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PAINEL

 

DISCUSSÕES EM TORNO DOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR: EM BUSCA DO RECONHECIMENTO DA DIFERENÇA

Renata Santos (UNESPAR/FECILCAM), renata-santos.net@hotmail.com
Fabiane Freire França (UNESPAR/FECILCAM), prof.fabianefreire@gmail.com

O presente projeto objetiva investigar como se constitui a construção de gênero e sexualidade nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Em razão da importância política e social dessa discussão levantamos as seguintes problematizações: Quais as representações sociais que perduram nos dias atuais de professores e professoras em relação ao gênero e a sexualidade? Como tratar as questões referentes ao gênero e sexualidade em uma sociedade em que grupos que são diferentes da norma androcêntrica e heterossexual são marginalizados? Com base na vertente dos Estudos Culturais (Costa, 2002) e na Teoria das Representações Sociais (Jovchelovich, 2007) serão realizadas entrevistas com os/as docentes da rede pública de ensino, com o intuito de repensar as relações de gênero e sexualidade que ocorrem no ambiente escolar. Por meio destes estudos serão elaboradas propostas pedagógicas, a partir de pressupostos teórico-metodológicos que poderão ser trabalhadas na instituição escolar. Temos como hipótese a partir da teoria de Silva (2000) Louro (2007) e outros autores, que as falas dos (as) professores (as) muitas vezes são carregados de estereótipos e preconceitos no que diz respeito ao gênero e a sexualidade do sujeito. Neste sentido, a pesquisa propõe novos olhares aos papéis sociais de gênero e sexualidade.

Palavras-chave: Educação Escolar. Gênero. Representações Sociais.

 

IDENTIFICAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E REGISTRO DE MATÉRIAS VEICULADAS NA IMPRENSA ELETRÔNICA SOBRE AS ELEIÇÕES POLÍTICAS DE CAMPO MOURÃO

Bruno de Souza Picinini (ICJ, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), bruno_souza_picinini@hotmail.com
Cristina Satiê de Oliveira Pátaro (OR), (UNESPAR/FECILCAM), crispataro@gmail.com
Frank Antonio Mezzomo (CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM), frankmezzomo@gmail.com

A investigação está vinculada às atividades do Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder e faz parte de investigação mais ampla cujo objetivo é compreender de que forma os elementos religiosos são utilizados como estratégia de campanha política nas eleições proporcionais de Campo Mourão/PR em 2012, e como são (re)significados pelos jovens vinculados às instituições religiosas. Neste contexto, esta pesquisa de Iniciação Científica Júnior visa investigar as matérias que versam sobre as eleições políticas veiculadas na imprensa (jornais eletrônicos), buscando analisar em que medida o conteúdo expressa as articulações entre política e religião ao longo da campanha eleitoral. Foi realizado o levantamento das matérias publicadas nas páginas eletrônicas dos portais de notícia de Campo Mourão e região. Os conteúdos veiculados foram salvos e armazenados digitalmente. Os materiais encontrados foram identificados, arquivados e organizados, a partir de planilha contendo as seguintes informações: nome do periódico, endereço eletrônico, data da matéria e observações sobre o conteúdo publicado. Os dados coletados, evidenciam a utilização das mídias eletrônicas – portal de jornais e sites de campanha - como portadores de conteúdos informativos e sobretudo de divulgação de campanha mediante a publicação de mensagens, notas, convites em que o discurso religioso é utilizado e (re)significado.

Palavras-chave: Política. Religião. Imprensa.

 

REPRESENTAÇÕES POLÍTICO-RELIGIOSAS NAS ELEIÇÕES PROPORCIONAIS EM CAMPO MOURÃO-PR: ANÁLISE DA COMPREENSÃO DE JOVENS VINCULADOS A INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS

Andressa Paula (IC, CNPq), (UNESPAR/FECILCAM), dessapaula_250@hotmail.com
Cristina Satiê de Oliveira Pátaro (OR), (UNESPAR/FECILCAM), crispataro@gmail.com
Frank Antonio Mezzomo (CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM), frankmezzomo@gmail.com

 Nos últimos anos a temática da juventude vem ganhando especial relevância, após um período de ausência no cenário acadêmico. Várias pesquisas buscam compreender o jovem da contemporaneidade, sua relação com as diferentes esferas da sociedade e consequentemente sua formação. Nesse cenário, e em vista da ainda escassa produção acerca de juventude, religião e a política, a pesquisa tem como objetivo compreender de que forma os elementos religiosos utilizados como estratégia de campanha política nas eleições proporcionais do município de Campo Mourão/ PR, em 2012, são (re) significados pelos sujeitos jovens, vinculados a instituições religiosas que manifestam apoio à campanha de candidatos. Propõe-se a realização e análise de entrevistas a serem realizadas com jovens que possuem vínculo com diferentes instituições religiosas que tenham declarado apoio a candidatos ao legislativo municipal, visando investigar o modo como eles são acionados pelos candidatos e pelas instituições religiosas, e de que forma se posicionam diante das eleições proporcionais de 2012. A pesquisa encontra-se em andamento, e até o momento foram levantados os candidatos que expressam, de alguma forma, o vínculo com a religião, ou que vêm obtendo apoio explícito da religião em sua campanha.

Palavras-chave: Juventude. Política. Religião.

 

REPRESENTAÇÕES POLÍTICO-RELIGIOSAS NA CAMPANHA ELEITORAL: ANÁLISE DA COMPREENSÃO DE JOVENS VINCULADOS A INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS

Maristela Jacinta Sartori (IC), (UNESPAR/FECILCAM), marijsartori@hotmail.com
Cristina Satiê de Oliveira Pátaro (OR), (UNESPAR/FECILCAM), crispataro@gmail.com
Frank Antonio Mezzomo (CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM), frankmezzomo@gmail.com

Esta pesquisa tem por finalidade analisar como as representações religiosas, utilizadas na campanha política das eleições proporcionais do município de Campo Mourão/PR em 2012, influenciam e são (re)significadas pelos jovens pertencentes às instituições religiosas. Tal influência será investigada ao penetrarmos no cotidiano desses sujeitos, ouvindo suas preocupações, suas angústias e seus desejos, entendendo assim as relações que permeiam suas vivências no campo da política e da religião na construção de suas identidades e valores. A pesquisa analisará dados obtidos através de entrevista semiestruturada a ser realizada com jovens pertencentes a diferentes instituições religiosas que tenham declarado apoio a candidatos ao legislativo municipal no referido pleito. Face aos objetivos propostos espera-se compreender a articulação entre os campos religioso e político na campanha eleitoral e também entender os significados que os sujeitos jovens atribuem às representações político-religiosas criadas pelos candidatos e instituições religiosas. A pesquisa encontra-se em andamento, sendo que, até o momento, foram levantados os candidatos que expressam, de alguma forma, o vínculo com a religião, ou que vêm obtendo apoio explícito da religião em sua campanha.

Palavras-chave: Juventude. Política. Religião.

 

AUTONOMIA MORAL NA ESCOLA

Maria Luiza Eugênio (IC-EM, CNPq), (UNESPAR/FECILCAM), maria_luiza_cm@hotmail.com
Aline Pereira Lima (UNESPAR/FECILCAM), professora-alinelima@hotmail.com

Com o presente trabalho visa-se compreender e descrever o ambiente sócio moral da escola e evidenciar como este pode agir na construção da autorregulação. A partir do referencial teórico do desenvolvimento moral e sob abordagem qualitativa tem-se buscado demonstrar como são colocadas as regras na escola, como estas se fazem cumprir e o tipo de ralação estabelecida entre alunos, professores e direção (coerção ou cooperação). Leituras e registros escritos sobre os conceitos teóricos que nortearão a análise dos dados tem sido realizadas, dentre eles estão os conceito de autonomia e heteronomia moral. Encaminha-se a pesquisa para elaboração de um conjunto de questões que comporão um questionário a ser respondido pelos alunos de uma escola pública de Campo Mourão- PR e a partir disso obter elementos para compreender o ambiente sócio moral estabelecido nesta escola.

Palavras-chave: Autonomia. Moral. Desenvolvimento moral.

 

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O ENSINO RELIGIOSO A PARTIR DE ALGUNS MARCOS REGULATÓRIOS (CONSTITUIÇÃO FEDERAL E LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL)

Josiane Priscila Barbosa Martins (IC, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), josymtns@hotmail.com
Aline Pereira Lima (OR), (UNESPAR/FECILCAM), professora-alinelima@hotmail.com

O Ensino religioso, de uma forma ou de outra, sempre esteve presente nas escolas públicas brasileiras. A partir da Constituição federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional (9394/96) um novo caráter tem sido dado a esse tipo de ensino. Desde então, discussões têm sido travadas, polêmicas são aventadas e estudos dos mais variados tipos têm direcionado o olhar para a temática. Interessa-nos, portanto analisar o que tem sido produzido nos programas de pós-graduação stricto sensu - mestrado e doutorado - reconhecidos pela CAPES sobre o Ensino Religioso a partir de um marco regulatório, CF 1988 e LDB 1996. Trata-se de um trabalho do tipo levantamento e avaliação do conhecimento que tomará o banco de teses da CAPES a partir da década de 1990 para investigar, dentre outros aspectos, as áreas do conhecimento, os objetos de estudo, as universidades de onde emanam os trabalhos, e seus propósitos.

Palavras-Chave: Ensino Religioso. Currículo. Escola.

 

REPRESENTAÇÕES DA MULHER VEICULADAS NO JORNAL IMPRESSO FOLHA DO NORTE DO PARANÁ NO PERÍODO DE 1968 A 1969

Amanda de Souza Ribeiro (IC, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), amad.ribeiro@gmail.com
Profa. Dra. Cristina Satiê de Oliveira Pátaro (OR), (UNESPAR/FECILCAM), crispataro@gmail.com
Prof. Dr. Frank Antonio Mezzomo (CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM), frankmezzomo@gmail.com

Nossa pesquisa tem como objetivo investigar as representações da mulher veiculadas na imprensa ligada à igreja católica na região de Maringá, por meio da análise das edições do Jornal Folha do Norte do Paraná no período de 1968 a 1969. A pesquisa, que faz parte de investigação mais ampla desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder, propõe a análise dos discursos presentes na mídia visando as relações de gênero, de modo que possibilitará contribuições no sentido de verificar de que forma esses discursos podem contribuir com a manutenção da desigualdade entre mulheres e homens. Entendemos que as representações de gênero influenciam comportamentos, valores e visões de mundo, definindo e reforçando papéis sociais a serem desempenhados tanto pelos homens como pelas mulheres na sua vida pública e privada. Ao investigar os discursos presentes no Jornal Folha do Norte do Paraná, entendemos que os resultados da pesquisa poderão contribuir com as discussões sobre o papel da mídia impressa, em especial vinculada à Igreja Católica, na naturalização das desigualdades de gênero, ao reforçar determinados papéis, comportamentos e valores que hierarquizam as relações entre homens e mulheres. 

Palavras-chave: Gênero. Religião. Imprensa.

 

O SISTEMA DE ENSINO APRENDE BRASIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO MOURÃO

Amanda Soares Palhiarini (UNESPAR/FECILCAM), amanda_palh@hotmail.com
Analéia Domingues (OR), (UNESPAR/FECILAM), analeia2504@gmail.com

Esse projeto de iniciação científica tem como propósito fazer uma análise comparativa entre o material didático de Língua Portuguesa do Sistema de Ensino Aprende Brasil para escolas públicas e o material didático de Língua Portuguesa produzido para as escolas particulares, ambos do grupo Positivo. O referido material didático em forma de apostilas foi implantado na Rede municipal de Ensino de Campo Mourão em 2011, com a finalidade de melhorar o aprendizado dos alunos que frequentam o ensino fundamental, já que se trata de uma produção de um grupo (O positivo) utilizado na rede privada de ensino. Busca-se nessa pesquisa verificar como os conteúdos estão organizados e quais as diferenças em relação ao material didático produzido para as escolas particulares.

Palavras-chave: Aprendizado. Língua portuguesa. Ensino fundamental.

 

JORNAL COMO FONTE HISTÓRICA: REPRESENTAÇÕES DA MULHER NO JORNAL FOLHA DO NORTE DO PARANÁ

Jane Kelly Araújo (ICJ, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), jaayyaraujo@gmail.com
Cristina Satiê de Oliveira Pátaro (OR), (UNESPAR/FECILCAM), crispataro@gmail.com
Frank Antonio Mezzomo (CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM), frankmezzomo@gmail.com

A pesquisa está vinculada ao grupo de pesquisa Cultura e Relações de Poder e faz parte de investigação desenvolvida com apoio do CNPq. Esta investigação de Iniciação Científica Júnior, desenvolvida em paralelo a outros subprojetos, tem como objetivo organizar o acervo eletrônico e realizar levantamento de matérias do Jornal Folha do Norte do Paraná que versem sobre a mulher. O Jornal Folha do Norte do Paraná consiste na principal mídia impressa da Igreja Católica na diocese de Maringá entre as décadas de 1960 e 1980, de modo que identificar as representações da mulher presentes possibilita a compreensão de posicionamentos da Igreja na região. Para a pesquisa, contou-se com arquivos eletrônicos em forma de fotos das páginas do jornal, que foram ordenadas por dia, mês e ano a fim de facilitar o trabalho. As matérias identificadas foram organizadas e tabuladas a partir de planilha contendo as seguintes informações: nome do arquivo, título, data, nome da seção, observações sobre o conteúdo e descrição da imagem, quando for o caso. Como resultado, pode-se destacar a organização e ordenamento do acervo do jornal entre os anos de 1962 e 1967 e a identificação de mais de duas mil matérias que fazem menção à mulher.

Palavras-chave: Gênero. Imprensa. Religião.

 

DISCUSSÕES DOS ESTUDOS DE GÊNERO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: PROBLEMATIZAÇÕES A FORMAÇÃO DOCENTE

Andrea Geraldi Sasso (UNESPAR/FECILCAM), dreasasso@gmail.com
Fabiane Freire França (OR),(UNESPAR/FECILCAM), prof.fabianefreire@gmail.com

 O presente projeto de Iniciação Científica tem como objetivo, investigar as representações de gênero presentes na prática educativa nas séries inicias do Ensino Fundamental. Nesta direção, busca-se responder ao seguinte questionamento: como os estudos de gênero podem contribuir para uma formação continuada de docentes no âmbito escolar? Para tanto, serão realizadas observações participativas da prática desses profissionais, com o intuito de provocar maiores discussões sobre o tema. A pesquisa se baseia em alguns dos pressupostos teórico-metodológicos dos Estudos Culturais (Costa, 2002; Veiga Neto, 2002) que propõe evidenciar e problematizar o que é considerado normal e natural pela sociedade. Em vista disso, pretende-se elaborar propostas pedagógicas junto com os professores e professoras envolvidos, para maiores reflexões sobre suas ações em sala de aula com alunos e alunas.

Palavras-chave: Educação. Estudos de Gênero. Formação Docente.

 

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AUTONOMIA NA ESCOLA

Jamille Cristina Poli da Silva (ICJ, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), jaah_cristina1995@hotmail.com
Aline Pereira Lima (UNESPAR/FECILCAM), professora-alinelima@hotmail.com

 Partindo do princípio que o ambiente escolar influencia o desenvolvimento moral dos alunos e a maneira com a qual eles se relacionam com seus pares, o presente projeto tem como objetivo investigar o cotidiano de escolas públicas a fim de verificar como está constituído o ambiente sócio moral desses espaços. Metodologicamente utilizam-se procedimentos de pesquisa que demonstrem qualitativamente como são colocadas às regras na escola, como estas se fazem cumprir e o tipo de ralação estabelecida entre alunos, professores e direção (coerção ou cooperação). Até o momento realizou-se revisão de literatura de modo a evidenciar o que se entende por autonomia e desenvolvimento moral, uma sondagem com alunos do Ensino Médio para observar suas concepções de autonomia e se se consideram autônomos, e a análise de algumas respostas. Esta análise demonstra que os alunos, em sua maioria entendem autonomia como não depender das pessoas, essencialmente dos pais, e agir por si próprio. Quanto a se considerar autônomos as respostas estão divididas, metade dos alunos se considera autônomo outra metade não. Problematizam-se agora as situações observadas na escola com relação à colocação e o cumprimento de regras.

Palavras-chave: Autonomia. Moral. Desenvolvimento moral.

 

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, AUTONOMIA, INDISCIPLINA E COMPLEXIDADE NA ESCOLA

Francielly Balestrin de Souza, (ICJ, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), fbbalestrin@hotmail.com
Ricardo Fernandes Pátaro (OR), (UNESPAR/FECILCAM), ricardopataro@yahoo.com.br

 O projeto tem a intenção de investigar como as práticas pedagógicas desenvolvidas no interior da instituição escolar – observadas sob uma perspectiva de complexidade – promovem ou não o desenvolvimento da autonomia moral, resultando na indisciplina de alunos e alunas. A pesquisa fundamenta-se nos princípios da teoria da complexidade, que pressupõe considerar a realidade como uma intensa rede de interações existentes entre um grande número de elementos. Diante disso, o presente projeto busca apontar alguns dos elementos da realidade escolar e das práticas pedagógicas que interferem no processo de formação da autonomia moral de crianças e jovens, abrindo possibilidades para o aumento ou diminuição da indisciplina escolar. Ao fundamentar o presente projeto nos pressupostos da teoria da complexidade, observamos a realidade escolar a partir de múltiplos pontos de vista, quais sejam de professores(as) e também de alunos(as). Assim, os princípios do pensamento complexo permitem considerar – em se tratando da relação professor-aluno, por exemplo – tanto as vivências docentes quanto as experiências discentes no ambiente educativo de maneira geral. Tradicionalmente vista apenas em suas dimensões assimétricas, a relação professor-aluno pode assumir um caráter de autoritarismo, pouco ajudando no desenvolvimento da autonomia e incentivando o surgimento do fenômeno da indisciplina em crianças e jovens. Sob a ótica da simetria existente entre professores e alunos, porém, as práticas pedagógicas podem ser encaradas como elementos importantes para a formação da autonomia moral. Foram desenvolvidos, neste primeiro período de vigência do projeto, estudos iniciais e coletas de dados preliminares. Até o momento, foram coletados dados com cerca de 30 alunos do Ensino Médio. Os dados evidenciam o entendimento que alunos e alunas possuem do conceito de autonomia. A próxima etapa será ampliar a pesquisa para outros elementos que compõem a complexa realidade escolar e estabelecer relações entre tais dados e os referenciais teóricos adotados

Palavras-chave: Complexidade. Autonomia. Indisciplina. Escola básica.


A EDUCAÇÃO EM VALORES E A COMPLEXIDADE DA ESCOLA: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES E PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO MOURÃO

Caroline Fernanda Oliveira Mierro Matias (IC), (UNESPAR/FECILCAM), carolinefernanda123@gmail.com
Ricardo Fernandes Pátaro (OR), (UNESPAR/FECILCAM), ricardopataro@yahoo.com.br

 O presente projeto de iniciação científica tem por objetivo investigar e analisar de que forma os princípios do pensamento complexo se fazem ou não presentes nas representações sociais de docentes acerca da educação em valores na escola. Parte-se do pressuposto de que a escola é uma instituição complexa, cujos objetivos giram em torno da instrução e da formação em valores, simultaneamente. O projeto insere-se em pesquisa mais ampla e propõe a análise de dados oriundos de grupos focais que serão realizados com docentes da Rede Municipal de Ensino de Campo Mourão. Nesses grupos serão investigadas as representações sociais dos docentes, ou seja, conhecimentos complexos socialmente elaborados e compartilhados que contribuem para a construção da realidade escolar e influenciam os processos educativos de crianças e jovens.

Palavras-chave: Escola. Formação em valores. Representações sociais.

 

REPRESENTAÇÕES DA MULHER VEICULADAS NO JORNAL FOLHA DO NORTE DO PARANÁ NO PERÍODO DE 1970

Gessica Aline Silva, (IC, CNPQ), (UNESPAR/FECILCAM), gessica58@hotmail.com
Frank AntonioMezzomo,(OR), (UNESPAR/FECILCAM ),crispataro@gmail.com
Cristina Satiê de Oliveira Pátaro, (CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM ), frankmezzomo@gmail.com

 A pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as representações da mulher veiculadas na mídia impressa católica na região de Maringá, no intuito de problematizar as relações de gênero que permeavam a sociedade da época. Parte-se do pressuposto de que as representações de gênero presentes na sociedade designam valores, visões de mundo e papéis sociais que influenciam os processos de educação e socialização voltados para os sujeitos. A pesquisa propõe a análise das edições do Jornal Folha do Norte do Paraná do ano de 1970, buscando verificar os valores, os comportamentos, as orientações sociais, as relações e os papéis de gênero que indique a representação do gênero feminino.

Palavras-chave: Gênero. Fontes. Imprensa.

 

DIGITALIZAÇÃO DOS PROCESSOS CIVIS DA COMARCA DE CAMPO MOURÃO

Flavia Brunetta Daboit,(ICJ,FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA) ,(UNESPAR/FECILCAM), flaviabdaboit@hotmail.com
Frank Antonio Mezzomo (OR), (UNESPAR/FECILCAM), frankmezzomo@gmail.com
Cristina Satiê de Oliveira Pátaro (CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM), crispataro@gmail.com

A investigação está vinculada às atividades do Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder e faz parte de investigação mais ampla, cujo objetivo é desenvolver práticas de preservação e disponibilização em versão digital (digitação para acesso online) das fontes documentais oriundas da vara civil da Comarca de Campo Mourão. Neste contexto, esta pesquisa de Iniciação Científica Júnior vem empreendendo ações de digitalização dos processos disponíveis num espaço anexo à sala do Grupo de Pesquisa. A partir da digitalização, os documentos foram armazenados eletronicamente em pastas conforme o ano, mês e a numeração de cada processo civil. A relevância dessa pesquisa consta na iniciativa de encetar ações de preservação e disponibilização eletrônica do patrimônio histórico da Mesorregião Centro-Ocidental Paranaense materializado, nesse caso, nos processos civis do Fórum da Comarca de Campo Mourão. Os documentos reservam uma significativa contribuição para a comunidade de pesquisadores e para aqueles que, na situação de sujeitos históricos, participam da construção da memória coletiva da região. Entre os resultados pode-se mencionar a organização e acondicionamento físico dos processos civis, além da digitalização dos processos relativos aos anos de 1963 e 1964, totalizando mais de quinhentas páginas de documentos digitalizados.

Palavras-chave: Documento. Processos civis. História.         

 

AS CAMPANHAS POLÍTICO-RELIGIOSAS NAS ELEIÇÕES PROPORCIONAIS DE 2012 EM CAMPO MOURÃO

Lara de Fátima Grigoletto Bonini (IC, CNPq), (UNESPAR/FECILCAM), larascs@hotmail.com
Frank Antonio Mezzomo (OR),(UNESPAR/FECILCAM), frankmezzomo@gmail.com
Cristina Satiê de Oliveira Pátaro, (CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM), crispataro@gmail.com

Analisar as estratégias e o desempenho dos candidatos que fazem uso de elementos religiosos na campanha das eleições proporcionais no município de Campo Mourão, em 2012, é o objetivo principal deste estudo. Enfatiza-se a análise da atuação eleitoral, o apoio institucional e as estratégias midiáticas, com a recorrência às representações religiosas como tática de convencimento, adotadas pelos candidatos que mantêm, oficial ou oficiosamente, algum tipo de vínculo com a religião. Ao contrário daqueles que vaticinaram o fim ou a privatização da religião, é possível afirmar que o campo religioso passou por ressignificações e deslocamentos de modo a ser perceptível a confluência e participação no campo político brasileiro. No que se refere ao recorte têmporo-espacial, a pesquisa pretende empiricamente coletar, selecionar, produzir e interpretar criteriosamente fontes como entrevistas, gravações de programas eleitorais, jingles e demais materiais de campanha a fim de compreender a evocação das religiões no cenário político partidário mourãoense. Os indicativos preliminares, no que toca a compreensão desta problemática em desenvolvimento, flagram a participação efetiva de agentes religiosos na política, o que comprova, em grande medida, o deslocamento daquilo que seria propriamente o ethos religioso para o ethos político.

Palavras-chave: Campo religioso. Campo político. Eleições.

 

EDMUNDO MERCER: UM SERTANISTA PARANAENSE EM CAMPO MOURÃO (1910-1930)

Nathalia Bueno (IC, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM),
nathalia16bueno@hotmail.com
Fábio André Hahn (OR), (UNESPAR/FECILCAM),fabioandreh@gmail.com

A presente comunicação tem por objetivo apresentar a proposta de pesquisa vinculada ao Programa de Iniciação Científica do Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar da Fecilcam, que visa problematizar o processo de ocupação dos sertões paranaenses em direção as fronteiras e o aumento populacional do estado na primeira metade do século XX. Para tanto, serão estudados diários, cartas e artigos de jornais do topógrafo e sertanista paranaense Edmundo Mercer, que registrou com olhar aguçado questões que tratam sobre o estado do Paraná, chamando a atenção para a importância estratégica de Campo Mourão e da estrada boiadeira ligando o Paraná ao Mato Grosso.

Palavras-chave: História do Paraná. Campo Mourão. Sertanista.

 

HISTÓRIA REGIONAL E SUAS ESPECIFICIDADES

Jocimara Maciel Correia, (IC), (UNESPAR/FECILCAM), jocimara_maciel@hotmail.com
Reinaldo Benedito Nishikawa (OR), (UNESPAR/FECILCAM), nishikawar@hotmail.com

O presente resumo, bem como os debates e discussões sobre as vantagens e prejuízos que a vinda de imigrantes traria a província do Paraná, prosseguiram nos anos posteriores a aprovação da Lei de Terras em 1850 sem que se chegasse a algum consenso.Entretanto, os dispositivos propostos pela Lei de Terras em 1850 e sua regulamentação em 1854 fizeram com que olhassem atentamente ao problema que a terra poderia se tornar. Se,por um lado,houve uma valorização da posse de terra apartir de sua legitimação,medição e registro,sendo a compra e venda sua principal fonte de acesso,por outro lado, a necessidade da substituição da mão-de-obra que o fim do tráfico em 1850 traria, era uma preocupação. A solução encontrada era a vinda imediata de estrangeiros, visando “equilibrar” os braços para o trabalho.

Palavras-chave: Província do Paraná. História Regional. Lei de Terras.

 

RELIGIÃO E POLÍTICA: ANÁLISE DAS ELEIÇÕES PROPORCIONAIS DE 2012 EM CAMPO MOURÃO

Lucas Onofre (IC, CNPq), (FECILCAM/UNESPAR),onofrelucas@hotmail.com
Frank Antonio Mezzomo (OR), (FECILCAM/UNESPAR), frankmezzomo@gmail.com
Cristina Satiê de Oliveira Pátaro (CO-OR), (FECILCAM/UNESPAR), crispataro@gmail.com

 Observa-se nos últimos anos uma ressignificação das práticas discursivas das instituições religiosas destacando-se uma imbricação entre os campos político e religioso, sobretudo em períodos eleitorais. Antenada a esta problemática a pesquisa em desenvolvimento busca investigar em que medida os candidatos ao legislativo de Campo Mourão invocam, no período eleitoral de 2012, o imaginário religioso como estratégia de campanha. Metodologicamente busca-se coletar os materiais de campanha – impressos, jingles, programas eleitorais, entre outros – e realizar entrevistas com candidatos a fim de registrar o evento da eleição. Espera-se inserir a problemática local na dinâmica da política nacional, além de compreender as relações e jogos de poder estabelecidos e em que medida o elemento religioso é invocado como estratégia de campanha nas eleições proporcionais mourãoense.

Palavras-chave: Religião. Política. Eleições.

 

DISCURSOS E POLÍTICAS AMBIENTAIS NA MÍDIA DE CAMPO MOURÃO E REGIÃO (1990-2012)

Cristina Dionízio Teixeira, (IC), (FECILCAM/UNESPAR),dionizio.cris@hotmail.com
Jorge Pagliarini Junior (OR), (FECILCAM/UNESPAR),palhajr@yahoo.com.br
Astor Weber (CO-OR), (FECILCAM/UNESPAR),astorweb@hotmail.com

O processo de transformação de notícias da mídia escrita e falada em fonte de pesquisa possibilita um caminho para a produção do conhecimento histórico. Neste sentido, busca-se, a partir da investigação em arquivos e na releitura de periódicos influentes em Campo Mourão e região, a construção de um acervo sobre problemáticas ambientais noticiadas entre os anos de 1990-2012, bem como produção de análise histórica a respeito dos discursos que norteiam a mídia e suas possíveis relações com o social. O recorte temporal se justifica pela intensificação neste período de políticas em torno de problemáticas ecológicas. Questões teóricas e metodológicas como o Posicionamento Político destes meios de comunicação e a própria organização de arquivos e de periódico apóiam o diálogo com discursos e suas implicações no campo da História Ambiental.

Palavras-chave: História. Meio ambiente. Imprensa.

 

VIRTÙ E AÇÃO EM MAQUIAVEL

Ely dos Reis Machado (IC), (FECILCAM/UNESPAR), elyreis25@hotmail.com
Fábio André Hahn (OR), (FECILCAM/UNESPAR), fabioandreh@gmail.com
CarlosNiltonPoyer (CO-OR), (FECILCAM/UNESPAR), poyer@fecilcam.br

O objetivo desta comunicação é apresentar a proposta de iniciação científica que visa investigar a lógica da ação política em Maquiavel. Esse autor florentino distingue quatro espécies de acordo com as diferentes maneiras de como o poder pode ser conquistado, dispostas em duplas antitéticas: virtù – fortuna e força – consentimento. Portanto, a partir das quatro espécies procuraremos demonstrar que a originalidade de Maquiavel esta em flexibilizar a aplicação da virtù, considerando que o homem de Estado depende da capacidade para responder à situação presente. O estudo se restringirá, em um primeiro momento, em analisar a obra O Príncipede Maquiavel, investigando como a virtù se realiza no enfrentamento dos desafios e conflitos da ação política, assim como condição de disposição de fazer tudo aquilo que for ditado pela necessidade para alcançar seus mais altos objetivos.

Palavras chaves: Maquiavel. Ética. política.

 

A POLÍTICA LUSO-BRASILEIRA EM RELAÇÃO AOS EYIGUAYEGUI-MBAYÁ-GUAICURU NA CAPITANIA DE MATO GROSSO

Austin de Assis Andrade (IC, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (FECILCAM/UNESPAR), austinassis@hotmail.com
Astor Weber (OR), (FECILCAM/UNESPAR), astorweb@hotmail.com
Jorge Pagliarini Junior (CO-OR), (FECILCAM/UNESPAR), palhajr@yahoo.com.br

 A partir do século XVIII os Eyiguayegui-Mbayá-Guaicuru entraram em contato definitivo com os luso-brasileiros na região sul da Capitania de Mato Grosso. Região também pretendida pelos espanhóis. A ameaça de uma possível tomada de posse dessa região por parte dos espanhóis aguçou ainda mais o interesse do governo português em colonizar essa região. O grupo  tornou-se peça fundamental para que o objetivo de colonização luso-brasileira se concretizasse. Tanto que o governo colonial modificou sua política para com eles, de inimigos, na metade do século XVIII tornaram-se aliados dos luso-brasileiros. O objetivo desse projeto é demonstrar quais as estratégias políticas adotadas pelo governo colonial para conseguir essa aliança e qual a reação dos índios diante dessas políticas. Embora haja uma negociação entre eles, o acordo atendeu a um interesse maior do governo colonial que era tomar a posse definitiva dessa região. Para compreender o sucesso dessa aliança é preciso analisar a política colonial indígena da época, os relatos de militares e viajantes que estiveram em contato com o grupo no século XVIII e foram os interlocutores desse acordo e a bibliografia que versa sobre o tema.

Palavras chaves: Eyiguayegui. Política. luso-brasileiros.

 

O USO DE IMAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA

Andrea Márcia de Souza(IC), (FECILCAM/UNESPAR), andria_alicia@hotmail.com
Reinaldo Benedito Nishikawa (OR), (FECILCAM/UNESPAR), nishikawar@hotmail.com

 A presente comunicaçãovisa apresentar a proposta de iniciação científica sobre a criaçãode um ambiente onde seja favorecido o estudo e análise das mídias utilizadas pelo docente no ensino de história. A importância das diferentes mídias já são discutidas em livros, teses e artigos das mais variadas áreas, entretanto, há sem dúvida uma carência no ensino e compreensão da interpretação das mesmas, enquanto um texto que pode ser decodificado e possui uma linguagem própria, pois a análise imagética busca aquilo que não foi revelado, permitindo novos olhares. Nosso objetivo é aprofundar e discutir metodologias para a interpretação de filmes, HQs, propagandas, fotografias, videoclipes, pinturas, charges, dentre outras mídias áudios-visuais existentes, voltadas para sua aplicação no ensino-aprendizagem da disciplina de história. Assim, a necessidade de se conhecer e aplicar na realidade do docente/pesquisador o uso das imagens possibilita o desenvolvimento de um professor crítico e conhecedor das diversas ferramentas pedagógicas.

Palavras-chave: Universo midiático. Formação docente. Metodologia.

 

O ANTIJUDAISMO NO PORTUGAL QUINHENTISTA:
A CONVERSÃO FORÇADA E A INQUISIÇÃO

Daniela Maria do Nascimento (IC, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (FECILCAM/UNESPAR), daniella.hist@gmail.com
Astor Weber (OR), (FECILCAM/UNESPAR), astorweber@hotmail.com
Jorge Pagliarini Junior (CO-OR), (FECILCAM/UNESPAR), palhajr@yahoo.com.

Esse projeto tem como objetivo estudar o antijudaismo no Portugal quinhentista, principalmente no período entre a conversão forçada dos judeus ao cristianismo e a instauração da Inquisição. Compreender o papel do Estado torna-se fundamental para entender a consolidação do antijudaísmo na sociedade portuguesa. Os autores não comungam da mesma opinião e elegem motivos divergentes para o papel do Estado. Para alguns estudiosos do período o governo tinha como intenção uma conversão sincera dos judeus ao cristianismo e para outros representava uma questão econômico-política, pois os judeus eram o concorrente direto pelo poder nas mais variadas instâncias. Por intermédio da análise bibliográfica pretende-se apresentar essa discussão historiográfica conflitante sobre o papel do Estado na conversão dos judeus ao cristianismo. Portanto, a história direciona e move opiniões e não se faz necessariamente pelo consenso, principalmente devido ao caminho teórico-metodológico que percorre.

Palavras-chave: Inquisição. Antijudaismo. Estado.

 

HISTÓRIA AMBIENTAL, HISTÓRIA LOCAL E MEMÓRIAS: REGIÃO DA COMCAM ENTRE DÉCADAS DE 1970-2012

Fabio Vedovato, (IC)(UNESPAR/FECILCAM), fabiovedovato@hotmail.com
Jorge Pagliarini Junior (OR), (UNESPAR/FECILCAM), palhajr@yahoo.com.br
Astor Weber (CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM),astorweb@hotmail.com

 As leituras históricas da relação entre sociedade e meio ambiente acompanham problemáticas contemporâneas, e neste sentido, a história ambiental dialoga com o cotidiano dos sujeitos; é o caso das demandas da sustentabilidade e das políticas ambientais, presentes nas memórias da colonização regional. Neste sentido, pretende-se problematizar como os discursos ambientais são apropriados pelos sujeitos que participaram do processo de colonização da região da COMCAM entre as décadas ente 1970 – 2010. Para tanto, serão produzidas entrevistas e reproduzidos acervos pessoais fotográficos com sujeitos que vivenciaram esse processo. Essas narrativas imagéticas e de história de vida serão avaliadas a partir de um olhar dialógico preocupado, com saberes locais e com a produção de fontes históricas.

Palavras-chave: História ambiental. Colonização. Memória e imagem.

 

TRABALHO DE PRESERVAÇÃO DOCUMENTAL: ORGANIZAÇÃO E DIGITALIZAÇÃO DOS PROCESSOS CIVIS DA COMARCA DE CAMPO MOURÃO

Ana Zubek, (IC-EM, CNPq), (UNESPAR/FECILCAM),aninhazubek@gmail.com
Frank Mezzomo,( OR), (UNESPAR/FECILCAM), frankmezzomo@gmail.com
Cristina Satiê Pátaro,( CO-OR),(UNESPAR/FECILCAM) , crispataro@gmail.com

A pesquisa está vinculada ao grupo de pesquisa Cultura e Relações de Poder e é desenvolvida como parte de um projeto maior intitulado “Organização, catalogação, descrição e digitalização dos processos da vara civil da Comarca de Campo Mourão (1961 – 1976)”. Tem como objetivo ampliar as atividades relativas à organização, catalogação e digitalização em banco de dados dos processos da 1ª vara civil da Comarca de Campo Mourão. Ademais, busca-se ainda despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio; orientar o bolsista nas distintas fases do trabalho, incluindo a elaboração de relatórios; formação técnica e teórica do estudante no manejo adequado da documentação processual; organização serial dos autos judiciais; catalogação do processo extraindo informações como: envolvidos, data de entrada e arquivamento; natureza do processo e descrição breve do conteúdo do processo. Entre os resultados pode-se mencionar a organização e acondicionamento físico dos processos civis, além da digitalização dos processos relativos aos anos de 1971, totalizando mais de trezentas páginas de documentos digitalizados.

Palavras-chave: Documento. Processos civis. História.

 

IDENTIFICAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E REGISTRO DE MATÉRIAS VEICULADAS NOS JORNAIS IMPRESSOS: AS ELEIÇÕES POLÍTICAS DE CAMPO MOURÃO

Maria Eduarda Martins de Souza, (ICJ, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM),m.eduarda.01@hotmail.com
Frank Antonio Mezzomo (OR), (UNESPAR/FECILCAM), frankmezzomo@gmail.com
Cristina Satiê de Oliveira Pátaro (CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM), crispataro@gmail.com

 A investigação está vinculada ao Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder e faz parte de pesquisa mais ampla cujo objetivo é compreender de que forma os elementos religiosos são utilizados como estratégia de campanha nas eleições proporcionais de Campo Mourão/PR em 2012, e como são (re)significados pelos jovens pertencentes às instituições religiosas. Esta pesquisa de Iniciação Científica Júnior visa registrar as matérias que versam sobre as eleições veiculadas na imprensa (jornais impressos), buscando analisar em que medida o conteúdo expressa articulações entre política e religião ao longo da campanha eleitoral. Realizou-se o levantamento de matérias publicadas nos jornais impressos do município e região, disponíveis na Biblioteca Municipal de Campo Mourão. Os conteúdos veiculados foram fotografados e armazenados digitalmente. Os materiais encontrados foram identificados, arquivados e organizados, a partir de planilha em que se registrou as seguintes informações: nome do periódico, data da matéria, página da publicação e observações sobre o conteúdo. Os dados coletados, com ênfase a partir dos meses de maio e junho, evidenciam a utilização dos jornais impressos como portadores de conteúdos informativos e sobretudo de divulgação de campanha mediante a publicação de mensagens, notas, convites em que o discurso religioso é utilizado e (re)significado.

Palavras-chave: Política. Religião. Imprensa.

 

A EDUCAÇÃO EM VALORES E OS OBJETIVOS DA ESCOLA: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES E PROFESSORAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE CAMPO MOURÃO

Maíra Wencel (IC, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM) mairawencel@hotmail.com
Ricardo Fernandes Pátaro (OR), (UNESPAR/FECILCAM), ricardopataro@yahoo.com.br

O presente trabalho corresponde à discussão das etapas iniciais do projeto de iniciação científica que tem por objetivo identificar e analisar as representações sociais docentes acerca da educação em valores. Parte-se do pressuposto de que à escola cabe instruir e formar em valores. O projeto insere-se em pesquisa mais ampla e propõe a análise de dados oriundos de grupos focais realizados com docentes da Rede Estadual de Ensino de Campo Mourão. Nesses grupos foram investigadas as representações sociais docentes, ou seja, conhecimentos complexos socialmente elaborados e compartilhados que contribuem para a construção da realidade escolar e influenciam os processos educativos de crianças e jovens.

Palavras-chave: Escola. Formação em valores. Representações sociais.

 

A EDUCAÇÃO EM VALORES E OS DESAFIOS DO COTIDIANO ESCOLAR: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES E PROFESSORAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE CAMPO MOURÃO

Vanessa Costa (IC-EM, CNPQ), (UNESPAR/FECILCAM), vanecosta11@hotmail.com
Ricardo Fernandes Pátaro (OR), (UNESPAR/FECILCAM), ricardopataro@yahoo.com.br

O trabalho corresponde a um projeto vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio – PIBIC-EM/CNPQ e tem por objetivo acompanhar as etapas básicas de coleta e análise de dados de pesquisa mais ampla, vinculada à pesquisa de doutorado. O foco do estudo de IC-EM são os desafios enfrentados por professores e professoras em seu cotidiano escolar e os dados foram coletados a partir do desenvolvimento de grupos focais com professores e professoras de escolas públicas de Campo Mourão. O objetivo é investigar quais são as representações docentes acerca da educação em valores a partir de suas vivências cotidianas e experiências profissionais relacionadas aos desafios vividos na instituição escolar. Como professores e professoras em exercício na rede municipal entendem o conceito de educação em valores a partir dos problemas vividos? Quais são as concepções de educação desses(as) professores(as)? Como entendem os objetivos da escola e como representam as relações professor-aluno? Atribuem alguma relevância à formação de atitudes em sua prática pedagógica cotidiana? Em suma, a pesquisa desenvolvida encerrou a etapa de análise, após leitura dos dados transcritos, seleção de trechos significativos, elaboração de relatórios e tabelas e gráficos classificando os dados, posturas e representações dos professores e professoras. Na próxima etapa da IC-EM os dados estarão organizados em torno dos desafios vividos pelos professores, bem como de suas concepções de escola e objetivos da educação.

Palavras-chave: Escola. Formação em valores. Representações sociais.