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PAINEL

 

A CONSTRUÇÃO SOCIAL DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR: REPRESENTAÇÕES DA MÍDIA

SANTOS, Renata (IC), Pedagogia, Fecilcam, re_santos@hotmail.com.br
PÁTARO, Cristina Satie de Oliveira (OR), Fecilcam, crispataro@yahoo.com.br
FRANÇA, Fabiane Freire (CO-OR), Fecilcam, prof.fabianefreire@gmail.com

O presente projeto visa investigar como se constitui a construção de gênero nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Em razão da importância política e social da discussão sobre gênero levantamos as seguintes questões: No contexto atual, quais as representações de gênero na visão dos docentes? Quais as representações da mídia que circulam na escola sobre o gênero? Com intuito de respondermos estas questões nos
baseamos em Vianna, Ridenti (1998), Louro (1997; 2007), dentre outros autores que compreendem o gênero como uma construção social, em que são estabelecidas às mulheres e aos homens características já definidas culturalmente, muitas vezes vinculadas as diferenças biológicas e físicas. Com base na vertente dos Estudos Culturais (Costa, 2002) e na Teoria das Representações Sociais (Jovchelovich, 2007) investigaremos o que as professoras de uma escola municipal de Campo Mourão entendem sobre as relações de gênero. Com base em suas falas analisaremos o quanto a mídia influencia em suas representações sobre a identidade de gênero. Temos como hipótese que as falas das professoras condizem com padrões e estereótipos apresentados pela mídia. Neste sentido, o presente trabalho propõe, com este levantamento, novos olhares aos papéis sociais de homens e mulheres, sobretudo, quando se trata de professoras das séries iniciais que, geralmente, ensinam como ser e comportar-se como meninos e meninas na escola.

Palavras-chave: Educação escolar. Gênero. Representações sociais.

 

A ESCOLA PRIMÁRIA PÚBLICA E URBANA NA CIDADE DE CAMPO MOURÃO (1960 A 1971): UM ESTUDO SOBRE A METODOLOGIA NOS GRUPOS ESCOLARES

CASTRO, Cristiane de (IC), Pedagogia, FECILCAM, cristianecastro21@hotmail.com
INTROVINI, Cibele (OR), Pedagogia, FECILCAM, prof.cibele.introvini@gmail.com

A presente pesquisa pretende contribuir com novos conhecimentos na área da história da educação, especificamente sobre a educação na escola primária pública e urbana da cidade de Campo Mourão. Tem como objetivo geral compreender qual era a metodologia usada nas escolas primárias públicas e urbanas de Campo Mourão no período de 1960 a 1971. No Brasil, a escola primária graduada foi criada a partir da década final do século XIX, com a República, mas, sobretudo implantada a partir dos anos iniciais do século XX. Tal disseminação desse modelo de escola republicana não ocorreu de modo homogêneo nos diferentes Estados. Da mesma forma, o currículo e metodologia utilizados diferiam conforme a localização e/ou caracterização da escola (SOUZA, 2008; FARIA FILHO,1999). A pesquisa será qualitativa, bibliográfica e documental. Num primeiro momento, acreditamos ser necessário fazer uma revisão da produção bibliográfica existente sobre o assunto. Para tanto, buscaremos nos programas de mestrado e doutorado pesquisas que abordam esse tema, além de obras publicadas por editoras, sites especializados, tais como: do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação – HISTEDBR; da Sociedade Brasileira de História da Educação, em outro momento buscaremos nos acervos do município e das próprias escolas (se ainda existirem), documentos como ata de reuniões pedagógicas, livro de exames e diários de classe entre outros.

Palavras-chave: Metodologia. Escola Primária. Trabalho Escolar.

 

AS DISCUSSÕES E IMPLICAÇOES DOCENTES SOBRE O CONCEITO DE FAMÍLIA E PAPEL DA MULHER

GLOOR, Viviane Cristina Ferreira (IC/Fundação Araucária), Pedagogia, Fecilcam,
vivi_gloor@hotmail.com
FRANÇA, Fabiane Freire (OR), Pedagogia, Fecilcam, fabianefreire@ibest.com.br

O presente projeto objetiva discutir o papel da mulher e as concepções de família na sociedade contemporânea, bem como as implicações de tais conceitos na docência de professores e professoras da educação atual. Neste sentido, delineamos a seguinte questão: o que compreendemos por mulher e por família no contexto atual? Com o intuito de responder a essa interrogativa nos baseamos na literatura especializada, a citar Bordieu, (1999) e Louro (1997, 2007), dentre outros autores, que nos apresentam um panorama sobre o papel da mulher e a constituição da família ao longo da história, abordando a importância dessa discussão para a formação identitária dos indivíduos envolvidos no contexto docente. Por meio destes estudos, e seguindo os pressupostos teórico-metodológicos na vertente dos Estudos Culturais, serão realizados grupos de estudos com os/as docentes de uma escola municipal de Campo Mourão. Serão abordadas as representações dos atores educacionais – professoras, professores, alunos, alunas, direção, orientação, auxiliares – sobre o conceito de família, enfatizando o papel da mulher atualmente a fim de verificar se a escola se constitui em um local em que se possa promover o reconhecimento da pluralidade de identidades e de comportamentos que dizem respeito às diferenças. Caso a hipótese seja verificada, serão elaboradas propostas pedagógicas com relação ao assunto que poderão ser trabalhadas com professores e professoras, bem como alunos/as em sala de aula.

Palavras-chave: Educação. Papel da mulher. Relações familiares.

 

AS POLÍTICAS DE UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E A QUALIDADE DE ENSINO: UM ESTUDO DO APRENDIZADO DE LÍNGUA PORTUGUESA

SILVA, Graziele Marciano da (PIC) – UNESPAR, gra_star19@hotmail.coml
DOMINGUES, Analéia (OR) – UNESPAR, analeia2504@gmail.com

Esse projeto de iniciação científica tem como objetivo refletir sobre a política de organização da escolaridade em ciclos que foi implantada nas escolas brasileiras no final da década de 1980, estendida para as escolas na década de 1990 e regulamentada pela lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei nº 9394/96. Muitas escolas, implantaram essa política de organização da escolaridade em ciclos com vistas a reduzir os índices de evasão e reprovação escolar e melhorar o aprendizado. Essa pesquisa que está em fase inicial, tem como método o Materialista Histórico Dialético que busca apreender o objeto de estudo em questão em sua totalidade, compreendendo-o em suas múltiplas relações e contradições. O estudo do contexto político, econômico e social dos anos de 1980 e 1990 bem como o estudo e análise dos documentos oficiais que regulamentam essa forma de organizar o ensino é fundamental para compreender quais as intenções e interesses subjacentes a essa
política. Além disso, para verificar as contribuições dessa forma de organizar o ensino para o aprendizado das crianças na área da língua portuguesa será realizado um estudo das
produções escritas das crianças que freqüentam a 4ª série em duas escolas que adotam a organização em ciclos com o intuito de verificar se essa proposta realmente tem trazido melhoria no que diz respeito ao aprendizado.

Palavras-chave: Políticas de Universalização, Qualidade, Educação

 

AS POLÍTICAS DE UNIVERSALIZAÇÃO E PERMANÊNCIA ESCOLAR: ESTUDANDO A PROPOSTA DO ENSINO MÉDIO ORGANIZADO POR BLOCOS

SANTOS, Isabel Cristina. (IC/Fundação Araucária), FECILCAM, cris-bel18@hotmail.com
DOMINGUES, Analéia. (OR), FECILCAM, analeia2504@gmail.com

A presente pesquisa, que se encontra na etapa inicial de seu desenvolvimento, objetiva compreender a proposta de organização do Ensino Médio por blocos de disciplinas, enquanto uma política de universalização e permanência escolar, especificamente, no que diz respeito aos seus fundamentos teórico-metodológicos e às necessidades que visa responder. Tal pesquisa justifica-se pelo fato de que a proposta de organização do Ensino Médio regular em blocos semestrais de disciplinas é recente, uma vez que iniciou a sua implantação, em algumas escolas públicas do Estado do Paraná, no ano de 2009, assim a mesma se configura em um inédito e importante campo de pesquisa, tornando-se imperativo a produção de conhecimento sobre o mesmo. Entretanto, para se analisar o Ensino Médio por blocos de disciplinas, enquanto uma política que visa diminuir o índice de evasão nessa etapa da Educação Básica torna-se necessário as seguintes etapas e procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, objetivando compreender o contexto histórico, político, econômico e social que ocasionou o surgimento da proposta; estudo dos fundamentos teórico-metodológicos presentes nos documentos e discursos oficiais, que direcionam a implementação da proposta; levantamento de dados, por meio de um questionário estruturado, em duas escolas que experenciam essa nova organização do Ensino Médio; análise dos dados coletados, visando apreender as reais intenções do estado ao implementar essa política pública para a educação


Palavras-chave: Ensino Médio. Políticas Educacionais. Universalização.

 

A INFLUÊNCIA DA MÍDIA TELEVISIVA E DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO CULTO DO CORPO NA FASE DA ADOLESCÊNCIA

SANTOS, Paula Vidal (IC), Pedagogia, Fecilcam, paulavidal_pf9@hotmail.com
FRANÇA, Fabiane Freire (OR), Pedagogia, Fecilcam, fabianefreire@ibest.com.br

O presente projeto de Iniciação Científica visa investigar como os meios de comunicação de massa, televisão e impressos, assim como a educação escolar influenciam ideologicamente o pensamento e as ações dos adolescentes no que tange o culto e a valorização estética do corpo. Sendo assim busca-se responder a seguinte questão: Como a mídia televisiva e a educação-formal contribuem para o culto da imagem corpórea dos adolescentes? Para tanto, será realizada uma pesquisa qualitativa com base na observação participativa que se realizará em uma escola Estadual situada no Município de Campo Mourão–PR. Serão realizadas entrevistas estruturadas com adolescentes e professores que visa identificar a opinião destes acerca da influencia midiática sobre as suas concepções do que consideram belo. A partir de tais procedimentos será realizada uma analise dos dados coletados e uma relação com a pesquisa bibliográfica com base em autores dos Estudos Culturais (Silva, 2001; Louro, 2007; Kellner, 1995). A hipótese deste projeto é de que as falas dos professores e alunos corroboram com os estereótipos midiáticos sobre o que é ser belo. Em vista disso, este trabalho pretende apresentar que o belo, o estético, são construções sociais que são reproduzidas pela sociedade, sobretudo, pela mídia que sugere valores e padrões corporais aos adolescentes, um público vulnerável.

Palavras-chave: Educação. Mídia. Corpo.

 

ASPECTOS HISTÓRICOS DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: PERÍODO 2003 A 2007

GONÇALVES, Juliana Ribas (IC), Pedagogia, FECILCAM, julianaribas.g@hotmail.com
RODRIGUES, Divania Luiza (OR-IC), Pedagogia, FECILCAM, divaniar@hotmail.com

Este trabalho apresenta uma proposta de estudo acerca dos aspectos históricos da implementação das tecnologias educacionais, no período de 2003 a 2007, em uma escola de Educação Básica da rede pública estadual do município de Campo Mourão – PR. Para esta investigação tomamos como ponto de partida a elaboração do "Projeto Político-Pedagógico" pela escola. A partir das políticas implementadas no ano de 2003, a Secretaria de Estado da Educação (SEED), passou a orientar o uso do termo Projeto Político-Pedagógico para indicar o que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB n. 9394/96), denomina no artigo 12, de proposta pedagógica e de projeto pedagógico, no artigo 14. (BRASIL, 1996). A opção pelo termo "Político-Pedagógico" pressupõe uma opção teórica e política. Neste sentido, acreditamos que o período que se estende do ano de 2003 ao ano de 2007 merece estudos, visto que se trata de um período de discussão e de implementação de uma proposta política de educação e, no caso específico, de uso de tecnologias educacionais. Entendemos que a inserção de tecnologias na educação depende de discussões teóricas e ações construídas de modo coletivo pelos profissionais da educação. Nesta perspectiva, nos interessa saber quais foram os objetivos educacionais que orientaram a elaboração de propostas com uso de tecnologias e de que modo os gestores e os professores pensaram e/ou planejaram ações para o funcionamento de tais tecnologias na escola. Entendemos que esta investigação poderá oferecer elementos para a compreensão do que ocorreu em outras escolas do Estado, no mesmo período.

Palavras-chave: Projeto Político-Pedagógico. Tecnologias Educacionais. Educação.

 

DIÁLOGOS PELA FÉ: ESTUDO DO ANTIJUDAÍSMO NA OBRA DE JOÃO DE BARROS (1496-1570)

PADILHA, Renata (ICJR/Fundação Araucária), FECILCAM, ree.padilha@hotmail.com
HAHN, Fábio André (OR), FECILCAM, fabioandreh@gmail.com

A pesquisa aqui apresentada é resultado das atividades de Iniciação Científica Junior, concluída não primeiro semestre do corrente ano. O objetivo da pesquisa foi desenvolver um estudo da obra Diálogo Evangélico sobre os artigos da fé contra o Talmud dos judeus (1542), de João de Barros. A obra foi escrita no contexto da ação da Inquisição em Portugal, momento em que voltava com força a produção da literatura antijudaica. Para contextualizarmos melhor o objeto da pesquisa, é importante dizer que o imaginário social português no século XVI foi marcado por uma série de questões que envolveram primeiramente o judeu e depois os seus descendentes cristãos-novos. No entanto, nenhum fato marcou mais do que a implantação da Inquisição regida pelo Estado em 1536, que apurou com método radical os desvios da fé praticados pelos cristãos-novos, cujos bens foram confiscados em favor do governo, o que contribuía acintosamente para a manutenção
da empresa mercantil. Essa perseguição por parte do Tribunal Inquisitorial gerou uma série de mudanças no contexto português, fato que levou eruditos como João de Barros a propor algumas soluções para os conflitos que ocorriam naquele momento, como expressou em sua obra.

Palavras-chave: João de Barros. Antijudaísmo. Inquisição portuguesa.

 

DIGITALIZAÇÃO, CATALOGAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO JORNAL FOLHA DO NORTE DO PARANÁ

FRANÇA, Amanda Pereira (ICJ/ Fundação Araucária), FECILCAM, amandapereira_franca@yahoo.com.br
MEZZOMO, Frank Antonio (OR), FECILCAM, frankmezzomo@gmail.com

Esta pesquisa buscou compreender os posicionamentos da religião, principalmente a religião Católica por meio da investigação do jornal "A Folha do Norte do Paraná" que esteve em circulação nas décadas de 1960 a 1970. A escolha da fonte histórica impressa se justifica por ser de grande inserção social e reservar espaço predominante à Igreja Católica da diocese de Maringá/PR. Como a documentação é de extrema vastidão, este projeto teve como foco os anos de 1965 e 1966. Para utilizarmos os jornais foi necessária a digitalização do acervo presente no Centro Paranaense de Documentação e Pesquisa (CPDP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), tendo sido lidas a fim de elaborar listagem temática em planilha do Excel, registrando os assuntos que tratam de questões relativas ao campo religioso. Entre os resultados obtidos pode-se mencionar: a digitalização dos exemplares relativos aos anos de 1965 e 1967, totalizando duzentas e três matérias sendo, respectivamente, sessenta e quatro e centro e trinta e nove; os temas pautados nas matérias são de âmbito regional, nacional e internacional, surgindo com mais freqüência: registro do surgimento de novos municípios, viagens de membros do clero, sobretudo de Dom Jaime feitas ao Vaticano e ao Japão, o que demonstra a conexão de Maringá com demais regiões; posicionamentos do clero sobre o momento político vividos no Brasil e no estado do Paraná; manifestação papal acerca da Guerra do Vietnã, da Guerra Fria e da Corrida Espacial; escritos sobre comportamentos morais e reflexões éticas. Estes temas, entre outros, denotam a grande importância social da religião na sociedade.

Palavras-chave: Jornal. Fontes históricas. Religião.

 

FOLHA DO NORTE DO PARANÁ EM FOCO: IDENTIFICAÇÃO E ELABORAÇÃO DE LISTAGENS TEMÁTICAS (1962-1964)

Jean Carlos S. da luz, Colégio Estadual de Campo Mourão, jean.nemesis@r7.com
Frank Antonio Mezzomo, Fecilcam, frankmezzomo@gmail.com

O objetivo central da pesquisa tratou da digitalização, organização e leitura do jornal “Folha do Norte do Paraná”, entre os anos de 1962 a 1964. A primeira etapa do trabalho consistiu em digitalizar o jornal que está arquivado no Centro Paranaense de Documentação e Pesquisa (CPDP) pertencente à Universidade Estadual de Maringá (UEM). Na seqüência, o acervo está em condições de ser lido com a finalidade de listar, catalogar e sintetizar as matérias que vinculam conteúdos relacionados à religião e as religiosidades. Esta fase da pesquisa exigiu a maior parte do tempo e requer maior atenção, pois compreende a visualização e a leitura individualizada do conteúdo do jornal relativo aos anos de 1962-1964, a fim de identificar, ler, registrar e resumir todos aqueles conteúdos que fazem menção ao universo mágico-religioso. Para otimizar a compreensão e facilitar a sistematização das informações absorvidas durante a leitura do jornal, assim como agilizar o acesso ao conteúdo por aqueles que têm interesses em conhecer o conteúdo do acervo do jornal, foi elaborada uma planilha no Excel onde são registradas informações técnicas como número da foto, título e autor da matéria, data, número, volume e página do jornal, e informações sobre o conteúdo da matéria. Nos anos de 1962, 1963 e 1964 foram publicadas cento e quinze matérias, trinta e seis, quarenta e duas e trinta e sete, respectivamente, que versavam sobre o assunto da religião/religiosidade, com grande ascendência de conteúdos ligados e assinados por membros da Igreja Católica. Tais assuntos não se referem exclusivamente a assuntos intra-eclesie – como as reformas litúrgicas e orientações espirituais –, como emitem pareceres e reflexões, esboçam resistência e endossam questões relativas à política partidária e de Estado, sobre a economia da região e do Brasil, sobre a geopolítica latino-americana e internacional. Assim, são freqüentes assuntos como: a contrariedade da Igreja Católica diante ao comunismo, juízos laudatórios e às vezes reservados aos governos afinados com o regime militar, a importância de ser cristão no mundo contemporâneo, a realização e avaliação dos impactos do Concílio Vaticano II, entre outros assuntos que podem ser conferidos nos anexos do relatório


Palavras-chave: Igreja, Imprensa, fontes.

 

LEITURA E TEMATIZAÇÃO DE FONTES PRIMÁRIAS PERTENCENTES À CÚRIA METROPOLITANA DE CURITIBA

SILVA, Rhaíssa, ICJ, Fecilcam, Fundação Araucária, rhaissasouza.angel@gmail.com
MEZZOMO, Frank Antonio (OR), Fecilcam, frankmezzomo@gmail.com

A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Religião, sociedade e cultura” pertencente ao grupo de pesquisa “Cultura e Relações de Poder”. A Cúria Metropolitana de Curitiba possui um vasto e centenário acervo documental. Entre essa documentação consta: correspondências expedidas/recebidas, jornais e boletins produzidos/recebidos pela hierarquia eclesiástica, panfletos e flyers, atas, relatórios e dossiês de estudos, entre outros. Parte dessas fontes foi digitalizada que, para estar acessível à pesquisa, requer um trabalho de elaboração de listagens temáticas. Para esta pesquisa o foco é a documentação relativa à Congregação Mariana e fragmentos extraídos do Boletim Eclesiástico da Arquidiocese de Curitiba. As atividades de pesquisas iniciaram em junho de 2010 e encerraram-se em julho de 2011 e, entre os resultados pode-se destacar: leitura do material (Boletim Eclesiástico da Arquidiocese de Curitiba), catalogação e elaboração de listagem dos principais assuntos veiculados, tais como: orientações morais, indicações de leituras e estudos bíblicos, nomeações e encardinações de presbíteros, comemorações festivas. Assim, compreenderam-se as principais temáticas que envolviam o fazer dos agentes do sagrado da Cúria Metropolitana de Curitiba.

Palavras-chave: Fontes históricas, Congregação Mariana, Cúria Metropolitana de Curitiba.

 

O ATOR SOCIAL LOCAL NA ORDEM GLOBAL: UM ESTUDO DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO ENTRE OS ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE CAMPO MOURÃO

SANTOS, Wellington Lucas dos (ICJ), Colégio Estadual de Campo Mourão, wellingtom.santos5@gmail.com
SILVA, Ed Carlos da (OR), NRE/Campo Mourão, ediavlis@yahoo.com.br

O processo de globalização é tema corrente nas diferentes mídias e em diversos espaços sociais. Nesse sentido, o presente trabalho vislumbra entender esse processo considerando-o a partir do espaço local. Por esta razão, este trabalho objetiva estudar a compreensão e a influência do processo de globalização entre os estudantes secundaristas do Colégio Estadual de Campo Mourão, no decorrer do ano letivo de 2011. O aporte que consideramos, inicialmente, para esta investigação contempla as considerações de ALMEIDA (1997) e BÓGUS (1997), a respeito da transnacionalização do capitalismo. Para perscrutarmos o campo das reminiscências coletivas dos pesquisados, captaremos suas impressões utilizando as estratégias de entrevista da fonte oral. Tal intento objetiva preservar a visão e a versão que dimanam do interior das vivências dos atores em foco (BONAZZI, 2006). Para tanto, o espaço de coleta é o Colégio Estadual de Campo Mourão, sendo 100 o número de estudantes do Ensino Médio entrevistados. O trabalho de campo constituirá de um roteiro de coleta de dados que responda à problemática e os objetivos propostos para essa investigação. Os resultados preliminares indicam o descomprometimento dos estudantes em relação ao tema e uma compreensão superficial do processo. Este fato aponta a necessidade de discussão mais efetiva do tema entre esses estudantes, a fim de que possam entender um processo que no dia a dia implica diversas influências em suas vidas.

Palavras-chave: Globalização. Transnacionalização. Espaço local.

 

OCUPAÇÃO E DEFESA DAS FRONTEIRAS NA AMÉRICA ESPANHOLA: ESTUDO DA CIDADE VILLA RICA DEL ESPIRITU SANTO (1570-1632)

CARDOSO, Suelen Andrade (IC/CNPQ), Geografia, FECILCAM, suellen_andradecardoso@hotmail.com
HAHN, Fábio André (OR), FECILCAM, fabioandreh@gmail.com

A presente comunicação tem por objetivo apresentar a proposta do projeto de pesquisa de iniciação científica iniciada no segundo semestre do presente ano sobre Villa Rica do Espírito Santo. Esta vila foi fundada no final do século XVI pelo Capitão Ruy Diaz Melgarejo, em área situada entre os rios Ivaí e Piquiri, tendo sido transferida de lugar por ordem do Capitão Guzman para junto da foz rio Corumbataí, no Ivaí, região que compreende o atual município de Fênix/Pr, onde foi destruída pela bandeira paulista em 1632. O objetivo é investigar mais especificamente o processo de ocupação e defesa das fronteiras na América Espanhola entre os fins do século XVI e início do século XVII, momento de intensos conflitos. O tema ainda foi pouco estudado, portanto importantes questões podem ser exploradas com o propósito de compreendermos melhor a constituição das nossas fronteiras. A pesquisa será desenvolvida analisando as fontes produzidas sobre o período e a produção historiográfica sobre o tema.

Palavras-chave: América Espanhola. Villa Rica Del Espiritu Santo. Ocupação territorial.

 

ORGANIZAÇÃO, CATALOGAÇÃO, DESCRIÇÃO E DIGITALIZAÇÃO DOS PROCESSOS DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE CAMPO MOURÃO (1961– 1976)

SANTOS, Paula Q., IC, Fecilcam - (Fundação Araucária), paula_obr@hotmail.com
MEZZOMO, Frank Antonio, Fecilcam, frankmezzomo@gmail.com

A comunicação apresenta os resultados parciais da pesquisa cujo objetivo é organizar, catalogar, descrever e digitalizar os autos da Vara Cível da Comarca de Campo Mourão, do período de 1961 a 1976, desenvolvendo ações de preservação por entender que estes autos fazem parte do patrimônio histórico cultural da Mesorregião Centro Ocidental do Paraná. Assim, criar práticas de conservação, como organizar, catalogar, descrever e digitalizar os autos resulta na preservação desse acervo jurídico, para posteriormente disponibilizá-lo a acadêmicos e pesquisadores que pretenderem investigar as relações entre os agentes sociais, bem como as relações de poder presentes nas relações sociais. A proposta desse trabalho é viabilizar a consulta desses processos em versão digital no curso de tempo de dois anos, a contar do segundo semestre de 2010. São muitas as experiências de usos eletrônicos que se revelaram recursos importantes na disponibilização e no acesso às informações. O uso de tecnologias apropriadas e utilizadas por centros de documentação, por fundações de pesquisa e mesmo por bibliotecas e museus, ligadas ou não a universidades, permitem implantar procedimentos inovadores no tratamento documental para a disponibilização de acervos via on-line.

Palavras-chave: Catalogação. Preservação. Patrimônio cultural.

 

PRINCIPAIS GRUPOS DE ALÉRGENOS E SUAS MANIFESTAÇÕES ALÉRGICAS EM DETERMINADA FAIXA ETÁRIA: ESTUDO DE CASO - COLÉGIO VICENTINO SANTA CRUZ

OLIVASTRO, MilenaPeteck (IC), Colégio Vicentino Santa Cruz, Milena_petck@hotmail.com
HINOKUMA, MilenaSayuri (IC), Colégio Vicentino Santa Cruz, Milena_hinokuma@hotmail.com
MOTA, Scheila Cristina Custodio (OR), Colégio Vicentino Santa Cruz, scheila.custodio@hotmail.com

Percebe-se que hoje em dia muitas pessoas são acometidas por algum tipo de alergia e que esta aumentou drasticamente nas últimas décadas em crianças, adultos e jovens, de acordo com a maioria dos autores estudados que define a alergia como um tipo de reação imunológica do organismo quando entra em contato com substâncias estranhas chamadas de antígenos (alergenos ). Assim, o objetivo peculiar desta pesquisa visa à investigação dos tipos de alergias,os mais raros e mais comuns e, também, da faixa etária mais atingida, tornado possível traçar um provável perfil e/ou padrão de quadro alérgico por meio de um processo comparativo, além de adquirir maior conhecimento sobre o tema. Para tanto a referida averiguação se utilizou, sobretudo, de levantamento bibliográfico e da construção de questionários fechados e semi-abertos direcionados a crianças de 8 a 14 anos de idade do Colégio Vicentino Santa Cruz do município de Campo Mourão- PR a fim de abranger um número significativo de casos e nortear o trabalho. Como resultado parcial foi possível constatar 147 casos de alergia dentre 257 participantes, com a predominância de riniti
alérgica, sendoa maior incidência entre a faixa etária de 12 e 13 anos, deste indicante as mulheres demonstraram ser mais propícias a reações alérgicas.

Palavras – chaves: Alergias. Alergenos. Anticorpos.

 

PROJETOS DE VIDA DOS JOVENS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO EM CAMPO MOURÃO

PINZAN, Mariele Eloísa (PIBICJ/Fundação Araucária), Pedagogia, FECILCAM, eloizapinzan@hotmail.com
PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira (OR), Pedagogia, FECILCAM, crispataro@gmail.com

O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar os projetos de vida da juventude na contemporaneidade, verificando os significados a eles atribuídos e os sentimentos relacionados. Insere-se em pesquisa mais ampla, que visa compreender a organização do pensamento dos sujeitos jovens quanto a suas vivências e projetos de vida. Entende-se que, na sociedade contemporânea, vêm se modificando os critérios que delineiam a categoria juventude, bem como as vivências, os significados e as aspirações dos jovens. Ao mesmo tempo, compreende-se a importância de que os jovens se engajem em projetos de vida, realizando escolhas, planos e ações em função dos objetivos que almejam alcançar e atribuindo maior significado às suas atividades no presente. Para atender aos objetivos propostos, foram analisadas entrevistas realizadas por ocasião de pesquisa mais ampla à qual este projeto se vincula. Os dados foram coletados no início do ano letivo de 2010, junto a jovens do 2°ano do Ensino Médio, estudantes de escola pública do município de Campo Mourão. Visando atender aos objetivos aqui especificados, optou-se por analisar as questões da entrevista relativas à representação e aos sentimentos dos jovens com relação a seus projetos de vida. Os resultados demonstram os diferentes significados e os sentimentos positivos e negativos que os jovens atribuem ao seu futuro e aos seus projetos de vida.

Palavras-chave: Juventude. Projeto de vida. Ensino Médio.

 

REPRESENTAÇÕES DO GÊNERO FEMININO VEICULADAS NO JORNAL IMPRESSO FOLHA DO NORTE DO PARANÁ NO PERÍODO DE 1969 A 1970

ALMEIDA, Valeria da Silva (IC), Pedagogia, FECILCAM, valeria_peda@hotmail.com
PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira (OR), Pedagogia, FECILCAM, crispataro@yahoo.com.br
MEZZOMO, Frank Antonio (CO-OR), História, FECILCAM, frankmezzomo@gmail.com

O trabalho vincula-se a investigação mais ampla, a qual tem como objetivo analisar os discursos difundidos pelo Jornal Folha do Norte do Paraná na década de 1960 (1962-1970), no que se refere às relações entre religião e gênero. Esse painel apresenta a pesquisa recém iniciada, que busca identificar e analisar as representações do gênero feminino veiculadas na mídia impressa católica na região de Maringá, no intuito de problematizar as relações de gênero que permeavam a sociedade da época. Parte-se do pressuposto de que as representações de gênero presentes na sociedade designam valores, visões de mundo e papéis sociais que influenciam os processos de educação e socialização voltados para os sujeitos. A pesquisa propõe a análise das edições do Jornal Folha do Norte do Paraná, entre os anos de 1969 e 1970, procurando verificar os valores, os comportamentos, as relações e os papéis de gênero que emergem da maneira pela qual as mulheres são representadas.

Palavras-chave: Gênero. Fontes. Imprensa.

 

REPRESENTAÇÕES DO GÊNERO FEMININO VEICULADAS NO JORNAL IMPRESSO FOLHA DO NORTE DO PARANÁ NO PERÍODO DE 1966 A 1968

ANJOS, Adriana de C. dos (IC), Pedagogia, FECILCAM, adriana_dosanjjos@hotmail.com
PÁTARO, Cristina S. de Oliveira (OR), Pedagogia, FECILCAM, crispataro@gmail.com
MEZZOMO, Frank Antonio (CO-OR), História, FECILCAM, frankmezzomo@gmail.com

A pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as representações do gênero feminino veiculadas na mídia impressa católica na região de Maringá, no intuito de problematizar as relações de gênero que permeavam a sociedade da época. Parte-se do pressuposto de que as representações de gênero presentes na sociedade designam valores, visões de mundo e papeis sociais que influenciam os processos de educação e socialização voltados para os sujeitos. A pesquisa, que faz parte de investigação mais ampla, propõe a análise das edições do Jornal Folha do Norte do Paraná entre os anos de 1966 e 1968, buscando verificar os valores, os comportamentos, as relações e os papéis de gênero que emergem da maneira pela qual as mulheres são representadas. Até o momento foram realizados estudos bibliográficos acerca da temática investigada, buscando o aprofundamento de questões relacionadas ao conceito de gênero e à utilização do jornal impresso como fonte de pesquisa.

Palavras-chave: Gênero. Fontes. Imprensa.

 

REPRESENTAÇÕES DO GÊNERO FEMININO VEICULADAS NO JORNAL FOLHA DO NORTE DO PARANÁ NO PERÍODO DE 1962 A 1965

MARTINS, Ariane Luise, (IC/CNPq), Fecilcam, História, arianeluise.adv@gmail.com;
MEZZOMO, Frank Antonio (OR), Fecilcam, frankmezzomo@gmail.com;
PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira (CO-OR), Fecilcam, crispataro@gmail.com.

A pesquisa tem como objetivo investigar as representações do gênero feminino construídas na mídia impressa católica da região de Maringá, no período de 1962 a 1965, por meio da análise do Jornal Folha do Norte do Paraná. Busca-se identificar valores, comportamentos, relações de poder, influências educativas e sociais que emergem da maneira pela qual o gênero feminino é representado nas páginas do periódico e assim conduzindo a forma de ser e pensar da sociedade da época, trazendo desdobramentos, inclusive, para a sociedade atual. O estudo tem como base epistemológica a leitura e discussão de teóricos como Roger Chartier, Jean Scott, Michelle Perrot, dentre outros. Espera-se compreender como a impressa católica, em especial, o discurso veiculado no referido jornal, influenciaram a produção de significados relacionados ao gênero feminino ao longo da década de 1960, especificamente no recorte temporal acima mencionado.

Palavras-chave: Mulher. Gênero. Imprensa.

 

TRABALHANDO COM FONTES HISTÓRICAS: O JORNAL FOLHA DO NORTE DO PARANÁ DE MARINGÁ

RITA, Taise Caroline (ICJ/Fundação Araucária), FECILCAM, taise.flor@hotmail.com
MEZZOMO, Frank Antonio (OR), FECILCAM, frankmezzomo@gmail.com

O Jornal Folha do Norte do Paraná, fundado em 1962 e findado sua circulação em 1979, constitui parte do patrimônio imaterial produzido pela Igreja Católica na diocese de Maringá. Além de Maringá ser a principal diocese da região, é sede Provincial o que representa, em grande parte, a síntese de toda a dinâmica religiosa presente nas dioceses sufragâneas de Campo Mourão, Umuarama e Paranavaí. Digitalizar, organizar, catalogar e elaborar lista temática relativa aos anos de 1967 do acervo desse jornal, que está sob a guarda do Centro Paranaense de Documentação e Pesquisa (CPDP), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), é o objetivo principal da pesquisa. O trabalho consiste no registro fotográfico de cada exemplar do jornal, na transferência e armazenamento da imagem, em extensão JPG, para computador, na leitura do conteúdo e, finalmente, na catalogação das informações em planilha do Excel. A atenção durante a leitura foi para os registros acerca de toda e qualquer notícia que verse sobre temas ligado ao campo religioso ou pronunciado por agentes religiosos. Das fotos lidas pode-se perceber constantes referências a Maringá e região, ao Estado do Paraná e Brasil e aquelas oriundas do Vaticano. Os conteúdos das matérias tratam de nomeações de padres, inaugurações de igrejas, crismas e conscientização da importância do dízimo, mensagem do papa Paulo VI em favor da paz no Vietnã, publicação na íntegra da Carta Encíclica Humanae Vitae, citações e reflexão bíblicas, entre outros.

Palavras-chave: Igreja Católica. Imprensa. Fontes. Periódicos. Golpe Civil-Militar.