Apresentação

Programação

Trabalhos

Realização

Organização/Equipes

Ficha Catalográfica

Ajuda

 

PAINEL

 

A UTILIZAÇÃO DA MELIA AZEDARACH COMO INSETICIDA ORGÂNICO

RATIER, Jesse James Prates (PICV), Engenharia de Produção Agroindustrial, FECILCAM, jesse_ratier@live.com
STELLA, Éder Rogério (OR), FECILCAM, eder.rogerio@fecilcam.br
FILHO, Nabi Assad (CO-OR), FECILCAM, nabiassad@uol.com.br

O presente projeto de pesquisa tem como proposta realizar um estudo sobre a planta Melia azedarach como agente inseticida orgânico. Com o mercado interno e externo em alta se tratando de produtos orgânicos, os agricultores estão se interessando cada vez mais por defensivos agrícolas que reduzam o impacto ambiental e que aliados a um custo reduzido tenham alta eficácia no controle de pragas. Do prisma ambiental, este projeto facilitará a prática de preservação do meio ambiente, proporcionando a redução da poluição ambiental, o que ajudará o produtor rural no âmbito de melhorar sua imagem e a de seu produto perante a sociedade, ao passo que nos dias de hoje existe constante preocupação pelo lado da população com alimentos saudáveis. Da família das meliáceas, a Melia azedarach é uma árvore de crescimento rápido que atinge de 6 a 12m, sendo que algumas variedades podem chegar a 20m de altura. Para a verificação do poder inseticida da Melia azedarach será realizado um levantamento bibliográfico em fontes existentes e então serão executadas pesquisas laboratoriais sobre a extração do principio ativo.

Palavras-chave: Melia azedarach. Inseticida Orgânico. Meio Ambiente.

 

APLICAÇÃO DO SISTEMA APPCC NO PROCESSO DE ENVASE DE ÁGUA MINERAL

FENERICH, Amanda Trojan (PICV), Engenharia de Produção Agroindustrial, FECILCAM, amanda.fenerich@gmail.com
SANTOS, Márcio Carvalho dos (OR), FECILCAM, marcasan@pop.com.br

O programa APPCC (Análise de Perigos e Ponto Critico de Controle) tem por objetivo garantir a segurança do alimento, podendo ser implantado em qualquer etapa do processo que apresente algum risco de contaminação. O objetivo da pesquisa foi analisar o processo de envase de água mineral de forma a avaliar a implantação do APPCC. Esta pesquisa é definida como um estudo de caso, que se classifica quanto aos fins, como descritiva, explicativa e exploratória, e quanto aos meios como bibliográfica, documental e de campo. Foram identificados os componentes críticos (água mineral e a embalagem) e também os pontos críticos de controle no processo (captação, recepção, lavagem dos galões, filtração e envase). A contaminação biológica por vírus, fungos ou protozoários, tanto da água quanto da embalagem, pode ocorrer em praticamente todas as etapas do processo, e como não existe uma operação subsequente que elimina ou reduz este tipo de perigo a níveis aceitáveis, praticamente todas as etapas se tornam pontos de controle. Desta forma verifica-se a importância e necessidade da implantação e efetivação dos sistemas de qualidade, uma vez que com estes sistemas os riscos são detectados, prevenidos e corrigidos antes que o produto esteja pronto para distribuição ou consumo.

Palavras-chave: Qualidade. Processo de envase. Pontos Críticos de Controle.

 

BIOPOLIMEROS HIDROFÓBICOS PRODUZIDOS A PARTIR DE AMIDO

ASSAD, Filipe Tonet, Engenharia de Produção Agroindustrial, FECILCAM, filassad@hotmail.com
COELHO, Tânia Maria, FECILCAM, coelho.tania@gmail.com
FILHO, Nabi Assad, FECILCAM, nabiassadfilho@hotmail.com

Quando falamos em polímeros pensamos em compostos químicos de difícil degradação. O acúmulo deste material cresce mundialmente causando cada vez mais poluição do meio ambiente. Em 2000 (segundo IBGE), o lixo produzido diariamente no Brasil chegava a 125.281 toneladas, sendo que 47,1% era destinado a aterros sanitários, 22,3 % a aterros controlados e apenas 30,5 % a lixões. Neste contexto faz-se importante o estudo dos biopolímeros, ou seja, polímeros produzidos a partir de materiais biodegradáveis, como o amido. Os biopolímeros são materiais poliméricos classificados estruturalmente como polissacarídeos, poliésteres ou poliamidas, e pode advir de diversas plantas, como o milho, a batata, o trigo, no nosso projeto utilizaremos como base o amido proveniente da mandioca. Nosso objetivo é, via processos físico-químicos, transformar suas características hidrofílicas em hidrofóbicas, pois sua dissolução em líquidos compromete a qualidade de determinados produtos feitos a partir da fécula de mandioca. Com este biopolímero objetivamos produzir embalagens descartáveis. Devido ao fato dos biopolímeros serem solúveis em água se torna inviável o seu uso para fabricação de embalagens, principalmente para as que tenham contato direto com líquidos. Neste caso é necessária a alteração de suas características, mas não podendo comprometer o seu alto poder de biodegradação, para isso nossa proposta é enxertar ou grafitizar a molécula de amido com monômeros hidrofóbicos (estireno, ácido acrílico e acetato de vinila). Análises físico-químicas serão baseadas nos testes de resistência mecânica, solubilidade e degradação. Através de testes conhecidos pela literatura tentaremos produzir alguns tipos de biopolímeros hidrofóbicos, testando os mais diversos tipos de materiais, a fim de produzir um ou mais biopolímeros e testar a sua capacidade de biodegradação, comparando-as com as dos plásticos comuns utilizados para os mesmos fins.

Palavras-chave: Amido de mandioca. Biopolímero. Hidrofóbico.

 

CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA O PAGAMENTO DIFERENCIADO DO LEITE NA REGIÃO DA COMCAM

PARDO, Gilberto Frias. IC, Fecilcam, CNPq, Engenharia de Produção Agroindustrial, Fecilcam, gilbertopardo@hotmail.com
GROFF, Andréa Machado (OR), Fecilcam, andrea_groff@hotmail.com

O Brasil é o sexto maior produtor mundial de leite com 28.795 milhões de litros  produzidos em 2009, sendo o Paraná responsável por 10% desse total. Em 2002 foi publicada a Instrução Normativa 51 (IN 51), com o objetivo de definir os padrões de qualidade do leite a serem adotados pelas indústrias. Para os laticínios uma das formas de propiciar a melhoria da qualidade do leite  é a adoção de um sistema de pagamento diferenciado por qualidade. O objetivo desse projeto é identificar os parâmetros considerados pelos laticínios da região da COMCAM para definição do preço a ser  pago aos produtores de leite. Para isso serão realizadas entrevistas com os responsáveis pelos  laticínios da região.

Palavras – chave: Instrução Normativa 51. Qualidade do leite

 

DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL PLÁSTICO A PARTIR DE FÉCULA DE MANDIOCA

SILVA, Rahgy Souza (PICV), Engenharia de Produção Agroindustrial, FECILCAM, raghy_souza@hotmail.com
COELHO, Tânia Maria (OR), FECILCAM, coelho.tania@gmail.com
FILHO, Nabi Assad (CO-OR), FECILCAM, nabiassad@uol.com.br

A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa "Amido Termoplástico" pertencente ao grupo de pesquisa em "Materiais Agroindustriais". O amido tem um grande potencial de mercado, é utilizado em vários tipos de produtos, como por exemplo, alimentícios e farmacêuticos. Devido o grande volume de descarte de embalagens convencionais, aumentam as pesquisas que empregam matérias-primas renováveis, entre os quais, o amido termoplástico, na fabricação de embalagens biodegradáveis para substituir as tradicionais. No caso deste projeto desenvolveremos bandejas de material plástico utilizando a fécula de mandioca processada por fecularias da região. Neste projeto, para se alcançar o objetivo de obtenção do amido termoplástico, o método a ser utilizado será o de formar um composto plastificante (fibra vegetal, argila, calcário, glicerol, sorbitol, uréia) e fécula de mandioca, adquirindo um produto final possível de ser transformado em bandejas. Este produto passará por testes de impermeabilização e resistência mecânica.

Palavras-chave: Amido termoplástico. Fécula de Mandioca. Composto Plastificante.

 

ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE HIDROGÉIS PARA USO AGRÍCOLA

Mateus Gonzales Domiciano (Fundação Araucária) – UTFPR-CM, mateusgonzales@hotmail.com
Regiane da Silva (UTFPR, Orientadora) – UTFPR-CM, regiane@utfpr.edu.br
Odinei Hess Gonçalves (UTFPR, Líder de Grupo) – UTFPR-CM, odinei@utfpr.edu.br

Hidrogéis são redes poliméricas capazes de absorver grande quantidade de soluções aquosas. Na agricultura, os hidrogéis podem ser utilizados como condicionadores de solo, onde sua principal função é a retenção e disponibilização de água para os cultivos agrícolas. Para viabilizar a aplicação dos hidrogéis há a necessidade da adequação das suas propriedades físicas, como resistência mecânica e o grau de intumescimento os quais devem permitir o plantio e o desenvolvimento da planta durante o cultivo. Os objetivos deste trabalho foram desenvolver hidrogéis com diferentes teores de amido (5, 7 e 10%) e 2% de colágeno em massa e, caracterizar os graus de intumescimento em água e desintumescimento em terra. Os hidrogéis sintetizados absorveram entre 5 e 20 vezes a sua massa em água. A análise do desintumescimento dos hidrogéis secos adicionados em 30g de terra umedecida com 5, 7,5 e 10g de água mostraram que os hidrogéis são capazes de intumescer em apenas um dia entre 4 e 8 vezes a sua massa seca. Entretanto, após 7 dias os mesmos tiveram redução de umidade entre 87 e 56%. A redução da água dos hidrogéis mostra que os mesmos podem, após absorver água, doá-la novamente para o solo, podem atuar como condicionadores do solo em um período maior que 7 dias. Foi observado que o hidrogel contendo 7% amido e 2% de colágeno apesar de intumescer menos que os hidrogéis contendo 5% de amido, apresentou menor redução da água absorvida em função do tempo de contato com a terra quando comparado aos demais, sendo a melhor matriz a ser empregada para o cultivo agrícola.

Palavras-chave: Hidrogéis; Intumescimento; Desintumescimento.

 

MONITORAMENTO DO SISTEMA DE TRATAMENTO AMBIENTAL DE EFLUENTES NO PROCESSO DE GALVANOPLASTIA

LEIGUS, Alisson (PICV), Engenharia de Produção Agroindustrial, FECILCAM, alisson.leigus@gmail.com
SANTOS, Marcio Carvalhos dos (OR), FECILCAM, marcasan@pop.com.br

A contaminação de rios, solos e ar, ocorre quando os efluentes industriais dos diversos ramos de produção não recebem o devido tratamento ambiental, e devido ao rápido desenvolvimento da tecnologia industrial, ocorrem despejos de resíduos através do processo de tratamento de superfícies, que são as indústrias galvânicas, e consistem em depositar metal sobre o outro através da redução química ou eletrolítica, com isso ocorrem descartes periódicos de efluentes, carregados em metais. Os efluentes devem ser tratados com implantação de técnicas ambientais, e, além disso, é necessário realizar o monitoramento deste sistema de tratamento de efluentes, pois é de suma importância o controle rígido das variáveis, verificando se impactos ambientais estão ocorrendo, dimensionando o tamanho destes impactos e realizando a avaliação das técnicas implantadas na empresa, para que assim novas medidas possam ser inseridas no processo, evitando custos com multas, e a difamação da empresa perante a sociedade. O objetivo deste projeto é realizar o monitoramento ambiental em um processo de galvanoplastia da empresa Fhortsol Indústria e Comercio, situada na região de Campo Mourão. Esta pesquisa enquadra-se como estudo de caso, e classificam-se quantos aos fins como descritiva, explicativa e exploratória, e quanto aos meios à pesquisa será bibliográfica, documental e de campo, utilizando-se de métodos quali-quantitativos.

Palavras-chave: Eficiência do Processo. Metais pesados. Resíduos.

 

PERDAS DE CARNE BOVINA OCASIONADAS POR LESÕES NA CARCAÇA: ESTUDO DE CASO

SOARES, André Oshita (PIBIC/CNPq), Engenharia de Produção Agroindustrial, FECILCAM, shita_andre@hotmail.com
GROFF, Andréa Machado (OR), FECILCAM, andrea_groff@hotmail.com
SANTOS, Márcio Carvalho dos (CO-OR), FECILCAM, mcsantoseng@hotmail.com

As indústrias frigoríficas estão, cada vez mais, em busca de novas técnicas para se tornarem mais competitivas e garantir maior rendimento de carne. Dentre os vários fatores que causam lesões na carcaça e levam às perdas da carne bovina está o manejo dos animais pré-abate, nas fases de embarque na propriedade rural, transporte, desembarque e espera dos animais no frigorífico. Sendo assim, o presente estudo de caso será desenvolvido no estado do Paraná em um frigorífico, e visa mensurar as perdas ocorridas nas carcaças bovinas, ocasionadas por lesões resultantes do manejo inadequado dos animais no pré-abate. Essas medições serão realizadas pesando-se as quantidades de carne retiradas na etapa de inspeção sanitária (Sistema de Inspeção Federal - SIF). O estudo de caso será focado nas perdas por lesões, comparando-se animais oriundos de uma propriedade rural que fez o treinamento dos profissionais visando o manejo pré-abate adequado, e outra que não realiza o controle do manejo. Para a coleta das informações será adotado o método etológico, guiado por um roteiro básico e acompanhamento do processo.

Palavras-chave: Contusões. Hematomas. Manejo Pré-abate.


PRINCIPAIS TÉCNICAS PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES DO PROCESSO DE GALVANOPLASTIA

FENERICH, Amanda Trojan (PICV), Engenharia de Produção Agroindustrial, FECILCAM, amanda.fenerich@gmail.com
SANTOS, Márcio Carvalho dos Santos (OR), Engenharia de Produção Agroindustrial, FECILCAM, marcasan@pop.com.br

A galvanoplastia é um tratamento de superfície para proporcionar às peças maior proteção, melhoria na condutividade, auxílio na soldagem, melhor estética, aumento da dureza superficial e maior resistência à temperatura. Durante o processo tem-se uma grande geração de efluentes que, devido seu alto grau de poluição, devem ser tratados. Atualmente existem diversas técnicas de tratamento que são implantados para reduzir a carga poluidora do efluente. Com isso, o projeto de pesquisa tem como objetivo estudar as principais técnicas para o tratamento de efluentes do processo de galvanoplastia. Trata-se de uma pesquisa descritiva, bibliográfica e virtual, além de se enquadrar como estudo de caso, que será realizado na empresa Fhortsol Ltda, localizada na cidade de Peabiru-PR.

Palavras-chave: Gestão Ambiental. Efluentes Industriais. Processo de Galvanoplastia.

 

 

PRODUÇÃO FRUTÍFERA SUSTENTÁVEL ATRAVÉS DO CONSÓRCIO APICULTURA – FRUTICULTURA

SANTOS, Vinícius Carrijo dos (IC). Engenharia de Produção Agroindustrial FECILCAM, Vinicius.gc@hotmail.com
LUDEWIG, Dieter Randolf (OR) – FECILCAM, dludewig@fecilcam.br

Fatores como deformidade, qualidade e produtividade frutífera estão diretamente ligados com a polinização, a qual pode ser executada por insetos, animais, humanos e até pela ação do vento. As abelhas se destacam como polinizadores, devido a sua estrutura perfeita para a execução desta etapa reprodutiva. O trabalho em questão tem como objetivo: a) implantar colméias de abelha Jataí nos pomares pertencentes aos integrantes da Associação de Fruticultores de Iretama - PR; b) estudar informações a respeito das vantagens e desvantagens do consórcio abelha–fruticultura; c) levantar as famílias botânicas mais freqüentadas pelas abelhas através da análise melissopalinológica; d) analisar o aumento de produtividade através da polinização; e) Avaliar a produção de pólen, mel, própolis e cera da abelha jataí. O estudo será descritivo, e através da pesquisa bibliográfica e estudo de campo levantará informações referentes ao assunto, o método de abordagem será o dedutivo.

Palavras-Chave: Polinização. Produtividade. Consórcio.


REUTILIZAÇÃO DE GESSO E FIBRAS NATURAIS NO DESENVOLVIMENTO DE PLACAS PARA TRATAMENTO ACÚSTICO

MORAES, Katherine Kaneda (PICV), Engenharia de Produção Agroindustrial, FECILCAM, katherinekaneda@hotmail.com
COELHO, Tânia Maria (OR), FECILCAM, coelho.tania@ymail.com
BELINE, Ederaldo Luiz (CO-OR), FECILCAM, lajes_altonia@hotmail.com

No intuito de promover a educação ambiental, o tratamento de resíduos é uma ferramenta extremamente benéfica. Este projeto consiste no estudo de métodos para o desenvolvimento de placas com a função de isolar ruídos de impacto. Este tratamento acústico pode ser feito reaproveitando resíduos gerados nos meios urbanos e em processos industriais. Na intenção de reduzir ao máximo os efeitos de ruídos indesejáveis em ambientes fechados, propomos utilizar gesso e fibras como materiais de isolação e absorção acústica. Baseando-se, para isto, nas leis da física/acústica. Sendo assim, serão utilizados resíduos de gesso, que são gerados na construção civil e algumas fibras naturais, a serem testadas, para o desenvolvimento de placas compósitas na forma de sanduíche gesso-fibra-gesso. Para a elaboração do trabalho estão sendo utilizados o método de abordagem dedutivo e o método de procedimento estatístico.

Palavras-chave: Resíduos industriais. Isolação acústica. Absorção acústica.