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COMUNICAÇÃO

 

A ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA E O USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

CARDOSO, Paula Évile (IC), Pedagogia, FECILCAM, paulaevile@hotmail.com
RODRIGUES, Divania Luiza (OR/IC), Pedagogia, FECILCAM, divaniar@hotmail.com

Este trabalho apresenta os dados referentes à pesquisa, desenvolvida de agosto de 2010 a agosto de 2011, vinculada ao Programa de Iniciação Científica (PIC) da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM). Objetivamos analisar a organização e o uso das tecnologias educacionais em um Colégio da rede estadual de ensino do município de Campo Mourão - PR. Em um primeiro momento, estudamos o Projeto Político Pedagógico (PPP) e a Proposta Pedagógica Curricular (PPC) da escola quanto ao uso de tecnologias. A partir dos documentos consultados percebemos que a escola, de modo geral, assume a necessidade de estudar a tecnologia como conteúdo ou usá-la como recurso pedagógico de algumas disciplinas. No segundo momento, entrevistamos 21 professores e uma pedagoga da escola. As análises destes dados indicam que estes profissionais - apesar de a maioria não possuir uma formação inicial para o uso de tecnologias – utilizam e são favoráveis a inserção das tecnologias como recurso didático, uma vez que percebem pontos positivos para o ensino e a aprendizagem dos alunos. Por outro lado, indicam a necessidade de mais tempo para o uso e ampliação dos locais e dos equipamentos tecnológicos, portanto, maiores investimentos por parte do poder público. Os docentes avaliam sua formação inicial e continuada, e neste ponto, destacam as capacitações ofertadas pela Coordenação Regional de Tecnologia Educacional (CRTE). Percebemos que a presença desses recursos gera mudanças na rotina das escolas, colocando novas perspectivas para o ensino.

Palavras-chave: Educação Básica. Tecnologias Educacionais. Formação.


AS ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PRIMÁRIA EM CAMPO MOURÃO

Cibele Introvini RITT, TIDE, FECILCAM, prof.cibele.introvini@gmail.com

Esta pesquisa está em andamento e tem como objetivo central compreender como se caracterizou a escolarização primária no município de Campo Mourão nos anos de 1947 a 1971. Para tanto, nossos outros objetivos consistem em: mapear as instituições públicas de educação primária, urbanas e rurais, existentes no município, correspondentes ao período estudado; realizar o levantamento e a organização das fontes primárias relacionadas às instituições de educação primária no município de Campo Mourão; organizar um arquivo das fontes sobre a escolarização primária de Campo Mourão. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental. O período republicano marcou, no Brasil, o início da escola graduada que hoje conhecemos. Tais instituições de ensino encerravam em seus princípios a sistematização e racionalização do trabalho administrativo, didático-pedagógico e do edifício escolar de acordo com a organização do trabalho na sociedade capitalista. Estas escolas, também denominadas Grupos Escolares, foram instituições criadas, inicialmente, a partir da reunião de escolas já existentes, mas que funcionavam em diferentes locais, denominadas Escolas Reunidas, ou pela elevação de uma Escola Isolada à condição de Grupo Escolar. A criação de escolas graduadas no Estado do Paraná iniciou-se em 1903, na cidade de Curitiba e, posteriormente, no interior. A revisão da literatura compreende, dentre outros, Bareiro (2007), Nascimento (2006), Oliveira (2001, 2006, 2008) e Souza (1998, 2008). Como resultado parcial apontamos a participação da prefeitura na construção de casas e grupos escolares, urbanas e rurais, e a existência de mais de 70 escolas em localidades do município, conforme a documentação levantada até o momento.
Palavras Chave: Escola Primária. Grupo Escolar. Campo Mourão.


AS CONSEQUÊNCIAS HISTÓRICAS DA TEORIA HIGIENISTA NA ESCOLA

RODRIGUES, Evaldina, Educação Especial, Fecilcam, va.rodrigues@hotmail.com
SOUZA, Tânia Regina A.de O, Fecilcam, taniaraosuza@hotmail.com
BRAGUETTO, Vanusa N., Fecilcam, v_braguetto@terra.com.br

A educação especial inicia-se, no Brasil, sob enfoque higienista. Desse modo, o estudo tem por objetivo verificar a relação entre esse fundamento higienista e educação institucional de cegos e surdos no período Brasil - Imperial. Os dados obtidos por meio de pesquisa bibliográfica de caráter histórico e educacional demonstram que problemas de escolarização são justificados por patologias médicas presentes em crianças de classe popular. Ocasionando em concepções preconceituosas, ao atribuir nível cognitivo ao diagnóstico médico, visto que teorias médicas são elaboradas a partir de experimentos e observação em ambiente escolar, enfocando sobre tudo a higienização e saúde escolar. Atribui-se importância e relevância à presença médica nas instituições educacionais, ao favorecerem a necessidade de educação especial, no entanto, havia classificações de alunos, causando a exclusão. Conclui-se que as teorias higienistas acarretaram em imposições para o aluno especial em adaptar-se aos moldes da sociedade, perdurando ao longo do século XX.

Palavras-chave: educação especial, higienização, saúde escolar.


ALUNOS COM CEGUEIRA OU BAIXA VISÃO MATRICULADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE INCLUSÃO

Antonio Paulino de Oliveira Junior – FECILCAM, antonjunior@gmail.coml
Evaldina Rodrigues – FECILCAM, ava.rodrigues@hotmail.com

Com o objetivo de fazer uma análise sócio-histórica de alunos cegos e com baixa visão matriculados no Ensino Fundamental Séries-finais e Ensino Médio, bem como averiguar se suas escolas estão em condições físicas e materiais para o atendimento especial, procuramos investigar no âmbito escolar se, de fato, ocorrem a inclusão das pessoas cegas ou com baixa visão. Com o problema, questionamos por que e quais as determinações que provocaram a defasagem escolar nestes alunos? Por que alunos com a mesma deficiência apresentam necessidades diferentes e resultados escolares muito distintos? Como eles são atendidos pela escola, dentro e fora da sala de aula? Para chegar a essas respostas, entrevistamos os alunos envolvidos por meio de questionários, cujo resultado submeteu a uma análise sócio-histórica baseada nos fundamentos do Materialismo Histórico Dialético. Neste sentido, chegamos à consideração de que, as causas das diferenças entre o desempenho dos alunos com deficiência visual está relacionada ao acesso deles dos recurso eletrônicos desenvolvidos. Estes recursos, porém, são de posse de uma minoria pertencente a uma família com condições financeiras privilegiadas.

Palavras-chave: Educação e inclusão. Alunos com deficiência visual. Contexto sócio-histórico.

 

A EXPERIÊNCIA DE DOCENTES INICIANTES NO COTIDIANO ESCOLAR:
UM ESTUDO A PARTIR DA TEORIA DA COMPLEXIDADE

PÁTARO, Ricardo Fernandes (TIDE) – UNESPAR/Fecilcam, ricardopataro@yahoo.com.br
SANTOS, Karoelen Ramos – UNESPAR/Fecilcam, Pedagogia, karoelenrs_@hotmail.com

A pesquisa se encontra em andamento e tem por objetivo identificar elementos do cotidiano escolar que ajudem a evidenciar sua complexidade, principalmente com relação à prática docente iniciante. Parte-se da análise de entrevistas realizadas com docentes iniciantes das escolas públicas de Campo Mourão a respeito de suas preocupações cotidianas. Entendemos que o "paradigma da simplificação" acarretou desenvolvimento científico, mas também trouxe consequências que só começaram a revelar-se recentemente. Diversos estudos apontam que os princípios de tal paradigma influenciam as práticas docentes conduzindo a um ensino distante da realidade. Nesse contexto, julgamos importante buscar apoio nos princípios do paradigma da complexidade para entender as preocupações de docentes iniciantes. Ao considerarmos que o ambiente educativo está permeado de fenômenos inesperados e não determinados partimos dos pressupostos da teoria da complexidade e do caos para compreender tais fenômenos, principalmente os que ocorrem dentro de sala de aula. Entendemos que tal pesquisa nos proporciona compreender os problemas e preocupações que docentes encontram no cotidiano. Partimos do pressuposto de que a análise de tais preocupações pode evidenciar a complexidade da escola e que trazer tal premissa à tona ajuda a repensar sua estrutura, objetivando a implementação de mudanças rumo a construção de um ambiente educativo no qual se olhe para as incertezas da prática pedagógica não como limitadores, mas como indicadores de complexidade. Além disso, acreditamos que olhar para a educação de forma complexa pode ajudar a buscar maneiras concretas de enfrentar as problemáticas que se apresentam no dia-a-dia escolar.

Palavras-chave: Escola. Complexidade. Formação de professores.


CONFLITO ENTRE ARTISTAS MODERNOS E ENGAJADOS NO CONTEXTO CURITIBANO ENTRE AS DÉCADAS DE 1950-60: O CASO DE NILO PREVIDI

NASCIMENTO, Carla Emilia (PG/Bolsa CAPES), Mestrado em História, UFPR, carlaemilia.nascimento1@gmail.com
KAMINSKI, Rosane (OR), Profa. Dra. Adjunta da UFPR de História rosane.kaminski@bol.com.br

Pretende-se apresentar um período da história paranaense, a partir da cidade de Curitiba entre as décadas de 1950 a 1960, marcado pelas discussões envolvendo os conceitos de modernidade e os seus desdobramentos na arte, e o engajamento social. O artista paranaense Nilo Previdi, torna-se o objeto central nesta pesquisa, por ser um representante da arte moderna no Estado, porém, ideologicamente comprometido com a arte engajada. Os objetivos da pesquisa, consistem em discutir estes conceitos através das contradições presentes principalmente no campo artístico, em um contexto onde os artistas ditos modernos travam um embate ideológico com os artistas engajados. O engajamento social é discutido a partir de autores como Denis Benoit, as questões inerentes à modernidade centram-se em Jacques Le Gof e Annateresa Fabris, entre outros. As principais referências a partir das quais se considera a obra de arte como fonte histórica são Peter Burke e Michael Baxandal. Os pontos levantados acima são analisados através das discussões presentes nos periódicos publicados na época e através da própria produção artística do período, especialmente as obras de Nilo Previdi, considerando as obras de arte como fonte histórica. Os primeiros resultados obtidos até agora apontam para as estreitas relações entre arte e política, principalmente através da figura de Previdi e por conta desta associação, evidencia-se a postura engajada do artista e contrária às formas de arte moderna, como o abstracionismo por exemplo. Outro ponto fundamental é o quanto a leitura de imagens, no caso, as obras de arte, podem revelar sobre os sujeitos que a produziram e o contexto na qual foram produzidas.

Palavras-chave: Modernidade. Engajamento social. Arte.


CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL BRASILEIRA E AS INFLUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO

CREPALDI, Elaise Mara Ferreira. (Fundação Araucária) – Pós Graduação em Educação, Doutorado, UEM, crepaldi_elaise@yahoo.com.br

Objetivamos analisar alguns aspectos históricos relacionados à peculiar influencia que se estabelece entre a construção da identidade nacional cultural brasileira e a educação escolar no século XIX. Como eixo norteador tentamos responder sob qual espectro explicativo se constituiu a identidade nacional e como influenciou na concepção de educação. Para tanto por meio de referenciais bibliográficos procuramos demonstrar as contradições que revelam o caráter excludente de determinadas categorias da população na forma de conceber a identidade nacional e a educação daquele momento histórico. Buscamos apontar criticamente como alguns aspectos dos discursos proferidos por intelectuais do século XIX revelam a idéia de um passado glorioso que nega as experiências históricas diversificadas, a cultura nacional que se desenvolveu pela intensa e conflituosa confluência de classes sociais, as raças e as etnias constitutivas de um povo. Fundamentamos as análises em autores como Salgado, Carvalho, Saviani, e outros. Concluímos que as circunstâncias históricas do século XIX fizeram aflorar o nacionalismo no mundo ocidental que levaram as populações à preservação de seus espaços territoriais por meio da difusão dos valores constitutivos da nacionalidade. Verificamos que do mesmo modo, na América Latina, os processos de independência e a necessidade de manter a coesão política colocaram em pauta o tema da identidade cultural que influenciaram de forma ideológica a concepção de identidade nacional e consequentemente a de educação, ambas, excludente da maioria do povo.

Palavras-chave: Educação. Identidade Nacional. Exclusão Social.

 

DIFERENÇAS DE GÊNERO E JUVENTUDE CONTEMPORÂNEA: UM ESTUDO A PARTIR DE RELATOS DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO

LUZ, Lucimar (IC-PIBIC/CNPq), Pedagogia, FECILCAM, lukaluz24@hotmail.com
PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira (OR), Pedagogia, FECILCAM, crispataro@yahoo.com.br

O presente texto apresenta resultados de pesquisa de Iniciação Científica cujo objetivo foi estudar em que medida as experiências, expectativas, escolhas e metas protagonizadas pelos jovens anunciam desigualdades nas relações de gênero. Para tanto, fez-se uso de entrevistas semiestruturadas realizadas com 30 jovens estudantes na faixa etária entre 15 a 17 anos do município de Campo Mourão – PR, sendo 15 jovens do sexo masculino e 15 do sexo feminino. A partir da análise dos dados verificou-se que as influências exercidas pelas diferenças de gênero ficaram evidenciadas nos relatos dos jovens entrevistados, apresentando em alguns casos desigualdade nas relações e na valorização das atividades almejadas e exercidas. Observou-se que os jovens em seus depoimentos ainda trazem valores tradicionais e hierarquizados, emitindo a valorização da vida pública pelos jovens do sexo masculino (estudo, emprego, trabalho) e na vida privada pelas jovens do sexo feminino (família, casamento, afazeres domésticos). Dessa forma, são tecidas algumas considerações voltadas para a juventude na contemporaneidade.

Palavras-chave: Juventude contemporânea. Gênero. Processos educativos.


DIÁLOGOS POLÍTICO-RELIGIOSOS NO LEGISLATIVO MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO (1947 – 1972)

BONINI, Lara (PIBIC/CNPq), FECILCAM, larascs@hotmail.com
MEZZOMO, Frank (CNPq), FECILCAM, frankmezzomo@gmail.com

A pesquisa objetivou realizar levantamento e análise dos diálogos travados pelo Legislativo Municipal de Campo Mourão com o universo simbólico religioso, entre os anos de 1947 e 1972. O trabalho privilegiou a análise das pautas das sessões da Câmara, a proposição de decretos de leis, as homenagens, títulos e menções honrosas concedidas para os porta-vozes do campo religioso. Entende-se que as fontes produzidas (in)voluntariamente e (in)conscientemente possuem uma representatividade particular no que tange a compreensão histórica de Campo Mourão, pois por meio da análise dos documentos derivados dos poderes públicos, o pesquisador pode entender a dinâmica social, econômica e mental de grupos e indivíduos. Constatou-se que as manifestações religiosas não estão restritas a espaços determinados, mas tornam-se aspectos influentes nos mais alternados agentes sociais. Os apontamentos corroboram com a conclusão de Joanildo Burity quando afirma que não se pode mais ignorar a visibilidade pública das religiões.

Palavras-chave: Religiosidade. Poder legislativo. Campo Mourão.

 

GOVERNO DE EXCEÇÃO (1964-1967) NO BRASIL E A NARRATIVA DE LEGITIMIDADE NA GRANDE IMPRENSA

GUARNIERI, Dayane Cristina (PG), UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, dayaneguarnie@hormail.com

A abordagem propõe resgatar os discursos que permearam a grande imprensa (Última Hora, Jornal do Brasil, Fôlha de S. Paulo), a partir do golpe-civil militar de 1964 até o final do governo Castelo Branco. A pesquisa objetiva verificar a contradição explícita no discurso democrático após um golpe civil-militar de caráter ilegal que impõem a sociedade um governo autoritário. Em um primeiro momento ao constatar, na imprensa o uso do discurso constitucionalista e legalista para respaldar os golpistas e o novo governo, investiga-se nos periódicos (capas e editoriais), como ocorreu a construção da notícia em torno do aparato legitimador, que não utilizava-se da violência física diretamente, mas da justificava-se por meio de medidas de exceção geradas no meio dos partidos e do Congresso, estes apesar de não possuírem a autonomia anterior são signos do reduto constitucional, capaz de legitimar um governo golpista e minimizar as críticas das oposições Estas estratégias intuem estabelecer uma relação de confiabilidade e consenso com o objetivo de evitar confrontos e críticas de opositores do governo. Os autores que contribuem com a base teórica são Moniz Bandeira (2001), Thomas Skidmore (1976), Caio Toledo (1991), Guillermo O'Donnell (1986), Enrique Padrós (2008), Joseph Comblin (1978) e Oswaldo Munteal (2006). Com o respaldo de Nelson Sodré (1966), Alzira de Abreu (2006) e Maria Capelato (1986) contextualiza-se nesse momento histórico os periódicos que são simultaneamente, fonte e objeto, pois além de fornecer grande parte da informação, também articula com os diversos atores, visando interesses particulares, que dialogam e afetam a sociedade.

Palavras-chave: Golpe civil-militar, legitimidade, imprensa.

 

INSETOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PERCEPÇÕES E ATITUDES DE ALUNOS DE UMA TURMA DA 3ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DE MARINGÁ/PR

SILVA, Roselí Ruzycki da (PG), UEM, agnethasilva@hotmail.com
CONTE, Hélio, UEM, hconte@uem.br
PEDRANCINI, Vanessa Daiana, UEMS, vapedrancini@yahoo.com.br

Os insetos formam, atualmente, o grupo de animais mais abundante do planeta e, embora desempenhem papéis de fundamental importância para a manutenção dos ecossistemas terrestres, costumam ser vistos de modo negativo, como animais nocivos, inúteis, indesejáveis e incômodos. Esse preconceito com relação aos insetos, presente na maior parte da população, é transmitido às crianças nas relações cotidianas, desde a mais tenra idade. No presente artigo, são apresentados os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar as concepções de alunos sobre insetos, bem como suas atitudes com relação a esse grupo de animais. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do município de Maringá/ PR, com alunos da 3ª série do Ensino Fundamental, no primeiro semestre de 2010. Os dados foram obtidos por meio de questionário e analisados qualitativamente, com a identificação de cinco categorias (conceitual, estética, ecológica, nociva e afetiva). Os resultados demonstraram que os alunos possuem concepções sobre os insetos correspondentes à construção cultural, com prevalência dos aspectos negativos. A superação dessa visão preconceituosa e o entendimento de que a participação dos insetos na vida humana vai além dos danos observados põe em destaque o papel do ensino de Ciências, por fornecer as condições necessárias à compreensão das relações entre homem, sociedade e natureza, já desde o início do processo de escolarização.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Concepções cotidianas. Insetos.


JUVENTUDE, PROJETO DE VIDA E FORMAÇÃO MORAL

PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira, Pedagogia, FECILCAM, crispataro@gmail.com

A pesquisa discute os significados atribuídos ao projeto de vida pelos sujeitos jovens, enfatizando a importância dos projetos no contexto do desenvolvimento moral. Para tanto, tem como objetivo analisar a influência dos sentimentos e emoções na construção de projetos vitais (purpose) de jovens. Considera-se que o projeto vital implica o engajamento do sujeito em metas que sejam ao mesmo tempo significativas ao self e ao mundo mais amplo. A investigação parte da indissociabilidade entre cognição e afetividade, e de perspectivas recentes do campo da moralidade humana. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 30 jovens (15 a 17 anos), estudantes de escola pública de Ensino Médio do interior do estado do Paraná. A análise dos dados pautou-se nos pressupostos da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. A partir dos modelos organizadores identificados, foi possível identificar uma influência dos sentimentos e das emoções no engajamento dos jovens em projetos vitais a partir dos seguintes aspectos: configuração dos sentimentos e das emoções no raciocínio; posicionamento dos jovens diante dos conflitos, dos obstáculos e das dificuldades; relações entre o self e o outro. Destacou-se, ainda, no processo de construção dos projetos vitais, a importância das relações interpessoais, do bem-estar e da satisfação do self, além dos valores morais que sustentam os projetos vitais.

Palavras-chave: Juventude. Moralidade. Sentimentos e emoções.


LEITURA E TEMATIZAÇÃO DE FONTES PRIMÁRIAS PERTENCENTES À CÚRIA METROPOLITANA DE CURITIBA

SILVA, Rhaíssa, ICJ, Fecilcam, Fundação Araucária, rhaissasouza.angel@gmail.com
MEZZOMO, Frank Antonio (OR), Fecilcam, frankmezzomo@gmail.com

A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Religião, sociedade e cultura” pertencente ao grupo de pesquisa “Cultura e Relações de Poder”. A Cúria Metropolitana de Curitiba possui um vasto e centenário acervo documental. Entre essa documentação consta: correspondências expedidas/recebidas, jornais e boletins produzidos/recebidos pela hierarquia eclesiástica, panfletos e flyers, atas, relatórios e dossiês de estudos, entre outros. Parte dessas fontes foi digitalizada que, para estar acessível à pesquisa, requer um trabalho de elaboração de listagens temáticas. Para esta pesquisa o foco é a documentação relativa à Congregação Mariana e fragmentos extraídos do Boletim Eclesiástico da Arquidiocese de Curitiba. As atividades de pesquisas iniciaram em junho de 2010 e encerraram-se em julho de 2011 e, entre os resultados pode-se destacar: leitura do material (Boletim Eclesiástico da Arquidiocese de Curitiba), catalogação e elaboração de listagem dos principais assuntos veiculados, tais como: orientações morais, indicações de leituras e estudos bíblicos, nomeações e encardinações de presbíteros, comemorações festivas. Assim, compreenderam-se as principais temáticas que envolviam o fazer dos agentes do sagrado da Cúria Metropolitana de Curitiba.

Palavras-chave: Fontes históricas, Congregação Mariana, Cúria Metropolitana de Curitiba.

 

MOMENTOS FINAIS DO GOVERNO GOULART NAS PÁGINAS DOS PERIÓDICOS (JORNAL DO BRASIL. ÚLTIMA HORA E O ESTADO DE S. PAULO)

GUARNIERI, Dayane Cristina (PG), UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, dayaneguarnie@hormail.com
RAMIREZ, Hernán Ramiro (OR)

O estudo vigente visa avaliar a construção realizada pelos periódicos (Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo, Última Hora), no final do governo Goulart, especificamente, o mês de março, por meio da abordagem realizada nos periódicos (noticiários e editoriais) dos eventos que marcaram o fim do período democrático como o Comício do dia 13, as Marchas da Família com Deus pela Liberdade e a Crise da Marinha. Particularmente procura-se identificar o papel dos periódicos na propagação do discurso golpista, antigolpista, "comunista" e "democrático". Essas questões gerais norteiam e motivam a pesquisa realizada, assim a junção dos jornais em conjunto com auxílio das referências pautada em autores como Moniz Bandeira (2001), Caio de Navarro de Toledo (1991), Marco Antonio Villa (2004), Santos e Gomes & Ferreira (2007) que também narram os fatos que culminam com o golpe civil-militar de 1964. Por meio de autores como Alzira de Abreu (2006) e Nelson Sodré (1966) foi possível contextualizar os episódios do último mês do Governo Goulart no respectivo contexto da imprensa brasileira. Considerando a imagens sobre Jango percebe-se a disseminação pela maioria da imprensa representada no trabalho pelo JB e pelo Estadão, de um presidente tirano com intuitos comunistas e autoritários para o Brasil ou o discurso da UH de um mandatário que poderia cooperar para o desenvolvimento independente da nação e que suscitou questões (redistribuição econômica e ampliação da cidadania) que até então nenhum presidente desde 1946 havia elevado para o âmbito de discussão nacional.

Palavras-chave: Governo Goulart


OS DESAFIOS ATUAIS PARA A FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES

GONÇALVES, Ieda Geovana de Carvalho (TCC), Pedagogia, FECILCAM,
e-mail: igeo@ibest.com.br
PEINADO, Maria Rita Sefrian de Souza (OR) e-mail: maritapss@hotmail.com
PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira (CO-OR), FECILCAM, email: crispataro@yahoo.com.br

Neste trabalho discutimos, por meio de um recorte temporal, algumas questões referentes à formação de professores, com o objetivo de analisar as políticas implementadas no período entre 1930 e 1990 no Brasil, bem como suas repercussões para a formação e valorização desses profissionais na atualidade. A abordagem teórica se fundamenta no Materialismo-Histórico-Dialético e o método de procedimento na revisão bibliográfica. Brzezinski (2002) afirma que a legislação brasileira tem contribuído para o processo de desprofissionalização, desvalorização profissional e para a desconstrução da identidade profissional do professor. Em oposição às políticas educacionais do Estado, muitos educadores buscam construir uma identidade coletiva para sair da crise da desprofissionalização. Nesse sentido, desaprovam o modelo de formação pautado no desenvolvimento de competências para o exercício técnico-profissional e defendem por meio de uma política global de formação e profissionalização docente uma formação inicial de qualidade e que se dê preferencialmente na universidade. Assim, Diante de tantas transformações históricas e apesar de alguns progressos, as reformas educacionais propostas entre os anos de 1930 e 1990 não contribuíram para mudanças significativas na profissionalização e valorização dos professores e, consequentemente, para a melhoria da educação brasileira.

Palavras-chave: Educação. Formação de Professores. Políticas Educacionais.



ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS HISTÓRICOS: ANÁLISE DO ACERVO FOTOGRÁFICO DA FAMÍLIA CALDANI DE CORUMBATAÍ DO SUL-PR (1966-2008)

NOVAIS, Alenilma Conceição. IC, Fecilcam, Fundação Araucária, Turismo, lehnovais@hotmail.com
HAHN, Fábio André (OR), Fecilcam, fabioandreh@gmail.com


A presente investigação objetivou organizar um fundo de documentos digitais imagéticos a partir do acervo fotográfico da família Caldani (produzidos durante os anos de 1966 a 2008), organizando-os e analisando-os em séries e dossiês, a fim de disponibilizá-los para fins de pesquisa junto ao Centro de Documentações do Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder. Essas análises seguiram os pressupostos metodológicos definidos pela arquivologia. A família foi uma das primeiras a se instalar em Corumbataí do Sul-PR, seus registros evidenciam os primeiros 30 anos de criação do referido município. São mais de 70 imagens fotográficas que compõe um extenso acervo imagético disponibilizado para esta pesquisa. Entre as imagens por nós acessadas, estão registros de momentos do cotidiano privado da família e de acontecimentos públicos do município de Corumbataí do Sul.


Palavras-chave: Corumbataí do Sul. Família Caldani. Fotografia.



RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E PERSPECTIVAS DE FUTURO DE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

ANJOS, Adriana de C. dos (IC/Fundação Araucária), Pedagogia, FECILCAM, adriana_dosanjjos@hotmail.com
PÁTARO, Cristina S. de Oliveira (OR), Pedagogia, FECILCAM, crispataro@gmail.com

A pesquisa objetiva investigar de que forma os sujeitos jovens lidam com conflitos e expressam seus sentimentos e emoções relacionados a perspectivas de futuro. Considera-se que a dimensão afetiva, assim como a cognitiva, fundamenta o raciocínio dos sujeitos na resolução de conflitos, e que as perspectivas de futuro dos jovens estão relacionadas a diferentes sentimentos e emoções que balizam as escolhas, as vivências e os projetos da juventude. A pesquisa propôs a apresentação de um conflito envolvendo perspectivas de futuro dos jovens, a partir do qual os sujeitos se posicionaram quanto a seus pensamentos, sentimentos e ações. Foi aplicado um questionário a 40 jovens (15 a 17 anos), sendo 20 do sexo feminino e 20 do sexo masculino, estudantes de Ensino Médio do município de Campo Mourão-PR. A análise dos dados foi realizada com base na Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento, o que nos permitiu verificar de que forma os sujeitos interpretam, significam e expressam a situação de conflito, os sentimentos e emoções envolvidos e as possíveis soluções propostas. As formas de resolução do conflito e os sentimentos e emoções comentados revelam os valores que orientam as decisões e os projetos de vida dos entrevistados. Foi possível verificar que grande parte dos jovens adota soluções excludentes para a resolução do conflito, optando por uma ou outra solução. Por outro lado, há aqueles que buscam uma solução integradora entre os interesses de si e do outro.

Palavras-chave: Juventude. Resolução de conflitos. Perspectivas de futuro.

VILLA RICA DEL ESPIRITU SANTO: ESTUDO HISTÓRICO DE UMA CIDADE NA AMÉRICA ESPANHOLA (1570-1632)

CARDOSO, Suelen Andrade. IC, Fecilcam, Geografia, suellen_andradecardoso@hotmail.com
HAHN, Fábio André (OR), Fecilcam, fabioandreh@gmail.com

A presente comunicação tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa de iniciação científica concluída neste ano sobre o estudo histórico de Vila Rica do Espírito Santo. Essa antiga cidade está localizada na região que compreende o atual município de Fênix/Pr. Villa Rica foi fundada no final do século XVI pelo Capitão Ruy Diaz Melgarejo, em área situada entre os rios Ivaí e Piquiri, acreditando que ali existiam minas de ouro. Esta foi a terceira comunidade fundada pelos espanhóis, na então Província Del Guairá. No ano de 1592, houve a transferência de Villa Rica por ordem do Capitão Guzman para junto da foz rio Corumbataí, no Ivaí e em 1632, com a bandeira paulista, houve o cerco e sua destruição. O objetivo da pesquisa é compreender o papel da Vila no contexto de conflitos pelas fronteiras entre Espanha e Portugal, por meio de algumas fontes produzidas pelos jesuítas e pelo estudo da historiografia sobre o tema.


Palavras-chave: Província Del Guairá. Villa Rica del Espiritu Santo. Jesuítas.

O PROCESSO HISTÓRICO DE COLONIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE MAMBORÊ-PR (1930-1960)

MORIGI, Josimari de Brito (IC/Fundação Araucária), Geografia, FECILCAM, josimorigi@gmail.com
HAHN, Fábio André (OR), FECILCAM, fabioandreh@gmail.com

A presente comunicação tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa de iniciação científica concluída neste ano sobre o processo colonização do município de Mamborê (PR). O recorte temporal se estende da década de 1930, momento da migração de um grande número de famílias para a região, até a década de 1960, quando Mamborê consegue sua emancipação político-administrativa, desmembrando-se do município de Campo Mourão. O município de Mamborê teve a sua ocupação territorial marcada com maior intensidade em dois momentos: primeiro momento pela exploração da erva mate nativa pelos argentinos e paraguaios, e em um segundo momento intensificas pelas políticas de migração. Na efetivação desse segundo processo, o objetivo foi compreender os primeiros indícios sobre esse processo de ocupação do território e entender as políticas estatais motivadoras que levaram ao significativo contingente migratório de paulistas, mineiros, nordestinos, sulistas e paranaenses de outras regiões do Estado para o atual município de Mamborê. Os procedimentos utilizados para a investigação do tema foram, além de uma bibliografia especializada, registros em órgãos públicos, acervos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e da Cúria Diocesana de Campo Mourão-PR, entrevistas com migrantes e acervos pessoais dos moradores do município.

Palavras-chave: Mamborê. Colonização. Migrações.

 

O ENSINO RELIGIOSO EM ESCOLAS PÚBLICAS: CONTRAPONDO OS MODELOS DOS ESTADOS DE SÃO PAULO E PARANÁ

LIMA, Aline Pereira (TIDE), FECILCAM, limaliartt@hotmail.com

Marcado por uma história de conflitos e uma compreensão pouco unânime acerca de sua identidade e objetivos, o Ensino Religioso escolar tem implicado também no surgimento de princípios e concepções diferentes em torno de projetos político-pedagógicos, metodologias e formação de professores. Com as atuais determinações da Lei de Diretrizes e Bases para Educação Nacional os sistemas estaduais de ensino possuem atribuições expressas de definir os conteúdos do ER, estabelecer normas para a habilitação e a admissão de professores e propor encaminhamentos de natureza metodológica. A pesquisa apresentada aqui tem como objetivo investigar as bases normativas e a organização teórico-metodológica do Ensino Religioso nos estados de São Paulo e Paraná, para, numa perspectiva comparativa, identificar e analisar seus objetos de estudo, conteúdos e os encaminhamentos metodológicos propostos. Para tanto adota-se na metodologia procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental. Para o acompanhamento da situação do ensino religioso nos estados de São Paulo e Paraná dois princípios nos parecem fundamentais: o da laicidade e o do pluralismo religioso, encaminha-se a partir daí o referencial teórico adotado. Os resultados ainda são preliminares mas nos permitem corroborar diferenças e semelhanças entre as propostas. A exemplo disso, destaca-se que ambos partem da perspectiva do ER como formação cultural, no entanto, o referencial teórico adotado e a forma de encaminhar as questões metodológicas divergem.

Palavras-chave: Ensino religioso. Religião. Laicidade.

VIRTÙ COMO BASE DO VIVERE POLÍTICO EM MAQUIAVEL

POYER, Carlos Nilton (Aluno do Programa de Mestrado em Filosofia da Unioeste PR/TIDE), FECILCAM, poyer@fecilcam.br

Uma vez que não há conceito ou definição ao sentido empregado por Maquiavel ao termo virtù e a maneira como emprega é polissêmica e implica, invariavelmente, nas influências recebidas da Antiguidade Clássica, do Humanismo, bem como de suas experiências em ações diplomáticas como representante de Florença. Durante o período medieval, o termo virtude sofreu importantes mudanças de significado, passou desde a ideia de 'maturidade' à de 'excelência', chegando à 'perfeição' de ordem moral. É a partir de F. Petrarca que o Humanismo se mostra como algo novo na cultura, na filosofia e na política. Propõe-se a partir deste momento, apresentar a importância e a influência da tradição humanista, cujo foco direciona-se às virtudes, e o entendimento ou aplicação por Maquiavel da virtù como base do vivere político. Tendo por referência as obras O Príncipe (1513), e os Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio (1517). Assim o termo virtù é empregado por Maquiavel para designar aquela disposição de fazer o que for necessário para alcançar a glória cívica, também emprega a virtù para indicar todo aquele conjunto complexo de aptidões que permitem a certos homens destacar-se sobre a mediocridade geral e impor às coisas o rumo por eles decidido. Ainda como a capacidade ou qualidade relacionada ao indivíduo, como a de sabedoria despida do caráter moral ou da condição de conhecimento ou ainda competência de ação, evidenciando a capacidade de autonomia do homem. Para que tal intento seja possível, qualidades como simplicidade de costumes, coragem, moderação, patriotismo e disponibilidade para sacrificar-se para o bem comum são fundamentais ao vivere político.

Palavras-chave: Maquiavel. Virtù. Vivere. Político.

 

O PACIENTE COM CÂNCER: UMA REFLEXÃO ACERCA DO PAPEL DA FAMÍLIA

RAIS, Eliane Guadagnin, Psicologia. UNICAMPO. elrais@bol.com.br
BERBEL, Marco Antonio Facione (OR.). UNICAMPO. marco.berbel@faculdadeunicampo.edu.br

O câncer ocupa lugar de destaque no contexto das doenças crônico-degenerativas, isto porque ele é responsável por um aumento considerável de mortes por ano no mundo. Essa doença, no entanto, não é vivenciada somente pelos pacientes diagnosticados, mas também pela família. Segundo Floriani e Schramm há uma tendência para que sejam transferidos à família os cuidados com o doente, sobrecarregando-a de responsabilidades, especialmente quando o câncer está com seu curso avançado. Isso mostra a necessidade de uma reflexão sobre a função da família no tratamento do doente com câncer, uma vez que ela é a principal fonte de apoio. O presente trabalho teve como objetivo compreender como o paciente com câncer e sua família lidam com seus conteúdos adoecidos no enfrentamento do tratamento hospitalar. Para a realização do presente trabalho foi utilizada a revisão bibliográfica de autores como Brose e Caixeta, que discutem sobre o paciente com câncer e a importância do cuidador familiar. Diante deste estudo observou-se que tanto o paciente com câncer como sua família enfrentam o desgaste físico e emocional em lidar com a doença, com as dores, os questionamentos, as preocupações, com seus conteúdos latentes e emergentes, sendo tarefa do psicólogo atender as necessidades tanto do paciente quanto da família, auxiliando-os a vivenciar uma doença que, por estar diretamente ligada à morte, ainda possui tantos tabus culturais.

Palavras-chave: Câncer. Paciente. Família.

 

ESTUDANDO AS CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR NO CURSO DE SEGURANÇA DO TRABALHO/PROEJA

SANTOS, Isabel Cristina. (IC/Fundação Araucária), FECILCAM, cris-bel18@hotmail.com
CREPALDI. Elaise Mara Ferreira. (OR), FECILCAM, crepaldi_elaise@yahoo.com.br

O presente trabalho visa apresentar os resultados finais, obtidos por meio da pesquisa de Iniciação Científica "A evasão escolar no curso de Segurança do Trabalho/PROEJA: um estudo das turmas do ano letivo de 2009", desenvolvida no período de agosto de 2010 a agosto de 2011. A pesquisa teve por objetivo principal identificar as causas da evasão escolar presentes no curso de Segurança do Trabalho – NRE/Campo Mourão, curso este que está em consonância com o PROEJA. Esse programa, instituído pelo MEC, por meio do Decreto 5.840/06, possibilitou às instituições municipais, estaduais e privadas de ensino oferecer o PROEJA, objetivando a articulação do Ensino Médio com a Educação Profissional, na modalidade de EJA, contribuindo, assim, com o rompimento da histórica dualidade entre formação geral (predominantemente ofertada no Ensino Médio) e formação técnica (predominantemente ofertada na Educação Profissional). A pesquisa pautou-se no pressuposto do materialismo histórico e dialético, abarcando as seguintes etapas e procedimentos: levantamento e análise de documentos, referências e produções sobre o objeto de pesquisa; entrevista estruturada com os alunos desistentes do curso; tabulação e análise dos dados coletados nas entrevistas. A pesquisa revelou que a jornada de trabalho foi a principal causa da evasão escolar no PROEJA, uma vez que a mesma impedia os alunos de comparecerem às aulas e, quando compareciam, estavam muito cansados para ter um bom rendimento escolar.

Palavras-chave: Evasão Escolar. PROEJA. Educação Profissional.

 

ORGANIZAÇÃO, CATALOGAÇÃO, DESCRIÇÃO E DIGITALIZAÇÃO DOS PROCESSOS DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE CAMPO MOURÃO (1961– 1976)

SANTOS, Paula Q.(PIBIC/Fundação Araucária), FECILCAM paula_obr@hotmail.com
MEZZOMO, Frank Antonio (OR), FECILCAM, frankmezzomo@gmail.com

A comunicação apresenta os resultados parciais da pesquisa cujo objetivo é organizar, catalogar, descrever e digitalizar os autos da Vara Cível da Comarca de Campo Mourão, do período de 1961 a 1976, desenvolvendo ações de preservação por entender que estes autos fazem parte do patrimônio histórico cultural da Mesorregião Centro Ocidental do Paraná. Assim, criar práticas de conservação, como organizar, catalogar, descrever e digitalizar os autos resulta na preservação desse acervo jurídico, para posteriormente disponibilizá-lo a acadêmicos e pesquisadores que pretenderem investigar as relações entre os agentes sociais, bem como as relações de poder presentes nas relações sociais. A proposta desse trabalho é viabilizar a consulta desses processos em versão digital no curso de tempo de dois anos, a contar do segundo semestre de 2010. São muitas as experiências de usos eletrônicos que se revelaram recursos importantes na disponibilização e no acesso às informações. O uso de tecnologias apropriadas e utilizadas por centros de documentação, por fundações de pesquisa e mesmo por bibliotecas e museus, ligadas ou não a universidades, permitem implantar procedimentos inovadores no tratamento documental para a disponibilização de acervos via on-line.

Palavras-chave: Catalogação. Preservação. Patrimônio cultural.

 

PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DOCUMENTAL: O TRABALHO DE ORGANIZAÇÃO, DESCRIÇÃO, CATALOGAÇÃO E ANÁLISE DOS PROCESSOS CÍVEIS DA COMARCA DE CAMPO MOURÃO (1975-1976)

SANTOS, Karoelen (PIBIC/Fundação Araucária), Pedagogia, FECILCAM, karoelenrs_@hotmail.com
HAHN, Fábio André (OR), FECILCAM, fabioandreh@gmail.com

A preservação dos processos cíveis da Comarca de Campo Mourão entre os anos de 1967-1970 é um dos objetivos que nortearam toda a prática desse trabalho. Para tanto, foi necessário seguir os procedimentos de organização, descrição e catalogação destes documentos, a fim de efetivar a preservação e o acesso das informações sobre a região, destacando a importância de se preservar a memória contida nesses documentos. Nesse sentido, destacamos que a pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira caracterizada pelos procedimentos técnicos, foi constituída pela organização, descrição e catalogação dos documentos. Na segunda etapa foram realizadas as análises dos processos, a fim de identificar importantes aspectos sobre a história local. Com isso posto, podemos destacar que nosso objetivo, ao realizar esta comunicação, é expor os resultados obtidos e consequentemente ressaltar a importância de pesquisas como essa no meio cientifico.

Palavras-chave: Preservação. Memória. História Local.

 

REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO E POLÍTICA NO PENSAMENTO DE EPICURO

SOUZA, Omar Martins de (TIDE), FECILCAM, msouza.32@gmail.com

Este texto tem como intento refletir sobre a educação e a política no pensamento de Epicuro. A concepção educativa e política do pensador helenístico significou um rompimento com a dos pensadores clássicos gregos, como Platão e Aristóteles, porque convocava os frequentadores de sua escola a afastar-se da vida pública e das atividades ligadas à política. Essa visão "negativa" em relação à política constituiu uma das características fundamentais de seu pensamento educativo e pode ser compreendida em parte pelo contexto social em que viveu Epicuro. Este foi marcado por profundas transformações como a decadência da polis grega, da democracia enquanto sistema político e pela implantação da Monarquia Alexandrina ou macedônica. Tais mudanças colocaram em crise os principais ideais formativos da sociedade grega clássica e oportunizou o desenvolvimento de outras concepções filosóficas.

Palavras-chave: Epicuro. Educação. Política.