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SIMPÓSIO


PROPOSTA DE SIMPÓSIO

INICIAÇÃO À PESQUISA EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: TCCs E INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMO CAMINHOS DE APRENDIZADO EM PESQUISA

Marcelo Marchine Ferreira, Mestre, UNESPAR/FECILCAM
Éder Rogério Stela, Mestre, UNESPAR/FECILCAM

A educação no campo contábil, a exemplo do que ocorre em outros campos do saber, está experimentando novas configurações decorrentes de modificações verificadas no mundo do trabalho que, por sua vez, são reflexos de mudanças mais amplas que estão se materializando na sociedade. Tais mudanças estão em estreita relação com modificações de ordem econômica no contexto do sistema de acumulação capitalista que tem reinventado e re-significado sua forma de ação na busca de manter em elevação a competitividade e lucratividade empresarial por meio do aprimoramento de tecnologias de gestão, movimentando mais rapidamente o capital. E é nesse contexto que tem ocorrido mudanças significativas no saber-fazer dos contadores por conta de alterações legais em diversos países na busca de uma dita “internacionalização” contábil, também definida em termos de “harmonização contábil internacional”. A contabilidade é entendida, nesse sentido, não como tecnologia de gestão propriamente dita, mas como principal ferramenta para medir o desempenho dos negócios em termos econômicos e financeiros inserida no campo das tecnologias de gestão. O cenário educacional contábil, portanto, tem se modificado, onde se faz necessário dar respostas objetivas em termos de formação profissional de forma a refletir tais reestruturações heterônomas na dinâmica da profissão. Nesse sentido ensinar contabilidade tem requerido e exigido novas práticas docentes e discentes, redesenhando e articulando novas formas de se relacionar com o conhecimento, isto é, passando de posturas tradicionais e conservadoras de transmissão e recepção de conhecimentos para posturas que requeiram interação professor-aluno em processos dinâmicos de organização, compreensão, significação, re-significação, construção e reconstrução de conhecimentos que façam sentido e contribuam com a formação profissional dos alunos de Ciências Contábeis. Assim, pesquisar em contabilidade passou a ser exigência tanto para professores quanto para alunos, de maneira que se entende que a atividade de pesquisa seja carregada de potencialidades que dêem condições de se ensinar e se aprender melhor. De tal modo, a proposta do presente seminário objetiva, portanto, discutir o aprendizado da pesquisa no nível de graduação inserido nesse cenário brevemente descrito e a partir de pesquisas realizadas por alunos do curso de Ciências Contábeis da UNESPAR/Campo Mourão nas modalidades de TCC e Iniciação Científica.

Palavras-chave: Ensino de Contabilidade. Pesquisa em Contabilidade. Aprendizagem em Pesquisa.

 


COMUNICAÇÕES VINCULADAS


 

GESTÃO DO CONHECIMENTO EM TRIBUTOS: ESTRUTURAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO DA LEGISLAÇÃO FEDERAL – PIS, COFINS E IPI – DO SOFTWARE MAGEST

Sandro Roberto Mendes, (UNESPAR/FECILCAM), sandro.srmendes@gmail.com
Marcelo Marchine Ferreira, (UNESPAR/FECILCAM), mmarchine@gmail.com
Jorge L. D. Ferreira, (UNESPAR/FECILCAM), agroferrer@gmail.com

Gerar informações confiáveis e em tempo hábil se constitui em requisito básico para o processo de gestão. Seja qual for a área de atuação, a informação é o insumo que subsidia o processo decisório. A informação precisa ser clara, proveniente de fontes confiáveis e deve atender as necessidades dos gestores, ou seja, deve responder aos anseios e necessidades do processo administrativo.  A Gestão Tributária de uma empresa se constitui em uma tarefa árdua, em razão da diversidade de normativos que necessitam ser observados. Para que empresa obedeça ao que esta normatizado, e ao mesmo tempo possua um eficiente e eficaz sistema de gestão tributária, onde as diversas operações que envolvem aquisição e venda de bens e mercadorias possam ser adequadamente analisadas no que tange a tributação do IPI e PIS/COFINS, faz-se necessário a implementação de ferramentas de apoio a Gestão Tributária. O software MAGesT (Módulo de Apoio a Gestão Tributária) se constitui em um mecanismo que busca auxiliar os gestores no processo de análise e acompanhamento da legislação pertinente, o desenvolvimento deste software com a implementação de um banco de dados que possibilite a análise e acompanhamento da legislação tributária no âmbito Federal (IPI, PIS/COFINS) se constituem no objetivo deste trabalho.

Palavras-chave: Informação. Gestão tributária. Software.

 

GESTÃO DO CONHECIMENTO EM TRIBUTOS: ESTRUTURAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO DA LEGISLAÇÃO ESTADUAL DO ICMS DO SOFTWARE MAGEST

Valdecir Antonio de Oliveira, (UNESPAR/FECILCAM), valdecir.oliveira@gmail.com
Marcelo Marchine Ferreira, (UNESPAR/FECILCAM), mmarchine@gmail.com
Jorge L. D. Ferreira, (UNESPAR/FECILCAM), agroferrer@gmail.com

 O objetivo do artigo é analisar a sistemática da legislação tributária em nível estadual, relacionada ao Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), e estruturar as informações de forma que possam ser utilizadas para consulta através de um software denominado Módulo de Apoio a Gestão Tributária (MAGEST), que deverá auxiliar profissionais de conhecimento e gestores tributários. Considerando que a informação é o insumo que subsidia o processo de tomada de decisões, e a ineficiência no processo informacional pode trazer transtornos ao processo administrativo, dois aspectos tornam-se relevantes no desenvolvimento dessas informações: clareza e confiabilidade. A partir destes aspectos, o software atuará como uma ferramenta  de apoio aos gestores, com o propósito de responder às necessidades do processo administrativo. A Gestão Tributária na organização se constitui em uma tarefa complexa, principalmente em razão da diversidade de normativos que necessitam ser analisados e implementados. Em razão desta dificuldade, a organização pode não observar a tributação correta de seu produto e atuar em desconformidade com a legislação fiscal, ficando exposta inclusive a penalidades fiscais. A proposta deste artigo é simplificar a legislação fiscal do ICMS, a partir do desenvolvimento de uma estrutura de informações, que serão acessíveis através do software MAGEST.

Palavras-chave: Gestão tributária. Software. ICMS.

 

IMPAIRMENT TEST APLICADO NO ATIVO IMOBILIZADO DA AUTO ESCOLA PARANÁ

Renato Baião Pepinelli, (UNESPAR/FECILCAM), renato_baiao@hotmail.com
Claudemar Luiz Florencio, (UNESPAR/FECILCAM), clauflorencio@hotmail.com
Nivaldo Aparecido Grego, (UNESPAR/FECILCAM), ngrego1@gmail.com

O presente trabalho consiste em uma pesquisa que pretende verificar se o ativo imobilizado da Auto Escola Paraná está registrado acima do valor recuperável. O procedimento técnico utilizado na pesquisa foi o estudo de caso, com natureza exploratória e bases bibliográficas em livros e artigos científicos que abordam sobre o assunto. Os dados foram coletados a partir do balanço patrimonial parcial encerrado em 30/06/2012, precisamente do grupo do ativo imobilizado e das fichas de controle do imobilizado e aplicado às técnicas do cálculo do valor recuperável pela venda e pelo uso. Dentre as conclusões, como principal destaca-se que os veículos do ativo imobilizado da Auto Escola Paraná encontram-se registrados abaixo do valor recuperável, ou seja, os devidos valores podem ser recuperados, tanto pela venda, quanto pelo fluxo de caixa futuro pelo uso. Espera-se como resultado que as informações resultantes da pesquisa possam fornecer conhecimento do tema e proporcionar a adequação às novas normas de Internacionais de Contabilidade.

Palavras-chave: Valor recuperável. Pelo uso. Pela venda.

 

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES ESTADUAIS DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ

Marcelo Marchine Ferreira, (UNESPAR/FECILCAM), mmarchine@gmail.com

A pesquisa a que se refere o presente resumo está vinculada ao regime de trabalho TIDE do pesquisador e ao GEPECONT – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Conhecimento e Tecnologias. O problema consistiu em investigar as implicações do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs – na formação em Ciências Contábeis oferecida em nível de graduação nas instituições estaduais de ensino superior do Paraná. O objetivo principal foi identificar quais elementos das TICs estão presentes e em que contexto estão sendo aplicados no ensino-aprendizagem dos cursos de graduação em Ciências Contábeis das instituições objeto da pesquisa. A metodologia adotada foi quantitativa, com adoção das estratégias de pesquisa bibliográfica, documental e levantamento e com o uso das técnicas de coleta de dados através da pesquisa documental e questionários. Para as análises utilizou-se o tratamento estatístico de dados. De maneira geral pode-se inferir dos resultados que as TICs estão presentes e são aplicadas no ensino de contabilidade nas instituições paranaenses. Contudo, os resultados apontaram para um sub-uso delas, sendo utilizadas como instrumentos substitutos de técnicas e estratégias tradicionais de ensino, não permitindo que se configurem como ferramentas que efetivamente facilitam o aprendizado dos alunos.

Palavras-chave: Educação. Ensino de Contabilidade. Tecnologias da Informação e Comunicação.

 

USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO COM DUAS INSTITUIÇÕES ESTADUAIS DE ENSINO SUPERIOR

Ana Paula Pinheiro da Silva (IC), (UNESPAR/FECILCAM), anacienciascontabeis@gmail.com
Marcelo Marchine Ferreira (OR), (UNESPAR/FECILCAM), mmarchine@gmail.com

A pesquisa teve por foco levantar informações sobre uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) por professores dos cursos de Ciências Contábeis de duas instituições estaduais paranaenses de ensino superior. O problema da pesquisa foi: quais TICs estão presentes e como estão sendo aplicadas no ensino de graduação em Ciências Contábeis na FECILCAM e UEM? Delimitou-se a investigação nas duas instituições por tratar-se de projeto vinculado à pesquisa em desenvolvimento junto ao GEPECONT (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Conhecimento e Tecnologias). O objetivo geral foi identificar quais TICs estão presentes e como estão sendo aplicadas no ensino de graduação em Ciências Contábeis na FECILCAM e UEM. Metodologicamente a pesquisa seguiu uma orientação quali-quantitativa. Utilizou-se da estratégia de levantamento e análise documental para sua condução e adotou o questionário a consulta a documentos de fontes primárias como técnicas de coleta de dados. O estudo mostrou que embora seja reconhecido por meio dos professores respondentes a contribuição das TICs no processo de ensino aprendizagem, a maioria deles ainda encontram-se conservadores quanto ao uso das mesmas em sua pratica docente.

Palavras-chave: Educação. Ensino de Contabilidade. Tecnologias da Informação e Comunicação.

 

A CONTRIBUIÇÃO DO CONTROLE INTERNO PARA UMA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL EFICIENTE

Daiana Francieli da Rocha, (UNESPAR/FECILCAM), dayzinhajns@gmail.com
Telma Ferreira de Oliveira, (UNESPAR/FECILCAM), telmairetama@yahoo.com.br

O objeto de estudo em questão é averiguar qual a contribuição do Controle Interno para uma gestão pública municipal eficiente, pois nota-se, de uma maneira geral, que os administradores públicos desconhecem o real sentido de um Controle Interno atuante, e desconsideram a finalidade preventiva do mesmo. Para isso serão apresentados os conceitos de Eficiência, Eficácia e Efetividade; Administração Pública; Planejamento Público; Controle Interno e o perfil do profissional com a finalidade de buscar maiores informações a respeito do assunto. Para realização dessa pesquisa, considerada bibliográfica quanto aos procedimentos, além das normativas que dizem respeito ao tema, será consultada a bibliografia de diversos autores que tratam do tema em questão como forma de buscar informações relevantes para enriquecimento desse artigo. Ao final, tomando-se por base o Controle Interno nos municípios do Paraná, o estudo mostrou que atuando efetiva e eficazmente, o controle interno torna-se sinônimo de boa administração, contribuindo para coibir a corrupção e promover a transparência da gestão.

Palavras-chave: Gestão Pública. Controle Interno. Eficiência.

 

EXPLORANDO INSTRUMENTOS DE APOIO E FOMENTO À INOVAÇÃO: UM ESTUDO JUNTO A PEQUENOS NEGÓCIOS DO SEGMENTO INDUSTRIAL DE CONFECÇÕES NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ/PR

Cristina Hillen, (UNESPAR/FECILCAM), cristina.hillen@gmail.com

 O acesso a instrumentos de apoio e fomento a inovação (recursos) nos pequenos negócios (MPEs) atrelado ao conhecimento e utilização dos mesmos, bem como, a capacidade de absorção do conhecimento pode garantir o desempenho da inovação, e conseqüentemente a competitividade, sobrevivência e crescimento. O papel da inovação em MPEs é significativo e quando incentivado e desenvolvido pode contribuir com a economia local e regional, considerando principalmente a representatividade econômica e geração de empregos que proporcionam. O objetivo da investigação está na análise da relação entre o nível de conhecimento e de adoção dos instrumentos para apoio e fomento à inovação com o desempenho da inovação presente em MPEs do segmento industrial de confecções de Maringá/PR. Metodologicamente a pesquisa terá abordagem qualitativa. Tratar-se-á de um estudo exploratório a ser realizado com empreendedores de pequenos negócios do segmento industrial de confecções de Maringá/PR. A coleta de dados se dará mediante entrevista semi-estruturada e com um corte transversal. A documentação dos dados compreenderá gravação em áudio, anotações e transcrição. Posteriormente, serão realizados os processos de recuperação; análise do significado pragmático da conversação; validação; montagem da consolidação das falas; e análise dos conjuntos. Será utilizado o software NVivo para análise e conclusões da pesquisa.

Palavras-chave: MPEs. Instrumentos de apoio e fomento a Inovação. Desempenho da inovação.

 

ESTRUTURAÇÃO DE BANCO DE DADOS PARA SOFTWARE DE APOIO A GESTÃO TRIBUTÁRIA

Sandro Roberto Mendes, (UNESPAR/FECILCAM), smendes@coamo.com.br
Valdecir Antonio Oliveira, (UNESPAR/FECILCAM), voliveira@coamo.com.br
Marcelo Marchine Ferreira, (UNESPAR/FECILCAM), mmarchine@gmail.com

 Gerar informações confiáveis e em tempo hábil se constitui em requisito básico para o processo de gestão. Seja qual for a área de atuação, a informação é o insumo que subsidia o processo decisório. A informação precisa ser clara, proveniente de fontes confiáveis e deve atender as necessidades dos gestores, ou seja, deve responder aos anseios e necessidades do processo administrativo.  A Gestão Tributária de uma empresa se constitui em uma tarefa árdua, em razão da diversidade de normativos que necessitam ser observados. Para que empresa obedeça ao que esta normatizado, e ao mesmo tempo possua um eficiente e eficaz sistema de gestão tributária, onde as diversas operações que envolvem aquisição e venda de bens e mercadorias possam ser adequadamente analisadas no que tange a tributação do ICMS, IPI e PIS/COFINS, faz-se necessário a implementação de ferramentas de apoio a Gestão Tributária. O software MAGesT (Módulo de Apoio a Gestão Tributária) se constitui em um mecanismo que busca auxiliar os gestores no processo de análise e acompanhamento da legislação pertinente. Desenvolvido por um método de prototipagem, seu banco de dados possibilita a análise e acompanhamento da legislação tributária no âmbito Federal (IPI, PIS/COFINS) e Estadual (ICMS) de forma mais prática e ágil.

Palavras-chave: Gestão da informação. Gestão tributária. Tecnologia da informação.

 

PERÍCIA CONTÁBIL TRABALHISTA:
UM ESTUDO COM PERITOS DE CAMPO MOURÃO - PR

Aline Noriduki Santos, (UNESPAR/FECILCAM), ni_noriduki@hotmail.com
Jéssica de Oliveira, (UNESPAR/FECILCAM), jessyka_olliveira@hotmail.com
Cristina Hillen, (UNESPAR/FECILCAM), cristina.hillen@gmail.com

 A formação acadêmica do contador proporciona oportunidades no mercado de trabalho, dentre elas a de atuar como Perito Contador. É necessário que o contador busque conhecimentos atualizados e acompanhe os avanços que ocorrem nas diversas esferas sociais e principalmente aquelas ligadas a sua especialização. Dentre as diversas áreas periciais, o Perito Contador pode atuar na Justiça do Trabalho, prestando serviço como Perito Trabalhista, auxiliando na elaboração de laudos de forma a facilitar o julgamento das reclamatórias trabalhistas. Os processos trabalhistas vêm crescendo gradativamente devido à facilidade que as pessoas têm em adquirir informações sobre seus direitos. Diante do exposto formulamos o problema de pesquisa a fim de investigar requisitos quanto aos conhecimentos e habilidades técnico-profissionais, ética e perspectivas de exercício da atividade de Perito junto à Justiça Trabalhista sob a ótica de Peritos Contadores que atuam junto a ela na cidade de Campo Mourão/PR. Para responder ao problema foi realizada pesquisa quantitativa coletando dados através de questionário aplicados aos peritos contadores de Campo Mourão. Através da análise dos resultados identificamos a perspectiva local a partir da percepção dos próprios peritos em relação aos conhecimentos e habilidades técnico-profissionais necessárias para atuação junto à justiça do trabalho de Campo Mourão/PR.

Palavras-chave: Pericia Contábil. Perícia Trabalhista. Conhecimentos em Perícia.

 

USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO COM DUAS INSTITUIÇÕES ESTADUAIS DE ENSINO SUPERIOR

Ana Paula Pinheiro da Silva, (UNESPAR/FECILCAM), anacienciascontabeis@gmail.com
Marcelo Marchine Ferreira, (UNESPAR/FECILCAM), mmarchine@gmail.com

 A pesquisa teve por foco levantar informações sobre uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) por professores dos cursos de Ciências Contábeis de duas instituições estaduais paranaenses de ensino superior. O problema da pesquisa foi: quais TICs estão presentes e como estão sendo aplicadas no ensino de graduação em Ciências Contábeis na FECILCAM e UEM? Delimitou-se a investigação nas duas instituições por tratar-se de projeto vinculado à pesquisa em desenvolvimento junto ao GEPECONT (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Conhecimento e Tecnologias). O objetivo geral foi identificar quais TICs estão presentes e como estão sendo aplicadas no ensino de graduação em Ciências Contábeis na FECILCAM e UEM. Metodologicamente a pesquisa seguiu uma orientação quali-quantitativa. Utilizou-se da estratégia de levantamento e análise documental para sua condução e adotou o questionário a consulta a documentos de fontes primárias como técnicas de coleta de dados. O estudo mostrou que embora seja reconhecido por meio dos professores respondentes a contribuição das TICs no processo de ensino aprendizagem, a maioria deles ainda encontram-se conservadores quanto ao uso das mesmas em sua pratica docente.

Palavras-chave: Educação. Ensino de contabilidade. Tecnologias da informação e Comunicação.

 

PERÍCIA CONTÁBIL/FINANCEIRA APLICADA EM CONTRATOS DE FINANCIAMENTOS DE VEÍCULOS: ANÁLISE DE DOIS CONTRATOS DE FINANCIAMENTO DA EMPRESA J.S TERRAPLANAGEM LTDA

Jenniffer Almeida Santos, (UNESPAR/FECILCAM), jhennyalmeida@gmail.com
Suely Claudino Zarachinski, (UNESPAR/FECILCAM), suely-clau@hotmail.com
Cristina Hillen, (UNESPAR/FECILCAM), cristina.hillen@gmail.com

Políticas de crédito facilitadas favoreceram o consumo, aumentando o numero de contratos de financiamentos de veículos. No entanto, muitas vezes os contratos de financiamentos não consideram o que a legislação pertinente determina. Nesse contexto a Perícia Contábil/Financeira auxilia a tomada de decisão, a partir da análise desses contratos, através da figura do Perito Contador e dos cálculos e laudos periciais decorrentes de seu trabalho revisional nos contratos. Peritos estão qualificados para analisar esses contratos, identificando de forma clara e objetiva se os mesmos estão de acordo com o que a legislação determina. Assim, o objetivo do presente estudo foi realizar cálculos periciais extrajudiciais junto a dois contratos de financiamentos da empresa objeto de estudo, de forma a identificar a opção mais vantajosa em termos de economia financeira. Realizou-se o trabalho com base em pesquisa qualitativa, através de um estudo documental. A coleta de dados foi feita por meio dos contratos, de carnês e das legislações pertinentes. Os dados foram registrados em planilhas do Excel, aonde através de cálculos, com base nas premissas das Tabelas Price e Gauss, chegou-se a diferentes resultados que após confrontação foram analisados. A apresentação dos resultados foi feita por meio de laudo pericial.

Palavras-chave: Pericia Contábil. Perícia financeira. Perícia revisional em financiamentos.

 

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO APLICADO AOS CONSELHOS MUNICIPAIS: UM ESTUDO DAS ORGANIZAÇÕES POPULARES DO MUNICÍPIO DE TERRA BOA-PR

Fagner Gabriel Custodio de Oliveira, (UNESPAR/FECILCAM), fgco.fagner@hotmail.com
Paulo Sergio da Silva, (UNESPAR/FECILCAM), paulocontab_2009@hotmail.com
Telma Ferreira de Oliveira, (UNESPAR/FECILCAM), telmairetama@yahoo.com.br

Atualmente a maximização da transparência no meio público, através da participação popular na elaboração do orçamento, pode se constituir na saída mais viável encontrada pelo órgãos governamentais no que diz respeito a acessibilidade da população as informações em relação ao destino do dinheiro publico, cumprindo assim com a legislação referente ao Orçamento Participativo. Os Conselhos Municipais, sendo organizações populares representantes dos setores da sociedade têm papéis cruciais na elaboração do orçamento, e amparados pela lei possuem este direito. Quando atuantes, os mesmos constituem-se em um canal em que a população pode reivindicar os seus anseios em relação ao uso do dinheiro público, sendo os conselhos municipais uma categoria de entidade significativa neste processo levando-se em conta estes fatores. Através de um questionário aplicado aos lideres dos Conselhos Municipais, a presente pesquisa investigou como ocorreu a participação dos Conselhos Municipais na elaboração do Orçamento público Anual do Município de Terra Boa no ano de 2011, de modo que pode-se delinear se está ocorrendo uma participação efetiva destas organizações populares na elaboração. Em geral a pesquisa demonstra que os conselhos estão atuantes e ainda preparados para esta tarefa, contando com o amparo da prefeitura para que possa ocorrer de forma satisfatória.

Palavras-chave: Orçamento público. Orçamento participativo. Conselhos municipais.