto realizou-se leituras e fichamentos dos textos indicados, as quais foram debatidas e em grupo, cuja temática versava sobre o uso da fotografia como fonte de pesquisa histórica, o que nos ajudou a compreender a importância deste recurso para o reconhecimento das histórias e das características da vida dos lugares e pessoas retratadas. Paralelamente realizou-se também o levantamento do acervo iconográfico de famílias de Corumbataí do Sul. Nestas fotografias ficam evidentes os costumes e a vida dos habitantes de Corumbataí do Sul, assim como suas mudanças. Espera-se com esta pesquisa conseguir um grande acervo histórico da cidade de Corumbataí do Sul, que é um município que apresenta indicadores socioeconômicos abaixo da média regional, além de sua história ser pouco conhecida e pouco retratada mais que guarda no seu passado um enorme acervo de fotos, que pode nos mostrar o seu passado e suas riquezas, seja do espaço rural ou urbano.

Palavras-chave: Imagem. Lazer. Campo.

A CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA E CULTURAL DOS FEIRANTES DA FEIRA LIVRE DE RONCADOR - PR

 RUY DA SILVA DOS REIS – FECILCAM, ruysreis@hotmail.com
VIRGILIO MANUEL PEREIRA BERNARDINO – FECILCAM, virgilio_fecilcam@yahoo.com

Trata-se de uma pesquisa que está se iniciando e irá estudar a Feira Livre e as transformações estruturais por quais passa a sociedade de Roncador - Pr, município da COMCAM. Pretende-se desenvolver estudo sobre A CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA E CULTURAL DOS FEIRANTES DA FEIRA LIVRE DE RONCADOR - PR. As feiras livres como são atividades econômicas legalizadas, representam uma fonte a mais de arrecadação tributária, de renda e de geração de empregos no Município. Por ser uma importante fonte de abastecimento da cidade e de renda dos feirantes, é necessária uma análise profunda da situação atual que se encontra esta Feira Livre. Deseja-se fazer a caracterização socioeconômica e cultural dos feirantes, de forma que possa contribuir no planejamento da Prefeitura do Município de Roncador. Espera-se identificar as reais necessidades encontradas no mercado e também levantar as dificuldades esboçadas na realidade dos feirantes.

Palavras-chave: Caracterização socioeconômica. Feira-livre. Roncador.

 

A MIGRAÇÃO TEMPORÁRIA E A PRECARIEDADE DO TRABALHO: ESTUDO DE CASO NA USINA SABARÁLCOOL

Daiane Medeiros - FECILCAM, daiiaa.geo@hotmail.com
Fábio Rodrigues da Costa (OR) - FECILCAM, fabiorcmestrado@bol.com.br

A pesquisa intitulada “A migração temporária e a precariedade do trabalho: estudo de caso na Usina Sabarálcool” tem como objetivo analisar os fatores que condicionam a migração temporária e, algumas vezes definitiva, de trabalhadores nordestinos e mineiros para o corte da cana-de-açúcar na Usina Sabarálcool, S/A – Açúcar e Álcool, no distrito de Ivailândia, município de Engenheiro Beltrão, Paraná. Propõe-se uma reflexão sobre a contradição socioespacial existente e os motivos que ocasionam a migração temporária.  A metodologia utilizada consiste na análise e interação de dados quantitativos e qualitativos sobre a migração temporária e a precariedade do trabalho no corte da cana-de-açúcar. A análise será realizada através das seguintes técnicas e procedimentos: pesquisa bibliográfica, pesquisa digital, entrevistas semi-estruturadas, análise de informações e dados, entre outros. Através da elaboração do estudo será possível compreender a dinâmica espacial existente nessas localidades. Com a pesquisa também será possível ampliar as possibilidades para o avanço do conhecimento cientifico, planejamento e organização da dinâmica populacional.

Palavras-chave: Migração temporária. Precariedade do trabalho. Usina canavieira.

 

A PRÁXIS DA CULTURA UCRANIANA NO ESPAÇO URBANO DE RONCADOR-PR: UMA ANÁLISE DAS CATEGORIAS FORMA, FUNÇÃO, ESTRUTURA E PROCESSO

KALINOVSKI, Elaine Cristina Zavadovski, IC, Fecilcam, Fundação Araucária, Geografia, Fecilcam, elaine_kalinovski@hotmail.com
BOVO, Marcos Clair (OR), Fecilcam, mcbovo@yahoo.com
TÖWS, Ricardo Luiz (CO-OR), Fecilcam, ricardotows@gmail.com

Este painel tem como temática analítica o estudo e a compreensão da permanência da cultura ucraniana na área urbana do município de Roncador-PR. Pretende-se verificar as transformações que ocorreram ao longo do tempo histórico e como a cultura ucraniana sobrevive e resiste ao processo de modernização do mundo urbano. A população de origem ucraniana, proveniente de centros difusores localizados ao Sul do Estado do Paraná, ocupou e colonizou as terras que compreende o atual município de Roncador, deixando impresso os traços de sua cultura na paisagem da cidade, além de difundir os seus costumes culturais, que se transformam em rugosidades, isto é, em formas herdadas do passado. Destarte, a presente pesquisa visa contribuir para a preservação e disseminação da cultura ucraniana na área urbana de Roncador, através de uma proposta de intervenção para resgatar a origem, de forma que a imagem da cidade traga sempre a marca dessa cultura herdado do período de colonização, mantendo e reproduzindo os seus traços e manifestações culturais, como fator de identificação e potencialidade para o desenvolvimento do município. Ressalta-se que as categorias de análise, forma, função, estrutura e processo são de grande relevância para a análise da pesquisa, assim, a utilização do referencial teórico, por meio do levantamento de material bibliográfico especializado, o referencial empírico, com a realização de trabalhos de campo e, o referencial técnico, através do uso de fotografias para a análise da paisagem e da cultura, são os suportes metodológicos que embasam a presente pesquisa.

 

APLICAÇÃO DAS REDES NEURAIS DE BASE RADIAL NA METEOROLOGIA

MAEDA, Emerson Yoshio, (PIBIC/Fundação Araucária), Fecilcam, math.maeda@gmail.com
MOTA, Juliano Fabiano da (OR), Fecilcam, jfmota@fecilcam.br
VITOR, Adriano (CO-OR), Fecilcam, profadrianovitor@hotmail.com


Esta pesquisa tem como objetivo aplicar as RBFNN – Radial Basis Function Neural Network, Redes Neurais de Base Radial, na previsão do nível de precipitação pluviométrica na região de Campo Mourão. Os dados foram coletados na estação climatológica principal de Campo Mourão, mantida pelo Departamento de Geografia da UNESPAR/FECILCAM – Universidade Estadual do Paraná, Campus de Campo Mourão. Espera-se que o índice de acerto das RBFNN seja maior ou igual a 80% de acerto no conjunto de testes e, posteriormente, será realizada uma comparação com a taxa de acerto do Perceptron de múltiplas camadas. Deste modo, se a essa técnica RBFNN apresentar um melhor desempenho que a outra técnica aplicada, poderá servir como um método para auxiliar nos estudos meteorológicos a referida instituição.

Palavras-chave: Redes Neurais de Base Radial. Meteorologia. Previsão.

 

AS MARCAS IMPRESSAS PELA RELIGIÃO CATÓLICA NA PAISAGEM DE CAMPO MOURÃO

BATISTA, Marinalva dos Reis (IC) UEPR/ Fecilcam, Marinalva_mrb@hotmail.com
COLAVITE, OR. Ma. Ana Paula (TIDE) UEPR/ Fecilcam, apcolavite@hotmail.com

Este estudo apresenta resultados a cerca do projeto de Iniciação Cientifica intitulado "As Marcas Impressas Pela Religião Católica na Paisagem de Campo Mourão", vinculado ao Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar (NUPEM) ligado a Coordenação de Pesquisa, Extensão e Ensino da UEPR – FECILCAM. O qual tem por objetivo realizar uma análise geocultural sobre as marcas impressas pela religião católica na paisagem de Campo Mourão, especificamente na porção sudoeste da cidade. Nos resultados preliminares evidenciamos que no nosso recorte geográfico envolvem a duas Igrejas Católicas Matrizes – Nossa Senhora do Caravággio, com 4 capelas e a Igreja Sagrada Família com 7 capelas. Como nossa pesquisa encontra-se ligada aos eventos religiosos ligados à religião católica, no dia 23 de junho de 2011 fora celebrado o dia de Corpus Christi na Igreja Matriz Nossa senhora do Caravággio, o qual acompanhamos e fotografamos para posteriormente tecermos uma análise da influencia de tal evento na construção da paisagem momentânea do município. As bases teórico-metodológicas encontram respaldo em autores como Zeny Rosendahl, Roberto Lobato Corrêa, Denis Cosgrove, além de outros que analisam a paisagem pelo viés da Geografia Cultural. Contudo, como nossa pesquisa se encontra em fase inicial, ainda realizaremos descrição em ficha das características gerais de cada ponto mapeado, coletas de fotografias históricas e recentes desses pontos. Ademais serão realizadas entrevistas com párocos e fiéis das igrejas católicas, para coleta de dados mais específicos para tecermos uma análise geocultural da influência da religião católica na porção sudoeste de campo Mourão.

Palavras-chave: Paisagem, Religião Católica, Campo Mourão.

 

ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E CULTURAIS DOS FEIRANTES DE CAMPO MOURÃO E SUA MOBILIDADE DE TRABALHO     

OLIVEIRA, Dean Gomes de (IC-PICV Voluntário), Geografia – Universidade Estadual do Paraná/Fecilcam, professordeanoliveira@gmail.com
BERNARDINO, Virgílio Manuel Pereira (OR), Geografia – Universidade Estadual do Paraná/Fecilcam, virgilio_fecilcam@yahoo.com

Esta proposta surgiu de observações feitas “in-loco” em algumas feiras do município de Campo Mourão - Pr. A preocupação com a mobilidade urbana da população e, em particular, com mobilidade da força de trabalho, é uma questão significativa para quem vive em cidades como a de Campo Mourão. A própria mobilidade e estrutura da sociedade vêm sendo modificada, devido às necessidades oriundas de uma grande parcela da população que se encontra desempregada. Pretende-se realizar uma pesquisa bibliográfica e de campo, focalizando as Feiras Livres desta nossa cidade, em uma tentativa de compreender sua importância e sua qualidade ambiental, focalizando os diversos problemas existentes no seu interior e apontar algumas soluções que resgatem a sustentabilidade local.

Palavras-chave: Feirantes. Aspectos socioeconômicos. Mobilidade do trabalho.

 

CIDADE VERSUS CAMPO: RESGATE HISTÓRICO DO PROCESSO DE COLONIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE TUNEIRAS DO OESTE – PR

CARVALHO, Cíntia Silvia, IC, (Fundação Araucária), Geografia, Fecilcam, cintia.silvia-carvalho@hotmail.com 
BOVO, Marcos Clair (OR), Geografia, Fecilcam, mc@yahoo.com
TOWS, Ricardo Luiz (CO-OR), Geografia, Fecilcam, ricardotows@gmail.com

A presente pesquisa visa realizar um resgate histórico do processo de colonização do município de Tuneiras do Oeste – PR destacando as relações e contradições entre o rural e urbano. Em primeiro momento, pretende-se estabelecer a discussão teórica sobre os conceitos basilar desta pesquisa, estruturando a fundamentação científica. Posterior, buscar-se-á fazer o uso de alguns recursos metodológicos que irão contribuir para o levantamento de dados, caracterizados pelas fontes orais e a fotografia. Assim, serão entrevistados os pioneiros deste município para levantar os principais aspectos do período histórico. Ao mesmo tempo, utilizar-se-á das fotografias como metodologia de análise para verificar as transformações espaciais ocorridas ao longo dos anos. Será aplicado também um questionário com a população local para levantar dados quantitativos e qualitativos a respeito das condições socioeconômicos atuais no rural e urbano na área em estudo. Por fim, realizar-se-á a sistematização dos dados, proporcionando a discussão sobre o período de colonização deste município, além de contribuir com uma análise das condições socioeconômicas atuais, favorecendo assim a elaboração de novas propostas voltadas a um planejamento territorial e urbano.

Palavras-chave: Colonização. Condições Socioeconômicas. Rural versus Urbano.

 

DISCUSSÕES PRELIMINARES SOBRE O MAPEAMENTO DA POBREZA DE MAMBORÊ-PR

BELTRAMIN, Renata Helena (Fundação Araucária) – Fecilcam, renatabeltramin@hotmail.com
COLAVITE, Ana Paula Or. (Fundação Araucária) – Fecilcam, apcolavite@hotmail.com

A presente pesquisa tem como intuito norteador discutir sobre a distribuição espacial da pobreza no município de Mamborê, sua ocorrência qualitativa e quantitativa correlacionando-a com o acesso a infraestrutura urbana e os elementos da paisagem. Serão adotadas variáveis como: dados das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e a localização destas, dados socioeconômicos municipais e coletados pelo IBGE, além de dados sobre a qualidade da infraestrutura urbana. Com estas variáveis e outras que se fizerem necessárias será possível construir mapas que expressem espacialmente a concentração da pobreza na cidade de Mamborê e sua correlação com o acesso a infraestrutura, assim como os reflexos que podem ser observados na paisagem. As áreas de extrema pobreza ou miséria desapareceram de muitas cidades, no entanto, a pobreza estrutural, que está enraizada na essência do sistema econômico imperante, fruto da má distribuição de renda e do subemprego, continua abundante nas cidades brasileiras. Tendo em vista que, nos dias atuais, a questão de moradias em áreas de risco tem sido muito discutida, principalmente após os constantes desastres de alagamentos e deslizamentos de encostas, culminando com inúmeras mortes e grandes prejuízos para as diversas escalas de governo. A execução do referido projeto torna-se relevante para análise da segregação espacial na cidade de Mamborê, bem como para o fornecimento de informações, ao governo municipal, das áreas mais carentes dentro da cidade.

Palavras-chave: Distribuição espacial da Pobreza. Mapeamento. Infraestrutura urbana.

 

DROGADIÇÃO, EDUCAÇÃO E DESESTRUTURA FAMÍLIAR: UMA ANÁLISE INVESTIGATIVA DO PRO - EGRESSO NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO/PR

FARIAS Marta Diniz de Sá Geografia Fecilcam, martadinizsafarias@hotmail.com
BOVO Marcos Clair (OR) mcbovo@yahoo.com

A presente pesquisa tem como propósito analisar o perfil dos egressos envolvidos com drogas no município de Campo Mourão/PR, bem como levantar as causas do uso de drogas pelos mesmos. A metodologia é constituída de levantamento bibliográfico, análise dos dados obtidos nos formulários do Programa Pro - Egresso de Campo Mourão/PR, confecção de gráficos e tabelas tendo como base os anos de e 2009, 2010, bem como entrevistas com os profissionais atuantes na área para verificar os principais problemas enfrentados pelos egressos e as propostas sócio-educativas de caráter preventivo. É neste contexto que buscamos compreender e avaliar o desempenho do Programa Pro - Egresso de Campo Mourão que tem como principal função reintegrar à sociedade aquelas pessoas que sofreram sanção penal e cumprem algum tipo de pena. Esta pesquisa é inédita e de grande relevância por iniciar um processo de avaliação da eficácia deste programa em Campo Mourão e outros municípios. Cabe destacar que a drogadição é mais perceptível em populações  de risco social, em variadas faixas etárias, com problemas familiares e educacionais. Nesse sentido buscamos realizar uma investigação no ramo da Geografia de Saúde, na qual poderemos investigar a incidência de casos de drogadição, suas causas, o perfil das pessoas envolvidas, além de levantar questionamentos acerca das medidas sócio-educativas a serem tomadas pelos órgãos responsáveis para reduzir este problema no município, com o objetivo do resgate da cidadania do egresso, buscando melhorias no convívio familiar e no respeito mútuo em sociedade.

Palavras-chave: Drogadição; Egressos, Sociedade.

 

ECONOMIA DO MUNICIPIO DE MATO RICO/PR E SEUS FATORES DE INFLUÊNCIA

Maria Simone Niclevicz , IC, Fecilcam, monynha79@hotmail.com
Virgilio Manuel Pereira Bernardino, Fecilcam, virgilio_fecilcam@yahoo.com

O presente painel apresenta o projeto de pesquisa de iniciação cientifica e tem como objetivo estudar a influência da Topografia na economia do município de Mato Rico-PR. O município de Mato Rico está localizado na Mesorregião Centro-Sul Paranaense e possui população total de 4.205 habitantes, sua economia é predominantemente agrícola e aproximadamente 80% da população reside na zona rural. Dessa forma, observando os baixos índices de desenvolvimento da economia do município, e que basicamente, essa economia é rural, faz-se necessário conhecer os fatores que influenciam sua dinâmica, dentre elas, a topografia do relevo. Para tanto, esse projeto pretende identificar a topografia e relevo do município, pesquisar um diagnóstico socioeconômico, analisar a economia predominante local e suas principais deficiências e elaborar uma pesquisa de campo quantitativa e qualitativa a fim de verificar a influência da topografia na economia local.

Palavras-chave: Topografia. Desenvolvimento local. Economia.

 

ELABORAÇÃO DE UMA HEURÍSTICA PARA O QUADRO DE HORÁRIOS DOS PROFESSORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - CAMPO MOURÃO

SANTOS, Marcos de Oliveira dos, FECILCAM, marcos_ols@yahoo.com.br
MOTA, Juliano Fabiano da, FECILCAM, jfmota@fecilcam.brl
VITOR, Adriano, FECILCAM,profadrianovitor@gmail.com

O Problema do Quadro de Horários (PQH) ou Problema de Programação de Horários Escolares (PPHE) insere-se numa classe de problemas de difícil solução via modelagem exata quando se trata de instâncias que consideram preferências por dia de trabalho para professores, aulas geminadas e outras particularidades em um caso real de um colégio ou instituição de ensino superior. Neste trabalho apresenta-se um procedimento heurístico, inspirado nas características observadas em uma das representações do problema, que envolve a construção de uma matriz na qual uma solução apresenta em cada coluna a ocorrência de uma, e só uma vez, cada turma. Posteriormente à elaboração da heurística proposta, será resolvido o problema real do quadro de horários da Universidade Estadual do Paraná – Campo Mourão. Atualmente a universidade realiza este trabalho de forma manual, o que requer um grande e evitável esforço por parte do profissional responsável, além de permitir erros e soluções que podem ser otimizadas.

Palavras chave. Problemas de Otimização. Problema do Quadro de Horários. Métodos Heurísticos.

 

ESTUDO DOS FITÓLITOS DE GRAMÍNEAS (POACEAE) NA VEGETAÇÃO DE CERRADO DE CAMPO MOURÃO, DESCRIÇÃO MORFOLÓGICA E PRESERVAÇÃO EM SOLO

Bruno Augusto Candelari (CNPq) – Fecilcam, xbruno@hotmail.com
Mauro Parolin – Fecilcam, mauroparolin@gmail.com

Fitólitos são partículas de sílica produzidas pelas plantas (monocotiledôneas) a partir de rejeitos metabólicos que se acumulam em várias partes de sua estrutura. Eles podem ser preservados no solo devido à decomposição, ou queima, de plantas usadas ou descartadas no local. Sua estrutura é diagnóstica de várias plantas, ou grupos de plantas. A pesquisa descreverá a morfologia dos fitólitos de 5 espécies de poaceas (Echinolaena inflexa, Paspalum lineare, Melinis minutiflora, Panicum cervicatum e Setaria vulpiseta), estabelecendo a preservação desses na camada superficial do solo. A pesquisa é importante, pois os fitólitos são muito usados em estudos paleoambientais do Quaternário, e são poucos os trabalhos publicados no Brasil. Para a observação dos fitólitos ao microscópio óptico serão confeccionadas lâminas de microscopia com base na desagregação dos tecidos vegetais e na dissolução do solo em meio ácido.

Palavras-chave: Estudos Paleoambientais. Opala Biogênica. Quaternário.

 

HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA HIPERBÓLICA

RIBEIRO, Guilherme Fernando, (IC/ Fundação Araucária), Matemática, Fecilcam, guilherme.ribeiro91@hotmail.com
SANTOS, Talita Secorun dos (OR/TIDE), Fecilcam, tsecorun@hotmail.com
FERREIRA, Luciano (CO-OR/TIDE), Fecilcam, lulindao66@hotmail.com

As histórias em quadrinhos são tidas por muitos como forma de entretenimento e lazer, mas elas podem auxiliar os estudantes a estabelecerem com a matemática um relacionamento mais agradável, podendo assim, contribuir muito para o ensino e aprendizagem. A proposta deste projeto de iniciação científica é utilizar as histórias em quadrinhos como recurso didático para ensinar o conteúdo de Geometria Hiperbólica. Seu objetivo específico é reconhecer os elementos que constituem a linguagem quadrinizada e estudar fatos e curiosidades acerca do surgimento da Geometria Hiperbólica. Pretende-se criar os personagens da história, vinculado com as figuras matemáticas e os matemáticos responsáveis pelo surgimento desta nova Geometria. Para a realização desse intento vamos a priori realizar uma pesquisa bibliográfica no qual estudaremos como se constrói a história em quadrinho e revisaremos tópicos da Geometria Hiperbólica. Após este estudo vamos tomar conhecimento do software HagáQuê, um editor de história em quadrinho que possui um banco de imagens com diversos componentes para a construção de uma história e vários recursos de edição destas imagens, ele será usado na elaboração da história em quadrinho. Utilizar a história em quadrinho como proposta didática, segundo Cunha e Moraes (2009), pode facilitar a compreensão dos conceitos matemáticos pelos estudantes, pois a história em quadrinho se constitui em um material que pode potencializar a motivação dos estudantes no que se refere ao estudo de matemática.

 

LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA – UMA POSSÍVEL ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM QUARTAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL

SILVA, Fernanda Maria da (IC), Fecilcam, fernanda_michalak@hotmail.com
COQUEIRO, Valdete dos Santos (OR), Fecilcam, vcoqueiro@yahoo.com.br
HERMANN, Wellington (CO-OR), Fecilcam - eitohermann@gmail.com

Essa pesquisa envolve a utilização dos materiais didáticos do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) da Fecilcam aliados a estratégias diferenciadas de ensino nas séries iniciais da Educação Básica. Este trabalho será realizado com turmas de quarta série, do antigo ciclo de oito anos, da Escola Municipal Gurilandia da cidade de Campo mourão. As atividades têm como objetivo o desenvolvimento de habilidades matemáticas por meio dos jogos, bem como a confecção de novos materiais didáticos por parte dos alunos. Neste contexto, nossa questão de pesquisa é: Como os alunos que participam das atividades diferenciadas propostas percebem a matemática envolvida na realização das tarefas que envolvem alguns materiais do LEM da Fecilcam? A pesquisa será de caráter qualitativo (ALVES-MAZZOTTI, 2002) e os dados para análise serão obtidos por meio de registros feitos pelos alunos durante e após a realização das tarefas ou dos jogos e por observações feitas pela pesquisadora durante as atividades. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, cuja característica marcante é o caráter indutivo tanto dos processos utilizados para a coleta e análise dos dados quanto da constituição da questão de investigação (BOGDAN; BIKLEN, 1994), ainda não temos claros os procedimentos utilizados para as análises dos dados. Além da contribuição para com a aprendizagem matemática dos alunos e dos possíveis subsídios proporcionados para ações futuras, no que diz respeito à utilização dos materiais do LEM, esperamos, também, que este projeto sirva para estreitar um pouco mais os laços entre a Educação Básica e o Ensino Superior.

Palavras-chave: Educação Matemática. Laboratório de Ensino de Matemática. Jogos.

 

MOBILIDADE DA SAÚDE ENTRE PEABIRU E CAMPO MOURÃO

Paulo Eduardo da Silva Gonçalves Ferreira – FECILCAM, pesgf@hotmail.com
Fábio Rodrigues da Costa (OR) – FECILCAM, fabiorcmenstrado@bol.com.br

O presente trabalho tem como objetivo principal estudar o deslocamento da população de Peabiru em busca de atendimento médico na cidade de Campo Mourão, entendendo o processo como mobilidade da saúde. Esta temática será discutida dentro do conceito de mobilidade humana. O trabalho se justifica em razão dos elevados problemas enfrentados por crianças, jovens, adultos e idosos que se deslocam em busca de atendimento médico devido à precariedade da saúde pública em Peabiru. A metodologia consta na realização de entrevistas diretas abertas e semi-estruturada com a população e com o poder público municipal. A pesquisa caminha dentro da geografia da população e busca compreender a precariedade do atendimento básico fornecido a população peabiruense e sua relação com a mobilidade. A administração da cidade de Peabiru, quando questionada sobre a problemática, nada mais faz além de discursos e promessas, o que vem ocasionando o aprofundamento do problema.

Palavras-chave: Mobilidade.  Saúde.  População.

 

MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE DOCENTES: UMA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA PARA AS SÉRIES INICIAIS

BARRETO, Ana Carolina Maia, IC, Matemática, Unespar/Fecilcam, carolzinha_barreto@hotmail.com
CEOLIM, Amauri Jersi (OR), TIDE, Unespar/Fecilcam, ajceolim@gmail.com
HERMANN, Wellington (CO-OR), Unespar/Fecilcam, eitohermann@gmail.com

A presente pesquisa pretende investigar as possibilidades oferecidas pela Modelagem Matemática para o Curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Duque de Caxias, como alternativa pedagógica que torna o ensino e aprendizado da matemática crítico e significativo. A pesquisa será realizada com alunos do terceiro ano do referido colégio, no município de Goioerê. A coleta de dados será feita por meio de observações, questionários e entrevistas.Também serão propostas atividades e estudos sobre Modelagem Matemática, com a finalidade de analisar a concepção dos alunos acerca da utilização da Modelagem Matemática nas séries iniciais.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Educação Matemática. Formação de Docentes.

 

O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS INCLUSOS EM SALAS REGULARES DO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

LEONEL, Renata Cristina, Fecilcam, renataleonel111@yahoo.com.
BORGES, Fábio Alexandre, Fecilcam, fabioborges.mga@hotmail.com.

O projeto de Iniciação Científica com o tema: "O ensino de matemática para surdos inclusos em salas regulares do ensino médio: Possibilidades e desafios" visa investigar as condições reais em que vem ocorrendo a inclusão de alunos surdos no Ensino Médio de escolas na região de Campo Mourão. Para isso, propõe-se o acompanhamento das aulas de Matemática, sendo que estas aulas deverão contar com a presença de um intérprete de Libras, uma exigência legal em todo o Brasil (BRASIL, 2005). Também serão escritas notas de campo (BOGDAN; BIKLEN, 1999) descrevendo essas observações das aulas. Num outro momento, monitorias de Matemática serão propostas e ministradas. Com isso, pretende-se uma maior interação e conhecimento da temática surdez. Ao final, será realizada uma análise qualitativa dos dados oriundos das notas de campo, com uma posterior publicação dessa análise.

Palavras-chave: Surdez. Ensino de Matemática. Inclusão Social.

 

O CONCEITO DE ESPAÇO E O ENSINO EM GEOGRAFIA:
CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

SANTOS, Helison Elconides dos (IC), FECILCAM, h.elconides@hotmail.com
COSTA, Fábio Rodrigues da (OR), FECILCAM, fabiocmestrado@bol.com.br
MALYSZ, Sandra Terezinha (CO-OR), FECILCAM, sandramalysz@hotmail.com

A presente pesquisa tem como pretensão estabelecer um diagnóstico sobre a concepção de espaço geográfico dos alunos de 8ª série do ensino fundamental. O foco da pesquisa será o Colégio Estadual de Campo Mourão – Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante, que está localizado no centro de Campo Mourão - PR. Através de trabalhos teóricos com bibliografias especializadas, e trabalhos empíricos com entrevistas e dinâmicas com os respectivos alunos, buscaremos entender quais são as concepções do espaço geográfico para estes estudantes e quais as principais dificuldades encontradas por eles na reflexão e analise do espaço em questão, tanto a nível local quanto a nível global. Por fim, iremos fazer um comparativo entre as concepções apresentadas pelos alunos com as expectativas propostas pelos documentos oficiais, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e as Diretrizes Básicas Curriculares do Estado do Paraná para o ensino de Geografia.
Além disso, a pesquisa tem como finalidade, possibilitar uma breve reflexão sobre a capacidade dos estudantes no processo de assimilação e envolvimento do espaço em que vivem, abordando aspectos socioeconômicos, políticos e culturais presentes em seu cotidiano. Neste sentido, o presente projeto tem como pretensões estabelecer um referencial informativo á alunos, professores e comunidade acadêmica em geral, afim de contribuir para a valorização e desenvolvimento do ensino de Geografia, além de possibilitar a reflexão dos estudantes do Colégio Estadual de Campo Mourão sobre a sociedade e o espaço em que vivem.

Palavras-chave: Educação. Espaço geográfico. Ensino em geografia.

 

O ÍNDICE DE CONFORTO AMBIENTAL NAS CIDADES DE CAMPO MOURÃO, MARINGÁ E LONDRINA NO ANO DE 2010

SOUZA, Yuri Leite de, Fundação Araucária, FECILCAM – yurileit@hotmail.com
BORSATO, Victor Assunção, Professor do Departamento de Geografia (Fecilcam), (OR) - victorb@fecilcam.br

A cidade de Campo Mourão está localizada nas proximidades do Trópico de Capricórnio e por isso apresenta as quatro estações do ano bem definidas. Sendo que a Primavera e o Outono, as estações de transição climática apresentam, ora as características do inverno, ora as do verão, essa variação é circunstância do sistema atmosférico que está atuando, os quais se alternam em poucos dias. O conforto ambiental é uma característica do clima local, como as cidades de Maringá, Londrina e Campo Mourão estão circunscritas num raio de 100 km e a altitude semelhante, portando próximas, investigar o Índice do Conforto Ambiental (ICA) para o ano de 2010 e compará-lo entre as três cidades é o objetivo principal dessa proposta. Os resultados de pesquisas já realizadas para Campo Mourão evidenciam que o clima local apresenta as características típicas de zona de transição climática. O clima local é conseqüência das sucessões dos tipos de tempo, por sua vez, consequências da alternância da atuação dos sistemas atmosféricos em todo o Centro Sul do Brasil. No inverno, a massa Polar atlântica atua mais intensamente e avança pelo interior do continente, ao avançar pela região, ela causará as chuvas frontais e quedas bruscas na temperatura. No verão a massa Equatorial continental se amplia e frequentemente atua na região, como é um sistema de baixa pressão e elevada umidade, as chuvas convectivas são abundantes. As consequências desses dois sistemas e dos demais que atuam na região serão analisados a partir do ICA. A proposta se fundamenta na umidade relativa do ar e na temperatura, esses dois elementos serão analisados em escala diária e a partir deles calculado o ICA. A gênese do Índice será estudada a partir dos sistemas atmosférico, analisados na escala diária através da análise das cartas sinóticas da Marinha do Brasil e das imagens de satélite no canal infravermelho. Os resultados serão sintetizados em cartas, ou seja, histogramas mensais com isolinhas para o ICA.

 

O ÍNDICE DE CONFORTO AMBIENTAL NAS CIDADES DE CAMPO MOURÃO, MARINGÁ E LONDRINA NO ANO DE 2010

SOUZA, Yuri Leite de (IC/Fundação Araucária), Geografia, FECILCAM, yurileit@hotmail.com
BORSATO, Victor Assunção (OR), FECILAM, victorb@fecilcam.br

A cidade de Campo Mourão está localizada nas proximidades do Trópico de Capricórnio e por isso apresenta as quatro estações do ano bem definidas. Sendo que a Primavera e o Outono, as estações de transição climática apresentam, ora as características do inverno, ora as do verão, essa variação é circunstância do sistema atmosférico que está atuando, os quais se alternam em poucos dias. O conforto ambiental é uma característica do clima local, como as cidades de Maringá, Londrina e Campo Mourão estão circunscritas num raio de 100 km e a altitude semelhante, portando próximas, investigar o Índice do Conforto Ambiental (ICA) para o ano de 2010 e compará-lo entre as três cidades é o objetivo principal dessa proposta. Os resultados de pesquisas já realizadas para Campo Mourão evidenciam que o clima local apresenta as características típicas de zona de transição climática. O clima local é conseqüência das sucessões dos tipos de tempo, por sua vez, consequências da alternância da atuação dos sistemas atmosféricos em todo o Centro Sul do Brasil. No inverno, a massa Polar atlântica atua mais intensamente e avança pelo interior do continente, ao avançar pela região, ela causará as chuvas frontais e quedas bruscas na temperatura. No verão a massa Equatorial continental se amplia e frequentemente atua na região, como é um sistema de baixa pressão e elevada umidade, as chuvas convectivas são abundantes. As consequências desses dois sistemas e dos demais que atuam na região serão analisados a partir do ICA. A proposta se fundamenta na umidade relativa do ar e na temperatura, esses dois elementos serão analisados em escala diária e a partir deles calculado o ICA. A gênese do Índice será estudada a partir dos sistemas atmosférico, analisados na escala diária através da análise das cartas sinóticas da Marinha do Brasil e das imagens de satélite no canal infravermelho. Os resultados serão sintetizados em cartas, ou seja, histogramas mensais com isolinhas para o ICA.

 

O RPG COMO ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

GONZATTO, Oilson Alberto Junior (IC), Matemática – FECILCAM, oilson.agjr@hotmail.com
COQUEIRO, Valdete dos Santos (OR) – FECILCAM, vcoqueiro@yahoo.com.br
HERMANN, Wellington (CO-OR) – FECILCAM, eitohermann@gmail.com

Esta é uma pesquisa qualitativa que tem como foco o desenvolvimento de encaminhamentos metodológicos para aulas de Matemática utilizando jogos. Desta forma, objetiva-se, juntamente com outro projeto relacionado e complementar, utilizar a modalidade dos jogos de RPG (Roleplaying Game), em tabuleiro, como recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem da matemática em turmas de sétima série, tal recurso se dará por meio da contextualização temática do jogo com diversas áreas do conhecimento. Este jogo por si só, pode ser de grande valia para o desenvolvimento intelectual, social e motor, do indivíduo, qualquer que seja o cenário no qual a trama é jogada, contudo, a proposta maior desse projeto é idealizar, contextualizar e concretizar um cenário alternativo e estimulante, baseado nos conceitos e conteúdos da matemática, viabilizando um aprendizado natural e espontâneo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tange a aplicação e busca a compreensão dos fenômenos emergentes sobre o ensino e aprendizagem da matemática em situações do jogo de RPG.

Palavras-chave: Roleplaying Games. Jogos. Educação Matemática.

 

PAISAGENS DO BRASIL E SUA VISUALIZAÇÃO NO GOOGLE EARTH:
 UMA METODOLOGIA DE APLICAÇÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA

BUENO, Ricardo Henrique, IC – Fecilcam, bueno_ricardo_henrique@hotmail.com
COLAVITE, Ana Paula (OR) – Fecilcam, apcolavite@hotmail.com

O presente estudo se dá em virtude das novas tecnologias de informação que assumem fundamental importância no processo didático do ensino de Geografia. Desta maneira, busca-se utilizar neste estudo o software Google Earth, ao qual é um dos melhores recursos multimídias existentes na atualidade para o ensino de Geografia, devido a sua gama de funcionalidades voltadas aos campos da Geografia. A presente pesquisa trabalha com este mecanismo de visualização cartográfica para a realização de discussões e análises referentes ao conceito de paisagem. Paisagem é um conceito que de acordo com alguns autores vêm sendo estudado para dar conta das relações entre homem e natureza e na qual é trabalhado em sala de aula pelo professor de Geografia do ensino fundamental e ensino médio. Como objetivo, a pesquisa pretenderá aplicar à metodologia de ensino de geografia o uso do software Google Earth para explicar aos alunos conceitos fundamentais da disciplina, tal como é o caso do conceito de paisagem. Proporcionando desta maneira ao professor, novas formas de abordagem dos temas trabalhados com as turmas de alunos nas escolas.

Palavras-chave: Metodologia. Geografia. Paisagem.

 

PODER E TERRITÓRIO: A ORGANIZAÇÃO DOS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS EM CORUMBATAÍ DO SUL – PR

SANTOS, Tatiane Rodrigues dos, IC, Geografia, Fecilcam, tatiirs@hotmail.com
ANDRADE, Áurea Andrade Viana de, (OR), Fecilcam/UEM,
aureavgeo@yahoo.com.br

A presente pesquisa de Iniciação Científica é um recorte da pesquisa “Poder do Estado e do Capital nos Processos de (Des-Re) Territorialização na Microrregião Geográfica de Campo Mourão - PR” em andamento no Programa de pós-graduação de Geografia da UEM. Na pesquisa de IC abordaremos a organização dos pequenos produtores rurais do município de Corumbataí do Sul. Esta tem como objetivo abordar a formação de um grupo de poder, em outras palavras, destacar a formação e organização da Associação dos pequenos produtores de Corumbataí do Sul – APROCOR. Para compreender como esses produtores rurais se organizaram em grupo é necessário uma abordagem acerca dos conceitos de poder e território.  Para o desenvolvimento da pesquisa aprofundaremos nas discussões desses conceitos e de seus correlatos balizados nos estudos de geógrafos e de cientistas políticos. Isto é, nas concepções de Claude RAFFESTIN (1993) análise econômica, política e cultural do território; Marcos Aurélio SAQUET (2007) que propõem uma interpretação das interfaces do território, bem como Milton SANTOS (2008) que discute território e espaço geográfico; Nicos POULANTZAS (1978 e 1985) que discute poder e classes sociais, dentre outros. Do mesmo modo, trabalharemos com pesquisa de campo, por meio de aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas com os produtores. Essas informações serão tabuladas e contribuirão para interpretação e análise do grupo de poder.

Palavras-chave: Poder. Território. Pequeno Produtor Rural.

 

PRODUÇÃO DO ESPAÇO E RELAÇÕES DE PODER NO MUNICÍPIO
DE JURANDA - PR

TAVERES, Daianne Patrícia Pulcinelli (IC), FECILCAM, daya‗patricia@hotmail.com
COSTA, Fábio Rodrigues da (OR), FECILCAM, fabiorcmestrado@bol.com.br

O presente trabalho tem como objetivo investigar como ocorreu o processo de ocupação, a produção do espaço e as relações de poder no município de Juranda - PR. Também tem como objetivo descobrir os motivos da evasão populacional, da falta de emprego e da má distribuição da renda, por meio da acumulação de riquezas e a concentração de poder na mão de poucos. A pesquisa se realizará em quatro etapas: a primeira consta na realização de fundamentação teórica, a segunda na elaboração de um arquivo fotográfico, a terceira na obtenção de dados indiretos (IBGE, IPARDES) e a quarta etapa na realização de entrevistas abertas e semi-estruturadas, tais entrevistas terão como base a metodologia da geógrafa Márcia da Silva, método este voltado a analise do poder local e de como se estabelecem tais relações sociais. Este trabalho é imprescindível devido ao número restritos de estudos sobre esta temática, importante para a compreensão das relações de poder e para a investigação das causas da redução da população, pois o referido município apresenta um crescimento geométrico negativo de -0,62%, de acordo com dados disponibilizados pelo IPARDES. Segundo o IBGE, entre 1991 e 2010, nota-se uma redução significativa da população total do município, que passou de 8.796hab. para 7.641hab, o fato pode indicar problemas sociais como a falta de empregos, o que leva a população a migrar em busca de oportunidades.

Palavras-chave: Produção do espaço. Relações de poder. Evasão populacional.

 

RPG – UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM QUINTAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL

MACHADO, Suélen Rita Andrade (PIBIC/Fundação Araucária), Matemática, FECILCAM, suelen_machado10@hotmail.com
COQUEIRO, Valdete dos Santos (OR), FECILCAM, vcoqueiro@yahoo.com.br
HERMANN, Wellington (CO-OR), FECILCAM, eitohermann@gmail.com

Esta pesquisa qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994) tem por objetivo investigar as possibilidades de se trabalhar conteúdos matemáticos com o jogo Role Playing Game (RPG), em quintas séries do ensino fundamental, utilizando-se de tal como uma alternativa para o ensino e aprendizagem da matemática. Temos conhecimento de poucos trabalhos envolvendo o uso de RPG relacionado à Educação (ROCHA, 2006; VASQUES, 2008). Na fase inicial do trabalho, pretendemos elaborar um plano de ação juntamente com os representantes do estabelecimento de ensino no qual o projeto será desenvolvido. Além disso, faremos um estudo em livros didáticos de matemática de quintas séries atualmente utilizados para a elaboração dos materiais do jogo, para que estes estejam de acordo com o conteúdo previsto no plano de ensino desta série. Por fim, utilizaremos este material com quintas séries de um Colégio Estadual da cidade de Campo Mourão, durante o ano letivo de 2012. Com estas atividades, pretendemos coletar dados, por meio da observação participante (ALVES-MAZZOTTI, 2002). Também faremos uso de entrevistas com os participantes e anotações para coletar dados. Utilizaremos, ainda, gravações de áudio dos encontros. Por meio destes procedimentos buscaremos responder à questão: é possível ensinar matemática para alunos da quinta série da educação básica por meio do jogo de RPG? Particularmente vislumbramos algumas possibilidades que dependem de respostas para tal questão, dentre as quais está a elaboração de materiais didáticos específicos envolvendo o jogo de RPG e a Educação Matemática.

Palavras-chave: Role Playing Game. Jogo como Recurso Metodológico. Educação Matemática.

 

UTILIZAÇÃO DA WEB 2.0 PARA PROVER CONTEÚDO EDUCATIVO SOBRE O TRÂNSITO DE CAMPO MOURÃO

OLIVEIRA, Pedro Henrique de (PIBICJr/Fundação Araucária), UTFPR, pedroholiveirah@gmail.com
VALENTIN, Lúcio Geronimo (OR), UTFPR, lgvalentin@utfpr.edu.br

O objetivo específico é o estudo das diversas ferramentas de Internet, como Google Maps, Panoramio, Picasa, Adobe Flash, entre outras para compor um blog informativo com conteúdo educativo sobre o trânsito do município de Campo Mourão. Este blog tem como alvo todas as pessoas envolvidas com o trânsito da cidade, desde os pedestres até os motoristas mais experientes. O trabalho teve início com o estudo das tecnologias envolvidas. Outra parte do trabalho foi o mapeamento das vagas de estacionamento situadas na área central e reservadas para idosos e pessoas com necessidades especiais. As fotos das vagas foram postadas no blog e a sua localização foi apontada na ferramenta GoogleMaps. Algumas fotos do centro também foram compartilhadas na ferramenta Panoramio. Com isto, espera-se que as pessoas tenham conhecimento da localização destes elementos importantes para a sociedade e também para sua boa mobilidade na cidade.O segundo passo foi integrar as ferramentas e as informações em publicações no blog. Algumas animações foram compostas e publicadas indicando o que é certo e o que é errado de ser feito no trânsito. Além de dicas, como obter a carteirinha de prioridade. O blog está no ar e atualmente estão sendo geradas estatísticas de acesso e divulgação do endereço: http://bomtransito.blogspot.com.

Palavras-chave: Tecnologias web 2.0. Trânsito urbano de Campo Mourão. Blogs sociais.

 

UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS INCLUSOS EM SALAS REGULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL

STURION, Elaine Cristina, (IC/Fundação Araucária), Matemática, Fecilcam, elaine_sturion@hotmail.com
BORGES, Fábio Alexandre (OR), Fecilcam, fabioborges.mga@hotmail.com

Pesquisadores de orientação bilíngue que investigam o tema surdez comungam da ideia de que o melhor caminho para se educar os surdos é aquele percorrido com o uso da língua de sinais como primeira língua (LANE, 1992; STROBEL, 2008; LACERDA, 2000; QUADROS, 2002; SOUZA, 2001). No caso de um aluno surdo, a língua pela qual ele se comunica caracteriza-se como visuo-espacial, diferentemente da língua oral utilizada nas salas de aula, o que gera conflitos de ensino e aprendizagem que merecem uma análise detalhada. Neste sentido, este projeto pretende analisar o ensino de Matemática para surdos inclusos de escolas com ensinos regulares na região de Campo Mourão/PR. Iremos focar o trabalho do professor de Matemática e a linguagem estabelecida em sala com o estudante, diante da mediação do profissional intérprete de Libras. Para isso, será realizado um levantamento bibliográfico, que contemplará temas como: surdez, cultura surda, ensino de matemática para surdos etc. Simultaneamente, serão realizadas monitorias com os alunos surdos, as quais serão relatadas por meio de notas de campo (BOGDAN; BIKLEN, 1999). Para contribuir com as observações destas notas, serão realizadas entrevistas do tipo semiestruturada (BAUER; GASKELL, 2008), estas serão realizadas com os professores que atuam na sala de aula do(s) estudante(s) surdo(s) acompanhado(s) pelo trabalho de um intérprete de Língua de Sinais. Em tais entrevistas, nosso objetivo será entender os pormenores do trabalho da intérprete de Libras na disciplina de Matemática. Buscamos também contribuir com a discussão da temática Inclusão na formação inicial de professores de Matemática.

Palavras-chave: Educação de Surdos. Ensino Fundamental. Educação Matemática.

 

VISITAS MONITORADAS DE GEOGRAFIA À FECILCAM (FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE CAMPO MOURÃO – PR)

VIRGILIO MANUEL PEREIRA BERNARDINO – UEPR∕Fecilcam, virgilio_fecilcam@yahoo.com

Este trabalho resultou de proposta realizada em projeto de extensão, ocorrido entre setembro de 2010 e agosto de 2011, visando à obtenção do TIDE. As atividades de visita monitorada com alunos e professores de escolas públicas do ensino fundamental, médio e superior, se mostrou relevante no sentido de formar elo entre a instituição FECILCAM (Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão) e a comunidade. O objetivo de proporcionar visitas monitoradas permitiu um maior contato com o ambiente científico, contribuindo para despertar o interesse indispensável do cidadão pelo ensino superior. Metodologicamente para atingir os objetivos foram criados um Orkut e Blog, além de panfletos e vídeo sobre a Estação Ecológica do Cerrado. Os panfletos e vídeos foram distribuídos em escolas do município de Campo mourão. Os resultados foram positivos, pois os educandos puderam acessar as fotos de suas visitas à FECILCAM, e o vídeo didático pode ser utilizado em aulas de geografia e biologia, pois retrata a importância do relicto de cerrado de Campo Mourão. Concluindo, observa-se a acuidade deste trabalho que destaca o papel do ensino superior promovendo proximidade com a comunidade, diminuindo a distância e a formalidade do conhecimento científico para com os educandos, professores e sociedade em geral.

Palavras-chave: Visita monitorada. Geografia. Fecilcam.


ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E CULTURAIS DOS FEIRANTES DE CAMPO MOURÃO E SUA MOBILIDADE DE TRABALHO

OLIVEIRA, Dean Gomes de (IC-PICV Voluntário), Geografia – Universidade Estadual do Paraná/Fecilcam, professordeanoliveira@gmail.com BERNARDINO, Virgílio Manuel Pereira (OR), Geografia – Universidade Estadual do Paraná/Fecilcam, virgilio_fecilcam@yahoo.com

Esta proposta surgiu de observações feitas “in-loco” em algumas feiras do município de Campo Mourão - Pr. A preocupação com a mobilidade urbana da população e, em particular, com mobilidade da força de trabalho, é uma questão significativa para quem vive em cidades como a de Campo Mourão. A própria mobilidade e estrutura da sociedade vêm sendo modificada, devido às necessidades oriundas de uma grande parcela da população que se encontra desempregada. Pretende-se realizar uma pesquisa bibliográfica e de campo, focalizando as Feiras Livres desta nossa cidade, em uma tentativa de compreender sua importância e sua qualidade ambiental, focalizando os diversos problemas existentes no seu interior e apontar algumas soluções que resgatem a sustentabilidade local. Palavras-chave: Feirantes. Aspectos socioeconômicos. Mobilidade do trabalho.

 

ORGANIZAÇÃO DOS PRODUTORES DE LEITE NO MUNICÍPIO DE CORUMBATAI DO SUL- PR

VIANA, Juliana Andrade (I.C) UNESPAR/FECILCAM
juandradeviana@hotmail.com
MASSOQUIM, Nair Gloria (OR) UNESPAR /FECILCAM
nmassoquim@gemail.com
ANDRADE, Áurea Andrade Viana de CO - OR UNESPAR /FECILCAM/UEM
aureavgeo@yahoo.com.br

Esta pesquisa é um recorte da pesquisa do orientador desenvolvida na UNESPAR/FECILCAM, no Grupo de Pesquisa GERA,  linha estudo de elementos da paisagem, a  abordagem é sobre a organização dos produtores de leite, no município de Corumbataí do Sul, localizado na Mesorregião Centro Ocidental Paranaense. O município possui uma paisagem morfológica de relevos dissecados com limitações para o uso da terra e encontrou na pastagem uma das alternativas de renda  econômica. O objetivo é estudar a organização dos  produtores de leite no município de Corumbataí do Sul, averiguando a viabilidade como alternativa de renda e a necessidade de implementação de políticas públicas com influência para o desenvolvimento local. O estudo é relevante, haja vista que pesquisas têm comprovado que 33% da pecuária leiteira regional ocupa propriedades com menos de 20 hectares (ZANIM, 2001, p. 116), observamos que este quadro (2011), pouco mudou. O encaminhamento metodológico foi realizado a partir de referencial teórico, pesquisa de campo, por meio de estudos in loco, entrevista com produtores de leite, coleta de dados em órgãos públicos como IPARDES, EMATER, SEAB/DERAL e prefeitura Municipal. Dados preliminares indicam que a organização da atividade é importante na garantia da sustentabilidade do pequeno produtor rural. 


Palavras-Chave: Produtores de Leite. Alternativa econômica. Pequeno Produtor.

 

INFLUÊNCIA DO CLIMA NA IMPLEMENTAÇÃO  DE FRUTÍFERAS NO MUNICIPÍO DE CORUMBATAÍ DO SUL – PR

SAMUDIO, Alejandro Marcos Andrade. UNESPAR/FECILCAM, IC.
samudio.geografia@hotmail.com
MASSOQUIM, Nair Gloria (OR.) UNESPAR/FECILCAM.
nmassoquim@gemail.com

Esta pesquisa é um recorte do projeto do grupo de pesquisa GERA, na linha do orientador, estudos de elementos da paisagem.  Tem como recorte espacial o município de Corumbataí do Sul localizado na Mesorregião Centro Ocidental Paranaense. O município caracteriza-se por uma economia essencialmente agrícola, e possui no clima e na topografia um dos principais condicionantes para o desenvolvimento e planejamento de culturas alternativas. O objetivo nessa pesquisa é realizar um estudo averiguando as características climáticas, nas variáveis, temperatura, precipitação e numero de geadas anuais, para a probabilidade de implantação de frutíferas (pêssegos e nectarina), como alternativa de renda para o pequeno produtor rural. Para AYOADE (1986, p. 261), “qualquer sistema agrícola é um ecossistema feito pelo homem, que depende do clima para funcionar, de forma semelhante ao ecossistema natural”. Para NAKASU, B.H.et al (1989), as praticas de cultivo do pêssego dependem de características regionais e da viabilidade de mercado, aspectos estudados nesta pesquisa. Os procedimentos operacionais estão sendo executados a partir de levantamento geoecológico e socioeconômico, coleta e análise de dados em banco de dados da ECPCM, do SEAB/DERAL, IAPAR, e EMATER, estudo in loco, fotografias de tiragem e entrevistas com agricultores. Dados preliminares indicam que, no município há probabilidade de implementação das frutíferas.

Palavras Chave: Variáveis Climáticas. Pêssego. Nectarina