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PAINEL

 

ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO DAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE ARARUNA FRENTE À CAPACIDADE DE GERAÇÃO PRÓPRIA E SUA DEPENDÊNCIA DE REPASSES GOVERNAMENTAIS

SOUZA, Fernanda Alves de, Ciências Econômicas, UNESPAR/FECILCAM, (Grupo de Pesquisa: Desenvolvimento econômico e social, sob a perspectiva regional e urbana), fernandaalvessouza@hotmaill.com
LEONELLO, João Carlos, (Professor adjunto da UNESPAR/FECILCAM Grupo de pesquisa: Desenvolvimento econômico e social, sob a perspectiva regional e urbana), FECILCAM, jleonello@uol.com.br

Objetiva-se com este trabalho analisar a composição das receitas do município de Araruna-Pr, identificando qual a sua real capacidade de geração de receitas próprias, sua dependência dos repasses governamentais e seu desempenho diante as competências definidas pela Constituição Federal de 1988, demonstrando a sua evolução/decréscimo no período 1990/2010, analisando a importância sócio/econômica destes repasses para a economia local. A promulgação da Constituição de 1988 proporcionou ao Município um grau de importância impensável, pois foi inserido formalmente na Federação e sua forma de administração passou a ter um patamar de autonomia administrativa, política e financeira. A Constituição também assegurou ao Município competência na elaboração da Lei Orgânica, que oferece ao Município instrumentos legais capazes de estabelecer a organização básica política e administrativa. Neste estudo propomos uma pesquisa quantitativa das receitas e despesas realizadas pela Prefeitura Municipal de Araruna. Para tanto, será usado o método dedutivo com pesquisa bibliográfica sobre as definições associadas ao setor público, materiais que permitam fazer um breve histórico de Araruna e de textos associados à participação do setor público na economia do município, utilizando-se da estatística descritiva para analisar as contas públicas, complementando desta forma as análises finais.

Palavras-chaves: Finanças públicas. Repasses governamentais. Desenvolvimento econômico local.

 

ANÁLISE DO CRESCIMENTO/DECRÉSCIMO POPULACIONAL DOS MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO CENTRO OCIDENTAL PARANAENSE E SEUS IMPACTOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

PAIVA, Yume Aparecida Pereira, Ciências Econômicas, UNESPAR/FECILCAM, (Grupo de Pesquisa: Desenvolvimento econômico e social, sob a perspectiva regional e urbana), yume-paiva@hotmaill.com
LEONELLO, João Carlos professor adjunto da UNESPAR/FECILCAM, (Grupo de pesquisa: Desenvolvimento econômico e social, sob a perspectiva regional e urbana), jleonello@uol.com.br

Este trabalho propõe analisar através de indicadores os impactos causados pelo crescimento e decréscimo da população da Mesorregião Centro Ocidental Paranaense, composta por 25 (vinte e cinco) municípios e seus impactos sobre o desenvolvimento regional. Primeiramente discute-se conceitualmente o que é migração e suas causas; num segundo momento através das estatísticas censitárias como se deu este processo nos municípios analisados e por último os impactos econômico-sociais para o desenvolvimento regional. Ultimamente o desenvolvimento nas esferas regionais e municipais tem sido muito discutido, tratando-se de um processo imposto pela evolução da sociedade, sendo que este processo passa por uma dinâmica econômica que refletem no desempenho de alguns indicadores que são decisivos para o desenvolvimento regional, neste caso a questão da população regional. Para tanto, far-se-á uso do método dedutivo que "Por intermédio de uma cadeia de raciocínio em ordem descendente, de análise do geral para o particular, chega a uma conclusão (SILVA, 2001, p. 25), supõe-se, portanto, que as características observadas na migração nesta Mesorregião, possam ser analisadas e interpretadas a luz do desenvolvimento regional

Palavras-chaves: Migração. Mesorregião Centro Ocidental Paranaense. Desenvolvimento Regional.

 

ANÁLISE DO AGLOMERADO MOVELEIRO DO MUNICÍPIO DE ARARUNA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A ECONOMIA LOCAL.

VITULA, Bruno Aparecido, (Grupo de Pesquisa Desenvolvimento econômico e social, sob a perspectiva regional e urbana), Ciências Econômicas,UNESPAR/FECILCAM brunovitula@hotmaill.com
LEONELLO, João Carlos, (Professor adjunto) (Grupo de pesquisa: Desenvolvimento econômico e social, sob a perspectiva regional e urbana), UNESPAR/FECILCAM, jleonello@uol.com.br

O presente estudo tem como proposta analisar, através dos conceitos de clusters, distritos industriais ou aglomerados industriais, o setor moveleiro do Município de Araruna-Pr, buscando caracterizá-lo dentro de um desses conceitos e demonstrar a importância deste segmento de atividade econômica para a economia local, tanto nos aspectos econômicos e sociais. A economia paranaense vem passando por transformações tecnológicas e produtivas como formas de vínculo e de reorganização dos processos de produção, de trabalho e do espaço geográfico. Porém, esta dinâmica não está presente em todos os municípios paranaenses, uma vez que o desenvolvimento de um município está diretamente ligado as suas características econômicas do passado e principalmente do momento presente, formatando assim, uma dinâmica própria face às condições postas, tanto política, como de fomento a industrialização. Diante da formatação econômica atual do município de Araruna, nossa proposta fará uso primeiramente do método referencial bibliográfico e posteriormente o uso do método dedutivo onde as atividades a serem desempenhadas serão obtidas através de pesquisas bibliográficas e das definições associadas ao conceito de cluster, aglomerado industriais e distritos industriais, permitindo fazer um breve histórico de conjunturas empresariais a luz desses conceitos.

Palavras-chaves: Economia regional. Desenvolvimento industrial. Aglomerados/distritos industriais.

 

APROVEITAMENTO DAS VANTAGENS OFERECIDAS PELO MERCOSUL PARA EXPORTAÇÕES DA MESSORREGIÃO CENTRO-SUL PARANAENSE: 2000-2009

OLIVEIRA, Valdemir Pereira dos Santos de, IC, Fecilcam, Economia, Fecilcam, waldemirr_pdossantos@hotmail.com
ROSA, Tatiana Diair Lourenzi Franco (OR), Fecilcam, tatianalourenzi@gmail.com
BASTOS, Luciana Aparecida (CO-OR), Fecilcam, singerlu@gmail.com

O MERCOSUL possibilita certas vantagens aos países-membros, como: a eliminação de todas as barreiras tarifárias que incidem sobre o comércio dos países do bloco, estabilização econômica, maior abertura das economias, continuidade nos processos de redução do serviço de seus compromissos externos mediante acordos multilaterais e bilaterais. Sendo assim, cabe a nossa pesquisa analisar se a mesorregião centro-sul paranaense do estado do Paraná obtêm proveitos desse processo de integração, ressaltando o volume de exportações e o destino das mesmas no período de 2000 a 2009. Para tal, serão realizadas pesquisas bibliográficas com caráter descritivo qualitativo e buscas de dados em meios eletrônicos.

AVALIAÇÃO DOS REFLEXOS DAS CRISES ECONÔMICAS INTERNACIONAIS DA DÉCADA DE 1990, NAS ECONOMIAS-MEMBRO DO MERCOSUL

ALFLEN,Marcelo, (ICJ), Fecilcam, ps@fecilcam.br
BASTOS, Luciana, (OR), Fecilcam, silva@fecilcam.br

Este projeto de pesquisa visa discutir os reflexos que as Crises Asiática (1997) e Russa (1998), tiveram sobre a conjuntura das economias-membro do Mercosul. As Crises Mexicana (1994), Asiática (1997) e Russa (1998) são oriundas de uma crise maior : a crise do próprio sistema capitalista de produção, de acordo com MARX . Segundo o autor, há que se levar em consideração que no capitalismo as crises, quando não abrem espaço para revoluções, são habitualmente um mecanismo que permite a limpeza de capitais “sobrantes”, favorecendo a concentração e centralização do capital, gerando as condições para a recuperação da taxa de lucro. Objerivo geral: Verificar de que maneira as crises Asiática (1997) e Russa (1998), influenciaram no desempenho macroeconômico e comercial das economias do Mercosul, a saber: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, nesse período. Objetivos Específicos: 1-Verificar se as crises Asiática e Russa foram determinantes para a política de monetária de desvalorização do real em 1999, que causou grandes transtornos para as demais economias do Mercosul, sobretudo as economias Uruguaia e Argentina que, devido a desvalorização da moeda brasileira, acompanhada da redução tarifária proposta pela própria União Aduaneira do Mercosul, receberam verdadeira enxurrada de produtos brasileiros em seus respectivos territórios, os quais competiram com seus produtos nacionais de forma desigual, levando-os a declarar moratória junto ao FMI. 2-Verificar se as políticas macroeconômicas dos países-membros são determinadas, pelo menos em parte, pelas modificações conjunturais e estruturais da economia brasileira. Porém, coube ao aluno de IC júnior, dentro deste amplo projeto desenvolvido pela professora orientadora como projeto de TIDE, apenas aprender a diferenciar um texto científico de um texto literário, aprender qual é a diferença de um resumo, uma resenha, um paper e como escrever um artigo científico, bem como a utilização das normas da ABNT para trabalhos acadêmicos e científicos. Através de leituras sobre o desenvolvimento do sistema capitalista e suas crises, inerentes a uma crise mais ampla: a crise do capital, o aluno pôde compreender de maneira resumida como essas crises podem interferir em todas as economias do mundo, como por exemplo, nas economias-membro do Mercosul, foco de análise do projeto.

 

CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS DOS TRABALHADORES DO RAMO DE ATIVIDADES FINANCEIRAS, SEGUROS E SERVIÇOS RELACIONADOS, DE CAMPO MOURÃO: UMA ANÁLISE PARA O PERÍODO 2006 A 2010

PEREIRA, Kelli Patrícia, UNESPAR/FECILCAM, ke.elli@hotmail@hotmail.com
PONTILI, Rosangela Maria UNESPAR/FECILCAM, rpontili@yahoo.com.br
LOPES, Janete Leige, UNESPAR/FECILCAM, j_llopes@yahoo.com.br

Na economia moderna os produtores de serviços, dentre eles, médicos, professores e comerciantes, exercem tarefas que satisfazem necessidades tão importantes quanto os bens materiais produzidos pelos agricultores. Neste setor, as atividades financeiras podem ser consideradas como forças indutoras e/ou impulsionadoras do desenvolvimento econômico. Assim, o artigo aqui apresentado teve por objetivo fazer análise de uma possível relação entre renda e escolaridade dos trabalhadores do ramo de "Atividades financeiras, seguros e serviços relacionados", de Campo Mourão, para o ano 2010. Para tal análise foi empregado o método da estatística descritiva, a partir do Banco de dados da RAIS - Relação Anual de Informação Social, que é disponibilizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Notou-se, assim, que os trabalhadores mais bem escolarizados também são aqueles que ganham uma maior remuneração média, a qual pode ultrapassar sete salários mínimos quando se tem ensino superior completo. Dada a importância estratégica do setor em análise entende-se que é fundamental preparar e qualificar bons profissionais, a fim de que estejam prontos para responder ao dinamismo deste mercado de trabalho e para que possam aproveitar as oportunidades que conduzam a uma melhoria de sua renda.

Palavras-chave: Trabalhadores. Atividades financeiras. Escolaridade e renda.

 

EDUCAÇÃO FINANCEIRA DE SERVIDORES MUNICIPAIS: UM ESTUDO APLICADO À PREFEITURA MUNICIPAL DE UBIRATÃ - PR

CAMARGO, Alini Yara Mendes de (IC), FECILCAM, alini_yara@hotmail.com
FERREIRA, Jorge Leandro Delconte (OR), FECILCAM, Jorge.leandro.professor@gmail.com
FERREIRA, Marcelo Marchine (CO-OR), FECILCAM, mmarchine@gmail.com

Esta pesquisa investigará se existem diferenças no nível de educação financeira entre servidores do setor financeiro da Prefeitura Municipal de Ubiratã em comparação com outros setores. O objetivo geral será comparar o nível de educação financeira entre servidores de diversos setores da Entidade e buscar construir hipóteses para eventuais diferenças entre as médias apuradas de cada setor pesquisado. Para levar a cabo a pesquisa, é necessária fundamentação teórica que contemple os conceitos de educação financeira, a correlação entre finanças pessoais e organizacionais, as implicações culturais da gestão financeira pessoal no Brasil, bem como a influência de experiências pessoais no incremento do nível de educação financeira dos indivíduos. Como procedimentos metodológicos desta pesquisa descritiva, serão coletados dados a partir de questionários semi-estruturados. Os dados serão tabulados e analisados por meio de procedimentos estatísticos. Espera-se que os resultados possam contribuir não só para o aprofundamento de conhecimento do tema, mas também evidenciar necessidades de capacitação para os funcionários investigados, bem como oportunidades para ações de extensão universitária.

Palavras-chave: Educação Financeira. Servidores Públicos. Gestão Publica.

 

EDUCAÇÃO FISCAL: FORMAÇÃO DE CONSCIÊNCIA FISCAL EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

CARVALHO, Fanny Islana de L. (PICJr/ FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), FECILCAM, fannykita_carvalho@hotmail.com
MARCHINE, Marcelo Ferreira (OR), Ciências Contábeis, FECILCAM, mmarchine@gmail.com.br

A pesquisa, vinculada ao Programa de Iniciação Científica Júnior do NUPEM, teve como objetivo investigar o nível de conhecimentos e de interesse dos alunos do ensino médio do Colégio Vicentino Santa Cruz de Campo Mourão sobre o tema Educação Fiscal. A pesquisa foi conduzida por meio de questionários aplicados eletronicamente com a 'ferramenta' formulários do Google Docs® e vinculado ao site http://www.educacaoecontabilidade.com.br. Como principais resultados apurou-se que 63% dos estudantes não ouviram ou não se lembram de ter ouvido falar em educação Fiscal; 71% disseram compreender o conceito de cidadania, porém 51% não soube dizer se Educação Fiscal tem relação com cidadania; 90% disseram não se interessar ou se interessam muito pouco onde e como o governo gasto o dinheiro público; contudo, 49% entendem ser importante que as pessoas devam conhecer onde e como são aplicados os recursos da arrecadação tributária; 12% disseram que julgam importante a escola oferecer disciplinas específicas sobre o assunto e 21% consideram que a escola deva oferecer este tema em alguma disciplina já existente, enquanto 66% responderam que a escola deveria trazer especialistas para falar sobre o assunto. Por fim, todos afirmaram que já ouviram falar sobre corrupção, 83% disseram que compreendem adequadamente o que é corrupção e, em relação ao ambiente em que ela ocorre, a maioria afirmou ser na política, nas empresas privadas e nas organizações públicas. Diante dos resultados apurados é dado concluirmos que os alunos pesquisados não possuem conhecimentos suficientes sobre o tema, apesar de entenderem ser importante ter esse conhecimento. Nesse sentido, sugere-se que pesquisa mais aprofundada sobre a temática seja conduzida e que a escola possa pensar em um esforço sistemático e permanente no sentido de incluir esse e outros temas de relevância social no currículo.

Palavras-chave: Educação Fiscal. Consciência Fiscal. Cidadania.

 

EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SEUS BENEFÍCIOS

PIVA, Adriana Lisboa (IC) – Fecilcam, adianna.lisboa@hotmail.com
BORGES, Paulo Roberto Santana – OR (TIDE) – Instituição, e-mail

A proposta da pesquisa é da inserção de programa de educação financeira para as famílias de classe “C” e “D” dos bairros mais carentes do município de Campo Mourão. Os objetivos propostos são no sentido de orientar as famílias no trato do dinheiro, visto que nossa sociedade cada dia mais é classificada pelos bens que possuem, e isso vai se tornando cada vez mais uma regra, haja vista o perfil consumista dos brasileiros. Os atores dessa pesquisa serão as famílias carentes dos bairros do município, com a logística da Secretaria Municipal da Ação Social de Campo Mourão através do CRÁS – Centro de Referência da Assistência Social, com a utilização de palestras, cursos, questionários e bibliografia adequada ao tema e etc.

Palavras chave: Finanças Pessoais, controle financeiro, resultados

 

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PESSOAL

LEITE, Maisa Silva, ICJ, Fecilcam, Fundação Araucária, Economia, Fecilcam, Maisa_sanvi_@hotmail.com
BORGES, Paulo Roberto S. (OR), Fecilcam, parosabole@hotmail.com

Complexas mudanças na estrutura econômico-social alteraram a forma como o indivíduo se relaciona com o dinheiro. A fim de que neste contexto seja possível manter uma vida financeira saudável, contribuindo para o bem-estar da sociedade, a educação financeira pessoal se posiciona como um conjunto de conhecimentos que auxilia as pessoas a gerenciar melhor o seu dinheiro. Tais informações não são difundidas durante a formação básica do cidadão e da cidadã brasileira. O principal resultado desse trabalho foi a atribuição de grande relevância ao ensino da educação financeira pessoal por parte das comunidades que forão assistidas por esse programa de orientação financeira. Considerando a dinâmica de mercado e as facilidades para aquisição de bens e serviços, apesar de freqüentes esclarecimentos sobre os gastos em geral, O objetivo do trabalho foi atuar como medida de preservar a capacidade de administração dos recursos disponíveis das comunidades e em conseqüência estabelecerem metas de consumo e poupança das pessoas, bem como mostrar as maneiras de racionalizar a renda das famílias. Através do apoio da Secretaria Municipal de Ação Social do município de Campo Mourão, foi definido grupos de trabalho, que foram ministradas palestras, cursos e acompanhamentos através de planilhas.
Os resultados descrevem, o perfil das pessoas que participarem do processo inicial e inédito para o desenvolvimento humano na busca da melhor qualidade de vida. Em seguida, comparam-se como os participantes se comportam e como realmente é a forma como as pessoas afirmam se comportar quando tomam decisões que envolvem dinheiro e também as percepções do coordenador dos trabalhos.

Palavras-chave: educação, dinheiro, finanças.

 

EDUCAÇÃO FINANCEIRA E JUVENTUDE: UM ESTUDO SOBRE COMPORTAMENTO DE CONSUMO DE JOVENS ESTUDANTES DE PEABIRU/PR.

FERREIRA, Eliane Regina de Oliveira, FECILCAM, elianeregina1937@hotmail.com
FERREIRA, Jorge Leandro Delconte (OR), FECILCAM, Jorge.leandro.professor@gmail.com
FERREIRA, Marcelo Marchine (CO-OR), FECILCAM, mmarchine@gmail.com

A presente proposta de pesquisa tem como tema central a educação financeira. Especificamente, buscará investigar a educação financeira de jovens estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais no município de Peabiru/PR e terá como foco a identificação dos hábitos de consumo de tais estudantes. Para tanto, traçou-se como objetivo geral do estudo Identificar os fatores que influenciam no comportamento de consumo de jovens estudantes do ensino médio dos colégios Estaduais Olavo Bilac e 14 de Dezembro do município de Peabiru/PR. Para dar sustentação à pesquisa, é necessária fundamentação teórica que contemple os conceitos de educação financeira, comportamentos de consumo verificáveis, a correlação entre ensino, ambiente escolar e finanças pessoais, as implicações culturais da gestão financeira pessoal no Brasil, bem como a influência da convivência em grupo nos comportamentos de consumo dos indivíduos. A fim de que se possa implementar ações que interrompam o ciclo de baixa educação financeira, o ambiente escolar tem papel privilegiado de prover o indivíduo de ferramentas para adequadamente agir e interagir com o meio financeiro cotidiano. Metodologicamente a pesquisa é caracterizada como empírico-positivista de cunho exploratório e serão utilizadas duas diferentes maneiras para abordar, tratar e analisar os dados empíricos no contexto da pesquisa: a pesquisa bibliográfica e o levantamento.

Palavras-chave: Educação Financeira. Estudantes. Comportamento de Consumo.

 

EMPREENDEDORISMO: FATORES DE INFLUÊNCIA DO COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR

CRUZ, Marcos Adriano (PIC-Júnior), Ensino Médio, Colégio Estadual Machado de Assis de Barbosa Ferraz, marcosadriandodacruz@hotmail.com
CAPARROZ, Tânia Regina Polhmam (Co-Orientador), Colégio Estadual Machado de Assis de Barbosa Ferraz, taniapcaparroz@hotmail.com
SOUZA, Adalberto Dias de (Orientador), UNESPAR/FECILCAM, prof.adalberto.fecilcam@gmail.com

No Empreendedorismo, não há espaço para “Receitas Prontas” ou “Fórmulas de Sucesso”. Para compreender o que realmente se passa no empreendedorismo, devem-se considerar os fatores culturais e políticos que constroem a sociedade e que geram ou não uma cultura empreendedora, além de se compreender as razões pessoais e sociais que levam cada indivíduo a empreender. Estudos realizados sobre o tema, ao longo do tempo, têm demonstrado que, ao que parece, o que permite o desenvolvimento empreendedor é a combinação de conhecimento, inteligência e experiência que se adquire de modo próprio ou estruturado.

 

FATORES DE SOBREVIVÊNCIA DO MICRO E PEQUENO EMPREENDIMENTO NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO/PR.

MOYANO, Tatiana Larisa (ICJR), Administração, FECILCAM, Tati_talamo@hotmail.com
MAZZUCHETTI, Roselis Natalina (OR), Administração, FECILCAM, profbibi@hotmail.com

O objetivo deste estudo foi coletar dados para identificar fatores determinantes de sobrevivência e crescimento das Micro e Pequenas empresas, delimitada ao Município de Campo Mourão/Pr. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário no período entre janeiro a maio de 2011. As empresas pesquisadas constam no cadastro de alvarás da Prefeitura Municipal no qual há o registro de 559 empresas caracterizadas por micro e pequena empresas com data de abertura superior anterior a 2005. A amostra foi calculada pela estimação da média populacional de uma variável aleatória quantitativa por meio da média amostral, sendo entrevistadas 30 empresas que foram sorteadas aleatoriamente. Os temas abordados no questionário foram relacionados às atividades exercitadas pelas empresas atinentes aos recursos humanos, vendas, promoção dos produtos, serviços, fornecedores, controles, tecnologia utilizada, planejamento, crescimento e inovação. Para a tabulação de dados, foi utilizado o software estatístico Minitab 15.1 e o Excel, obtendo-se os cálculos de frequências que tiveram a apresentação dos resultados graficamente. Não ocorreu análise dos dados de maneira aprofundada, uma vez que trata de um projeto relacionado à iniciação científica júnior e a bolsista não está preparada para tratá-las. Espera-se que os dados obtidos sirvam de base para futuros estudos acadêmicos e/ou empresariais e que os dados sejam tratados por meio da associação entre variáveis, análise comparativa de escores, análise de entrevistas com empresas de maior e menor sucesso de outras regiões, entre outros.

Palavras-chaves: Micro e pequenas empresas. Sobrevivência empresarial.

 

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA X CONDIÇÕES SÓCIO-ECONÔMICAS DA FAMÍLIA: EXISTE CORRELAÇÃO? UMA ANÁLISE PARA O BRASIL NOS ÚLTIMOS 10 ANOS

FERRO, Fernanda Cristina (IC), Administração, FECILCAM, fer-crisferro@hotmail.com
LOPES, Janete Leige (OR), FECILCAM, j_llopes@yahoo.com.br
PONTILI, Rosangela Maria (CO-OR), FECILCAM, rpontili@yahoo.com.br

A gravidez na adolescência tem gerado discussões sobre as repercussões na vida social e econômica dos envolvidos devido às conseqüências negativas que atingem a mãe e a criança, já que é um fenômeno que afeta diretamente a perspectiva de vida de ambos. Estudos a respeito do assunto têm demonstrado que a maior incidência do problema está relacionada às condições socioeconômicas em que a adolescente está inserida. Procurando contribuir com a discussão acima, este estudo se propõem a realizar uma pesquisa que tem por objetivo verificar a correlação existente entre gravidez na adolescência, nível de escolaridade e condições econômicas da família. Busca-se com isso encontrar a correlação da incidência da gravidez na adolescência com alguns problemas sociais como, por exemplo, a má distribuição de renda, pouca escolaridade e inserção precoce no mercado de trabalho. A base de dados a ser utilizada será a PNAD – Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio. Acredita-se que a incidência na gravidez na adolescência deve-se, dentre outros fatores, ao baixo nível de escolaridade, não só da adolescente, mas também dos pais, e às condições econômicas familiares.

 

GESTÃO DO CONHECIMENTO EM TRIBUTOS: ESTRUTURAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO DA LEGISLAÇÃO FEDERAL – PIS, COFINS E IPI – DO SOFTWARE MAGesT

MENDES, Sandro Roberto (IC), FECILCAM, sandro.srmendes@gmail.com
FERREIRA, Marcelo Marchine (OR), FECILCAM, mmarchine@gmail.com
FERREIRA, Jorge Leandro Delconte (CO-OR), FECILCAM, agroferrer@gmail.com

Gerar informações confiáveis e em tempo hábil se constitui em requisito básico para o processo de gestão. Seja qual for a área de atuação, a informação é insumo essencial para o processo de tomada de decisões, e a ineficiência ou ineficácia no processo informacional podem trazer graves problemas e grandes transtornos ao processo administrativo. A informação precisa ser clara, deve ser proveniente de fontes confiáveis e deve atender as necessidades dos gestores. A Gestão Tributária de uma empresa se constitui em uma tarefa árdua, em razão da diversidade de normativos que necessitam ser observados. Para que empresa obedeça ao que esta normatizado e ao mesmo tempo possua um eficiente e eficaz sistema de gestão tributária, onde as diversas operações que envolvem aquisição e venda de bens e mercadorias, possam ser adequadamente analisadas evitando-se a aplicação de cargas tributárias indevidas, relativas a tributação do ICMS, IPI e PIS/COFINS, faz-se necessário a implementação de ferramentas de apoio a Gestão Tributária. O software MAGesT (Módulo de Apoio a Gestão Tributária) se constitui em um mecanismo que busca auxiliar os gestores no processo de análise e acompanhamento da legislação pertinente, o desenvolvimento deste software com a implementação de um banco de dados que possibilite a análise e acompanhamento da legislação tributária no âmbito Federal e Estadual se constituem no objetivo deste trabalho.

Palavras-chave: Informação. Gestão tributária. software.

 

GESTÃO DO CONHECIMENTO EM TRIBUTOS: ESTRUTURAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO DA LEGISLAÇÃO ESTADUAL DO ICMS DO SOFTWARE MAGEST

OLIVEIRA, Valdecir Antonio de (IC), Ciências Contábeis, FECILCAM, valdecir.oliveira@gmail.com
FERREIRA, Marcelo Marchine (OR)
FERREIRA, Jorge Leandro Delconte (CO-OR)

O objetivo desta pesquisa é elaborar uma ferramenta de apoio à consulta tributária, na forma de um software, e que atue diretamente na tomada de decisões quanto a questão e definição tributária. Que possa ser capaz de atender a abrangência da legislação fiscal e suprir a carência de instrumentos informacionais nessa área, destinados à profissionais, professores, estudiosos e desenvolvedores. Basicamente, a pesquisa nasceu da necessidade de se obter informações ágeis referentes a carga tributária de ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Partiu de estudos preliminares realizados no âmbito do Regulamento de ICMS do Estado do Paraná e de alguns normativos do CONFAZ – Conselho Nacional de Política Fazendária, tais como, o Protocolo ICMS 41/2008, que trata da inserção das autopeças no regime de Substituição Tributária. Na tentativa de se compreender a estrutura das diversas cargas tributárias existentes dentro do ICMS, chegou-se a conclusão de que não havia disponível uma forma de consulta que abrangesse as características da tributação por produto, e diante disto, buscou-se apoio em algumas fontes tributárias, que procuravam conceituar os tributos e não mostrá-los. A metodologia da pesquisa desenvolve-se, inicialmente, na elaboração em forma de base de dados, das linhas e tabelas de definição tributária existentes nos Regulamentos e Normativos, disponíveis na internet, através de sítios governamentais; desta forma, estes dados poderão apresentar os resultados e mostrar a carga tributária geral.

Palavras-chave: Informação. Gestão tributária. Software.

 

GESTÃO FINANCEIRA PÚBLICA: UMA ANÁLISE DOS INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO,NO PERIODO DE 2005 A 2010

RINALDO, Sergio, IC, Fecilcam, Economia, Fecilcam, familiarinaldo@gmail.com
MAYBUK, Sergio Luiz (OR), Fecilcam, sergiomaybuk@yahoo.com.br

Nos países, como no caso do Brasil, que adotam o regime democrático como estrutura política, cabe ao governo difundir amplamente o conteúdo do orçamento público a fim de atender a programação requerida pela sociedade. Sendo os investimentos públicos realizados no setor da educação dever conjunto entre os Municípios, Estado e União, estes promovem, juntamente com a sociedade, o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo à cidadania e sua qualificação para o mercado de trabalho. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é avaliar a eficiência dos gastos públicos em educação no Município de Campo Mourão/PR, no período de 2005 a 2010, estabelecendo se estão de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei Orgânica Municipal. Para tanto, a metodologia adotada baseia-se em pesquisa aplicada, com método dedutivo e com análise estatística descritiva dos dados, os quais partem de fontes secundárias

 

INDICADORES ECONÔMICOS E SOCIAIS: EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS E EFICÁCIA DE SUA APLICABILIDADE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS

SMOLIAK, Fabio da Silva, IC, Ciências Econômicas, Fecilcam, fabio_smoliak@hotmail.com
MAYBUK, Sérgio Luiz (OR), Fecilcam, sergiomaybuk@yahoo.com.br

Ao longo da história, teóricos da ciência econômica de várias vertentes têm procurado identificar diferenciações entre os países nos seus aspectos de desenvolvimento econômico e social, por meio de indicadores que tentam retratar o máximo de realidade possível de cada país e que propicie analisar a geração de riqueza e o que isso proporciona para a melhoria do bem-estar da população. Os indicadores já criados, nem sempre servem adequadamente de instrumentais seguros para identificar problemas econômicos e sociais onde são aplicados e acabam por contribuir para a ineficácia das políticas públicas. Pretende-se com a presente proposta analisar a evolução da criação dos conceitos econômicos e sociais, identificando suas deficiências para reduzir os problemas de má aplicação das políticas públicas. A metodologia terá enfoque qualitativo e o trabalho se dará por meio de pesquisas bibliográficas, dados secundários existentes.

 

INTEGRAÇÃO REGIONAL E CONVÊNIOS DE COOPERAÇÃO TÉCNICA NO MERCOSUL

PRUDENTE, Salomão Jorge (Fundação Araucária), FECILCAM, salomaoeconomia@yahoo.com.br
Paulo Roberto Santana Borges (OR/Fundação Araucária), FECILCAM, parosabole@hotmail.com
CO-OR: Luciana Aparecida Bastos (CO-OR/Fundação Araucária), Fecilcam, singerlu@gmail.com

A proposta contida nesse está no estudo sobre a Integração Regional e Convênios de Cooperação Técnica no MERCOSUL, para análise dos preceitos relacionados a condução do bloco econômico objeto desse trabalho. A pesquisa tem como objetivo mostrar como anda o desenvolvimento no processo de cooperação e integração no MERCOSUL nas ultimas décadas, e os aspectos das políticas de relações internacionais do conglomerado de ensino e pesquisa do MERCOSUL, onde serão abordadas, na visão acadêmica, as vantagens da integração internacional. Para execução do projeto serão utilizados materiais bibliográficos, fontes de dados de Institutos Oficiais, revistas e outras informações inerentes ao assunto.

Palavras–chave: Mercosul. Integração. Cooperação.

 

QUAL É A PROBABILIDADE DE UMA MULHER COM TRÊS OU MAIS FILHOS E BAIXO NÍVEL DE ESCOLARIDADE PERTENCER A CLASSE POBRE OU INDIGENTE?

ALMEIDA, Ana Roberta de, Unespar/FECILCAM, ana_robertaa@hotmail.com
LOPES, Janete Leige, Unespar/FECILCAM, j_llopes@yahoo.com.br

Fortes evidências foram apontadas por diversos estudos no que diz respeito a relação negativa entre fertilidade da mulher, escolaridade e renda. Para Shultz (1993) há uma direta relação entre a escolaridade e a fertilidade da mulher. Este observou que mulheres que possuíam sete ou mais anos de escolaridade obtiveram substancialmente uma queda na fertilidade em relação a mulheres com zero ano de escolaridade. O baixo indice de escolaridade também contribui com a falta de renda, uma vez que o mesmo atua de forma negativa sobre as oportunidades no mercado de trabalho, contribuindo assim com a maximização da pobreza e a minimização de condições materiais e psicológicas para a educação sadia de seus filhos. De acordo com o IBGE, a renda aparece como determinante do tamanho das famílias, sendo o número de filhos e de pessoas inversamente proporcional à renda familiar. Um estudo realizado pela FGV aponta, que quanto maior a pobreza e menor a densidade demográfica maior a fecundidade. O estudo afirma que o elevado número de filhos por mãe, acaba desfavorecendo a educação dos filhos. "Ou seja, ter muitas mães entre as mulheres é bom, mas ter muitos filhos entre as mães é mal para os indicadores." (PERFIL DAS MÃES BRASILEIRAS, 2005:15). Nesse sentido, este estudo tem como objetivo, fazendo-se uso de um Modelo Probit, verificar qual é a probabilidade de uma mulher que possua 3 ou mais filhos e com baixo nível de escolaridade, pertencer à classe pobre ou indigente. Além da análise econométrica este estudo também fará uma análise estatística das condições sócio-econômicas das mulheres. Para fará uso dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do ano de 2009.

Palavras-chave: Escolaridade. Fertilidade. Mulher.

 

NÍVEL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE PEABIRU - PR

VALENTI, Leidiane (IC), FECILCAM, leidyvalenti@gmail.com
FERREIRA, Jorge Leandro Delconte (OR), FECILCAM, Jorge.leandro.professor@gmail.com
FERREIRA, Marcelo Marchine (CO-OR), FECILCAM, mmarchine@gmail.com

O presente projeto integra um conjunto de ações cujo tema principal a educação financeira no município de Peabiru-PR. Propõe-se aqui investigar a educação financeira de estudantes das séries finais do ensino fundamental das escolas públicas estaduais daquele município. Busca-se neste projeto identificar no público-alvo hábitos de consumo e conhecimentos relacionados a finanças, poupança, patrimônio e outros assuntos de educação financeira. Para atingir esse propósito, o objetivo geral do estudo é Identificar hábitos de consumo e nível de conhecimento em educação financeira de alunos das séries finais do ensino fundamental dos colégios Estaduais Olavo Bilac e 14 de Dezembro do município de Peabiru/PR. A pesquisa estará ancorada em revisão da literatura, contemplando os conceitos de educação financeira e de instrumentos relacionados (como renda, investimento, poupança, gasto, consumo), aspectos relacionados a comportamento de consumo, bem como a inter-relação entre ensino, ambiente escolar e finanças pessoais, e ainda a implicação entre cultura e gestão financeira no Brasil. Esta pesquisa aplicada tem caráter exploratório e será embasada em duas estratégias de pesquisa: a pesquisa bibliográfica e o levantamento. Os dados serão coletados por meio de amostragem probabilística e serão tratados com procedimentos estatísticos.

Palavras chaves: Educação Financeira. Escola. Ensino Fundamental.

 

O PAPEL DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DE EMPREENDEDORES NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO

AVELAR, Andrieli Ariane Borges,IC,Fecilcam,Fundação Araucária
Avelar,João Marcos Borges (OR), Fecilcam

Nesta pesquisa pretende-se abordar a importância da formação universitária em Administração de empresas para a prática empreendedora no município de Campo Mourão. O empreendedorismo é um tema muito difundido no Brasil desde 1990 e tem um papel muito importante na sociedade, pois de acordo com Dornelas (2005, p.17-8), os empreendedores ajudam na economia do país, gerando empregos, renda e riquezas. O governo federal incentiva o empreendedorismo por meio de programas como o “Brasil Empreendedor”, ações destinadas ao financiamento de novos empreendimentos e de orientação técnica aos empreendedores.De acordo com Dornelas (2005,p.23) as instituições de ensino não se preocupavam com a formação empreendedora até 1980, entretanto essa realidade mudou e atualmente as universidades e faculdades possuem matérias específicas de empreendedorismo, como é o caso de UNESPAR – Campus de Campo Mourão/Fecilcam.


SETOR DE SERVIÇOS DE CAMPO MOURÃO: UMA ANÁLISE DINÂMICA, NO PERIODO 2006 A 2010, A PARTIR DAS CARACTERISTICAS SOCIOECONÔMICAS DOS TRABALHADORES

Mirian Tomiato Pereira – UNESPAR/Fecilcam, m_tomiatto@hotmail.com
Rosangela Maria Pontili – UNESPAR/Fecilcam, rpontili@yahoo.com.br
Janete Leige Lopes – UNESPAR/Fecilcam, j_llopes@yahoo.com.br

A economia moderna é formada por um conjunto complexo de atividades econômicas, que formam uma imensa teia de relações na produção de todos os bens e serviços destinados às necessidades que existem na sociedade. Neste conjunto, o setor de serviços aparece com os maiores índices de crescimento nos últimos anos e é o setor que mais contribui para a composição do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e paranaense. Por essas razões o objetivo da presente pesquisa foi o de analisar as características socioeconômicas dos trabalhadores inseridos no setor de serviços de Campo Mourão, em 2010. Para se efetuar este estudo o método empregado foi a análise estatística descritiva, a partir do uso de tabelas e gráficos. A base de dados foi a Relação Anual de Informações Sociais – Rais, respeitando-se a classificação da Comissão Nacional de Atividades Econômicas – Cnae. Os principais resultados apontaram que mesmo na atualidade ainda existem uma discriminação entre gêneros, a desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho ainda é forte. Também existe uma correlação entre grau de escolaridade e renda, pois quanto mais elevado for o nível de instrução do individuo, mais alta também será sua faixa de remuneração. Pode-se concluir, assim, que para um desenvolvimento econômico e social é indispensável o investimento em políticas públicas que possibilitem o investimento na educação da população em geral, políticas que garantam a qualificação profissional e a igualdade entre gêneros, para maior aceitação da mulher no mercado de trabalho.

Palavras-chave: Setor de Serviços, Trabalhadores, Campo Mourão.