Apresentação

Programação

Trabalhos

Realização

Organização/Equipes

Ficha Catalográfica

Ajuda

 

MINI CURSO

 

A MÚSICA NA SALA DE AULA

HONDA, Lúcia Helena, PDE, Fecilcam, lhhonda@gmail.com
JESUS, Bruna Kely de, GP, Fecilcam, brunna_kellyy@hotmail.com
FERNANDES, Mônica Luiza Socio (OR), Fecilcam, msociofernandes@gmail.com

Esta proposta tem por objetivo evidenciar a real importância que a leitura como prática social, exerce na vida do ser humano. Por isso, entendemos essencial despertar no leitor a imaginação, a sensibilidade, a fantasia, a criticidade e seu lado humano. Para tanto, as análises e interpretações devem conduzir à reflexão não somente sobre os elementos formais das letras de músicas e dos poemas, mas sobre a função social, bem como as condições de produção e as relações desses textos com a realidade atual e com os processos estéticos. Buscando estreitar relação entre a poesia e a música, o texto poético também será analisado para verificarmos como sua linguagem é carregada de imagens acústicas como a assonância, consonância, aliteração, onomatopéia, variações tímbricas, elementos de essência do ritmo e da métrica etc. A base teórica é permeada pelos postulados Candido (1972) sobre a literatura e a formação do homem, os estudos de Ângelo (1981) sobre a contribuição da leitura de letras de músicas e Bakhtin (1997) em sua proposta de linguagem interativa que pode e possibilitar transformações ampliar os horizontes interpretativos.  Para uma investigação sistemática da relação da música com o poema, é válida a proposta de Paund (2003) quanto aos recursos ativados pelas palavras na fanopeia, melopeia e  logopeia. Contribuem também para o estudo as concepções de Souriau (1983) sobre A Correspondência das Artes.

Palavras-chave: Leitura crítica. Música. Poema.

 

SAMUEL BECKETT E A FALÊNCIA DA LINGUAGEM

ANDRÉ, Willian, FECILCAM, willianvegetal@hotmail.com

Este minicurso visa deitar olhos sobre a literatura de Samuel Beckett (1906-1989), autor irlandês de importância capital para a compreensão dos rumos tomados pela literatura moderna depois da ascensão de Joyce, Proust, Woolf e Faulkner. Conhecido principalmente por ser um dos nomes de destaque do Teatro do Absurdo, Beckett lida, em sua obra, principalmente com os temas da incomunicabilidade e da falência da linguagem. Através da leitura de alguns de seus textos, e tomando mão do devido suporte teórico-crítico, esperamos, com este estudo: identificar algumas das principais características de sua literatura; refletir sobre a influência dessas características sobre o processo de criação literária hoje; e pensar o papel da linguagem numa era em que, diante do silêncio sufocante do mundo, desmoronam-se as certezas da razão, e todas as possibilidades de comunicação entre os homens, uma a uma, caem por terra.
Palavras-chave: Samuel Beckett. Falência da linguagem. Incomunicabilidade.

 

VOZES FEMININAS NA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: UM ESTUDO DE CONTOS DE CLARICE LISPECTOR, HELENA PARENTE CUNHA E MÁRCIA DENSER

COQUEIRO, Wilma dos Santos ( FECILCAM/PPG-UEM)- wilmacoqueiro@ibest.com.br
LOURENÇO, Daiane da Silva (PPG-UEM) – dailourenco4@hotmail.com
MATIA, Kátia Caroline de (PPG-UEM) katmat_19@hotmail.com

A partir, sobretudo dos anos 70, com o boom da Literatura de autoria feminina, tendo como pioneira Clarice Lispector, destacam-se no cenário da Literatura Brasileira, ficcionistas como, entre outras,  Helena Parente Cunha e Márcia Denser, as quais começam a questionar, de forma bastante incisiva, os estereótipos e as imagens construídas sobre a mulher na História e na Literatura. Contudo, apesar de terem escrito uma vasta obra, especialmente contos que representam os conflitos femininos na contemporaneidade, muitas dessas autoras ainda aguardam estudos que contemplem a profundidade, a renovação estilística e a complexidade de suas obras. Desse modo, esse trabalho, que se respalda em teorias sobre o Pós-modernismo e estudos feministas de, entre outros autores, Linda Hutcheon (1991), Elaine Swowalter (1994), Irlemar Chiampi (1996), Helena Parente Cunha (1999), Jair Ferreira dos Santos (2000) e Lúcia Osana Zolin (2003), objetiva proporcionar aos participantes compreender como alguns contos de Clarice Lispector, Márcia Denser e Helena Parente Cunha representam os conflitos femininos e crises de identidade de forma literária. Para atingir tal objetivo, serão feitas discussões teóricas baseadas na crítica literária feminista e a leitura e análise de contos das escritoras destacadas.

Palavra-Chave: Crítica ginocêntrica; Narrativa  de autoria feminina;  identidade.