Apresentação

Programação

Trabalhos

Realização

Organização

Ficha Catalográfica

Ajuda

 

PAINEL

 

CARACTERIZAÇÃO POLÍNICA DE COCHLOSPERMUM REGIUM (MART.) PILGER (COCHLOSPERMACEAE)

Natalia Mattos Koch (IC-EM, CNPq), natkoch@hotmail.com
Mauro Parolin (OR), (UNESPAR/FECILCAM), mauroparolin@gmail.com

O pólen é o material produzido pelas flores (parte masculina) pertencentes ao grupo das angiospermas ou nos estróbilos masculinos das gimnospermas. Os grãos de pólen que não participaram do processo de fertilização são depositados no solo no decorrer dos processos de sedimentação. Estudos com esse tipo de estrutura é objeto da palinologia, sendo os principais focos, a reconstituição paleoambiental (paleopalinologia – dados proxy). O presente estudo caracteriza a morfologia polínica de Cochlospermun regium (algodão do campo), planta típica do Cerrado e símbolo de Campo Mourão/PR (ameaçada de extinção). O trabalho foi executado conforme a seguinte metodologia: a) coleta de flores; b) identificação das espécies em herbário (UTFPR/HCF); c) retirada do pólen das flores e tratamento via acetólise; d) fixação em lâminas de microscopia; e) comparação de formas polínicas; f) catalogação das lâminas (palinoteca do Lepafe/Fecilcam). Os resultados mostraram grãos de pólen com forma esferoidal e área polar grande, quanto a abertura apresentou-se com três colporos, colpo largo e com margem.

Palavras-chave: Palinologia. Cerrado. Campo Mourão.

 

AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO POLÍNICA DE MÉIS E ESTRUTURAÇÃO DE PALINOTECA

Dandara Carlessi do Nascimento (IC, CNPq), (UNESPAR/FECILCAM), dandaa_ra@hotmail.com
Mauro Parolin, (OR), (UNESPAR/FECILCAM), mauroparolin@gmail.com

O projeto tem estruturado a palinoteca do Laboratório de Estudos Paleoambientais da Fecilcam (Lepafe) com o objetivo de melhor entender a composição polínica de méis da região de Campo Mourão. A determinação da composição polínica do mel faz-se importante, pois a presença ou ausência de determinadas famílias botânicas e.g. plantas cultivas, pode valorizar o produto. A estruturação da palinoteca do Lepafe tem facilitado os estudos de melissopalinogia (pólen em mel), além dos de caráter paleambiental e paleoclimático, já que o pólen pode ser preservado em sedimentos (dado Proxy). Para a palinoteca estão sendo coletadas flores do entorno das colméias (identificadas no herbário – HCF/UTFPR), os grãos de pólen das flores estão sendo retirados via acetólise. Até o momento foram catalogados 4 tipos polínicos correspondentes às seguintes espécies: Vochysia tucanorum; Manettia cordifolia; Camptosema scarlatinum ; Anadenanthera peregrina. A pesquisa com mel esta no início, os méis serão avaliados bimestralmente em um total de 10 amostras retiradas de 10 colméias (Apis mellifera).

Palavras-chave: Palinologia. Melissopalinologia. Campo Mourão.


ANÁLISE AMBIENTAL E DE INFRAESTRUTRAS DOS LOTEAMENTOS JARDIM BOTÂNICO I E II NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO (PR)

Mateus Rodrigues Gozer (IC), (UNESPAR/FECILCAM), mateus.gozer@gmail.com
Marcos Clair Bovo (OR), (UNESPAR/FECILCAM), mcbovo@yahoo.com

A presente pesquisa visa contribuir para a discussão de indicadores de qualidade de vida, sob a ótica do planejamento urbano, apresentando reflexões acerca do meio ambiente urbano e das infraestruturas dos loteamentos Jardim Botânico I e II, localizado na cidade de Campo Mourão (PR). A fundamentação da pesquisa baseia-se em verificar potenciais e riscos que o meio ambiente enfrenta na sua relação com a implantação das estruturas inerentes aos loteamentos. Os dados serão obtidos através de observação de campo, coleta de dados e registros fotográficos. Outrossim, ao final da pesquisa será verificado a conformidade dos resultados obtidos em face da lei de zoneamento urbano e parcelamento de solo de Campo Mourão (PR).

Palavras-chave: Análise Ambiental. Loteamentos Urbanos. Meio Ambiente.


PROBLEMAS ESTRUTURAIS EM RESIDÊNCIAS CONSTRUÍDAS SOBRE O ATERRO DE UMA VOÇOROCA NO MUNICÍPIO DE LUIZIANA -PR

Eguinaldo Milani (UNESPAR/FECILCAM), eguinaldomilani@hotmail.com
Sirlei Senko da Silva (UNESPAR/FECILCAM), sirlei_senko@hotmail.com
Jefferson de Queiroz Crispim (OR), (UNESPAR/FECILCAM), jeffersoncrispim@yahoo.com.br

O crescimento urbano sem planejamento tem avançado sobre áreas geomorfologicamente frágeis. No município de Luiziana - PR um terreno instável antes ocupado por uma voçoroca foi aterrada com terra e entulhos de diversos materiais, tornando a área um local inseguro. Águas da chuva fluem superficialmente no terreno, e com intensa energia arrastam partículas que constituem o solo, intensificando o processo de erosão. Assim este trabalho busca fatores que indicam que os lotes doados aos moradores do município apresentam sérios riscos à estrutura das construções. Em aulas de campo, foi possível analisar os riscos físicos naturais e antrópicos, oferecidos às edificações que estão sendo construídas sobre o aterro e ao entorno da voçoroca. Verificaram-se no local, problemas ambientais, riscos a população, construções precárias sem infraestrutura necessária ou ineficiente, como a falta de colunas e vigas de concreto nas edificações. Uma intervenção é necessária para conter o avanço urbano neste local da cidade. Entendendo que os problemas não são somente pelas chuvas, e sim crescimento urbano sem planejamento, falta de estudos geológicos no terreno e avaliação das construções por um técnico ou engenheiro responsável.

Palavras-chave: Aterro. Voçoroca. Luiziana.


AS MARCAS DAS RELAÇÕES INDÍGENA E NÃO INDÍGENA NAS CARTAS DE PERO VAZ DE CAMINHA E DE CABEZA DE VACA

Arleto Pereira Rocha (IC), (UNESPAR/FECILCAM), arletorocha74@hotmail.com
Nair Gloria Massoquim (OR), (UNESPAR/FECILCAM), nmassoquim@gemail.com
Sinclair Pozza Casemiro (CO-OR), sinclaircasemiro@yahoo.com

Trata-se de uma pesquisa interdisciplinar pelo olhar das diferentes áreas de conhecimento dos pesquisadores, Geografia, Letras, História, sobre os primeiros documentos oficiais escritos na conquista europeia no espaço hoje brasileiro: a Carta de Pero Vaz de Caminha e Comentários de Cabeza de Vaca. Nelas é possível ler impressões que as diferentes culturas manifestaram reciprocamente relatando a paisagem cultural e a interação intercultural cujos efeitos sociais e políticos se prolongam na contemporaneidade. O empenho tem um caráter bibliográfico, em uma abordagem dialética e com dispositivo da Análise de Discurso objetivando compreender as diferentes perspectivas – do colonizador e do colonizado – e suas relações, já marcadas no discurso oficial dos primeiros sujeitos culturais desse empreendimento histórico colonial. O encaminhamento metodológico desta pesquisa toma como base as diversas áreas e autores que fazem a ponte da interpretação e compreensão dessas marcas discursivas, num jogo interdisciplinar. Resultados preliminares indicam que o colonizado teve seu discurso diluído para a assunção da supremacia do discurso colonizador, não por interesses totalmente ideológicos premeditados, mas sim conduzido pela sua personalidade inconsciente e inerente de subjugação. Imanente a tal premissa, tomou relevo na pesquisa a busca pelo significado do "silêncio" indígena na interação dialógica nesses primeiros escritos oficiais, a "voz silenciada" do indígena, assim como sua "inativa presença" na paisagem cultural.

Palavras-chave: Cartas do Descobrimento. Indígenas / não indígenas. Relações sociais e culturais.


MONITORAMENTO DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTOS POR ZONA DE RAÍZES INSTALADAS NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO - PR

Bruna Srutkowiski (IC, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), brunageografia@ymail.com
Jefferson de Queiroz Crispim (OR), (UNESPAR/FECILCAM/GEMA),
jeffersoncrispim@hotmail.com

A presente pesquisa faz parte do projeto 573504/2008-3 do Conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico e visa o monitoramento de três estações de tratamento de esgotos por zona de raízes (ETE's), um sistema físico biológico constituído por um filtro de raízes que viabiliza os processos aeróbicos e anaeróbicos, de modo que os resíduos possam passar por uma estrutura de tratamento em que a solução seja previamente purificada e não haja de forma direta a infiltração no solo. Instaladas há dois anos em propriedades de agricultores familiares, as ETE's são voltadas para eficiência do tratamento de esgoto doméstico na bacia hidrográfica rio mourão, município de Campo Mourão – PR, no qual serão feitas análises relacionando os parâmetros da demanda bioquímica (DBO) e a demanda química de oxigênio (DQO) e a sua importância em todo o processo de decomposição da matéria orgânica, e tem como objetivo realizar trabalhos de educação ambiental com as famílias atendidas, juntamente com a análise dos parâmetros físicos, químicos, em nascentes próximas as ETE's de onde é captada a água para o abastecimento residencial, tendo em vista verificar o atendimento aos padrões da Resolução 357/05 do Conselho Nacional do Meio Ambiente e Portaria nº 2914/11 do Ministério da Saúde.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Tratamento de esgoto. Agricultores familiares.


O MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO NO PENSAMENTO GEOGRÁFICO

Daianne Patricia Pulcinelli Tavares (IC), (UNESPAR/FECILCAM), daya_patricia@hotmail.com
Fábio Rodrigues da Costa (OR), (UNESPAR/FECILCAM), fabiorcmestrado@bol.com.br

O presente trabalho tem como objetivo principal realizar uma reflexão sobre o Método Materialista Histórico Dialético na Geografia Crítica, tendo em vista a análise do método e a investigação da aplicação deste no ensino, como também abordar a discussão sobre o conceito de espaço presente na Geografia Crítica. A pesquisa se realizará em três etapas: a primeira consta na realização da fundamentação teórica a partir da leitura de referências, a segunda na análise das leituras realizadas e a terceira na realização de entrevistas com professores de Geografia. Por conseguinte, este trabalho trará subsídios para que os novos profissionais de ensino compreendam efetivamente a metodologia utilizada, como também saber aplicá-la a realidade.

Palavras-chave: Geografia Crítica. Materialismo Histórico Dialético. Método.


ANALOGIA DA PAISAGEM ECOTONAL DO CERRADO NOS MUNICÍPIOS DE CAMPO MOURÃO E DE TUNEIRAS DO OESTE

Daniela Fernanda Roseira (IC), (UNESPAR/FECILCAM), nandadaniela@hotmail.com
Nair Gloria Massoquim (OR), (UNESPAR/FECILCAM), nmassoquim@gemail.com

No Estado do Paraná são encontradas manchas de Cerrado em regiões atípicas a seu habitat atual, essa paisagem faz parte das áreas ecotonais nos Municípios de Campo Mourão e Tuneiras do Oeste, localizados na região Noroeste do Estado. Na pesquisa temos como objetivo averiguar a diversidade paisagística entre os ecótonos enfocando as diferenças e semelhanças da fitogeografia, bem como a influência da ação antrópica na organização da paisagem. A importância está na avaliação das diferenças existente entre as duas áreas, especialmente no aspecto da fragilidade natural da paisagem na faixa de transição dos ecótonos e no tipo de uso da terra. Por estarem localizadas em ambientes diversos, possuem características litológicas, pedológicas e climáticas diferentes que lhe confere incompatibilidade na estrutura tanto atual, quanto pretérito por tratar-se de um relícto do Quaternário Antigo. O método utilizado é o sistêmico na avaliação das fragilidades (BERTRAND, 2007; SALINAS, 2008) e dialético para as contradições no uso da terra (OLIVEIRA 2002, ANDRADE, 2012). Como procedimentos operacionais serão utilizados, cartas topográficas, imagens de satélite, fotografias, coleta de dados. Resultados preliminares de análise integrada da paisagem indicam diferenças na fisionomia das plantas que podem ser atribuídas ao clima solo e tipo de uso da terra.

Palavras-chave: Paisagem. Cerrado. Ecótonos.


PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO DO PROCESSO EROSIVO NA PERIFERIA DA CIDADE DE LUIZIANA (PR)

Cintia Silvia Carvalho (UNESPAR/FECILCAM), cintia.silvia-carvalho@hotmail.com
Guilherme da Cunha Ventura (UNESPAR/FECILCAM), guilhermecventura@hotmail.com
Jefferson de Queiroz Crispim (OR), (UNESPAR/FECILCAM/GEMA), jeffersoncrispim@hotmail.com

A pesquisa faz parte de uma proposta de recuperação para o processo de voçorocamento existente na periferia da cidade de Luiziana (PR) uma vez que esta área possui fragilidade do solo agravado pelas técnicas de escoamento de águas superficiais adotadas. A erosão é considerada como o desagregamento das partículas do solo com desprendimento e arraste deste material, pela chuva e pelo vento. Os fatores antrópicos também contribuem a esse processo, como a compactação do solo, a abertura de estradas, a canalização e escoamento da água concentrado em um único ponto da superfície. O objetivo deste trabalho é apontar possibilidade para mitigar o processo de voçorocamento da área em estudo, haja vista que a voçoroca encontra-se em um processo avançado. Para tanto buscou-se a partir da visita in locu, verificar o principal agente erosivo, detectando a água captada das galerias pluviais como agente acelerador da erosão, em virtude da concentração da mesma em um único canal, aumentando a energia do processo erosivo. Assim, dentro das propostas de recuperação desta área erosiva destaca-se a construção de uma caixa receptadora da água das galerias pluviais na montante, para armazenar e distribuí-la e conseqüentemente reduzindo seu poder erosivo.

Palavras-chave: Voçoroca. Recuperação. Galerias pluviais.


O ENSINO DE GEOGRAFIA: A PESQUISA E A PRÁXIS PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Cláudia Chies (UNESPAR/FECILCAM), claudiachies@hotmail.com
Marcos Clair Bovo (UNESPAR/FECILCAM), mcbovo@yahoo.com
Sandra Terezinha Malyzs (UNESPAR/FECILCAM), sandramalysz@hotmail.com

No contexto do mundo globalizado, é necessário pensar um ensino que forme o aluno do ponto de vista reflexivo, flexível, crítico e criativo, tanto nas universidades como na educação básica. Sendo assim o objetivo principal deste projeto é contribuir com a práxis pedagógica de licenciandos em Geografia da UNESPAR/FECILCAM e com a melhoria da qualidade de ensino no Ensino Fundamental e Médio das escolas envolvidas e na licenciatura, articulando o conhecimento científico obtido na academia, com a vivência do ensino de geografia no âmbito da Educação Básica. Para tanto no decorrer deste subprojeto pretendemos: Analisar os pressupostos teóricos da geografia; Habilitar os participantes do subprojeto para a utilização das diferentes linguagens aplicadas à apreensão do conhecimento geográfico; Estudar juntamente com os acadêmicos e os alunos da escola básica, o espaço de vivência como ponto de partida para a construção do conhecimento geográfico, articulando as diferentes escalas espaciais; Desenvolver metodologias variadas e condizentes com as novas tecnologias; Desenvolver saberes docentes por meio da vivência do licenciando na educação básica. A proposta será implementada em três escolas Estaduais de Campo Mourão (PR) com índices diferentes no IDEB, o que possibilitará parâmetros para reflexão sobre a qualidade do ensino.

Palavras-chave: Práxis pedagógica. Ensino de geografia. Formação docente.


A CONSTRUÇÃO DE UMA PALINOTECA COMO FONTE DE DADOS PROXY PARA OS ESTUDOS PALEOAMBIENTAIS

Bruno Augusto Candelari (IC, CNPq), (UNESPAR/FECILCAM), xbruno@hotmail.com
Mauro Parolin (OR), (UNESPAR/FECILCAM), mauroparolin@gmail.com

O pólen é o material produzido pelas flores (parte masculina) pertencentes ao grupo das angiospermas ou nos estróbilos masculinos das gimnospermas. Os grãos de pólen que não participaram do processo de fertilização são depositados no solo no decorrer dos processos de sedimentação. Estudos com esse tipo de estrutura é objeto da palinologia, sendo os principais focos, a reconstituição paleoambiental (paleopalinologia – dado proxy) e estudos com mel (melissopalinologia). O objeto do presente estudo é a construção de um banco de dados polínicos sobre a vegetação de cerrado existente em Campo Mourão. Serão executados os seguintes procedimentos metodológicos: a) a coleta de flores (mensal); b) identificação em herbário (UTFPR/HCF); c) retirada do pólen das flores via acetólise; d) fixação em lâminas de microscopia; e) comparação de formas polínicas; f) as lâminas serão catalogadas e farão parte da palinoteca do Laboratório de Estudos Paleoambientais da FECILCAM (LEPAFE). O trabalho é de suma importância para os estudos de caráter paleoambiental que estão em execução no LEPAFE, pois permitira a comparação de dados recentes com os de caráter fóssil.

Palavras-chave: Palinologia. Banco de Informações. Laboratório.


A CULTURA CAFEEIRA E OS EFEITOS DO CLIMA NA DINAMICA DA PAISAGEM NO MUNICÍPIO DE CORUMBATAI DO SUL

Andréia Favini (IC, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), deiafavini@hotmail.com
Nair Gloria Massoquim, (OR), (UNESPAR/FECILCAM)
nmassoquim@gemail.com

Nesta pesquisa temos como recorte espacial o município de Corumbataí do Sul localizado na Mesorregião Centro Ocidental Paranaense que possui uma diversificação significativa na paisagem, especialmente nos diferentes usos da terra. Sobre os aspectos da fragilidade natural a região Geomorfológicamente pertence ao Alto Médio Vale do Ivaí, com relevos dissecados e estrutura geológica composta por rochas basálticas, o que lhe confere áreas de afloramento restringindo o uso da terra a certos tipos de tecnologia, por essa razão a cultura do café ainda ocupa um papel de destaque na economia do município. O objetivo da pesquisa é averiguar a viabilidade econômica da cultura cafeeira sobre a influência das condições climáticas para a pequena propriedade familiar. O método utilizado é sistêmico, análise integrada da paisagem, conduzidas por meio de pesquisa de campo, entrevistas com o pequeno produtor, coleta de dados agrícolas, em órgãos pertinentes como, SEAB/DERAL, IPADES e IBGE e climáticos na ECPCM, SIMEPAR e IAPAR, bem como, confecção e análise de tabelas, gráficos e mapas. Analise em execução indicam, uso restrito da cultura em áreas com vertentes voltadas para o Leste, áreas mais elevadas, zona de transição com Campo Mourão em que predomina o clima do tipo Cfb (ITCG) com transição para Cfa.

Palavras-chave: Clima. Café. Pequena Propriedade.


BIOTECNOLOGIA E SEGURANÇA ALIMENTAR: O CONSUMO DE ALIMENTOS TRANSGÊNICOS EM CAMPO MOURÃO – PARANÁ

Rodrigo Barozi (IC), (UNESPAR/FECILCAM), rodrigobarozi@hotmail.com
Eloisa Silva de Paula Parolin (OR), (UNESPAR/FECILCAM), eloisaparolin@gmail.com

Nos últimos vinte anos, a produção de organismos geneticamente modificados e a sua inserção na indústria alimentícia têm provocado uma série de controvérsias entre a população da maioria dos países. Neste cenário marcado pelo desenvolvimento biotecnológico aplicado à produção de alimentos, é possível verificar que o consumidor raramente é convidado a debater sobre as implicações destas "inovações" em sua vida. Desta forma, a pesquisa que propomos desenvolver tem como objetivo principal verificar o conhecimento do consumidor da cidade de Campo Mourão, Paraná, sobre os organismos geneticamente modificados (OGMs), procurando analisar como este conhecimento, ou desconhecimento, influencia na escolha do produto que será consumido. E, para a realização deste estudo, algumas etapas foram sistematizadas: levantamento, leitura e fichamento das fontes escritas e virtuais; realização de entrevistas com consumidores de Campo Mourão, nas quais serão utilizados questionários com questões semiestruturadas; e encontros periódicos com o orientador.

Palavras-chave: DNA recombinante. Produção de Alimentos. Consumidor.


ESTUDO DA COMPOSIÇÃO POLÍNICA DE MEIS PRODUZIDOS POR APIS MELLIFERA EM QUATRO REGIÕES DO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO

Cristiane Grella Miranda (ICJ, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), cris_grella@hotmail.com
Mauro Parolin (OR), (UNESPAR/FECILCAM), mauroparolin@gmail.com

O trabalho avaliou a composição polínica dos méis produzidos por Apis mellifera no município de Campo Mourão provenientes: 1) da região leste (Floresta Ombrófila Mista); 2) da região oeste (rio das Barras); 3) da região oeste (divisa com o município de Farol); 4) da região sul do (vegetação ripária). A metodologia consistiu: a) retirada de 20g de mel de cada área amostrada, diluindo-se o mel em 250ml de água; c) o material foi centrifugado em tubos de ensaio (1.000 RPM/3min); d) o material resultante no fundo do tubo de ensaio foi pingado sobre lâminas que após seco foi coberto com Entellan® e lamínula. Foram contados os grãos de pólen (total de 400 por amostra) os resultados mostraram: i) a região leste com maior diversidade polínica, total de 9 tipos; ii) a região na divisa com o município de Farol com 7 tipos; iii) a região do rio das barras com 3 tipos e iv) Salto Natal com 2 tipos. Na divisa com o município de Farol houve a predominância do tipo Melastomataceae (Miconia sp.), já para os outros locais o tipo predominante foi da família Fabaceae (Glycine Max – soja).

Palavras-chave: Palinologia. Melissopalinologia. Diversidade polínica.


ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO AMBIENTAL PARA PEQUENAS CIDADES: O CASO DE RONCADOR (PR)

Elaine Cristina Zavadovski Kalinovski (IC, CNPq), (UNESPAR/FECILCAM), elaine_kalinovski@hotmail.com
Marcos Clair Bovo (OR), (UNESPAR/FECILCAM), mcbovo@yahoo.com

Este painel tem como temática analítica o estudo e a compreensão da importância do planejamento ambiental no contexto das pequenas cidades, tomando como estudo de caso a cidade de Roncador (PR). Destarte, objetivamos contribuir com o debate e a discussão acerca da necessidade de se pensar o planejamento ambiental para os municípios de pequeno porte, que em sua maioria, não são tomados como objeto de planejamento, demonstrando-se assim, despreparados para enfrentar os problemas do seu crescimento e promover melhor qualidade de vida à população e ao meio ambiente. Para a análise da qualidade ambiental da cidade de Roncador, nos ateremos nos aspectos concernentes ao lixo urbano e a arborização urbana, evidenciando dessa forma, as condições ambientais deste espaço e a ausência de um planejamento urbano voltado para a questão ambiental. Cumpre salientar que o referencial teórico, por meio do levantamento de material bibliográfico especializado, o referencial empírico, a partir da realização de trabalhos de campo e, o referencial técnico, constituem os procedimentos metodológicos utilizados no desenvolvimento desta pesquisa.

Palavras-chave: Pequenas cidades. Planejamento ambiental urbano. Roncador.


ÁREAS VERDES URBANAS: UM ESTUDO GEOGRÁFICO SOBRE AS PRAÇAS DE CAMPO MOURÃO (PR)

Danilo de Oliveira dos Santos (IC), (UNESPAR/FECILCAM), danilo.ci@hotmail.com
Marcos Clair Bovo (UNESPAR/FECILCAM), mcbovo@yahoo.com.br

A presente pesquisa tem por objetivo apresentar a análise acerca da importância das principais funções das praças públicas da cidade de Campo Mourão/PR. Nesta pesquisa serão analisadas nove praças, incluídas as praças centrais e as periféricas. A praça é um espaço público que propicia a convivência ou recreação para os seus usuários exercendo um papel fundamental no cotidiano da sociedade contemporânea. Neste sentido, deve-se entender que a manutenção dessas áreas verdes urbanas sempre foi necessária para a qualidade de vida da população. Desta forma, será investigada a qualidade ambiental desses espaços públicos, os aspectos físicos, estruturais e sociais, além de propor medidas para a solução de problemas ali encontrados. Também serão levantados os dados quali-quantitativos das nove praças, correlacionando à sua importância para a população que utiliza essas áreas verdes. A pesquisa tem como apoio o levantamento bibliográfico de teses, dissertações, livros, pesquisas práticas relacionada a áreas verdes urbanas.

Palavras-chave: Áreas verdes. Praças. Planejamento urbano.


LEVANTAMENTOS DE PARÂMETROS LIMNOLÓGICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DO CAMPO – PR

Daiany Golovati (UNESPAR/FECILCAM), daia_golovati@hotmail.com
Jefferson de Queiroz Crispim (OR), (UNESPAR/FECILCAM/GEMA), jeffersoncrispim@hotmail.com
José Antonio da Rocha, (CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM/GEMA), jrochastone@yahoo.com.br

A presente pesquisa propõe monitorar a qualidade da água na bacia hidrográfica do Rio do Campo localizada nos municípios de Campo Mourão e Peabiru, ocupando uma área de 384 km². Tendo em vista que esta bacia é manancial de abastecimento da cidade de Campo Mourão, fornecendo 80 % da água tratada ao município e sua área drenada utilizada tanto para uso agrícola como para uso urbano. O objetivo deste trabalho é estudar a qualidade da água do rio do Campo realizando campanhas bimestrais durante um período de 12 meses em 6 pontos de coleta demarcados entre a montante e jusante da bacia hidrográfica, seguindo os parâmetros do IQA (Índice de Qualidade das Águas) e a Resolução 357/05 do (Conselho Nacional do Meio Ambiente) CONAMA.

Palavras-chave: Bacia Hidrográfica. Índice de Qualidade da Água. Monitoramento.


ESVAZIAMENTO DE POPULAÇÃO JOVEM NO MUNICÍPIO DE CORUMBATAÍ DO SUL – PR

Jaqueline Tereza Gouveia , ( IC - FECILCAM ), gouveia.jaqueline@hotmail.com
Fábio Rodrigues da Costa (OR), (UNESPAR/FECILCAM), fabiorcmestrado@bol.com.br

O presente projeto de iniciação cientifica aborda como temática de estudo a mobilidade da população e tem como objetivo estudar o processo de esvaziamento de população jovem no município de Corumbataí do Sul. Nas ultimas décadas tem ocorrido significativa redução no número de habitantes no referido município, especialmente a população considerada como de jovens. Compreender os motivos dessa mobilidade e os problemas que acarreta para o município é de grande importância para o estabelecimento de políticas públicas comprometidas com o desenvolvimento local. A metodologia de estudo consta em leitura de livros, artigos, dissertações, teses e trabalhos acadêmicos que tratam do assunto, e a realização de entrevistas com jovens ou familiares dos mesmos para averiguar dos principais motivos da migração.

Palavras-chave: Esvaziamento populacional. Mobilidade de jovens. Corumbataí do Sul.


GUERRA DO CONTESTADO: MOVIMENTO SOCIAL QUE HÁ CEM 100 ANOS MARCOU A PAISAGEM CULTURAL DO TERRITÓRIO

Ingrith Valiati Raifur (UNESPAR/FECILCAM), i.raifur@hotmail.com
Nair Gloria Massoquim (OR), (UNESPAR/F'ECILCAM), nmassoquim@gemail.com

A Guerra do Contestado registra uma profusão de conflitos sociais que marcou a paisagem territorial entre Paraná e Santa Catarina nos anos de 1912 a 1916, cujas marcas ainda são profundas na paisagem. Este ano de 2012 registra-se 100 anos sem que sua história fosse verdadeiramente desvendada. Os governantes almejavam povoar a região de fronteira, mas esta foi desvirtuada em razão do avanço do capitalismo na região; o jogo de interesses entre fazendeiros e políticos; a questão geopolítica entre os dois estados e a natureza guerreira dos sertanejos. Neste estudo tem-se como objetivo verificar e destacar o papel das empresas colonizadoras, da atuação militar na desapropriação das terras dos sertanejos e averiguar as marcas na paisagem após 100 anos da história. O método de análise é o dialético, os encaminhamentos são discussões do referencial teórico e documentários da imprensa da RPCTV, estudo de campo, imagens fotográficas e entrevista com autores de livros e descendentes dos sobreviventes do contestado. O grupo liderado pelo capitalista americano Percival Farquhar da empresa BRAZIL RAILWAY COMPANY, usufruiu dos benefícios da concessão de terras, das exportações de mercadorias, fortaleceu o modo de produção capitalista, mas não reverteu nenhum beneficio para a região que continua empobrecida.

Palavras-chave: Companhias-colonizadoras. Conflito. Sertanejos.


OCUPAÇÃO EM ÁREAS DE RISCOS: O CASO DO MUNICIPIO DE LUIZIANA – PR

Daiani de Paula Rosário (IC), (UNESPAR/FECILCAM), daiani0507@hotmail.com
Mauricio Escaldelai Fernandes, (UNESPAR/FECILCAM), escaldelaifernandes@gmail.com
Jefferson de Queiroz Crispim (OR), (UNESPAR/FECILCAM/GEMA), jeffersoncrispim@hotmail.com

A área urbana do município de Luiziana-PR tem passado por transformações provenientes da ação erosiva em um dos pontos da cidade próximo à estação rodoviária. Para Guerra e Marçal (2006) o aumento das populações urbanas é umas das características das cidades brasileiras de grande, médio porte e pequenas, estes processos de urbanização em muitas cidades desenvolveram grandes problemas ambientais como a ocupação em áreas de risco. Estas, quando ocupadas irregularmente são propensas a catástrofes humanas e ambientais. Segundo Bitar (1997) são geralmente ocupadas de forma desordenada, irregular e até mesmo de forma clandestina gerando freqüentemente situações de risco, o maior atrativo para estas áreas se deve ao crescente déficit habitacional. No município de Luiziana-PR a população está ocupando a pouco mais de um ano, uma área de voçoroca recém aterrada com entulhos de construção civil e restos de vegetação. Nestes lotes doados pelo governo municipal, estão edificando residências frágeis sem colunas ou fundações e a falta de estudos prévios sobre a resistência do terreno poderá ocasionar futuros acidentes por conta do recalque do solo. Algumas casas já apresentam pequenas rachaduras em ângulo de 45º significando a existência do assentamento do subsolo.

Palavras-chave: Voçorocas. Urbanização. Recalque.


GEO-FOTO-CARTOGRAFIA DOS TERREIROS DE CAFÉ E SEU PAPEL NA COMPOSIÇÃO DA PAISAGEM RURAL DE CORUMBATAÍ DO SUL – PR

Marinalva dos Reis Batista (IC), (UNESPAR/FECILCAM), Geografia23@gmail.com
Ana Paula Colavite (OR), (UNESPAR/FECILCAM), apcolavite@hotmail.com

O presente projeto propõe-se a realizar a Geo-foto-cartografia dos terreiros de café e da estrutura utilizada na produção deste cultivar, no município de Corumbataí do Sul-PR e com base nesteanalisar a influencia destes elementos na composição da paisagem rural do referido município. Sobre as paisagens rurais Bertrand (2007, p.128) coloca que estas comportam uma parte maior de elementos naturais ou diretamente derivados do meio natural: relevo, clima, solo, águas, vegetais, animais, desta forma as relações sociedade-natureza encontram-se mais aparentes no meio rural, pois este ainda não sofreu tantas adições e construções humanas, no rural as bases naturais e ecológicas podem ser evidenciadas com maior facilidade. Para realização da pesquisa pretende-se fotografar e georreferenciar os terreiros de café e a estrutura dedicada ao desenvolvimento deste cultivo no município de Corumbataí do Sul, além de cadastrar dados relacionados aos terreiros e estruturas ainda existentes e distribuir espacialmente a localização e concentração dos terreiros, analisando suas correlações com o uso atual da terra. Busca-se, desta forma, identificar o quão preservado estão os elementos constituintes da paisagem rural de Corumbataí do Sul e qual o papel que o cultivo de café, que outrora foi o propulsor da economia local, ainda apresenta nesta dinâmica.

Palavras-chave: Geo-foto-cartografia. Terreiros de café. Corumbataí do Sul.


ANÁLISE DA PAISAGEM E SUAS CORRELAÇÕES COM A MORFOMETRIA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO LIGEIRO - PR

Ricardo Henrique Bueno (IC, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), bueno_ricardo_henrique@hotmail.com
Ana Paula Colavite (OR), (UNESPAR/FECILCAM), apcolavite@hotmail.com
Nair Glória Massoquim (CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM), nmassoquim@gmail.com

O presente estudo tem como objetivo realizar análise correlacionada da paisagem com os parâmetros morfométricos da Bacia Hidrográfica do Rio Ligeiro localizado entre as Mesorregiões Centro Ocidental Paranaense e Noroeste do Paraná. Para tal será adotado o SPRING na elaboração do mapeamento de base e temático da área de pesquisa, abordando tanto seus aspectos físico-naturais quanto de uso e ocupação antrópicos. Através da sobreposição de camadas serão realizadas as devidas analises da paisagem com relação à área de estudo. Posteriormente serão realizados estudos a partir dos parâmetros morfométricos da bacia. O trabalho justifica-se pela importância desta bacia no contexto regional, sobre a qual existem poucos estudos realizados, bem como pela atual importância que os recursos hídricos representam para a sociedade, portanto compreender sua dinâmica e analisar os possíveis impactos ambientais existentes é de fundamental importância a sua gestão e preservação. Neste contexto a analise da paisagem, traz uma perspectiva integrada e geossistemica do objeto de pesquisa, permitindo a identificação de suas fragilidades e potencialidades naturais.

Palavras-chave: Paisagem. Morfometria. Bacia Hidrográfica. SPRING.


DESENVOLVIMENTO E MODERNIZAÇÃO NO CAMPO: ESTUDO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA MICRORREGIÃO DE CAMPO MOURÃO – 1970/2010

Sauriane de Fátima Viana (IC), (UNESPAR/FECILCAM), sauriane_viana@yahoo.com.br
Áurea Andrade Viana de Andrade (OR), (UNESPAR/FECILCAM), aureavgeo@yahoo.com.br

A presente pesquisa Iniciação Científica é um recorte da pesquisa "Poder do Estado e do Capital nos Processos de (Des-Re) Territorialização na Microrregião Geográfica de Campo Mourão-PR" em andamento no Programa de pós-graduação de Geografia da UEM. Na pesquisa de IC trataremos da abordagem sobre o Desenvolvimento e a Modernização no Campo e seus impactos socioambientais na região. Na década de 1950 iniciou-se, no Brasil o processo de modernização do campo, que se acentuou a partir da década de 1960, nas regiões Sul e Sudeste. O capital se expandiu no campo e em menos de uma década ocorreu profundas transformações na organização do espaço rural e no processo produtivo, concentração fundiária, bem como, a exclusão de boa parte da população rural do processo produtivo. Além disso, casou grandes impactos ambientais com o uso de produtos tóxicos sem cuidados necessários, a destruição das florestas, erosão dos solos, contaminação dos recursos naturais e dos alimentos. Para o desenvolvimento da pesquisa faremos estudos teóricos e empíricos, utilizando-se de entrevistas e depoimentos dos agricultores trabalhadores rurais e representantes das Cooperativas e Agroindústrias, IAP, EMATER, SEAB/DERAL, coleta de dados em órgãos públicos como IBGE, Prefeituras Municipais, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Cooperativas Agropecuárias e Agroindústrias.

Palavras-chave: Desenvolvimento. Modernização da Agricultura. Impactos socioambientais.

 

DESENVOLVIMENTO LOCAL: O PAPEL DA PEQUENA COOPERATIVA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM CORUMBATAÍ DO SUL - COAPROCOR

Tatiane Rodrigues dos Santos (IC), (UNESPAR/FECILCAM), tatiirs@hotmail.com
Áurea Andrade Viana de Andrade (OR), (UNESPAR/FECILCAM), aureavgeo@yahoo.com.br

O projeto de pesquisa procura abordar e analisar o papel da pequena cooperativa da agricultura familiar em Corumbataí do Sul – Coaprocor, e seu trabalho voltado ao atendimento dos pequenos produtores rurais, salientando sua importância como fator de desenvolvimento local e regional. A pesquisa se justifica pela necessidade de se buscar maiores investimentos e condições de desenvolvimento, fazendo com o que os pequenos produtores possam obter mais renda e segurança, trabalhando no campo. Dessa forma a agricultura familiar caracteriza e evidencia a importância destes pequenos produtores, como produtores de alimentos, lembrando que a formação e estruturação de pequenas cooperativas baseadas neste princípio. torna-se uma alternativa de fortalecimento ao lado do agronegócio que se constituiu no campo. Desse modo o desenvolvimento local pode ser compreendido como um processo resultante de ações e mudanças que levam a uma nova dinâmica econômica e social; melhorando a qualidade de vida da população, promovendo uma transformação social do território. Para o embasamento teórico, serão necessárias as reflexões sobre os conceitos em Sérgio C. BUARQUE (2002), Claude RAFFESTIN (1993), Marcos Aurélio SAQUET (2007), José GRAZIANO DA SILVA (1996), dentre outros, que no geral discutem essas temáticas. Para a realização da pesquisa serão utilizados métodos quantitativos e qualitativos.

Palavras-chave: Desenvolvimento local. Agricultura familiar. Coaprocor.


ANÁLISE SEDIMENTOLÓGICA DA CARGA DE FUNDO DO RIO DO CAMPO, MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO-PR

Sergio Norberto Pagliarini Junior (IC), (UNESPAR/FECILCAM), pagliarini_junior@hotmail.com
Daiany Golovati (UNESPAR/FECILCAM), daia_golovati@hotmail.com
Jefferson de Queiroz Crispim (OR), (UNESPAR/FECILCAM/GEMA), jeffersoncrispim@hotmail.com

A análise de sedimentos provenientes de cursos d'água pode oferecer inúmeras informações sobre a dinâmica de uma bacia hidrográfica. O objetivo do trabalho proposto é estudar os tipos de sedimentos transportados pelo rio do campo e sua granulometria, bem como o uso do solo em sua bacia de drenagem. O levantamento de dados ocorre com trabalhos de campo bimestrais por 12 meses com a finalidade de coletas nas quatro estações do ano. Foram demarcados cinco pontos ao longo da bacia com distância aproximada de 2 km entre eles, afim de verificar a influencia da área agrícola e urbana na bacia hidrográfica.

Palavras-chave: Bacia hidrográfica. Granulometria. Uso do solo.


O QUE MUDA NAS AULAS DE MATEMÁTICA COM A PRESENÇA DA INTÉRPRETE DE LIBRAS DO PONTO DE VISTA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA?

Elaine Cristina Sturion, (IC), (UNESPAR/FECILCAM), elaine_sturion@hotmail.com
Fábio Alexandre Borges, (OR), (UNESPAR/FECILCAM), fabioborges.mga@hotmail.com

Com este projeto pretendemos analisar o ensino de Matemática para alunos surdos inclusos. Mais especificamente, iremos focar sobre as opiniões dos professores de Matemática acerca do seu relacionamento com o Intérprete de Libras. Os professores serão ouvidos para que auxiliem na compreensão de mudanças quanto à metodologia aplicada por eles, ou seja, se há diferenças de atendimento educacional quando da presença de alunos surdos inclusos, bem como possíveis mudanças no trabalho do Intérprete de Libras, segundo a ideia dos professores de Matemática. Serão realizadas entrevistas com os professores para buscar elementos que auxiliem no esclarecimento de como estes educadores pensam o trabalho do profissional Intérprete de Libras em suas aulas. Para a análise dos dados, será utilizada a Análise Textual Discursiva, proposta pelo autor Roque Moraes.

Palavras-chave: Surdez. Ensino de Matemática. Intérprete de Libras.


INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS EM SALA DE AULA: PROPONDO E ANALISANDO A APLICAÇÃO DE TAREFAS INVESTIGATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Caroline Martendal (IC, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), carol_martendal@hotmail.com
WillianBeline (OR), (UNESPAR/FECILCAM), wbeline@gmail.com

Esta pesquisa tem o propósito de analisar as possibilidades e contribuições das chamadas tarefas exploratório-investigativas em aulas de matemática, para os alunos do ensino básico de Campina da Lagoa. Pretende-se analisar a introdução de tarefas investigativas em aulas de matemática, verificar se ocorrem mudanças de atitude na concepção dos alunos em relação à matemática e à capacidade de fazer matemática, elaborar/ escolher tarefas exploratório-investigativas para serem aplicadas em oficinas, para assim saber se os alunos evidenciam novos conhecimentos e capacidades matemáticas e novas concepções e atitudes em relação a matemática e a sua aprendizagem nesta disciplina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que busca a compreensão dos fenômenos emergentes sobre o ensino e aprendizagem da matemática nas atividades investigativas. A justificativa de usar atividades investigativas como estratégia de ensino na prática docente se da pelo fato da contribuição à qualidade de ensino-aprendizagem, pois as atividades investigativas desenvolvidas na sala de aula podem incentivar uma postura especulativa em matemática.

Palavras-chave: Educação Matemática. Investigação Matemática. Ensino-Aprendizagem de Matemática.


O ROLE PLAYING GAME NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE ALUNOS NO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: FATORES LIMITANTES E POSSIBILITANTES

Suélen Rita Andrade Machado, (IC, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), sumachado18@gmail.com
Valdete dos Santos Coqueiro, (OR), (UNESPAR/FECILCAM), vcoqueiro@yahoo.com.br
Wellington Hermann, (CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM), eitohermann@gmail.com

Esta é uma pesquisa qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994) que se enquadra no contexto do uso de jogos em sala de aula para o ensino e aprendizagem de Matemática. Com ela, pretende-se, dar continuidade ao projeto de iniciação científica desenvolvido no ano de 2011/2012 o qual tratava da mesma temática, porém com a diferença que aquele foi desenvolvido com sextos anos do Ensino Fundamental de um colégio estadual da cidade de Campo Mourão e neste, pretende-se trabalhar com alunos de sétimos anos do mesmo colégio com a finalidade de investigar possíveis fatores limitantes e/ou possibilitantes quanto ao uso de jogos de Role Playing Game (RPG). Se enquadrando na categoria de observação participante (ALVES-MAZZOTTI, 2002), os instrumentos para coleta de informação serão as anotações da pesquisadora, entrevistas, questionários e gravações de áudio. Com isto, esperamos com esta pesquisa contribuir para a tomada de decisão por parte do professor em utilizar ou não um jogo como o RPG na educação matemática dos seus alunos.

Palavras-chave: Jogos Educativos. Role Playing Game. Educação Matemática.


TAREFAS EXPLORATÓRIO-INVESTIGATIVAS PROMOVENDO O PENSAMENTO ALGÉBRICO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Elisangela Araujo Sanches (IC), (UNESPAR/FECILCAM), ea_sanches18@yahoo.com
WillianBeline (OR), (UNESPAR/FECILCAM), wbeline@gmail.com

Esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições e limites de investigações matemáticas com a introdução da álgebra no sétimo ano do Ensino Fundamental, de forma a desenvolver o pensamento algébrico nos alunos por meio de tarefas exploratório-investigativas. Portanto, pretende-se avaliar em que medida tais tarefas poderiam amenizar as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos algébricos. Para isto pautaremos nosso projeto de pesquisa na análise de livros, artigos e teses sobre as investigações matemáticas e o pensamento algébrico para criação de um acervo destas tarefas o qual será utilizado para a investigação em sala de aula. Nossa pesquisa é de caráter qualitativo, pois se fundamenta na observação e análise dos dados e será aplicada nas escolas Públicas da Educação Básica do Município de Campo Mourão no primeiro semestre de 2013.

Palavras-chave: Educação Matemática. Pensamento Algébrico. Tarefas exploratório-investigativas.


MÉTODO DE NEWTON PARA PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO

Marlon Luiz Dal Pasquale Junior(IC), (UNESPAR/FECILCAM), jr.marlon@hotmail.com
Profa. Dra. Solange Regina dos Santos(OR), (UNESPAR/FECILCAM), solaregina@fecilcam.br
Profa. Dra.Gislaine Aparecida Periçaro(CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM), gapericaro@fecilcam.br

Problemas de otimização surgem nas mais diversas áreas como física, química, engenharias, biomedicina e fazem uso da modelagem matemática para elaboração de funções que descrevem certos fenômenos e comportamentos da realidade. Nos problemas de otimização existe o interesseem determinar os valores de máximo e mínimo de tais funções e para tanto podemos empregar métodos de Otimização. O objetivo deste trabalho é fazer um estudo sobre o método de Newton para problemas de Otimização que envolvem funções de n variáveis e sem qualquer restrição sobre estas, o que os caracterizam como problemas de Minimização Irrestrita. Vale ressaltar que o método de Newton é uma generalização do método de Newton-Raphson empregado para obter os zeros de uma função de uma variável e é considerado uma das mais importantes ferramentas de otimização devido a sua simplicidade, porém apresenta um alto custo computacional. Para contornar este problema foram desenvolvidos métodos com características semelhantes, denominados de métodos Quase-Newton. Neste trabalho serão abordados tanto os aspectos teóricos quanto computacionais de tais métodos por meio de testes computacionais.

Palavras-chave: Otimização Irrestrita. Métodos de Newton. Implementação.


INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Flavia Pollyany Teodoro, (IC), (UNESPAR/FECILCAM), pollyany_teodoro@hotmail.com
WillianBeline, (OR), (UNESPAR/FECILCAM), wbeline@gmail.com

A presente pesquisa qualitativa pretende analisar a utilização de tarefas exploratório-investigativas como estratégia de ensino e aprendizagem em aulas de matemática na Educação Básica no município de Goioerê. A busca pelas tarefas exploratório-investigativas em sala de aula justifica-se pelo fato de que esta possibilitara contribuições para uma formação de qualidade dos alunos, evidenciando novos conhecimentos, concepções e atitudes em relação á matemática e sua aprendizagem. A realização da coleta de dados será através da observação, experimentação, e interpretação do fenômeno a ser investigado. Com isto, esperamos com esta pesquisa proporcionar um ambiente em que o aluno possa aprender a investigar matematicamente, realizando produções escritas, para que assim, veja o significado na própria aprendizagem, visando também a importância da realização do trabalho em grupo para um desenvolvimento cognitivo e social do educando.

Palavras-chave: Educação Matemática. Investigação Matemática. Narrativas.


ARTE E MODELAGEM MATEMÁTICA: ALTERNATIVAS DE INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Bruno Moreno Francisco (IC), (UNESPAR/FECILCAM), brunomorenofrancisco@hotmail.com
Willian Beline (OR), (UNESPAR/FECILCAM), wbeline@gmail.com

Ensinar Matemática aos alunos tem sido repetidamente uma tarefa difícil. Ao tratá-la disciplinarmente em sala de aula é perceptível a sua resistência, sustida em obstáculos, regras, fórmulas, cálculos e linguagens complicadas. Tão logo, na tentativa de aproximá-la do aluno, este projeto de pesquisa busca propor tarefas para o ensino da Matemática na Educação Básica voltada a interdisciplinaridade,procurando relações entre a Matemática e a Arte e o uso da Modelagem Matemática. Uma vez proposto, possibilitará ao professor desafiar seus alunos a encontrar soluções para questões que enfrentam na vida diária. Intento a contextualização do processo de ensino-aprendizagem da Matemática e pensando entre algumas estratégias de ensino, tomar a Arte e a Modelagem Matemática e, mostrar respectivamente as possíveis relações com a Matemática, evidencia que tal processo é imprescindível, ao passo que dará margem para o aluno compreender, além da teoria, novas unidades de conhecimento para aplicação em diferentes conceitos matemáticos. Contudo, por meio de pesquisa qualitativa e análise de dados coletados, pretende-se apresentar metodologias alternativas para o tratamento disciplinar e ensino de Matemática.

Palavras-chave: Arte. Educação Básica. Modelagem Matemática.

 

O RPG COMO ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO PARA O ENSINO E APRENDIZADO DA MATEMÁTICA EM NONOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Oilson Alberto Gonzatto Junior, (IC), (UNESPAR/FECILCAM), oilson.agjr@gmail.com
Valdete dos Santos Coqueiro, (OR), (UNESPAR/FECILCAM), vcoqueiro@yahoo.com.br
Wellington Hermann, (COOR), (UNESPAR/FECILCAM), eitohermann@gmail.com

Esta é uma pesquisa qualitativa que tem como foco o desenvolvimento de encaminhamentos metodológicos para aulas de Matemática utilizando jogos. Desta forma, objetiva-se, juntamente com o projeto relacionado e complementar, intitulado O RPG COMO ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO PARA O ENSINO E APRENDIZADO DA MATEMÁTICA EM SÉTIMAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL, utilizar a modalidade dos jogos de RPG (Roleplaying Game), em tabuleiro, como recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem da matemática em turmas de nono ano, tal recurso se dará por meio da contextualização temática do jogo com diversas áreas do conhecimento. A proposta maior desse projeto é idealizar, contextualizar e concretizar um cenário alternativo e estimulante, baseado nos conceitos e conteúdos da matemática, viabilizando um aprendizado natural e espontâneo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tange a aplicação e busca a compreensão dos fenômenos emergentes sobre o ensino e aprendizagem da matemática em situações do jogo de RPG.

Palavras-chave: Roleplaying Games. Jogos. Educação Matemática.