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COMUNICAÇÃO

 

A LEITURA DE CONTOS MACHADIANOS PELO VIÉS DO MÉTODO RECEPCIONAL

OLIVEIRA, Susana Araujo de Oliveira (G/Fecilcam – sa.olly@hotmail.com)
COQUEIRO, Wilma Coqueiro (Prof/Fecilcam)

Essa comunicação tem por objetivo apresentar o trabalho com o gênero Conto, principalmente machadianos, por meio do Método Recepcional de Bordini e Aguiar (1993), partindo das observações e da regência realizada na disciplina de Língua Portuguesa, em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Unidade Pólo. O trabalho com contos, principalmente contos machadianos que são ricos em suas temáticas e estruturas ficcionais, foi desenvolvido na referida turma, tendo como pressuposto que a melhor forma de criar condições para que os alunos se interessem pela prática da leitura é por meio da literatura. Nesse sentido, o conto caracteriza-se por ser uma narrativa curta, que traz temáticas tão complexas quanto à dos grandes romances em um reduzido número de páginas ou linhas, apresentando com maior qualidade os fatores de concisão e brevidade. Tendo em vista tal concepção, os contos se tornam mais atraentes aos estudantes do ensino médio.Por meio dos contos machadianos, que é o primordial neste trabalho, podemos aproximar os temas com a realidade social, estimulando a reflexão e a imaginação do indivíduo. Dessa forma, o presente trabalho fundamenta-se nos objetivos e etapas no método recepcional de Bordini e Aguiar (1993), nas considerações sobre o trabalho com a leitura em sala de aula Zilberman (1986), tendo em vista a função humanizadora inerente à leitura de textos literários assim como a função formadora, capaz de transformar indivíduos em seres pensantes e críticos, como postula Antonio Candido (1972).

PALAVRAS-CHAVE: Método recepcional. Leitura Literária. Contos Machadianos.

 

LEITURA E FORMAÇÃO DE SUJEITOS LEITORES CRÍTICOS

BERTIN, Jaqueline Fernanda (G-Fecilcam), jaquelinebertin@hotmail.com
BELOTI, Adriana (OR-Fecilcam), dribeloti@gmail.com

Partindo da necessidade de estudar o trabalho de leitura realizado em um 1º ano do Ensino Médio de um Colégio Estadual de Campo Mourão – PR, chegamos a um consenso de que grande parte dos alunos leem somente na escola textos que, geralmente, estão distantes do seu dia-a-dia e, além disso, em geral, não atribuem sentido ao que leem. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar como acontece o trabalho de leitura nessa sala de aula e como esse processo influencia na compreensão e produção de sentidos por parte dos estudantes. Para tanto, o mesmo discute possíveis maneiras de formar um sujeito leitor crítico, mostrando como esse processo influencia e reflete na formação de sujeitos leitores. Nossas análises pautaram-se nos estudos propostos, em especial, por Orlandi (1988), Perfeito (2005) e nas DCE de Língua Portuguesa (2008), porque concebem a leitura em uma perspectiva discursiva, como dialógica e como forma de interação, como um processo de compreensão e objeto de reflexão. A metodologia deste trabalho partiu dos princípios da pesquisa quali-interpretativa e das observações das aulas de Língua Portuguesa da turma referida. As análises relacionaram dois pontos: as observações e a teoria, o que nos deu condições de propor atividades de leitura como processo de compreensão, de modo que esse trabalho seja colocado como objeto de reflexão, contribuindo decisivamente para melhorar a participação de estudantes nos vários processos de leitura das diversas áreas do conhecimento.

Palavras-chave: Leitura. Sujeito Leitor. Criticidade.


VAGABUNDOS SEM MEMÓRIA: A IDENTIDADE FRAGMENTADA E A PERDA DA REFERÊNCIA EM "O OCO", DE HILDA HILST, E MOLLOY, DE SAMUEL BECKETT

ANDRÉ, Willian, FECILCAM, willianvegetal@hotmail.com

Este trabalho tem por objetivo verificar as possibilidades de diálogo entre a novela "O oco", de Hilda Hilst (1973), e o romance Molloy (1951), de Samuel Beckett, focalizando a figura de seus respectivos narradores. As semelhanças entre ambos vão desde elementos relacionados a sua condição física até ao próprio ato de narrar. Em "O oco", encontramos um velho que passa seus dias repousando nas areias de uma praia. Ele não nos diz seu nome, desconhece seu passado e a razão de permanecer ali. Conforme se aprofunda em sua narração, torna-se confuso e perde-se em reflexões incoerentes, evidenciando a fragmentação de sua identidade. É semelhante o que ocorre com Molloy, narrador da primeira parte do romance homônimo de Beckett: trata-se de um homem confuso, que não consegue se lembrar das coisas conforme elas de fato se passaram, e se perde em meio a reflexões incoerentes. No entanto, ao mesmo tempo em que aflora essa perda de referência, ambos demonstram-se conscientes da construção do processo narrativo: tanto o velho quanto Molloy sabem que são narradores, que possuem interlocutores e que não se dirigem a eles da forma mais adequada. Conforme falam, emerge como marca de sua linguagem a incompletude – presos ao ato de fala, levam à exaustão a experiência narrativa, e transparecem, por entre suas limitações, como identidades fragmentadas, sem memória, sem qualquer possibilidade de encontrar ou construir uma referência.

Palavras-chave: Samuel Beckett. Hilda Hilst. Identidade fragmentada.

 

TRABALHO PRESCRITO: ANÁLISE DE REPRESENTAÇÕES DA IDENTIDADE DO PROFESSOR NAS DIRETRIZES CURRICULARES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS

ANDRADES, Géverson Areias de (PIBIC/CNPq) FECILCAM
SILVA, Alessandra Augusta Pereira da (0R) (PIBIC/CNPq) FECILCAM

Esta pesquisa teve como objetivo investigar o trabalho prescrito na área de Línguas Estrangeiras Modernas, problematizando as possíveis representações de identidade do professor nas Diretrizes Curriculares Estaduais da disciplina (DCE,LEMs 2008). Justifica-se, primeiramente, pela necessidade de se compreender como se dá a representação de identidade docente, em um documento prescritivo que influencia diretamente o trabalho do professor no estado do Paraná, colaborando para a compreensão do trabalho docente e, eventualmente, possibilitando práticas sociais mais conscientes em relação ao papel do professor. Essa investigação torna-se possível, porque partimos do pressuposto de que as prescrições fazem parte dos elementos constituintes da identidade docente, como afirma Machado (2004). Os aportes teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2003, 2007) foram tomados como base para o desenvolvimento da pesquisa, a partir, primeiramente, da discussão das condições de produção, e na sequência da análise organizacional, e da análise enunciativa. A pesquisa foi desenvolvida em três partes, a primeira constituída de coleta de dados, na qual um levantamento de informações a respeito da elaboração das DCEs foi realizado. Na sequência, um mapeamento do número de referências e depois de prescrições ao professor foi feito. Por fim, pudemos verificar quais são as modalizações presentes no documento, para chegarmos então às representações de identidade do professor no documento analisado.

Palavras-chave: Interacionismo sodiscursivo. Trabalho prescrito. Identidade do professor.

 

A PRODUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

ARAUJO, Fabíola Elisa de, NRE/FECILCAM, fabiola.araujo2011@gmail.com
MIQUELANTE, Marileuza Ascencio (CO), NRE/FECILCAM, mikelante@gmail.com
ALEIXO, Antônio Carlos (OR), FECILCAM, carlosaleixo9@yahoo.com.br

A presente comunicação tem como objeto a produção de uma sequência didática (SD) desenvolvida para o trabalho com o gênero textual crônica, bem como a contribuição desta produção para o trabalho do professor em sala de aula. A produção da SD teve como objetivos possibilitar ao aluno o conhecimento do gênero citado com leituras variadas de crônicas diversas e aplicação de atividades com vistas ao desenvolvimento das capacidades de linguagem (ação, discursiva e linguístico-discursiva) e, a partir daí, o desenvolvimento do trabalho com a escrita (produção textual). Ressalta-se que a teoria norteadora do processo de produção da SD está ancorada em Bronckart (2007), Schneuwly & Dolz (2004), estudiosos da SD. Também afirma-se que a produção da SD foi elaborada nos encontros de um grupo de estudos com as seguintes participantes: duas técnicas pedagógicas do NRE e oito professores da Rede Estadual. Após estudos sobre o gênero crônica, as participantes, por meio de encontros quinzenais, elaboraram atividades enfatizando as capacidades de linguagem para a aplicação em sala. Assim, esta comunicação vem demonstrar que o professor, ao fazer o estudo para a construção do modelo didático de gênero, inicia uma reflexão sobre sua prática, que lhe permite vislumbrar uma mudança de postura metodológica frente ao trabalho com o gênero por meio da SD, bem como o reflexo positivo dessa mudança no processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Sequência Didática. Gênero Textual. Crônica


A INTERTEXTUALIDADE EM CORA CORALINA

ARENDT, Marlize (PG), FECILCAM, lizearent@gmail.com
FERNANDES, Mônica Luiza Socio (OR), FECILCAM, msociofernandes@gmail.com

O presente trabalho pretende abordar acerca da intertextualidade presente entre a obra de Cora Coralina e outros poetas. A obra da poetisa goiana dialoga com uma diversidade considerável de textos, tanto de poetas e escritores nacionais assim como estrangeiros como é o caso do poeta chileno Pablo Neruda. O que se sabe é que Cora Coralina apesar de ter permanecido grande parte de sua vida na cidade de Vilas Boas de Goiás, não esteve alheia as correntes literárias de seu tempo, isso se deve a sua condição de leitora voraz, tanto dos clássicos como dos escritores contemporâneos a Coralina. Essas leituras acabaram por ser cristalizadas em sua obra, seja por meio de paráfrases, paródia ou mesmo de citações. Em alguns de seus poemas a intertextualidade é evidente, já noutros ela se encontra oculta nas entrelinhas, só sendo possível a leitura ao interlocutor que vá ao texto com o olhar atento as relações que Cora Coralina estabelece com outros textos, assim ampliando seus sentidos. O estudo tem o intuito de investigar como esses diálogos se efetivam na obra da poetisa. Para tanto, o estudo está embasado pela literatura comparada de Antônio Candido (1989), Tânia Franco Carvalhal (2010) e Nitrini (2010). A pesquisa se ocupa ainda em revisitar a obra de Cora Coralina, principalmente os poemas inseridos nos livros: Poemas dos Becos de Goiás e Estórias mais (2001); Vintém de Cobre, meias confissões de Aninha (1987) e Meu livro de Cordel (1987) no sentido de sustentar as análises descritas na pesquisa.

Palavras-chave: Literatura Comparada. Intertextualidade. Cora Coralina.


A TEORIA SOCIOCULTURAL E O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

BASSO, Edcleia Aparecida (TIDE), Letras, UNESPAR/FECILCAM, edcleia@hotmail.com

O objetivo central desta comunicação é discutir os entrelaçamentos e os usos que se tem feito entre a teoria sociocultural proposta por Vygotskty (1989a, 1989b) e o ensino de línguas estrangeiras (LANTOLF & THORNE, 2000; DONATO, 1994; FERREIRA, 2000, 2008; LIMA e BASSO, 2009, BASSO e LIMA, 2001; entre outros). Justifica-se a presente pesquisa pelo fato de ser esta uma das teorias que dão suporte às Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, muito embora nem os professores da educação básica nem os materiais didáticos utilizados, como livro adotado, por exemplo, a ela se refiram pontualmente. A pesquisa será bibliográfica e como resultado esperado quer-se discutir como está sendo feita a adaptação da teoria vygotskiana para a sala de aula de língua estrangeira; quais construtos teóricos vygotskyanos têm sido mais utilizados e, se possível, analisar o seu potencial para o trabalho com questões fundamentais que ainda se apresentam como desafios para a área da Linguística Aplicada tais como: cultura x ensino de línguas, cognição x afetividade; língua materna x língua estrangeira; aprendizagem x aquisição de uma nova língua.

Palavras-chave: Teoria sociocultural. Ensino de línguas estrangeiras. Desenvolvimento.

 

GÊNEROS DISCURSIVOS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: ANÁLISE PELA ÓTICA DA TEORIA DA ATIVIDADE

BRITO, Pedro Augusto Pereira, PIC, Letras, Fecilcam, pedrobritoletras@hotmail.com
SONSIN, Soraia Teixeira (OR), Letras, Fecilcam, soraiasonsin@hotmail.com

Esta comunicação apresenta uma análise, a partir da Teoria da Atividade, das representações de um grupo de docentes sobre o trabalho com gêneros discursivos no ensino de Língua Inglesa em escolas públicas de Campo Mourão. Para isto, utilizamos entrevistas semi-estruturadas realizadas com duas professoras do ensino básico público. No sentido de entender as necessidades, motivações, ações e percalços que envolvem a prática docente, traçamos um panorama do trabalho supracitado. A Teoria da Atividade é brevemente apresentada e, com foco nos pressupostos de Leontiev (1978,2001), analisamos e discutimos o corpus de entrevistas coletadas ao longo da pesquisa. Finalizamos a discussão com as contribuições que a Teoria da Atividade pode oferecer para uma análise detalhada da situação do ensino de Língua Inglesa com base na Teoria dos Gêneros Discursivos.

Palavras-chave: Gêneros Discursivos. Teoria da Atividade. Língua Inglesa.

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA INGLESA: COGNIÇÕES DE PROFESSORAS EM PRÉ-SERVIÇO

CORADIM, Josimayre Novelli (OR), FECILCAM/UNESPAR, josimayrenovelli@hotmail.com
VIEIRA, Fernanda Aline, FECILCAM/UNESPAR
PROENÇA, Jézika, FECILCAM/UNESPAR

A presente comunicação objetiva apresentar e discutir parte de um trabalho de orientação de estágio supervisionado de Língua Inglesa (LI) com duas alunas estagiárias do 4º ano de Letras Português/Inglês da FECILCAM/UNESPAR. Serão analisadas as cognições dessas professoras em pré-serviço antes e após a elaboração dos seus planos de aula, bem como suas reflexões após a execução dos mesmos. A coleta dos dados ocorreu no período de agosto a setembro de 2011. Todas as orientações foram gravadas em áudio e, em seguida, transcritas para análise. Para ancorar tal análise, utilizaremos as concepções teóricas da Cognição Situada (BORG, 2003; PACKER; WINNE, 1995) e como método de análise a Grounded Theory (STRAUSS; CORBIN, 1998). Como resultados, espera-se contribuir com as lacunas existentes na formação/educação de professores em pré-serviço e em serviço, bem como permitir que os estagiários possam não apenas elaborar e executar seus planos de aula, mas também, refletir sobre a construção dos seus conhecimentos, suas possíveis dificuldades, sucessos e/ou fraquezas, às vezes, indiscutíveis e/ou invisíveis aos olhos daqueles envolvidos no processo de educação de professores e no processo de ensino e aprendizagem de línguas.

Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Cognição. Ensino de Línguas.


O TEXTO IMAGÉTICO: DISCUSSÕES TEÓRICO-ANALÍTICAS EM TORNO DA FOTOGRAFIA

DORETTO, Shirlei Aparecida, FECILCAM, sdoretto@gmail.com

Tendo como base alguns pressupostos teóricos explorados por autores que trabalham com teorias relacionadas ao texto imagético, por exemplo, Burker (2004), Dubois (1993), Barthes (1984) e, também, por autores que abordam a questão das identidades, como Hall (2005, 2006) e considerando o pressuposto de que a imagem icnográfica, em nosso caso a fotografia, em geral, pode ser tomada como a representação visual, de forma analógica, do que se encontra ausente, objetivamos, neste trabalho, analisar o enunciado sincrético, tendo como foco o imagético, pensando além dos elementos do plano da visibilidade. Assim, procuramos discutir as relações, também no plano da invisibilidade, de como os elementos constitutivos dessa imagem produzem sentidos relacionados com as questões da representação e da identidade, vinculados à memória. Portanto, buscamos responder a seguinte indagação: partindo das especificidades da imagem fixa, a fotografia, e levando em consideração o suporte midiático no qual ela se apresenta, tomado como superfície de práticas discursivas, qual a relação do enunciado com a construção de identidade do aluno e da leitura? Podemos perceber que, na complexidade da época em que vivemos, pensamos na presença exclusiva do sujeito pós-moderno, fragmentado, assumindo várias posições sujeito, portanto, diferentes identidades. Mas, no entanto, em relação ao enunciado sobre o qual desempenhamos o gesto de leitura, capa da revista Nova Escola, edição n. 194, de Agosto de 2006, concluímos que tanto o aluno quanto a leitura são representados com identidades únicas, buscando-se um efeito de cristalização.

Palavras-chave: Fotografia. Representação. Identidade.


LEITURAS INTERTEXTUAIS SOBRE A TEMÁTICA DO LABIRINTO A PARTIR DE POEMAS DE QUINTANA

FERNANDES, Mônica Luiza Socio (TIDE), UNESPAR/FECILCAM, msociofernandes@gmail.com

O labirinto com seus enigmas e mistérios sempre exerceu fascínio sobre os homens, o que, de certa forma, explica a reincidência do tema nas mais diversas artes ao longo da história. A partir do conhecimento do que representou e na tentativa de ampliar os significados das retomadas desse elemento arquetípico, procuramos estabelecer relações entre as metáforas e as imagens configuradas na poética de Mario Quintana com outras obras que tratam da mesma temática. Assim como os caminhos de um labirinto, a leitura do poema contraria o que é linear, ainda mais quando a intertextualidade, que surge dos estudos de Bakthin (1986), se torna fundamento para a compreensão dos sentidos do texto, como acontece nesta proposta de cunho comparatista. Completam o referencial teórico, as lições analíticas do poema, de Antonio Candido (2006), a crítica temática de Bachelard (1990) e os pressupostos sobre a simbologia, desenvolvidos por Chevalier e Gheerbrant (1999).

Palavras-chave: Literatura Comparada. Intertextualidade. Quintana.


PROFESSOR QUE NÃO PROFESSA

FONSECA, Valéria Sanches (TIDE), UNESPAR/FECILCAM, val.fon@uol.com.br

Nessa comunicação pretendemos apresentar, como resultado, reflexões parciais sobre o projeto de Extensão/Pesquisa, intitulado "Leitura no Ensino Básico: programa de leitura com Colégio Estadual Darcy José Costa de Campo Mourão – PR", em andamento desde setembro de 2010. Direcionado à formação dos professores de Língua Portuguesa daquela comunidade escolar, ao longo deste ano de 2011 foram realizados vários encontros de estudo sobre o tema "a leitura do professor" que permitiram estabelecer o confronto entre os conhecimentos teóricos que o professor possui na área de linguagem e a prática docente no processo ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa. Para nortear o desenvolvimento desse projeto, servimo-nos das Diretrizes Curriculares da Educação Básica – SEED/PR (DCEs) que se fundamenta, sobretudo, nas contribuições de Mikhail Bakhtin sobre a natureza ideológica e dialógica da linguagem e na concepção de linguagem enquanto interação. Também dialogamos com os pressupostos teóricos da Linguística Textual e da Análise do Discurso francesa.

Palavras-chave: Formação docente. Conhecimento Teórico. Ensino.


SONS E IMAGENS NUMA HARMÔNICA SIMBIOSE ENTRE POEMA E MÚSICA

JESUS, Bruna Kely de (GP), FECILCAM, brunna_kellyy@hotmail.com
FERNANDES, Mônica Luiza Socio (OR), FECILCAM, msociofernandes@gmail.com

O presente trabalho tem por objetivo estudar a razão pela qual a música e a literatura podem ser consideradas artes complementares, uma vez que uma supri a necessidade da outra. Essa relação contribui para o enriquecimento da linguagem literária para a realização da linguagem musical. Um poema por si mesmo, por exemplo, apenas com os recursos dos sons da linguagem, não poderia tão facilmente transportar-se para o universo abstrato, necessitando dos elementos da música como a variedade, o ritmo, a fantasia, os intervalos melódicos, a opulência das harmonias para tal concretização. Assim como a música, não poderia apontar para a representação, se não houvesse as simbolizações fonéticas da linguagem, a apresentação dos seres, das ideias, dos cenários a que ela pudesse recorrer quando se considera a interferência dos aspectos fanopeicos. Partindo dessa perspectiva, utilizaremos a melopéia, fanopeia e a logopeia, recursos ativados pelas palavras segundo Pound (2003) para analisarmos poemas de Mario Quintana, Cecília Meireles e Helena Kolody na tentativa de identificarmos as afinidades entre a literatura e a música. Contribuem também para a pesquisa os postulados de Souriau (1983) sobre A Correspondência das Artes e os estudos de Oliveira (2002) sobre Literatura e Música.

Palavras-chave: Estética Comparada. Literatura. Música.


O ENSINO DE GÊNEROS EM LÍNGUA MATERNA E LEM PELA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

KOZIELSKI, Selma Ferreira da Silva, PDE-2011/GP1, FECILCAM, projetomundoencantado@hotmail.com
TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues (OR) (GP/LIDERE/ CNPq/TIDE, Linguagem e Educação – UEL/PR), Letras, UNESPAR/FECILCAM – Campus de Campo Mourão - Pr, belinhatog@yahoo.com.br

O objetivo deste trabalho é apresentar resultados finais de uma proposta de formação continuada para professores de Língua Portuguesa e de Língua Estrangeira Moderna sobre o ensino de gêneros textuais por meio do procedimento de sequência didática. Trata-se de um projeto de intervenção pedagógica desenvolvido durante o período de formação continuada pelo Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) do Estado do Paraná e justifica-se na medida em que contribui para um maior aprofundamento do trabalho com gêneros textuais no ensino de línguas no processo de formação continuada de professores. Para isto, apoiamos nossos estudos nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1999/2003/2007/2009, 2006, 2008), bem como do ensino de gêneros (BAKTHIN, 2003; SCHNEUWLY E DOLZ, 2004; MACHADO & CRISTOVÃO, 2006; CRISTOVÃO, 2007; 2008; 2009) por meio do procedimento da seqüência didática e as capacidades de linguagem propostas por Schneuwly, Dolz e Noverraz (2004). Como objeto de análise deste estudo, focamos nos dados coletados nas produções inicial e final de uma seqüência didática aplicada em um curso de formação de professores no sentido de identificar as representações apontadas pelos professores participantes sobre alguns conceitos de base em relação aos pressupostos teórico-metodológicos para o ensino de línguas. Os resultados apontam para a importância da formação de professores para um aprofundamento teórico de forma mais efetiva com vistas à melhoria da prática pedagógica.

Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de gêneros. Sequência didática.

 

SEQUENCIA DIDÁTICA DE LEITURA: O GÊNERO CONTO

KRENSKI, Marilda. PDE/FECILCAM, marikrenski@hotmail.com
ALEIXO, Antonio Carlos (OR) FECILCAM, carlosaleixo9@yahoo.com.br

Recentemente, os estudos da linguagem têm se voltado para o ensino de gêneros textuais, em razão das opções pedagógicas em direção a uma didática enunciativa. O presente trabalho é resultado de pesquisa que teve como objetivo verificar como se daria o percurso da apropriação do conhecimento a partir da aplicação de uma sequência didática. Para tanto, optou-se por proceder um estudo sobre a produção e aplicação de uma Sequência Didática (SD) adaptada à Leitura, com foco no gênero textual conto, em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, no curso de Formação de Docentes, de um colégio público da área central de Campo Mourão. O trabalho fez parte dos estudos realizados durante a participação da pesquisadora no Projeto de Desenvolvimento Educacional - PDE - 2009. Os aportes teóricos utilizaram as contribuições bakhtinianas sobre gêneros discursivos (2000), a abordagem histórico-cultural, desenvolvida por Vigotsky (2006), o quadro do Interacionismo Sociodiscursivo, proposto por Bronckart (2007), os pressupostos teóricos dos pesquisadores Dolz e Schneuwly (2004) e Cristovão (2001/2008), para o trabalho com as Sequências Didáticas e as Diretrizes Curriculares do Estado Paraná (2008). Os resultados obtidos, a partir da análise das atividades realizadas pelos alunos, durante a aplicação da SD de leitura, evidenciaram a pertinência da metodologia no processo de ensino-aprendizagem de lingua(gem), apontando que essa perspectiva de ensino pode ser um instrumento para a efetivação das propostas Curriculares de Língua Portuguesa.


FORMAÇÃO EM PRÉ-SERVIÇO: ANÁLISE DO GÊNERO ABSTRACT PRODUZIDO POR ALUNOS DE LETRAS DA FECILCAM

LOURENÇO, Daiara da Silva (PIBIC/CNPq-FECILCAM), daiara_lourenco@hotmail.com
SILVA, Alessandra Augusta Pereira da (OR), alessandrafecilcam@yahoo.com.br

Este projeto tem como objeto de estudo o gênero abstract, tendo como principal corpus de análise sete textos produzidos por alunos do curso de Letras no ano de dois mil e dez de uma referida instituição no noroeste do Paraná. Estes textos foram produzidos como resultado do trabalho de estágio do quarto ano de Letras e os procedimentos de análise envolvem análise de operadores discursivos, vozes e modalizações (BRONCKART 1999; KOCH 1987; MAINGUENEAU 1997), a fim de compreender os pressupostos teórico-metodológicos que subsidiaram o trabalho de orientação de estágio do referido curso, bem como compreender a apropriação ou não do gênero. Inicialmente, construiu-se um modelo didático (DOLZ & SCHEUWLY 2004) do gênero "abstract", com base em dois textos (abstracts) resultantes de eventos científicos, escolhidos criteriosamente, constituindo nosso primeiro corpus de análise. Baseando-se neste modelo didático foram feitas as análises dos textos dos alunos. Os resultados obtidos foram de grande valia para uma compreensão, pelo menos parcial, das orientações de estágio do curso de Letras, especificamente na área de língua inglesa, assim como na analise dos pressupostos teórico-metodológicos que as sustentam. Além disso, pudemos analisar a apropriação ou não do gênero, uma vez que os referidos textos são produzidos por alunos em pré-serviço, orientados por docentes pertencentes a diferentes linhas teóricas. Pode-se concluir que, dentre os referidos textos, foram encontradas vozes voltadas, ora para os gêneros textuais em Língua Inglesa sob a perspectiva materialista histórico dialética, para a leitura crítica, para a abordagem comunicativa e ora ainda para a teoria da atividade.

Palavras-chave:Interacionismo Sociodiscursivo.Formação em Pré-serviço, Resumo Acadêmico, I

 

UM HERÓI E A SUA BUSCA: UMA FORMULAÇÃO SIMBÓLICA

MATIA, Kátia Caroline de (PPG-UEM) – katmat_19@hotmail.com

No romance moderno a realidade do indivíduo tornou-se centrada em si e em como o herói se relaciona com a sociedade que o abraça. Tudo o que é apresentado no romance deve fazer parte da busca, influenciando a procura do herói que é em si problemático. Uma vez que é através da construção de "modelos simbólicos" (GEERTZ, 2008) das ideologias, de imagens esquemáticas da ordem social que o homem faz de si mesmo um animal político. Desse modo, o romance moderno está inscrito em um processo de desmascaramento do mundo epidérmico do senso comum. Considerando tais aspectos, a partir de pressupostos teóricos da narrativa e da tragédia, este artigo objetiva compreender a relação constituída entre o espaço-sertão e o personagem Getúlio da obra Sargento Getúlio, de João Ubaldo Ribeiro, como elementos constituintes do conflito trágico que se estabelece na narrativa e seus processos de formulação simbólica.

Palavras-chave: Romance moderno; Sargento Getúlio; Formulação simbólica.

 

A SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA TEÓRICO-PRÁTICA

MIQUELANTE, Marileuza Ascencio (PDE), FECILCAM, mikelante@gmail.com
ALEIXO, Antonio Carlos (OR), FECILCAM, carlosaleixo9@yahoo.com.br

Esse trabalho tem por finalidade apresentar os resultados da proposta de implementação pedagógica realizada na quarta etapa do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, do Estado do Paraná. O estudo objetivou propiciar às cinco participantes, professoras de Língua Portuguesa, dos Anos Finais do Ensino Fundamental, de cinco escolas estaduais de Campo Mourão, momentos de reflexão, discussão e ampliação da compreensão dos materiais utilizados com seus alunos, com vistas à produção e à aplicação de sequências didáticas em outra etapa do trabalho. De cunho qualitativo, a pesquisa teve como aporte teórico o Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2007), o ensino com base nos gêneros de texto (SCHNEUWLY & DOLZ, 2004), bem como a proposta das DCE - Diretrizes Curriculares Estaduais (2008). Os instrumentos utilizados nessa investigação - desenvolvida no segundo semestre de 2010 - foram um questionário semiestruturado e os registros inicial e final produzidos pelas participantes sobre algumas concepções inerentes as suas práticas pedagógicas. Os resultados revelam certo desajuste entre as proposta norteadora das DCE e as práticas pedagógicas das professoras. No entanto, o contato com um estudo sistematizado, possibilitou-lhes a reflexão sobre as influências teórico-metodológicas que permeiam suas práticas pedagógicas, permitindo-lhes vislumbrar, de forma positiva, uma mudança de postura frente às necessidades profissionais, bem como a relevância da formação continuada de longa duração.

Palavras-chave: Formação Continuada. Interacionismo Sociodiscursivo. Sequência Didática.


A RELAÇÃO CAMPO E GÊNERO DO DISCURSO EM BAKHTIN E BOURDIEU E O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DOS GÊNEROS JORNALÍSTICOS

OLIVEIRA, Neil Armstrong Franco de (Pró-DEPPEC), FECILCAM

A presente comunicação é parte de uma pesquisa que implementamos no propósito de investigar a abordagem dos gêneros jornalísticos em sala de aula e do conteúdo temático veiculado por esses gêneros, denominados pelo senso comum, invariavelmente, de "matérias jornalísticas". Para nossa investigação, recorremos à noção de campo nas obras de Bakhtin e Bourdieu, referências para estudiosos do discurso midiático. Os dois pensadores analisam a composição dos gêneros discursivos e formulam observações relevantes para esclarecer como os gêneros são condicionados pelas características do campo a que pertencem, como se relacionam entre si e com gêneros de outros campos. Sabendo que uma parte do repertório de gêneros utilizados pela escola é oriunda do jornalismo que, como todo campo de linguagem, atende a necessidades e coerções próprias do meio em que circulam, (re)produzindo discursos dos diferentes momentos sócio-históricos e ideológicos, postulamos que não basta transpor os gêneros jornalísticos para a sala de aula. Em nosso percurso investigativo, constatamos que uma transposição didática requer preparo dos vários sujeitos que compõem o sistema de ensino, a fim de reconhecer que os gêneros jornalísticos, sobretudo do ponto de vista do conteúdo temático, (re)constroem informações e opiniões sobre fatos de todas as ordens, com um discurso, na maioria das vezes, apenas travestido daquilo que se espera realmente dos veículos de imprensa: a imparcialidade.

Palavras-chave: campo; gêneros discursivos; ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa


PRODUÇÃO TEXTUAL: MEDIAÇÃO DO PROFESSOR E PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM JOGO NO RPG

POLATO, Adriana Delmira Mendes, UNESPAR/FECILCAM, ampolato@gmail.com
ROMERO, Caio Steffano, UNESPAR/FECILCAM, caioromero90@gmail.com

Os modos de participação dos sujeitos professor e aluno nas atividades de produção textual em contexto escolar, partindo dos enunciados de motivação e comandos finais para a produção até que se chegue ao processo de escrita e refacção, determinam a qualidade da produção final. Professor e aluno são sujeitos subjetivos nesse processo, e, portanto, ambos devem ser interlocutores de si, ter e conhecer seus outros interlocutores para que possam ter voz e interagir, marcando seus posicionamentos, fazendo-os válidos no e para o contexto. Despertar no aluno a consciência funcional, social e dialógica da escrita deve ser o objetivo primordial que envolve as ações do professor mediador e questionador. Em jogo, nas partidas de "Role-Playing Game", também conhecido como "RPG" em português, ou jogo de interpretação de personagens, os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. Nesse contexto, o professor pode assumir o papel de narrador e investido desse encargo, conduzir o progresso do jogo e das produções escritas. Os RPGs são tipicamente mais colaborativos e sociais do que competitivos e o desenrolar da narrativa construída em jogo, exige leituras prévias, busca por pistas, solução de enigmas, conhecimento sedimentado e muita subjetividade. O uso do RPG como elemento incentivador para produção de narrativas faz emergir condições virtuais de produção importantes, principalmente ao aluno/produtor. A noção de escrita como trabalho, preconizada por Sercundes (2007) e a natureza social e interacional da linguagem postulada nos trabalhos de Bakhtin (2003) e Vygotsky (1988), balizam nosso trabalho.


ENSINO GRAMATICAL CONTEXTUALIZADO/ANÁLISE LINGUÍSTICA: AINDA HÁ PEDRAS NO CAMINHO

POLATO, Adriana Delmira Mendes (TIDE), UNESPAR/FECILCAM, ampolato@gmail.com

Não é mais produtivo ensinar gramática pelo viés tradicional ou estrutural, no entanto, muitos professores ainda encontram dificuldades para definir uma metodologia objetivando um fazer contextualizado. Muitas vezes, ao tentar dar uma abordagem textual, encobre-se o ensino tradicional, sendo o texto apenas o objeto para o ensino ou análise metalingüística e não linguística. Fazer análise linguística ainda constitui uma incógnita porque: a) na prática não há clareza sobre qual deve ser o objetivo dessa prática discursiva nas aulas de língua; b) não se consegue definir um lugar e um espaço para as atividades de análise linguística nas aulas de língua portuguesa, porque não há a compreensão de que essa prática, bem como as práticas discursivas de leitura, produção oral e escrita estão imbricadas; c) há insegurança sobre o que ensinar, tendo em vista que os itens gramaticais não são mais os objetos de articulação/progressão dos programas curriculares, por sua vez, articuladores do currículo. Nosso intuito, então, é esclarecer que a análise lingüística deve habilitar alunos a utilizarem e perceberem adequadamente os recursos lingüísticos, compreendendo sua importância enquanto elementos que constituem sentido no plano textual/discursivo. A concepção sociointeracionista de linguagem subsidia nosso trabalho. Buscamos nas contribuições de Bakhtin e Vygotsky, a fonte principal para reflexões acerca da interação verbal e em Possenti, Travaglia, Antunes, Geraldi, Orlandi e outros, as fontes necessárias às nossas reflexões sobre o ensino gramatical contextualizado/análise lingüística numa perspectiva discursiva.

Palavras-chave: Análise lingüística. Leitura. Produção.


ROLE-PLAYING GAME (RPG): O LÚDICO COMO ESTÍMULO À PRODUÇÃO TEXTUAL

ROMERO, Caio Steffano (TCC), FECILCAM, caioromero90@gmail.com
FERNANDES, Mônica Luiza Socio (OR), FECILCAM, msociofernandes@gmail.com

A proposta de inserção de uma atividade lúdica – no caso do Role-playing Game (RPG) – em âmbito escolar objetiva, principalmente, o incentivo ao desenvolvimento dos estudantes de maneira não impositiva. O foco da presente pesquisa é a relação entre o Role-playing Game (RPG) e a educação, sendo que o processo de uma simples produção textual pode ser visto como reflexo de tal relação. Para simplificar, podemos definir, de modo simplório, o Role-playing Game – em português: "jogo de interpretação de papéis" – como uma espécie de jogo de criar e contar histórias, um exercício ficcional por meio da interpretação, nesse caso, uma estratégia lúdica de estímulo à articulação da linguagem. Para a relação entre a literatura e o Role-playing Game (RPG), o embasamento se constituiu, em parte, dos encaminhamentos das Diretrizes Curriculares Estaduais de Língua Portuguesa (DCE, PARANÁ, 2008) a respeito da subseção "Literatura". Como aporte teórico relacionado à configuração da produção textual, sendo esta, obviamente, explanada pela construção de sentidos no diálogo dos interlocutores por meio do texto, podemos elencar Iser (1999) e a Teoria do Efeito, além de Hans Robert Jauss, e outros, tratando-se da Estética da Recepção. Como base ao estudo sobre o Role-playing Game (RPG), a fundamentação foi composta por várias dissertações relacionadas à temática, a publicação dos anais do 1º Simpósio RPG & Educação (São Paulo, 2004), além de alguns textos voltados à atividade lúdica e ao jogo – como o clássico Homo Ludens, de Huizinga – e a primeira tese de doutorado no Brasil sobre o Role-playing Game, a obra Roleplaying Game e a Pedagogia da Imaginação no Brasil, de Sonia Rodrigues.

Palavras-chave: RPG. Produção textual. Literatura.

 

O GENERO ORAL ENTREVISTA EM LÍNGUA INGLESA PELO PROCEDIMENTO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

SANTOS, Aline Cristina dos (IC) (Bolsa FECILCAM)/GP , Letras, FECILCAM, allynnedeathapple@gmail.com
TOGANATO, Maria Izabel Rodrigues (OR) (GP/LIDERE/ CNPq/TIDE, Linguagem e Educação – UEL/PR), Letras, FECILCAM - Pr, belinhatog@yahoo.com.br

Este trabalho tem por objetivo apresentar resultados finais de um levantamento bibliográfico sobre o papel dos gêneros orais no ensino de Língua Inglesa, mais especificamente, do gênero entrevista, no sentido de contribuir para uma ampliação da discussão do papel deste gênero e do procedimento da sequência didática. Este estudo faz parte de um projeto de Iniciação Científica em andamento e justifica-se na medida em que contribui para um maior aprofundamento do trabalho com gêneros textuais orais no ensino de Língua Inglesa. Para tanto, apoiamos nosso trabalho nos aportes teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1999/2003/2007/2009, 2006, 2008) e do ensino de gêneros (BAKTHIN, 2003; SCHNEUWLY E DOLZ, 2004; MACHADO E CRISTOVÃO, 2006; CRISTOVÃO, 2007). Para o desenvolvimento das investigações, focamos nas concepções apontadas por alguns autores sobre o ensino de gêneros, especificamente, sobre os gêneros orais como a entrevista, por exemplo, e a sequência didática como elementos fundamentais e possíveis geradores de desenvolvimento do aprendiz de língua inglesa. Os resultados deste estudo apontam possíveis contribuições para o desenvolvimento do trabalho com o gênero oral entrevista nas aulas de língua inglesa a partir do reconhecimento de suas características e de sua aplicação pelo procedimento da sequência didática. No entanto, reconhecemos a necessidade de outros estudos para ampliação e aprofundamento das questões investigadas neste trabalho.

Palavras-chave: Gêneros orais. Entrevista. Língua Inglesa.

 

A (IN)COERÊNCIA ENTRE AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E LEITURA:
UM ASPECTO A SER DISCUTIDO NA FORMAÇÃO DE LEITORES

SANTOS, Camila Soares dos (G-FECILCAM), camila.soares.santos@hotmail.com
DORETTO, Shirlei Aparecida (OR- FECILCAM), sdoretto@gmail.com

A prática da leitura em sala de aula é essencial para a formação de sujeitos críticos-reflexivos. Contudo, para que isto ocorra de forma coerente, se faz necessário que o trabalho com este eixo linguístico esteja embasado em uma concepção de linguagem que proporcione aos estudantes não fazerem somente uma leitura ingênua de um texto, mas sim serem capazes de refletirem, concordarem, ou não, com o que estão lendo. A partir das 20 aulas observadas em uma turma de 6ª série do Ensino Fundamental de um colégio estadual na cidade de Campo Mourão foi possível perceber que os estudantes ao lerem um texto, apenas decodificam-no. Consequentemente, somente atingem o nível da decodificação ou interpretação, ou segundo a terminologia proposta por Orlandi (1988), os níveis inteligível e interpretável, sem alcançarem uma produção maior de sentidos, que seria o nível compreensível. Tomando como base teórica as Diretrizes Curriculares Estaduais de Língua Portuguesa (2008) e também considerando autores como Coracini (1995), Geraldi (1997), Koch (2002), Menegassi (2010), Orlandi (1988), Peres (2005), Perfeito (2005) e Silva (1999), objetivamos apresentar as concepções de linguagem que permearam as atividades de leitura na turma observada. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizamos o método de pesquisa quali-interpretativo, em que analisamos uma atividade produzida pela turma em questão, discutindo as concepções de leitura, texto e sentido nela presentes.

Palavras-chave: Concepções. Linguagem. Leitura.

 

LEITURA CRÍTICA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NAS SÉRIES INICIAIS

SANTOS, Fernanda Batista dos (PG-FECILCAM/UNESPAR)
fernanda_bsantos@hotmail.com
CORADIM, Josimayre Novelli (OR-FECILCAM/UNESPAR)

O ensino de língua inglesa (LI) nas séries iniciais tem se tornado frequente tanto no contexto privado quanto no público (ROCHA, 2008). Conhecer e entender esse público-alvo, bem como discutir como o processo de ensino e aprendizagem ocorre nesses contextos se faz necessário (ROCHA, 2008; TONELLI, 2007). No que se refere ao ensino da leitura, geralmente restringe-se a um ensino que tem como foco a leitura apenas como decodificação e também centrada na exploração de novos vocábulos em detrimento às outras habilidades como a oralidade e a produção textual. Essa comunicação pretende discutir sobre a necessidade e relevância de se trabalhar a concepção de leitura crítica (CORADIM, 2008; MIQUELANTE, 2002; FIGUEIREDO, 2000) no ensino de LI nas séries iniciais do ensino fundamental. Esse projeto de pesquisa ancora-se nos estudos de Freire (1980) no que tange à formação de alunos mais conscientes e ativos na sociedade em que vivem. Para discutir sobre o ensino da leitura crítica como meio de reflexão e ação na práxis social do aluno essa pesquisa está fundamentada nos estudos de Fairclough (1995). Esta pesquisa envolverá alunos do 4ª série da Educação Básica de uma escola pública do município de Campo Mourão. Para a coleta de dados serão feitas gravações em áudio de aulas de LI durante o último trimestre desse ano e análises das atividades desenvolvidas pelos alunos. Como resultado, espera-se que as atividades propostas possam contribuir para uma aprendizagem mais efetiva e para a formação de alunos mais críticos em relação às ideologias trazidas pelos textos.

Palavras-chave: Leitura Crítica. Ensino de Língua Inglesa. Ensino Fundamental.

 

A PRESENÇA DA LITERATURA INFANTIL NA INICIAÇÃO LITERÁRIA

SENKO, Mônica Vieira, GP, Fecilcam, teacher_monica_pio@yahoo.com.br
FERNANDES, Mônica Luiza Socio (OR), Fecilcam, msociofernandes@gmail.com

Este trabalho faz parte de uma pesquisa de campo realizada numa cidade da região da COMCAM, desenvolvida no Grupo de Pesquisa em Estudos Literários, da Universidade Estadual do Paraná/FECILCAM – Campus de Campo Mourão. Para a obtenção dos dados, tivemos como amostragem uma turma de 4ª série, composta por 23 estudantes da rede municipal de ensino. No questionário constavam 21 questões objetivas que foram respondidas por aproximadamente 22 alunos. Com o objetivo de investigar o contato e o interesse dos entrevistados pela Literatura Infantil e também como a literatura influencia na formação do leitor tendo em vista a participação da família e da escola na iniciação literária, o questionário trouxe abordagens sobre diversos Gêneros Textuais. Além das análises dos dados, buscamos para auxiliar as reflexões, a contribuição de autores como, Zilberman (1986 e 1988), Lajolo (2001) entre outros. Com base nos estudos realizados, foi possível perceber e constatar a crise de leitura existente na família e na escola, influenciando os hábitos de leitura dos alunos. Esses dados apresentados vêm ao encontro de alguns indicadores nacionais tais como o IDEB, SAEB e Prova Brasil que revelam e relacionam o défict de leitura ao fracasso de interpretar textos tanto verbais como não-verbais, e ainda problemas de estabelecer coesão e coerência no momento da escrita.

Palavras-chave: Literatura. Formação do Leitor. Iniciação Literária.

 

A INSERÇÃO DO CURSO DE LETRAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO PARANÁ

SILVA, Alessandra Augusta Pereira da (TIDE) Letras, Fecilcam. alessandrafecilcam@yahoo.com.br

Este trabalho está relacionado diretamente com um projeto de doutorado que está em fase inicial. Neste evento científico, tem-se como intuito discutir o processo de inserção do curso de Letras em uma instituição de ensino superior do estado do Paraná. Os aportes teóricos e metodológicos utilizados para subsidiar a pesquisa são pertencentes ao Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART 1999), de base marxista e à pedagogia Histórico-Cultural (Vygostky, 2001). O objeto de estudo centra-se em documentos oficiais publicados na época em que o curso foi inserido na instituição. Alguns resultados da análise parcial dos documentos revelaram que o curso, na sua origem, era somente de letras vernáculas, se tornando um curso de licenciatura plena somente a partir de 1988. Também evidenciamos a ausência de documentos oficiais em relação à inserção do curso, o que dificultou retratar a constituição do curso naquela determinada época, o que nos revela que mais instrumentos de coleta deverão ser anexados aos anteriores para uma maior compreensão desse contexto.

Palavras-chave: Interacionismo Sociodiscursivo. Curso de Letras. Documentos oficiais.

 

ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS: O PAPEL DO PROFESSOR

SILVA, Thamiris Martins da (IC), FECILCAM, thamirismartinscm@hotmail.com
BASSO, Edcleia (TIDE/OR), FECILCAM – edcleia@hotmail.com

O ensino de línguas estrangeiras para crianças tem sido alvo de importantes pesquisas em todo mundo. Países europeus, por exemplo, discutem sobre a introdução e aceitação de uma nova língua na grade curricular (ROCHA, 2007) No Brasil, visto não ser esta disciplina obrigatória nas primeiras séries, sua implantação tem sido mais lenta, enfrentado vários problemas e, na maioria das vezes, tem sido feita sem maiores estudos e pesquisas que embasem tal decisão (ROCHA, 2007; TONELLI, 2010). Os aspectos mais enfocados e listados como complicadores recaem quase sempre no quando iniciar, considerando os obstáculos encontrados durante o processo de alfabetização, no como ensinar, discutindo metodologia e abordagem adotadas nas aulas, e com que material. Discute-se ainda a aceitabilidade dos pais e responsáveis pelas crianças e sobre as vantagens e desvantagens desse aprendizado ser iniciado mais cedo, ainda que objetivando propiciar aos aprendizes uma aprendizagem significativa. Pouco se discute sobre a formação dos professores que estão assumindo esta importante tarefa e menos ainda sob qual teoria estaria subjazendo a sua prática de sala de aula. É, precisamente, nessa lacuna que se insere esta pesquisa, com o objetivo de fazer um aprofundamento nas teorias de Vygotsky (1989a, 1989b), dialogando com uma visão enunciativa da linguagem proposta por Bakhtin (2003), buscando investigar o papel desempenhado pelo professor – par mais experiente na teoria vygotskiana – para a aquisição da língua inglesa com crianças nas séries iniciais. Nesta fase a pesquisa será bibliográfica e espera-se identificar e destacar o papel e a importância do professor e da sua formação para melhor embasar a implantação de uma nova língua nas séries iniciais.

Palavras-chave: Aquisição de línguas. Séries iniciais. Formação de professores.

 

TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE LÍNGUAS: (RE)CONFIGURAÇÕES DO AGIR DOCENTE EM DESENVOLVIMENTO COM FOCO NO ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS

TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues (GP1/LIDERE/ CNPq/TIDE, Linguagem e Educação – UEL/PR), Letras, UNESPAR/FECILCAM – Campus de Campo Mourão - PR, belinhatog@yahoo.com.br

Este trabalho tem por objetivo apresentar resultados parciais de um projeto de TIDE, que tem como propósito ressignificar o trabalho do professor de língua materna, de língua inglesa e de língua espanhola do Ensino Básico de Escola Pública, da rede estadual de ensino, por meio de um aprofundamento teórico sobre a perspectiva interacionista sociodiscursiva, o ensino de gêneros pelo procedimento da sequência didática. Para tanto, fundamentamos nosso trabalho nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1999/2007), bem como nos aportes teóricos da Ergonomia da Atividade Francesa (AMIGUES, 2004; SAUJAT, 2002, 2004), da Clínica da Atividade que se fundamenta na Psicologia do Trabalho (CLOT, 1999/2006; FAÏTA, 2002, 2004, 2005), e do ensino de gêneros e do procedimento da sequência didática (BAKTHIN, 2003; SCHNEUWLY E DOLZ, 2004; SCHNEUWLY, NOVERRAZ E DOLZ, 2004; MACHADO E CRISTOVÃO, 2006; CRISTOVÃO, 2007). Para isto, desenvolvemos uma produção inicial e final, e realizamos alguns encontros entre essas produções, de acordo com a proposta do procedimento didático, para uma maior compreensão teórica de alguns conceitos base da perspectiva que fundamenta nosso trabalho. Os resultados apontam para uma maior compreensão sobre os conceitos já estudados e discutidos. Com isso, acreditamos que nosso trabalho possa contribuir para uma compreensão mais ampliado do trabalho do professor de línguas assim como também sobre seu próprio desenvolvimento em seu processo de formação continuada.

Palavras-chave: Trabalho do professor. Formação docente. Ensino de gêneros.



UMA ANÁLISE CRÍTICO-INTERPRETATIVA DO ENSINO DE GRAMÁTICA A PARTIR DE TEXTOS PELOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DA REDE ESTADUAL DO MUNICIPIO DE ENGENHEIRO BELTRÃO

Katie Emanoele de Lima Gulhotti (IC) – UNESPAR - FECILCAM,keytiemanuele@yahoo.com.br
Antonio Carlos Aleixo (OR) – UNESPAR – FECILCAM, carlosaleixo9@yahoo.com.br

A partir das elaborações teóricas desenvolvidas pelas chamadas teorias enunciativas, acerca do ensino de língua portuguesa, o objetivo da pesquisa foi verificar como se procede o ensino de gramática. Especificamente, este trabalho pretende apresentar os resultados finais de nossa pesquisa desenvolvida no projeto de iniciação científica (PIC) 2010/2011, da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, cujo objetivo foi investigar como se deu o início da prática de ensino de gramática a partir de textos nas escolas do município de Engenheiro Beltrão. Pautados, principalmente no método Histórico-Dialético, analisamos as propostas para o ensino de gramática apresentados nos documentos oficiais PCN e DCE, em seguida realizamos a revisão bibliográfica dos autores que tratam sobre o tema (GERALDI, 2001), (ROJO E CORDEIRO, 2004), (KOCH & TRAVAGLIA, 1989). Na sequência, entrevistamos 10 professores em serviço naquele Município, a fim de verificar, a partir de seus discursos, quando se deu, para eles, o início deste processo. As análises dos dados levantados na revisão bibliográfica mostraram que são tidas como causa, para a mudança de prática pedagógica, a emergência das pesquisas científicas nas universidades brasileiras e o fim da ditadura militar no Brasil. Quanto à análise dos dados obtidos por meio das entrevistas, verificamos que há, por parte dos professores entrevistados, apesar das dificuldades apontadas, uma postura voltada para o reconhecimento da necessidade do ensino a partir de textos.

Palavras-chave: Formação de professores. Gramática. Ensino.


FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA: A PRÁXIS PEDAGÓGICA DE LÍNGUA INGLESA

SONSIN, Soraia Teixeira, TIDE, Letras, Fecilcam soraiasonsin@hotmail.com

Este trabalho foi proposto para atender acadêmicos do curso de Letras/Fecilcam, e professores de língua inglesa de duas escolas estaduais de Campo Mourão, no sentido de desenvolver a formação inicial e continuada nesta área de ensino e aprendizagem. A pesquisa visou analisar quais são as maiores dificuldades encontradas durante o Estágio Supervisionado de Língua Inglesa II. Para tanto traçou-se alguns objetivos como: Estudar a concepção de linguagem dos Estagiários e educadores de língua inglesa das escolas; Examinar a leitura realizada na escola. A metodologia de pesquisa é a pesquisa quali-interpretativa. A análise realizada, deu-se a partir da Teoria da Atividade com foco nos pressupostos de Leontiev. Os instrumentos utilizados foram entrevista estruturadas e semi-estruturadas, observações, regência e questionários com Estagiários e com os professoresdas duas escolas. Os resultados obtidos foram muita ansiedade e insegurança antes do desenvolvimento da regência. Durante a regência confronto de teoria e prática educacional e recorrência a modelos de práticas pessoais. Ao término da regência a frustação de pouco tempo para desenvolver o que julga necessário para um trabalho de mais qualidade; sentimento de dever cumprido; vontade de atuar em suas próprias turmas; confirmação e negação de teorias de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Formação de Professores; Língua Inglesa; Estágio Supervisionado.