Apresentação

Programação

Trabalhos

Realização

Organização/Equipes

Ficha Catalográfica

Ajuda

 

COMUNICAÇÃO

 

A DISCUSSÃO EM TORNO DO DESENVOLVIMENTO E DO SUBDESENVOLVIMENTO: UMA LEITURA A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DE CELSO FURTADO

Tito Jerónimo Adalberto Alfaro Serrano - UEPR / Campus Fecilcam – talfa5@hotmail.com

Este artigo propõe uma discussão sobre o desenvolvimento e o subdesenvolvimento dos países, abordando os aspectos teóricos econômicos apoiando-se nas ideias já construídas que constituem os elementos legítimos para este estudo. O tema proposto já estudado em outros períodos da história, na atualidade ganha expressiva relevância tendo em vista as sucessivas transformações econômicas, políticas, sociais e culturais que marcam o processo da globalização, que nas últimas décadas, tem sido caracterizada pela polarização de poder e recursos fomentando acentuadas desigualdades entre os países do mundo principalmente, os da América Latina que apresentam relativa dificuldade para superar a condição histórica socioeconômica de subdesenvolvimento. O objetivo geral do trabalho será o de compreender o desenvolvimento e subdesenvolvimento dos países a partir das contribuições de Celso Furtado, procurando explorar suas raízes históricas a fim de, fazer uma reflexão sobre os problemas de uma sociedade que se empenha em sair do atraso econômico e da pobreza. O principal argumento para a construção deste trabalho é examinar o estado do subdesenvolvimento dos países e a dinâmica das etapas de mudanças para alcançar o desenvolvimento, uma delas é o crescimento econômico como uma das condições parcialmente necessária, mas não suficiente para o completo desenvolvimento.

Palavras-chave: Desenvolvimento. Subdesenvolvimento. Crescimento.


APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES ESTADUAIS DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ.

FERREIRA, Marcelo Marchine (TIDE), Fecilcam, mmarchine@gmail.com

A pesquisa a que se refere o presente resumo está vinculada ao regime de trabalho TIDE do pesquisador e ao GEPECONT - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Conhecimento e Tecnologias. Possui, ainda, vinculo com o NUPEM – Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar da Fecilcam por intermédio de desenvolvimento de projeto de iniciação científica, encerrado em 2011. O problema da pesquisa consiste em investigar as implicações do uso das TICs, especialmente as relativas às mídias digitais, por parte de professores na formação em Ciências Contábeis oferecida em nível de graduação nas instituições estaduais de ensino superior do Paraná. O objetivo principal é identificar quais elementos das mídias digitais estão presentes e em que contexto estão sendo utilizadas pelos professores no ensino dos cursos de graduação em Ciências Contábeis das instituições objeto da pesquisa. A metodologia prevê abordagem quantitativo-qualitativa, com adoção das estratégias de pesquisa bibliográfica, documental e levantamento e com o uso das técnicas de coleta de dados através da pesquisa documental, entrevistas e questionários. Até o presente momento, foi realizada revisão de literatura sobre o tema, cuja principal base foram textos de referências da área da educação e abordando questões atinentes às mídias digitais e ensino. Também foram definidas as categorias a serem pesquisadas e iniciou-se a construção do instrumento de coleta de dados na forma de questionário. Espera-se que, com os achados da pesquisa, seja possível expandir reflexões críticas e contribuir, em alguma medida, no estabelecimento de práticas referentes ao uso das TICs na educação contábil, proporcionando o re-pensar e o re-posicionamento nas e das práticas docente e discente para que aconteça uma aprendizagem contextualizada e condizente com a realidade do mundo do trabalho contábil.

Palavras-chave: Educação, Ensino-Aprendizagem, Ciências Contábeis, Tecnologias da Informação e Comunicação.

 

CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DOS TURISTAS DO BAIRRO DE MARESIAS SÃO SEBASTIÃO (SP) QUANTO AS ORIGENS E AS MOTIVAÇÕES

MARTINS, Bruna Morante Lacerda (TCC) – FECILCAM, brunamorante@gmail.com.
MACHADO, Alisson Bertão, OR – FECILCAM, alissonbertao@hotmail.com.

A pesquisa teve por objetivo analisar o perfil do turista do bairro de Maresias – São Sebastião / SP, visando contribuir com as discussões sobre as relações entre turistas e território turístico. Como referencial teórico, a pesquisa partiu de pesquisas no âmbito do turismo, por autores como: Coriolano, Cruz, Moesch, e Rodrigues. Esses autores teorizam que o turismo é intepretado como uma prática social que ultrapassa os limites socioespaciais da localidade onde está presente sendo que o turista atua participativamente do processo turistico. A metodologia adotada compreendeu a aplicação de um questionário estruturado a uma amostra de 78 turistas que estiveram na localidade do estudo no período de janeiro e fevereiro de 2011. Neste artigo foram evidenciados como resultados a relação entre o turista e o território do bairro – no que tange as questões de origem e motivacionais. Os principais resultados revelaram que os turistas buscaram a localidade pela beleza natural, e tendo capital de São Paulo como principal emissor de turistas no local. Porém, é possível notar a participação de turistas estrangeiros e oriundos do interior do estado de São Paulo e de outros estados.

Palavras-chave: Turismo. Turista. Território.

CONFIGURAÇÃO ESPACIAL DO SETOR DE SERVIÇOS NO PARANÁ: DISTRIBUIÇÃO SETORIAL DO EMPREGO NAS MESORREGIÕES PARANAENSES

Edinéia Lopes Cruz Souza – Fecilcam, edyeconomista@yahoo.com.br
Rosangela Maria Pontili – Fecilcam, rpontili@yahoo.com.br
Juliana Cristina Gonçales – Fecilcam, jcgonçales@brturbo.com.br

Na atualidade, o setor de serviços se destaca e muito contribui para a dinâmica de uma economia. Além do mais, este é um setor cuja participação é significativa na mensuração do produto agregado. Diante disso, o objetivo deste estudo foi o de analisar a evolução do emprego formal nos três segmentos do setor de serviços com o maior número de empresas no estado do Paraná, comparando sua forma de distribuição entre as mesorregiões do Estado, no período 2006 a 2009. Para tanto, utilizou-se da análise estatística descritiva a partir dos dados da Relação Anual de Informações - RAIS. Os resultados mostraram que, nos três segmentos de serviços analisados houve crescimento do número de empregos, no período estudado, mesmo no auge da crise econômica internacional. Comprovou-se, também, que a mesorregião com maior participação no número total de empregos, do estado, é a Metropolitana de Curitiba. Concluiu-se, assim, que diante da importância deste setor na geração de empregos e dado o atual cenário econômico, criar e desenvolver um setor de serviços dinâmico é condição indispensável para o desenvolvimento regional e estadual.

Palavras-chave: Setor de Serviços. Emprego. Mesorregiões Paranaenses


CONTRIBUIÇÕES DO GEOMARKETING PARA O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO DAS EMPRESAS

SILVA, Juliano Domingues da , Faculdade Maringá, juliannodomingues@yahoo.com.br
LOCH, Solange Ap.(OR), Fecilcam, solangeloch@yahoo.com.br

Esta comunicação apresenta um estudo sobre as contribuições da ferramenta de marketing denominada Geomarketing para o processo de comunicação das empresas, delimitando como espaço geográfico a região de Campo Mourão-PR. O trabalho é composto de uma revisão teórica sobre o marketing e o processo de comunicação, conceituação do geomarketing e apresentação de suas ferramentas que podem ser inseridas no processo de comunicação a fim de colaborar com as empresas, possibilitando-as fazer um estudo eficaz a respeito de cada região, para identificar onde o produto terá maior penetração, para determinar a produção, a estratégia de relacionamento, o processo de comunicação com o cliente, a parceria com grandes marcas e até para medir o retorno das ações de marketing. Para tanto, utilizou-se referencial teórico referente o tema proposto e dados oficiais disponibilizados por órgãos estatísticos inerentes às informações socioeconômicas da área de estudo.

Palavras-chave: Comunicação. Geomarketing. Empresas.

 

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO APLICADO AO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE LUIZIANA/PR

NAZARIO, Patrícia. TCC, Ciências Contábeis – FECILCAM, pati9132@hotmail.com
ORTIGARA, Diogo. TCC, Ciências Contábeis – FECILCAM, ortigara22@hotmail.com
STELA, Eder Rogério (OR) – FECILCAM, eder.rogerio@fecilcam.br
FERREIRA, Marcelo Marchine (CO-OR) – FECILCAM, mmarchine@gmail.com

Esta pesquisa está vinculada ao GEPECONT (Grupo de Estudos e pesquisas em Educação, Conhecimento e Tecnologias), e teve como objetivo estudar o contexto dos estudantes do Ensino Médio no Colégio Estadual Adaucto da Silva Rocha, do município de Luiziana/PR, com relação ao tema Educação Financeira, visando identificar nos conteúdos curriculares, através da análise do Projeto Político Pedagógico, a presença de assuntos relacionados a este tema. Investigou-se ainda junto aos professores e alunos do colégio pesquisado o nível de conhecimento que possuem em relação à Educação Financeira, e a percepção que têm sobre a importância do tema para o currículo escolar. O referencial teórico apresentado mostra a importância do conhecimento da Educação Financeira, especialmente aplicado às escolas. Metodologicamente falando, esta pesquisa é de natureza aplicada, caracterizada como exploratória. Os dados foram analisados tanto de forma qualitativa, como quantitativa, através da análise de documentos e da aplicação de questionários. Os resultados mostram que o tema vem sendo pouco discutido no contexto dos estudantes pesquisados, sendo assim, o nível de conhecimento desses alunos e professores sobre o assunto é relativamente baixo, porém a maioria considera importante o tema ser tratado na escola.

Palavras-chave: Educação. Educação Financeira. Conteúdos Curriculares.


IFRS – O IMPACTO DAS NORMAS CONTÁBEIS INTERNACIONAIS NAS DEMONSTRAÇÕES DAS EMPRESAS S/A BRASILEIRAS – LEI 11.638/07

RODRIGUES, Cleyton Silva (CC)-FECILCAM, cleytonsrd@hotmail.com
ANDRADE, Patrick Simonetto de (CC)-FECILCAM, patrick.andrade2010@hotmail.com
FREITAS, Nádia Alini de (OR)

A Contabilidade Internacional é uma ramificação da Contabilidade que tem ganhado força dentro do meio contábil, no cenário econômico atual. Movido por essa realidade o trabalho teve como objetivo demonstrar quais são os principais impactos que o processo de harmonização com os padrões internacionais causou e vem causando às empresas que atuam no mercado internacional e também àquelas que a Lei 11.638/07 prevê obrigatoriedade da adoção dos padrões internacionais. No trabalho foram demonstradas as principais mudanças na forma de apresentação das demonstrações contábeis que as entidades tiveram que fazer para se adequar as novas normas estabelecidas. A abordagem teórica visou principalmente demonstrar através de pesquisa bibliográfica, e em meio digital, quais as principais mudanças e seus reflexos na forma de apresentação das demonstrações se comparado com a forma que era feita como previa a Lei 6.404/76, possibilitando traçar uma linha comparativa das principais mudanças tomando como base o procedimento anterior e o modelo atual, o que possibilitou focar as grandes e principais alterações e que tiveram reflexos mais impactantes. Desta forma os resultados alcançados com o desenvolvimento da pesquisa foram positivos e atenderam ao que se propunha o trabalho, quanto ao esclarecimento das principais duvidas com relação ao assunto para os verdadeiros interessados na informação, sejam eles de natureza acadêmica (discentes ou docentes), ou ainda demais profissionais que atuam na área ou aqueles que tenham interesse em se aprofundar no assunto.
Palavras-chave: Harmonização. Demonstrações. Impacto.

 

OS PILARES DA UNIVERSIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR

Xavier Faustino Ribeiro MORENO – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, xico.moreno_@hotmail.com
Rosely Cândida SOBRAL (OR) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, rsobral31@yahoo.com.br


O presente artigo aborda o papel da universidade contemporânea frente à sua própria crise de identidade e como, a partir da busca pela unidade ensino-pesquisa-extensão, ela poderá alcançar a qualidade em seus serviços. Em busca da compreensão de tal papel, aborda-se uma revisão da literatura acerca da relação entre qualidade e universidade entendendo o papel desta instituição social como centro de transformação do conhecimento e a relação da qualidade com as três principais funções da universidade para, então, refletir sobre qual é o papel da qualidade no Projeto Político-Pedagógico do curso de Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Foz do Iguaçu, propondo alterações pertinentes para que seja apresentada, neste projeto, uma visão sistêmica da universidade, amparada nos conceitos defendidos por Paladini (2000) acerca da qualidade, bem como nos conceitos de Tubino (1997) para tratar do papel da universidade na contemporaneidade. Dessa forma, acredita-se que somente com a devida adequação do modo como a universidade se relaciona com a sociedade é que ela voltará a exercer um papel crucial nas mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais, formando um administrador que atenda adequadamente as demandas da sociedade.

Palavras-chave: Universidade. Qualidade. Formação do administrador.

 

PARTICIPAÇÃO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTE E ARMAZENAGEM NA GERAÇÃO DE EMPREGOS NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO, NO PERÍODO DE 2006 A 2009

BARBERÁ, André Luiz, (PICV), Universidade Estadual do Paraná (UEPR – Campus de Campo Mourão).
PONTILI, Rosangela Maria, (OR/TIDE), Universidade Estadual do Paraná (UEPR – Campus de Campo Mourão)
LOPES, Janete Leige (CO-OR/TIDE), Universidade Estadual do Paraná (UEPR – Campus de Campo Mourão)

O setor de serviços ou terciário representa um dos três setores da economia de um país, que ainda possui o setor primário e secundário. Além disso, sua participação na composição do PIB das economias desenvolvidas e em desenvolvimento cresceu de forma expressiva durante a última década do século XX. O setor de armazenagem e transporte é parte integrante do setor de serviços e tem sua importância reconhecida no planejamento da infra-estrutura logística de um país ou região. Em vista disso, a presente pesquisa propôs-se em estudar a dinâmica da geração de empregos do setor de Transporte e Armazenagem, no município de Campo Mourão, no período de 2006 a 2009. Para tanto, fez-se uma análise estatística descritiva dos dados divulgados pela Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Os principais aspectos apontados dizem respeito à distinção por gênero, ao nível de renda dos trabalhadores, ao seu nível de escolaridade, além de terem sido vistos os números absolutos e a evolução dos postos de trabalho do setor. Confirmou-se, assim, que no município de Campo Mourão reflete-se a realidade comumente observada no país, de que a principal via de circulação de mercadorias diz respeito ao transporte rodoviário. Isto porque, esta foi a categoria que apresentou o maior número de pessoas contratadas ao longo do período. Em vista disso, sugere-se que o poder público municipal mantenha uma estratégia de investimento na infra-estrutura de transporte rodoviário, garantindo assim, sua parcela de contribuição com o crescimento econômico local e regional.


PROMOÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR: AÇÕES REALIZADAS POR UMA EMPRESA DE MÉDIO PORTE

RIBEIRO, Thaise Cristina de S. TCC, Enfermagem do Trabalho, UNIVALE (PG)
thacsribeiro@hotmail.com
MACHADO, Cintia. P TCC, Enfermagem do Trabalho, UNIVALE (PG)
cintiapattaro@hotmail.com
MAZZAFERA, Bernadete Lema, UNIVALE (OR)
bernalema@gmail.com

Trabalhar é uma necessidade, pois através do trabalho garantimos o nosso sustento. Além disso, ao longo dos anos o ambiente de trabalho vem sofrendo alterações, direitos trabalhistas foram conquistados, tendo havido, também a criação de políticas públicas e privadas de promoção a saúde do trabalhador e prevenção de acidentes. Em vista disso, este estudo realizou uma análise das ações promovidas por uma empresa visando verificar se as mesmas são benéficas à saúde do trabalhador Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo junto a uma Indústria de colchões de médio porte, situada na região Noroeste do Paraná. Foi utilizado o roteiro de entrevista semi-estruturado para coletar os dados. A análise dos dados foi realizada através da metodologia de Bardin. A amostra foi composta por 6 profissionais da gerência da empresa, sendo 5 homens e 1 mulher, a idade dos entrevistados oscilou entre 23 e 38 anos, o tempo de atuação na empresa varia entre 1 ano e 3 meses a 8 anos. As falas obtidas durante as entrevistas foram dividas em 3 categorias, o que permitiu alcançar os seguintes resultados: a empresa e os colaboradores estão cientes da importância de atitudes e programas que promovam a saúde dentro e fora do ambiente ocupacional, os colaboradores souberam descrever quais dos programas existentes na empresa são considerados de promoção à saúde, reconhecem também quais os principais benefícios destes programas para os colaboradores e a empresa. Através da implementação de programas de promoção à saúde, a empresa demonstra preocupação com a saúde do trabalhador e respeito pelos seus colaboradores que se sentem valorizados, melhorando o clima organizacional e aumentando a produtividade.


Palavras-chave: Saúde do Trabalhador; Promoção da Saúde; Enfermagem do Trabalho.

 


TERCEIRIZAÇÃO E A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO

TOSAWA, Suelyn Tosawa. IC, Direito, UENP, suelyn_1502@hotmail.com
TOSAWA, Noêmia Santos. Graduada - Fecilcam, Geografia, Fecilcam, noemia_tsn@hotmail.com
SOUZA, Gelson Amaro (OR), UENP, advgelson@yahoo.com.br


As relações de produção capitalistas contemporâneas vieram através do neoliberalismo modificar a realidade da flexibilização quanto aos contratos, aumento da competição e o estreitamento das margens de lucro. Surgiu então novos modos de produção, acarretando a neutralização a resistência dos operários e o aumento da produção capitalista. Num primeiro momento, o taylorismo, depois o fordismo, e por fim, o toyotismo, que reestruturou a organização dos trabalhadores no ambiente de trabalho e das relações interempresariais, tendo como um de seus resultados a terceirização. Ela é uma relação trilateral, o qual a empresa tomadora de serviços contrata um obreiro para laborar na empresa terceirizante. Objetiva baixar os custos e aumentar a produtividade sem reduzir a qualidade dos produtos. Mas acarreta uma precarização do trabalho humano, pois mitiga os direitos trabalhistas e consequentemente impede a proteção do obreiro. Reflete a carência de valorização do trabalho, e a incessante busca pela justiça social. Falta elaboração de leis e medidas protetivas para preservar o trabalhador, sem, no entanto retaliar a terceirização, pois ela combate a concorrência desleal, e qualifica a empresa nacional para enfrentar a concorrência internacional em meio a globalização. O empregado deve ter seus direitos assegurados e não diminuídos com essa prática. Para elaboração do presente trabalho, fizemos análises de material bibliográfico de várias áreas como Direito, Geografia, Sociologia, Economia, entre outros. Buscamos informações em revistas, jornais, doutrinas, jurisprudências, legislação e obras diversas.


Palavras-chave: Terceirização; precarização do trabalho; empregado.


UM ESTUDO SOBRE OS INDICADORES FISCAIS DO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO ENTRE 2001 E 2008.

Elizabete Cristina Bueno (IC-Nupem) – Universidade Estadual do Paraná (Campus de Campo Mourão), bel_ecb@hotmail.com
Rosangela Maria Pontili (OR) (TIDE) - Universidade Estadual do Paraná (Campus de Campo Mourão), rpontili@yahoo.com.br
Ricardina Dias (CO-OR) - Universidade Estadual do Paraná (Campus de Campo Mourão), ricardina_dias@yahoo.com.br

Desde a década de 1930 o setor público participa ativamente da economia. Muitas ferramentas foram criadas para possibilitar que a participação do Estado aconteça de forma a fomentar a atividade econômica como um todo. Assim, o presente estudo teve por objetivo calcular, a partir de informações deflacionadas sobre as receitas e despesas públicas de Campo Mourão, os principais indicadores fiscais do município, no período 2001 a 2008. Para isso, buscou-se informações no Banco de Dados do Estado (BDE), que é de responsabilidade do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). A partir da análise dos indicadores fiscais foi possível afirmar que o município apresentou uma certa piora nas suas condições econômicas no decorrer do período analisado. Sendo assim, reafirma-se que o município necessita investir em políticas públicas que atraiam investimentos, melhorem a captação de recursos públicos, bem como a arrecadação tributária.

Palavras-chave: Indicadores fiscais. Setor público. Campo Mourão.