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SIMPÓSIO


PROPOSTA DE SIMPÓSIO

GESTÃO AGROINDUSTRIAL COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA

Dieter Randolf Ludewig, Mestre, UNESPAR/Fecilcam
Andréa Machado Groff, Doutora, UNESPAR/Fecilcam

A competição proporcionada pela globalização das economias, aliado à velocidade com que novos produtos vêm sendo criados, faz com que empresas de todos os segmentos produtivos, busquem de todas as maneiras acompanhar esse ritmo ou mesmo a superar-se nesta competição. Com a globalização, mercados se abrem ao mesmo tempo em que o mercado interno também é aberto, bem como esta competição interna e externa forma um mercado mais exigente com consumidores bem informados o que induz empresas a adotar medidas ofensivas voltadas para a superação das próprias limitações. A empresa brasileira, ou de qualquer outro país, terá que competir com as melhores do mundo, tanto se desejar exportar como defender-se de importações no mercado doméstico. O avanço no processo de globalização levará a uma economia interligada num mundo sem fronteiras e provocará um aumento na competição internacional. O acirramento da competição econômica e a rapidez das mudanças no mercado exigem modificações no planejamento estratégico das empresas. A nova ordem mundial esta girando em torno de "Planejamento estratégico, Competitividade, Mercado, Produto, Competição, Qualidade, Produtividade", que a pouco praticamente não existia no vocabulário empresarial, são hoje os conceitos mais intrínsecos do meio. As transformações do meio ambiente de produção, tanto internamente como externamente, forçam as empresas a traçarem suas principais estratégias. O lucro que a principio era uma mera arbitragem das aspirações dos empresários, passa a ser uma função de competência estratégica das empresas. A industrialização e distribuição, que era realizada de acordo com os rumos da história, passam a ser um segmento de estudos e desenvolvimento de "planejamento estratégico" que trace os próprios rumos. Antes, era fácil estabelecer o preço de venda: a empresa apurava o custo total e adicionava o lucro pretendido. Hoje, o preço de venda tem outro conceito: é o preço internacional. Portanto, o lucro da empresa não é fixado, mas é a diferença entre o preço global e o custo total. Sendo diferença, ele pode ser negativo, ou seja, prejuízo. É preciso, antes de mais nada, ser uma empresa estrategicamente bem definida, com todos os parâmetros bem planejados para que se possa almejar ser bem sucedida neste mercado cada vez mais competitivo. A empresa bem sucedida é aquela que antes de ir para o campo de batalha, definiu de todas, e da melhor forma, a sua estratégia de competição.

Palavras-chave: Gestão Agroindustrial. Competitividade. Estratégia.


Simpósio não ofertado por não atingir o número mínimo de inscrições, sendo os trabalhos remanejados para a seção de comunicações livres