Apresentação

Programação

Trabalhos

Realização

Organização/Equipes

Ficha Catalográfica

Ajuda

 

COMUNICAÇÃO

 

A IMPLANTAÇÃO DO FAILURE MODE AND EFFECTS ANALYSIS - FMEA COMO FERRAMENTA DE CONTROLE DE RISCO NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

DIAS, Kathilin Paola de Almeida (PIC/FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), FECILCAM
MAZZUCHETTI, Roselis Natalina (PIC/FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), FECILCAM

Este estudo consiste na apresentação da implantação da ferramenta Análise dos Modos de Efeitos de Falhas - FMEA (no inglês Failure Modeand Effects Analysis), no setor de Pesquisa e Desenvolvimento - P&D, numa empresa eletromédica situada na cidade de Campo Mourão, Estado do Paraná. O objetivo foi a utilização desta ferramenta, como mecanismo de análise das causas e efeitos, de possíveis falhas, no desenvolvimento dos projetos dos produtos, proporcionando meios de prevenção e, caso necessário, as devidas ações corretivas. Este procedimento eleva os níveis de confiabilidade dos produtos em desenvolvimento. Para tanto, foi desenvolvido inicialmente um estudo teórico empírico fundamentando as proposições, e em seguida a implantação da ferramenta, seguida do acompanhamento do funcionamento e avaliação dos resultados obtidos. Identificaram-se com o estudo os modos e as causas potenciais das falhas que foram quantificadas, classificadas e obtiveram-se os registros dos resultados do processo de desenvolvimento e validação do projeto alvo da implantação. Quanto à aceitabilidade inicial dos procedimentos de implantação, obteve-se aderência ao sistema e eficiência nos treinamentos.

Palavras-chave: Controle de Riscos. Confiabilidade dos Produtos. Ação Corretiva.

 

ANÁLISE ELASTOPLÁSTICA DE TRELIÇAS PLANAS VIA MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS

Andre Kazunori Maebara (Iniciação Cientifica - PIBIC ) – UTFPR,andremaebara@hotmail.com
Leandro Waidemam (Prof. Orientador) – UTFPR,waidemam@utfpr.edu.br

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma formulação do método dos elementos finitos que contemple a análise elastoplástica de treliças planas. Para a obtenção do sistema de equações algébricas foi utilizada a discretização estrutural feita com elementos finitos isoparamétricos lineares e para a consideração da não-linearidade do material utilizou-se de uma relação constitutiva bilinear entre tensão e deformação. De modo a validar a formulação apresentada, foi desenvolvido um programa computacional que contempla diversos tipos de análises numéricas possibilitando caracterizar o comportamento linear e elastoplástico de tais estruturas. Ao final do trabalho são apresentados alguns exemplos visando uma análise quantitativa e qualitativa dos resultados obtidos.

Palavras-chave: Não-linearidade física, Plasticidade, Treliças planas, Método dos Elementos Finitos.


ESTUDO DO PROCESSO PRODUTIVO DA COUVE MINIMAMENTE PROCESSADA EM UMA AGROINDÚSTRIA RURAL

PARDO, Gilberto Frias, IC, Fecilcam, CNPq, Engenharia de Produção Agroindustrial, Fecilcam, gilbertopardo@hotmail.com
GROFF, Andréa Machado (OR), Fecilcam, andrea_groff@hotmail.com
MORAIS, Márcia de Fátima (CO-OR), Fecilcam, marciafmorais@yahoo.com.br

Com a procura, cada vez maior, dos consumidores por alimentos que propiciem praticidade e qualidade, o mercado de vegetais minimamente processados está em expansão. Com um processamento simples, o produtor rural de hortaliças pode agregar valor à sua produção, visto que, pode processar vegetais que não teriam aceitação no mercado devido ao tamanho, forma, presença de manchas ou defeitos. Esse estudo de caso teve como objetivo identificar medidas que possibilitassem agregar valor a alguns vegetais processados. Primeiramente, foram realizadas: pesquisas bibliográficas, para o conhecimento da legislação e do processo de produção da couve minimamente processada, que era o vegetal processado em maior escala na agroindústria rural; visitas à agroindústria; aplicação de questionários que identificaram problemas no arranjo físico da empresa, como: troca do forro, piso, janelas, lixeira, bancadas de trabalho, certificação dos produtos entre outras; e orientações ao produtor. A partir das orientações propostas, de acordo com as condições financeiras, foram realizadas mudanças nas instalações da agroindústria e no processo de higienização dos vegetais, equipamentos, instalações e funcionários. Pode-se observar que a agroindústria estudada está no caminho certo para a obtenção da certificação referente à qualidade de seus produtos, visto que o produtor iniciou os investimentos nas instalações, além de proporcionar constante treinamento aos funcionários da empresa.

Palavras-chave: Praticidade. Processamento mínimo.

 

RISCOS AMBIENTAIS NO PROCESSO DE ABATE BOVINO

LEIGUS, Alisson (PIBIC/ARAUCÁRIA), Engenharia de Produção Agroindustrial, FECILCAM, alisson.leigus@gmail.com
SANTOS, Marcio Carvalhos dos (OR), FECILCAM, marcasan@pop.com.br
BELINE, Ederaldo Luiz (CO-OR), FECILCAM, lajesaltonia@hotmail.com

A segurança no trabalho trata de medidas que são adotadas para minimizar os acidentes de trabalho, e para empresa se manter no meio competitivo é imprescindível que isso seja tratado por todos. Desta forma o objetivo desta pesquisa foi de identificar e avaliar os riscos ambientais no processo de abate em um frigorífico situado na região de Campo Mourão, pois a busca por condições favoráveis no ambiente de trabalho colabora com a minimização de acidentes de trabalho e maximização da produtividade. E para diminuir estes riscos é indispensável à identificação e quantificação dos agentes ambientais, que são: Agentes Físicos; Químicos; Biológicos; Ergonômicos e; Mecânicos. Estes riscos foram avaliados em setores de Sangria; Esfola, Evisceração, Corte da carcaça, Refrigeração e Setor de Miúdos, nestes setores também foi quantificado os valores de ruídos, Iluminação e Temperatura. Através destes dados tabulados pode-se concluir que os setores de Corte da Carcaça e Refrigeração, são as etapas do processo que mais prejudicam os funcionários, devido ao elevado ruído que é emitido pelas serras elétricas, e devido à baixa temperatura em que se encontram os refrigeradores para poder conservar melhor o produto final. Desta maneira é inevitável que os funcionários utilizem os EPI's fornecidos pela empresa, de forma a evitar complicações maiores no futuro. Esta pesquisa enquadra-se como estudo de caso, e classificam-se quantos aos fins como descritiva, explicativa e exploratória, e quanto aos meios à pesquisa será bibliográfica, documental e de campo.


Palavras-chave: Segurança no Trabalho. Engenharia do Trabalho. Frigorífico.


MÉTODOS DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DE PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO EM FLOW SHOP TRADICIONAL COM TEMPOS DE SETUP SEPARADOS DOS TEMPOS DE PROCESSAMENTO

MIYATA, Hugo Hissashi (IC – Fundação Araucária/SETI), FECILCAM, hugomiyata7@hotmail.com
BOIKO, Thays J. P. (OR), Engenharia de Produção Agroindustrial (GEPPGO), FECILCAM, thaysperassoli@bol.com.br
MORAIS, Márcia de Fátima, Engenharia de Produção Agroindustrial (GEPPGO), FECILCAM, marciafmorais@yahoo.com.br

Esta pesquisa, realizada com o apoio da Fundação Araucária/SETI dedica-se ao Problema de Programação da Produção (PPP) em sistemas de produção Flow Shop Tradicional com tempos de setup separados dos tempos de processamento,para tarefas ou lotes de tarefas. O objetivo foi identificar e analisar os trabalhos disponíveis que tratam do desenvolvimento de métodos de solução para este Problema. Também foi realizada uma análise do número de trabalhos publicados ao longo dos anos. O referencial teórico foi referente ao PPP, tempos de setup e métodos de solução para o PPP. A busca por trabalhos foram realizadas em nível nacional e internacional nos principais periódicos, revistas, bibliotecas digitais e anais de eventos. As análises foram efetuadas em função: dos métodos de solução e os tipos de métodos desenvolvidos; do tratamento dos tempos de setup (dependente ou independente); do critério de desempenho adotado e; das restrições adicionais consideradas. Em nível nacional não se estabeleceu uma limitação temporal. Em nível internacional identificou-se os trabalhos publicados a partir de 2008. Foram encontrados 21 trabalhos, apenas um nacional. Verificou-se que 90,47% dos trabalhos consideraram tempos de setup dependentes da sequência, predominância em métodos de solução heurística e metaheurística, grande porcentagem em adoção do makespan como critério de desempenho e grande variação de restrições adicionais. Além disso, de 2008 para 2010 notou-se uma redução de 25% no número de pesquisas que abordam Flow Shop Tradicional com considerações de setup em nível nacional e internacional.
Palavras-chave: Programação da Produção. Flow Shop Tradicional. Tempos de Setup.


ANÁLISE DE DIFERENTES RESINAS EM LIGAÇÕES MESA/ALMA PARA VIGAS DE MADEIRA COMPOSTA EM PERFIL "I"

RIBEIRO, Wilson Fabiano (PIBIC), Universidade Tecnológica Federal Do Paraná, fabianoribeiro.civil@gmail.com
SEDOSKI, Maiko Cristian (Voluntário), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, mackensi_maiko@hotmail.com
GOÉS, Jorge Luís Nunes de (OR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, jgoes@utfpr.edu.br

No cenário da produção de edificações sustentáveis, as madeiras provenientes de florestas plantadas ocupam lugar de destaque, sobretudo, por ser um material de característica única e de grande abundância tem sido muito utilizada devido a sua alta capacidade estrutural, valor estético, ótima relação resistência/peso, baixo consumo energético para a sua produção, um material facilmente obtido e de fonte renovável. Os PEM - Produtos Engenheirados de Madeira são produzidos a partir da união de mais de um composto de madeira, obtendo um material homogêneo e dando qualidade, confiabilidade e eficiência as estruturas. As vigas de madeira com seção "I", também conhecidas como "I-Joists", são perfis industrializados fabricados através da colagem de mesa superior e inferior, formadas por peças de madeira maciça, ligadas à alma em OSB (Oriented Strand Board). Um dos principais desafios para produção das vigas "I-Joist" é a emenda da alma nas mesas, pois a garantia de rigidez e resistência esta diretamente relacionada com o material utilizado e uma ligação que consiga transmitir com eficiência os esforços de cisalhamento, principalmente. Neste trabalho avaliou-se de forma experimental 8 diferentes resinas estruturais, sendo 1 à base de Resorcinol-Formol e 7 a base de epóxi. Foram produzidos 6 corpos-de-prova de ligação para cada resina de forma a identificar o adesivo que apresenta-se melhor eficiência, custo benefício, trabalhabilidade e praticidade para produção das vigas.


Palavras-chave: Produtos engenheirados de madeira. Ligações em vigas com perfil "I". Resinas estruturais.


CRESCIMENTO DO MERCADO DE TRABALHO PARANAENSE ATINENTE AO SEGMENTO INDUSTRIAL DE ABATE E FABRICAÇÃO DE PRODUTOS DE CARNE, NA DÉCADA DE 2000

GONÇALES, Juliana Cristina Professora Colaboradora da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Campo Mourão. Membro do Grupo de Pesquisa: Desenvolvimento Econômico e Social, sob a perspectiva regional e urbana. E-mail: jcgoncales@brturbo.com .br. PONTILI, Rosangela Maria Professora Assistente da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Campo Mourão. Membro do Grupo de Pesquisa: Desenvolvimento Econômico e Social, sob a perspectiva regional e urbana. E-mail: rpontili@yahoo.com.br. SOUZA, Edinéia Lopes Cruz Professora Colaboradora da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Campo Mourão. Membro do Grupo de Pesquisa: Desenvolvimento Econômico e Social, sob a perspectiva regional e urbana. E-mail: edyeconomista@yahoo.com.br

O funcionamento da economia ocorre devido às relações entre os vários elementos que a compõe: empresas, famílias, governos, entre outros. As empresas destacam-se por se subdividirem em setores primário, secundário e terciário. No setor secundário da economia têm-se as indústrias de transformações, cabendo destacar o segmento de abate e fabricação de produtos de carne. Assim, objetivou-se nesta pesquisa levantar informações sobre este segmento industrial para o Estado do Paraná, no período compreendido entre os anos de 2000 e 2009, a fim de se conhecer a dinâmica de crescimento do trabalho formal dos trabalhadores inseridos nesse segmento. Para tanto, realizou-se uma análise estatística descritiva dos resultados obtidos por meio do banco de dados da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS – divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. No decorrer da análise, notou-se que o número de trabalhadores inseridos neste segmento industrial aumentou significativamente, dos quais vale ressaltar a mão-de-obra feminina, que passou a participar de forma mais ampla no mercado de trabalho. Percebeu-se, ainda, a importância de se ter ao menos uma empresa de grande porte em cada uma das mesorregiões do Estado, pois se esta for instalada com critérios de respeito ao meio ambiente, a renda gerada em seu processo produtivo pode conduzir a um ciclo positivo de crescimento e desenvolvimento econômico.


Palavras-chave: Indústria de Transformação. Abate e Fabricação de Produtos de Carne. Mesorregiões Paranaenses.


AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DE DIFERENTES GEOMETRIAS DE EMENDAS PARA VIGAS DE MADEIRA EM PERFIL "I"

RIBEIRO, Wilson Fabiano (PIBIC/UTFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, fabianoribeiro.civil@gmail.com
SEDOSKI, Maiko Cristian (Voluntário), Universidade Tecnológica Federal Do Paraná, mackensi_maiko@hotmail.com
GOÉS, Jorge Luís Nunes de (OR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, jgoes@utfpr.edu.br

O processamento industrial agrega aos produtos derivados da madeira características antes ausentes na madeira sólida, como apresentar uma estrutura mais homogênea e com defeitos reduzidos, melhores propriedades físico-mecânicas, resistência à bio-deterioração e melhor estabilidade dimensional, dentre outras, melhorando desta forma a qualidade e aumentando a confiabilidade das estruturas de madeira. As vigas de madeira com seção "I", também conhecidas como "I-Joists", são perfis industrializados fabricados através da colagem de mesa superior e inferior, formadas por peças de madeira maciça, ligadas à alma em OSB (Oriented Strand Board) ou madeira compensada. Realizaram-se testes de caracterização das ligações coladas com quatro diferentes geometrias, com o objetivo de analisar as formas mais eficientes de ligações, garantindo rigidez, fácil manufatura e facilidade de produção das vigas. Foi utilizada madeira maciça de Pinus Taeda para as mesas e (OSB) para a composição da alma. As geometrias analisadas foram denominadas (A) - Geometria retangular, (B) - Geometria em forma de "V" com 8,6º de inclinação, (C) - Geometria com dois sulcos paralelos de dois milímetros cada e (D) - dois sulcos com inclinação de 4,6º de dois milímetros de espessura, todos com profundidade de 15 mm. A geometria retangular e em forma de "V" apresentaram desempenho superior às geometrias com sulcos e também, dando destaque a geometria em "V" que apresentou maior praticidade de montagem devido ao seu formato em cunha, facilitando a produção.


Palavras-chave: Produtos Engenheirados de Madeira. Geometrias de ligações. Uniões coladas.