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PAINEL

 

A REPRESENTAÇÃO DAS PERSONAGENS FEMININAS NOS CONTOS FANTÁSTICOS RUBIANOS: AGLAIA, BÁRBARA E EPIDÓLIA

ZAVADOSKI, Gessica (IC), FECILCAM, gessicazav@hotmail.com
COQUEIRO, Wilma dos Santos (OR), FECILCAM, wilmacoqueiro@ibest.com.br
LOURENÇO, Daiane da Silva (CO-OR/PPG-UEM), dailourenco4@hotmail.com

Apesar de ter suas origens em romances que exploravam o medo e o susto, ao longo dos séculos o gênero fantástico foi se transformando, até chegar ao século XX como uma narrativa mais sutil. A partir de então, pautada na inserção de fatos inverossímeis para causar a hesitação no leitor, a literatura fantástica utiliza-se de elementos sobrenaturais para enfatizar críticas sociais. Na contemporaneidade, o emprego de elementos fantásticos em narrativas pode ser um pretexto para que o autor mencione fatos reais que não seriam citados em uma obra realista. Devido ao fato de que a literatura fantástica de Murilo Rubião traz personagens femininas em situações conturbadoras nos contos Bárbara, Aglaia e Epidólia, este projeto de pesquisa em fase inicial, que se fundamenta nos estudos teóricos de Schwartz (1981), Rodrigues (1988) e Todorov (2004), tem como objetivo a análise da contribuição do elemento fantástico em suas construções. Posteriormente, o estudo focará a situação feminina em tais contos e as reflexões críticas apresentadas por meio de fatos inverossímeis a respeito da ideologia patriarcal vigente na sociedade na época de sua produção.

Palavras-chave: Literatura fantástica. Contos rubianos. Personagens femininas.

 

A SIMBOLOGIA DO ESPAÇO NA CRÔNICA DA CASA ASSASSINADA

BUENO, Claudeci Rodrigues (Fundação Araucária), FECILCAM, tiocrau@hotmail.com
SANTOS, Wilma Coqueiro dos (Orientadora), FECILCAM, wilmacoqueiro@ibest.com.br

Considerando a importância simbólica do espaço no livro crônica da casa assassinada, publicado em 1973, pelo escritor mineiro Lúcio Cardoso, faremos um estudo sobre a ascensão do romance na sociedade burguesa do século XVIII, destacando sua importância e evolução ao longo do tempo. Nas obras romanescas observam-se inúmeras transformações nas suas características, pois o romance parece se transformar de acordo com as inquietudes do homem. Após o estudo desse gênero literário na sua evolução histórica (BOUNEUF e OUELLET,1976), buscaremos investigar a intrínseca relação entre o espaço patriarcal na casa dos Meneses como símbolo de ostentação e decadência e a representação das personagens. Tendo em vista que o desenrolar da trama ocorre dentro de uma sociedade patriarcal que está em ruínas, estudaremos a configuração da casa, como espaço metonímico dessa sociedade decadente, de acordo com o que nos diz Bachelard, (2003), Freyre (2004), Aguiar e Silva(1999), Dimas (1994), Hall (1994), analisando seu significado simbólico, social e teórico bem como sua ação direta na vida dos seus moradores.

Palavras-chave: Literatura contemporânea. Espaço. Simbologia

 

A IGREJA CATÓLICA E SEU DISCURSO SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE

BRITO, Pedro Augusto Pereira (IC), Letras, FECILCAM, pedrobritoletras@hotmail.com
FONSECA, Valéria Sanches (OR), FECILCAM, val.fon@uol.com.br

Esta pesquisa objetiva estudar o discurso da Igreja Católica Apostólica Romana em relação ao posicionamento que assume frente à homossexualidade. Partindo do pressuposto de que a Igreja Católica apresenta em seus textos um discurso de natureza homofóbica, organizamos um corpus constituído de documentos produzidos por essa esfera religiosa e analisaremos na sua materialidade lingüística as marcas dessa homofobia. Para tanto, apoiaremos o trabalho analítico nos fundamentos teórico-metodológicos da Linguística Textual, nas contribuições de Althusser, Bakthin e em alguns conceitos desenvolvidos pela Análise do Discurso pecheutiana.

Palavras-chave: Igreja Católica, Homofobia, Discurso.

 

ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS: O PAPEL DO PROFESSOR

SILVA, Thamiris Martins da (IC), FECILCAM, thamirismartinscm@hotmail.com
BASSO, Edcleia (TIDE/OR), FECILCAM, edcleia@hotmail.com

O ensino de línguas estrangeiras para crianças tem sido alvo de importantes pesquisas em todo mundo. Países europeus, por exemplo, discutem sobre a introdução e aceitação de uma nova língua na grade curricular (ROCHA, 2007) No Brasil, visto não ser esta disciplina obrigatória nas primeiras séries, sua implantação tem sido mais lenta, enfrentado vários problemas e, na maioria das vezes, tem sido feita sem maiores estudos e pesquisas que embasem tal decisão (ROCHA, 2007; TONELLI, 2010). Os aspectos mais enfocados e listados como complicadores recaem quase sempre no quando iniciar, considerando os obstáculos encontrados durante o processo de alfabetização, no como ensinar, discutindo metodologia e abordagem adotadas nas aulas, e com que material. Discute-se ainda a aceitabilidade dos pais e responsáveis pelas crianças e sobre as vantagens e desvantagens desse aprendizado ser iniciado mais cedo, ainda que objetivando propiciar aos aprendizes uma aprendizagem significativa. Pouco se discute sobre a formação dos professores que estão assumindo esta importante tarefa e menos ainda sob qual teoria estaria subjazendo a sua prática de sala de aula. É, precisamente, nessa lacuna que se insere esta pesquisa, com o objetivo de fazer um aprofundamento nas teorias de Vygotsky (1989a, 1989b), dialogando com uma visão enunciativa da linguagem proposta por Bakhtin (2003), buscando investigar o papel desempenhado pelo professor – par mais experiente na teoria vygotskiana – para a aquisição da língua inglesa com crianças nas séries iniciais. Nesta fase a pesquisa será bibliográfica e espera-se identificar e destacar o papel e a importância do professor e da sua formação para melhor embasar a implantação de uma nova língua nas séries iniciais.

Palavras-chave: Aquisição de línguas. Séries iniciais. Formação de professores.

ENTRE MORANGOS E MOFOS: FIGURAÇÕES DO HOMOEROTISMO EM CAIO
FERNANDO ABREU

OLIVEIRA, Patrícia de (IC), FECILCAM, patty.oliveira25@yahoo.com.br
COQUEIRO, Wilma dos Santos (OR), FECILCAM, wilmacoqueiro@ibest.com.br

Através de suas obras, Caio Fernando Abreu traz temáticas confluentes para o cenário nacional dos anos de 1980 e que ainda repercutem nos dias atuais. Estas são abordadas com índices de crítica social por meio de personagens que sofrem crises psicológicas e emocionais, tornando-se descentralizados e pertencentes à classe dos marginalizados. Neste projeto de pesquisa, ainda em fase inicial, que se respalda nos aportes teóricos da teoria queer e das literaturas sobre o pós-modernismo, entre outros autores, Silviano Santiago (1989), Linda Hutcheon (1991), Domício Proença Filho (1995) e Jair Ferreira dos Santos (2002) e também dos Estudos Homoeróticos representados pelos autores Barcellos (1998, 2000, 2002,2006); Souza Júnior (2007); Souza (2007), será analisado como ocorre a figuração e o posicionamento dos personagens homoeróticos em contos de Caio Fernando Abreu. Tendo em vista que os estudos literários no Brasil acerca da Literatura Queer ainda são recentes e escassos devido ao fato da literatura homoerótica não figurar na lista de obras canônicas, serão analisados os contos: "Os Sobreviventes"; "Terça - feira Gorda"; "Sargento Garcia"; e "Aqueles Dois"; que integram a coletânea Morangos Mofados, de 1982.

Palavras-chave: Literatura Queer. Caio Fernando Abreu. Identidade homoerótica.

 

GÊNEROS TEXTUAIS COMO INSTRUMENTO E OBJETO DE ENSINO DA LÍNGUA INGLESA

ALVES, kamyla,(ICJ/Fundação Araucária), FECILCAM, s2kamyla@hotmail.com
SILVA, Alessandra Augusta Pereira da, (OR), FECILCAM, alessandrafecilcam@yahoo.com.br

O presente projeto teve como objetivo iniciar um estudo sobre os gêneros textuais a partir das Diretrizes Curriculares de Ensino de Línguas Estrangeiras e analisar textos coletados em aulas de uma turma do segundo ano do ensino médio em uma escola pública da periferia de Campo Mourão. Para execução da pesquisa, tivemos como ações o estudo da literatura voltada para os gêneros textuais, procurando conceituar os gêneros textuais e resenhar estudos direcionados para o seu ensino. A seguir, delimitamos o gênero a ser estudado a partir de dados oriundos de aulas de língua inglesa realizadas no segundo semestre de 2010 e, na sequência, um modelo didático do gênero texto de opinião foi elaborado. Para tal, os aportes teóricos e metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999/2003/2007; MACHADO 2005; CRISTOVÃO 2005) subsidiaram a pesquisa e, como resultados percebemos que uma das principais características observáveis do gênero é o fato de sua progressão textual dar-se pela apresentação de uma premissa, argumentos e conclusão. Como se trata de um texto de opinião e não artigo de opinião, a progressão se dá dentro de um único parágrafo, por não haver espaço suficiente, na maioria dos casos, para o desenvolvimento de tais argumentos. Outra conclusão importante é a de que todas as características do gênero são ensináveis, permitindo, portanto, uma exploração ampla desse gênero no ensino de língua inglesa.

Palavras-chave: Gêneros Textuais. Língua Inglesa. Modelo Didático.

 

MEMÓRIAS DA VIDA NO CAMPO

TEIXEIRA, Natania Graziele (ICJ/Fundação Araucária) (GP Cultura e Relações de Poder/CNPq), Colégio Estadual São Judas Tadeu EFM, FECILCAM, nataniateixeira@gmail.com
TOGNATO, Profa. Dra. Maria Izabel Rodrigues (OR) (GP/CNPQ), Letras, FECILCAM, belinhatog@yahoo.com.br

Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados finais de uma pesquisa pelo registro das memórias de um dos moradores que residiram na Fazenda Água Azul, localizada no município de Fênix – PR., a fim de entendermos um pouco melhor os processos de sociabilização das pessoas deste lugar e para preservar a memória de grupos sociais que constituem a história dos lugares em que vivem. Para isto, desenvolvemos uma leitura bibliográfica sobre a formação da história da Fazenda Água Azul; identificamos antigos moradores da Fazenda Água Azul, que residissem no município de Quinta do Sol; organizamos um roteiro de entrevistas; entrevistamos uma informante; e, digitalizamos e analisamos as informações para acondicionamento do acervo no Centro de documentação do Grupo de Pesquisas Cultura e Relações de Poder do qual faz parte. Nosso estudo está embasado nos pressupostos da História Oral que pondera a respeito da "[...] realização de entrevistas gravadas com indivíduos que participaram de, ou testemunharam, acontecimentos e conjunturas do passado e do presente" (ALBERTI, 2006, p. 234), considerando a forma de selecionar as testemunhas, o lugar das entrevistas, o roteiro, a maneira de transcrever, analisar e publicar tais documentos (TOURTIER-BONAZZI, 2006). Com isso, acreditamos que nosso trabalho possa promover a preservação de histórias locais e seus agentes. Os resultados deste estudo mostram que morar na Fazenda propiciou à ex-moradora mais benefícios do que aspectos negativos para a sua vida pessoal, social e humana reforçando a importância do papel social da Fazenda e de seus donos.

Palavras-chave: Memórias. Vida no Campo. Histórias locais.

 

O GÊNERO ABSTRACT E A PRODUÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO: EFEITOS DESENVOLVIMENTAIS NA FORMAÇÃO INICIAL

BASSI, Marcos Flávio (IC), Letras, FECILCAM, marcoflbassi@hotmail.com
TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues (OR) (GP /LIDERE/ CNPQ/TIDE, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO – UEL/PR), LETRAS, FECILCAM - PR, Belinhatog@yahoo.com.br

O objetivo deste trabalho é o de apresentar resultados parciais de um levantamento bibliográfico com foco no gênero abstract e a da sua relação com a produção de artigo científico como possibilidades de efeitos no desenvolvimento do futuro professor durante sua formação inicial. Este estudo faz parte de um projeto de Iniciação Científica em andamento e justifica-se na medida em que contribui para um maior aprofundamento sobre o papel e o trabalho com gêneros textuais escritos e acadêmicos. Para isto, fundamentaremos nosso trabalho nos aportes teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1999/2003/2007/2009, 2006, 2008), bem como do ensino de gêneros (BAKTHIN, 2003; SCHNEUWLY E DOLZ, 2004; MACHADO E CRISTOVÃO, 2006; CRISTOVÃO, 2007), além de trabalhos com foco no gênero abstract (DENARDI, 2009). Para o desenvolvimento deste estudo, buscamos investigar os elementos constitutivos e característicos do gênero abstract; identificar os temas apontados em abstracts; suas possíveis implicações para o processo de formação inicial do futuro professor de línguas; verificar os resultados de alguns artigos científicos produzidos na formação inicial, buscando reconhecer as contribuições e limitações desses estudos como elementos fundamentais para o desenvolvimento profissional do futuro professor de línguas. Assim, acreditamos que nosso trabalho pode contribuir para uma discussão mais ampliada sobre o processo de formação inicial em relação à apropriação de gêneros escritos, acadêmicos e científicos.

Palavras-chave: Formação inicial. Gêneros escritos e acadêmicos. O gênero abstract

 

O TROVADORISMO E O GUARANI: UMA LEITURA INTERTEXTUAL

CARVALHO, Laís Maykielen de (IC), Letras, FECILCAM, lala_maykielen@hotmail.com
FERNANDES, Mônica Luíza Sócio (OR), FECILCAM, msociofernandes@gmail.com

O objetivo da Literatura Comparada é proporcionar uma melhor compreensão da literatura como um todo, para tanto, vale-se de diversas teorias, dentre as quais se destacam o dialogismo e a intertextualidade. Perceber o processo intertextual significa identificar as retomadas e/ou as influências que um texto exerce sobre outro, mesmo em tempos diferentes. Esta pesquisa visa trabalhar com a análise intertextual da obra O Guarani, de José de Alencar, buscando compreender os sentidos da utilização, na obra romântica, de elementos próprios de textos de outro período literário, o Trovadorismo. A metodologia é de cunho comparatista e consiste no estudo literário do período trovadoresco, a leitura da obra O Guarani e o levantamento das similitudes entre as obras, tendo como aporte teórico as concepções bakhtinianas do dialogismo e da intertextualidade. Até o momento, foram constatadas algumas retomadas de José de Alencar em trechos de O Guarani que remetem à temática lírico-amorosa das cantigas de amigo; as muitas passagens em que Alencar reelabora à maneira trovadoresca o sofrimento amoroso; além de criar o seu herói Peri nos moldes de um herói da época medieval tipicamente presente nas novelas de cavalaria.

Palavras-chave: O Guarani. Intertextualidade. Trovadorismo.

 

O RESGATE DE LENDAS NA REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA: UMA LEITURA DE MACUNAÍMA

GEHRING, Adriele (IC), FECILCAM, adrielegehring@hotmail.com
COQUEIRO, Wilma dos Santos (OR), FECILCAM, wilmacoqueir@ibest.com.br

O presente projeto de pesquisa pretende analisar a representação da identidade brasileira na obra Macunaíma, publicada em 1928, por Mário de Andrade. Esta obra representa a pluralidade racial brasileira e o surgimento das três raças, representadas pelos três irmãos: Macunaíma, o branco, mas que não assume os valores dos brancos, Maanape, o negro e, por fim, Jigue, o índio. Mário de Andrade faz uma fusão de várias lendas de várias regiões brasileiras, mostrando que o Brasil pode ser considerado uma nação multirracial, de tudo e de todos, e é através dos desdobramentos destas lendas que se forma a trajetória do nosso herói sem caráter. Assim, com base nas leituras teóricas de Manuel Cavalcanti Proença (1977), Antonio Candido (2000) e Zilá Bernd (2003), entre outras, estudaremos a importância do resgate da cultura popular brasileira bem como sua utilização na obra de Mário de Andrade.

Palavras-chave: Pluralidade Racial. Cultura Popular. Identidade.

 

OS SETE PERPÉTUOS: AS MARCAS DA SIGNIFICAÇÃO

LIMA, Cleverson. (IC), LETRAS, FECILCAM, akeryus@hotmail.com
FERNANDES, Mônica Luiza Socio (OR), FECILCAM, msociofernandes@gmail.com

O propósito desta pesquisa é identificar e analisar as características significativas na personificação imagética dos personagens denominados Perpétuos, da obra Sandman, do escritor inglês Neil Gaiman. Para construir a narrativa, Gaiman tece uma história envolta em um mundo ilusório e sombrio, que perpassa a realidade. Desse modo, explora as crenças subconscientes dos seres humanos, criando uma personificação de um conhecimento geral, que denominamos de "o incompreendido". Essas manifestações antropomórficas de aspectos comuns a todos os seres vivos são personificadas em: Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio. Assim, os personagens apresentam simbologias que são identificáveis tanto em sua estrutura imagética, quanto em suas personalidades fictícias. Para análise, são fundamentais as concepções de Roland Barthes em Análise estrutural da narrativa (1972), os pressupostos de Donis (2000) em Sintaxe da linguagem visual, os estudos de Santaella e Nöth (2010) na obra A imagem: Cognição, semiótica, mídia e de Beth Brait (1987) em A personagem.

Palavras-chave: Imagem. Graphic novel. Simbologia.

 

UMA ANÁLISE CRÍTICO- INTERPRETATIVA DO ENSINO DE GRAMÁTICA DOS PROFESSORES FORMADOS EM LETRAS PELA FECILCAM A PARTIR DE 2004.

Katie Emanoele de Lima Gulhotti (IC) – UNESPAR - FECILCAM, keytiemanuele@yahoo.com.br
Antonio Carlos Aleixo (OR) – UNESPAR – FECILCAM, carlosaleixo9@yahoo.com.b
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O ensino de gramática, ao longo dos anos, tem gerado acirradas polêmicas entre pesquisadores e professores de Língua Portuguesa. O ponto de divergência é se esta deve ou não ser ensinada em sala de aula e de que forma. A pesquisa na literatura sobre a história recente da educação no Brasil apontou que foi a partir de 1980 que as pesquisas sobre a formação de professores tiveram maior aceitação entre os educadores e pesquisadores e as práticas tradicionais e tecnicistas passaram a ser atacadas pelas chamadas “teorias críticas”, não apenas no conteúdo que propagavam, mas também na nova perspectiva que estas teorias possibilitaram para a formação dos professores de língua portuguesa, seus trabalhos e práticas pedagógicas (GERALDI, 2001), (ROJO E CORDEIRO, 2004). O presente projeto de pesquisa pretende instigar uma reflexão acerca do ensino de gramática na escola, tomando como base o processo histórico em que este se deu. Visa também analisar a formação dos docentes de Língua Portuguesa formados pela Fecilcam - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão a partir de 2004 e identificar as ações com o trabalho de ensino de gramática a partir de textos, tendo em vista que este método tem sido proposto por pesquisadores e pelas Diretrizes Curriculares da Educação Básica da Língua Portuguesa no Estado Paraná.  Através da análise, pautada principalmente, no método histórico, buscar-se-á identificar como ocorreu o contato desses docentes com o ensino de gramática contextualizada e quais os fatores condicionantes para o uso desta prática pedagógica escolar.

Palavras-chave: Gramática. Ensino. Texto.

 

UNIDADE E TRANSPOSIÇÕES ENTRE LITERATURA E MÚSICA

JESUS, Bruna Kely de (IC), FECILCAM, brunna_kellyy@hotmail.com
FERNANDES, Mônica Luiza Socio (OR), FECILCAM, msociofernandes@gmail.com

Esta pesquisa é parte integrante do projeto de Iniciação Cientifica, e tem por objetivo estudar o território comum entre a música e a literatura no romance Amar, Verbo Intransitivo, de Mário de Andrade. O autor constrói seu texto numa tentativa de aproximá-lo de uma ópera, pois as ações dos personagens e as situações dramáticas revelam-se como um texto cantado e orquestrado. No decorrer da leitura, compreendemos que o romancista adequa a música em sua essência artística, transpondo seus efeitos para a voz dos personagens. As transposições marcam o acompanhamento e a participação efetiva da orquestra nas modulações das falas de forma semelhante às óperas de Richard Wagner. Esse arranjo, na obra literária analisada, é expresso, ao longo do texto, por meio de figuras como metáforas e onomatopéias, entre outras. Seus efeitos se mostram mais profundos do que apenas a substituição de um termo literário por um recurso musical. Destarte, analisaremos o texto supracitado com o intuito de mostrar o magnificente diálogo com O Anel dos Nibelungos, de Wagner, não somente no ato cantado, como também orquestrado, garantido a unidade indissociável das obras. Para essa análise utilizaremos o dialogismo de Bakhtin (2003), as orientações de Heindel (1921) sobre as óperas e fundamentalmente os postulados de Souriau (1983) sobre A Correspondência das Artes complementados pelos estudos de Oliveira (2002) sobre Literatura e Música.

Palavras-chave: Estética comparada. Literatura. Música.

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS

LOURENÇO, Daiara da Silva (PIBIC/CNPq), FECILCAM, daiara_lourenco@hotmail.com
SILVA, Alessandra Augusta Pereira da (OR), alessandrafecilcam@yahoo.com.br

O presente trabalho é a apresentação de um projeto de iniciação científica, em sua fase inicial. Ele tem como objeto de pesquisa o artefato de ensino "seqüência didática" e seu objetivo geral é investigar suas possíveis contribuições e delimitações em contextos de formação de professores de línguas estrangeiras. A pesquisa está referenciada pelo arcabouço teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), tendo como principais teóricos Bronckart (1999/2006), Machado (2004) Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004) e Cristovão (2006) e é de cunho etnográfico. A pesquisa justifica-se devido à necessidade de se compreender a contribuição de um artefato de ensino para a formação em pré-serviço. Inicialmente será realizada uma pesquisa bibliográfica e, na sequênica, a coleta de dados será feita. Os dados são constituídos por teses e artigos publicados no Brasil e textos produzidos por estudantes do curso de Letras durante a aplicação de uma Sequência Didática. Os procedimentos de análise utilizados nesta proposta de pesquisa inserem-se nos aportes metodológicos do ISD, a constar: análise do contexto sócio-histórico e análise linguístico-discursiva. Ao término da pesquisa, espera-se contribuir com o debate social em torno da formação docente e um dos artefatos tão debatidos nesse métier no estado do Paraná: a sequência didática.

Palavras chave: Formação de professores de línguas estrangeiras modernas. Gêneros de texto. Seqüência didática.

 

OS GÊNEROS TEXTUAIS NOTÍCIA E EDITORIAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

PEREIRA, Maiara Cristina Segato Rocha (PIBIC/CNPq), Universidade Estadual do Paraná UNESPAR/FECILCAM, maiarasegatoletras@gmail.com
OLIVEIRA, Neil Armstrong Franco de (OR), Universidade Estadual do Paraná UNESPAR/FECILCAM, prof.neilfranco@gmail.com

O presente projeto de pesquisa tem por objetivo propor um trabalho com base nos gêneros discursivos/textuais, especificamente, os gêneros notícia e editorial da esfera jornalística, para o desenvolvimento linguístico e comunicativo do aluno da escola básica. O ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa a partir de uma diversidade textual é preconizado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e tem sido foco de atenção de linguistas aplicados em suas pesquisas. Ainda assim, grande parte dos professores sente-se despreparada e desprovida de materiais e metodologia para uma abordagem dos gêneros. Pautando-nos, sobretudo, na teoria dos gêneros de Bakhtin e nos postulados da Linguística Aplicada, utilizaremos os gêneros jornalísticos supracitados como objetos ensináveis para uma prática mais eficaz para as aulas de Língua Portuguesa.

Palavras-chave: Gêneros Discursivos/Textuais. Gêneros notícia e editorial. Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa.

 

O LIVRO DIDÁTICO KEEP IN MIND SOB A PERSPECTIVA TEÓRICA DAS DIRETRIZES CURRICULARES DO PARANÁ PARA LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA

VIEIRA, Suzelaine (IC), Letras, FECILCAM, suzy_santos_vieira@hotmail.com
BASSO, Edcleia Aparecida (OR), FECILCAM, edcleia@hotmail.com

Esta pesquisa objetiva analisar o livro didático Keep in Mind, produzido por Elizabeth Young Chin e Maria Lúcia Zaorob, publicado pela editora Scipione, adotado no 6º ano da Rede Pública de Educação Básica, buscando identificar as concepções teórico-metodológicas que nortearam sua produção, e também coerência entre elas e as teorias fundantes que subjazem às Diretrizes Curriculares Estaduais – Língua Estrangeira Moderna (DCE-LEM), sobretudo no que diz respeito ao trabalho com os gêneros discursivos. Para tal feito, será feita uma pesquisa bibliográfica de cunho aplicado principalmente sobre as teorias de Bakhtin (2003,2004), Saviani (1991) e Vygotsky (1989a, 1989b), apoiadas ainda em Fiorin (2006), Freitas (1995), Faraco (2009), Brait (2005, 2004) e Daniels (2003). Compreendendo tais teorias, será feita uma leitura profunda das DCE, para, em seguida, passar-se à análise do livro didático em questão, apontando as convergências e as divergências teóricas encontradas.

Palavras-chave: Análise. Livro Didático. Gêneros textuais.