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PAINEL

 

IMERSÃO DE EMPREENDEDORAS EM REDES SOCIAIS

Lucas Carollo Canali (IC, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), lccanali@hotmail.com
Marcos Junio Ferreira de Jesus (OR), (UNESPAR/FECILCAM), marcos_junio@hotmail.com

A imersão de empreendedoras no contexto das redes sociais amplia os horizontes de análise e de compreensão de que o atual rumo da economia induziu ao surgimento de novas formas de conduzir os negócios, pois, por meio da organização em redes, os pequenos negócios ou empresas podem contar com novos recursos que impulsionam a lógica do crescimento, exigindo nova forma de gestão, como é o caso das redes sociais. Nessa direção, o objetivo desta investigação será identificar os efeitos da imersão das empreendedoras em redes e compreender como ocorre essa imersão. A metodologia utilizada será o estudo exploratório e qualitativo, realizado na cidade de Campo Mourão, no Paraná, em julho de 2012 a junho 2013 sendo a coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental. Os resultados serão obtidos a partir da análise de conteúdo das narrativas e da análise documental, em seguida os resultados são retratados em capítulo específico e divulgados no meio acadêmico por meio de artigo científico.

Palavras-chave: Empreendedoras. Imersão social. Redes sociais.

 

IMPLICAÇÕES DO PROCESSO DE EMANCIPAÇÕES POLÍTICO-ADMINISTRATIVAS, EM MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO CENTRO-OCIDENTAL DO ESTADO DO PARANÁ

Isabel Ferreira de Souza (IC), (UNESPAR/FECILCAM), angel.fsbel@gmail.com
Adalberto Dias de Souza (OR), (UNESPAR/FECILCAM), prof.adalberto.fecilcam@gmail.com

Esta pesquisa visa identificar e analisar os efeitos das emancipações político-administrativas, em municípios da Mesorregião Centro-ocidental do Paraná, no tocante a aspectos relacionados à criação de novos espaços sociais e políticos para os cidadãos, abrangendo os municípios de Farol, Luiziana, Quarto Centenário e Rancho Alegre D´Oeste, da Mesorregião Centro-Ocidental do Estado do Paraná, no período de 1988 a 2012, no que tange aos aspectos relacionados a volume do PIB (Produto Interno Bruto), arrecadação municipal, infra-estrutura viária urbana e rural, saneamento básico, saúde, educação e geração de emprego e renda aos cidadãos, bem como, investigar quais. A relevância e originalidade desta pesquisa, esta no fato de que a mesma apresenta os municípios da região Noroeste do Paraná, que passaram pelo processo de emancipação político-administrativa, no período compreendido entre 1988 e 2012, bem como, por discutir os efeitos de tal processo na vida dos cidadãos que residem nestes municípios, sob a ótica dos cidadãos e do gestor público. Os resultados pretendem apresentar o estado atual dos municípios estudados, quanto aos aspectos acima mencionados, investigar e analisar as implicações do processo de emancipação político-administrativa, na vida do cidadão comum residente em tais municípios e apresentar perspectivas para tal situação.

Palavras-chave: Municípios – Brasil. Paraná. Emancipação Político-Administrativa.

 

METODOLOGIAS UTILIZADAS PELAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DE CAMPO MOURÃO PARA ATRAIR E RETER BONS PROFISSIONAIS

Rodrigo Rizzardi Fiorese (IC, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), rodrigo.fiorese@hotmail.com
Adalberto Dias de Souza (OR), (UNESPAR/FECILCAM), prof.adalberto.fecilcam@gmail.com

Este estudo tem como objetivo desvelar as metodologias e os processos estratégicos que pequenas e médias empresas de Campo Mourão utilizam para compor seu quadro com profissionais qualificados e motivados. Para tanto, buscará utilizar-se como trajetória metodológica visitas a empresas e entrevistas com gestores e profissionais que se destacam nas mesmas. A importância desta pesquisa se dá pelo fato da dificuldade de se encontrar pessoas qualificadas disponíveis no mercado de trabalho e pela inadequação da maioria das empresas em relação ao setor de recursos humanos.  Os dados coletados serão fundamentais para identificação e análise do fenômeno que será investigado, indicando desta maneira as falhas e potencialidades existentes nas metodologias. A pesquisa irá envolver vários assuntos administrativos, entre eles políticas de recursos humanos, planejamento, recrutamento, seleção e integração de pessoas.

Palavras-chave: Administração. Gestão empresarial. Administração de recursos humanos.

 

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS USINAS SUCROALCOOLEIRAS DO PARANÁ

Aline Viviane Lima Lansa (IC), (UNESPAR/FECILCAM), aline_lansa@hotmail.com
Roselis N. Mazzuchetti(OR), (/UNESPAR/FECILCAM), profbibi@hotmail.com

A proposta deste projeto consiste na analise do planejamento estratégico nas exportações nas usinas sucroalcooleiras do Paraná. Identificando fatores que compõem o processo produtivo da cana-de-açúcar com a finalidade de compreender quais são decisivos e quais determinam a produção final e exportação. Isto porque com a globalização e os avanços tecnológicos a competitividade no mercado cresce e exige que as organizações inseridas no mesmo se tornem cada vez mais eficiente e eficaz o que conduz aos gestores das usinas a formularem um planejamento estratégico que culmine em seu desenvolvimento no âmbito da produção nacional e das exportações. Para tanto primeiramente realizar-se-á uma pesquisa por meio do método exploratório com embasamento teórico para fundamentar conceitos e ideias acerca do tema. Após, será realizada pesquisa com usinas buscando coletando informações sobre o planejamento estratégico. Espera-se identificar e compreender e traçar um perfil do setor em questão.

Palavras-chave: Planejamento estratégico. Exportação. Cana-de-açúcar.

 

ENGENHARIA DE SOFTWARE EDUCACIONAL: UMA PROPOSTA DE MODELO DE PROCESSO

Rodrigo de Assis Ramos, (IFMS), rodrigoramos_dpvat@hotmail.com
Juliana Baptista, (IFMS), ju.baptista@hotmail.com
Claudio Zarate Sanavria, (IFMS), claudio.sanavria@ifms.edu.br

A presente pesquisa consiste em propor um modelo de desenvolvimento de softwares voltados para apoio no processo de ensino e aprendizagem, considerando em suas etapas as contribuições de pesquisas relacionadas às áreas de Engenharia de Software e Educação. Seguindo uma abordagem qualitativa de natureza exploratória, a pesquisa prevê um levantamento bibliográfico prévio, identificando trabalhos relacionados, assim como uma sistematização dos aspectos técnicos e dos pressupostos e especificidades do desenvolvimento de softwares educacionais. Tal levantamento subsidiará a elaboração do instrumento. Os primeiros levantamentos denotam que o desenvolvimento de softwares é uma atividade complexa com atividades interligadas e interdependentes e a proposta de um novo modelo é uma tarefa que requer uma análise profunda do contexto. O desenvolvimento de uma aplicação com fins educacionais requer uma forte articulação entre professores e profissionais da computação, afim de que os docentes compreendam o processo de construção de um software e os desenvolvedores contemplem efetivamente os objetivos educacionais no produto que desenvolvem. Espera-se com os resultados uma contribuição substancial para a área de desenvolvimento de softwares educacionais, aperfeiçoando o que efetivamente já funciona nas áreas contempladas por este projeto.

Palavras-chave: Engenharia de Software. Tecnologia Educacional. Modelo de Processo.

 

REDES GEOGRÁFICAS PRESENTES NA REDE URBANA DA MESORREGIÃO CENTRO OCIDENTAL DO PARANÁ

Jheneyson Denis Oliveira Sandes (IC), (UNESPAR/FECILCAM), jheneyson@hotmail.com
Adalberto Dias de Souza (OR), (UNESPAR/FECILCAM), prof.adalberto.fecilcam@gmail.com

Esta pesquisa tem por objetivo identificar e caracterizar os fluxos das redes presentes na Mesorregião Centro-Ocidental do Estado do Paraná, polarizadas pelas microrregiões de Campo Mourão e Goioerê, bem como, identificar os efeitos de tais redes ao processo de desenvolvimento nos municípios de Luiziana, Farol, Rancho Alegre D´Oeste e Quarto Centenário, no tocante a qualidade de vida dos cidadãos nos referidos municípios, no que tange aos aspectos relacionados a volume do PIB (Produto Interno Bruto), arrecadação municipal, infra-estrutura viária urbana e rural, saneamento básico, segurança, saúde, educação e geração de emprego e renda aos cidadãos. O estudo pretende ainda apresentar a rede sócio-política existente na Mesorregião. A relevância e originalidade desta pesquisa, esta no fato de que a mesma apresenta os municípios da Mesorregião Centro-Ocidental do Estado do Paraná, que passaram pelo processo de emancipação político-administrativa, no período compreendido entre 1988 e 2012, bem como, por discutir os efeitos de tal processo na vida dos cidadãos que residem nestes municípios, sob a ótica dos cidadãos e do gestor público. Os resultados pretendem apresentar o estado atual dos municípios estudados, quanto aos aspectos acima mencionados, bem como, mapear as redes existentes.

Palavras-chave: Mesorregião Noroeste do Paraná. Emancipação Político-Administrativa. Redes e Redes de Cidades.

 

EMANCIPAÇÕES POLÍTICO-ADMINISTRATIVAS, EM MUNICÍPIOS DAS MICRORREGIÕES DE CAMPO MOURÃO E GOIOERÊ, DO ESTADO DO PARANÁ

Lucas Augusto da Luz (IC-EM, CNPq), (UNESPAR/FECILCAM), Prof.adalberto.fecilcam@gmail.com
Adalberto Dias de Souza (OR), (UNESPAR/FECILCAM), prof.adalberto.fecilcam@gmail.com

 Esta pesquisa tem por objetivo, identificar e analisar os efeitos das emancipações político-administrativas, ao processo de desenvolvimento em Municípios (Luiziana, Farol, Rancho Alegre D´Oeste e Quarto Centenário) das Microrregiões de Campo Mourão e Goioerê do Estado do Paraná, no período de 1988 a 2012, no tocante a qualidade de vida dos cidadãos nos referidos municípios, no que tange aos aspectos relacionados a volume do PIB (Produto Interno Bruto), arrecadação municipal, infra-estrutura viária urbana e rural, saneamento básico, saúde, educação e geração de emprego e renda aos cidadãos. Os resultados pretendem apresentar o estado atual dos municípios estudados, quanto aos aspectos acima mencionados, investigar e analisar as implicações do processo de emancipação político-administrativa, na vida do cidadão comum residente em tais municípios, bem como, apresentar perspectivas para tal situação.

Palavras-chave: Municípios. Desenvolvimento. Emancipação Político-Administrativa.

 

O AÇÚCAR BRASILEIRO: VARIÁVEIS ENVOLVIDAS NA DECISÃO PARA PRODUÇÃO E EXPORTAÇÃO

Luciana Cristina Quirino dos Santos (IC), (UNESPAR/FECILCAM), lu11_stos@hotmail.com
Roselis N. Mazzuchetti (OR), (UNESPAR/FECILCAM), profbibi@hotmail.com

A importância econômica do cultivo da cana-de-açúcar no Brasil suscitou-se desde o período colonial até os dias atuais, fazendo do Brasil o maior produtor de açúcar do mundo. Este projeto surge com o objetivo de identificar os determinantes das variáveis que norteiam o processo de exportação da cana-de-açúcar do Brasil, bem como delinear as características inerentes aos parceiros comerciais deste processo, para isso será realizado inicialmente uma revisão da literatura para identificação dos parceiros, ou seja, importadores do Brasil para em seguida, possivelmente, empregar o modelo gravitacional com o objetivo de tratar os dados coletados além de analisar e identificar determinantes que afetam o processo de exportação do açúcar brasileiro.

Palavras-chave: Exportação. Produção. Açúcar.

 

IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS  NOS DIVERSOS ELOS DA PRODUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DA CANA-DE-ACÚCAR NO ESTADO DO PARANÁ

Ana Paula Timóteo Braguetto (ICJ, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), paulinhatbragueto@hotmail.com
Roselis N. Mazzuchetti (OR), (UNESPAR/FECILCAM), profbibi@hotmail.com

O Brasil é o único país do mundo que domina todos os estágios e tecnologias de produção da cana de açúcar. A cadeia da cana-de-açúcar é representada por um conjunto extenso e articulado de elos que vão desde a sua produção agrícola até a colocação dos principais produtos no mercado - açúcar e etanol, apresentando uma série de oportunidades de negócios em diversas atividades produtivas. A produção está presente nas diversas regiões do país, sendo o Estado do Paraná o segundo maior produtor. Este estudo pretendeu identificar possíveis oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas nos elos da cadeia da cana-de-açúcar. Para tanto, aplicou-se um questionário para as usinas do Estado do Paraná, buscando captar informações sobre sua produção principal, seus subprodutos, seus fornecedores, acreditando que as usinas estão diretamente ligadas à produção agrícola e comercialização da cana-de-açúcar. Foram utilizados dados secundários existentes na área, pressupondo-se que a partir da análise do conjunto da cadeia de produção, podem ser identificadas oportunidades de futuro por meio dos elos mais frágeis. O resultado consistiu em apresentar as atividades que são mais viáveis e as lacunas da atividade que fornecem espaços paras as micro e pequenas empresas.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Cana de açúcar. Micro e pequenas empresas.

 

GRUPO DE PREVENÇÃO DE PERDAS: AMPLIANDO A EFICIÊNCIA DAS OPERAÇÕES NO SETOR SUPERMERCADISTA

Bruno Rafael Marioti (IC), (UNESPAR/FECILCAM), brunomarioti@hotmail.com
Roselis N. Mazzuchetti(OR), (UNESPAR/FECILCAM), profbibi@hotmail.com

 Este projeto tem como objetivo verificar as perdas de produtos no setor hortifrutigranjeiros de um supermercado, a fim de realizar uma comparação em outro estabelecimento, em termos quantitativos e financeiros. No setor supermercadista o problema perdas, é de grande relevância, pois representa números significativos e também uma falha no desempenho das operações. No Brasil a busca por soluções para essa problemática ainda são poucas, sendo a mais conhecida o GPP (Grupo de Prevenção de Perdas), que analisa as perdas por meio de registros e brainstorming. A pesquisa realizar-se-á utilizando-se o método exploratório, buscando com embasamento teórico, desenvolver e esclarecer dados relativos às perdas. A obtenção dos dados primários se dará por meio da análise dos registros de perdas entre pelo menos dois supermercados. Os dados secundários serão obtidos por meio de pesquisas bibliográficas em livros, internet e artigos, procurando traçar um perfil das perdas no setor supermercadista e suas soluções em âmbito nacional. Observa-se a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre o tema, além de buscar, e se possível propor soluções às empresas estudadas, para que venham melhorar seus resultados financeiros, logo sua eficiência e eficácia organizacional assegurando a sobrevivência no mercado competitivo e o crescimento de suas bases.

Palavras-chaves: Setor Supermercadista. Perdas. Grupos de Prevenção de Perdas.

 

EDUCAÇÃO FINANCEIRA E ESTUDANTES: ESTUDO DE CASO EM ALUNOS DE SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Joycimara Regina Souza (ICJ, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), joyce.loira17@hotmail.com
Jorge Leandro Delconte Ferreira (OR), (UNESPAR/FECILCAM), jorge.leandro.professor@gmail.com

 A Educação Financeira consiste na habilidade do indivíduo fazer escolhas corretas ao administrar suas finanças durante toda a vida (PINHEIRO, 2011). Em outras palavras, é por meio da Educação Financeira que as pessoas determinam suas possibilidades de maximizar o bem estar possibilitado pelo dinheiro e bens. Basicamente, são dois os desafios financeiros das pessoas: as possibilidades de consumo, sendo que a pessoa pode consumir hoje ou pode poupar e consumir no futuro; e os custos financeiros provenientes de más decisões de consumo. Neste estudo, fizemos uma investigação da Educação Financeira de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, do Colégio 14 de Dezembro, procurando verificar o grau de Educação Financeira apresentado pelos alunos investigados. Realizamos análise de dois aspectos da Educação Financeira: o nível de conhecimento sobre finanças em geral e o nível de aplicação desses conhecimentos. Mesmo para pessoas jovens, a educação financeira é importante e necessária. Isso porque, embora as pessoas com idade inferior à mínima necessária para entrar no mercado não tenham renda, elas consomem produtos e serviços. Assim, a Educação Financeira pode proporcionar condições de ampliar o consumo consciente, reduzindo, segundo SOUZA e TORRALVO (2011), o déficit orçamentário pessoal e a baixa cultura de poupança.

Palavras-chave: Educação Financeira. Ensino Fundamental. Orçamento Familiar

 

EDUCAÇÃO FINANCEIRA E ESTUDANTES: ESTUDO DE CASO EM ALUNOS DA ÁREA URBANA DE SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

João Paulo Fernandes, (ICJr, FUNDAÇÃO ARAUCÁIA), (UNESPAR/FECILCAM), jp--fernandes@hotmail.com
Jorge Leandro Delconte Ferreira, (OR), (UNESPAR/FECILCAM), jorge.leandro.professor@gmail.com

 No dia-a-dia, a maioria das pessoas executa atividades que, direta ou indiretamente, envolvem decisões financeiras. A Educação Financeira pode ser entendida como um conjunto de conhecimentos que permitem tomar as decisões mais acertadas, no momento em que as situações cotidianas demandam das pessoas uma escolha (seja ela a de abrir uma conta bancária, fazer um financiamento, ou simplesmente fazer compras no supermercado). O projeto do qual estou fazendo parte, no programa de Iniciação Científica Júnior da Fecilcam, está ligado à Educação Financeira. O foco da minha pesquisa foi investigar características do relacionamento com o dinheiro, por parte dos alunos concluíntes do Ensino Fundamental, no turno da manhã, no Colégio 14 de Dezembro, de Peabiru. Baseado em procedimentos estatísticos, calculamos uma amostra aleatória representativa do público estudado, e aplicamos questionários que investigaram, além de dados sócio-econômicos, também aspectos relacionados ao conhecimento de finanças e à aplicação desse conhecimento em situações do dia-a-dia. A partir dessa coleta de dados, foi possível analisar informações relacionadas a esse público, compreendendo melhor como tais alunos tomam suas decisões financeiras, bem como percebendo oportunidades de aumentar o conhecimento de finanças nesse público alvo.

Palavras-chave: Educação Financeira. Ensino Fundamental. Orçamento Familiar.

 

ANÁLISE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM ALUNOS DO MEIO RURAL CONCLUÍNTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

 Lucas Nicolau (ICJ, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), lucas_corinthias82@hotmail.com
Jorge Leandro Delconte Ferreira (OR), (UNESPAR/FECILCAM), jorge.leandro.professor@gmail.com

A Educação Financeira consiste, basicamente, em utilizar conhecimentos relacionados a finanças para tomar decisões econômico-financeiras (como gastos e investimentos) que garantam a maximização da qualidade de vida das pessoas. O público-alvo selecionado para investigação consistiu em alunos formandos do Ensino Fundamental vespertino do Colégio 14 de Dezembro de Peabiru. A escolha se deu em função de que parcela significativa desses alunos é proveniente da zona rural, e pretendíamos verificar a realidade da Educação Financeira nesse público. Coletamos informações em amostra de alunos (estatisticamente calculada e aleatoriamente selecionada), buscando caracterizar esse público e também verificar seu nível de Educação Financeira, medido por dois indicadores: o grau de conhecimentos relacionados a finanças e o grau de aplicação de tais conhecimentos em situações simuladas do dia-a-dia. A análise dos dados possibilitou identificar possibilidades de trabalhos complementares com esses alunos, de forma a ampliar seu grau de conhecimento de finanças, bem como a aplicação de tais conhecimentos, e assim possibilitar que tais alunos tenham maiores possibilidades de êxito na gestão de suas finanças pessoais.

Palavras-chave: Educação Financeira. Ensino Fundamental. Concluíntes.

 

INGRESSANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL E A EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO APLICADO A ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE PEABIRU PR

Keila Cruz Silva (ICJ, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), keila_paulo24@hotmail.com
Jorge Leandro Delconte Ferreira (OR), (UNESPAR/FECILCAM), jorge.leandro.professor@gmail.com

Promover a educação financeira de um indivíduo implica mais que ensinar Matemática Financeira (MUNIZ JR, 2010). Isso é essencial, mas insuficiente, pois a Educação Financeira demanda conhecimentos de diversas outras áreas, como política, contabilidade, estratégia e planejamento, dentre outras. No entanto, dada a importância do assunto, quanto maior o nível de educação financeira de uma pessoa, maior tende a ser seu grau de otimização no uso dos recursos disponíveis (não só financeiros) para satisfação de suas necessidades (presentes e futuras). Neste trabalho, investigamos como os alunos ingressantes no sexto ano do ensino fundamental, período vespertino, no Colégio 14 de Dezembro de Peabiru, lidam com a educação financeira em geral. Destacamos que a maioria dos alunos desse turno reside no meio rural. Com base na quantidade de alunos efetivamente frequentando a escola (ou seja, desconsideradas as desistências verificadas no decorrer do ano letivo), foi feita uma amostragem, e a seguir aplicou-se uma entrevista, tendo por instrumento um questionário estruturado de pesquisa. A partir da análise dos dados, foi possível compreender o grau de percepção dos respondentes sobre finanças, e isso poderá subsidiar professores de diversas disciplinas no ensino de conteúdos transversais que permitam aperfeiçoar o grau de Educação Financeira dos alunos.

Palavras-chave: Educação Financeira. Ensino Fundamental. Meio Rural.

 

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: A REALIDADE DE ALUNOS DO COLÉGIO 14 DE DEZEMBRO EM PEABIRU

Sabrina Prado (ICJ, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), bininhaprado_17@hotmail.com
Jorge Leandro Delconte Ferreira (OR ), (UNESPAR/FECILCAM), jorge.leandro.professor@gmail.com

 À medida que chega ao Ensino Médio, é comum que os indivíduos passem a auferir algum tipo de renda, seja ela por trabalhos fixos ou eventuais ou ainda na forma de mesada ou outra renda similar. No entanto, nem sempre tais jovens têm conhecimento suficiente para fazer uma boa gestão desses recursos. Por isso, este trabalho focou a investigação sobre o nível de Educação Financeira de alunos do Ensino Médio do Colégio 14 de Dezembro de Peabiru, com o propósito de verificar o que tal público conhece acerca de finanças e como toma decisões de consumo e investimento. Por meio de amostragem, a investigação foi conduzida pela aplicação de questionário estruturado aos alunos, coletando dados sócio-econômicos e também sobre as dimensões de conhecimento e de aplicação de conceitos de finanças pessoais. Os dados indicam uma média satisfatória de Educação Financeira nos alunos. Porém, a dispersão é elevada, e o nível de aplicação desses conhecimentos também poderia ser elevado. Por fim, acreditamos que é possível propor iniciativas complementares para capacitar esse público, de forma a elevar o nível de Educação Financeira, permitindo assim fazer mais com menos, ou seja, proporcionar maior satisfação com o mesmo nível de renda.

Palavras-chave: Educação Financeira. Ensino Médio. Decisões de Consumo e Investimento.

 

BAIXO NÍVEL DE ESCOLARIDADE X POBREZA X EMPREGO DOMÉSTICO: NO BRASIL, A CORRELAÇÃO ENTRE ESTES DOIS FATORES É DIRETA?  UMA ANÁLISE ESTATÍSTICA

Fernanda Cristina Ferro (IC), (UNESPAR/FECILCAM), fer-crisferro@hotmail.com
Janete Leige Lopes (OR), (UNESPAR/FECILCAM, j_llopes@yahoo.com.br

 O trabalho doméstico está historicamente relacionado a um trabalho que emprega pessoas com baixo nível de escolaridade. Freqüentemente, as pessoas com baixa qualificação começaram sua vida laboral ainda na fase infanto-juvenil e por isso foram obrigados a sacrificar seus estudos. Kassouf (2002) afirma que mesmo proibido, existem milhares de crianças que hoje estão no mercado de trabalho. E é essa inserção precoce na vida laboral que irá condicionar as oportunidades de crescimento pessoal na vida adulta deste indivíduo E como conseqüência, esses trabalhadores que não tem instrução e preparação recebem um valor mínimo e até mesmo abaixo do considerado como linha da pobreza. Nesse sentido a presente pesquisa tem como objetivo verificar a correlação existente entre grau de escolaridade e trabalho doméstico no Brasil. A base de dados a ser utilizada será a PNAD – Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio e o Censo Demográfico 2010. Acredita-se que todas as pessoas que excutam trabalho doméstico têm baixo nível de escolaridade e que a grande maioria destas encontra-se em situação de pobreza.

Palavras-chave: Trabalho doméstico. Pobreza. Escolaridade.

 

QUAL É A RELAÇÃO ENTRE ESCOLARIDADE, TRABALHO DEGRADANTE E POBREZA: UMA ANÁLISE ESTATÍSTICA COMPARANDO O PARANÁ E O BRASIL

Ana Roberta de Almeida (IC), (UNESPAR/FECILCAM), ana_robertaa@hotmail.com
Janete Leige Lopes (OR), (UNESPAR/FECILCAM), j_llopes@yahoo.com.br

 Para Silva (2010) o trabalho degradante é caracterizado como aquele que desonra a dignidade da pessoa, isto é, é aquele que fere os princípios da dignidade da pessoa humana,ao não garantir os direitos mínimos para assegurar a dignidade do cidadão trabalhador. A conceituação de tal termo, não é uma tarefa fácil, ao contrário do que ocorre com o trabalho forçado, onde o que basta é a privação da liberdade para a determinação de tal situação, a caracterização do trabalho em condições degradantes, envolve diversos aspectos.  Este estudo se propõe, não só apresentar, uma revisão bibliográfica do que se caracteriza trabalho degradante, mas também, fazer uma análise estatística, das características sócio-econômicas da população que executa algum tipo de trabalho degradante. Pretende- se apresentar qual é a relação existente entre escolaridade, trabalho degradante, e pobreza. Para atingir o objetivo proposto este estudo fará uma análise estatística descritiva, utilizando os dados do Censo Demográfico 2010.

Palavras-chave: Trabalho degradante. Escolaridade. Pobreza.

 

POBREZA X DEGRADAÇÃO AMBIENTAL: EXISTE CORRELAÇÃO? UMA ANÁLISE ESTATÍSTICA PARA O PARANÁ

Kelli Patrícia Pereira (IC, CNPq), (UNESPAR/FECILCAM), ke.elli@hotmail.com
Janete Leige Lopes (OR), (UNESPAR/FECILCAM), j_llopes@yahoo.com.br

 A partir da década de 1960, assistimos um processo de modernização da agricultura Brasileira. O rápido processo de modernização e o aumento da concentração fundiária contribuíram para a expulsão dos pequenos produtores do campo, fortalecendo o processo do êxodo rural. Como consequência, o aumento populacional desordenado e a falta de instrução, ocasionaram o desemprego e o subemprego. Sem qualificação estas pessoas passam a habitar favelas e aumentam a camada pobre. Por se acreditar que a qualidade de vida dos indivíduos também influencia na qualidade ambiental, o projeto aqui apresentado tem por objetivo verificar a relação existente entre pobreza e as zonas de risco ambiental. Especificamente pretende-se verificar se os municípios com maior risco ambiental são também os que possuem o maior percentual de pessoas vivendo em estado de pobreza. Para atingir tal objetivo, este estudo fará uso do método estatístico e da base de dados do Censo Demográfico – 2010

Palavras-chave: Pobreza. Meio ambiente. Degradação ambiental.

 

ORIGEM E CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO INDUSTRIAL BRASILEIRO, COM ÊNFASE NO ESTADO DO PARANÁ

Janaina Thalita C. Pelisser (IC, CNPq), (UNESPAR/FECILCAM), thalitapelisser@hotmail.com
Sérgio Luiz Maybuk(OR) (UNESPAR/FECILCAM), sergiomaybuk@yahoo.com.br

Este trabalho tem por objetivo identificar como se deu a formação e consolidação da indústria no Brasil, em especial no Paraná. Analisar a origem da industrialização respectivamente, atentando-se para os aspectos geográficos e históricos e o seu grau de concentração, além de suas principais controvérsias. A pesquisa terá caráter exploratório, buscando verificar através de uma investigação bibliográfica mediante materiais já elaborados, artigos, livros, mídias digitais, portais dos órgãos oficiais, com objetivo de buscar respostas para tais indagações. De acordo com estudos realizados por Cara e França (2009), com a industrialização há uma grande mudança no processo sócio-econômico de um país, no que diz respeito à criação de indústrias e no aprofundamento da tecnologia, que acaba por impulsionar uma gradual urbanização, crescimento demográfico, progresso na produtividade industrial e agrícola e melhoria no padrão de consumo. Com isso espera-se ao fim desde estudo que os resultados obtidos possam colaborar para o auxilio de gestores públicos, especialmente os municipais, para elaboração de projetos e/ou estratégias de atração de novas indústrias ou mesmo consolidação das já existentes, que por sua vez acaba impactando na vida das pessoas.

Palavras-chave: Industrialização. Indústria paranaense. Geografia econômica.

 

ANALISE DO CRESCIMENTO/DECRÉSCIMO POPULACIONAL DOS MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO CENTRO OCIDENTAL PARANAENSE E SEUS IMPACTOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Yume Aparecida Pereira Paiva (IC), (UNESPAR/FECILCAM), yume-paiva@hotmaill.com
João Carlos Leonello (OR), (UNESPAR/FECILCAM), jleonello@uol.com.br

Este trabalho propõe analisar através de indicadores os impactos causados pelo crescimento e decréscimo da população da Mesorregião Centro Ocidental Paranaense, composta por 25 (vinte e cinco) municípios e seus impactos sobre o desenvolvimento regional. Primeiramente discute-se conceitualmente o que é migração e suas causas; num segundo momento através das estatísticas censitárias como se deu este processo nos municípios analisados e por último os impactos econômico-sociais para o desenvolvimento regional. Ultimamente o desenvolvimento nas esferas regionais e municipais tem sido muito discutido, tratando-se de um processo imposto pela evolução da sociedade, sendo que este processo passa por uma dinâmica econômica que refletem no desempenho de alguns indicadores que são decisivos para o desenvolvimento regional, neste caso a questão da população regional.  Para tanto, far-se-á uso do método dedutivo que “Por intermédio de uma cadeia de raciocínio em ordem descendente, de análise do geral para o particular, chega a uma conclusão” (SILVA, 2001, p. 25), supõe-se, portanto, que as características observadas na migração nesta Mesorregião, possam ser analisadas e interpretadas a luz do desenvolvimento regional.

Palavras-chaves: Migração. Mesorregião Centro Ocidental Paranaense. Desenvolvimento Regional.

 

ANALISE DO AGLOMERADO MOVELEIRO DO MUNICIPIO DE ARARUNA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A ECONOMIA LOCAL

Bruno Aparecido Vitula (IC), (UNESPAR/FECILCAM), brunovitula@hotmaill.com
João Carlos Leonello (OR), (UNESPAR/FECILCAM), jleonello@uol.com.br

 O presente estudo tem como proposta analisar, através dos conceitos de clusters, distritos industriais ou aglomerados industriais, o setor moveleiro do município de Araruna-PR, buscando caracteriza-lo dentro de um desses conceitos e demonstrar a importância deste segmento de atividade econômica para a economia local tanto nos aspectos econômicos e sociais. A economia paranaense vem passando por transformações tecnológicas e produtivas como forma de vinculo e de reorganização dos processos de produção, de trabalho e do espaço geográfico. Porem, esta dinâmica não esta presente em todos os municípios paranaenses, uma vez que o desenvolvimento de um município esta diretamente ligado as suas características econômicas do passado e principalmente do momento presente, formatando assim, uma dinâmica própria face às condições postas, tanto política, como de fomento a industrialização. Diante da formatação econômica atual do município de Araruna, nossa proposta fará uso primeiramente do método referencial bibliográfico e posteriormente o uso do método dedutivo onde as atividades a serem desempenhadas serão obtidas através de pesquisas bibliográficas e das definições associadas ao conceito de cluster, aglomerados industriais e distritos industriais, permitindo fazer um breve histórico de conjunturas empresariais a luz desses conceitos.

Palavras-chaves: Economia Regional. Desenvolvimento Industrial. Aglomerado/Distritos Industriais.

 

INDICADORES DE COMÉRCIO INTERNACIONAL PARA O ESTADO DO PARANÁ: 2007 - 2011

 Valdemir Pereira dos Santos Oliveira (IC), (UNESPAR/FECILCAM), waldemirr_pdossantos@hotmail.com
Tatiana Deair Lourenzi Franco Rosa (OR), (UNESPAR/FECILCAM), tatianalourenzi@gmail.com
Luciana Aparecida Bastos (CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM), singerlu@hotmail.com

O Comércio Internacional é uma prática utilizada na economia desde a Antiguidade até os dias atuais. O desenvolvimento do comércio exterior, garantindo renda por meio das exportações e acesso a outras produções via importações, é elemento importante para as economias diante da globalização mundial. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo o estudo dos principais indicadores de comércio internacional, tendo o estado do Paraná como objeto para a aplicação e compreensão dos mesmos. Para isso, serão realizadas pesquisas bibliográficas, de forma a entender a evolução das teorias de comércio internacional. Também será feito o levantamento de dados, em meio eletrônico, de exportações e importações paranaenses para produtos selecionados, no período de 2007 a 2011, a partir da base disponibilizada pela Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério da Indústria e Comércio Exterior (SECEX/MDIC). A partir de então, será realizada uma análise quantitativa e qualitativa dos dados obtidos, interpretando os indicadores selecionados, de forma que se possa verificar o padrão de comércio da economia paranaense, no período definido para este estudo.

Palavras-chave: Comércio Internacional. Indicadores. Paraná.

 

AVALIAÇÃO DOS REFLEXOS DA CRISE NORTE-AMERICANA (2008) NO BRASIL

Leiara Fungari Golanóski Tonete ( IC-EM, CNPq), (UNESPAR/FECILCAM), leh22_fgt@hotmail.com
Luciana Aparecida Bastos (OR), (UNESPAR/FECILCAM), singerlu@gmail.com

O objetivo da nossa pesquisa é mostrar o reflexo da crise Norte-Americana (2008) na economia do Brasil. Mostrar que a crise financeira internacional, que se instaurou na economia norte-americana no final do terceiro trimestre de 2008, demandou várias respostas de política econômica, pois a crise, em um país, pode afetar a economia de outros países. No caso desta pesquisa, será abordado reflexo dessa séria crise sobre a economia brasileira. Até o presente momento, foi realizada uma pesquisa para saber do que se tratava uma crise econômica internacional, em termos gerais, e por que uma crise internacional ocorre. Foi realizada, também, uma reunião com o Deputado Federal Dr.Rosinha, sendo ele membro do Parlamento do Mercosul onde é vice presidente (Parlasul). Nesta palestra foi abordado a respeito do Mercosul, Política Fiscal e a Crise Econômica Internacional.Segundo a orientadora, o objetivo desta pesquisa, para o estudante do ensino médio, é colocá-lo a par dos acontecimentos importantes que ocorrem no cenário internacional e que afetam a economia brasileira, bem como as economias-membros do Mercosul, nossas vizinhas geograficamente, e parceiras comerciais. Tudo o que ocorre no setor externo, também vai apresentar reflexos no Brasil e no Mercosul, devido ao próprio processo de globalização e integração econômica. Desta forma, cabe às economias procurarem manter suas reservas internacionais elevadas, uma balança comercial estável e garantir a entrada de investimentos estrangeiros diretos para que os preços internos, o emprego, a renda  permaneçam, no mínimo, estáveis e, por conseguinte o PIB continue crescendo. Caso isso não seja possível, cabe a governo utilizar-se de políticas macroeconômicas como a monetária, a fiscal, a comercial e a cambial, para manter a economia o mais próximo possível do equilíbrio.

Palavras-chave: Mercosul. Crise financeira. Economia norte-americana.

 

CARACTERÍSTICAS DOS TRABALHADORES INSERIDOS NA AGRICULTURA E PECUÁRIA PARANAENSE: UMA ANÁLISE ESTATÍSTICA COMPARANDO-SE AS MESORREGIÕES DO PARANÁ

Mirian Tomiato Pereira (IC, CNPq), (UNESPAR/FECILCAM), m_tomiatto@hotmail.com
Janete Leige Lopes (OR), (UNESPAR/FECILCAM), j_llopes@yahoo.com.br

A agricultura é um setor econômico que influencia de forma muito significativa no desenvolvimento do Brasil, fomentando a produtividade no campo e fortalecendo o emprego no interior, apesar das desigualdades existentes no ramo. Nesse cenário econômico o Estado do Paraná apresentou nos últimos anos um excelente desempenho, batendo recordes de safras e colaborando de modo expressivo no dinamismo econômico brasileiro. Por essas razões, o objetivo da presente pesquisa é verificar as características sócio-econômicas dos trabalhadores da agricultura e pecuária, nos últimos 5 anos, disponibilizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (RAIS), nas mesorregiões Paranaenses. Para se efetuar este estudo o método a ser empregado será a análise estatística descritiva, a partir da comparação e tratamento dos dados. A base de dados a ser consultada na estruturação das informações será à Relação Anual de informações Sociais – RAIS, respeitando-se a classificação da Comissão Nacional de Atividades Econômicas – CNAE.

Palavras-chave: Agricultura. Pecuária. Paraná.

 

ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO DAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE ARARUNA FRENTE À CAPACIDADE DE GERAÇÃO PRÓPRIA E SUA DEPENDÊNCIA DE REPASSES GOVERNAMENTAIS

Rosinéia Maria Proença (IC), (UNESPAR/FECILCAM), neia.maria_proenca@hotmaill.com
João Carlos Leonello (OR), (UNESPAR/FECILCAM), jleonello@uol.com.br

Com este trabalho se objetiva, analisar a composição das receitas do município de Araruna-Pr, identificando qual a sua real capacidade de geração de receitas próprias, sua dependência dos repasses governamentais e seu desempenho diante das competências definidas pela Constituição Federal de 1988, demonstrando a sua evolução/decréscimo no período de 1990 a 2010, analisando a importância socioeconômica destes repasses para a economia local. A promulgação da Constituição de 1988 proporcionou ao município um grau de importância impensável, pois foi inserido formalmente na Federação e sua forma de administração passou a ter um patamar de autonomia administrativa, política e financeira. A Constituição também assegurou ao mesmo competência na elaboração da Lei Orgânica, que oferece instrumentos legais capazes de estabelecer a organização básica política e administrativa. Neste estudo propomos uma pesquisa quantitativa das receitas e despesas realizadas pela Prefeitura Municipal de Araruna. Para tanto, será usado o método dedutivo com pesquisas bibliográficas relacionadas ao setor público, materiais que permitam fazer um breve histórico de Araruna e da participação do setor público na economia do município, utilizando-se da estatística descritiva para analisar as contas públicas, para complemento das análises finais.

Palavras-chaves: Finanças públicas. Repasses governamentais. Desenvolvimento econômico local.

 

COOPERATIVISMO E VERTICALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DA PRODUÇÃO DE SUCOS DE MARACUJÁ DA COAPROCOR – COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL DE PRODUTORES DE CORUMBATAÍ DO SUL E REGIÃO

Rodrigo Rubio Sangaleti (IC, FUNDAÇÃO ARUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), rodrigosangaleti@hotmail.com
João Carlos Leonello (OR), (UESPAR/FECILCAM), jleonello@uol.com.br
Adrea Machado Groff (CO-OR), (UESPAR/FECILCAM), andrea_groff@hotmail.com

O município de Corumbataí do Sul no Paraná é conhecido em sua região por sua alta produtividade de maracujá azedo. A comercialização do maracujá azedo em Corumbataí do Sul e região ainda seguem velhas tradições, onde o mesmo é vendido in natura, destinado às indústrias de processamento de suco, ou quando de melhor qualidade, destina-se a gôndolas dos supermercados para consumo final, excluindo assim, a possibilidade dos pequenos produtores obterem maiores lucros advindos do aproveitamento do potencial produtivo dessa atividade. A metodologia empregada ao projeto fará uso primeiramente do referencial bibliográfico, posteriormente o uso do método dedutivo onde as atividades a serem desempenhadas serão obtidas através de pesquisas bibliográficas, analisando e interpretando dados qualitativa e quantitativamente. O objetivo deste trabalho é demostrar a verticalização da produção em um estudo de caso na COAPROCOR (Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Corumbataí do Sul e Região).

Palavras-chave: Agricultura familiar. Associativismo/cooperativismo. Agregação de valor ao maracujá.

 

GESTÃO PUBLICA DO TURISMO E DA CULTURA: ANÁLISE E  PROFISSIONAIS  

Vanuza E. Silva (IC), (UNESPAR/FECILCAM), vanuzaelo@hotmail.com
Larissa Mattos Alves (OR), (UNESPAR/FECILCAM), larissamattosalves@hotmail.com

No presente trabalho busca-se analisar as ações e profissionais da gestão pública do turismo e da cultura na região da COMCAM. Para tanto, a revisão da literatura permitirá a aproximação com o objeto, contextualização conceitual e a identificação de estudos semelhantes. Buscando compreender os municípios da COMCAM e a conjuntura regional, alguns documentos serão analisados. Para compreender a gestão pública municipal serão necessários documentos oficiais relacionados ao turismo e a cultura. A fim de verificar quais ações se concretizam nos municípios da COMCAM será necessária a aplicação de questionários com o poder público municipal de todos os 25 municípios. O questionário, aplicado aos organismos oficiais de turismo e de cultura de todos os municípios da Comcam, será composto por perguntas claras, buscando respostas precisas sobre as ações e profissionais envolvidos na gestão pública do turismo e da cultura. Os dados coletados serão sistematizados e seus resultados apresentados e ilustrados em tabelas e gráficos. Por fim, objetiva-se a interpretação desses dados com base nas orientações bibliografias e documentais mencionadas. Tais reflexões evidenciarão dados e características específicas, mas principalmente, a conjuntura comum aos municípios da região.

Palavras-chave: Diagnóstico. Gestão Pública e Profissionais.

 

LEVANTAMENTO E ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM TURISMO RECONHECIDA PELA CAPES

Guilherme Junges Leme (IC, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), guilhermejungesleme@hotmail.com
Larissa Mattos Alves (OR) (UNESPAR/FECILCAM), larissamattosalves@hotmail.com

Este estudo tem por objetivo identificar as pesquisas realizadas nos mestrados em Turismo recomendados pela CAPES. Para tanto, pretende-se quantificar os estudos realizados e publicados quanto suas áreas de estudo e pesquisadores. Após identificação da estrutura dos cursos de pós-graduação e suas linhas de pesquisa, serão levantados diversos dados das dissertações em turismo, tais como tema, delimitação espacial, técnicas e fontes utilizadas, bem como a formação acadêmica dos mestrandos e dos seus orientadores. Para isto será feita uma pesquisa, por meio dos sites das instituições e, a fim de complementar as informações disponibilizadas serão enviados questionários aos coordenadores desses cursos. As informações obtidas serão classificadas em gráficos e tabelas comparativas, visando disseminar esta pesquisa junto aos pesquisadores da área. Estes dados coletados serão analisados visando construir uma visão panorâmica dos cursos de pós-graduação na área de Turismo no Brasil, sendo um facilitador para observar os segmentos e assuntos turísticos que estejam recebendo menor atenção por parte de pesquisadores, e tentar evidenciar o porquê da possível falta de interesse por algumas áreas, enquanto outras são mais pesquisadas.

Palavras-chave: Dissertações. Pesquisa. Turismo.

 

ENSINO MÉDIO E ENSINO SUPERIOR: DIVERGÊNCIAS E CONVERGÊNCIAS EM CAMPO MOURÃO/PR

Leomar Veloso, (IC, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), leomarveloso@hotmail.com
Larissa de Mattos Alves (OR), (UNESPAR/FECILCAM), larissamattosalves@hotmail.com

O presente trabalho tem por finalidade identificar o conhecimento dos estudantes do ensino médio de Campo Mourão - PR sobre o ensino superior. Para tanto, o trabalho partirá de esclarecimentos teórico conceituais sobre o ensino no Brasil e se direcionará à fonte documental necessária para a caracterização do ensino superior e do ensino médio de Campo Mourão, bem como de seus estudantes. Para este estudo foi selecionada uma amostra cinco escolas: três escolas públicas (Colégio Estadual de Campo Mourão, Colégio Estadual Marechal Rondon, Colégio Estadual Unidade Pólo) e duas instituições privadas de ensino (Colégio Santa Cruz e Colégio Integrado). A realização de entrevistas com os coordenadores e/ou diretores de cada escola de ensino médio será indispensável para coletar informações sobre a orientação vocacional disponibilizada pelos colégios para seus estudantes.  Por fim, a aplicação de questionários com os estudantes do ensino médio mostra-se a técnica mais adequada para identificar a compreensão que os estudantes têm sobre o ensino superior.

Palavras-chave: Ensino Médio. Estudantes. Ensino Superior.

 

PODER E INFLUÊNCIA DOS ATORES DO TURISMO LOCAL NA MÍDIA MOURÃOENSE

Aline Hakner, (IC-EM, CNPq) (UNESPAR/FECILCAM), aline-tenn@hotmail.com 
Larissa de Mattos Alves (OR), (UNESPAR/FECILCAM), larissamattosalves@hotmail.com

O presente trabalho busca verificar como as relações de poder que envolvem o turismo local se manifestam para a sociedade através da mídia local. Dentre os veículos de comunicação, esta pesquisa foi delimitada às reportagens, comentários, notas, publicidades e demais informações vinculadas aos atores da rede social do turismo local, publicadas na versão virtual do jornal Tribuna do Interior. As reflexões acerca da rede social do turismo em Campo Mourão - PR e a análise das relações de poder no turismo municipal indicam que a rede social do turismo local é extensa e seus nós representam organismos diversos: entidades representativas, o poder público municipal e o capital privado. Há permeabilidade entre esses grupos, mais precisamente, das entidades representativas e dos hotéis nas decisões do poder público municipal. Tal permeabilidade se dá pelas relações e influências: ideológica, econômica e/ou política, consideradas formas de poder. Muitas vezes, a influência não é nem sequer percebida, estando os detentores do poder camuflados pela opinião pública. No entanto, é mais comum que a influência e os meios de comunicação formadores de opinião pública sejam usados como monopólio de alguns grupos. Os levantamentos prévios indicam que a hotelaria e os esportes se destacam no jornal Tribuna do Interior.

Palavras-chave: Poder. Turismo. Campo Mourão.