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MESA REDONDA

 

EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO FINANCEIRO FAMILIAR: A REALIDADE REGIONAL E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO ACADEMICA

FERREIRA, Jorge Leandro Delconte(TIDE). FECILCAM, jorge.leandro.professor@gmail.com
FERREIRA,Marcelo Marchine (TIDE), FECILCAM. mmarchine@gmail.com
BORGES, Paulo Roberto Santana (TIDE), FECILCAM. paulorsb@yahoo.com.br

Desde a implantação do Plano Real (1994), a economia brasileira passa por longo período de estabilidade econômica. As décadas de inflação elevada, por outro lado, produziram certa ‘cultura inflacionária’; com isso, difundiu-se a percepção das pessoas em geral de que planejamento financeiro era algo pouco eficaz (sendo considerado inócuo por muitos). Após quase duas décadas de relativa estabilidade de preços, vê-se que a cultura do planejamento ainda não se disseminou em proporções adequadas, tanto em nível horizontal (espraiamento) quanto vertical (profundidade e detalhamento). A presente proposta de mesa redonda objetiva discutir, por um lado, a realidade da educação financeira em meio à população em geral. Em outro sentido, busca-se também discutir e refletir a respeito de possibilidades de incremento da educação financeira, seja por meio da inclusão do tema na educação formal, seja por meio da realização de projetos de extensão universitária, tendo por alvo tanto a comunidade escolar do ensino fundamental quanto a população em geral. Para tanto, os propositores se fundamentam em pesquisas orientadas em trabalhos de conclusão de curso e de iniciação cientifica, em ações de extensão universitária e ainda em pesquisas decorrentes de trabalhos de TIDE em andamento.

Palavras-chave: Educação Financeira. Orçamento Familiar. Comportamento de Consumo.

 

CRITÉRIOS PARA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

 Adalberto D. Souza – Unespar/Fecilcam, prof.adalberto.fecilcam@gmail.com
Marcelo de O. Lima – Unespar/Fecilcam, marcelolima7@bol.com.br
Marcos J. F. de Jesus – Unespar/Fecilcam, marcos_junio@hotmail.com

Este trabalho foi realizado na empresa “ALFA” na cidade de Araruna – PR, e consiste num levantamento de viabilidade, no que refere a implantação na empresa, de subsistemas considerados essenciais para gestão de recursos humanos. O estudo visa estabelecer critérios para a realização dos processos de descrição de cargos, recrutamento e seleção de pessoal. Visa ainda, contribuir para implantação das rotinas trabalhistas, as quais até então, na maioria dos casos, são desenvolvidas por empresa terceirizada, o que dificulta a obtenção de informações de forma rápida e segura para tomada de decisões gerenciais, além de que, a documentação e processos são realizados de forma padronizada e não atendem as necessidades específicas das empresas. Além das rotinas trabalhistas, a descrição de cargos, o recrutamento e a seleção de pessoal, são elementos fundamentais para a adequada gestão de pessoal, pois definindo as necessidades e características da vaga a ser preenchida e, como desenvolver o processo para atendê-las, a eficácia na contratação tende a ser maior. Contratações assertivas tendem a favorecer a redução da rotatividade de pessoal, por inadaptabilidade do funcionário a função. De acordo com o proposto, o trabalho visa definir sistemática para descrição de cargos e funções da empresa, bem como, propor um processo para contratação de pessoal e gestão de rotinas trabalhistas. Por fim, o estudo visa ainda contribuir com as pequenas empresas, propondo um modelo de descrição de cargos, recrutamento e seleção de pessoal e, de gestão de rotinas trabalhistas que seja aplicável, eficiente, eficaz e de fácil implementação por tais organizações.

Palavras-chaves: Gestão de recursos humanos. Gestão de pessoal. Rotinas trabalhistas.