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COMUNICAÇÃO

 

DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL: O CASO COOPERLIRA

João Marcos Borges Avelar, (UNESPAR/FECILCAM), jmavelar@yahoo.com.br

O Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) é um tema amplamente debatido na atualidade. Para colocá-lo em prática, torna-se necessário um conjunto de ações interligadas da sociedade organizada, como a participação dos  diversos agentes sociais, as  universidades, associações de classes, prefeituras municipais e representantes da sociedade civil organizada. A união desses agentes sociais forma a chamada governança local, indispensável para o planejamento e para a fiscalização das ações desenvolvidas numa determinada comunidade onde o DRS está sendo implementado.  No município de Araruna, as ações do DRS compreenderam a constituição e o apoio às atividades da Cooperativa de Costura e Bordados – COOPERLIRA -, uma Cooperativa Popular criada  com o objetivo de gerar empregos e renda na área da Costura Industrial, bem como contribuir para o desenvolvimento social e humano da comunidade envolvida. A metodologia de trabalho consistiu-se na sensibilização e capacitação dos cooperados por meio de reuniões e palestras sobre associativismo e cooperativismo; a escolha da atividade econômica pelo grupo; a formação da equipe DRS; a elaboração do diagnóstico situacional do município e a elaboração do Plano de Negócios para o novo empreendimento. O projeto teve a parceria do Banco do Brasil S/A e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Palavras-chave: Cooperlira. Desenvolvimento. Comunidade.

 

 EMPREENDEDORAS INSERIDAS EM REDES

Marcos Junio Ferreira de Jesus, (UNESPAR/FECILCAM), marcos_junio@hotmail.com

Face ao desafio de construir conhecimento e de estimular uma reflexão mais aprofundada sobre a imersão de empreendedoras em redes sociais, buscou-se elaborar uma pesquisa bibliográfica que contribuísse para ampliar a construção do arcabouço teórico da referida temática. Sabe-se que a imersão de empreendedoras no contexto das redes sociais amplia os horizontes de análise e de compreensão do atual rumo da economia. Neste sentido, a abordagem teórica de fatores culturais e políticos que constroem a sociedade e que geram ou não uma cultura empreendedora é imprescindível e revela-se importante no sentido de influenciar a produção e divulgação de informações sobre pensamento, pesquisa e ações do empreendedorismo. Portanto, visando mostrar que as discussões efetuadas sobre essa problemática, são sustentadas por diferentes enfoques teóricos, a coleta dos dados consistiu no levantamento de informações feito a partir de material coletado em livros, revistas, artigos, e de outras fontes que fazem parte do acervo das bibliotecas virtuais. Quanto aos resultados, pode-se destacar que a visão dos pesquisadores utilizados para a realização dessa pesquisa, transcrita sem alterar a concepção e a análise dos mesmos, possa contribuir para uma melhor compreensão do assunto.

Palavras-chave: Empreendedoras. Imersão social. Redes sociais

 

A IMPORTÂNCIA DO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL (APL) DA SAÚDE DE CAMPO MOURÃO-PR COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO PARA AS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

Josimari de Brito Morigi, (UNESPAR/FECILCAM), josimorigi@gmail.com
Adalberto Dias de Souza, (UNESPAR/FECILCAM), prof.adalberto.fecilcam@gmail.com

 O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa sobre a importância do arranjo produtivo (APL) de Campo Mourão como estratégia de desenvolvimento para as empresas de pequeno porte, vinculada ao Grupo de Pesquisa Economia Internacional e Políticas Regionais. O termo Arranjo Produtivo Local é utilizado para definir uma aglomeração de empresas com a mesma especialização produtiva, que apresenta um grau intensivo de cooperação e interação e que se localiza em um mesmo espaço geográfico. O APL de Campo Mourão é um arranjo produtivo de insumos e equipamentos médicos, odontológicos e hospitalares, criado no ano de 2005 e atualmente é composto por cerca de 30 empresas e instituições de apoio no município, que fabricam mais de 70 produtos e equipamentos direcionados a área da saúde. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica. Os resultados obtidos na investigação levaram a conclusão de que ao participar de um APL as empresas se fortalecem, pois juntas formam um grupo articulado, trabalhando de forma cooperativa e trocando informações entre si, o que possibilita ao conjunto das empresas manter uma rede de contatos, ampliar as possibilidades de encontrar melhores oportunidades de negócios, além de se configurar como uma forma para alcançarem competitividade no mercado.

Palavras-chave: Arranjo Produtivo Local. APL de Campo Mourão. Empresas de Pequeno Porte.

 

CONCEPÇÕES CONTEMPORÂNEAS ACERCA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO: AS INSTÂNCIAS DA ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO E DAS POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS

Adalberto Dias de Souza, (UNESPAR/FECILCAM), prof.adalberto.fecilcam@gmail.com

O objetivo deste estudo teórico é delinear o estado da arte sobre a temática “relações de trabalho”, no tocante as instâncias da organização do processo de trabalho e das políticas de recursos humanos. Para tanto, o texto traz um resgate histórico sobre trabalho e sociedade, enfocando aspectos relacionado a evolução do trabalho humano em sociedade, desde as sociedades primitivas até o trabalho na sociedade industrial. Por fim, trazemos à cena discussões acerca das instâncias das relações de trabalho, enfocando principalmente a instância da organização do processo de trabalho e das políticas de recursos humanos. A contextualização do presente trabalho se dá a partir da discussão de pontos fundamentais para a compreensão do esquema conceitual que sustenta a investigação atual sobre relações de trabalho no ambiente empresarial.

Palavras-chave: Gestão empresarial. Gestão de recursos humanos. Relações de trabalho.

 

A RESPONSABILIDADE CIVIL NA APRESENTAÇÃO ANTECIPADA DO CHEQUE PÓS-DATADO

Neiva Terezinha Freitag, (UNESPAR/FECILCAM), freitagneiva@yahoo.com.br
Adalberto Dias de Souza (OR), (UNESPAR/FECILCAM), prof.adalberto.fecilcam@gmail.com

Este artigo apresenta um estudo acerca da responsabilidade civil, frente a apresentação antecipada do cheque pós-datado. O estudo aborda o conceito de cheque pós-datado, discutindo as diversas vertentes de interpretação existentes sobre o tema, dentro do direito brasileiro. A partir destas premissas o estudo aborda o cheque pós-datado como instrumento de ajuste extra-cambiário, firmado entre as partes interessadas, ou seja, emitente e tomador. Também se aborda no estudo a natureza jurídica do cheque pós-datado onde, ao se evoluir nesta discussão, são feitas também abordagens em profundidade, quanto às naturezas cambiária e contratual do mesmo. O cheque pós-datado ainda é discutido, sobretudo no intuito de se demonstrar maneiras de proteger o emitente, quanto a possível dano causado pelo descumprimento do acordo por parte do tomador do cheque. Por fim, o estudo deságua nas discussões acerca da apresentação antecipada do cheque pós-datado frente a responsabilidade civil, procurando sobretudo, caracterizar a configuração do dano moral e material neste caso.

Palavras-chave: Cheque pré-datado. Cheque pós-datado. Dano moral.

 

CONTRIBUIÇÃO DO GEOMARKETING PARA A ESCOLHA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO COM O PÚBLICO-ALVO

Juliano Domingues da Silva, (FACULDADE MARINGÁ), juliannodomingues@yahoo.com.br
Isabella Tamine Parra Miranda (OR), (FACULDADE MARINGÁ), isamiranda@faculdadesmaringa.br

Esta comunicação apresenta o resultado de artigo elaborado para conclusão de curso de especialização em Comunicação Empresarial da Faculdade Maringá. Tem como objeto a abordagem teórica sobre a contribuição do geomarketing para escolha dos meios de comunicação com o público-alvo. O trabalho é composto de uma revisão teórica sobre o marketing e os meios de comunicação, conceituação do geomarketing e apresentação das ferramentas que podem contribuir para a escolha dos meios de comunicação mais adequados para se comunicar com o público-alvo, a fim de colaborar com as empresas, possibilitando-as fazer um estudo eficaz a respeito de cada segmento de mercado e sua região geográfica, para identificar aonde o produto terá maior penetração, qual a melhor estratégia de relacionamento e para medir o retorno das ações de marketing. Para tanto, utiliza-se bibliografia referente ao tema proposto e dados oficiais disponibilizados por órgãos estatísticos inerentes às informações socioeconômicas da área de estudo.

Palavras-chave: Geomarketing. Meios de Comunicação. Público-alvo.

 

EDUCAÇÃO FINANCEIRA DE SERVIDORES MUNICIPAIS: UM ESTUDO APLICADO À PREFEITURA MUNUCIPAL DE UBIRATÃ - PR

Alini Yara Mendes de Camargo(IC), (UNESPAR/FECILCAM), alini_yara@hotmail.com
Jorge Leandro Delconte Ferreira (OR), (UNESPAR/FECILCAM), jorge.leandro.professor@gmail.com

Este trabalho consiste em uma pesquisa no sentido de verificar se existem diferenças no nível de educação financeira entre servidores dos setores financeiros da Prefeitura Municipal de Ubiratã em comparação com outros setores. Como procedimentos metodológicos desta pesquisa descritiva, foram coletados dados a partir de questionário semi-estruturado onde foram tabulados e analisados por meio de procedimento estatístico. Dentre as conclusões, como principal destaca-se a constatação que não procede a hipótese de que servidores atuantes em setores financeiros, apresentam um nível de educação financeira diverso dos outros, devido relação com o setor em que atuam. Espera-se como resultado que as informações resultantes da pesquisa possam contribuir para o aprofundamento de conhecimento do tema, também proporcionar oportunidade de reflexião e posterior mudança de atitudes dos funcionários investigados, bem como oportunidades para ações de extensão universitária.

Palavras-chave: Educação Financeira. Servidores Públicos. Finanças.

 

ESTUDO DO MERCADO FORMAL DE TRABALHO NO MUNICÍPIO DE BARBOSA FERRAZ-PR

Edinéia Lopes Cruz Souza, (UNIOESTE- PG), edyeconomsista@yahoo.com.br
Renata Cézar Vasques, (UNESPAR/FECILCAM), renatacezarbarreto@gmail.com
Rosangela Maria Pontili, (UNESPAR/FECILCAM), rpontili@yahoo.com.br

O objetivo desse estudo foi o de analisar a estrutura produtiva do município de Barbosa Ferraz – PR, tendo como base os setores de atividade da economia local. Os dados do emprego formal foram disponibilizados pelo banco de dados da Relação Anual de Informações – RAIS, referente aos anos de 2006 a 2010. Tendo isso em vista, fez-se uma análise do perfil dos trabalhadores que compõem o mercado de trabalho desse município. Os resultados mostraram que houve crescimento no número empresas e de empregos. Dos empregos gerados, a maioria destes postos de trabalho correspondiam às atividades da administração pública, comércio, e agricultura. Ressalta-se que o setor da indústria de transformação apresentou crescimento considerável no período. Em relação à renda recebida pelos trabalhadores, esta se manteve baixa em todo o período, uma vez que os setores que mais empregam, exigem pouca qualificação, tal fato, muitas vezes é determinante para que pessoas mais qualificadas migrem para outras regiões em busca de melhores condições de emprego e renda. Diante disso, é necessário para atingir o desenvolvimento local, formulação de políticas públicas de geração de emprego e renda, bem como a permanência das políticas executadas que apresentaram bons resultados.

Palavras-chave: Mercado de trabalho. Barbosa Ferraz. Trabalhadores.

 

SETOR DE SERVIÇOS DE CAMPO MOURÃO: UMA ANÁLISE DINÂMICA, NO PERÍODO 2006 A 2010, A PARTIR DAS CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS DOS TRABALHADORES

Mirian Tomiato Pereira, (UNESPAR/FECILCAM), m_tomiatto@hotmail.com
Janete Leige Lopes, (UNESPAR/FECILCAM), j_llopes@yahoo.com.br

 A economia moderna é formada por um conjunto complexo de atividades econômicas, que formam uma imensa teia de relações na produção de todos os bens e serviços destinados às necessidades que existem na sociedade. Neste conjunto, o setor de serviços aparece com os maiores índices de crescimento e é o setor que mais contribui para a composição do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e paranaense. Por essas razões o objetivo da presente pesquisa foi o de analisar as características socioeconômicas dos trabalhadores inseridos no setor de serviços de Campo Mourão, no período 2006 a 2010. Para se efetuar este estudo o método empregado foi a análise estatística descritiva. A base de dados foi a Relação Anual de Informações Sociais – Rais, respeitando-se a classificação da Comissão Nacional de Atividades Econômicas – Cnae. Os principais resultados apontaram que mesmo na atualidade ainda existem uma discriminação entre gêneros. Também existe uma correlação entre grau de escolaridade e renda. Pode-se concluir, que para um desenvolvimento econômico e social é indispensável o investimento em políticas públicas que possibilitem o investimento na educação da população em geral, políticas que garantam a qualificação profissional e a igualdade entre gêneros, para maior aceitação da mulher no mercado de trabalho.

Palavras-chave: Setor de Serviços. Trabalhadores. Campo Mourão.

 

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA X CONDIÇÕES SÓCIO-ECONÔMICAS DA FAMÍLIA: EXISTE CORRELAÇÃO? UMA ANÁLISE PARA O BRASIL NOS ÚLTIMOS 10 ANOS

Fernanda Cristina Ferro, Fecilcam, fer-crisferro@hotmail.com
Janete Leige Lopes, Fecilcam, j_llopes@yahoo.com.br

A gravidez na adolescência tem gerado discussões sobre sua repercussão na vida social e econômica dos envolvidos. Procurando verificar se a maior incidência do problema está relacionada às condições socioeconômicas em que a adolescente está inserida este estudo fez uso da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do ano 2009, para analisar as garotas com idade entre 10 e 19 anos. Percebeu-se que, do total de mais de 16 milhões de adolescentes, 5,37% declararam terem tido filho, o que corresponde a 902.567 pessoas. Dentre as que já são mães, 52,77% assumiram a condição de esposa na família, enquanto 30,93% são chefes e 11,91% são filhas. Além disso, 63,35% destas jovens mães tem no máximo 8 anos de estudo e 33% tem idade inferior a 18 anos. A maioria das mães adolescentes está concentrada na região Nordeste e 69,39% têm renda familiar per capita de até meio salário mínimo, contra 42,68% daquelas que ainda não são mães. Sugere-se, assim, que as políticas públicas voltadas para a redução da fecundidade na adolescência sejam focadas, preferencialmente, no grupo com as características acima descritas.

Palavras-chave: Gravidez. Adolescência. Renda.

 

CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS DO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO, COM ÊNFASE NA DINÂMICA DOS SETORES DE ATIVIDADE ECONÔMICA: AGROPECUÁRIA, INDUSTRIA E SERVIÇOS

 Janete Leige Lopes,  (UNESPAR/FECILCAM),  j_llopes@yahoo.com.br
Rosangela Maria Pontili, (UNESPAR/FECILCAM), rpontili@yahoo.com.br

 Estudar o crescimento econômico das cidades a partir dos setores econômicos, se constitui questão particularmente importante para as economias regional e urbana, uma vez que, a dinamização de tais setores é condição indispensável para se atingir o desenvolvimento e o fortalecimento de uma economia. Assim, o objetivo desta pesquisa é realizar um levantamento das principais características socioeconômicas do município de Campo Mourão, a partir da dinâmica de suas atividades produtivas observadas nos setores econômicos: agrícola, industrial e terciário. Para tanto, empregou-se a análise estatística descritiva de dados obtidos da RAIS 2010 e do Censo demográfico 2010. De acordo com IPARDES (2011) o setor de serviços contribui com 65,6% do PIB a preços básicos de Campo Mourão, seguido pela indústria com participação de 30,6% do total. O setor terciário é, portanto, aquele que mais absorve mão de obra, gerando 1964 postos de trabalho formais. Serviços juntamente com comércio absorvem 92% da mão de obra com nível de escolaridade superior completo, mas também é o que se destaca com o maior número absolutos de pessoas que recebem menos de 2 salários mínimos, 30% do total de ocupados do Estado. A agropecuária, é o setor com maior emprego de pessoas sem instrução no qual cerca de 63% dos ocupados no setor recebem rendimento médio de até um salário mínimo e meio.

Palavras-chave: Desenvolvimento regional. Setores econômicos. Campo Mourão.

 

IESOLCAM - INCUBADORA UNIVERSITÁRIA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DE CAMPO MOURÃO: CRIADA PARA ATENDER A COMCAM

Sérgio Luiz Maybuk, (UNESPAR/FECILCAM), sergiomaybuk@yahoo.com.br

 O presente trabalho está vinculado ao TIDE do pesquisador. O objetivo principal é demonstrar  os passos desenvolvidos que resultaram na criação de uma incubadora universitária. É um trabalho  que surgiu a partir das experiências positivas do Programa Universidade Sem Fronteiras . Realizou-se as seguintes participações/visitas/contatos: 2ª Conferência de Economia Solidária macrorregional noroeste do Paraná em Maringá-Pr ; apresentação do projeto em forma de mesa redonda no V EPCT ;  participação no III Congresso da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas populares em Porto Alegre-Rs ; participação no II Encontro regional de economia solidária em Maringá-Pr ; realização de parceria com a Fundação TECNOCAMPO  vinculada ao município de Campo Mourão-Pr ; contato com todas as Secretarias de Ação Social da região da COMCAM (demandas sobre economia solidária) ; participação no 29º SEURS – Seminário de Extensão Universitária da Região Sul ;  visita à Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFPR e visita in loco a um empreendimento incubado;  participação do 5º Encontro Paranaense de Economia Solidária (fase regional) em Maringá-Pr . Todos os eventos citados contribuíram para que em 13 de junho de 2012 fosse fundada a IESOLCAM – INCUBADORA UNIVERSITÁRIA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DE CAMPO MOURÃO-PR com 23 sócios fundadores.

Palavras-chave: Incubadora universitária. Economia solidária. Extensão universitária.

 

A DIMENSÃO FISCAL E AMBIENTAL  DO ICMS ECOLÓGICO NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO

 Ricardina Dias, (UNESPAR/FECILCAM),  ricardina_dias@yahoo.com.br

Esta pesquisa investiga o ICMS Ecológico em Campo Mourão, sob os aspectos fiscais e ambientais no período de 2005 a 2010. O procedimento metodológico que a orientou apresenta uma discussão teórico-conceitual sobre Instrumentos Econômicos,  Meio Ambiente e o ICMS Ecológico. Neste estudo de caso recorreu-se à abordagem descritivo-quantitativa do ICMS Ecológico. Os dados foram obtidos em documentos oficiais e fontes secundárias do Instituto Ambiental do Paraná. Os resultados mostram que outros treze Estados brasileiros adotaram o ICMS Ecológico com diferentes critérios: São Paulo (1993), Minas Gerais (1995), Amapá (1996), Rondônia (1996), Rio Grande do Sul (1997), Mato Grosso (2000), Mato Grosso do Sul (2000), Pernambuco (2000), Tocantins (2002), Acre (2004), Rio de Janeiro (2007), Ceará (2008), Piauí (2008). No Paraná, instituido em1991 trata-se de um incentivo fiscal intergovernamental, cujo critério, é compensar municípios que possuem em seus territórios unidades de conservação (UC)  ou mananciais de abastecimento público. Em Campo Mourão, de 2005 a 2010 são 8 UC inscritas, para efeito de créditos do ICMS Ecológico, sendo 3 na área urbana e 5 na rural, totalizando 1038,13 ha, representando 1,37% da área municípal, com repasses  de R$ 165.638,98 em 2005 e R$ 236.164,93 em 2010, com uma variação de  42,6%.

Palavras-chave: Unidades de Conservação. ICMS Ecológic. Campo Mourão.

 

TENDENCIAS E OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO NO  MERCADO DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO

Angélica Patrícia Sommer Meurer, (UNIOESTE-PG), angelicameurer@ibest.com.br
Edinéia Lopes Cruz Souza, (UNIOESTE-PG), edyeconomista@yahoo.com.br

 O objetivo principal deste trabalho é analisar as tendências e oportunidades de investimento no mercado do agronegócio brasileiro. Considerando que o Brasil é um país com vocação para o agronegócio em face de suas características e diversidades, tanto de clima quanto de solo, pretende-se atingir o proposto,  levantando-se quais as características inerentes ao cenário atual do agronegócio no Brasil, identificando quais os produtos dos quais se espera um maior crescimento nos próximos anos, bem como, levantar os principais problemas que entravam um aumento da competitividade deste no Brasil.  A partir  dos dados da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, que fornece dados relacionados à agricultura, a metodologia utilizada na pesquisa, foi baseada no estudo exploratório, bem como da estatística descritiva. Os resultados preliminares evidenciam a importância do agronegócio para a economia brasileira. No entanto, faz-se necessário maior investimento por parte do Governo em alguns setores, para que não se comprometa o desempenho futuro do agronegócio no Brasil.

Palavras-chave: Agronegócio. Brasil. Investimento.

 

AS DIFERENÇAS DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO REGIONAL

Tito Jerónimo Adalberto Alfaro Serrano, (UNESPAR/FECILCAM), talfa5@hotmail.com

 O presente artigo traça a trajetória histórica do pensamento econômico, partindo de matrizes diferentes sobre a temática do crescimento econômico e de questões conexas com o desenvolvimento regional. A discussão sobre as diferenças do crescimento e desenvolvimento econômico parte inicialmente da principal preocupação do economista clássico Adam Smith na sua abordagem sobre as diferenças de crescimento econômico entre as nações. Assim, abordaremos os aspectos teóricos econômicos a partir das ideias já construídas como elementos legítimos para este estudo, e por ser um tema que também vem sendo estudado constantemente por sua expressiva relevância na abordagem das transformações econômicas, políticas, sociais e culturais provenientes do processo global de mudanças. O objetivo geral do trabalho será o de compreender as diferenças que marcam o desenvolvimento e subdesenvolvimento dos países e das regiões, procurando explorar as origens históricas do atraso econômico e da pobreza. O principal argumento para a construção deste trabalho é examinar o estado do desenvolvimento e subdesenvolvimento dos países e das regiões a partir das potencialidades que podem ser vinculadas ao crescimento econômico parcialmente necessário, porém, não suficiente para o desenvolvimento socioeconômico.

Palavras-chave: Crescimento econômico. Desenvolvimento. Subdesenvolvimento.

 

APROVEITAMENTO DAS VANTAGENS OFERECIDAS PELO MERCOSUL PARA AS EXPORTAÇÕES DA MESORREGIÃO CENTRO-SUL PARANAENSE: 2000-2009

Valdemir Pereira dos Santos de Oliveira (IC), (UNESPAR/FECILCAM), waldemirr_pdossantos@hotmail.com
Tatiana Diair Lourenzi Franco Rosa (OR), (UNESPAR/FECILCAM), tatianalourenzi@gmail.com
Luciana Aparecida Bastos (CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM), singerlu@gmail.com

 O bloco econômico MERCOSUL, constituído no ano de 1991, possibilitou a criação de algumas vantagens aos países que o compõe, como: a eliminação das barreiras tarifárias, estabilização econômica, maior abertura das economias, entre outras. Diante disso, e dada a proximidade geográfica do estado do Paraná com países que pertencem ao bloco, o objetivo desse trabalho consistiu em verificar se a Mesorregião Centro-Sul paranaense, que engloba 29 municípios separados em três microrregiões (Pitanga, Guarapuava e Palmas), aproveita as vantagens oferecidas pelo Mercosul. Esse projeto tem como base metodológica uma pesquisa descritiva qualitativa, e para tal, foi analisado o volume de exportações dos municípios da mesorregião, no período de 2000 a 2009, bem como o destino das mesmas, utilizando-se a base de dados fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior. Pôde observar que a microrregião mais representativa em termos de volume exportado foi a de Guarapuava, representando, em média, 54,50% do total exportado pela Mesorregião Centro-Sul, no período analisado, seguida da microrregião de Palmas, com participação média de 45,68%. No que diz respeito ao destino das exportações da mesorregião, observou-se que nenhum dos municípios, com valores representativos de exportações, apresentou o Mercosul como um destino importante das suas vendas externas.

Palavras-chave: Exportações. MERCOSUL. Mesorregião Centro-Sul.

 

ASSOCIATIVISMO E VERTICALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO: ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICO/FINANCEIRA PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA INDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO DE POUPA DE FRUTAS NA COAPROCOR EM CORUMBATAÍ DO SUL – PR

Rodrigo Rubio Sangaleti(IC), (UNESPAR/FECILCAM), rodrigosangaleti@hotmail.com
João Carlos Leonello (OR), (UNESPAR/FECILCAM), jleonello@uol.com.brl
Andrea Machado Groff (CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM), Andrea_groff@hotmail.com

O modelo de desenvolvimento da agricultura brasileira, desde o final dos anos 1990, tem possibilitado debates crescentes em torno do processo histórico de modernização, que apesar de sua evolução crescente não foi capaz de impulsionar o desenvolvimento da agricultura familiar. A homogeneização do padrão tecnológico que vem caracterizando o modelo da grande agroindústria cria, crescentemente, fortes barreiras à entrada e a inserção ao mercado da maioria dos agricultores familiares. Em contraposição a esse modelo, iniciativa de verticalização da produção via Cooperativas da Agricultura Familiar, como é o caso da Coaprocor em Corumbataí do Sul – PR tem possibilitado o fortalecimento da agricultura familiar.O presente artigo utiliza-se da ferramenta de elaboração e análise de projeto, como estratégia de gerenciamento para analisar a consistência e rentabilidade de um projeto de investimento.  Baseia-se numa coleta de dados preliminares da produção de maracujá azedo no ano de 2011, possibilitando avaliar os  impactos da verticalização da produção com a implantação de uma agroindústria de processamento de sucos de frutas. Fará uso primeiramente do referencial bibliográfico e posteriormente o uso do método dedutivo onde as atividades a serem desempenhadas serão obtidas através de pesquisas bibliográficas, analisando e interpretando dados primários e secundários, qualitativa e quantitativamente.

Palavras-chave: Agricultura Familiar. Verticalização da Produção. Projeto de Viabilidade Econômica.

 

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PESSOAL APLICADA À SOCIEDADE COMO CONTRIBUIÇÃO NA QUALIDADE DE VIDA

Paulo Roberto Santana Borges, (UNESPAR/FECILCAM), paulorsb@yahoo.com.br

O presente artigo tem por objetivo levar conhecimentos relacionados à educação financeira à sociedade, para que esta possa se organizar quanto à utilização do orçamento financeiro, e que essa prática possibilite tranquilidade financeira capaz de culminar com a qualidade de vida dos indivíduos. Os temas: consumo e administração financeira pessoal abordam a relação dos indivíduos com a aquisição de produtos e serviços. O trabalho justifica-se, além do compromisso com o TIDE, pelo interesse em apurar se os conhecimentos aprendidos com a educação financeira pessoal são suficientes para que os indivíduos se tornem mais conscientes nas decisões financeiras e se isso se transforma em ferramenta capaz de resistir pressões de consumo. O método científico adotado para desenvolver a pesquisa é composto por pesquisas de obras, dissertações e teses, palestras e cursos aos participantes, aplicação de questionários e trabalhos em grupo com a aplicação de planilha financeira utilizada no tratamento dado ao orçamento doméstico pessoal com reflexos nas finanças pessoais. Os resultados mostram que a educação financeira é fundamental na gestão das finanças pessoais, principalmente o acompanhamento e o controle do planejamento financeiro. Recomenda-se a continuidade desse projeto devido à importância para o equilíbrio financeiro econômico das pessoas.

Palavras-chave: Educação Financeira. Orçamento. Planilha financeira.

 

INTEGRAÇÃO REGIONAL E CONVÊNIOS DE COOPERAÇÃO TÉCNICA NO MERCOSUL

Salomão Jorge Prudente, (UNESPAR/FECILCAM), Salomaojp10@hotmail.com
Paulo Roberto Santana Borges, (UNESPAR/FECILCAM), paulorsb@yahoo.com.br
Luciana Aparecida Bastos, (UNESPAR/FECILCAM), singerlu@gmail.com 

A proposta contida nesse trabalho está no estudo sobre a Integração Regional e Convênios de Cooperação Técnica no MERCOSUL, para análise dos preceitos relacionados à condução do bloco econômico objeto desse trabalho. A pesquisa tem como objetivo mostrar como esta evoluindo o desenvolvimento no processo de cooperação e integração no MERCOSUL destacando fatores relevantes sobre como anda as negociações comerciais do bloco nas ultimas duas décadas, e os aspectos das políticas publicas que dizem respeito à abertura comercial, onde serão abordadas, na visão acadêmica, as vantagens da integração internacional para o comercio dentro e fora do bloco. Para execução do projeto serão utilizados materiais bibliográficos, fontes de dados de Institutos Oficiais, revistas e outras informações inerentes ao assunto, onde será criada uma pesquisa cientifica baseada em dados estatísticos, em pesquisas, artigos e em matérias publicadas. Para demonstrar o artigo utilizarei métodos dedutivos e empíricos assim como o senso comum, utilizando dados governamentais de fontes seguras para obter uma pesquisa fidedigna, além de levantamento bibliográfico, utilizando dados oriundos das fontes oficiais para a montagem de tabelas.

Palavras–chave: MERCOSUL. Integração. Cooperação.

 

AVALIAÇÃO CONTIGENTE DA DEMANDA TURÍSTICA DO PARQUE DO INGÁ, MARINGÁ – PR

Francinsco Carlos Bocato Jr, (UNESPAR-FECILCAM), vermelhored@hotmail.com

O objetivo deste trabalho é caracterizar a demanda turística do Parque do Ingá utilizando o Método de Avaliação Contingente (MAC). Esta metodologia consiste na aplicação de surveys compostos de variáveis quali-quantitativas sócio-econômicas e atitudinais para estimar parâmetros econométricos, tal como a Disposição a Pagar (DAP) dos usuários e visitantes do parque. O MAC tem sido utilizado na literatura para a valoração de bens públicos, que por não possuírem preço de mercado, são estimados através de mercados hipotéticos. A relevância da proposta é pautada no fato de os centros urbanos estarem sofrendo perdas significativas de áreas verdes, tornando-as escassas para o lazer e ao bem estar das populações. O Parque do Ingá proporciona muitas funções que, direta ou indiretamente contribuem para a promoção do bem-estar humano. Nesse sentido, este ativo natural possui valor de uso direto devido ao seu potencial recreativo. Mas, conciliar necessidades da população com a conservação ambiental desses espaços, em especial os de caráter público, é um desafio para os gestores em face à crescente urbanização das cidades e às diferenças sócio-econômicas que contribuem significativamente para o aumento da pressão antropogênica que compete com os locais destinados a este fim.

Palavras-chave: Turismo. Meio Ambiente. Demanda Turística.

 

GESTÃO DE POUSADA RURAL

Karina Daniel Pedrolo, (UNESPAR/FECILCAM), karinapedrolo@hotmail.com
Larissa de Mattos Aves, (UNESPAR/FECILCAM), larissamattosalves@hotmail.com

Este trabalho tem por objetivo analisar as orientações e estímulos disponíveis aos empreendedores rurais no Ministério do Turismo (MTUR) e na Secretaria de Estado do Turismo no Paraná (SETU). Para tanto, será feita análise documental abrangendo o Plano Nacional de Turismo 2007-2010, Turismo Rural: Orientações Básicas, Diretrizes para o Desenvolvimento do Turismo Rural, o Plano de Desenvolvimento do Turismo do Paraná 2008-2011 e o Programa de Turismo Rural do Paraná. A relevância deste estudo pauta-se na verificação de incremento no estímulo à criação e estruturação de novos produtos turísticos, e à diversificação dos produtos regionais com o Programa de Regionalização do Turismo (2003), buscando ampliar a oferta. Apesar de existir fomento para a criação de novos produtos turísticos, ainda são raras as orientações práticas aos interessados nesse setor. Neste sentido, também serão realizadas entrevistas com proprietários de Pousadas Rurais da Região da COMCAM a fim de identificar quais orientações acessadas acerca dos programas supra citados.  Com isso, espera-se mapear as principais dificuldades encontradas pelos empreendedores para fomentar e desenvolver atividades de turismo rural na região.

Palavras-chave: Turismo Rural. Políticas Públicas. Incentivos Governamentais.

 

ESTUDO DE DEMANDA DA FESTA NACIONAL DO CARNEIRO NO BURACO: APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE RESULTADOS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE EVENTOS GASTRONÔMICOS

Annamaria Artigas, (UNESPAR/FECILCAM), anna_artigas@ig.com.br

A presente pesquisa objetiva apresentar a análise dos resultados obtidos através do estudo da demanda turística da Festa do Carneiro no Buraco, que acontece anualmente em Campo Mourão/PR, a coleta sistematizada de dados que possibilitam conhecer o perfil do público e sua percepção sobre o evento é realizada pelos acadêmicos e professores do Curso de Turismo e Meio Ambiente da FECILCAM, com aplicação de questionários desde o ano de 2000.  Esses dados permitem estabelecer um comparativo da evolução do evento com a percepção dos visitantes, traçando um paralelo entre a satisfação do público e as melhorias necessárias para a realização de um evento gastronômico. Estas informações são amplamente utilizadas no processo de planejamento turístico, o profissional de turismo utiliza-as para estabelecer objetivos e metas que melhorem a qualidade de seu produto. Atualmente 19 dos 25 municípios que compõem a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão – Comcam –, realizam anualmente eventos gastronômicos. Destaca-se a necessidade de realizar estudos com o objetivo de analisar o processo de planejamento e propor melhorias na execução dessas atividades, buscando o equilíbrio entre a infra-estrutura existente e a quantidade de visitantes que podem ser atendidos de maneira satisfatória.

Palavras-chave: Demanda Turística. Planejamento. Evento Gastronômico.

 

AVALIAÇÃO CONTINGENTE DA DEMANDA TURÍSTICA DO PARQUE ESTADUAL LAGO AZUL, CAMPO MOURÃO/LUIZIANIA - PR

Ana Paula Lemes, (UNESPAR /FECILCAM), analemess_@hotmail.com

O objetivo deste estudo é apontar demonstrações de valoração do Parque Estadual Lago Azul (PELA). Para alcançar tal resultado será utilizada a metodologia de avaliação contingente (MAC), que tem como finalidade apresentar o quanto os visitantes que frequentam o parque estão dispostos a pagar (DAP) para que o mesmo mantenha suas funções, em duas correntes. A primeira espontânea e a outra induzida, sugerindo investimentos em melhorias de infra-estrutura básica e turística. Para tanto, utilizar-se-á como base, estudos que empregaram esta metodologia em outras áreas verdes publicas no Brasil. Em suma, este trabalho busca determinar o valor econômico, de uso do Parque, o qual pode ser buscado por meio da percepção dos seus visitantes.

Palavras-chave: Unidades de Conservação. Valoração ambiental (contingente). Parque Estadual Lago Azul.

 

EVENTOS ESPORTIVOS: A INFLUÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA NA ORGANIZAÇÃO DE DESTINOS TURÍSTICOS

Samara Moreschi Soffa, (UNESPAR/FECILCAM), samarasoffa2009@hotmail.com
Larissa de Mattos Alves, (UNESPAR/FECILCAM), larissamattosalves@hotmail.com

 Este trabalho pretende identificar a influência das ações governamentais na captação dos investimentos realizados pelos municípios para dar suporte aos eventos esportivos, como também identificar se os investimentos são oriundos dos esportes ou turismo. Especificamente, esta pesquisa tem como objetivo investigar a influência dos Ministérios e Secretarias de Estado dos Esportes e do Turismo na organização de destinos turísticos interessados na organização de eventos esportivos. Enquanto estudo de caso será observada a captação do evento JOJUP’S 2011 realizado pelo município de Campo Mourão- PR. Para tanto, será realizada uma pesquisa documental nas esferas nacional e estadual. Na primeira, será avaliado os Planos Nacionais do Turismo e do Esporte no ano de 2007-2010. Enquanto que, na segunda, o Plano de Desenvolvimento do Turismo e do Esporte do Paraná 2008-2011. No estudo de caso, a esfera municipal também será considerada por meio de entrevista ser realizada com a Secretaria do Esporte da cidade de Campo Mourão, com o intuito de mapear as ações do poder público municipal na realização deste evento. Dessa forma, será possível identificar se os investimentos foram aplicados adequadamente e suficientemente, bem como quais foram as fontes e suportes para organização do evento em questão.

Palavras-chave: Eventos Esportivos. Poder Público. Captação de Eventos Esportivos.

 

OS BENEFÍCIOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA AS ORGANIZAÇÕES

Vanderlei Aparecido da Silva (PG)

Com o advento da globalização, a crescente concorrência e o mercado consumidor com acesso amplo a informação, conquistando assim o poder, faz-se necessário às organizações uma busca incessante por um diferencial nesse mercado competitivo. E considerando que as organizações atendem um publico consumidor em constante crescimento, faz-se necessários aos gestores atentarem-se para um detalhe que é o planeta terra é finito, e a preservação desses recursos é primordial para sua existência. E nesse contexto a adoção de políticas de desenvolvimento sustentável em suas ações cotidianas torna-se uma poderosa ferramenta de marketing, trazendo para a organização uma imagem positiva perante seu público consumidor e também possibilita a aprovação de seus colaboradores, bem como o comprometimento da equipe em prol desse objetivo em comum, de modo que o desenvolvimento sustentável passe a fazer parte da cultura organizacional. Portanto é necessário analisar o desenvolvimento sustentável baseado em três dimensões , também definidas com o tripé da sustentabilidade, que são subdivididas em ambiental, social e financeira. A dimensão ambiental é que traz à tona a reflexão para os cuidados com o meio ambiente, considerando o cuidado com o planeta como quesito principal para o inicio da criação da cultura organizacional voltada para a sustentabilidade. A dimensão social visa a dignidade humana, onde se busca o comprometimento dos colaboradores e do publico consumidor, bem como um maior envolvimento com a comunidade, preservando os direitos humanos, e adotando uma postura de ética e transparência em todas as suas ações. E a dimensão financeira onde as organizações buscam a razão de existir que é o resultado econômico, atendendo aos anseios dos acionistas e mantendo-se competitiva.

Palavras chave: Desenvolvimento sustentável. Organizações. Benefícios.