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MESA REDONDA

 

EDUCAÇÃO E POLÍTICA EM SANTO AGOSTINHO, NICOLAU MAQUIAVEL E THEODOR ADORNO

José Mateus Bido (Aluno do Programa de Mestrado em Filosofia – Unioeste PR) Diretor SENAC Campo Mourão. profmateus1@hotmail.com
Carlos Nilton Poyer (Aluno do Programa de Mestrado em Filosofia – Unioeste PR). Departamento de Ciências Sociais, TIDE Fecilcam, poyer@fecilcam.br
Walmir Ruiz Salinas (Aluno do Programa de Mestrado em Educação – UEM - PR), Departamento de Ciências Sociais, TIDE Fecilcam. walmir.salinas@gmail.com

Esta proposta visa discutir as ideias de educação e política a partir de três dos mais importantes pensadores: Santo Agostinho, Nicolau Maquiavel e Theodor Adorno. Com Santo Agostinho, que é mais conhecido por seus escritos de cunho filosófico e teológico, o objetivo é mostrar um Agostinho educador, analisando a transformação diametral do aluno problema ao professor e pregador de destaque. Com Nicolau Maquiavel o objetivo é analisar o conceito de virtù, a partir das influências da Antiguidade Clássica e do humanismo, procurando apontar precisamente a qualidade da flexibilidade que se requer no vivere político. Com Theodor Adorno objetivo é analisar os entendimentos sobre os ditames da razão instrumental, originária da visão iluminista do progresso, contrariada pelo autor mediante a proposta da emancipação humana, tendo a crítica dialética como possibilidade de entendimento do real para além da perspectiva de leitura latente na sociedade.

Palavras-chave: Educação. Emancipação. Política.

 

AUTONOMIA NA ESCOLA, RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E ASSEMBLEIAS DE CLASSE

Aline Pereira Lima – Unespar/Fecilcam, limaliart@hotmail.com
Cristina Satiê de Oliveira Pátaro – Unespar/Fecilcam, crispataro@gmail.com
Ricardo Fernandes Pátaro – Unespar/Fecilcam, ricardopataro@yahoo.com.br

Essa mesa redonda tem por objetivo apresentar e debater a proposta das assembleias de classe como instrumento para o desenvolvimento da autonomia e para construção de formas de resolução de conflitos na escola. Pretende-se discutir como se dá o trabalho com educação em valores no âmbito escolar, como ocorre a construção de ambientes democráticos na escola, o conceito de resolução de conflitos, os pressupostos e procedimentos para a realização das assembleias de classe, além de apresentação de resultados de pesquisas e experiências com assembleias. Para tanto, serão apresentadas evidências da educação moral nos espaços escolares e, da mesma forma, serão discutidas como diferentes formas de educar moralmente têm se feito presentes na escola (posturas doutrinárias e relativistas). A partir da análise dessas metodologias será apresentada uma outra posição sobre valores e educação moral, considerando principalmente duas tendências basicamente opostas de moral: a heteronomia e a autonomia. A partir do conceito de autonomia, serão apresentados estudos teóricos acerca dos princípios e conceitos norteadores do trabalho com Assembleias de Classe nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Também serão abordados os conceitos de democracia, cidadania, resolução de conflitos, além de procedimentos para organização de uma Assembleia de Classe.

Palavras-chave: Educação Moral. Autonomia. Resolução de Conflitos.

 

OS PRINCÍPIOS DA PESQUISA NOS CURSOS DE LICENCIATURAS: PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS E EDUCATIVOS 

Ceres América Ribas, Unespar/Fecilcam, ceresribas@yahoo.com.br
Dalva Helena de Medeiros, Unespar/Fecilcam, dalva-helena@uol.com.br
Elaise Mara Ferreira Crepaldi, Unespar/Fecilcam, crepaldi_elaise@yahoo.com.br.

Para Demo (1985), a pesquisa é compreendida como capacidade de elaboração própria, a pesquisa condensa-se numa multiplicidade de horizontes no contexto científico e educativo. Aplicamos ao processo de formação acadêmica na universidade a visão de pesquisa, ressaltando sua face de princípio científico. Quanto ao princípio educativo, buscaremos questionar este espaço, restringindo-o ao ambiente da escola e da atuação do professor de Educação Básica. Essa restrição é apenas útil para concretizar melhor a discussão, mas não que esta se esgote somente com este recorte. A complexidade do quadro passa pelas mais diversas possibilidades. Muitas vezes o discurso pedagógico é prontamente assimilado, mas não chega a revitalizar a prática, outras vezes, provoca resistência dos professores. O objetivo, da presente mesa redonda, é o de discutir o princípio científico e educativo da pesquisa, na formação dos docentes, sem dissociar e dicotomizar essas questões, enquanto pesquisa social e ação pedagógica tendo por referencial teórico: Paulo Meksenas, Nilda Alves, Regina Leite Garcia, Karl Marx, entre outros. O método de abordagem teórico dar-se-á por meio do materialismo-histórico-dialético e o método de procedimento, por meio, da exposição das teorias e interlocução com autores e ouvintes. Assim, os princípios da pesquisa, nas licenciaturas, devem ser entendidos como um momento constante de reflexão na formação de educadores.

Palavras-chave: Pesquisa. Princípio. Científico. Educativo.